Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 03 de abril de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/03-04-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

02-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/02-04-2015.htm

01-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/01-04-2015.htm

31-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/31-03-2015.htm

30-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/30-03-2015.htm

28-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/28-03-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXIII,  7-8

Estranha moral

 

 

Deixar aos mortos o cuidado

de enterrar seus mortos

 

     7. Disse a outro: “Segue-me”; e o outro respondeu: “Senhor, consente que, primeiro, eu vá enterrar meu pai.” — Jesus lhe retrucou: “Deixa aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos; quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deus.” (Lucas, 9:59 e 60.)

     8. Que podem significar estas palavras: “Deixa aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos”? As considerações precedentes mostram, em primeiro lugar, que, nas circunstâncias em que foram proferidas, não podiamconter censura àquele que considerava um dever de piedade filial ir sepultar seu pai. Têm, no entanto, um sentido profundo, que só o conhecimento mais completo da vida espiritual podia tornar perceptível.

     A vida espiritual é, com efeito, a verdadeira vida, é a vida normal do Espírito, sendo-lhe transitória e passageira a existência terrestre, espécie de morte, se comparada ao esplendor e à atividade da outra. O corpo não passa de simples vestimenta grosseira que temporariamente cobre o Espírito, verdadeiro grilhão que o prende à gleba terrena, do qual se sente ele feliz em libertar-se. O respeito que aos mortos se consagra não é a matéria que o inspira; é, pela lembrança, o Espírito ausente quem o infunde. Ele é análogo àquele que se vota aos objetos que lhe pertenceram, que ele tocou e que as pessoas que lhe são afeiçoadas guardam como relíquias. Era isso o que aquele homem não podia por si mesmo compreender. Jesus lho ensina, dizendo: “Não te preocupes com o corpo, pensa antes no Espírito; vai ensinar o Reino de Deus; vai dizer aos homens que a pátria deles não é a Terra,

mas o céu, porquanto somente lá transcorre a verdadeira vida.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 Túmulos escavados na rocha no Vale de Cédron. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Que fazemos do Mestre?

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Vinha de Luz. Lição nº 100. Página 215.

 

"Que farei então de Jesus, chamado o Cristo?" - Pilatos. Mateus, 27:22.

 

Nos círculos do Cristianismo, a pergunta de Pilatos reveste-se de singular importância.

Que fazem os Homens do Mestre Divino, no campo das Lições Diárias?

Os ociosos tentam convertê-lo em oráculo que lhes satisfaça as aspirações de menor esforço.

Os vaidosos procuram transformá-lo em galeria de exibição, através da qual façam mostruário permanente de personalismo inferior.

Os insensatos chamam-no indebitamente à aprovação dos desvarios a que se entregam, à distância do trabalho digno.

Grandes fileiras seguem-lhe os passos, qual a multidão que o acompanhava, no monte, apenas interessada na multiplicação de pães para o estômago.

Outros se acercam d’Ele, buscando atormentá-lo, à maneira dos fariseus arguciosos, rogando "sinais do céu".

Numerosas pessoas visitam-no, imitando o gesto de Jairo, suplicando bênçãos, crendo e descrendo ao mesmo tempo.

Diversos aprendizes ouvem-lhe os ensinamentos, ao modo de Judas, examinando o melhor caminho de estabelecerem a própria dominação.

Vários corações observam-no, com simpatia, mas, na primeira oportunidade, indagam, como a esposa de Zebedeu, sobre a distribuição dos lugares celestes.

Outros muitos o acompanham, estrada a fora, iguais a inúmeros admiradores de Galiléia, que lhe estimavam os benefícios e as consolações, detestando-lhe as verdades cristalinas.

Alguns imitam os beneficiários da Judéia, a levantarem mãos-postas no instante das vantagens, e a fugirem, espavoridos, do sacrifício e do testemunho.

Grande maioria procede à moda de Pilatos que pergunta solenemente quanto ao que fará de Jesus e acaba crucificando-o, com despreocupação do dever e da responsabilidade.

Poucos imitam Simão Pedro que, após a iluminação no Pentecostes, segue-O sem condições até a morte.

Raros copiam Paulo de Tarso que se ergue, na estrada do erro, colocando-se a caminho da redenção, através de impedimentos e pedradas, até ao fim da luta.

Não Basta Fazer do Cristo Jesus o Benfeitor que Cura e Protege.

É Indispensável Transformá-lo em Padrão Permanente da Vida, por Exemplo e Modelo de Cada Dia.

 

Ecce homo. “Eis o homem”. Pilatos apresenta Jesus à multidão.

Quadro de Antonio Ciseri. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Eccehomo1.jpg

 

 

Há 80 anos, o médium Chico Xavier era revelado

em reportagens do GLOBO

 

Veja a matéria aqui:

http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/ha-80-anos-medium-chico-xavier-era-revelado-em-reportagens-do-globo-15758885

 

A primeira foto de Chico Xavier nas reportagens do GLOBO

 

Leia também sobre o assunto o livro “Notáveis reportagens com Chico Xavier” com as matérias e ilustrações do Globo.

Editado por IDE, Araras. http://www.idelivraria.com.br/

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco. Conferência em

São Francisco, Califórnia, EUA

 

 

 

23-03-2015

 

DIVALDO FRANCO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

 

Na noite de 23/03/2015, o médium e orador espírita Divaldo Franco iniciou o roteiro de conferências no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América.  

A primeira atividade foi realizada na cidade de São Francisco, no auditório do “First Unitarian Universalist Church & