Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/17-10-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

16-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/16-10-2014.htm

15-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/15-10-2014.htm

14-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/14-10-2014.htm

13-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/13-10-2014.htm

11-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/11-10-2014.htm    

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. III,  6-7

Há muitas moradas na casa de meu Pai

 

 

 

Destinação da Terra. Causas das misérias humanas

 

     6. Muitos se admiram de que na Terra haja tanta maldade e tantas paixões grosseiras, tantas misérias e enfermidades de toda natureza, e daí concluem que a espécie humana bem triste coisa é. Provém esse juízo do acanhado ponto de vista em que se colocam os que o emitem e que lhes dá uma falsa ideia do conjunto. Deve-se considerar que na Terra não está a Humanidade toda, mas apenas uma pequena fração da Humanidade. Com efeito, a espécie humana abrange todos os seres dotados de razão que povoam os inúmeros orbes do Universo. Ora, que é a população da Terra, em face da população total desses mundos? Muito menos que a de uma aldeia, em confronto com a de um grande império. A situação material e moral da Humanidade terrena nada tem que espante, desde que se leve em conta a destinação da Terra e a natureza dos que a habitam.

     7. Faria dos habitantes de uma grande cidade falsíssima ideia quem os julgasse pela população dos seus quarteirões mais ínfimos e sórdidos. Num hospital, ninguém vê senão doentes e estropiados; numa penitenciária, veem-se reunidas todas as torpezas, todos os vícios; nas regiões insalubres, os habitantes, em sua maioria, são pálidos, franzinos e enfermiços. Pois bem: figure-se a Terra como um subúrbio, um hospital, uma penitenciária, um sítio malsão, e ela é simultaneamente tudo isso, e compreender-se-á por que as aflições sobrelevam aos gozos, porquanto não se mandam para o hospital os que se acham com saúde, nem para as casas de correção os que nenhum mal praticaram; nem os hospitais e as casas de correção se podem ter por lugares de deleite.

     Ora, assim como, numa cidade, a população não se encontra toda nos hospitais ou nas prisões, também na Terra não está a Humanidade inteira. E, do mesmo modo que do hospital saem os que se curaram e da prisão os que cumpriram suas penas, o homem deixa a Terra quando está curado de suas enfermidades morais.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

 

 

 

 

Planeta Terra visto a partir da nave Apollo 17

Imagem:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra#mediaviewer/File:The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg

 

 

No recinto doméstico

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Sinal Verde. Lição nº 04. Página 17.

 

Bondade no campo doméstico é a caridade começando de casa.

Nunca fale aos gritos, abusando da intimidade com os entes queridos.

Utilize os pertences caseiros sem barulho, poupando o lar a desequilíbrio e perturbação.

Aprenda a servir-se, tanto quanto possível, de modo a não agravar as preocupações da família.

Colabore na solução do problema que surja, sem alterar-se na queixa.

A sós ou em grupo, tome a sua refeição sem alarme.

Converse edificando a harmonia.

É sempre possível achar a porta do entendimento mútuo, quando nos dispomos a ceder, de nós mesmos, em pequeninas demonstrações de renúncia a pontos de vista.

Quantas vezes um problema aparentemente insolúvel pede tão somente uma palavra calmante para ser resolvido?

Abstenha-se de comentar assuntos escandalosos ou inconvenientes.

Em matéria de doenças, fale o estritamente necessário.

Procure algum detalhe caseiro para louvar o trabalho e o carinho daqueles que lhe compartilham a existência.

Não se aproveite da conversação para entretecer apontamentos de crítica ou censura, seja a quem seja.

Se você tem pressa de sair, atenda ao seu regime de urgência com serenidade e respeito, sem estragar a tranquilidade dos outros.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Comemoração de aniversário. Avô com netos. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Viamão, RS

 

15 de Outubro de 2014

Viamão – 15 de outubro de 2014

O nobre conferencista e médium Divaldo Franco, incansável, sempre bem humorado elegeu o amor ao próximo como meta de amor. Levando a mensagem de Jesus à todos os lugares, viaja constantemente semana após semana, sem descanso entre um e outro destino. Atualmente está no Rio Grande do Sul para atender aos convites formulados, proferindo palestras ou minisseminários em cinco cidades no período de 15 a 19 de outubro. Viamão, Rio Grande, Santa Maria, Novo Hamburgo e Torres, são as cidades visitadas.

Na noite do dia 15 participou do 4º Encontro Municipal Espírita de Viamão, proferindo o minisseminário Reencarnação e Vida, no Colégio Marista Graças. Recepcionando o ilustre orador estavam presente a Presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS -, Maria Elisabeth da Silva Barbieri; a Presidente da União Municipal Espírita de Viamão, Liane Matzenbacher; e o Presidente da 12ª Região/FERGS, Luiz Carlos Pereira.

Divaldo Franco, apresentando o pensamento filosófico/religioso no mundo ocidental, traçou um perfil do conhecimento humano, evidenciando as diversas correntes experimentadas, caracterizando avanços e recuos sobre o tema em evidência, bem como as tendências materialistas e espiritualistas. O saber científico do homem é fenomenal, alcançou fronteiras inimagináveis, porém, ainda não logrou desenvolver o campo ético/moral, o que lhe facultaria encontrar o sentido psicológico da vida, o amor.

Aprofundando o assunto reencarnação, Divaldo apresentou alguns ensinamentos e mensagens do Cristo, evidenciando o fato. Depois que o Imperador Justiniano declarou a reencarnação como uma doutrina herética, de forma subliminar, atendendo aos impositivos de sua esposa Theodora, o mundo cristão viveu até o século XIX negando a reencarnação. Com o advento da Doutrina Espírita, a reencarnação voltou a ser estudada e evidenciada. Vários pesquisadores dos tempos modernos, orientais e ocidentais, através de estudos sérios, com pesquisas fundamentadas, estão comprovando a reencarnação como um fato real, palpável.

Sempre com um toque de humor, Divaldo apresentou alguns casos de reencarnação trazidos ao lume pelos pesquisadores, e por ele mesmo, ao narrar fatos sobre sua própria família. Somente a reencarnação pode responder e dar compreensão aos efeitos evidentes encontrados no ser humano, ensejando à criatura se reabilitar perante a consciência cósmica. É dever de toda a criatura humana desenvolver os sentimentos, o comportamento ético/moral. Todos se encontram na Terra para desenvolver o amor, para viver a proposta de Jesus, dando à vida o significado do amor. Finalizando sentenciou: Temos muito o que agradecer e pouca a pedir.

O Público, tocado em seus sentimentos e emoções, acompanhou vivamente o orador de escol, interagindo em todos os momentos, quer nos toques de humor, quer nos de emoção e afetividade. Os aplausos foram intensos, demorados, com o público de pé, retribuindo e reconhecendo o profícuo trabalho apresentado.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Visite o Blog

Divaldo Pereira Franco “Embaixador da Paz”

 

Acesse aqui:

http://divaldofrancoembaixadordapaz.blogspot.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro Literário na SEJ

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Congresso de Espiritismo na UERJ

Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

(Informação recebida em email de Ana Maria Spranger Luiz)

 

 

Palestra lírica com o cantor espírita Allan Vilches

Bragança Paulista, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cláudio Palermo)

 

 

Palestras programadas para o C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

 

Palestras com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Rio de Janeiro e Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Noite Italiana no G.E.B. Maria Dolores

Jales, SP

 

chegou o evento esperado

NOITE ITALIANA

no Maria Dolores

Será no dia 25 de outubro 

as 20:30h

Várias massas deliciosas, frango moreno, polpeta

e como cortesia deliciosos doces caseiros.

