Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/19-11-2014.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

18-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/18-11-2014.htm

17-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/17-11-2014.htm

15-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/15-11-2014.htm

14-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/14-11-2014.htm

13-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/13-11-2014.htm

 

 

 

Dia da Bandeira -19 de novembro

Hino à bandeira brasileira

 

Letra e música:

https://www.youtube.com/watch?v=qi-5HArYleE

 

Bandeira do Brasil em Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. VI,  3-4

O Cristo Consolador

 

 

Consolador prometido

 

     3. Se me amais, guardai os meus mandamentos; e Eu rogarei a meu Pai e Ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito. (João, 14:15 a 17 e 26.)

 

     4. Jesus promete outro consolador: o Espírito de Verdade, que o mundo ainda não conhece, por não estar maduro para o compreender, consolador que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para relembrar o que o Cristo há dito. Se, portanto, o Espírito de Verdade tinha de vir

mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não dissera tudo; se ele vem relembrar o que o Cristo disse, é que o que este disse foi esquecido ou mal compreendido.

     O Espiritismo vem, na época predita, cumprir a promessa do Cristo: preside ao seu advento o Espírito de Verdade. Ele chama os homens à observância da lei; ensina todas as coisas fazendo compreender o que Jesus só disse por parábolas. Advertiu o Cristo: “Ouçam os que têm ouvidos para ouvir.” O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porquanto fala sem

figuras, nem alegorias; levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios. Vem, finalmente, trazer a consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, atribuindo causa justa e fim útil a todas as dores.

     Disse o Cristo: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados.” Mas como há de alguém sentir-se ditoso por sofrer, se não sabe por que sofre? O Espiritismo mostra a causa dos sofrimentos nas existências anteriores e na destinação da Terra, onde o homem expia o seu passado. Mostra o objetivo dos sofrimentos, apontando-os como crises salutares que produzem a cura e como meio de depuração que garante a felicidade nas existências futuras. O homem compreende que mereceu sofrer e acha justo o sofrimento. Sabe que este lhe auxilia o adiantamento e o aceita sem murmurar, como o obreiro aceita o trabalho que lhe assegurará o salário.

     O Espiritismo lhe dá fé inabalável no futuro e a dúvida pungente não mais se lhe apossa da alma. Dando-lhe a ver do alto as coisas, a importância das vicissitudes terrenas some-se no vasto e esplêndido horizonte que ele o faz descortinar, e a perspectiva da felicidade que o espera lhe dá a paciência, a resignação e a coragem de ir até o termo do caminho.

     Assim, o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da Lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Jesus. Quadro de Maria Tereza Braga. Foto Ismael Gobbo

 

 

Reencarnação e profissão

 

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

1 – Todos reencarnamos com uma profissão definida?

            Pode acontecer, mas nem sempre há margem para escolha. Se o Espírito reencarna entre camponeses, em distante rincão, dificilmente deixará de ser um trabalhador do campo.

 

2 –  Na vida urbana há mais opções?

            Sim, mas levando-se em consideração as aquisições pretéritas. Seria pouco produtivo, por exemplo, vincular o reencarnante à cirurgia neurocerebral, área médica altamente especializada, se jamais foi discípulo de Hipócrates.

                       

3 –  A competência profissional teria algo a ver com reencarnações pretéritas?

            Tendências inatas e habilidade para determinada atividade profissional revelam vivências passadas. O que fizemos com assiduidade no pretérito, faremos com desenvoltura no presente.

 

4 –  Podemos dizer que o melhor profissional será sempre aquele vinculado a atividades que exercitou anteriormente?

            É algo ponderável. Não obstante, mais importante que a habilidade conquistada no passado é o empenho do presente. O melhor profissional nem sempre é o mais experiente, mas o mais dedicado.

 

5 –  Não seria produtivo que, além da dedicação, procurássemos nos vincular a atividades para as quais temos facilidade, em virtude das experiências do pretérito?

            Em termos, considerando-se que a própria evolução da sociedade humana impõe novas opções. Isso ocorre particularmente na atualidade, em que o trabalho braçal vai sendo substituído pela tecnologia. Hoje somos chamados ao exercício da inteligência, em atividades ligadas à informática, a partir da revolução disparada pelos computadores. Isso tudo constitui novidade para nós.

 

6 –  A genética tem algo a ver com a habilidade profissional?

            Pode acontecer. Notamos que determinados profissionais possuem uma estrutura física adequada ao exercício de sua profissão. Grandes cirurgiões, por exemplo, têm um sistema nervoso bastante estável e grande habilidade manual, fundamentais à cirurgia.

 

7 –  Isso seria determinado pelo acaso, na combinação dos elementos hereditários?

            Deus não combina elementos hereditários como quem joga dados, mesmo porque a biologia é instrumento de Deus, não a sua limitação.

 

8 –  Como Deus atua, biologicamente, para preparar o corpo de um cirurgião?

            Técnicos da espiritualidade estudam os componentes genéticos dos pais e selecionam aqueles que melhor se ajustem às necessidades do reencarnante, dando-lhe uma estrutura física adequada à atividade que irá exercitar.

 

 

Quadro retratando o famoso cirurgião Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho em  exposto no

Museu da Santa Casa de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Seminário com Divaldo Pereira Franco em

Pirassununga, SP

 

SEMINÁRIO COM DIVALDO PEREIRA FRANCO – TEMA: O EVANGELHO DE JESUS E OS DIAS ATUAIS - PIRASSUNUNGA/SP, 15/11/2014 

Na tarde do último sábado, 15/11/2014, às 14h, foi realizado um seminário com o médium, humanista e orador espírita Divaldo Pereira Franco, na cidade de Pirassununga/SP. O público em torno de 1200 pessoas lotou o auditório da Academia da Força Aérea (AFA). O seminário teve como tema “O Evangelho de Jesus nos Dias Atuais” e foi desenvolvido em 2 módulos, com um coffee-break. O evento, organizado pelo Grupo Espírita Irmão Gabriel, foi aberto pelo Capitão Renato, que, após ler a mensagem do Comandante da AFA, Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida, mostrou o vídeo institucional da Academia. Bela apresentação musical precedeu a prece. E, na sequência, Dr. Miguel de Jesus Sardano apresentou o conferencista, que, então, foi convidado a ocupar a tribuna. Divaldo Franco iniciou a 1a. parte do seminário com o pensamento do filósofo, escrito e historiador francês do século XIX, Ernest Renan, que, não obstante ateísta, teve oportunidade de afirmar que Jesus foi um homem incomparável, um vulto tão grande que não coube na História da Humanidade, dividindo-a em antes e depois d’Ele, sendo a personagem histórica mais biografada de todos os tempos. Também foi analisada, brevemente, a obra “Jesus Psicoterapeuta”, da nobre psicanalista alemã Dra. Hanna Wolff, que concluiu que Jesus é um ser tão extraordinário que quem o conhece jamais permanece indiferente a Ele; ou o ama, ou o detesta. Divaldo discorreu sobre a História da República Romana, dos seus 2 triunviratos, do Império, detendo-se no período do governo de Caio Júlio César Otaviano Augusto e demonstrando a preparação do orbe, em múltiplos aspectos, especialmente com a “Pax Romana”, para a chegada do Governandor Planetário na face da Terra, Jesus. Nesse período que precedeu a vinda de Jesus, muitos Espíritos de escol reencarnaram-se e Espíritos demasiadamente belicosos e rudes ficaram retidos no mundo espiritual, de maneira a propiciar um ambiente adequado para a instauração do Evangelho no planeta. Com sua brilhante oratória, Divaldo transportou o público para a Palestina dos tempos de Jesus: as paisagens, os perfumes, a brisa, os mares, o povo e sua cultura.  Descreveu a saga do Mestre Galileu desde o seu nascimento, sua primeira aparição pública no Templo, aos 12 anos, o convite feito aos apóstolos, a convivência com Simão Pedro e a promessa do envio do Consolador (o Espiritismo), recordando o encontro com Maria de Magdala e a transformação moral desse alma, e, ainda, a advertência que Ele fez de que estava no mundo para curar almas e não para remendar corpos dilacerados pela incúria humana. No 2o. módulo do seminário, foi analisado o estudo do psicólogo americano Dr. John Watson sobre as 3 primeiras emoções do ser humano no seu processo antropossociopsicológico: o medo, a ira e o amor.  Além do estudo do Dr. Watson, foram analisadas as propostas do psicanalista americano Dr. James Hollis e do psiquiatra austríaco Dr Viktor Frankl, demonstrando a necessidade do ser humano de encontrar um sentindo psicológico profundo para a vida, sendo a meta essencial amar e servir ao próximo. Recordando ser o Espiritismo o Consolador prometido por Jesus, a restaurar-lhe a mensagem do amor, do perdão e da paz, Divaldo Franco convidou a todos para uma reflexão profunda a respeito de nosso comportamento, do que estamos fazendo da doutrina de Jesus e do Espiritismo, a fim de que a criatura humana possa volver à simplicidade, reencontrando-se consigo mesma e com Deus.

 

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Sandra Patrocínio/Edgard Patrocínio

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Projeto Semeando Cultura, Educação e Fé

Cardoso Moreira, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra espírita em evento ecumênico em

Jacareí, SP

 

Caros amigos, dia 24 deste mês começa mais uma semana de "Adoração" evento ecumênico na Câmara Municipal de Jacareí as 19h30 hs e o espiritismo vai estar presente,estaremos fazendo uma palestra na abertura do evento com a participação do Grupo castelã de São José dos Campos.Contamos com sua presença(precisamos marcar presença pois afinal conseguimos um espaço) 

Rogo a caridade da divulgação e o comparecimento de todos.

Paz e Luz!

 

Carlos Monteoliva

 

 

(Informação recebida em email de carlos roberto monteoliva [[email protected]])

 

 

Palestra musicada com Evelyn Spinola no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

REENVIANDO O CONVITE DE PALESTRA  ABS. LUIZ.

 

    CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

    RUA TIBIRIÇÁ Nº522- AVANHANDAVA

 

 

CONVIDA A TODOS PARA A ASSISTIREM A PALESTRA MUSICADA QUE A 

 

 

EVELYN  ESPINÔLA

DA CIDADE DE

ARAÇATUBA

 

 

FARÁ NESTA QUARTA FEIRA DIA 19-11-2014

ÀS  20,00  HORAS

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio dos Santos)

 

 

Registro. Realizado o 2º. EMPAS

Jales, SP

 

 


Neste domingo, dia 15 de novembro tivemos nosso 2º EMPAS - Encontro Madô de Passistas.

Foi nas dependências do Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores de Jales,SP.

Momentos de sensibilização em torno da Postura do Passista e Casa em relação ao Passe.

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

Registro. Comemorado os 13 anos de existência do

Centro Espírita Paraguayo. Assunção, Paraguai

 

Acompanhado de Milciades Lezcano, Presidente da Federação Espírita do Paraguai, estivemos participando da comemoração do aniversário de 13 anos do  C.E. Paraguayo,  fundado aos 20 de novembro de 2011. A Casa Espírita está situada na Calle Julio Correa, 205, em Villa Elisa, uma cidade da grande Assunção, distante 25 kilometros do centro da capital.  O casal de fundadores, Vicente Ruiz  e a esposa Vicenta Ruiz esbanjam entusiasmo e simpatia.  O estudo é semelhante a um grande Culto do Evangelho no Lar. Sr. Vicente toca e canta musicas com os presentes e depois o Evangelho e outra obra espírita são estudadas no grupo com ampla participação. O clima de simplicidade e o comprometimento com a doutrina espírita é comovedor.  Um centro espírita exemplar digno de ser conhecido. (Ismael Gobbo)

 

Milciades, esposa e filhas  na entrada do C.E. Paraguayo.

Sr. Vicente tece comentários sobre a casa que completou 13 anos de vida.

Ismael Gobbo entre Vicente e Vicenta faz uma saudação a convite

 

Grupo estudando

Grupo do C.E. Paraguayo

 

 

Como deve sentir-se o espírito de Tim Maia ao ver sua vida exposta?

 

Wellington Balbo – Salvador BA.

 

Dia desses fui assistir ao filme Tim Maia, que retrata a vida do famoso compositor e cantor que viveu no século passado. Sabia alguma coisa da vida de Tim, entretanto nada profundo, como muitos de nós eu era apenas um fã de sua voz e composições.

Todavia, o filme me levou a pensar em como Tim Maia, mas não apenas ele, pois filmes assim já sairam sobre Cazuza, Renato Russo e tantos outros sentem-se ao verem as suas vidas devassadas e escancaradas para milhões de pessoas.

Sim, estão desencarnados, você dirá. Concordo, mas com ressalavas e afirmo: estão desencarnados, mas não mortos.

E se estão apenas desencarnados, porém não desprovidos de sentimento, naturalmente que devem, a depender do seu nível evolutivo, aprovar ou desaprovar os comentários, críticas e julgamentos a que estão sendo expostos.

Se o Espiritismo é claro em afirmar que o espírito é sensível as lembranças que nós devotamos a ele, fica fácil concluir que um filme que retrata sua vida na Terra pode, sim, sensibilizá-lo bastante.

Portanto, fiquei a me indagar: será que temos o direito de devassar assim a vida alheia, por mais que seja uma figura pública?

Sim, porque milhões de pessoas saberão o que fez ou deixou de fazer aquele indivíduo após o filme de sua trajetória terrena, e, em assim sendo sentir-se-ão no direito de comentar, criticar, julgar, opinar e por ai vai...

Qual é o limite do razoável nesses casos? Será que esses espíritos, Tim Maia, Cazuza, Renato Russo sentem-se bem ao verem sua intimidade invadida e ao receberem vibrações, não raro nada caridosas, dos espectadores?

Você ainda dirá, leitor, que filmes foram feitos sobre Chico Xavier, Mahatma Ghandi e outros mais. Porém, sejamos sinceros: quem assistiu aos filmes citados acima sabe bem do que estou falando e o que está sendo abordado nas obras supracitadas.

Breve, 15 de novembro sairá o filme sobre Irmã Dulce, eu creio que irei assistir. Penso que a produção dará colorido bem diferente do que deu a Tim Maia, Cazuza e Renato Russo por razões óbvias e que dispensam maiores comentários.

Por isso, indago a mim e a você: Será, caro leitor, que não seria mais útil para nós e para esses espíritos os deixarmos tranquilos a fim de que reflitam em sua existência?

E se tivermos que lembrar que os lembremos pelas suas composições, vozes e poesias, deixando um pouco de lado o julgamento sobre suas atitudes?

Penso que vida é vida, seja aqui ou no plano dos espíritos, portanto, nenhum ser, seja encarnado ou desencarnado aprovará sua vida sendo exposta sem o seu consentimento.

Como é complicado evocar essa figuras para perguntar-lhes se permitem aprofundarmos em suas vidas, creio que é melhor deixarmos os “mortos” viverem em paz. Ou não?

Pensemos nisto.

(Texto recebido em email de  Wellington Balbo)

 

 

Fórmulas da felicidade

 

 

Um homem foi informado, aos vinte anos, de que teria poucos anos de vida.

Mas, como novos medicamentos foram surgindo, ele chegou aos setenta anos, saudável e cheio de energia.

Apesar da expectativa de uma vida curta, ele se casou, teve filhos e uma carreira de sucesso.

Também percorreu toda a Europa num trailer, pintou quadros, praticou esportes e manteve fortes laços afetivos com parentes e amigos pelo mundo todo.

Teve, possivelmente, uma vida mais intensa do que muitos dos seus amigos e conhecidos.

A sua vida demonstra que é possível ser feliz na Terra. A vida é cheia de altos e baixos, mas a felicidade tem de ser conquistada, cultivada e valorizada.

Eis algumas reflexões para nos lembrar de como é bom viver e de como se pode ser feliz.

Mude sua forma de pensar  – é importante viver cada dia como se fosse o último. As pessoas que sobreviveram a uma doença terminal, a um desastre, assistiram a morte de um ser querido ou a uma tragédia, transmitem o ensinamento de que não se deve deixar para depois o que é importante. E importante é procurar um amigo agora, aprender algo de novo agora, viajar agora.

Esqueça a competição  – se o seu vizinho comprou um carro novo, foi passear na Europa ou tem o som mais moderno, que importa? O que importa é ter uma vida melhor, ver os amigos, poder estar com a família nos finais de semana.

Trabalhar um pouco menos significa ganhar menos dinheiro, mas proporciona o prazer do aconchego familiar, uma hora devotada a um trabalho voluntário, a oportunidade de ouvir boa música ou ler uma página edificante.

Diga eu te amo ao seu cônjuge, à família e aos amigos. Diga o que admira em cada um deles. Cumprimente-os quando fizerem algo de bom. Elogios são sempre bem-vindos.

Aprenda a dizer não  – você não é obrigado a fazer tudo que lhe pedem. Não precisa se colocar à disposição dos outros o tempo todo.

Reserve algum tempo e espaço para pensar e fazer algo por você mesmo.

Faça uma limpeza geral  – livre-se de tudo que você não usa. Roupas que não veste há um ano, utensílios de cozinha que somente estão atravancando o armário, brinquedos, livros, mobília. Dê tudo para instituições de caridade. Você terá ajudado famílias a começar a vida, crianças, estudantes e pobres.

Telefone ou escreva para os amigos – não importa que vocês tenham perdido o contato. Eles adorarão ter notícias suas.

Alegre-se com plantas. Colha flores no jardim. Elas enchem a casa de vida e energia.

Sorria – o sorriso é contagioso. Experimente. Comprove.

Crie alguma coisa. Pinte. Borde. Cozinhe. Plante. Ofereça algo seu para tornar melhor o lugar onde você vive.

E, finalmente, torne mais feliz a vida de alguém. Pratique uma boa ação. Ceda um pouco do seu tempo para uma instituição.

*   *   *

Alegria e tristeza fazem parte da vida humana. Dificuldades, perdas, também.

O ideal é não cultivar a erva daninha da tristeza e esmerar-se no trato das flores perfumadas da alegria.

A propósito, para não esquecer das coisas boas que diariamente acontecem, que tal anotar?

Como é mesmo aquela palavra engraçada que sua filha disse hoje? A frase bonita que emocionou você?

Anote, para reprisar esse momento outra vez, quando a tristeza quiser fazer ninho em seu coração.

 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo 
Vinte maneiras de ser feliz, de Wendy MacReady, 
de 
Seleções Reader's Digest, de fevereiro/2003.
Em 18.11.2014
.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Bandeira do Paraguai. Assunção. Foto Ismael Gobbo, 18/11/2014.

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-