Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 05 de março de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/05-03-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

03-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/03-03-2014.htm

28-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/28-02-2014.htm

27-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/27-02-2014.htm

26-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/26-02-2014.htm

25-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/25-02-2014.htm

 

 

 

Eldad e Medad

 

 

Ao se falar a respeito de comunicação com os mortos, lembram alguns da proibição feita por Moisés.

No entanto, o que Moisés proibiu foram os abusos reinantes em sua época. Estabeleceu exatamente a mesma norma que o Espiritismo recomenda: evitar a invocação de Espíritos para fins menos elevados, para consultas frívolas ou para obter informações do terra-a-terra.

O que Moisés combatia era o uso da mediunidade sem objetivos sérios. Por outro lado, aplaudia toda vez que reconhecia a seriedade com que médiuns idôneos falavam com os Espíritos.

A prova do que afirmamos se encontra no livro bíblico de Números, capítulo onze. Um moço foi denunciar a Moisés que dois médiuns, de nome Eldad e Medad, estavam recebendo comunicações mediúnicas.

Imediatamente, seu assessor mais direto, Josué, falou: Moisés, proibe-lhes.

Contudo, o libertador do povo hebreu disse: Tens tu ciúme por mim? Quisera eu que todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhe desse o seu Espírito!

Essa atitude deixa bem claro que a sua proibição não atingia os médiuns sérios e conscientes dos seus deveres. Somente aqueles que não se preocupavam com a verdade e, por isso mesmo, se tornavam levianos porta-vozes dos Espíritos mentirosos e enganadores.

Ele mesmo, Moisés, entrava em contato com o Espírito Jeová, o Espírito protetor da nação israelita.

Não existe lógica, portanto, em se afirmar que a proibição de Moisés fosse irrestrita. As páginas do Velho e do Novo Testamento estão cheias de demonstrações do intercâmbio dos homens com o mundo invisível.

No dia de Pentecostes, todos os Apóstolos foram inspirados pelos Espíritos. Ocorreu aí a maior sessão coletiva de mediunidade, na história religiosa do mundo.

Paulo de Tarso, o Apóstolo dos gentios, recebeu em seu quarto a visita de um Espírito que lhe pede que vá à Macedônia, para esclarecer o seu povo a respeito dos ensinos da Boa Nova.

E, na sua Primeira Epístola aos Coríntios, afirma que a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. A cada um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria. E a outro, pelo mesmo Espírito, é dada a palavra da ciência. E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé. E a outro, o dom de curar.

Finalmente, diz o Apóstolo tarsense: Todos podeis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam, e todos sejam consolados.

O fato ocorrido com os médiuns Eldad e Medad é suficiente para provar que Moisés proibia somente a mediunidade sem escrúpulos, a que visa atender a própria vaidade ou aos interesses terrenos.

Nada tem a ver com a mediunidade que se torna sublime atendimento ao irmão, no consolo, no esclarecimento, no arrefecer das dores.

Na atualidade, não é mais possível se fazer silenciar as vozes dos Espíritos, porque estamos vivendo os tempos de que o profeta hebreu Joel falou: O Espírito será derramado sobre toda a carne.

Época em que as pedras falarão. As pedras, se referindo aqui às lápides dos túmulos. No sentido alegórico, os Espíritos que, um dia, habitaram os corpos que se encontram enterrados debaixo delas.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. I,
item 
os médiuns Eldad e Medad, do livro O evangelho pede licença,
de Paulo Alves Godoy, ed. FEESP.
Em 4.3.2014.

 

(Copiado do site Ferparana)

 

 

Cópia da Estátua de Michelangelo executada  em bronze pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Exposta na Galeria Prestes Maia,  São Paulo, Brasil.. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Artigo do Jornal de Estudos Espíritas: "Curas: pomadas e cremes de origem mediúnica sob a luz do Espiritismo"

 

Olá,

Gostaríamos de divulgar a publicação de mais um artigo inédito no Jornal de Estudos Espíritas (JEE), intitulado de autoria de Alexandre Fontes da Fonseca.

O artigo faz uma análise inédita sobre as responsabilidades envolvidas na questão do uso e distribuição de substâncias químicas (como pomadas, cremes, remédios) recebidas mediunicamente para fins terapêuticos. A responsabilidade de espíritas que, como indivíduos, fazem uso ou recomendam o uso de tais substâncias, e de casas espíritas que as produzem, distribuem ou adotam, são analisadas sob aspectos doutrinários, científicos e legais. Também se analisa a posição de doentes em estado grave.

O artigo pode ser lido gratuitamente através do site ou baixado para seu computador através dos links contidos em:
https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-2---2014/resumo---art-n-010202

Para acessar outros artigos, também gratuitamente, basta navegar através dos links em: https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes

Agradecemos a atenção e se gostarem do texto, por favor, divulguem-no. Caso seja possível, divulguem para amigos e contatos, a possibilidade de cadastrarmos os endereços eletrônicos deles para recebimento futuro de notícias a respeito de novas publicações.

Caso não deseje mais receber essas mensagens com notícias sobre novas publicações, nos escreva/responda solicitando a retirada do endereço do nosso cadastro.

 

Que os bons Espíritos iluminem a todos.
Um abraço fraterno,
Alexandre F. da Fonseca


--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

(Informação recebida em email de Jornal de Estudos Espíritas [[email protected]])

 

 

 

Registro. Movimento Você e a Paz – 2ª edição

Tramandaí, RS

 

2 de março de 2014.

O evento denominado Movimento Você e a Paz, idealizado e divulgado pelo nobre espírita Divaldo Pereira Franco, no ano de 1998, passou a ser inserido, por lei, no Calendário Turístico de Tramandaí/RS. O primeiro final de semana do mês de março foi reservado para a execução dessa formidável proposta, a construção da paz. Esse ano, em sua 2ª edição, o Movimento Você e a Paz foi realizado no dia 2 de março, no Centro Municipal de Cultura, local onde tradicionalmente é realizada, anualmente, a festa do peixe atraindo inúmeros turistas para a Capital das Praias.

De cunho inter-religioso, este ano participaram, com suas propostas de paz, representantes da Doutrina Espírita, da Maçonaria, da Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros e do Instituto Francisco Lorenz. Cada representante pautou sua mensagem na exaltação à construção da paz íntima, desenvolvendo a fraternidade, a religiosidade, a espiritualidade, o relacionamento interpessoal, a harmonia, a tolerância, o sentimento de humanidade, o cumprimento de deveres, o respeito, a liberdade, o cultivo de bons pensamentos, a ternura, a não-violência.

O Movimento Você e a Paz – 2ª edição – foi organizado e realizado pela União Intermunicipal Espírita-Osório e pela 10ª Região federativa da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, pela Sociedade Espírita Fé, Amor e Caridade, com o apoio cultural da Prefeitura de Tramandaí.  Os expositores foram Paulo Salerno, representando Divaldo Pereira Franco; João Alessandro Muller, Presidente da 10ª Região/FERGS; Luiz Genaro Ladereche Fígoli, Mestre Maçom da Loja Palmares do Sul nº 213; Clovis Alberto Oliveira de Souza, Conselheiro Geral do Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros do Rio Grande do Sul; Fernando Lorenz, Presidente do Instituto Professor Francisco Valdomiro Lorenz; e Georgina Valente, Psicopedagoga, representando os espíritas do Rio Grande do Sul.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Conferência com Juselma M. Coelho

Luxemburgo

(Informação recebida em emails de nascimento zelina [[email protected]] e de Giovana Campos)

 

 

 

XVI Conferência Estadual Espírita com Haroldo Dutra Dias.

 Foz do Iguaçu, PR

 

(Informação recebida em emails de Enrique Baldovino [[email protected]] e de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Palestras com Andreia Marshall e Marcelo Netto

Londres, Reino Unido e Dublin, Irlanda

 

Londres, Reino Unido

Inline images 1

Dublin, Irlanda

Inline images 3

(Informações recebidas em email de CEI Europa Boletins [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Dr. Andrei Moreira vai abordar o tema “Depressão”

Glasgow, Escócia

Inline images 2

(Informação recebida em email de CEI Europa Boletins [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Médium Celso de Almeida Afonso é homenageado em

Três Lagoas, MS

Palestrante Sérgio Carvalho, de Ilha Solteira, SP

 

            No dia 27 de fevereiro (última sexta feira), foi realizada no Grupo da Fraternidade  Espírita José Grosso e Maria João de Deus, homenagem ao médium Celso de Almeida Afonso de Uberaba – MG. Celso foi grande amigo do jornalista Luiz Correa da Silveira Filho, o Luizinho, e de outros dirigentes espíritas da região, tendo realizado sessões de psicografia em Três Lagoas, Ilha Solteira, Pereira Barreto e outras cidades vizinhas. A homenagem iniciou-se pouco antes das 19:00 h, com a apresentação do Grupo de Canto Notas de Luz do Grupo Assistencial Espírita “A Candeia”,  interpretando  belíssimas melodias de harmonização, com regência da tecladista Rosa Yamaguti e acompanhamento  de Fernando Brandão  no violão. Em  seguida, foi feita a prece inicial e a leitura de um trecho do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” por Otilia, integrante do Grupo de Canto. Logo após foram interpretadas as canções Gratidão aos Amigos Espirituais e Maria Dolores de autoria do médium, pelo casal Sérgio Luís de Carvalho, ao violão, e  Neiva A. Paggioli de Carvalho, ambos integrantes do Centro Espírita Cairbar Schutel da cidade de Ilha Solteira. Na sequência Luizinho como dirigente da Casa fez a apresentação do   orador da noite e o convidou para  fazer a  exposição  sobre a vida e a obra do médium Celso de Almeida Afonso. A Casa estava lotada e as pessoas ouviram atentamente a exposição repleta de fatos muito interessantes da vida do médium que viveu em Uberaba a  maior parte da sua existência, tendo sido um dos colaboradores de Chico Xavier, por um período de 15 anos, juntamente com o seu companheiro inseparável de atividades espíritas, Cezar Carneiro. A palestra discorreu sobre as fases iniciais da vida do médium quando ainda morava em Araxá, Minas Gerais, sua mudança para São Paulo e posteriormente para Uberaba.   Discorreu sobre a facilidade que Celso tinha de ver os espíritos desde a adolescência,  o medo que tinha do assunto e sobre a previsão de Chico Xavier de que ele viria trabalhar em Uberaba auxiliando - o nas atividades mediúnicas, fato que em pouco tempo se confirmou.  Foi relatado que Celso, em principio, relutou em assumir a tarefa mediúnica em vista do medo de ser mal interpretado, mas  que com o incentivo de Chico, passou a exerce-la com grande responsabilidade e disciplina, até o final da sua existência física. Luizinho relata que Celso gostava muito de vir a nossa região e que se encantava com   o  canto das araras, que algumas vezes eram vistas na cidade. Relata que no dia da homenagem, como se fosse um prenúncio da presença de Celso, Luizinho viu bandos de araras por diversas vezes no dia, como a festejarem aquele acontecimento. Uma outra aparente “coincidência” é que Luizinho preparou cuidadosamente no dia da homenagem, uma foto, a qual  foi escolhida para colocar no facebook, de uma entrevista que tinha sido realizada com o  médium na TV  Bandeirantes de Uberaba e que Celso muito gostava. Ao final da palestra ficou sabendo,  que Sérgio escolheu justamente esta entrevista para ser assistida pelos presentes, fato que gerou surpresa pois não haviam absolutamente  se comunicado antes sobre o assunto numa demonstração da organização espiritual que está por trás  das realizações sinceras e bem intencionadas. A prece final foi proferida pelocompanheiro Alécio Bolleti, e em seguida Luizinho procedeu a entrega de um banner ao Grupo de Canto Notas de Luz, um quadro com texto sobre Celso com sua foto, e Cds do médium que foram sorteados entre os presentes.

Celso de Almeida Afonso deixou para a nossa região e para o Brasil um verdadeiro legado de amor. Esteve em Três Lagoas por 23 anos e com sua dedicação amenizou a dor de milhares de pessoas, principalmente as mães que perderam seus filhos repentinamente,  muitas em situação de desespero e de aflição, tendo encontrado um bálsamo para a dor da separação através das cartas que traziam mensagens de esperança e de confiança em Deus e na imortalidade da alma. Deixou a Esposa Silvia, três filhos e oito netos. Foi exemplo também para a família e muito querido por todos os amigos. Assim sendo, foi uma justíssima  homenagem a este grande trabalhador da seara espírita e de Jesus. A ele enviamos mentalmente nosso carinho e agradecimento por  tudo o que nos deixou, rogando a Jesus que o envolva sempre com a sua paz e o seu amor.

