Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 22 de novembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/22-11-2014.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

21-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/21-11-2014.htm

20-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/20-11-2014.htm

19-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/19-11-2014.htm

18-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/18-11-2014.htm

17-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/17-11-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. VII,  3-6

Bem-aventurados os pobres de espírito

 

 

Aquele que se eleva será rebaixado

 

     3. Por essa ocasião, os discípulos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” — Jesus, chamando a si um menino, o colocou no meio deles e respondeu: “Digo-vos, em verdade, que, se não vos converterdes e tornardes quais crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Aquele, portanto, que se humilhar e se tornar pequeno como esta criança será o maior no Reino dos Céus e aquele que recebe em meu nome a uma criança, tal como acabo de dizer, é a mim mesmo que recebe.” (Mateus, 18:1 a 5.)

     4. Então, a mãe dos filhos de Zebedeu se aproximou dele com seus dois filhos e o adorou, dando a entender que lhe queria pedir alguma coisa. Disse-lhe Ele: “Que queres?” “Manda”, disse ela, “que estes meus dois filhos tenham assento no teu Reino, um à tua direita e o outro à tua esquerda.” — Mas Jesus lhe respondeu: “Não sabes o que pedes; podeis vós ambos beber o cálice que Eu vou beber?” — Eles responderam: “Podemos.” — Jesus lhes replicou: “É certo que bebereis o cálice que Eu beber; mas, pelo que respeita a vos sentardes à minha direita ou à minha esquerda, não me cabe a mim vo-lo conceder; isso será para aqueles a quem meu Pai o tem preparado.” — Ouvindo isso, os dez outros apóstolos se encheram de indignação contra os dois irmãos. Jesus, chamando-os para perto de si, lhes disse: “Sabeis que os príncipes das nações as dominam e que os grandes as tratam com império. Assim não deve ser entre vós; ao contrário, aquele que quiser tornar-se o maior, seja vosso servo; e aquele que quiser ser o primeiro entre vós seja vosso escravo; do mesmo modo que o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de muitos.” (Mateus, 20:20 a 28.)

     5. Jesus entrou em dia de sábado na casa de um dos principais fariseus para aí fazer a sua refeição. Os que lá estavam o observaram. Então, notando que os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes uma parábola, dizendo: “Quando fordes convidados para bodas, não tomeis o primeiro lugar, para que não suceda que, havendo entre os convidados uma pessoa mais considerada do que vós, aquele que vos haja convidado venha a dizer-vos: dai o vosso lugar a este, e vos vejais constrangidos a ocupar, cheios de vergonha, o último lugar. Quando fordes convidados, ide colocar-vos no último lugar, a fim de que, quando aquele que vos convidou chegar, vos diga: meu amigo, venha mais para cima. Isso então será para vós um motivo de glória, diante de todos os que estiverem convosco à mesa; porquanto todo aquele que se eleva será rebaixado e todo aquele que se abaixa será elevado.” (Lucas, 14:1 e 7 a 11.)

     6. Estas máximas decorrem do princípio de humildade que Jesus não cessa de apresentar como condição essencial da felicidade prometida aos eleitos do Senhor e que Ele formulou assim: “Bem-aventurados os pobres de espírito, pois que o Reino dos Céus lhes pertence.” Ele toma uma criança como tipo da simplicidade de coração e diz: “Será o maior no Reino dos

Céus aquele que se humilhar e se fizer pequeno como uma criança, isto é, que nenhuma pretensão alimentar à superioridade ou à infalibilidade.

     A mesma ideia fundamental se nos depara nesta outra máxima: Seja vosso servidor aquele que quiser tornar-se o maior, e nesta outra: Aquele que se humilhar será exalçado e aquele que se elevar será rebaixado.

     O Espiritismo sanciona pelo exemplo a teoria, mostrando-nos na posição de grandes no mundo dos Espíritos os que eram pequenos na Terra; e bem pequenos, muitas vezes, os que na Terra eram os maiores e os mais poderosos. E que os primeiros, ao morrerem, levaram consigo aquilo que faz a verdadeira grandeza no céu e que não se perde nunca: as virtudes, ao passo que os outros tiveram de deixar aqui o que lhes constituía a grandeza terrena e que se não leva para a outra vida: a riqueza, os títulos, a glória, a nobreza do nascimento. Nada mais possuindo senão isso chegam ao outro mundo privados de tudo, como náufragos que tudo perderam, até

as próprias roupas. Conservaram apenas o orgulho que mais humilhante lhes torna a nova posição, porquanto veem colocados acima de si e resplandecentes de glória os que eles na Terra espezinharam.

     O Espiritismo aponta-nos outra aplicação do mesmo princípio nas encarnações sucessivas, mediante as quais os que, numa existência, ocuparam as mais elevadas posições, descem, em existência seguinte, às mais ínfimas condições, desde que os tenham dominado o orgulho e a ambição. Não procureis, pois, na Terra, os primeiros lugares, nem vos colocar acima dos outros, se não quiserdes ser obrigados a descer. Buscai, ao contrário, o lugar mais humilde e mais modesto, porquanto Deus saberá dar-vos um mais elevado no céu, se o merecerdes.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Jesus Cristo com as crianças. Obra de Carl Christian Vogel Von Vogelstein

Imagem fonte:  http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vogel_von_Vogelstein_Lasset_die_Kinder.jpg

 

 

Rastros

 

 

Os que estudam a fauna e nesse estudo se esmeram, sabem reconhecer, identificar os animais pelos rastros que deixam em sua passagem: as pegadas, os dejetos, as construções ou a destruição.

Os homens, igualmente, por onde passam, deixam suas marcas.

Há os que realizam, felizes, viagens turísticas e vão marcando o caminho com o que não mais necessitam ou de que se serviram: latas, papéis, cascas de frutas. Tudo jogado pela janela do carro ou deixado na areia, no campo ou na montanha.

Itens que vão assinalando a sua passagem. Parece que, quais os meninos que temiam não encontrar o caminho de volta para casa, necessitam deixar marcas precisas pelo caminho, a fim de poderem retornar, em outro momento.

Quem segue atrás de pessoas que assim se portam, logo reconhece que aquelas não primam pela educação e que não se importam com mais ninguém que consigo mesmas.

São pessoas que vivem no mundo como se somente elas existissem, que não atentam para o bem-estar alheio, com o dia seguinte, com o local em que vivem.

São essas mesmas que não se preocupam em colaborar com a coleta seletiva do lixo, que não economizam água mesmo em épocas de crise de abastecimento.

Para essas, o fato de pagar pelo consumo lhes dá o direito de usufruir sem limites, sem pensarem se o que desperdiçam, fará falta a outras comunidades.

São criaturas que não têm consciência de que a Terra é um único e grande lar de uma só Humanidade. Pessoas que não pensam no amanhã, que não se preocupam com a sustentabilidade do planeta, com o mundo do futuro.

Mas existe um outro tipo de marcas que, igualmente, deixamos no mundo.

São as marcas morais. Não são visíveis senão para os que têm olhos de ver, os que veem o seu entorno e com ele se importam.

Essas marcas são determinadas pelo comportamento, a conduta.

Cada um de nós, onde se situe, impregna, com suas vibrações, o local. Por isso mesmo, alguns somos muito benquistos, outros, nem tanto.

Alguns somos prestativos, simpáticos, de tal forma que nossa ausência é sentida, por mínima que seja. É percebida a falta do nosso sorriso, da nossa graça, do nosso bom humor. E nos recordam, rememorando procederes e ações que nos caracterizam.

Assim, se desejamos marcar nosso caminho com pegadas luminosas, comecemos hoje o exercício da gentileza.

Um sorriso, um por favor, obrigado, podem ser o início. E nos tornemos mais prestativos, solidários, amigos.

Francisco de Assis deixou impregnada de vibrações positivas a Porciúncula. Até hoje, quem a visite, se aquieta espontaneamente, sentindo bem-estar.

A nós cabe a decisão de registrar nossa passagem com as coisas positivas ou negativas.

*   *   *

Deixemos nossas marcas de bondade nas alheias vidas para que, mesmo após nossa partida da Terra, elas prossigam apontando caminhos de segurança, iluminando a estrada.

Um gesto de bondade poderá estimular a muitos.

Nossa palavra afetuosa poderá sustentar quem se encontra abraçado ao desânimo.

Nossa fortaleza moral poderá se constituir em apoio a quem está prestes a soçobrar.

Hoje, enquanto aqui estamos, marquemos de forma indelével nossa passagem.

Amanhã, os que percorrerem as mesmas veredas, encontrarão pontos luminosos de esperança, otimismo, bem-estar.

Pensemos nisso desde hoje, desde agora. 

Redação do Momento Espírita.
Em 21.11.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Vista lateral da Porciúncula. Assis, Itália.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Porziuncola#mediaviewer/File:S.Maria.degli.Angeli17.jpg

 

 

Divaldo Pereira Franco

Artigo:  A Psicologia da Paciência

Divaldo Franco - Professor, médium e conferencista

A impaciência toma conta das criaturas humanas dando lugar à agressividade e à violência. Na louca busca de atendimento a diferentes questões em simultâneo, a irritação e a intranquilidade vencem as resistências morais e conduzem as suas vítimas a aflições perfeitamente desnecessárias.

No livro O poder da paciência, publicado pela editora Sextante, a sua autora, M. J. Ryan, reflexiona que alguns McDonald’s, nos Estados Unidos, prometem atender o cliente em até um minuto e meio, ou, do contrário, o pedido é grátis; a consulta com um médico, no mesmo país, é normalmente de oito minutos, enquanto que num restaurante popular, em Tóquio, a cobrança é feita pelo tempo em que se come o repasto; e repete o lema usado pelo presidente da divisão de computadores portáteis da Hitachi, de que “a velocidade é de Deus, o tempo é o diabo”.

Além dessas, outras situações embaraçosas em torno do tempo convidam a pessoa à perda de paciência, praticamente por correria sem justificativa. Esse comportamento asfixiante retira a alegria de viver, a satisfação de esperar, o período de convivência que auxilia os relacionamentos afetivos. Tudo tem que ser feito às pressas. Raiva de filas, ódio de esperas, ânsia de primeiro lugar em tudo caracterizam o estranho comportamento humano, empurrando o ser para o mau humor, a reclamação, o estresse.

Nunca houve no mundo tanta comodidade como nos dias de hoje e, nada obstante, tem-se a impressão que é necessário fruir-se ao máximo, agitar-se sem cessar para estar presente em todo lugar ao mesmo tempo sem oportunidade de refazimento. A paciência, também conhecida como “ciência da paz”, é indispensável às realizações realmente nobilitantes, aos estudos profundos e às construções duradouras. Já afirma velho refrão que “a pressa é inimiga da perfeição”. Chega o momento de ter-se que parar, a fim de interrogar-se qual é realmente o sentido da vida e a sua felicidade. Logo virá a resposta: agir com paciência!

Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 20-11-2014
Divaldo Franco escreve na quinta-feira, quinzenalmente.
Achou interessante? passe um e-mail ou ligue para os nºs abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal. Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -
Redação: (71) 3340 - 8800 Email - [email protected]

(Texto recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Fortaleza, CE

 

Fortaleza – Ceará, em 20 de novembro de 2014 

Com o tema Imortalidade e Vida, mais uma vez Divaldo nos presenteia com sua palavra doce e sábia.

Sempre didático, esclareceu-nos, inicialmente, como ocorreria a conferência, dividindo-a em dois módulos distintos, que se complementam, resultando em belo quadro pintado pelas tintas do amor e do desejo de orientar-nos, próprio das grandes almas.

No primeiro módulo, brindou-nos com o assunto ‘imortalidade’ através da história, discorrendo, inicialmente, com citação de Carl Gustav Jung, a respeito de conceber-se a vida em seu sentido psicológico.

No segundo módulo, como não poderia deixar de ser, tendo em vista sua missão de educador e evangelizador, funções que se complementam, tratou do amor e do perdão, trazendo-nos Jesus e sua psicologia do amor, como pedra fundamental para a construção de nossa felicidade.

Finalizou o tema da conferência, discorrendo a respeito do Código Penal da Justiça Divina, destacando os caminhos para a eliminação da dor e do sofrimento, por meio do arrependimento, da expiação e da reparação.

Tendo em vista a ‘Marcha pela vida contra o aborto’, promovida pelo Movida, que acontecerá no próximo domingo em nossa cidade, abordou, como convite a que todos dela participem, a respeito do aborto e do código pelo direito do feto.

Grato, Divaldo Franco. Fortaleza te agradece.

                Texto: Roberto Albuquerque

                Fotos: Raimundo Neto/Cir Bezerra Pinto

 

 

 

Marcha pela  vida contra o aborto

Fortaleza, CE

 

 

(Informação recebida em email de Estação da Luz [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

XVII Encontro para Estudo da Ciência Espírita

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Lar Escola Semeadura de Jesus

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

XII Encontro Fraterno Espírita de

Salinas da Margarida,  BA

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Día internacional de los sobrevivientes del suicidio 2014

Barcelona, Espanha

 

 

 

Buenas noches

 

Este sábado en CEADS celebramos la vida, confiamos en la sabiduría divina y nos apegamos a la fe y esperanza en el porvenir. Todo regado con amor y ganas de hacer de mañana un día mejor.

 

El día internacional de los sobrevivientes del suicidio es un día especial de mucho amor y respecto.

 

Para ver vuestro cartel del evento clica aquí.

 

¡Nos vemos en CEADS este sábado para este evento muy, muy especial!

 

Y, si puedes, ayuda a la cesta básica con la donación de algún alimento no perecedero. :)

 

 

 

Un saludo fraternal

 

 

Centre Espírita Amalia Domingo Soler (CEADS)

Departamento de Divulgación

 

Calle Ventura Plaza 15 – bajos - 08028 – Barcelona

Web: http://ceads.kardec.es/

Blog: http://amaliadsoler.blogspot.com.es/ 

Síguenos: https://www.facebook.com/ceadsbcn

Revista Visión Espírita: http://visionespiritaceads.blogspot.com.es/

Telf. contacto: +34 665 312 687

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Pintura mediúnica com Maria Gertrudes Coelho

Rio Grande do Sul

 

 

(Informação  recebida em email de Samira José Turconi [[email protected]])

 

 

Registro. Um pouco mais do movimento espírita do Paraguai

Assunção

 

Na noite desta sexta-feira, 21-11, tivemos a oportunidade de aprender mais um pouco com os queridos irmãos espíritas de Assunção. Participamos da reunião de estudo em grupo  de A Gênese, no Centro Espírita Paraguayo

“Joanna de Angelis”. Após o estudo se virou as cadeiras e passou-se a reunião pública de O Evangelho Segundo o Espiritismo com o tema “Eficácia da Prece”  cujo trabalho nos foi permitido dividir  com Milciades Lezcano, que, além de dirigente da casa é o Presidente da Federação Espírita Paraguaia. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Leia o boletim Caminheiros da Luz

Osvaldo Cruz, SP

 

Acesse aqui:

https://caminheirosdaluz.wordpress.com/

 

 

 

Noticias do site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

 

 

 

 

Amigo(a),

 

O site da Vinha de Luz Editora foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

 

Leia agora:

 

 

3º Passeio Anual dos Amigos do Portal Saber a Pedro Leopoldo aconteceu no último domingo, 16

20/11/2014

 

 

É nesta sexta-feira, 21, o lançamento do livro "Chico Xavier - Meus pedaços do espelho, que a Dra. Marlene Nobre publica com o selo da Editora FE

20/11/2014

Obra foi inspirada pelo médium em Uberaba, à epoca dos seus 50 anos de labor mediúnico

 

Vinha de Luz Editora está na Bienal do Livro de Minas 2014. Prestigie!!!

20/11/2014

Geraldo Lemos Neto estará autografando livros no domingo, 23, a partir das 14h00

 

Dra. Marlene Nobre lança livro inspirado por Chico Xavier

20/11/2014

Biografia traz relatos inéditos sobre o maior médium de todos os tempos depois do Cristo

 

Liderança espírita

20/11/2014

Aliança Municipal Espírita de Piumhí | Minas Gerais

 

Biblioteca Nacional e a memória do Espiritismo

20/11/2014

Por João Marcos Weguelin | Boletim SEI | Novembro, 2014 | p. 4

 

Aliança Municipal Espírita de Pedro Leopoldo e Matozinhos convida para o ENCONTRO DE MÉDIUNS no próximo domingo, dia 23

20/11/2014

Veja aqui como participar!

 

Geraldo Lemos Neto em seminário nos 80 anos da Associação Espírita Cabana Antônio de Aquino

20/11/2014

Na oportunidade, a 483ª obra da lavra mediúnica de Chico Xavier foi lançada na capital carioca, com a presença de seu organizador, o jornalista João Marcos Weguelin

 

Dê o melhor presente: dê conhecimento!

20/11/2014

 

 

Recordando Chico Xavier #15 já está no ar!!! Cartas vivas de Chico Xavier é o tema desta edição em sua primeira parte

20/11/2014

 

 

Paulo de Tarso, mentor espiritual de Emmanuel

20/11/2014

Por Nuno Emamuel | SP

 

 

Abs,

 

Célia Maria

 

 

(Recebido em emails de Geraldo Lemos Neto e de Nuno Emanuel)

 

 

O que interessa

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Endereços da Paz. Lição nº 17. Página 53.

 

As ocorrências da vida se destacam em dias determinados, na senda de todos:

- as tribulações em família;

- os obstáculos no trabalho;

- as enfermidades de longo curso;

- os desgostos domésticos;

- os momentos de erro;

- os tempos de crise;

- os empecilhos profissionais;

- as incompreensões de pessoas queridas;

- os dias de reconforto;

- as horas de êxito nas realizações laboriosamente esperadas;

- os sofrimentos ocultos;

- os parentes difíceis;

- as aversões gratuitas;

- os companheiros problemas;

- os prejuízos de consequências graves;

- os negócios infelizes;

- as épocas de solidão;

e as sombras da tempestade, quando a tempestade nos domina o ambiente...

De tudo isso, a Providência Divina toma o conhecimento preciso, através dos mensageiros que a representam, junto de nós, mas, em verdade, aquilo que ao Plano Superior interessa saber é o nosso tipo de reação, diante disso ou daquilo que nos sucede.

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Flor muito perfumada em jardins da na orla do Lago de Ipacarai. São Bernardino, Paraguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-