Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 06 de março de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/06-03-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

05-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/05-03-2014.htm

03-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/03-03-2014.htm

28-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/28-02-2014.htm

27-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/27-02-2014.htm

26-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/26-02-2014.htm

 

 

 

 

A tentação do repouso

 

Pelo Espírito Meimei. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Pai Nosso. Sétima Parte - Lição nº 34. Página 88.

 

Num campo de lavoura, grande quantidade de vermes desejava destruir um velho arado de madeira, muito trabalhador, que lhes perturbava os planos e, em razão disso, certa ocasião se reuniram ao redor dele e começaram a dizer:

- Por que não cuidas de ti? Estás doente e cansado...

- Afinal, todos nós precisamos de algum repouso...

- Liberta-te do jugo terrível do lavrador!

- Pobre máquina! A quantos martírios te submetes!...

O arado escutou... escutou... e acabou acreditando.

Ele, que era tão corajoso, que nem sentia o mais leve incômodo nas mais duras obrigações, começou a queixar-se do frio da chuva, do calor do Sol, da aspereza das pedras e da umidade do chão.

Tanto clamou e chorou, implorando descanso, que o antigo companheiro concedeu-lhe alguns dias de folga, a um canto do milharal.

Quando os vermes o viram parado, aproximaram-se em massa, atacando-o sem compaixão.

Em poucos dias, apodreceram-no, crivando-o de manchas, de feridas e de buracos.

O arado gemia e suspirava pelo socorro do lavrador, sonhando com o regresso às tarefas alegres e iluminadas do campo...

Mas era tarde.

Quando o prestimoso amigo voltou para utilizá-lo, era simplesmente um traste inútil.

A história do arado é um aviso para nós todos.

A tentação do repouso é das mais perigosas, porque, depois da ignorância, a preguiça é a fonte escura de todos os males.

Jamais olvidemos que o trabalho é o dom divino que Deus nos confiou para a defesa de nossa alegria e para a conservação de nossa própria saúde.

Arando a terra. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

O homem e a mulher

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

São iguais perante Deus o homem e a mulher e têmos mesmos direitos?

Não outorgou Deus a ambos a inteligência do bem e do mal e a faculdade de progredir?

                Questão 817, de O Livro dos Espíritos

 

Conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma cousa, interroguem, em casa, a seus próprios maridos, porque para a mulher é vergonhoso falar nas igrejas.

Estas preconceituosas recomendações, que reduzem a mulher a mera ouvinte nas atividades religiosas, surpreendentemente foram feitas pelo apóstolo Paulo, em sua Primeira Epístola aos Coríntios (capítulo 13, versículos 34 e 35). Não obstante sua inteligência e lucidez, o grande arauto do Cristianismo não conseguiu superar as limitações de seu tempo em relação à mulher, considerada então um ser inferior, mera serva do homem, que podia, dentre outras prerrogativas, dispensá-la como esposa, se não a desejasse mais, obrigá-la a coabitar com concubinas ou mandá-la apedrejar se suspeitasse de sua fidelidade.

Ela era marginalizada até mesmo em razão de suas funções biológicas. A menstruação a tornava impura. O mesmo ocorria no nascimento de filhos, obrigando-a a severas disciplinas e a indispensáveis rituais de purificação.

Nem mesmo a gloriosa mensagem do Cristo, combatendo todos os preconceitos, foi suficiente para libertar a mulher de discriminações que perduraram até o início deste século.

Em 1857, quando foi lançado O Livro dos Espíritos, era inconcebível qualquer pretensão de igualdade entre os sexos. Estavam por ser articulados os movimentos feministas que garantiriam à mulher o direito de votar, de exercer profissão liberal, de gerir seus próprios negócios, de exercitar o livre-arbítrio. Nesta como em muitas outras questões, a Doutrina Espírita situava-se numa vanguarda de idéias renovadoras em favor de uma sociedade mais justa.

Nem poderia ser diferente, partindo do princípio doutrinário segundo o qual o Espírito não tem sexo. Tanto pode encarnar em corpo masculino ou feminino. Iguais quanto à origem e destinação, inteligentes e perfectíveis, o homem e a mulher devem exercitar direitos idênticos.

