Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/30-10-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

29-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/29-10-2014.htm

28-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/28-10-2014.htm

27-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/27-10-2014.htm

25-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/25-10-2014.htm

24-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/24-10-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. V, 6-10

Bem-aventurados os aflitos

 

 

 

Causas anteriores das aflições

 

     6. Mas se há males nesta vida cuja causa primária é o homem, ou

tros há também aos quais, pelo menos na aparência, ele é completamente estranho e que parecem atingi-lo como por fatalidade. Tal, por exemplo, a perda de entes queridos e a dos que são o amparo da família. Tais, ainda, os acidentes que nenhuma previsão poderia impedir; os reveses da fortuna, que frustram todas as precauções aconselhadas pela prudência; os flagelos naturais, as enfermidades de nascença, sobretudo as que tiram a tantos infelizes os meios de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades, a idiotia, o cretinismo etc.

     Os que nascem nessas condições, certamente nada hão feito na

existência atual para merecer, sem compensação, tão triste sorte, que não podiam evitar, que são impotentes para mudar por si mesmos e que os põe à mercê da comiseração pública. Por que, pois, seres tão desgraçados, enquanto, ao lado deles, sob o mesmo teto, na mesma família, outros são favorecidos de todos os modos?

     Que dizer, enfim, dessas crianças que morrem em tenra idade e da

vida só conheceram sofrimentos? Problemas são esses que ainda nenhuma filosofia pôde resolver, anomalias que nenhuma religião pôde justificar e que seriam a negação da bondade, da justiça e da providência de Deus, se se verificasse a hipótese de ser criada a alma ao mesmo tempo que o corpo e de estar a sua sorte irrevogavelmente determinada após a permanência de alguns instantes na Terra. Que fizeram essas almas, que acabam de sair das mãos do Criador, para que se vissem, neste mundo, a braços com tantas misérias e para merecerem no futuro uma recompensa ou uma punição qualquer, visto que não hão podido praticar nem o bem, nem o mal?

     Todavia, por virtude do axioma segundo o qual todo efeito

tem uma causa , tais misérias são efeitos que hão de ter uma causa e, desde que se admita um Deus justo, essa causa também há de ser justa. Ora, ao efeito precedendo sempre a causa, se esta não se encontra na vida atual, há de ser anterior a essa vida, isto é, há de estar numa existência precedente. Por outro lado, não podendo Deus punir alguém pelo bem que fez, nem pelo mal que não fez, se somos punidos, é que fizemos o mal; se esse mal não o fizemos na presente vida, tê-lo-emos feito noutra. É uma alternativa a que ninguém pode fugir e em que a lógica decide de que parte se acha a Justiça de Deus.

     O homem, pois, nem sempre é punido, ou punido completamente,

na sua existência atual; mas não escapa nunca às consequências de suas faltas. A prosperidade do mau é apenas momentânea; se ele não expiar hoje, expiará amanhã, ao passo que aquele que sofre está expiando o seu passado. O infortúnio que, à primeira vista, parece imerecido tem sua razão de ser, e aquele que se encontra em sofrimento pode sempre dizer: “Perdoa-me, Senhor, porque pequei.”

     7. Os sofrimentos devidos a causas anteriores à existência presente,

como os que se originam de culpas atuais, são muitas vezes a consequência da falta cometida, isto é, o homem, pela ação de uma rigorosa justiça distributiva, sofre o que fez sofrer aos outros. Se foi duro e desumano, poderá ser a seu turno tratado duramente e com desumanidade; se foi orgulhoso, poderá nascer em humilhante condição; se foi avaro, egoísta, ou se fez mau uso de suas riquezas, poderá ver-se privado do necessário; se foi mau filho, poderá sofrer pelo procedimento de seus filhos etc.

     Assim se explicam pela pluralidade das existências e pela desti-

nação da Terra, como mundo expiatório, as anomalias que apresenta a

distribuição da ventura e da desventura entre os bons e os maus neste

planeta. Semelhante anomalia, contudo, só existe na aparência, porque

considerada tão só do ponto de vista da vida presente. Aquele que se

elevar, pelo pensamento, de maneira a apreender toda uma série de existências, verá que a cada um é atribuída a parte que lhe compete, sem prejuízo da que lhe tocará no mundo dos Espíritos, e verá que a Justiça de Deus nunca se interrompe.

