Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 07 de maio de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/07-05-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

06-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/06-05-2014.htm

05-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/05-05-2014.htm

03-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/03-05-2014.htm

02-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/02-05-2014.htm

01-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/01-05-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

As duas faces

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

            Famoso artista começou a pintar um quadro que tinha por tema a vida de Jesus. Durante meses dedicou-se ao gratificante trabalho. Ao final, faltavam duas personagens: Jesus menino e Judas Iscariotes. Meticuloso, pôs-se a procurar os modelos ideais.

Em bairro de periferia encontrou um garoto de sete anos, cujo rosto o impressionou vivamente. Tinha expressão suave, fisionomia tranquila, olhos brilhantes e expressivos, exatamente o que desejava.  Conversou com os pais. Conseguiu que o levassem ao ateliê, onde o retratou como Jesus. Restava Judas.

            O tempo passou, o quadro empacou. Anos se sucederam, sem que o modelo ideal fosse encontrado. Certa feita um mendigo, embriagado caiu diante dele.

            Compadecido, ao tentar erguê-lo, viu-lhe o pintor o rosto bem de perto e estremeceu. Aquela fisionomia atormentada, viciosa, suja, desesperada, era o retrato fiel de Judas!

            Emocionado, propôs-lhe: – Venha comigo! Eu o ajudarei!

            O infeliz o acompanhou. Chegados ao ateliê, depois de ter satisfeito a fome e a sede do improvisado modelo, o pintor desvelou a tela, dispondo-se a iniciar o trabalho. Entretanto, quando o mendigo a contemplou, desandou em choro convulso.

– Não se lembra de mim? – perguntou. – Há muitos anos estive aqui. Fui eu! Fui eu quem posou para o seu menino Jesus!

            Este fascinante episódio dramatiza uma situação que se repete, indefinidamente, no Mundo: a perda da inocência e da pureza, e o comprometimento com vícios e paixões, marcando a transição da infância para a idade adulta. É comum os pais de criminosos que cometeram atrocidades comentarem, em desespero:

            – Não posso acreditar que tenha sido nosso filho! Era um menino tranquilo e gentil, incapaz de uma maldade! Como pôde transformar-se num monstro?!

            Ensina o Espiritismo que a criança não é um livro em branco. Guarda registros de suas vivências anteriores, com tendências boas ou más adquiridas.

Educar seria não apenas fazer o Espírito entrar na posse de seu patrimônio de experiências pretéritas, mas também ajudá-lo a superar as tendências inferiores resultantes de seus desvios.

            Uma das revelações mais importantes da Doutrina Espírita está na questão número 383, de O Livro dos Espíritos, quando Kardec pergunta qual a utilidade da infância, e o mentor informa que nessa fase o Espírito é extremamente sensível às influências que recebe. Muitas de suas tendências inferiores e fragilidades poderão ser superadas com a ajuda dos responsáveis por ela.

            Naturalmente, é fundamental que haja o exemplo, que os pais estejam dispostos a viver o que ensinam aos seus rebentos, cultivando um comportamento digno e honrado. De nada adiantará ensinarem ao filho que fumar é nocivo ou que não deve dizer palavrões, se eles próprios o fazem.

            Artur Azevedo (1855-1908), escritor e teatrólogo brasileiro, narra ilustrativo diálogo entre pai e filho. O pai, informado de que o menino mentia muito na escola, dá-lhe uma lição de moral, explicando-lhe, com variados exemplos, que é preciso dizer sempre a verdade.  Nesse ínterim, batem à porta. O pai terminou a conversa recomendando:

            – Vá atender filho. Se for alguém que me procure, diga-lhe que não estou.

                                                           ***

            Bem, caro leitor, face de Jesus menino pode converter-se em nós na face lamentável de Judas, como consequência de nossos desvios do passado e do presente.

            É preciso fazer o contrário: a transformar a face de Judas na figura radiante do Cristo, com o esforço perseverante no campo do Bem e da Verdade, buscando superar impulsos e tendências não compatíveis com os valores evangélicos. E isso com tal ardor,  que um dia possamos repetir com o Apóstolo Paulo (Gálatas, 2:20): ...e já não sou eu quem vive, mas o Cristo que vive em mim.

 

(Texto recebido em email de Richard Simonetti)

Escultura em mármore com face dupla do filósofo Metrodoro (D) e do seu  mestre Epicuro.

Obra da II metade do séc. II d.C. (?) descoberta em Roma. Executada com o famoso mármore do

Monte Pentélico, localizado próximo de Atenas. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Vídeos com Divaldo Pereira Franco no dia de seu aniversário

na Mansão do Caminho. Salvador, BA

 

Caros amigos:

Hoje, dia 05 de maio de 2014, foi um dia muito especial na Mansão do Caminho.

Fizemos alguns pequenos vídeos homenageando Divaldo Franco pelos seus 87 anos completados hoje.

E também a inauguração da SALA TIO NILSON (Presidência).

Segue abaixo os dois vídeos e anexo algumas fotos.

 

 

Vídeo 1: Crianças da Mansão do Caminho homenageando Divaldo Franco: 

Acesse: http://youtu.be/nUR1EMFLcn8

 

 

Vídeo 2: Inauguração da Sala Tio Nilson (Presidência): 

Acesse: http://youtu.be/W3bmkPeTkuY

 

 

 

Vídeo 3: Homenagem dos 87 anos de Divaldo Franco:

Acesse:  https://www.youtube.com/watch?v=C-dM2DvzscA

 

Abraços,

Lucas Milagre

 

 (Informações recebidas em email de Lucas Milagre)

 

 

 

Divaldo Pereira Franco - Roteiro Europa 2014

Bruxelas, Bélgica

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

 

Palestra com Lúcia Moysés no N.E. Chico Xavier

Niterói, RJ

 

Imagem inline 2

 

Prezados,

O Núcleo Espírita Chico Xavier convida para a palestra Educar os filhos - compromisso inadiável, com Lúcia Moysés.

Pedagoga, Mestre em Educação, Doutora em Ciências Humanas, a expositora é membro da Comissão Diretora do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ) e Coordenadora do Serviço de Evangelização da Família do Centro Espírita Seara do Bem, em Niterói e colaboradora na Rádio Rio de Janeiro. 

Autora de livros acadêmicos e espíritas como Nas mãos amigas dos pais, Conte outra história, Como aprendemos? e A evangelização mudando vidas.

A palestra será realizada no dia 25 de maio, domingo, às 17h.

Prestigie e divulgue.

Fraternalmente.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

R. Antônio Augusto da Paz (antiga Rua 17), 60

Praia de Piratininga - Niterói (RJ)

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 

Registro:  Núcleo Espírita Chico Xavier

celebra o IV ano de fundação. Niterói, RJ

 

Em tarde memorável, embalada pelas dulcíssimas melodias que permeavam o ambiente e sob forte emoção da platéia de 150 pessoas, comemorou-se em 26 de abril, na quadra esportiva do Colégio Fundamental, em Piratininga, Niterói (RJ), o IV ano de fundação do Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX.

O evento foi aberto com as considerações iniciais da convidada de Uberaba (MG), Neuza de Assis, que trouxe lúcidos e profundos ensinamentos práticos da sua convivência no Grupo Espírita da Prece, com o saudoso Chico Xavier.

Atuante nas atividades assistenciais nas periferias daquela cidade, Neuza lembrou da necessidade constante do espírita buscar a vivência evangélica conforme exercida incansavelmente pelo médium mineiro.

Em seguida proferiu a prece de abertura, passando a palavra à Eurípedes Higino dos Reis.

Filho do coração do inesquecível Chico e continuador de sua obra assistencial, Eurípedes destacou, em breves momentos, a importância do seu pai no contexto espírita mundial, que possibilitou uma maior compreensão dos postulados contidos nas obras da codificação.

Na sequencia, a cantora e musicista Anatasha Meckenna cativou o público desde o início de sua apresentação com sua simpatia natural, expondo interessantes aspectos do sugestivo tema sobre as propriedades curativas da música.

A cantora apresentou peças musicais de variados estilos, mantendo qualidade e beleza.

De O Mio Babbino Caro, de Puccini, e Lascia Ch'io Pianga, de Handel, à Aquarela, de Toquinho, e Summertime, consagrada por Ella Fitzgerald, Anatasha demonstrou raro domínio vocal e elegante interpretação. Interagiu com o público de forma muito participativa e espontânea, com graciosidade expressou sua simplicidade, aspecto marcante de sua personalidade.

A musicista encerrou sua apresentação com notável interpretação de Ave Maria, do compositor Gounod, com sonoridade cristalina e vibrante provocou verdadeira comoção junto à platéia, nesse momento envolvida pela singeleza daquela voz. 

Os agradecimentos finais foram prestados por Yeda Hungria, diretora do NECX, que agradeceu a gentileza de Icléa Vaz, diretora do Colégio Fundamental, e a querida Anatasha.

Em breve, o DVD do evento estará disponível. Acompanhe pelo site
nucleo-chicoxavier.blogspot.com.


Veja as imagens do evento no link abaixo.

https://drive.google.com/folderview?id=0B0jpL_zzz172UW9oalRmMTRYNjA&usp=sharing

 

(Informação recebida em email de Márcio Hungria)

 

 

 

Sessão de filme com debate na programação da

12ª. Semana  Nacional de Museus em Matão, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cássio Carrara - Casa Editora O Clarim [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Roosevelt A. Tiago no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva; de Regina Bachega)

 

 

 

Encontro de tarefeiros espíritas na A.E. Casa do Caminho

Sabará, MG

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Seminário “150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Programação do Mês Espírita de

Borborema, SP

 

MÊS ESPÍRITA EM JUNHO 2014

 

CENTRO ESPÍRITA CHICO XAVIER

Rua Benjamin Constant, 151 – BORBOREMA - SP

Quartas feiras às 20 horas

 

Programação:

Dia 04/06 – Sandra Fiore -  Araraquara com o tema: Progressão dos Mundos

Dia 11/06 – Magda Hermínia -  Tabatinga com o tema: Não se pode servir a Deus e a Mamon

Dia 18/06 – Leleco - Bauru com o tema: A música em nossa vida

Dia 25/06 – José Roberto e Simone - Catanduva com o tema: Obediência

Dia 02/07 – Ulmara Barbieri - Bariri com o tema: Mal de Alzheimer.  

 

(Informação recebida em email de abrart [[email protected]])

 

 

Ercilia Zilli na RBN entrevista Antonio Demarchi

 

antonio_demarchi.jpg

 

 

"O médium e orador Antonio Demarchi será entrevistado por Ercilia Zilli, no Programa Novos Rumos - Rádio Boa Nova, na próxima 4a.feira - dia 07/05/2014 - às 11:00 hs.

 

O tema a ser abordado é o livro O Sétimo Selo, do autor espiritual Irmão Virgílio, psicografado por Demarchi.

 

Para assistir ao programa com imagem e ao vivo, entre no site da RBN - www.radioboanova.com.br e clique no botão TV Mundo Maior.

Todos estão convidados".

 

(Informação recebida em email de ABRAPE [[email protected]])

 

 

 

13ª. Pizza de Confraternização Família Geedem

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Grupo de Damas Heliosophicas – Rogelia Marroquim de Bravo-Guatemala

5 de abril  aniversário de Divaldo Franco

5 abril cumpleaños de Divaldo Franco

 

Muchas Felicidades llenas de luz y amor recibe quien ha sembrado esas semillas con dedicación, humildad y sin esperar nada a cambio, quien da amor y ayuda al prójimo desinteresadamente recibe la mayor felicidad de la vida, grande ejemplo de vida querido Divaldo Pereira Franco, Dios no ha prohibido amar Feliz Aniversario querido hermano de la vida, gracias a Dios por enviar tantas enseñanzas llenas de luz por medio de este hermano lleno de amor fraterno, que lindo regalo que te da esa bella semilla que siembras en cada espíritu que acoges en la Mansão do Caminho muchos abrazos con amor fraterno desde Guatemala en Centroamérica 

https://www.youtube.com/watch?v=nUR1EMFLcn8&feature=youtu.be

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

 

 

Divaldo P. Franco na feste de aniversário na Mansão do Caminho. 05/05/2014. Foto Lucas Milagre

 

 

 

Receita espírita

 

Pelo Espírito Albino Teixeira. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho Espírita. Lição nº 18. Página 47.

 

Pensamento sombrio? Alguns instantes de prece.

Irritação? Silêncio de meia hora pelo menos.

Tristeza? Ampliação voluntária da quota de trabalho habitual.

Impulso à crítica destrutiva? Observemos as nossas próprias fraquezas.

Desejo de censurar o próximo? Um olhar para dentro de nós mesmos.

Solidão? Auxiliar a alguém que, em relação a nós, talvez se encontre mais sozinho.

Tédio? Visita a um hospital para que se possa medir as próprias vantagens.

Ofensa? Perdoar e servir mais amplamente.

Ressentimento? Esquecimento de todo mal.

Fracasso? Voltar às boas obras e começar outra vez.

 

Lua na noite de 6/5/2014 com 49% de visibilidade. . Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]