Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 01 de maio de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/01-05-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

30-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/30-04-2014.htm

29-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/29-04-2014.htm

28-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/28-04-2014.htm

26-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/26-04-2014.htm

25-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/25-04-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Artigo de Ângela Moraes: Para refletir.

 

Publicação do jornal Momento Espírita

Bauru, SP, maio, 2014.

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

Allan Kardec nunca morou em Lyon!

Eliseu Mota Júnior. Franca, SP

 

Hippolyte Léon Denizard Rivail, que mais tarde seria consagrado com o pseudônimo de Allan Kardec, nasceu no dia 03 de outubro de 1804, às 19 horas, na Rua Sala, nº 76, em Lyon, filho do juiz Jean-Baptiste-Antoine Rivail e de Dª Jeanne Louise Duhamel. Mas essa certeza quanto ao seu nascimento naquela histórica cidade francesa não autoriza a ilação de que  ele residiu ali, em qualquer fase da sua vida.

Esse equívoco parece ter raiz na assertiva de Henri Sausse, talvez o seu primeiro biógrafo francês, o qual afirmou que “Rivail Denizard fez em Lião os seus primeiros estudos e completou em seguida a sua bagagem escolar, em Yverdun (Suíça), com o célebre professor Pestalozzi, de quem cedo se tornou um dos mais eminentes discípulos, colaborador inteligente e dedicado”[1], erro que foi repetido pela maioria dos biógrafos do codificador do Espiritismo.

Acontece que, na Revista Espírita de junho de 1862, o próprio Allan Kardec, ao refutar uma série de inverdades acerca de sua vida lançadas por um padre, afirma que jamais morou em Lyon. Vejamos suas palavras:

Eis como se escreve a história!

Os milhões do Sr. Allan Kardec.

 

Estamos informados que, numa grande cidade comercial, onde o Espiritismo conta numerosos adeptos, e onde faz o maior bem entre a classe laboriosa, um padre tornou-se propagandista de certos ruídos, que almas caridosas se apressaram em vender pela rua e certamente amplificar. Conforme tais ditos, nós possuímos milhões; em nossa casa tudo brilha e nós só pisamos os mais belos tapetes d’Aubusson. Conheceram-nos pobre em Lyon; hoje temos carruagem de quatro cavalos e arrastamos em Paris um trem principesco. Toda essa fortuna nos vem da Inglaterra, desde que nos ocupamos do Espiritismo e pagamos largamente os nossos agentes na província. Vendemos caríssimo os manuscritos de nossas obras, sobre os quais ainda temos um “royalty”, o que não nos impede de os vender a preços malucos, etc.

Eis a resposta que demos à pessoa que nos envia estes detalhes:

"Meu caro senhor, ri muito dos milhões com os que, tão generosamente, me gratifica o Sr. padre V..., tanto mais quanto estava longe de suspeitar de tanta fortuna. O relatório feito à Sociedade de Paris, antes da recepção de vossa carta, e que vai aqui publicado, vem reduzir essa ilusão a uma realidade muito menos dourada. Aliás, não é a única inexatidão desse relato fantástico; para começar, jamais morei em Lyon, e, pois, não vejo como lá me tivesse conhecido pobre; quanto à minha equipagem de quatro cavalos, sinto dizer que se reduz aos sendeiros que tomo apenas cinco ou seis vezes por ano, por economia”[2].

Mas, se não foi em Lyon, onde Allan Kardec morou em sua infância, antes de ir para a Suiça, estudar com Pestalozzi?

André Moreil, outro de seus prestigiados biógrafos, oferece ótima pista, ao informar o seguinte, acerca de seu batismo: 

A 15 de junho de 1805, o pequeno Hippolyte-Léon foi batizado na igreja de Saint-Denis de la Croix Rousse. Nessa época, a igreja não pertencia à cidade de Lião, mas Bresse, embora dependente da diocese lionesa.

Eis o extrato do registro de batismo:

‘Aos quinze dias do mês de junho do ano de mil oitocentos e cinco, foi batizado nesta paróquia Hippolyte Léon Denizard, nascido em Lião em três de outubro de mil oitocentos e quatro, filho de Jean Baptiste Antoine Rivail, magistrado, e de Jeanne Louise Duhamel, sendo padrinho Pierre Louis Perrin e madrinha Suzanne Gabrielle Marie Vernier, domiciliado na Vila de Bourg”[3].

Quem era domiciliado na Vila de Bourg, em Bresse? Certamente não eram os padrinhos, porque nesse caso a informação sobre o endereço estaria no plural: “domiciliados na Vila de Bourg”; nem apenas o padrinho ou a madrinha, última a ser referida, pois haveria manifesto erro de gênero.

 Entretanto, mais acima, no mesmo documento, tudo que se refere ao garoto está no singular: “foi batizado nesta paróquia Hippolyte Léon Denizard, nascido em”, “filho de”, de modo que a informação sobre o endereço —  “domiciliado na Vila de Bourg” —, logicamente se refere a ele, o batizando!

Nesse caso, por que a rua Sala, nº 76, em Lyon, apareceu como seu endereço, no assento de nascimento?

A conclusão a que chegamos é que Madame Jeanne Louise Duhamel, residente na Vila de Bourg, em Bresse, em gestação adiantada e por alguma razão de saúde, esteve na estação de águas minerais da rua Sala, nº 76, em Lyon, situada a poucos quilômetros de distância, onde, no dia 03 de outubro de 1804, deu à luz um menino que, registrado nesta última cidade, tendo por testemunhas do assento de nascimento o diretor e o funcionário do referido estabelecimento, recebeu o nome de Hippolyte Léon Denizard Rivail.

Como a criança realmente nasceu em Lyon e não em Bresse, e como o assento do registro civil tem de ser lavrado no local do nascimento, era preciso informar um endereço, que, no caso, foi o local do parto, à requisição do médico Pierre Radamel, residente à rua Saint-Dominique n° 78, o qual certamente foi o profissional que acompanhou o procedimento.

A propósito, Henri Sausse, no sobredito ensaio biográfico, relata o seguinte:

Eis aqui a esse respeito um documento positivo e oficial:

"Aos 12 do vindemiário do ano XIII, auto do nascimento de Denizard Hippolyte-Léon Rivail, nascido ontem às 7 horas da noite, filho de Jean Baptiste-Antoine Rivail, magistrado, juiz, e Jeanne Duhamel, sua esposa, residentes em Lião, rua Sala n° 76.

"O sexo da criança foi reconhecido como masculino.

"Testemunhas maiores:

"Syriaque-Frédéric Dittmar, diretor do estabelecimento das águas minerais da rua Sala, e Jean-François Targe, mesma rua Sala, à requisição do médico Pierre Radamel, rua Saint-Dominique n° 78[4].

Outra hipótese é a de que os pais de Kardec já morassem em Château-du-Loir desde 1804, porque eles ali residiam, com absoluta certeza, na época do casamento dele com Amélie Gabrielle Boudet, ocorrido no dia 6 de fevereiro de 1832. Sobre isso, Henri Sausse informa o seguinte:

A senhorita Amélia Boudet tinha, pois, mais nove anos que o Sr. Rivail, mas na aparência dir-se-ia ter menos dez que ele, quando, em 6 de fevereiro de 1832, se firmou em Paris o contrato de casamento de Hippolyte-Léon-Denizard Rivail, diretor do Instituto Técnico à rua de Sèvres (Método de Pestalozzi), filho de Jean-Baptiste Antoine e senhora, Jeanne Duhamel, residentes em Château-du-Loir, com Amélie-Gabrielle Boudet, filha de Julien Louis e senhora Julie Louise Seigneat de Lacombe, residentes em Paris, 35 rua de Sèvres[5].

Encerrando, ainda que não haja informação precisa acerca do local em que sua família residia, a verdade inapelável é que, segundo suas próprias palavras, Allan Kardec jamais morou em Lyon, onde, após o seu nascimento, só retornou a partir de 1862, durante suas viagens espíritas.

Quem sabe futuras pesquisas biográficas, mais detalhadas, possam trazer novas luzes sobre a vida familiar de Hippolyte Léon Denizard Rivail, desde o seu nascimento, no dia 03 de outubro de 1804, em Lyon, até o dia 18 de abril de 1857, em Paris, quando ele saiu da história para entrar Allan Kardec?

Henri Sausse. Principal biógrafo de Allan Kardec

Imagem internet

File:Lyon la Saone et fourviere.JPG

Cartão postal do Séc. XVIII,  retratando o Rio Saône e a Colina de Fourviére. Lião, França.

Lião, a cidade onde nasceu  Hippolyte Léon Denizar Rivail (Allan Kardec)

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Lyon_la_Saone_et_fourviere.JPG

Ficheiro:Bourg-en-Bresse.JPG 

Rua de Bourg-en-Bresse, França,  cidade onde moravam os pais de Allan Kardec  por ocasião

 de seu nascimento que ocorreu em Lião. Imagem : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bourg-en-Bresse.JPG

Mapa com as cidades de Lião e Bourg-em-Bresse. Google.

Certidão da nascimento de Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec),

ocorrido em  Lião, França, aos 3 de outubro de 1804.

 

Rua Sala, no alto, em Lião, França.  A casa de  no. 76 da rua Sala, onde Kardec teria nascido, não mais existe.

Talvez tenha sido demolida para dar lugar  á larga avenida Quai Docteur Gailleton às margens do Rhône, em primeiro plano.

Pela foto a casa ficaria do lado esquerdo,  logo depois do semáforo,  no cruzamento da Rua Sala com a avenida.

Os espíritas franceses colocaram a placa que se vê, homenageando a Kardec e assinalando aquele  local.  Foto Ismael Gobbo

File:Picswiss VD-47-01.jpg

Castelo de Yverdon onde Allan Kardec estudou sob orientação de  Pestalozzi dos 11 aos 18 anos.

Yverdon-les-Bains, Suíça. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Picswiss_VD-47-01.jpg

 

 

Allan Kardec em idade de 15 anos. Imagem desenvolvida em computador por Marisa Cajado

  (Guarujá, SP) a partir de imagens conhecidas de  Kardec em idade mais avançada.

Amélie Gabrielle Boudet. (23-11-1795/ 21-01-1883)

Esposa de Allan Kardec, cujo casamento se deu aos  09-02-1832

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b9/Am%C3%A9lie_Boudet_01.jpg

Ficheiro:Allan Kardec portrait001.jpg

Allan Kardec. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Allan_Kardec_portrait001.jpg

Capa de edição histórica de  O Evangelho Segundo o Espiritismo comemorativa de 150 anos.

 

 

SITE DA FEB DISPONBILIZA AS OBRAS BÁSICAS PARA

DOWNLOAD GRATUITO

http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/downloads-divulgacao/obras-basicas/

 

 

 

Programação da Spiritist Society of Dallas

Dallas, Texas, EUA

 

Nossa Casa está aberta e esperando a sua visita. Veja abaixo nossas atividades semanais, dias e horários.

 

Terça-feira, das 20h00 às 21h00

Palestra Pública em Português

 

Quarta-feira, das 19h00pm às 20h00

Palestra Pública em Inglês

Evangelização Infantil e Juvenil em Inglês

 

Quinta-feira, das 18h00 às 19h15

Terapia do Evangelho em Português

Terapia do Evangelho em Inglês

 

Quinta-feira, das 21h15 às 22h00

Estudo Mediúnico em Português

*Apenas por convite*

 

Sábado, das 15h00 às 16h15

Terapia do Evangelho em Português

Terapia do Evangelho em Inglês

Evangelização Infantil (à cada duas semanas)

 

Para informações mais imediatas e detalhadas sobre as atividades acima, fique à vontade para visitar nosso website, no endereço http://ssdallas.org/.

 

Fraternalmente!

Spiritist Society of Dallas

 

(Informações em email de [email protected])

 

 

 

2ª. Marcha pela Vida do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ

 

Bom dia, queridos,

 

Esta semana é decisiva para a nossa 2ª Marcha pela Vida - por um Brasil sem Aborto:

O Estatuto do Nascituro já tem novo relator, e é do Rio de Janeiro! Precisamos mostrar que o Estatuto do Nascituro é do povo! Temos que comparecer em massa!

 

- Pela Aprovação do Estatuto do Nascituro!

- Pela aprovação do Programa Estadual de prevenção ao aborto, ao abandono de incapazes e criação de Casas de Apoio à Vida!

 

Domingo,todos à Praia de Copacabana, concentração em frente à Rua Miguel Lemos.

Convide amigos e parentes! Leve faixa exaltando a vida ou indicando de onde você é.

Se desejar, imprima o logotipo da Marcha (anexo) em uma camisa branca. Procure uma gráfica que faça esse serviço.

Venderemos uma quantidade limitada no dia (a vinte reais) e  os famosos broches com os pezinhos de 12 semanas - símbolo do movimento pró-vida.

Divulgue esta mensagem aos que compartilham do ideal de um Brasil com oportunidades para todos - desde a concepção.

Se ainda não confirmou presença no facebook, o que está esperando?

https://www.facebook.com/events/1435820873326992/

Em anexo, nota do site brasilsemaborto.com.br sobre a nomeação do relator do PL 478/2007 (Estatuto do Nascituro), que é do Rio de Janeiro (mais um motivo para irmos à Marcha!).

 

Um abraço pela VIDA!

 

Movimento Nacional da Cidadania pela Vida - Brasil sem Aborto

Comitê-RJ

 

 

(Informação em email de Cidadania RJ [mailto:[email protected]] repassado em email por Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

O C.E. Antônio de Pádua e a homenagem aos 150 anos do “Evangelho Segundo o Espiritismo”. Palmital, SP

 

Caros irmãos:

Há 150 anos, no dia 29 de abril de 1864 era lançado por ALLAN KARDEC em Paris, capital da França, o livro "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO".

 

O Centro Espírita "Antônio de Pádua", de Palmital (SP) faz a sua homenagem a essa monumental obra da Codificação - veja as fotos anexas.

 

Abraço fraterno,

 

Atílio

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze)

 

 

Vídeo:  Um Raio de Sol  -

150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=Us5_TNibGf4&feature=youtu.be

 

 

 

 

 

Inaugurada nova sede do Centro Espírita Padre Germán

Lima, Perú

 

 

(Informação recebida em email de Union Espírita Kardecista [[email protected]])

 

 

 

Agenda da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Rezala)

 

 

 

 

Palestras e Seminários com Gerson Simões Monteiro

Rio Grande do Sul

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Reuniões públicas no C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

 

Reuniões Públicas

PARTICIPE DA CAMPANHA DE FRATERNIDADE AUTA DE SOUZA
PRIMEIRA FASE  - 03.05.14 - 12:30

 

DATA

 

PALESTRANTE

 

 

TEMA

 

 

 

 

 

 

 

 

29/04/14

ter

20h

 

Alexandra(Fraternidade dos humildes)

 

Não separar o que Deus juntou

 

 

 

 

 

 

 

02/05/14

sex

20h

 

Luiz Celso

 

Falsos Cristos e falsos profetas

 

03/04/14

sab

9h

 

Marcio

 

Moral estranha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

03/04/14

sab

15h

 

não haverá palestra

 

inscrição da cesta básica

 

06/04/14

ter

20h

 

Adilson Ferreira( Frat.E.E)

 

A prece



--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

Palestra no NEU-UERJ com Dr. Luiz Carlos Formiga

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de cavalcanteaurelie [[email protected]])

 

 

 

Seminário com André Canatarelli

São Pedro da Aldeia, RJ

 

35º CONSELHO DE UNIFICAÇÃO ESPÍRITA.

        S.PEDRO DA ALDEIA-IGUABA GRANDE.

 

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR.

END: R:CLARA NUNES,S/N-BALNEÁRIO-S.PEDRO DA ALDEIA-RJ.

 

SEMINÁRIO: A LOUCURA SOB UM NOVO PRISMA.

(LIVRO DO:DR.BEZERRA DE MENESES.)

 

FACILITADOR: ANDRÉ CANTARELLI.

 

DATA: 25/05/2014.

 

HORÁRIO:09:00 H.

 

CONTATO : DIVULGACAO35º[email protected]

 

“UMA FLOR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS”

 

 

(Informações recebidas em emails de Nelio Luzze e de Rose Moliterno)

 

 

 

Seminários com Anete Guimarães

Armação dos Búzios, RJ

 

 

(Informação em emails de Nelio Luzze e de Rose Moliterno)

 

 

 

Encontro do SAPSE

Florianópolis, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Listao [[email protected]]; em nome de; Edison 14ªURE/FEC [[email protected]])

 

 

 

Exposições por Katia Penteado sobre a metodologia do ESDE

Bauru e Jaú, SP

 

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes)

 

 

 

Palestras com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Cantagalo e Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

1º. Encontro Regional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo

Uberaba, MG

 

 


A LIHPE E O PET-LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CONVIDAM VOCÊ PARA O PRIMEIRO ENCONTRO REGIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO.

Dia 17 de maio, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, sob a coordenação do Prof. Ozíris Borges Filho. Taxa de inscrição - R$ 25,00. Presenças confirmadas: Dr. Alexandre Caroli Rocha, que fez dissertação de mestrado sobre o Parnaso e tese de doutorado sobre Humberto de Campos (encarnado e desencarnado), da doutoranda Cíntia Alves, que fez dissertação de mestrado sobre as cartas de Chico Xavier e Jáder Sampaio, que vai falar sobre as pesquisas atuais sobre a mediunidade. Teremos trabalhos de dois pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia, na área de filosofia. Já estão encerradas as inscrições de trabalhos e em breve será divulgada a programação completa. Mais informações podem ser obtidas em: http://erlihpeminas.blogspot.com.br/ http://lihpe.net

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informação recebida em email da USE Franca)

 

 

 

Programação de palestras com Terezinha Lima

Região dos Lagos, RJ

 

CICLO DE PALESTRAS TEREZINHA LIMA.

GRUPO ESPÍRITA OPERÁRIOS DA ESPIRITUALIDADE-DF

REGIÃO DOS LAGOS-RJ..

PELA PRIMEIRA VEZ NO RIO DE JANEIRO.

14/05/2014-QUARTA FEIRA-20:00H-CENTRO ESPÍRITA JOÃO EVANGELISTA.

END. RUA: CAPITÃO NUNES,236-BACAXÁ-SAQUAREMA-RJ.

TEMA:A VIVENCIA DO EVANGELHO-NOSSO DESAFIO HOJE.

 

15/05/2014-QUINTA FEIRA-19:00H-SOCEIDADE ESPÍRITA FRATERNIDADE.

END. EST.DA SERGEIRA S/Nº - BAIRRO: CRUZ- S.P.ALDEIA-RJ.

TEMA: A VIVENCIA DO EVANGELHO-NOSSO DESAFIO HOJE.

 

16/05/2014 - SEXTA FEIRA-20:00H-CENTRO ESPÍRITA AMOR E CARIDADE.

END. RUA: MEIRA JR,90-BAIRRO: UNIÃO-CABO FRIO-RJ.

TEMA: O EVANGELHO APLICADO AOS PROBLEMAS COTIDIANOS.

 

17/05/2014-SÁBADO-15:00H-CENTRO ESPIRITA NOSSO LAR.

END: R: CLARA NUNES,S/N-BALNEARIO-S.PEDRO DA ALDEIA-RJ.

SEMINÁRIO: JESUS-GUIA E MODELO.

 

18/05/2014-DOMINGO-9:00H-GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS.

END: R: MANOEL RIBEIRO,143-PORTO DA ALDEIA-S.P.ALDEIA-RJ.

SEMINÁRIO: EVANGELHO-TERAPIA DO AMOR.

 

 

18/05/2014-DOMINGO-18:00H-CENTRO ESPÍRITA TRABALHADORES DE JESUS.

END:R;TEIXEIRA E SOUZA,      -CENTRO-CABO FRIO-RJ.

TEMA: A VIVENCIA DO EVANGELHO-NOSSO DESAFIO HOJE.

 

19/05/2014-SEGUNDA-FEIRA-20:00H-SOCIEDADE ESPÍRITA RENASCER.

END. RUA: VENEZUELA,52-PARQUE HOTEL - ARARUAMA-RJ.

TEMA: A VIVENCIA DO EVANGELHO-NOSSO DESAFIO HOJE.

 

20/05/2014-TERÇA-FEIRA-19:00H-CENTRO ESPÍRITA SUAVE CAMINHO.

END. RUA MIRACEMA,185-JARDIM MARILEIA-RIO DAS OSTRAS-RJ

TEMA: A VIVENCIA DO EVANGELHO-NOSSO DESAFIO HOJE.

 

21/05/2014-QUARTA FEIRA-19:00H-GRUPO ESPÍRITA NOSSO LAR.

END. RUA: CLARA NUNES -  BALNEÁRIO-S.P.ALDEIA-RJ.

TEMA: O EVANGELHO APLICADO AOS PROBLEMAS COTIDIANOS.

 

WWW.NELIOLUZZE.BLOGSPOT.COM

Contato:022 [email protected]

 

O SEGREDO É: NÃO CORRA ATRAZ DAS BORBOLETAS,CUIDE SO SEU JARDIM, QUE ELAS VIRÃO ATE VOCE.

QUINTANA

 

(Informações recebidas em emails de Nelio Luze e de Rose Moliterno)

 

 

 

Forró do Bem do Cobem

Salvador, BA

 

 


​ 

Caso vocês estejam recebendo o mesmo e-mail repetitivamente, solicitamos retorná-lo neste mesmo contato, para que o problema seja solucionado. Algumas pessoas podem ter sido cadastradas mais de uma vez.

Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Facebook

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Site

www.cobem.org.br

Recepção

 Tel.: (71) 33560256


ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

(Informação recebida em email de ASCOM COBEM3 [[email protected]])

 

 

 

Beneficência e coragem

 

       Uma espécie de beneficência, da qual poucos amigos se lembram: a caridade da coragem.

*

       Reflete nos companheiros que, por falta de energia emocional, adoeceram diante de confidências amargas;

       nos que se envenenaram pelo ressentimento, perante calúnias que lhes foram assacadas, e não vacilaram chegar até a delinquência;

       naqueles outros que recearam facear as dificuldades da vida e se conturbaram, caindo na rede dos alucinógenos sem necessidade;

       nos que se impressionaram, sem razão, com determinados sintomas e se recolheram no quadro das doenças imaginárias, afligindo aos corações que mais amam;

       nos que se deixaram induzir por teorias negativas, com respeito ao trabalho, e acompanharam irmãos revoltados e infelizes.

*

       Pensa na tranquilidade daqueles que te aguardam a assistência e o carinho e cultiva a coragem da perseverança nos deveres que abraçaste.

*

       Medita nas calamidades daqueles que te aguardam a assistência e o carinho e cultiva a coragem da perseverança nos deveres que abraçaste.

*

       Medita nas calamidades afetivas provocadas pela deserção daqueles que não quiseram ou não souberam honrar os próprios compromissos e pede aos Céus a força precisa para esquecer a tentação e o medo, a omissão e a discórdia, porque é indispensável conservar muita força espiritual para manter, a benefício dos outros, a coragem de ser fiel às Leis de Deus.

(De “NESTE INSTANTE”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Santa Rita do Passa Quatro, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 “Arena Corinthians” em Itaquera

São Paulo, SP

Será palco de abertura da Copa do Mundo 2014 no Brasil. O estádio está em fase de conclusão.

Foto Ismael Gobbo em 29-04-2014.

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



[1] Henri Sausse, biografia/conferência publicada no livro O que é o Espiritismo?, de Allan Kardec, 23 ed., Rio de Janeiro : FEB, [s.d.], pág. 11.

[2] Allan Kardec, Revista Espírita, junho de 1862, tradução de Julio Abreu Filho, São Paulo : Edicel, págs. 176/177, menos os negritos, que são desta transcrição.

[3] André Moreil, Vida e obra de Allan Kardec, tradução de Miguel Maillet, introdução e revisão doutrinária de J. Herculano Pires, São Paulo : Edicel, 1986, pág. 21, menos os sublinhados.

[4] Henri Sausse, Biografia/conferência publicada no livro O que é o Espiritismo?, de Allan Kardec, 23 ed., Rio de Janeiro : FEB, [s.d.], págs. 10/11.

[5] Henri Sausse, obra citada, pág. 12, menos os negritos e sublinhados.