Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 12 de março de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/12-03-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

11-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/11-03-2014.htm

10-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/10-03-2014.htm

08-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/08-03-2014.htm

07-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/07-03-2014.htm

06-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/06-03-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

O óbvio

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

           

Alguém perguntou a Chico Xavier:

            – Qual o homem mais rico?

            – O que tem menos necessidades.

            – E o homem mais justo e sábio?

            – O que cumpre com o dever.

            – Isso tudo é o óbvio…

            – Meu filho, tudo que está no Evangelho é o óbvio.

            Observação perfeita!

            No livro Eclesiastes, no Velho Testamento, há uma observação muito citada (1:9): Não há nada de novo debaixo do Sol.

            Em se tratando da sabedoria humana, nos domínios do Bem e da Verdade, bem como as conquistas sociais, nos domínios da justiça, da vida social, da atividade religiosa, no que há de mais puro e inspirador, não há nada de novo depois do Evangelho.

            Todas essas realizações guardam suas origens nos ensinamentos de Jesus. Como diz Chico, isso será sempre o óbvio.

            No comentário à questão 625, de O Livro dos Espíritos, Kardec explica que sendo Jesus o mais puro Espírito que já esteve na Terra, o próprio Criador o inspirava, o que significa que o Evangelho é o código do amor divino, base fundamental de todas as realizações mais nobres da Humanidade.

            Dois exemplos práticos:

            Serviço Social: Certa feita, participando de um curso de relações humanas no trabalho, observei, admirado, que tudo o que o monitor expunha, em favor de uma convivência produtiva entre funcionários e chefes, guardava relação com o Evangelho.

            Munido de uma chave-bíblica, eficiente recurso de localização de textos na Bíblia, estabeleci um confronto entre as teorias do curso e as lições de Jesus. Apresentei o resultado numa das aulas. O monitor e os colegas ficaram admirados ao constatar que, sem que fosse usado o nome de Jesus, muito de suas lições estavam contidas no curso.

            Direito: A justiça brasileira vem aplicando as chamadas penas alternativas para determinados crimes. Sabemos que as prisões são escolas de criminalidade. O sentenciado costuma sair dali pior do que entrou, sob influência do ambiente que é medonho. Assim, em vez de confinar o infrator, gerando problemas para o futuro, com quase inevitável reincidência, o juiz determina que ele preste serviços comunitários, colaborando em instituições filantrópicas.

            Ensinava Jesus (Mateus, 5:20): Pois vos digo que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus.

            A justiça dos escribas e fariseus é a do olho por olho, dente por dente, de Moisés, cheirando a vingança. A sociedade vinga-se do infrator confinando-o. É preciso ir além, considerando sua condição e suas limitações, lembrando ainda com Jesus (Mateus, 9:12): Os sãos não precisam de médico.

            Quando a justiça humana recorre às penas alternativas está dando ao infrator o melhor remédio – o compromisso de um trabalho, atendendo a uma instituição que serve à comunidade. Isso é de inspiração evangélica.

            O Centro Espírita Amor e Caridade, em Bauru, tem acolhido sentenciados em penas alternativas.  São pessoas do bem, diríamos, que deram um passo em falso. Cumprem pena prestando serviços na instituição e posteriormente, não raro, tornam-se voluntários. Há um excelente funcionário que começou a trabalhar como sentenciado. Se tivesse sido confinado numa penitenciária, só Deus sabe o que poderia lhe acontecer.

            Tudo o que de bom e belo há na sociedade humana vem das sementes lançadas por Jesus, em favor da construção do Reino de Deus. Lentamente, com imensa dificuldade, vamos tendo uma harmonização entre a orientação do Homem na vida social, e a orientação de Jesus, para que finalmente o Reino se consume.

            Em O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec debulha para nós as lições de Jesus, mostrando-nos como podemos estender o Bem ao redor de nossos passos para que o Bem se realize em nós.

            Como diria Chico: – Isso tudo é o óbvio!

           

 

Allan Kardec Codificador do Espiritismo.  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                         

 

 

 

Registro. 12 apóstolos é tema para início dos cursos da FEB

 

Os participantes dos cursos e atividades da FEB (Juventude, das cinco Obras Básicas,  Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, Estudo Aprofundado do Espiritismo, Mediunidade e Esperanto) tiveram uma atividade diferente no último sábado (dia 8). Todos assistiram à palestra ministrada por Enrique Baldovino. Nascido na Argentina, Baldovino reside em Foz do Iguaçu (Pr), onde milita no Movimento Espírita. Desenvolveu o tema “Evangelho de Jesus e os seus doze apóstolos”, focalizando passagens da vida dos principais seguidores de Jesus Cristo, retratadas em obras de arte de artistas. A mesa diretora foi integrada pelo presidente da FEB e pela vice-presidente responsável pelo Campo Experimental da FEB. O auditório estava lotado e mais de cem jovens da FEB também participaram da atividade, realizada no auditório principal da Federação Espírita Brasileira, em Brasília. Baldovino também visitou o Espaço Cultural e o Museu da FEB e o evento que ocorria simultaneamente na FEB, o Encontro de Capacitação de Trabalhadores Espíritas promovido pelo CEI-América do Sul. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

Baldovino visita museu na FEB

Palestra Baldovino na FEB. Mesa.

Palestra por Enrique Baldovino na FEB, Brasília, DF

Público jovem na palestra de Enrique Baldovino na FEB,  Brasília, DF.

Palestra Baldovino, público. FEB, Brasília, DF

 

 

 

Reencontros com Herculano Pires - alteração na programação

Ribeirão Preto, SP

 

Olá, amigos!

 

Tivemos uma pequena alteração na programação do evento Reencontros com Herculano Pires. O seminário da professora Heloísa Pires no sábado a tarde terá início às 13:30 e término às 15:00. Após este horário faremos uma confraternização e manteremos aberta a livraria comemorativa do centenário de Herculano Pires.

 

O restante da programação continua do mesmo jeito. Para conferi-la acesse:

 

Programação Reencontros com Herculano

 

E continue nos ajudando a divulgar o evento. Convide seus amigos para ir também!

 

Abraços,

 

Vital Cruvinel e Leopoldo Daré

membros da Associação Caminhos para o Espiritismo

 

Imagem inline 1

 

 

__._,_.___

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Leopoldo Dare [[email protected]])

 

 

 

Seminário – Espiritismo: Cristianismo Redivivo

Lisboa, Portugal

 

16/Mar/2014 : UERL - SEMINÁRIO - Espiritismo: Cristianismo Redivivo

 

 

 

 

A UERL - União Espírita da Região de Lisboa vai realizar um Seminário subordinado ao tema "Espiritismo: Cristianismo Redivivo", no dia 16 de março de 2014, no Auditório do Metropolitano de Lisboa.

 

Ao comemorarmos os 150 anos de publicação de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", abordaremos neste Seminário os conceitos de ordem moral contidos nos ensinamentos que Jesus nos trouxe há dois mil anos, com vistas à reforma intima do homem.

 

Site : http://www.uerl.org

 

Nota : Programa do SEMINÁRIO em baixo.

Local

Auditório do Metropolitano de Lisboa

Rua João de Freitas Branco - 1500 Lisboa

Estação de Metro Alto dos Moinhos

 

Entrada

10,00 €

 

+ Informações

http://www.uerl.org | e-mail: [email protected]

 

 

 

 

SEMINÁRIO : Programa

 

 

 

9.00h – 9.45h

Receção |Entrega de pastas

9.45h – 10.00h

Abertura

10.00h – 10.35h

Filosofia, Ciência e Evangelho – EB-AE – José Luís Ucha

10.35h – 11.10h

Bem-aventurados… disse Jesus – ABF – Manuel Costa

11.10h – 11.40h

Intervalo

11.40h – 12.15h

Jesus, a porta; Kardec, a chave – CECC – Nuno Cruz

12.15h – 12.50h

Os tempos do Consolador – ACEFL – Sandra Martins

12.50h – 15.00h

Almoço

15.00h – 15.35h

A alma do Espiritismo – CEPC – Filipa Ferreira

15.35h – 16.10h

Espiritismo: Cristianismo Redivivo – ACES – Miguel Francisco

16.10h – 16.40h

Intervalo

16.40h – 17.40h

Mesa Redonda

17.40h - 18.00h

Encerramento | Coro e Orquestra Eletroacústica FEP

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

No centro, Praça de D. Pedro IV ou Praça do Rossio, em  Lisboa, Portugal. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Seminário: A  Preleção Espírita

Americana, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Palestra no Grupo Espírita Maria Vaz

Rio de Janeiro, RJ

 

 DIA:  13/03/2014 (5ª Feira) ás 19:30 Hrs.
 LOCAL: GRUPO ESPÍRITA MARIA VAZ
(Rua Irapuá, 306 - Penha Circular/RJ)
 EXPOSITOR: DJALMA SANTOS
(Escritor, programador da Rádio Rio de Janeiro e expositor Espírita)
Você é nosso convidado especial.

COM JESUS SEMPRE!
Wanderley

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Dr. Izaías Claro

Nova Odessa, SP  

 

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Programação na Casa Assistencial Espírita “Geraldo Ferreira”

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

Palestra com Aloísio Silva na XXII CEIFA

Santos Dumont, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Adriano Barroso)

 

 

 

Palestra pública no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos, convidamos para a palestra de:

 

 Imagem inline 1

 

Henrique Dias,

 

do / no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado,

 

nesta quarta-feira, 12 de março, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

 

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


(Informações recebidas em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

Programação no Grupo Espírita Caminho de Luz

Guaranésia, MG

 

Companheiros,

Este fds será muito especial no Grupo Espírita Caminho de Luz em Guaranésia: palestra no sábado e evangelho musicado no domingo.

