Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 11 de março de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/11-03-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

10-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/10-03-2014.htm

08-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/08-03-2014.htm

07-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/07-03-2014.htm

06-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/06-03-2014.htm

05-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/05-03-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

O esporte e a guerra

 

 

Cerca de cinquenta homens de cada lado. Homens preparados para lutar, para matar. Vindos de lugares diferentes. O que eles têm em comum é que são loucos por futebol.

O clima deveria ser natalino, mas as circunstâncias os colocaram em campos opostos. O lugar onde se encontram é terra de ninguém.

O apito soa em algum lugar. O que eles fazem?

Eles se divertem com a bola improvisada. Chutam e brincam de marcar gols, de dar passes e de driblar. Eles são soldados alemães, de um lado, e soldados ingleses, do outro.

Ninguém perde, todos ganham. Depois de meia hora de brincadeira são convocados a voltar para as trincheiras.

Era 25 de dezembro de 1915 e a Primeira Guerra Mundial mataria a maioria deles. Mas, naquela improvável confraternização de Natal, eles foram felizes.

Quem deu a ordem para a brincadeira acabar foi o major britânico, que ordenou o retorno da tropa para a trincheira lembrando, aos gritos, que estavam lá para matar os alemães, não para fazer amizade com eles.

Não há registros oficiais dessa partida, mas houve alguns relatos dos participantes. A “Trégua de 1915” está nos livros de História, não é um conto de Natal.

Um dos soldados acabou conhecido por ter vivido muito. Viveu para contar e fez um relato singelo daquele Natal.

Afirmou que, na noite de 24 de dezembro, ele e seus colegas ouviram canções de Natal, vindas do lado alemão e responderam cantando.

Naquele Natal de 1915, houve diversas tréguas improvisadas e informais, ao longo das frentes de batalha. Porém, aquela breve partida de futebol, um futebol alegre, sem resquícios de batalha, foi inesquecível.

*   *   *

Nestes tempos em que as arenas de futebol parecem verdadeiros campos de batalha, campos de ódio e violência, vale a pena refletir sobre algumas questões:

Será que estamos entendendo a verdadeira função dos esportes em nossa sociedade?

Será que perdemos o espírito esportivo, quando transformamos essas atividades em simples negócios, onde não há mais espaço para diversão e confraternização?

Será que estamos voltando às arenas para assistir massacres? Depois de tanto tempo? Será que ainda temos na alma esse prazer doentio?

No que nos tornamos quando vestimos a camisa desse ou daquele time? Será que uniformes têm o poder de nos transformar em primitivos novamente?

Não podemos permitir isso. Não mais. Fomos tão cruéis durante tanto tempo e agora, que temos a chance de viver a Nova Era, a era de amor, de amizade, insistimos nesses vícios destruidores?

Esporte é vida. Esporte é saúde do corpo e da alma. Esporte é superação íntima. Esporte não é destruição ou um simples instrumento para colocarmos para fora nossos animais internos.

O prazer de reunir um grande grupo para torcer por essa ou aquela equipe, nessa ou naquela modalidade, deve estar na confraternização.

O esporte perde seu sentido quando abandona a diversão, o lúdico. E mais, quando abandona a paz.

Ele deve ser instrumento da paz, e não da guerra.

Reflitamos sobre isso tudo. Eduquemos nossas crianças. Alteremos os costumes bárbaros ainda tão presentes nos esportes da Terra.

Esporte é vida. Esporte é saúde, confraternização e veículo da paz.

 

Redação do Momento Espírita, com base em reportagem
 de Marleth Silva, do jornal 
Gazeta do Povo,
de 15.12.2013.
Em 10.3.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Poste com iluminação verde-amarela alusiva à Copa do Mundo no Brasil.

Praça da Sé, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco –março de 2014 em

Miami, Flórida, EUA

 

 

 

8 março 2014

 

                       Desde há algum tempo, a Federação Espírita da Flórida vem realizando um Encontro no Estado, em cada mês de março. No corrente Exercício, no dia 8 do corrente,

foi realizado o magnífico certame, no Centro de Convenções da Universidade Federal da Flórida, para um público de 400 pessoas. Estiveram presentes representantes da Califórnia,

de Massachussets, do Brasil, de vários países latino americanos, do Canadá e de outras procedências dos Estados Unidos, que lotaram o amplo e magnífico salão. De início, foi cantado o Hino Nacional Norte-Americano, por uma senhora   que a todos sensibilizou.

