Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 16 de setembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/16-09-2014.htm 

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

A partir do dia 8/8/2014, e como teste, estamos enviando o NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA através de email marketing sem colar o boletim no corpo do email. Apenas estamos informando o link que, clicado, abre todas as informações e fotos. Esse sistema torna o arquivo mais leve sem sobrecarregar as caixas de entrada de emails. Pedimos nos dar retorno se o está recebendo com regularidade. Enviamos o boletim de noticias de segunda a sábado. Se tiver problemas no recebimento veja todos os boletins nos links acima informados. Grato. Ismael Gobbo.

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

15-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/15-09-2014.htm 

13-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/13-09-2014.htm 

12-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/12-09-2014.htm 

11-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/11-09-2014.htm 

10-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/10-09-2014.htm 

   

 

 

Dois mundos num mesmo mundo

 

 

O canal televisivo mostra bombas explodindo, mísseis sendo lançados e centenas de corpos pelo chão. Não se trata de um filme. São cenas reais e atuais.

A tristeza nos envolve, num misto de compaixão e de horror. Como pode o homem ser lobo do seu semelhante? Como pode usar de tanta maldade?

A um toque no controle remoto, alteramos a sintonia e outras imagens aparecem.

Em rodovia movimentada, carros transitam em velocidade, ocupando as três largas pistas. No meio disso tudo, um gatinho apavorado se desvia de um carro e de outro.

Alguns motoristas, ao vê-lo, desaceleram e desviam, a fim de não matá-lo. Mas, o animalzinho corre risco de morte a qualquer instante.

Então, na pista da direita, um caminhão estaciona, o motorista salta rápido e, num único e ousado lance, resgata o pequeno animal, levando-o para o seu veículo.

Logo mais, aparece uma localidade africana seca, poeirenta. Uma elefanta anda de um a outro lado, emitindo barridos fortes, como num pedido de socorro. Seu filhote caiu em um buraco e ela não o consegue retirar.

Ele chora e se move, sem conseguir sair. De repente, chegam dois homens, trazendo cordas.  Com extremo cuidado resgatam o filhote que, tão logo se vê liberto, corre para a mãe que o acaricia com sua tromba.

E, numa cena comovente, o bebê elefante, faminto, busca o leite materno para saciar a fome.

Em outro local, gélido, diferente resgate ocorre. Vários homens se esmeram para retirar de águas geladas um grande animal. Com as pernas congeladas, ele recebe massagem nas ancas, nas patas, até que demonstre possibilidade de se movimentar.

E, antes que se erga nas próprias patas, recebe um caloroso abraço de um dos seus salvadores, como a lhe dizer: Irmão, você está salvo!

E, quando as notícias começam a tecer o panorama nacional, uma tragédia é anunciada. Quatro pessoas de uma mesma família estão soterradas sob um edifício de quatro andares que ruiu.

Os bombeiros trabalham com afinco, as horas avançam, o cansaço os abraça, as forças parecem lhes faltar. Entre lágrimas, exclama um deles: Daqui não me afastarei até o resgate final.

Trinta e quatro horas passadas, é resgatada a menina de oito anos, depois o pai. Em seguida, o bebê de poucos meses. Esse apresenta problemas respiratórios e recebe massagem específica, no próprio local.

Finalmente, a mãe é retirada dos escombros. Enquanto a ambulância abre caminho pelas ruas, com sua sirene estridente, levando as quatro vidas preciosas, os bombeiros se unem numa grande corrente.

Braços entrelaçados, cabeças baixas, eles oram, em gratidão a Deus, pelo êxito alcançado.

Que religião professam? Que importa! Deus é um só. As religiões são caminhos para religar o ser ao Pai Celeste.

Todos oram, irmanados, filhos do mesmo Pai, ao Pai se dirigindo.

*   *   *

Ante quadros tão diversos, concluímos que, no abençoado planeta Terra, muitas criaturas ainda vivem o estado de guerra, de selvageria, de maldade.

Entretanto, um número bem mais expressivo já elegeu o amor como seu roteiro de vida.

São esses que se esmeram em conservar, resguardar, recuperar outras vidas, indo, muitas vezes, além do dever, convocando energias sobrehumanas.

E nós? A que categoria pertencemos? Estamos destruindo ou preservando vidas? Somos do bem?

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 15.9.2014.

 

 

Copiado do site Feparana)

Rodovia Castelo Branco. Foto Ismael Gobbo

 

 

Artigo: A grave crise do cristianismo se deve às doutrinas “vencidas”

José Reis Chaves (Belo Horizonte, MG)

 

   Há séculos que o cristianismo está em crise. À proporção que evolui a humanidade, crescem as dificuldades para a aceitação de algumas de suas doutrinas, o que causou as suas divisões.

   E uma das questões que mais têm que evoluir é exatamente as doutrinárias religiosas, principalmente as relativas aos conceitos de Deus. Daí que eles sempre variaram e variam com o desaparecimento de uns e o surgimento de outros novos mais lógicos e perfeitos. Por que, então, o cristianismo ficar na mesmice orgulhosa de sempre de que tudo o que os teólogos e as autoridades de sua alta hierarquia criaram no passado longínquo são verdades intocáveis, devendo os cristãos aceitá-las, cegamente, por todas as eternidades?

     Já houve algum progresso. A Igreja manteve durante séculos como verdadeira a frase: “Fora da Igreja não há salvação.” Mas hoje, ela considera tal frase como “vencida”.  O ensino de que as crianças que morressem sem batismo iam para o Limbo foi também descartado. E, igualmente, a excomunhão dos espíritas e dos maçons caducou. Aliás, ninguém é mais excomungado pela Igreja por ser de outra religião ou por não crer em alguma doutrina dogmática. Porém o que foi feito até agora é muito pouco. São muitas as doutrinas polêmicas, as quais só vingaram, porque foram impostas no passado pela força e com um ensino repetitivo à moda de lavagem cerebral.

  As autoridades e líderes da Igreja vêm insistindo atualmente em novos métodos de evangelização para incentivar mais a prática religiosa e, principalmente, a frequência maior dos fiéis às igrejas. Mas a crise grave do cristianismo, repetimos, é doutrinária. É o descrédito ou a pouca fé com relação a doutrinas complexas, confusas, misteriosas e que nada têm a ver com o verdadeiro ensino do excelso Mestre. É isso que provoca as divisões com polêmicas calorosas. De um lado, os defensores de doutrinas oficiais das igrejas, principalmente as da Católica, e do outro, os que as rejeitam. E muitos não as contestam por ignorância, outros por estarem comprometidos com as igrejas.

   O grande filósofo Descartes defendeu um pensamento muito oportuno ao que estamos dizendo. Segundo ele, ao menos uma vez na vida, para chegarmos à verdade, nós temos que nos desligar de todas as déias que aprendemos e começarmos a aprender tudo de novo. E é quando se trata de questões religiosas, principalmente as sobre Deus, que esse pensamento cartesiano é ainda mais verdadeiro. É que eram errôneas as déias dos teólogos do passado a respeito de Deus. E isso se deveu ao atraso cultural das pessoas dos tempos passados, inclusive dos próprios teólogos. Em parte, é também por isso que fizeram muitas interpretações erradas da Bíblia, do que resultou, entre outros erros, o da antropomorfização ou humanização de Deus.

   E é exatamente a antropomorfização de Deus a mais grave questão doutrinária do cristianismo. Como Deus é um ser infinito, entre Ele e nós há uma diferença infinitamente maior do que a que existe entre nós e um animal. E, no entanto, por ser Jesus um homem já perfeito, transformaram-No em outro Deus!

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

Rene Descartes (1596 -1650)

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes#mediaviewer/File:Frans_Hals_-_Portret_van_Ren%C3%A9_Descartes.jpg

 

 

FEB/CEI promovem palestras,  seminários e cursos de capacitação para trabalhadores na área da mediunidade em países da Europa

 

A Federação Espirita Brasileira, em colaboração com o CEI, Conselho Espirita Internacional, esta promovendo na Europa palestras, seminários e cursos de capacitação para trabalhadores da área da mediunidade.

 

A questão da mediunidade é muito sentida no exterior, desde que, a faculdade mediúnica não conhece confins, aflorando em qualquer lugar do mundo, por ser um atributo do espírito encarnado. A compreensão que a Doutrina Espirita nos fornece, para melhor lidar e servir ao trabalho do Cristo é de extrema importância para o homem moderno.

 

As trabalhadoras Marta Antunes Moura, vice presidente da FEB e Coordenadora Nacional da Mediunidade e Ruth Salgado, dirigente do departamento mediúnico da União Espirita Mineira, desembarcaram na Itália nesta quarta-feira dia 10 de setembro e de imediato começaram a trabalhar:

dia 10 encontro com trabalhadores do grupo Sentieri dello Spirito, Milano;

dia 11 seminário no grupo Sentieri dello Spirito;

dia 12 palestra no grupo GLAK em Lecco;

dia 13 seminário na Fraternidade Giordano Bruno, em Padova;

dia 14 seminário no grupo Sentieri dello Spirito.

 

O calendário Europeu das amigas e colaboradoras prossegue com as seguintes datas:

dias 16 a 20 - Alemanha

dias 21 a 24 - Áustria

dias 25 a 27 - Inglaterra

dia  29 - Irlanda.

 

(Texto e fotos recebidos de Regina Zanela, Milão, Itália)

Marta e Ruth  no aeroporto de Malpensa, em Milão,  deixam a Itália em direção à Alemanha.

Foto Regina Zanela

 

 

Evangelização na Sede Histórica da FEB

Rio de Janeiro, RJ

 

No ano comemorativo dos 100 Anos da Evangelização Infantil na FEB, a atividade de evangelização da criança e do jovem foi reiniciada na Sede Histórica da FEB (Av.Passos,30), no Rio de Janeiro, após alguns anos de intervalo. Dedicada equipe de evangelizadores, coordenada pela colaboradora Clara Lila Araújo, recebeu, no último dia 13 de setembro, novos evangelizandos para participarem de atividades dinâmicas e envolventes com vistas ao estudo e à vivência da mensagem espírita. Os interessados poderão contactar a Sede da FEB no Rio de Janeiro, para maiores informações: (21) 3078-4747; www.febnet.org.br

Sede histórica da FEB. Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

FEB: Evangelho e transição

 

Na tarde de sábado - dia 13 - houve uma reunião doutrinária, reunindo trabalhadores dos cursos e atividades da FEB. Foi abordado o tema "O Evangelho e o mundo de transição - tendo como base os capítulos 11 e 17 do Evangelho segundo o Espiritismo", pelo  confrade Luiz Cláudio Costa, colaborador do Estudo do Evangelho e atual Secretário Executivo do MEC. O evento foi coordenado pelo diretor Cirne Ferreira Araújo, com falas da diretora Célia Maria Rey de Carvalho e do presidente da FEB. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

  

 

 

Programações comemorativas dos 150 anos de

O Evangelho Segundo o Espiritismo.  Garça, Gália, Tupã, SP

 

Amigos.

 

No próximo domingo 21 de setembro, a nossa região fará eventos comemorando os 150

anos de lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo, conforme cartazes que seguem.

Esse dia foi escolhido pela USE São Paulo para eventos coletivos ressaltando a excelência

dessa obra de luz.

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

 


 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Marco Milani no Centro Espírita Allan Kardec de

Holambra, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Marco Milani)

 

 

Simpósio: Herculano Pires 100 anos

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

 

Prossegue a 37ª. Jornada Espírita de

Assis, SP

 

Palestra com ​DÁRIO  BONFIM,  de Santo Anastácio (S​P​)

 

 

​Dia 20 

de setembro, sábado, ​às 20 horas

 

 

​Tema:​

​O Evangelho de Deus”  

  

Local: Instituto de Difusão Espírita (Nosso Lar)

​            ​

Praça Nicolau Carpentieri, 50 

​-

 Vila Xavier

​ - Assis - SP

 Realização:  USE-União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo-Intermunicipal de Assis

 

Imagem inline 1      Imagem inline 2

Dário Bonfim

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra com Davidson Lemela na APES

Paris, França

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

 

Curso sobre A Vida em Nosso Lar

Marília, SP

 

Amigos.

 

Divulgamos o próximo curso rápido a ser realizado no Grupo Espírita Jesus de Nazaré, 

às terças-feiras, sem inscrição ou taxas.

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Palestra espírita com Gilvanize Balbino Pereira

Lucélia, SP

 

(Informação recebida em email de edson-luis Silva [[email protected]])

 

 

Palestra com Ismael Biaggio, comemorando os 150 anos do

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

Queridos,

A USE- Intermunicipal de Limeira, tem a grata satisfação de convidá-lo para comemorarmos juntos os 150 Anos do Evangelho Segundo o Espiritismo, com a  palestra de , ISMAEL BIAGGIO  (Araras) ,
O evento será realizado  na A.E.E.E. Francisco de Paula Victor, no próximo domingo dia 21 de setembro às 10h00, no endereço Rua Armindo Tank, 80. Vila Anita.

O tema da palestra será "Testemunhos Cristãos à Luz do Evangelho".

Desde já agradecemos.

--


  Lúcia Rodrigues- USE - Intermunicipal de Limeira
  (19) 3452-9075 / (19) 3443-1269 / (19) 9210-4857
 
email:  
[email protected]

" E que tudo seja motivo para agradecer ! "

 

 

(Informações recebidas em email de Lucia Helena Rodrigues da Silva [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

CELSO ALMEIDA DE CARVALHO, 

 

do e no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 17 de setembro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Seminário com Anete Guimarães no C.E.E. Reflorescer

Arujá, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega|)

 

 

21º. Encontro Espírita sobre Jesus

Duque de Caxias, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Cristina Spada [[email protected]])

 

 

Links de noticias divulgados pela

Use de São José dos Campos, SP

 

Confira as notícias nos links abaixo:

 

Seminário de Mediunidade - Conversando com os Espíritos. Com coordenação de Américo Luiz Sucena de Almeida, da cidade de São Paulo, o seminário será nos dias 27 e 28 de setembro no Centro Espírita Seara de Luz

 

Após o sucesso da Semana Emmanuel de Estudos Espíritas, a USE Intermunicipal de São José dos Campos promove a Semana Joanna de Ângelis de Estudos Espíritas. De 06 a 11 de outubro na Obra Social Célio Lemos.

 

Encontro Cairbar Schutel: 20 e 21 de setembro em Araraquara.

 

Simpósio Herculano Pires – 100 anos. Com lançamento do filme “Herculano Pires: um convite para o futuro”, o evento será no auditório da Fundação Espírita André Luiz em Santana. Para os que não puderem comparecer ao local, haverá transmissão ao vivo em www.herculanopires100anos.com.br

 

 

 

Dia 28 de setembro haverá o tradicional almoço na Obra Social Célio Lemos. Esse mês, Delícias do Mediterrâneo! Confira!

 

Confira os livros do mês de AGOSTO e fique sócio do clube do livro!

 

 

-----
Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região através de nosso email: [email protected] 

UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

 

 

(Recebido em email da USE Taubaté)

 

 

Video: Homenagem a Martins Peralva

Prezados,

 

Segue o link para download do vídeo:

 

Ficheiros (200 MB total) 
Homenagem Martins Peralva.mov 

Disponível até 
17 de setembro de 2014

Link de transferência 
http://we.tl/jHdVZjrsXJ

 

 

Sds,

 

Célia Maria

 

 

 

 

Registro. Veja reportagem fotográfica sobre

Strognoff do Seara dos Pobres. Florianópolis, SC

 

Acesse as fotos e informações:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.963861390296981.1073741917.216127101737084&type=1

 

 

 

 

Registro. Realizado o almoço no

C.E. Zilda Gama. São Paulo, SP

 


Foi, como desejávamos, um dia delicioso na companhia de amigos queridos que vieram de todas as partes para nos apoiar.

 

Queremos aqui, agradecer a todos vocês que são a razão de existir do CE Zilda Gama, e dizer da nossa emoção e alegria pelo apoio, recebido, mesmo daqueles que não puderam participar diretamente do evento, mas etão na torcida por nós!

 

Se a deliciosa comida do Pasta Grill alimentou nosso corpo, nossa alma foi alimentada pelo carinho de vocês.

 

Obrigado por acreditar em nosso projeto de criar mais um ponto de luz neste planeta!

 

Diretoria e equipe de voluntário do 

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informação recebida em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Café com literatura

São Paulo, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de Marco Milani)

 

 

Artigo: Que é a verdade?