     Jamais deve o homem olvidar que se acha num mundo inferior,

ao qual somente as suas imperfeições o conservam preso. A cada vicis

-situde, cumpre-lhe lembrar-se de que, se pertencesse a um mundo mais adiantado, isso não se daria e que só de si depende não voltar a este, trabalhando por se melhorar.

     8. As tribulações podem ser impostas a Espíritos endurecidos, ou

extremamente ignorantes, para levá-los a fazer uma escolha com conhecimento de causa. Os Espíritos penitentes , porém, desejosos de reparar o mal que hajam feito e de proceder melhor, esses as escolhem livremente. Tal o caso de um que, havendo desempenhado mal sua tarefa, pede lha deixem recomeçar, para não perder o fruto de seu trabalho. As tribulações, portanto, são, ao mesmo tempo, expiações do passado, que recebe nelas o merecido castigo, e provas com relação ao futuro, que elas preparam. Rendamos graças a Deus, que, em sua bondade, faculta ao homem reparar seus erros e não o condena irrevogavelmente por uma primeira falta.

     9. Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste

mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação. Provas e expiações, todavia, são sempre sinais de relativa inferioridade, porquanto o que é perfeito não precisa ser provado. Pode, pois, um Espírito haver chegado a certo grau de elevação e, nada obstante, desejoso de adiantar-se mais, solicitar uma missão, uma tarefa a executar, pela qual tanto mais recompensado será, se sair vitorioso, quanto mais rude haja sido a luta. Tais são, especialmente, essas pessoas

de instintos naturalmente bons, de alma elevada, de nobres sentimen

-tos inatos, que parece nada de mau haverem trazido de suas precedentes existências e que sofrem, com resignação toda cristã, as maiores dores, somente pedindo a Deus que as possam suportar sem murmurar. Pode-se, ao contrário, considerar como expiações as aflições que provocam queixas e impelem o homem à revolta contra Deus.

     Sem dúvida, o sofrimento que não provoca queixumes pode ser uma expiação; mas é indício de que foi buscada voluntariamente, antes que imposta, e constitui prova de forte resolução, o que é sinal de progresso.

     10. Os Espíritos não podem aspirar à completa felicidade, até que

não se tenham tornado puros: qualquer mácula lhes interdita a entrada nos mundos ditosos. São como os passageiros de um navio onde há pestosos, aos quais se veda o acesso à cidade a que aportem, até que se hajam expurgado. Mediante as diversas existências corpóreas é que os Espíritos se vão expungindo, pouco a pouco, de suas imperfeições. As provações da vida os fazem adiantar-se, quando bem suportadas. Como expiações, elas apagam as faltas e purificam. São o remédio que limpa as chagas e cura o doente. Quanto mais grave é o mal, tanto mais enérgico deve ser o remédio. Aquele, pois, que muito sofre deve reconhecer que muito tinha a expiar e deve regozijar-se à ideia da sua próxima cura. Dele depende, pela resignação, tornar proveitoso o seu sofrimento e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário, terá de recomeçar

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

Cemitério da Consolação, São Paulo, Brasil.  Pottão de entrada principal  projetada por Ramos de Azevedo.  Foto Ismael Gobbo

 

 

Justiça e amor

 

Enquanto alimentamos o mal em nossos pensamentos, palavras e ações, estamos sob os choques de retorno das nossas próprias criações, dentro da vida.

As dores que recebemos são a colheita dos espinhos que arremessamos.

Agora ou amanhã, recolheremos sempre o fruto vivo de nossa sementeira.

Só o amor é bastante forte para libertar-nos do cativeiro de nossos delitos.

A Justiça edifica a penitenciária.

O Amor levanta a escola.

A Justiça tece o grilhão.

O Amor traz a bênção.

Quem fere a outrem encarcera-se nos efeitos lamentáveis da própria atitude.

Quem perdoa eleva-se.

Tudo é fácil para quem cultiva a fraternidade, porque o amor liberta e felicita.

Aprendamos a desculpar sempre, porque o céu da liberdade ou o inferno da condenação residem na intimidade de nossa própria consciência.     

Emmanuel / Médium Chico Xavier

Livro: Indulgência (extrato) - Ed. IDE

 

(Texto recebido em email de Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Pássaro em jardim de “Puerto Madero”. Buenos Aires, Argentina.

Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Águeda, Portugal

 

28 de outubro de 2014

 

       Passamos o dia 28 em atividades privadas e, logo pela manhã rumamos a Águeda, onde seria realizada a conferência pelo Divaldo, às 20h30.

       O Cine Teatro São Pedro abriu as suas portas exuberantes, porque se encontra todo reformado e com imenso conforto, para recepcionar os convidados pela Associação Consolação e Vida,

dirigida pelo dr. Lutênio.

      À hora aprazada, com um público de mais de 550 pessoas que se apresentaram joviais e expectantes, teve início a solenidade.

      O Dr. Lutênio abriu a reunião, convidou a filha Isabela para que cantasse dois lindos números clássicos, incluindo a Ave Maria de Schubert, logo nos passando a palavra para a prece de abertura.

Ato contínuo, fez a apresentação do nosso orador, apresentou um vídeo sobre a Mansão do Caminho e terminado, convidou o nosso Divaldo à tribuna para que abordasse o tema Mediunidade e Doenças.

Nosso querido irmão fez um estudo do binômio saúde-doença desde a antiguidade oriental, passando pela Grécia com Esculápio até os nossos dias, evidentemente numa bela síntese, apresentou conceitos da Organização Mundial de Saúde e demonstrou a sabedoria de Allan Kardec, apresentando questões tormentosas decorrentes da mediunidade, conforme o conceito do mestre de Lyon: “O grande escolho à mediunidade é a obsessão”.

     Narrou uma bela experiência libertadora de um processo obsessivo e os saudáveis resultados do conhecimento espírita.

     Ao terminar, Divaldo foi aplaudido de pé pelo público, permaneceu autografando por mais algum tempo.

    Houve um lanche e viajamos a Lisboa, 268 quilômetros pela frente, chegando às primeiras horas do amanhecer.

                        Vitor Féria

 

 

                           Abraço-Jorge Moehlecke

 

 

Vem aí o relançamento do livro O SEMEADOR DE ESTRELAS.

 

SITE: www.livrarialeal.com.br

 

Em breve!

 

​Abraços,

Lucas Milagre​

 

 

 

Seminário no Centro Espírita Ubirajara

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Registro. IV Fórum Regional do ESDE – O evangelho segundo o Espiritismo 150 anos. Uberaba, MG

 

 

Realizou-se em Uberaba – MG, no último dia 19/10/2014 o IV fórum regional do ESDE.

Os convidados foram recepcionados e tomaram café-da-manhã no centro espírita Uberabense. O evento contou com a participação de aproximadamente 130 irmãos de doutrina de várias casas espíritas que utilizam essa metodologia de estudo do Espiritismo, de irmãos que vieram conhecer a proposta e representantes de órgãos federativos: Moniz Urzedo (Rufinópolis), Braz (Conceição das Alagoas), Sônia Barsante (presidente da AME -Uberaba), Neuza (presidente da AME -Uberlândia), Gilson (da área de coordenação do ESDE na UEM), Mário e Marlene da (USE de Ribeirão Preto) e Carlos Campetti (Coordenador da área ESDE na FEB).

No período da manhã o evento realizou-se na casa máter do Espiritismo em nossa cidade, o centro espírita Uberabense, fundado em 1910. Nesse momento foram proferidas as explanações de nossos irmãos Gilson - Por que estudar na casa espírita? Mudanças federativas na área ESDE, novos paradigmas - e Carlos Campetti – 150 anos do Evangelho segundo o Espiritismo e o ESDE, buscai e achareis- seguidas por perguntas dos presentes. Permanecemos lá até às 11h45min.

 Em seguida, nos dirigimos à casa de lembranças e memórias de Chico Xavier. Última residência de nosso querido Chico antes de seu desencarne, local rico em recordações de momentos marcantes de sua vida missionária.

Seguimos para a Comunhão Espírita Cristã, onde os estudos prosseguiram no período da tarde.

Sob a coordenação de nossos queridos Mário e Marlene realizou-se a oficina: Como poderei aprender se alguém não me ensinar? Esse foi um momento de troca de experiências muito rico onde foi possível ouvir a contribuição de todos os presentes para a compreensão do texto bíblico de Atos dos Apóstolos (8: 26-40).

Realizou-se também o relato de experiência da implantação do ESDE na AME-Uberlândia, onde várias áreas estão envolvidas na difusão doutrinária através do ESDE, há uma relação intima entre ESDE, SAPSE, FAMÍLIA e DIJ naquela aliança.

Os grupos de ESDE com representantes presentes também relataram suas vivências em ESDE desde sua implantação em nossa cidade no ano de 2001, no centro espírita Aurélio Agostinho até os dias atuais. Hoje temos grupos de ESDE no centro espíritas: Caminheiros do amor, Casa da Cultura Espírita, Casa Espírita Francisco de Assis, Centro Espírita Aluísio Furtado, Centro Espírita Deus é Caridade, Centro Espírita Bezerra de Menezes, Centro Espírita Jesus de Nazaré, Centro Espírita José Horta, Centro Espírita Maria de Nazaré, Comunhão Espírita Cristã e o centro espírita Joana D’arc de Conceição das Alagoas, sob monitoria do irmão Braz.

  De acordo com os participantes o evento contribuiu por propiciar a unificação do movimento espírita, avaliar e melhorar os encontros de ESDE, estimular a implantação dessa metodologia, trocar experiências, compartilhar aprendizado, oportunidade de crescimento moral e espiritual, despertar para a importância em participar do ESDE e de fóruns (e outros encontros) para melhor compreender a doutrina e a forma correta de estudar, reforçar o valor da comunicação e a importância de trabalhar em grupo.

 

 

(Informações e fotos recebidas em email de Carlos Campetti [[email protected]])

 

 

Amélia Rodrigues homenageia parceiros no

15º Prêmio Investidor Social. Santo André, SP

 



No dia 06 de novembro (quinta-feira), a Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues realizará o 15º Prêmio Investidor Social, no Teatro Municipal de Santo André. O objetivo é prestigiar mais de 70 empresas, profissionais liberais, colaboradores e voluntários que investem nas atividades socioeducacionais da entidade, sem fins lucrativos, voltada para 214 crianças de três comunidades carentes na cidade: Tamarutaca, Sacadura Cabral e Palmares.

PARTICIPE - VOCÊ TAMBÉM É NOSSO CONVIDADO.

EVENTO GRATUITO

Informações:
Diretora do Projeto: Terezinha Sardano
Assessores: Suzete Botasso, Nádila Gilotti e Ariel Diego
(11) 3186-9755 ou 9756
www.investidorsocial.org.br e www.facebook.com/InstituicaoAmeliaRodrigues

 

(Informação Terezinha Sardano, Facebook)

 

Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, dirigida por Miguel de Jesus Sardano, em Santo André, SP.

 

 

Programações do E.E.J.A. “Centro de Estúdios Espíritas

Juana de Angelis. Cartagena, Colombia

 

 

 

 

 

Jorge Berrio Bustillo

Presidente

LogoCEEJA

 

 

(Informação recebida em email de C. E. E. J. A.)

 

 

Programação de palestras e seminários com Suely Caldas Schubert no estado do Rio Grande do Sul

 

 

(Informação recebida em emails de Suely Caldas Schubert e  de Ademir Mendes)

 

 

Programação de atividades espíritas em

Taubaté, SP

 

PUBLICAÇÃO DE

jornal Diário de Taubaté na Coluna Espírita.

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Palestra com Gabriel Barbosa na A.F. Caminho da Luz

Assis, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Seminário Consciência e Mediunidade

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Palestra programada para o G.E. Irmão Tomaz

Taubaté, SP

 

(Informação em emails de Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

 

PALESTRA COMEMORATIVA

Grupo Espírita Irmão Tomaz

67 Anos

 

Oradora: Marina Ferri

Sábado - 01/11/2014 - 20 Horas

Rua Dr. Rebouças de Carvalho - 69 - Centro

 

Contamos com sua presença!

kardec.jpg

“O sábio, para ser feliz, olha abaixo de si e jamais acima, a não ser para elevar sua alma até o infinito.”