RESERVE O SEU INGRESSO

são limitados

estão a venda com os trabalhadores ou pelo e-mail: [email protected] ou pelo fone 17-3632.5095 (David) para ser retirado no horário do jantar.

Endereço: Rua 19, nº 768, Bairro São Judas Tadeu, Jales-SP.


(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

15º. Chá Fraterno da A.E.B. Dr. Adolfo Bezerra de Menezes

 São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cláudio Palermo)

 

 

Sonhar

 

 

Ele era um jovem que morava no Centro-Oeste dos Estados Unidos. Por ser filho de um domador de cavalos, tinha uma vida quase nômade, mas desejava estudar. Perseguia o ideal da cultura.

Dormia nas estrebarias, trabalhava os animais fogosos e, nos intervalos, à noite, procurava a escola para iluminar a sua inteligência.

Em uma dessas escolas, certa vez, o professor pediu à classe que cada aluno relatasse o seu sonho. O que desejariam para suas vidas.

O jovem, tomado de entusiasmo, escreveu sete páginas.

Desejava, no futuro, possuir uma área de oitenta hectares e morar numa enorme casa de quatrocentos metros quadrados. Desejava ter uma família muito bem constituída. Tão entusiasmado estava, que não somente descreveu, mas desenhou como ele sonhava a casa, as cocheiras, os currais, o pomar. Tudo nos mínimos detalhes.

Quando entregou o seu trabalho, ficou esperando, ansioso, as palavras de elogio do seu mestre.

Contudo, três dias depois, o trabalho lhe foi devolvido com uma nota sofrível.

Depois da aula, o professor o procurou e falou: O seu é um sonho absurdo. Imagine, você é filho de um domador de cavalos. Você será um simples domador de cavalos. Escreva uma outra realidade e eu lhe darei uma nota melhor.

O jovem foi para casa muito triste e contou ao pai o que havia acontecido. Depois de ouvi-lo, com calma, o pai lhe afirmou:

O sonho é seu. Você faça o que quiser. Essa decisão é sua. Persistir neste sonho ou procurar outro.

O jovem meditou e, no dia seguinte, entregou a mesma página ao professor. Disse-lhe que ficaria com a nota ruim mas não abandonaria o seu sonho.

*   *   *

Esta história foi contada pelo dono de um rancho de oitenta hectares, próximo de um colégio famoso dos Estados Unidos.

O local é emprestado para crianças pobres passarem os fins de semana.

Depois de terminar a história, o dono do rancho se apresentou como o jovem que teve a nota ruim, mas não desistiu do seu sonho.

E o mais incrível é que aquele professor, trinta anos depois, tem visitado, com os seus alunos, aquela área especial.

Naturalmente, ele identificou no proprietário o antigo aluno e confessou: Fico feliz que o seu sonho tenha escapado da minha inveja. Naquela época eu era um atormentado. Tinha inveja das pessoas sonhadoras. Destruí muitas vidas. Roubei o sonho de muitos jovens idealistas. Graças a Deus, não consegui destruir o seu sonho, que faz bem a tantas pessoas.

*   *   *

Sonhar é da natureza humana. Tudo o que existe no mundo, um dia foi elaborado, pensado e meditado por alguém, antes de ser concretizado em cimento, mármore, madeira ou papel.

Martin Luther King Jr. teve um sonho de paz entre negros e brancos. Pelo seu sonho, deu a vida.

Mahatma Gandhi teve um sonho de não violência. Deu a vida por seu sonho.

Se você tem capacidade de sonhar o bem, persista na ideia e a concretize. Podem ser necessários anos para que se realize um sonho, mas, o que são alguns anos diante da eternidade que aguarda o Espírito imortal?

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 55,
do livro 
Para sempre em nosso coração, de Maria Anita
Rosas Batista, ed. Minas.
Em 16.10.2014.

 

 (Copiado do site Feparana)

Busto de Ghandi na Plaza Sicilia, em Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]