Aos que puderem, por favor, ajude-nos na divulgação!

Grata,

Fabiana

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Fabiana Pacheco [[email protected]])

 

 

 

Conferência com Haroldo Dutra Dias

Foz do Iguaçu, PR

 

 

 

(Informação recebida em email de Enrique Eliseo Baldovino)

 

 

 

Programação de palestras com Roosevelt A. Tiago

São Paulo, capital e região

 

JORNADA DE PALESTRA - MARÇO

ROOSEVELT    TIAGO

 

BENÇÃO DE PAZ

DIA:                       16 – DOMINGO                           HORA:               11:00 h

RUA LUTÉCIA, 679 – VL CARRÃO – SÃO PAULO

TEMA:                 VOCÊ É O HUMOR QUE VOCÊ TEM

 

GRUPO FRATERNAL ESPÍRITA JOÃO RAMALHO

DIA:                       16 – DOMINGO                           HORA:               19:00 h

RUA DR. CARLOS MIELE, 154 – VL. OLGA – SÃO BERNARDO DO CAMPO

TEMA:                  SE NÃO HOVER VENTO.............REME

 

FRATERNIDADE ESPÍRITA IRMÃO PEDRO

DIA:                       17 – SEGUNDA                           HORA:                20:00 h

RUA JOÃO ESCUDEIRO, 115 – VL. EUCLIDES – SÃO BERNARDO DO CAMPO

TEMA:            VOCÊ É O HUMOR QUE VOCÊ TEM

 

FRATERNIDADE ESPÍRITA E ASSITENCIAL

OBREIROS DA CARIDADE

DIA:                       18 – TERÇA                                 HORA:               20:00 HS

RUA ITAQUERA, 332 – VILA APIAÍ                                   SANTO ANDRÉ – SP

TEMA:            VOCÊ É O HUMOR QUE VOCÊ TEM

 

CASA ASSITENCIAL ESPÍRITA GERALDO FERREIRA

DIA:                       19 – QUARTA                                 HORA:            20:00 HS

RUA RIO BRANCO, 430 – VL. ELDIZIA                             SANTO ANDRÉ – SP

TEMA:                SE NÃO HOVER VENTO.............REME

 

GRUPO ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS

 

DIA:                       20 – QUINTA                           HORA:        14:30  e  20:30 HS

RUA CEL. PM CELESTINO HENRIQUE FERNANDES, 420

BAIRRO:   JARDIM DO SOL                                     SANTO ANDRÉ – SP

TEMA: 14:30            VOCÊ É O HUMOR QUE VOCÊ TEM

TEMA: 20:30            DEUS A CAUSA PRIMEIRA DA VIDA

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

Programação no Grupo Espírita Manoel Bento

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Teatro:Um Amor de Renúncia

Americana, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Problemas do mundo

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: O Espírito da Verdade. Lição nº 01. Página 15.

 

O mundo está repleto de ouro.

Ouro no solo. Ouro no mar. Ouro nos cofres.

Mas o ouro não resolve o problema da miséria.

 

O mundo está repleto de espaço.

Espaço nos continentes. Espaço nas cidades. Espaço nos campos.

Mas o espaço não resolve o problema da cobiça.

 

O mundo está repleto de cultura.

Cultura no ensino. Cultura na técnica. Cultura na opinião.

Mas a cultura da inteligência não resolve o problema do egoísmo.

 

O mundo está repleto de teorias.

Teorias na ciência. Teorias nas escolas filosóficas. Teorias nas religiões.

Mas as teorias não resolvem o problema do desespero.

 

O mundo está repleto de organizações.

Organizações administrativas. Organizações econômicas. Organizações sociais.

Mas as organizações não resolvem o problema do crime.

 

Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão; para exterminar o monstro do egoísmo, que promove a guerra; para anular o verme do desespero, que promove a loucura, e para remover o charco do crime, que carreia o infortúnio, o único remédio eficiente é o Evangelho de Jesus no coração humano.

Sejamos, assim, valorosos, estendendo a Doutrina Espírita que o desentranha da letra, na construção da Humanidade Nova, irradiando a influência e a inspiração do Divino Mestre, pela emoção e pela ideia, pela diretriz e pela conduta, pela palavra e pelo exemplo e, parafraseando o conceito inolvidável de Allan Kardec, em torno da caridade, proclamemos aos problemas do mundo: - “Fora do Cristo não há solução”.

 

 

Bela escultura na fachada do Palácio dos Campos Elíseos, em São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP