Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 15 de maio de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/15-05-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

14-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/14-05-2014.htm

13-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/13-05-2014.htm

12-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/12-05-2014.htm

10-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/10-05-2014.htm

09-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/09-05-2014.htm

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários.  

 

 

 

 

Antes do berço

 

       Antes do berço, quase sempre, conhece a alma humana, plenamente desperta, grande parte dos débitos que lhe induzem o coração a mergulhar nas forças do Plano Físico.

       Muitas vezes, como o auxílio dos benfeitores que lhe endossam as novas experiências, contempla o quadro de provações em que testemunhará humildade e renúncia.

       Muitos candidatos ao recomeço  aprendizagem na Terra, em semelhantes visões do limiar, tremem e choram, debatendo-se em clamoroso receio, acovardados à última hora, quando já não podem recuar nas decisões assumidas.

       É então que o afeto dos pais lhes confere doce refúgio.

       No clima nutriente do lar, aquietam as próprias ânsias, refazendo-se à luz do entendimento e da prece, para combate consigo mesmo na estrada redentora.

       Entretanto, se pais e mães, nessa hora, surgem moralmente inabilitados, entre a indiferença e a discórdia, desajustes e enfermidades poderão sobrevir na grande passagem, porquanto o aborto e o desequilíbrio aparecerão, aflitivos, sobrecarregando o nascituro de pesados gravames que, em muitas ocasiões, só a morte inesperada conseguirá reprimir.

       Pais amigos, guardai convosco, ante o berço terrestre, a oração e o carinho, a caridade e a paz, porque sois responsáveis, na luz da reencarnação, por aquele que volta, em nome do Senhor, a rogar-vos abrigo, a fim de burilar-se e servir, ofertando-vos ao mesmo tempo, as mais nobre oportunidades de salvação!...

Emmanuel

(De “Família”, de Francisco Cândido Xavier – Espíritos diversos)

(Texto recebido em email de Ana Maria Spranger Luiz)

Flores em Pontalinda,  SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Luxemburgo, Principado de Luxemburgo

 

 

13 de maio de 2014.

 

Dia após dia Divaldo Pereira Franco apresenta a Boa Nova aos sedentos de amor. Na noite de 13 de maio de 2014, terça-feira, a bela Luxemburgo/Principado de Luxemburgo teve a ocasião de receber o Mensageiro de Jesus, Divaldo Franco para mais uma conferência, a convite do Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg para falar sobre L’êvangile Selon Le Spiritisme – O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Através de sua oratória contagiante, Divaldo apresentou a figura incomparável do Mestre Jesus, os seus ensinamentos, os caminhos percorridos pela Galileia, na barca de Pedro ou nos caminhos da Judéia inaugurando uma nova era, divulgando uma doutrina especial. Asseverou que ainda hoje a humanidade necessita de um homem como Jesus, de ser estimulada a agir consoante a mensagem do Mestre de Nazaré, que apresentou a proposta revolucionária de amar também aos inimigos, visto que estes são criaturas doentes, são inimigas, antes de tudo, de si mesmas, por que todo aquele que odeia não é feliz.

O amor, asseverou, é uma benção que toma conta de vida e preenche o indivíduo, é um sentimento sublime, é Deus dentro da Sua criatura. Para destacar essa presença divina, o nobre orador apresentou a assertiva de Albert Einstein: O amor é a força gravitacional mais poderosa do mundo, pelo amor somos atraídos uns para os outros. O Arauto do Evangelho enfatizou que ter um sentido existencial é fundamental para vida, pois quem não o possui não vive, vegeta. A imortalidade, disse, deve ser este sentido, ela é o poema máximo da vida. O fundamental é a imortalidade, frisou uma vez mais, propiciadora da aquisição da paz interior.

Como paradoxo à Mensagem de Amor apresentada pelo incomparável Mestre Galileu, Divaldo chamou a atenção para a época da Inquisição, das Cruzadas, daqueles que de perseguidos passaram a ser perseguidores, referindo-se aos cristãos, em nome Daquele que preferiu morrer a se defender. O Evangelho Segundo o Espiritismo é o Consolador que volta, sublinhando que as bem–aventuranças possuem uma conotação psicológica terapêutica. Incentivando a prática do amor, Divaldo ressaltou: O Evangelho nos diz, Ame! Seja você quem ama, e se já ama, ame mais!

Ao concluir a atividade deixou uma mensagem na mente e nos corações sedentos de conforto moral, dizendo: Se alguém não gosta de você, não se incomode, o problema é do outro, mas se você não gosta de alguém o problema é seu. Nunca se arrependa do bem que fez, e se fez algum mal, arrependa-se e retifique, afinal somos todos seres imortais. Evocando o Evangelho, agradeçamos a Deus por tantas bênçãos recebidas.

     Fotos e texto

         Fotos e texto: Ênio Medeiros

         Intérprete: Sophie Giusti 

 

 

                      Abraços,

                         Jorge Moehlecke

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Amsterdam, Holanda

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

Encontro com Herculano Pires.

Conferência por Dr. Antonio João Tedesco. São Paulo, SP

 

Caros amigos,

No próximo dia 21/05 |quarta-feira | às 20:15h , teremos mais um ENCONTRO COM HERCULANO PIRES, o 16º da série em comemoração de seus 100 anos.

Conferência por: Dr. Antonio João Tedesco.

Tema: Recomendações de Herculano Pires referentes a um treinamento para morte, baseado no livro de J. H. Pires Educação para a Morte.

Local: G. E. Cairbar Schutel, Rua dr. Pinto Ferraz, 70 , Vila Mariana.

Haverá transmissão ao vivo pelo portal www.herculanopires100anos.com.br

Abraços

Molina

Antonio Carlos Molina

+55(11)3032-1683

+55(11) 99213-2505

Email: [email protected]

(Informação recebida em emails de Antonio Carlos Molina [[email protected]] e  de Wilson Garcia)

 

 

 

1º Seminário para os jovens de São Carlos e Região

São Carlos, SP

 

Prezados(as):

 

A SEOB (em parceria com a USE) promoverá o 1º Seminário para os Jovens da Mocidade Espírita de São Carlos e Região. É uma primeira atividade visando a união das MOCIDADES 

ESPÍRITAS de São Carlos e da Região!!!

 

Pedimos que todos os pais incentivem a participação de seus filhos(as) neste evento que unirá jovens para o aprendizado sobre temas atuais e urgentes!!!

 

Se seu(sua) filho(a) ainda não participa da Mocidade, não tem problema!! Eis uma grande oportunidade de conhecer este movimento edificante!

 

Será uma tarde de muita alegria e, sobretudo, novas amizades!!! Precisamos de um Movimento Espírita unido, engajado e participativo!!!

 

“[...] a par do esforço sincero de quantos cooperam pelo ressurgimento da concórdia no mundo, voltemo-nos para as crianças de agora, cônscios de que muitos de nós seremos a infância do porvir. Organizemos o lar que forma o coração e o caráter, e a escola que iluminará o raciocínio. Estejamos igualmente atentos à verdade de que educar não se resume apenas a providências de abrigo e alimentação docorpo perecível. [...] Cuidemos da criança, como quem acende claridades no futuro. Compareçamos, em companhia delas, à presença espiritual de Cristo e teremos renovado o sentido da existência terrestre, colaborando para que surjam as alegrias do mundo num dia melhor”.

Chico Xavier. A Criança e o Futuro (por Emmanuel). Crônicas do Além. 1945. FEESP.

 

Esperamos pelos jovens!

 

Slide1

(Informação recebida em email  de [email protected])

 

 

 

Programação do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

PALESTRAS PÚBLICAS

 

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

CENTRO

TEMA

14-mai

4ª feira

20h00

Cleide Andrade

SEMEADOR

"Vós sois o Sal da Terra"

17-mai

Sábado

15h00

Márcio Araujo

CE Seara do Mestre

Moral Estranha

21-mai

4ª feira

20h00

Clóvis Maturana

GSBM

Tema Livre

 

 

AVISOS

 

Nossos cursos se inciam em 26 e 31/05. Venham estudar conosco! Maiores informações na Secretaria.

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

 

16º. Seara Espírita de Araras e Região

Conchal, SP

 

 

(Informação recebida em email de sebastião trajano de souza trajano [[email protected]])

 

 

 

AME- Bahia. Palestra com Dr. Cláudio das Virgens

Ondina, (Salvador), BA

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Encontro Fraterno de Unificação em

São José do Rio Preto, SP

CONVITE - ENCONTRO FRATERNO DA UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPIRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – USE

No próximo dia 18/05/2014, domingo, das 9:00 às 12:30 horas, estarão se reunindo na Sede Administrativa da  USE Intermunicipal de São José do Rio Preto na Rua Cleophas Beltran Silvente, nº 326 – Chácara Municipal, os representantes da Diretoria Executiva e Departamentos da USE Estadual com os Representantes das USE’s Regional e Intermunicipal de São José do Rio Preto e das Intermunicipais de Catanduva e Nhandeara. Além dos representantes dos Órgãos de Unificação, convidamos também os Dirigentes Espíritas das seguintes cidades para participarem conosco deste momento de União e Fraternidade: Ariranha, Cândido Rodrigues, Catanduva, Catiguá, Fernando Prestes, Itajobi,  Irapuã, Novais, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Pindorama, Sales, Santa Adélia, Tabapuã e Urupês, Floreal, Gastão Vidigal, Macaubal, Monções, Nhandeara, Nova Luzitânia, Planalto, Poloni ,Adolfo, Américo de Campos, Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Cosmorama, Guapiaçu, Dumont, Ibirá, Icem,  Jaci, José Bonifácio, Magda, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Olímpia, Orindiúva. Palestina, Paulo de Faria, Pontes Gestal, Potirendaba,  São José do Rio Preto, Sebastianópolis do Sul, União Paulista, Tanabi, e Uchoa.

Representando a USE Estadual estarão presentes: Sra. Neyde Schneider ( 1ª Vice-Presidente); Mauro A. Santos (1° Tesoureiro); José Silvio Gaspar (Diretor do Patrimônio); Rosana Gaspar (Departamento do Livro) e Rubens Toledo (Departamento de Comunicação Social Espirita).

(Informação recebida em email de "Mauro Santos" [[email protected]])

 

 

Tarde Espírita como Tadeu da

Casa do Caminho de Araxá. Guarujá, SP

 

(Informação recebida em emails de Ademir Mendes e de Regina Bachega)

 

 

 

NABEM- Feira do Livro 2014

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Izabel Vitusso)

 

 

 

Seminário com Marco Milani

Cotia, SP

 

 

(Informação recebida em email de jaci almeida [[email protected]])

 

 

Registro.  Palestra com Renato e André Luiz Zanoli

Presidente Prudente, SP

 

13/05/2014


Palestra c/ Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli (Pacaembu/SP)

Falar dos ensinamentos do Governador do Orbe Terrestre já nos deixa muito felizes e honrados.
Ainda mais quando revemos os amigos e compartilhamos estes momentos de fraternidade e união em prol de um mesmo objetivo.
E foi com esta alegria que fomos recebidos pelos amigos do Grupo Auxílio Fraterno "Amélia Zambelli" na noite de ontem.
Nossos agradecimentos as amigas Ceres Costa e Dani Bessa e a todos trabalhadores e dirigentes desta Instituição pelo convite que nos foi reiterado.
Nossos sinceros agradecimentos a todos frequentadores pelo carinho e pela participação em nossas reflexões a respeito dos ensinamentos de Jesus.
Um grande abraço a todos!!

ANDRÉ LUIZ ZANOLI [email protected]

 

(Informações recebidas em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]]

 

 

CEAC- Lançamento e autógrafos com Mônica Dabus

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Palestra com Rosangela Pires na C.E. Fonte Viva

Guarulhos, SP

 

(Informações recebidas em emails de Regina Bachega e de Rose Moliterno)

 

 

 

Noite da Pizza do Ismênia de Jesus

Santos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Meu pai trabalha

 

 

 

Tudo em a natureza realiza uma função atendendo o determinismo divino de que tudo deve progredir.

O trabalho é lei da vida, concorrendo para que as Leis Universais se manifestem promovendo os seres e os mundos.

Asseverou Jesus: “O meu Pai trabalha até hoje, e eu também”. Deus cria incessantemente e semeia a vida pelos confins do universo utilizando-se de uma única lei, a de amor.

Ensinam os espíritos venerandos em resposta a Allan Kardec que toda ocupação útil é um trabalho, ampliando a forma como se deve entendê-lo, portanto, trabalha-se mesmo quando não se tem consciência de fazê-lo.

O que é preciso entender é que, o mais importante trabalho é o da reforma moral, proposta pelo mestre venerando com suas palavras, exemplos e vida.

Para que o espírito progrida deve buscar esforçar-se por trabalhar pela sua melhoria íntima.

O trabalho a que se dedicou o mestre foi o de trazer e de vivenciar a boa nova para a humanidade. Asseverou ele que a mais importante tarefa a que o homem deveria dedicar-se seria a de empreender esforços para a sua transformação moral, chegou a dizer que o homem deve juntar tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem não destrói, e os ladrões não roubam. Também aconselhou a mulher equivocada: Vá e não peques mais..., enquanto conversava com Maria disse a Marta: Marta, Marta, Maria escolheu a melhor parte, referindo-se a Maria ter escolhido ficar com ele enquanto Marta trabalhava pela ordem da casa..., informou ainda a Zaqueu: importa que hoje eu fique em tua casa.

O seu amor era infinitamente maior do que se poderia compreender, modificou para sempre os destinos deste planeta, deixando um perfume tão especial que só pode ser percebido pelas almas de boa vontade. O trabalho por percebê-lo vem da dedicação das belas almas que já sabem que o maior tesouro a ser conquistado é o da iluminação interior.

Utilizando-se da vontade bem direcionada para os valores do espírito, pode o homem realizar o trabalho que edificará uma vida digna, onde o amor será sempre a melhor escolha, como o é para aqueles que já compreendem que a vida é a transitória passagem para a fixação dos valores eternos no espírito.

O TRABALHO DO AMOR É O DE AMAR INCANSAVELMENTE.

 

Adelvair David

Jales, SP

 

 

 

 

 

Garimpando na literatura espírita

 

Por Raymundo Espelho (Campinas, SP)

 

Auxílio eficiente

Amigo leitor:

 

 

 A doutrina dos  espíritos, codificada por Allan Kardec, está sempre nos esclarecendo sobre os ensinamentos cristãos.

É o que faz Emmanuel, na crônica “Auxílio eficiente”, do livro Vinha de Luz, ditado a Francisco Cândido Xavier e publicado pela  Federação Espírita Brasileira, do qual pinçamos alguns importantes tópicos.

 

 

“Quem alcança patrimônio financeiro elevado costuma esquecer os que lhe foram companheiros do princípio e traça linhas divisórias humilhantes para que os necessitados não o aborreçam.

 

A massa, na maioria das regiões do mundo, prossegue relegada a si própria. A política inferior converte-a em joguete de manobra comum.

 

... Raríssimos são os homens que a ajudam escalar o monte iluminativo. Pouquíssimos mobilizam recursos no amparo social. 

 

Jesus, porém, traçou o programa desejável, instituindo o auxílio eficiente ...

 

Quem se honra, pois, de servir a Jesus, imite-lhe o exemplo. Ajude o irmão mais próximo a dignificar a vida, a edificar-se pelo trabalho sadio e a sentir-se melhor.”

 

File:Rembrandt Harmensz. van Rijn 033.jpg

O Bom Samaritano de Rembrandt

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_033.jpg

Acesso em 14/5/2014. 15 hs

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]