          Ato contínuo, houve apresentação de violoncelo e violão, com dois números de músicas clássicas muito aplaudidos. Estando presente, como convidado especial, o Dr. José Raul Teixeira,

a presidente da Federação homenageou-o com palavras gratulatórias e ofereceu-lhe um troféu pela maneira elevada com que vem suportando a provação de há mais de 28 meses. Logo após, o homenageado agradeceu a honraria com visível emoção. Foi proferida, então, a prece inicial e feita a apresentação do aguardado orador, Divaldo Pereira Franco, convidado já para participar várias vezes dessa atividade, que foi traduzida ao português, ao espanhol e ao inglês. Divaldo falou em português com tradução simultânea. Assomando a tribuna, Divaldo abordou o tema proposto Celebrando o Evangelho – Uma Ferramenta para uma vida melhor.

         Divaldo, muito inspirado, analisou a problemática da violência no mundo de ontem como no de hoje, a ferocidade dos crimes que se tornaram hediondos e narrou histórias comoventes

sobre o perdão de algumas vítimas de verdadeiras atrocidades. Abordou, em estudo psicológico, o perdão radical e passeou literária e poeticamente, sobre o significado da existência humana, à luz do pensamento de Carl Gustav Jung e outros psicólogos e psiquiatras do passado e do presente. Narrando com mestria alguns acontecimentos, reviveu o Evangelho de Jesus e o Segundo o Espiritismo, propondo um retorno à sua vivência como única ferramenta para uma vida melhor. Ao encerrar, foi aplaudido demoradamente. Sobreveio uma pausa até a apresentação do seguinte orador, a Dra. Vanessa Anseloni, que abordou o tema Science: Modern Research about the Spirit-Science Approaches Religion, analisando a vida dos chimpanzés, igualmente muito aplaudida. A seguir, os dois oradores atenderam a perguntas, que foram respondidas com muita propriedade.

          Houve o intervalo para o almoço e, logo depois, Daniel Assis abordou o tema: God as it is Known in Spiritism, proferindo bela conferência.

         Por fim, a presidente da Federação, sra. Suzana Simões abordou o tema: The Role Incarnation in the Discovery of the Self, com muita beleza.

          Os oradores responderam a perguntas apresentadas pelo público e foi encerrado o primeiro dia de atividades com uma prece comovedora.

                          Fotos recebidas de Akemi Adams

                         Texto: Delcio Carvalho

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

 

Registro. Encontro de Capacitação da América do Sul

Brasília, DF

 

Durante os dias 7 a 9 de março, a Federação Espírita Brasileira sediou o  Encontro de Capacitação de Trabalhadores Espíritas promovido pela Coordenadoria do CEI-América do Sul, sob da equipe: Fábio Villarraga, Roberto F.Versiani e Edimilson Nogueira. Compareceram dirigentes dos países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Os representantes da Venezuela não puderam comparecer em virtude da crise do país. O evento foi aberto com apresentações do presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho (“Integração entre as áreas do Centro Espírita“) e de Eduardo dos Santos (“Gestão de Centros Espíritas“). Este encontro teve várias inovações: o programa foi desenvolvido com trabalhos em grupo de atividades (Criança e jovem, estudo, comunicação social e palestra pública, atendimento espiritual, assistência e promoção social, gestão do Centro e do Movimento Espírita)  seguido de visitas atividades correlatas desenvolvidas por sete centros espíritas do Distrito Federal, e, ao final, cada grupo apresentou uma proposta de trabalho para o Continente.

As refeições e lanches foram servidas na FEB ou na instituição que os hospedou (G.A.E. Eurípedes Barsanulfo), mas preparadas por equipes dos vários centros do Distrito Federal. Assim, ocorreu uma parceria da FEB com a Federação Espírita do Distrito Federal.  Houve a visita de Enrique Baldovino, que desenvolvia palestra na FEB, e, ao final, o comparecimento do ex-secretário geral do CEI Nestor João Masotti. Em vários momentos foram desenvolvidas apresentações musicais por Gilza Aparecida da Silva, Azelma e Lígia Nogueira. Os visitantes visitaram as dependências da FEB. Foram dias de muito intercâmbio, alegria e fraternidade.  Informações: [email protected]

 

Encontro América do Sul. Abertura com apresentação musical

Encontro América do Sul. Mediunidade

Encontro América do sul. Assistência Social

Encontro América do Sul. Atendimento espiritual

Encontro América do Sul. Comunicação

Encontro América do Sul. Estudo

Encontro América do Sul. Gestão

Encontro América do Sul. Infância e Juventude

Encontro América do sul. Participantes

Encontro América do Sul. Encerramento-Fábio Villarraga

Encontro Améerica do Sul. Confraternização

 

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

COMO LIDAR COM A MORTE?

 

Na sexta-feira, dia 14 de Março de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema COMO LIDAR COM A MORTE?

 

A morte, tema tabu para muitos, irá chegar mais cedo ou mais tarde. A finitude do nosso corpo físico, bem como dos nossos entes chegados é uma realidade a que não se pode fugir. Como lidar com a morte? Como o espiritismo nos pode ajudar? Será apresentada a visão espírita sobre o tema.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Programação na CAE  “A Caminho da Luz com Chico Xavier”. Bebedouro, SP

 

DIA 12/03/2014

 

 

(Informação recebida em email de Glaucia Crespo [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Nelson Moraes na A.B. Eurípedes Barsanulfo

Santos, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de José da Conceição de Abreu)

 

 

 

 

lançamento de livro com tarde de autógrafos e palestra

São Paulo, SP

 

A Casa do Caminho convida para o

 

LANÇAMENTO com Tarde de Autógrafos do Livro

 

 

TAMBÉM SOMOS LUZ,

 

psicografia de Lucia Cominatto,

pelo espírito Irmã Maria do Rosário. Publicação: Editora EME.

           
Dia 15 de MARÇO (sábado) às 14 horas.

Para abrilhantar ainda mais esse evento,

contaremos com a simpática presença

do palestrante Manolo Quesada,

abordando o tema "O Amor está no ar",

 

além da apresentação musical de

Érika Toma, com sua voz melodiosa.

 

Casa do Caminho

Rua Harmonia, 143

Vila Madalena, São Paulo - SP

(Informação recebida em email de Lúcia Cominatto)

 

 

 

Palestra no C.E. Jesus com André Luiz Rosa

Salto, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Palestra com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Jornal “Mensageiro Estrela”

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Mensageiro Estrela - Março de 2014

 

Saudações,

Com satisfação estamos enviando a edição de Março de 2014 do nosso "Mensageiro Estrela", com informações, mensagens, estudos, etc. O jornal pode ser lido no computador ou impresso.

Se houver interesse, as edições do “Mensageiro Estrela” em circulação desde 2003 estão disponíveis para visualização ou download de duas maneiras:

1) A partir do nosso site -> http://www.ophicinadigital.com/alls/

2) A partir do Skydrive (Nuvem de Hospedagem)

Colabore com a Doutrina Espírita na divulgação do nosso boletim informativo, repassando-o para seus contatos.

Atenciosamente,
Associação Espírita Estrela da Caridade

 

 

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acessar:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/pedidodaterra2014.html?acm=301_38

 

 

 

 

 

 

Prece a Jesus


Auta de Souza. Imagem Internet

 


Sê louvado, Senhor, pela bendita escola

Da verdade, em que Fé por sol se descortina,

Restaurando de novo a Celeste Doutrina

Em que o Mundo se eleva e a Vida se acrisola.


Templo, celeiro, lar, aconchego, oficina,

Revelação, apoio, entendimento, esmola,

Tudo que ampara, educa, alivia ou consola

Em tudo aqui te exalta a Presença Divina!...


Enquanto o Mundo chora, anseia, luta e avança,

Faze de nossa casa um pouco de Esperança

Na construção do Bem à luz que te descerra...


Aspiramos contigo a ser, dia por dia,

Uma forja de paz que trabalha e confia,

Uma fonte de Amor na aspereza da Terra.

 

Autor: Auta de Souza
Psicografia de Chico Xavier

 

(Copiado do site http://www.oespiritismo.com.br/mensagens/ver.php?id1=359)

Jesus.  Pintura em parede por Maria Tereza Braga. Casa da Caridade, Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP