Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sábado, 18 de janeiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/18-01-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

17-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/17-01-2014.htm

16-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/16-01-2014.htm

15-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/15-01-2014.htm

14-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/14-01-2014.htm

13-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/13-01-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

RECADASTRAMENTO PARA RECEBER ESTE EMAIL DE

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA

 

ESTAMOS REALIZANDO RECADASTRAMENTO PARA OS INTERESSADOS EM CONTINUAR RECEBENDO  ESTE EMAIL DIARIO DE NOTICIAS ESPÍRITAS.

SE DESEJAR RECEBÊ-LO FAVOR SE MANIFESTAR RESPONDENDO A ESTE EMAIL.

SE JÁ RESPONDEU DESCONSIDERE ESTA MENSAGEM.

PROXIMAMENTE DEIXAREMOS DE ENVIAR  AOS QUE NÃO SE MANIFESTAREM.

GRATO

ISMAEL GOBBO

 

 

 

Artigo

A universalidade do pedropolense Chico Xavier

 

 

Jhon Harley M. Marques (*)

Pedro Leopoldo, MG

 

 

“Sair de Pedro Leopoldo, para mim foi muito difícil (...). Encontrei em Uberaba muitos amigos generosos – amo esta cidade, mas, falando sinceramente, em Pedro Leopoldo vivi os meus melhores dias... Pedro Leopoldo é minha mãe; Uberaba é como se fosse minha tia, mas uma tia muito querida!...”. (Chico Xavier)

 

 

Francisco de Paula Cândido, Francisco Cândido Xavier, Chico Xavier, ou simplesmente Chico[1], nasceu no interior do estado de Minas Gerais, na cidade de Pedro Leopoldo, em 02 de abril de 1910, filho do operário e vendedor de bilhetes de loteria João Cândido Xavier e da também operária e lavadeira Maria de São João de Deus. Foi um ser humano profundamente generoso, de hábitos simples, que dava valor às pequenas coisas. Um típico mineiro que adorava uma boa prosa e ficava profundamente constrangido com elogios.

Chico Xavier teve uma infância difícil, quase miserável, cheia de muitas lutas e dificuldades. Trabalhou como vendedor de hortaliças; aprendiz de tecelagem na então Companhia Fabril Cachoeira Grande; balconista e ajudante de cozinha no bar do Claudovino Rocha (Dove); caixeiro na venda do seu padrinho José Felizardo Sobrinho (Juca Bicheiro) e, finalmente, como funcionário público, na Inspetoria Regional da Divisão de Fomento da Produção Animal, do Ministério da Agricultura, mais conhecida como Fazenda Modelo.[2]

Iniciou suas atividades mediúnicas em 08 de julho de 1927, em Pedro Leopoldo, aos dezessete anos de idade e permaneceu em nossa cidade até os seus 49 anos, ou seja, mais da metade de sua vida, mudando, posteriormente, para a cidade de Uberaba. Morreu aos 92 anos e durante 75 anos de sua vida se dedicou, inteiramente, em exemplificar os ensinamentos de Jesus.

De 1932 a 2013, já foram editoriadas quase 480 obras[3] recebidas pela sua faculdade mediúnica, publicadas em seus diferentes idiomas e gêneros literários, se alinhando entre os autores brasileiros mais lidos, com mais de 50 milhões de exemplares, embora tenha cursado somente o curso primário no antigo Grupo Escolar de Pedro Leopoldo, hoje Escola Estadual São José. Nunca sobreviveu à custa das publicações dos livros editados, pois todos os direitos autorais foram doados às instituições assistenciais em todo o Brasil. Vivia de sua modesta aposentadoria.

Em 1981, por ato do Governador Francelino Pereira, foi agraciado com a mais alta Comenda do Estado de Minas Gerais: a da Inconfidência. No mesmo ano, o seu nome foi oficialmente indicado como candidato ao Prêmio Nobel da Paz, em razão de sua extrema dedicação aos sofredores de todos os matizes, bem como sobre a influência de sua vida e obra no soerguimento de múltiplas instituições de caráter social em todo o país.

            Em agosto de 1995, a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, através da Resolução n.º 309, institui no município a "Comenda Chico Xavier" (aproveito aqui para perguntar aos nossos vereadores porque a entrega desta Comenda foi interrompida) e em dezembro de 1999, o Governo do Estado de Minas Gerais, através da Lei Estadual n.º 13.394, institui a "Comenda da Paz Chico Xavier", ambas destinadas a homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na promoção da paz, da ética e da cidadania.

            O seu trabalho no mundo acadêmico tem sido objeto do maior interesse, pois no Banco de Teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), quando utilizamos as palavras-chave Espiritismo, Espírita, Kardec e Chico Xavier, encontramos um total de 60 trabalhos científicos, distribuídos em 9 teses de doutorado e 51 dissertações de mestrado, realizados em programas de pós-graduação credenciados e reconhecidos em nosso país.[4]            

  Este é o nosso filho mais ilustre: o homem Francisco Cândido Xavier, mundialmente conhecido como “Chico Xavier”. Foi um dos maiores expoente da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, eleito em 2002 pela população do Estado de Minas Gerais, o “Mineiro do Século”, com 704.030 votos, através de uma promoção da Telemar e da Rede Globo Minas. Respeitado e admirado por milhões de pessoas em todo o país e mesmo fora de nossas fronteiras.

Em 2012, em razão desta identificação com a alma dos brasileiros, através de um programa conduzido pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) foi eleito, por votação popular, como o “Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.

O seu exemplo comoveu e até hoje serve de inspiração para aqueles que acreditam que, somente através da solidariedade e o respeito pelas diferenças, podemos construir uma sociedade mais justa e mais feliz. Uma unanimidade nacional no campo da assistência e do trabalho social.

Como forma de reconhecimento, gratidão e para preservar a memória deste homem ilustre, difundir seus ensinamentos, e propiciar aqueles que queiram conhecer e estudar sua obra, foi constituído, na cidade de Pedro Leopoldo, no dia 02 de abril de 2004, a “Fundação Cultural Chico Xavier”.

A Fundação é uma organização da sociedade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado e não tem como objetivo divinizar a figura humana de Chico Xavier, mas oportunizar um espaço público, onde as pessoas poderão ter acesso, pelo viés da cultura, ao acervo bibliográfico psicografado pelo médium, além da realização de ações, projetos e programas relacionados à sua vida, criação de programas sociais de ajuda às comunidades carentes, além da participação em defesa da paz, da cidadania e dos direitos humanos.

Por isso mesmo, em respeito à memória de Chico Xavier e a todos aqueles que o admiram e querem se inspirar na sua vida, a Fundação inaugurou no dia 02 de julho de 2007, o roteiro “Caminhos de Luz Chico Xavier”. Um esforço para recuperar e preservar os locais mais marcantes e significativos deixados em sua cidade natal, como o Centro Espírita Meimei, o Centro Espírita Luiz Gonzaga, a Fazenda Modelo, o Açude do Capão, a Casa de Chico Xavier, a Praça Chico Xavier e o Memorial Geraldo Leão em parceria com a Unimed.

Aproveito para destacar o apoio incomensurável da Unimed nos primeiros passos da Fundação Cultural Chico Xavier, principalmente através dos médicos Dr. Sérgio Coube Bogado Júnior e Dr. Luiz Carlos Lopes Moreira, além dos esforços da Dra. Simone Maria Bellezzia, Gilmar Alves Costa, Geraldo Lemos Neto (atual presidente da Fundação) e muitos outros anônimos companheiros.

É importante ressaltar que depois da desencarnação de Chico Xavier, em 30 de junho de 2002, nota-se um grande movimento para conhecer as origens deste benfeitor da humanidade. A Casa de Chico Xavier, lugar onde ele viveu entre os anos de 1948 a 1959, depois da sua inauguração, em 02 de abril de 2006, como parte do roteiro “Caminhos de Luz”, tem sido visitada por diversas caravanas do país.

Dentro ainda do Roteiro “Caminhos de Luz Chico Xavier” está sendo construído no Açude do Capão, local do primeiro encontro entre Chico Xavier e o seu benfeitor espiritual Emmanuel em 1931, o “Memorial Chico Xavier”. Com recursos advindos do Governo Federal e em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo. Vale destacar que a Fundação Cultural Chico Xavier não tem nenhuma responsabilidade sobre a obra. Em 2012, a Diretoria da Fundação assinou um protocolo de intenções com a Prefeitura (na gestão de Marcelo Gonçalves) para assumir a direção do Memorial quando o mesmo estivesse totalmente construído. Em 2013, em um esforço coletivo, estivemos reunidos com a atual prefeita Heloísa Helena e alguns de seus assessores com o único objetivo de encontrarmos soluções para transpor os obstáculos para a finalização das obras do Memorial. 

De uma maneira geral, quando falamos em Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Martin Luther King, Francisco de Assis e Nelson Mandela estamos querendo dizer que estes seres humanos ultrapassando os limites das suas convicções sociais, políticas e religiosas, deram tanto sentido as suas humanidades que se transformaram em referências universais e atemporais no campo da paz, da ética e da cidadania. E neste momento de tanta intransigência mundial, a Fundação, destacando o aspecto cultural, reconhece que Chico Xavier, filho de Pedro Leopoldo e cidadão do mundo, também representa respeito às diferenças, perseverança no bem coletivo e amor ao próximo.

 

“Não que eu queira compará-lo a Jesus, longe de mim tal loucura. Quero apenas aproximá-lo do mendigo que repartiu sua minguada comida com a mãe amargurada e o filho doente. E sentado na pedra da lareira lhes falou dessa esperança dos tristes e sofredores, esse Rabi que apareceu na Galiléia. E isso era de Chico Xavier; repartir o que possuía com os pobres e sofredores e levar aos seus corações as palavras de Jesus. Sempre lembrando que o céu o trouxe que o céu o levou; mas não levou com Ele a esperança dos tristes e sofredores...” (Extraído do livro Retalhos de Saudade de José Issa Filho, página 155).

 

 

(*) Jhon Harley Madureira Marques

Integrante da Fundação Cultural Chico Xavier e da Casa de Chico Xavier

 

Família Xaiver com a família em foto do ano de 1929. Chico é o terceiro a partir da esquerda.

Foto fornecida por Jhon Harley M. Marques

Grupo Escolar em Pedro Leopoldo , MG

Foto fornecida por Jhon Harley M. Marques

Chico Xavier na juventude

Foto fornecida por Jhon Harley M. Marques

Chico caminha na companhia do pai João Cândid em Pedro Leopoldo

Foto fornecida por Jhon Harley M. Marques

Chico na Fazenda Modelo. Pedro Leopoldo, MG

Foto fornecida por Jhon Harley M. Marques

Chico Xavier e Jhon Harley em foto de 1992

Foto fornecida por Jhon Harley M. Marques

Jhon Harley, José  Issa, Geraldo Lemos e Geraldo Leão

Foto fornecida por Jhon Harley M. Marques

 

 

Palestras com Haroldo Dutra Dias

São João del Rei, MG

 

Haroldo Dutra Dias estará em São João del-Rei nos dias 25 e 26 Jan/2014 em comemoração dos 50 anos da Aliança Municipal Espírita de SJDR.

Veja a programação no link:

http://www.amesaojoaodelrei.org/index.php?mod=post&cod=26


Adriano Barroso
Barbacena - MG

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso)

 

 

 

 

Palestra com Dr. André Luiz Peixinho

Petrolina, PE

 

 

(Informação recebida em emails de amefraternidade [[email protected]] e de Nelio Luzze)

 

 

 

Curso de Expositor Espírita

Araraquara, SP

 

 

(Informação recebida em emailS de Sandra Fiore [[email protected]] e de Nelio Luzze)

 

 

 

Congresso Educação e Espiritualidade e Pedagogia Espírita

São Paulol, SP




Queridos amigos, anunciamos, para quem ainda não sabe,
o evento imperdível durante os feriados da Páscoa de 2014!
De 17 a 20 de abril, faremos em São Paulo,
no Centro de Convenções Rebouças:
2º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade e
5º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita.

Convidados internacionais já confirmados:

Dr. Edward Brantmeier (Estados Unidos), (Educação para a Paz)
Dr. François Gaudin (França) (Biógrafo de Maurice Lachâtre)
Germán Doin (Argentina) (Diretor do filme “A Educação Proibida”)
Dr. José María Vacaela (Equador) (Escola Inka Samana)
Drª. María Gabriela Albuja (Equador)
(Escola Inka Samana)
Dr.ª Njoki Mane (Canadá) (Educação e Espiritualidade)

Convidados nacionais já confirmados:

Alessandro Cesar Bigheto (Mestre Unicamp-Unisanta/Pampédia/ABPE)
Dr. Alysson Leandro Mascaro (Livre-docente USP)
Dr. André Andrade Pereira (UFF)
André Gravatá (Livro “A volta ao mundo em 13 escolas”)
Antônio Sagrado Lovato (Diretor do filme “Quando sinto que já sei”)
Cesar Reis (Mestre, Capemisa Social, Lar Fabiano de Cristo)
Cleber Novelino (Fundação Pestalozzi-Franca)
Dr.ª Dora Incontri (Unisanta, Espaço Pampédia/ABPE)
Eduardo Valério (Ministério Público - Direitos Humanos)
Dr. Franklin Santana Santos (Associação Brasileira de Tanatologia)
Frei Dr. Volney José Berkenbrock (UFJF)
José Pacheco (Escola da Ponte/Projeto Âncora)
Luis Colombo (Mestre Mackenzie, Unisanta/ABPE)
Dr. Regis de Morais (Livre-docente Unicamp/ titular Puc-Camp)
Samantha Lodi (mestre Unicamp-Doutoranda UNICAMP)
Dr. Sérgio Junqueira (Gper- PUC-PR)
Dr. Thiago Borges Aguiar (Geher-USP/Unimep)
Dr. Wojciech Kulesza (Universidade Federal da Paraíba)

Para baratearmos as inscrições, que serão abertas dia 13 de janeiro,
estamos fazendo um financiamento coletivo.
Dora Incontri explica como funciona:

http://www.youtube.com/watch?v=NAsNP5SdMtw

Para fazer sua doação (entre 30 reais e 5 mil reais), com diferentes recompensas:

http://www.mobilizefb.com/EducacaoEspiritualidade

Para ver toda a programação e fazer sua inscrição (a partir do dia 13 de janeiro):

www.educacaoespiritualidade.com

Não perca! Colabore, venha participar, para mudarmos a Educação!
Informações:
(11) 2537 8973
E-mail:
[email protected]



(
Informação recebida em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Palestra no CEAK com Marcos Vianna

Penápolis, SP

 

PALESTRA.

 

 

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Av. Luiz Osório, 1262, Penapolis – SP.

 

 

DIA 20/01/2014 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS.

 

 

PALESTRANTE:- MARCOS VIANNA.

(BARBOSA).

 

 

TEMA:- “FELICIDADE”.

 

 

OBS.:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES COMEÇA ÀS 19:30 HORAS.

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Curso de Expositor Espírita

Bragança Paulista, SP

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

Programação da Rádio CEAC

Bauru, SP

 

Para acompanhar sempre nossas atualizações, notícias e informações sobre nossos programas,

curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/radioceac

 PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 20-01 a 26-01-page-001

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 20-01 a 26-01-page-002

 

Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails entre em contato através do [email protected].

icone_facebookimages 12-icone-youtube

(Informações recebidas em email de Rádio CEAC [[email protected]])

 

 

 

Boletim do  SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2014/01/leia-o-sei-de-janeiro.html

 

 

 

 

Use  vai comemorar os 150 anos de

“O Evangelho Segundo o Espiritismo”. São Paulo, SP

 

CONVITE

 

Caros amigos

Que Jesus nos abençoe!

 

A obra "O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, completa, no dia 15/4/2014, o seu sesquicentenário (150 anos).

No dia 9/2/2014, com início às 19 horas realizaremos essa comemoração, no Clube Juventus, no bairro da Mooca, em São Paulo, com a conferência do médium e tribuno Divaldo Pereira Franco. A entrada é franca. No local há estacionamento cobrado pelo clube. O Clube comporta 4.500 pessoas sentadas. No local teremos uma livraria com os livros, CDs, DVDs do Divaldo e uma da USE com os livros da Codificação, edição especial da FEB, em promoção.

Solicitamos a gentileza da divulgação do cartaz abaixo.

Esperamos por você, sua família e seus amigos.

Fraternalmente,

Julia Nezu - USE-SP

 

Assessoria de imprensa:

Jornalista Rubens Toledo

Tel. 19 3837-2035 - cel.19 9 9705 9059

e-mail: [email protected] e [email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Julia Nezu)

O amanhecer com luar em São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Um líquido precioso

 

 

Francisco de Assis, referindo-se a ela, em sublime alegria, entoou a canção de amor e fraternidade, o Cântico das Criaturas, nos seguintes versos:

Sê louvado, Senhor, pela irmã água tão útil, tão humilde, preciosa e casta.

Louvai, agradecei e bendizei ao Senhor. E a Ele servi com grande humildade e amor.

Nestes dias em que estamos sendo alertados do problema da escassez de água potável no mundo, devido ao aumento da população mundial e a degradação do meio ambiente, os versos do suave cantor de Assis nos levam a meditar.

Temos disponível hoje apenas 3% de todo o manancial existente na Terra e, com certeza, é necessário preservar o líquido precioso, a linfa que mantém a vida.

Diante da escassez da água doce no planeta, lembremos que o amor a Deus significa o respeito e a ação preservadora da vida em todas as suas expressões.

Somos responsáveis pela natureza, não a agredindo, antes contribuindo para o seu desenvolvimento e harmonia, expressando assim o amor que coopera com a obra Divina.

Deus criou a água pura e cristalina e esse líquido brilha em nossos caminhos fomentando a vida.

A água representa 60% do nosso peso corporal. Ela é tão importante que a perda de 20% do conteúdo do líquido acarreta a morte.

Esse precioso líquido serve também como regulador da temperatura de nosso corpo e uma de suas propriedades mais características é a de dissolver numerosas substâncias formando soluções.

A água é um bem Divino. O mar equilibra a nossa moradia planetária.  Graças às chuvas regulares, desenvolve-se a agricultura e vivem as plantas, os vegetais, os animais, nutrindo-nos a própria vida.

Os rios são fonte de organização das cidades. O aparecimento de povoados e cidades sempre esteve ligado à presença da água.

Verificando a História, constataremos que o Império romano de há dois mil anos já conhecia e se utilizava das águas minerais para tratamento de seus males. Hábito que foi resgatado no Século XIX, pelos ingleses, a partir do que foram feitas também pesquisas científicas sobre a eficácia dessas águas minerais.

Por tudo isso, pensemos na beleza das águas, meditando num córrego em festa, num lago de azul sereno, numa fonte cantante e abençoemos a linfa preciosa com gratidão.

Unamo-nos à voz do autor de o Cântico das Criaturas, agradecendo a Deus pela dádiva da chuva, das cascatas que se lançam de grandes alturas, dos filetes de água que logo mais se transformarão em riachos abundantes de vida.

Sê louvado, Senhor, pela irmã água tão útil, tão humilde, preciosa e casta.

Você sabia?

Você sabia que a água é dos mais poderosos veículos para os fluidos de qualquer natureza?

E você sabia que em nossas mãos ela pode se tornar alimento de amor?

Quando alguém nos pedir um copo d’água para saciar a sede, podemos colocar nela, através de nossas vibrações, uma benéfica transfusão de vida, saúde e paz.

Por isso mesmo Jesus nos disse: Qualquer que tiver dado só que seja um copo d’água fria, por ser meu discípulo, em verdade vos digo que, de modo algum, perderá a sua recompensa.

 

Redação do Momento Espírita, a partir do texto O
valor da água em nossa vida, de Maria Anita Rosas
Batista, da revista Presença Espírita, janeiro/fevereiro
de 2002, ed. LEAL e citação do Evangelista 
Mateus,
capítulo 10, versículo 42.
Em 16.1.2014.
 

 

Cascata de En Gedi,  nas proximidades do Mar Morto, um oásis em pleno Deserto da Judéia.

O Velho Testamento registra que aqui Davi se escondeu de Saul. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



[1] Consta na Certidão de Nascimento o nome Francisco de Paula Cândido. Somente em 1966, já na cidade de Uberaba, houve a retificação do seu nome para Francisco Cândido Xavier.

[2] De acordo com a sua ficha trabalhista, Chico Xavier aposentou como funcionário público em 17 de Janeiro de 1961, na cidade de Uberaba, em razão da moléstia incurável nos olhos.

[3] Estes dados foram divulgados pela Casa de Chico Xavier, em Pedro Leopoldo.    

[4] Dados extraídos de uma Edição Especial da Revista Reformador de 2002, da Federação Espírita Brasileira.