Estão distantes os tempos em que filósofos discutiam se a mulher tem alma e somente em sociedades primitivas pode persistir a concepção de que ela é inferior ao homem.

Contribuíram para essa desejada igualdade os imperativos da sociedade atual, em que a mulher é convocada a exercer uma atividade profissional, não simplesmente por uma necessidade de autoafirmação, mas, sobretudo, em decorrência de um problema econômico, a fim de auxiliar na formação de renda que atenda às necessidades de subsistência da família. Raros os lares que podem dispensar tal iniciativa.

Há quem afirme que a liberação feminina, longe de representar um progresso, transformou-se em instrumento de conturbação da sociedade, favorecendo o aumento da infidelidade conjugal, o negligenciamento dos filhos e a dissolução da família.

Apesar do caráter machista que acompanha críticas dessa natureza, forçoso reconhecer que o processo de liberação da mulher não se faz de forma pacífica, gerando dificuldades no relacionamento familiar e inspirando perturbadoras iniciativas na alma feminina.

Muitos lares estão em crise porque a mulher não admite ser contestada em sua disposição de fazer o que julga conveniente, em favor de sua autorrealização, não vacilando em partir para a separação se encontra resistência no cônjuge.

Semelhantes problemas são passageiros, situando-se como tremores de superfície que acompanham modificações nas profundezas, e serão superados na medida em que a Humanidade assimilar plenamente um princípio fundamental, enunciado na questão número 822-a, de O Livro dos Espíritos, quando Kardec ínterroga se uma legislação perfeitamente justa deve consagrar a igualdade de direitos entre o homem e a mulher. Respondem os Mentores: Dos direitos, sim; das funções, não. Preciso é que cada um esteja no lugar que lhe compete.

Pretender absoluta igualdade envolvendo as funções é contrariar a própria biologia. O homem foi estruturado para o trabalho mais pesado, no esforço da subsistência familiar; a mulher é convocada às responsabilidades do lar, particularmente no cuidado dos filhos.

O progresso moral iguala ambos quanto aos direitos.

O progresso material os aproxima no desempenho de funções, na medida em que o trabalho se torna menos pesado na atividade profissional e mais prático no lar, com as conquistas da tecnologia. Ambos podem dividir parte de suas atribuições.

No entanto, é preciso reconhecer que à mulher está afeta a mais sublime missão, o mais elevado ideal, a tarefa redentora por excelência: a preparação do ser humano para a Vida. Edificaremos um mundo melhor na medida em que a criança for convenientemente orientada. Eesse serviço, por mais o neguem as feministas intransigentes, compete muito mais à mulher. Ela é a preceptora por excelência, a educadora mais eficiente. A maternidade é, talvez, a mais sacrificial e árdua de todas as missões, mas, se exercitada em plenitude é, também, a mais gloriosa de todas as realizações humanas.

Não pretendemos a reinstituição das Amélias, o retorno da mulher à condição de escrava do lar. Ela tem o direito e, mais que isso, a necessidade de desenvolver atividades na comunidade. Mas é preciso reconhecer que acima dos sucessos no campo social e profissional, está a suprema realização feminina como esposa e mãe, sustentando o lar, que é reconhecidamente a célula básica da civilização.

Evocando as funções redentoras da alma feminina, Victor Hugo tece significativas comparações entre o homem e a mulher:

 

O homem é a mais elevada das criaturas. A mulher o mais sublime dos ideais. Deus fez para o homem um trono; para a mulher um altar. O trono exalta; o altar santifica.

O homem é o cérebro; a mulher o coração. O cérebro produz a luz; o coração o amor. A luz fecunda. O amor ressuscita.

O homem é um gênio; a mulher um anjo. O gênio é imensurável; o anjo indefinível. A aspiração do homem é a suprema glória; a aspiração da mulher a virtude extrema. A glória traduz grandeza; a virtude traduz divindade.

O homem tem a supremacia; a mulher a preferência. A supremacia representa a força; a preferência o direito. O homem é forte pela razão; a mulher é invencível pela lágrima. A razão convence, a lágrima comove.

O homem é capaz de todos os heroísmos; a mulher de todos os martírios. O heroísmo enobrece; o martírio sublima. O homem é o código; a mulher o evangelho. O código corrige; o evangelho aperfeiçoa. O homem é um templo; a mulher um sacrário. Ante o templo, nós nos descobrimos; ante o sacrário, ajoelhamo-nos.

O homem pensa; a mulher sonha. Pensar é ter cérebro; sonhar é ter na fronte uma auréola. O homem é um oceano; a mulher um lago. O oceano tem a pérola que o embeleza; o lago tem a poesia que o deslumbra, O homem é uma águia que voa; a mulher um rouxinol que canta. Voar é dominar os espaços; cantar é conquistar a alma. O homem tem um fanal: a consciência. A mulher tem uma estrela: a esperança. O fanal guia e a esperança salva.

Enfim, o homem está colocado onde termina a Terra, A mulher onde começa o Céu.

 

Busto de Victor Hugo por Rodin.. Museu Rodin, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. 30º Congresso de Goiás

Goiânia, GO

 

A Federação Espírita do Estado de Goiás promoveu o seu 30º Congresso Estadual, tendo como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: consolação agora, verdades e ensinos para sempre”. O evento foi coordenado pela presidente da FEEGO Ivana Raisky. As dependências do Centro de Convenções de Goiânia estiveram lotadas durante os dias 1º a 4 de março. O Congresso contou com programação para adultos, jovens, crianças e também a atividade evangelizando bebês. Em todos os segmentos havia cerca de 3700 participantes. Entre os expositores: Adeilson Salles, Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias, Otaciro Rangel, Rossandro Klinjey, Sérgio Lopes e Simão Pedro. Divaldo Pereira Franco proferiu uma palestra franqueada ao público e desenvolveu o seminário “Vivendo com Jesus”. Pela FEB atuaram como convidados nas oficinas com jovens: Marco Leite e Flávio Rey de Carvalho.

Ocorreram apresentações artísticas, houve a Feira do Livro Espírita e momentos de autógrafos com os expositores. O presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho fez apresentação para os dirigentes de centros presentes sobre “A FEB e o momento atual do Movimento Espírita”, em atividade coordenada pelo secretário geral da Comissão Regional Centro do CFN Aston Brian Leão. 

Durante o evento houve uma reunião especial do recém instalado Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho da FEEGO,  que é coordenado por Elzita Melo Quinta, e, com a presença do presidente da FEB e de integrantes da comissão do NEPE da FEB: Haroldo Dutra Dias, Célia Maria Rey de Carvalho e Flávio Rey de Carvalho. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

Congresso Goiás-FEEGO-público

Congresso Goiás FEEGO  palestra Divaldo Pereira Franco

Congresso Goiás, FEEGO,. Apresentação .Presidente da FEB

CongressoGoiás-FEEGO-oficina com jovens- Atuação Flávio

CongressoGoiás-FEEGO-Equipes NEPE FEB e FEEGO

Congresso Goiás-Reunião do NEPE FEEGO com equipe da FEB

Congresso Goiás-Reunião do NEPE FEEGO com  equipe da FEB

 

 

 

VIII Semana Espírita de

Poços de Caldas, MG

 

(Informações recebidas em email de amepcaldas [[email protected]])

 

 

 

Palestra pública no Centro Espírita Francisco de Assis

 Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que  LUIZ  ANTONIO  DA  SILVA.

DA CIDADE DE AVANHANDAVA

Fará  nesta quarta-feira dia 05-03-2014

Às  20,00  horas

Tema:

"  O  CÉGO  DE  JERICÓ  "        

(Informações recebidas em emails de João Marchesi Neto e de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

Programação de palestras no Centro Cultural Espírita Reflorescer

Arujá, SP

(Informação recebida em email de Centro cultural espírita Reflorescer [[email protected]])

 

 

 

Programação do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP


DATA

 

PALESTRANTE

 

 

TEMA

 

 

 

 

 

 

 

 

04/03/14

ter

20h

 

Paulo Bonfim

 

MORAL ESTRANHA

 

 

 

 

 

 

 

7/03/14

sex

20h

 

Luiz Celso

 

Os sinais dos tempos

 

8/03/14

sab

9h

 

Marly

 

Buscai e achareis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8/03/14

sab

15

 

Edilson

 

Dar de graça o que de graça receber

 

11/03/14

ter

20h

 

Cilene

 

Pedi e obtereis


AVISOS

Venha estudar no Seara! Nossas aulas já se inciaram, mas ainda há tempo de você se inscrever. Maiores informações na Secretaria.