 

Jane Maiolo (Jales, SP)

 “Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”. Disse-lhe Pilatos: “Que é a verdade?”(João, 18:37).

 

Decorridos dois mil anos, essa inquirição de Pilatos a Jesus ainda ressoa em nossa consciência.

Que é a verdade? E Ele se calou, talvez porque o legítimo Prefeito da província romana da Judéia não contasse com acervo psíquico-moral para aceitar e compreender as verdades emudecedoras que pudessem brotar dos lábios dúlcidos do  Mensageiro Divino.

A verdade de Jesus, naquele tempo, não cabia em nossas almas, e ainda hoje não há espaço para ela. Espíritos de terceira ordem na escala espírita – conforme nos ensina o codificador da Doutrina Espírita Allan Kardec – somos incapazes de aceitar a mensagem de Jesus, e vivê-la em sua plenitude e simplicidade. Talvez pelo fato de ser tão simples, não conseguimos nos ajustar emocionalmente ao seu intrincado valor moral. Somos criaturas viventes no século 21, atreladas ao falso intelectualismo, que nos afasta sobremaneira do pensamento Crístico do primeiro século.

Jesus personifica a justiça, e nós amamos a injustiça porque andamos pari e passu com seus benefícios efêmeros.

Jesus expressa o amor absoluto, e somos símbolos, estereótipos e nos desenvolvemos arquétipos das paixões atrofiantes.

            Jesus inspira liberdade, e estamos nos atrelando aos velhos conceitos de dominação e subjugação  pela matéria e através da mente.

            A verdade de Jesus ainda está presa aos lábios dele: ouça quem tiver ouvidos de ouvir.

            Que é a verdade? E Jesus mais uma vez contou com os emissários a fim de não violentar nossa mente, um tanto quanto infantil. Aos surdos é preciso gradativamente acostumar-se com o som.

Quando da vinda do Mestre ao Orbe terrestre, contou com João, o Batista, para aplainar o caminho. Não o Seu Caminho , mas o caminho ascensional daqueles que queriam seguir a verdade.

            E, mesmo assim, a verdade permanece abafada, conspurcada, camuflada e, por fim, distanciada do pensamento Crístico.

            Que é a verdade? Clama a multidão oprimida e massacrada pela descrença e cientificismo do século 19.

            As vozes do céu empreendem novos esforços, novas luzes, novos caminhos. Jesus, na sua soberania de Governador Espiritual da Terra, destaca para o trabalho árido e renovador o pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail, oferecendo a todos que desejarem a mensagem imortalista e consoladora, capaz de libertar as consciências, com as verdades universais.

O codificador Allan Kardec, pseudônimo por ele adotado visando  não vincular a Doutrina dos Espíritos nascente a nenhuma personalidade, se vê em momentos angustiantes diante dos caminhos a trilhar. Por onde começar? Pelas conclusões científicas tão discutidas pelos homens da época ou pelas indagações filosóficas tão em evidência no meio cultural? Pensaria ele: seria justo desligar a doutrina dos espíritos do caráter religioso e consolador? Não.

A Doutrina Espírita, renovadora por sua natureza, corporifica-se e  estampada na primeira questão de O Livro dos Espíritos  a célebre interrogação: Que é Deus?

Desta forma, deixa o legado de um patrimônio universal sobre a verdade, obrigando-nos a todos – cientistas, filósofos, religiosos – a responder tal inquirição, não fugindo à verdade, nunca dantes tão clara e profunda.

Que é a verdade? E o Espirito de Verdade responde: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, em usar de violência ou precipitação, sem se arvorar em juiz ou defensor, sem constranger ou afastar as criaturas de Deus. A Verdade é! Simplesmente é...

 *Jane Maiolo – [email protected] é professora de ensino fundamental e dirigente na Sociedade Espírita Allan Kardec e USE (União das Sociedades Espíritas) Intermunicipal, ambas em Jales. Palestrante espírita e pesquisadora do Evangelho.

 

 

Ficheiro:Eccehomo1.jpg

Ecce homo. “Eis o homem”. Pilatos apresenta Jesus.

Quadro de Antonio Ciseri. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Eccehomo1.jpg

 

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]