 

Da Redação

(Informações e fotos recebidas em email de Jornal Correio de Três Lagoas [[email protected]])

Grupo de Canto  “Notas de Luz”

Celso Afonso

 

 

 

Conferência com Juselma Coelho no CESAK

Bruxelas, Bélgica

 (Informações recebidas em email de CESAK Bruxelles [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras musicadas com Vansan

Março, 2014

 

01 e 02  - RGA CUIBÁ MT

 

03 –  16 h - RGA – CAMPINAS

 

07 – 14 h – SEARA DA FRATERNIDADE – R Tte Antonio João 70 S Caetano do Sul

 

08 – 10h e 30 min - -  C E IRMÃ SHEILA -  R Áustria 225 Ribeirão Pires SP

 

10 a 31 – EUROPA ( Suiça e portugal )

 

(Informações recebidas em email de Vansan)

 

 

Palestra com Cosme Massi no C.E. Luz, Fé e Caridade

Marília, SP

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Repassamos o convite para o seguinte evento:

 

PALESTRA

 

Tema: "O Livro dos Espíritos - sua grandiosidade, profundidade e simplicidade"

Orador: Cosme Massi (professor, residente no Paraná) 

Data: 11/03/2013

Horário: 20h

Local: Centro Espírita Luz, Fé e Caridade

Rua Gonçalves Dias, 464 (próximo à Galeria Atenas)

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

Palestra com João Aparecido Martins no

Lar Espírita Orlando Pereira Gomes. Penápolis, SP

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Palestras comemorativas de aniversario do C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

 

 

CECEM- Rua Luiz Momentel, nº 366, Corintinha – Itatiba – SP.

Informações: 11-4538-6434

(Informação recebida em email de João Batista Moreira [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Programação de palestras no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

ALÉM DA MATÉRIA

Na sexta-feira, dia 7 de Março de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema ALÉM DA MATÉRIA.

 

Existe algo para além da matéria? Temos evidências dessa realidade? Será apresentada a visão espírita sobre o tema.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

--//--

 

CALDAS DA RAINHA - PALESTRA SOBRE A MANSÃO DO CAMINHO

No dia 10 de Março de 2014, pelas 20H30, segunda-feira, decorrerá na sede do Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, sito na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, C. Rainha, Portugal (www.ccespirita.org) uma conferência sobre a notável obra social brasileira A MANSÃO DO CAMINHO, fundada por Divaldo Franco e Nilson Pereira.

 

A conferencista convidada é a Enfª Tânia Menezes, professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahía, que frequenta o Centro Espírita Caminho da Redenção (Mansão do Caminho) desde 1965. Evangelizadora desde 1977, em 2010 assumiu a Coordenação da Evangelização Infantil do Centro, participando em reuniões mediúnicas, monitora no curso básico da doutrina espírita e palestrante.

 

Este evento é organizado pela Centro de Cultura Espírita (CCE), pela Associação Cultural Espírita (ACE), ambas de Caldas da Rainha e, pela Associação Cultural Espírita de Alcobaça (ACEA).

 

As entradas são livres e gratuitas.

 

Fonte: CCE, ACE, ACEA

(Informações recebidas em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Palestras comemorativas do “Dia da Mulher”

Guarulhos, SP

 

08-03-2014

(Informações recebidas  em email de Claudio Palermo)

 

 

 

Palestra pública no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

         Sábado Dia 08/03/2014 o Dr. Alexandre Damo proferirá palestra no Centro Espírita Allan Kardec, sobre o tema: MARIA DE MAGDALA.

         É com prazer que este convite lhe é enviado e contamos com sua presença e, se possível, divulgação. Obrigado. Adhemar Modena

(Informação recebida em email de Adhemar Módena)

 

 

 

Leia o jornal O Farol

Getulina, SP

 

Acesse aqui: http://dabunjr.files.wordpress.com/2011/03/jornal-espc3adrita69.pdf

 

 

 

 

Resenha espírita on line

Acesse:

http://pt.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-105

http://issuu.com/resenh/docs/resenha_espirita_on_line_105

http://pt.scribd.com/doc/210356776/Resenha-Espirita-on-Line-105

 

 

 

Artigo: Dr. Ricardo Di Bernardi

Separação Conjugal

 

 

“O divórcio é lei humana que tem por objeto separar legalmente o que já, de fato, está separado. Não é contrário à lei de Deus, pois que apenas reforma o que os homens hão feito e só é aplicável nos casos em que não se levou em conta a lei divina.”- Evangelho Segundo o Espiritismo, item 5, do capítulo XXII.

             Excetuando os casamentos ditos “acidentais” não existem uniões conjugais ao acaso, razão pela qual não se deve estimular o divórcio, mas tentar promover a reconciliação entre os casais.

             Os casamentos, ou uniões estáveis organizados nas leis do mundo são oportunidades que os parceiros receberam para superar importantes questões de suas vidas anteriores e acelerar o crescimento espiritual de ambos.

             Cada união estabelecida pelos laços do matrimônio é resultado de minuciosa programação no plano extrafísico visando, além do crescimento espiritual, proporcionar à dupla o alimento psíquico mútuo com momentos de alegria, esperança e prazer.

             Através do casamento também se oportunizará o cumprimento da Lei da Reencarnação, é quando pousam nos ramos encantados da árvore familiar pequenas aves de arribação, na realidade os filhos costumam serem velhos conhecidos do casal que buscam novos papéis no teatro de uma nova vida.

             Apesar da importância de se manter toda união conjugal, a Espiritualidade Superior não programa nem estimula a manutenção da violência física ou psíquica seja ela domiciliar seja em qualquer outro setor da vida. Considerando isto, a separação ou  divórcio é perfeitamente admissível.

             Como a união conjugal costuma ser previamente organizada na dimensão extrafísica, em muitos casos, o divórcio embora lícito e lógico, promoverá um adiamento daquele convívio. Para alívio de muitos, sabemos que o parceiro afastado pelo divórcio sentindo-se credor de afeto, perdão ou outra forma de necessidade psíquica poderá ressurgir, em vida seguinte, na figura de filho, neto ou outra posição de proximidade afetiva, significa dizer que nem sempre ao nos divorciarmos teremos que repetir na encarnação seguinte a mesma experiência com a mesma pessoa.

             No divórcio, é preciso que consideremos dois ângulos do problema: é  verdade que  cada parceiro da união, tem o direto  de discutir, analisar, recusar, modificar, adiar ou interromper  os compromissos  que abraçou  nessa vida com o seu cônjuge, mas  também é verdade que em muitas ocasiões foram eles mesmos, os parceiros atuais, que solicitaram, antes de reencarnar, aos Coordenadores da Espiritualidade a oportunidade deste convívio difícil.

             O reencontro com parceiros ou parceiras de vidas pretéritas fora solicitado para o reajuste que pacificaria a consciência pelos erros perpetrados em outras épocas. Retornando ao palco da vida terrestre, os artistas muitas vezes sentem-se incapazes de cumprir o papel a que se propuseram, desencorajam-se face aos empecilhos encontrados. É um direito que o livre arbítrio faculta a todos nós.

             Desrespeito, crueldade, violência, deslealdade, são fatores que legitimam o cônjuge a buscar o recurso legal do divórcio para oficializar, perante a lei, uma separação que de fato já existia em termos espirituais. Manter casamentos onde a atmosfera psíquica do lar é densa e infectada, pelos bacilos das emoções enfermas, não traz benefício a nenhum dos membros da família. Não fora programada, pela espiritualidade, essa conduta agressiva ou desequilibrada, o que ocorreu é que um dos cônjuges deixou de cumprir com sua promessa de esforço em se melhorar, fato que torna, agora, insustentável a convivência.

             Separação, muitas vezes, não será fuga de compromisso assumido, mas um recurso que o bom-senso determina. O tribunal da própria consciência dará a autoaprovação para quem busca renovação no seu caminho, seja esta renovação com ou sem nova companhia que lhe merecerá a confiança. 

            Quando o barco do casamento naufraga é importante que os filhos sejam os sobreviventes mais bem assistidos neste episódio. Há filhos que são mais maduros, espiritualmente falando, que os seus pais e não só aceitam bem a separação como já os aconselhavam a tomarem esta conduta. Outros, no entanto, por possuírem mágoas ocultas nos porões do inconsciente podem explodir em manifestações auto ou heteroagressivas,  necessitando de atenção especial  muitas vezes de ordem profissional. É, em geral, um momento difícil para os filhos.

                       A fase pós-separação não pode ser agravada com a carga de um cônjuge contra o outro no convívio com seus filhos, pois as consequências no equilíbrio emocional desses filhos, tanto a curto, médio e longo prazo são muito amplas e complexas. A velha, mas sempre atual, postura de verbalizar, claramente aos filhos que a separação nada teve a ver com eles, e que os mesmos serão sempre amados pelos seus pais é fundamental.   

Por do Sol. em Alto Mar  próximo do  estado de Santa Catarina. Foto Ademir Mendes

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]