                                 Allan Kardec

 

 

 

XXXIII Mês Espírita de

Lorena, SP

 

Rua CAP. LEOVIGILDO ARECO, 256

AO LADO DO ABRIGO “MARIA DE NAZARETH”

Bairro de São Roque

 

XXXIII MÊS ESPÍRITA DE LORENA

 

P A L E S T R A

 

O DESPERTAR

 DA  CONSCIÊNCIA

 

 D  O M I N G O

 

DIA 09/11/2014  às  19:00H.

 

VITOR DE SOUZA

GUARATINGUETÁ – SP

 

 

ABERTURA MUSICAL:

PIANISTA E PROFESSOR

MARIO LUIZ ESTEVAM GONÇALVES

LORENA – SP

 

(Informação em emails de Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

Programação no C.E. Jésus Gonçalves

Pindamonhangaba, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

Jornada de palestras com Geraldo Lemos Neto

Santa Catarina

 

 

(Informação recebida em email de Jhon Harley M. Marques)

 

 

Palestras no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Informações e programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Seminário no CECAM Luz

Salvador, BA

 

Informações: Fátima: (71) 81682743 || Ana Teles: (71) 88835040

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

IDE. Feirão do Livro em

Araras, SP

 

 

(Informação recebida em email de Alessandra | IDE Editora [[email protected]])

 

 

Programação do Instituto Kardecista da Bahia

Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

No teatro: “Os Mensageiros”

São Paulo, SP

 

Espetáculo "Os Mensageiros" no Teatro Ressurreição. 

 

Obra de Chico Xavier pelo Espírito de André Luiz!

 

 

 

 



RELEASE: 

Entrega amor, renuncia... 
Uma estória de amor, que superou a barreira da morte... 
Depois dos ensinamentos recebidos com o livro NOSSO LAR André Luiz, mais uma vez vem ao nosso encontro satisfeito por cumprir seu dever. Depois de ter passado por uma maravilhosa experiência de grande aprendizado, achou por bem nos relatar o que presenciou nos ensinando assim mais algumas lições. 
A peça OS MENSAGEIROS constitui o relatório incompleto de uma semana de trabalho espiritual dos mensageiros do bem, juntos aos homens e, acima de tudo, mostra a figura de um emissário consciente e benfeitor generoso em ANICETO, destacando as necessidades de ordem moral no quadro de serviço daqueles que se comprometem no plano espiritual a trabalharem nas atividades nobres da FÉ. 
UM MENSAGEIRO é uma carta viva de JESUS CRISTO. Cabe a ele semear o bem... Acolher o que sofre... Espalhar o perdão... 
Mas o que acontece, quando recebemos esta missão e não a cumprimos? Por que não a cumprimos? 
O espetáculo é um convite à reflexão... 
Mais que isto, é dever nosso entregar ao irmão a carta que Jesus nos confiou. Será também você um mensageiro? Onde guardou as cartas que foram confiadas a você e que deveriam ter sido entregues?

Obra de Chico Xavier pelo Espírito de André Luiz

Adaptação e Direção: Fátima do Valle 
Elenco: Fátima do Valle, Juliana Lopes, Leon Cordeiro, Israel Araújo, Marcela Cruz, Célio Woody, JB Oliveira.
Técnica: Cícero Fernandes, Gil Amadeu e Lia Pires 


Teatro Ressurreição (Rua dos Jornalistas, 123, Jabaquara – SP)

Valor do Ingresso por pessoa: R$ 60,00

Estudante, Professores, Idosos e Cliente Itau Card pagam meia

Promoção Peixe Urbano: R$ 20,00 ingresso por pessoa

Apresentações: Novembro/2014: 2, 9 ou 16 , domingos, às 18h30

Classificação: 12 anos

 

BILHETERIA / HORÁRIOS

Horário de funcionamento da bilheteria.

Quarta - Quinta - 14h as 18h

Sexta - Sábado e Domingo - 14h as 21h

Telefone: 11 5016-1787 | 11 5016-1908

Estacionamento conveniado na Rua dos Jornalistas, 116 (R$12,00)
Teatro com ar-condicionado, lanchonete e acesso para portadores com necessidades especiais.

*Para maiores informações sobre valores, disponibilidade de lugar, condições para meia entrada consulte o site do Teatro (http://www.teatroressurreicao.com.br/index.asp)

*Sujeito a disponibilidade de lugar.

*As informações aqui contidas são de responsabilidade do Teatro.

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Leia o Correio Eletrônico da

Federação Espírita do Distrito Federal. Brasília, DF

 

 

Clicar aqui:

http://3.bp.blogspot.com/-5viOFu-Fsq4/VFENWtTN13I/AAAAAAAANGM/30ZjbXLAc8I/s1600/CE_outubro3_2014-1.jpg

 

 

 

 

Notícia do SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2014/10/memoria-o-homem-que-venceu-na-vida.html

 

 

 

Encontro Beneficente do “Seara Joanna de Angelis”

Campinas, SP

 

 

 

 

Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:

www.searajoannadeangelis.org.br

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Além do tempo

 

 

Seguiam a nossa frente. Passos vagarosos, cadenciados. Mãos dadas. As cabeças nevadas e a lentidão do passo lhes denunciavam a idade avançada.

Um homem. Uma mulher. Um casal de idosos. De mãos dadas, enamorados. As mãos seguravam firme, como a dizer que um se constituía no apoio do outro. Assim no físico, assim no afeto.

Ficamos a imaginá-los, na esteira do tempo, jovens, rindo e correndo pelo parque, sob as bênçãos do sol. Brincando no lago, jogando água um no outro, gargalhando.

Pudemos quase vê-los, de forma nítida, abraçados, quietos, olhando enlevados o concerto da primavera em flor, mãos entrelaçadas, cabeças apoiadas, tecendo sonhos e fantasias.

Terão imaginado quiçá que alcançariam esta idade, unidos?

São eles mesmos. Atravessaram os anos e prosseguem apaixonados. Casaram, tiveram filhos, passaram as mil dificuldades de educar, instruir e amar a prole, renunciando muito a benefício deles.

Quando os filhos se foram, um a um, como aves de arribação, deixando o ninho para construir o seu próprio e eles ficaram sós, souberam retomar o enlevo dos primeiros dias.

O segredo dessa união sólida? O amor. Só o amor tem o poder de atravessar os anos e se tornar mais intenso. Só ele pode enfrentar com dignidade o encarquilhar das mãos, o aparecimento das rugas, o andar mais demorado.

Somente ele, porque possui lentes especiais, que transcendem o físico e alcançam a alma.

Relação assim regida prossegue para além da vida corpórea. Um parte como flor que fenece ao vento gélido e fica aguardando o outro.

Enquanto espera o amado, a sua é a tarefa de amparar, zelar pelo que ficou nas estradas do mundo. Nas noites de solidão, fala-lhe à intimidade do logo mais e insufla-lhe coragem para não se abater ante os percalços que lhe faltam vencer.

Aguarda-o, no mundo espiritual, como o noivo espera a amada, em dia festivo. E, quando, finalmente, chega o dia da partida, prepara-lhe a chegada e o retoma nos braços em suave amplexo demonstrando que o amor vence a dor, o sofrimento e a morte.

Muitas almas que assim se amam, na Terra, intensamente, retornam mais tarde, em nova roupagem, novamente juntos e, porque amam verdadeiramente, unem-se outra vez para idealizar grandes coisas a bem da comunidade.

É dessa forma que encontramos casais na ciência, na arte, na devoção ao semelhante, doando-se muito além do dever.

Tendo experienciado o amor na sua essência mais profunda aprenderam que quanto mais ele se divide, mais se multiplica.

*   *   *

Você sabia que Amélie Gabrielle Boudet, a senhora Kardec, esposa do Codificador do Espiritismo, após a morte dele viveu ainda por quatorze anos?

Enquanto ele esteve encarnado, ela lhe foi a companheira fiel de todas as horas, em todas as suas atividades, fossem as pedagógicas ou as dedicadas à Doutrina Espírita.

Desencarnou aos oitenta e sete anos, lúcida e ativa, devotada à causa do Espiritismo.

Redação do Momento Espírita.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 8, ed. FEP.
Em 29.10.2014
.

 

 

Ilustração representando Amelie Gabrielle Boudet e Allan Kardec.

Imagem fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9lie_Gabrielle_Boudet#mediaviewer/File:A._Kardec_et_A._Boudet.jpg

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]