 

Atenção, excepcionalmente devido aos feriados de Carnaval a Campanha de Fraternidade Auta de Souza será realizada nos dias 08 e 15/02. Saída do Seara as 12h30. Contamos com a presença de todos! Ajudar não custa nada, só um pouquinho do seu tempo.

 

Nossa Assistência Social está retomando suas atividades. Colabore com a doação de alimentos não perecíveis e peças de enxoval de recem nascido. Maiores informações na Secretaria.

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 (Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

Richard Simonetti em roteiro de palestras na

Região dos Lagos- Norte Fluminense. RJ

CICLO DE PALESTRAS RICAHRD SIMONETTI.

CENTRO ESPÍRITA AMOR E CARIDADE.

REGIÃO DOS LAGOS – NORTE FLUMINENSE.

13/03/2014-QUINTA FEIRA-20:00H-GRUPO ESPÍRITA NOSSO LAR.

(INAUGURAÇÃO DA SEDE NOVA)

END: R:CLARA NUNES,S/N-BALNEÁRIO-S.P.ALDEIA-RJ.

TEMA: EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO,UM NOVO CONCEITO DE RELIGIÃO.

14/03/2014-SEXTA FEIRA-20:00H-CENTRO ESPÍRITA AMOR E CARIDADE.

END:R: MEIRA JR,90 -BAIRRO UNIÃO –CABO FRIO-RJ.

TEMA: PROVAÇÃO OU EXPIAÇÃO.

15/03/2014-SÁBADO-09:00H-CENTRO ESPÍRITA CHICO XAVIER.

END. AV. RIO BRANCO, 194 - VILA CARANGA-BÚZIOS-RJ.

TEMA: DINAMICA DA CARIDADE.

15/03/2014-SÁBADO-15:00H-SOCIEDADE ESPÍRITA RENASCER.

END: R: VENEZUELA,52-P.HOTEL-ARARUAMA-RJ.

TEMA: EVANGELHO SEGUNDO  O ESPIRITISMO,UM NOVO CONCEITO DE RELIGIÃO.

15/03/2014-DOMINGO-10:00H-CENTRO ESPÍRITA SUAVE CAMINHO.

END: R: MIRACEMA,185-J.MARILEIA-RIO DAS OSTRAS-RJ.

TEMA: EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, UM NOVO CONCEOTO DE RELIGIÃO.

16/03/2014-DOMINGO-19:00H-35º CONSELHO DE UNIFICAÇÃO ESPÍRITA.

END: R;EMILIO ANTONIO DA SILVA LOPES,87-CENTRO-S.P.ALDEIA-RJ.

(SALÃO DE FESTAS)

TEMA: CÉREBRO,AGENTE OU GERENTE DO ESPÍRITO?

CONTATO: 022 999057829-022 [email protected]

www.neliouzze.blogspot.com

Participe do clube da fraternidade-ajude a Radio Rio de Janeiro-Uma emissora espirita.

www.radioriodejaneiro.org

“O TEMPO É MUITO LENTO PARA OS QUE ESPERAM. O TEMPO É MUITO RÁPIDO PARA OS QUE TEM MEDO E MUITO LONGO PARA OS QUE LAMENTAM. E É MUITO CURTO O TEMPO PARA OS QUE FESTEJAM. MAS PARA OS QUE AMAM O TEMPO É ETERNO"

                                                             WILLIAM SHAKESPEARE         

(Informações recebidas  em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Agenda de Palestras e Seminário com Haroldo Dutra Dias no

Estado de São Paulo- 09/2014

 

Caros companheiros,
estamos enviando a agenda de palestras e seminário de
Haroldo Dutra Dias para o estado de SP no m
ês de setembro.

 

Programação:

03/09/2014 - Pirassununga

04/09/2014 - Ribeirão Preto

05/09/2014 - Barretos

06/09/2014 - Associação Espírita Allan Karde de Rio Preto (um seminário)

07/09/2014 Fernandópolis


Haroldo Dutra Dias. Imagem: http://www.correiofraterno.com.br

(Informações recebidas em emails de Valdir e Iara Monteiro <[email protected]> e de Regina Bachega)

 

 

 

Curso de Técnicas de Comunicação no C.E. Lar do Caminho Cristão. Campos do Jordão, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Curso de pós em Pedagogia Espírita

São Paulo, SP

 

Associação Brasileira de Pedagogia Espírita

 
Convidamos a todos para a aula inaugural do curso de pós em Pedagogia Espírita, no dia 15 de março, sábado, às 9 horas, no
Espaço Pampédia! Entrada franca! Serão aceitas inscrições para quem tiver interesse em fazer o curso. Ainda há vagas!
Mais informações:
[email protected] e pelo telefone (11) 2537 8973!

Imagem inline 1

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Seminário: A arte de lidar com as emoções

Curitiba, PR

 

Amigos, este seminário sobre emoções é imperdível!!!

Precisamos que nos auxiliem na divulgação imprimindo e colocando o cartaz no mural de suas casas espíritas. É tamanho de sulfite normal. 

 

Queridos amigos, é com grande satisfação que a Federação Espírita do Paraná, através da URE-Oeste, convida a todos para participarem do seminário "A arte de lidar com as emoções" coordenado por Gelson L. Roberto (membro da Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul e membro do Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis)

 

Data: 05/04/2014 (sábado)

Horário: das 9h às 18h (com 1h30 de almoço)

Local: Teatro da FEP (Alameda Cabral, 300 - Centro - Curitiba/PR)

 

Pedimos a gentileza de comunicar a presença para [email protected] para termos noção do número de participantes.

 

Entrada franca - Todos são muito bem vindos!

(Informação em email de Marlon Reikdal [email protected] repassado por [email protected]; em nome de; luiz mello [[email protected]])

 

 

 

O moço rico, hoje

 

Almir Del Prette (São Carlos/SEOB)

 

      Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: “Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Você conhece os mandamentos: ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho (...). E ele declarou: “Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a adolescência”. Jesus olhou para ele e o amou. “Falta uma coisa para você”, disse ele. “Vá, venda tudo o que possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me” (Marcos 10: 17-23; Mateus 19: 16-22).

      Essa passagem dos Evangelhos tem sido objeto de diferentes análises e tem gerado polêmica. Primeiro Jesus corrige a maneira como foi abordado e ele o faz evidenciando que dispensa qualquer deferência. Até o ponto em que se refere aos mandamentos, sua resposta não traz nada de excepcional, ou seja, esse seria o teor que qualquer intérprete da lei poderia dar. O que o consulente revela, sobre o que vinha fazendo, também nada tem de extraordinário, pois muitos judeus cumpriam fielmente as leis do estado teocrático. É quando afirma que algo estava faltando, que o impasse vai se estabelecer. E é daí em diante que se percebe uma diferenciação entre o ensino de Jesus e a lei mosaica.

      O consulente tinha uma intuição, talvez um tanto vaga, de que o cumprimento da lei não bastava e Jesus deixa isso absolutamente claro. “Uma coisa lhe falta”, e lhe propõe algo revolucionário. Algo que precisava de reflexão e não devia ser tomado ao pé da letra porque, se cada um doasse seu patrimônio, em pouco tempo alguns concentrariam riquezas em detrimento da maioria e novamente a situação se repetiria. A proposta sugere uma maneira libertária de lidar com a propriedade, um tempo novo, de despojamento.

      Este desafio de superação do ter, com a aquisição da virtude do despojamento não constituem desafio apenas àquele judeu rico, mas também, aos ricos de hoje. E não apenas aos moços, porém a todas as pessoas nas diferentes fases do desenvolvimento. E a riqueza não se restringe aos bens acumulados, ela inclui os diferentes benefícios da vida, como o conhecimento, a saúde, as virtudes espirituais, os valores do caráter, enfim são esses os tesouros que realmente possuímos. O restante, o que designamos de riqueza, não nos pertence e aqui ficará. 

 

Moedas romanas com esfinges do Imperador Tibério César. Museu Nacional de Arte Romano, Mérida Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]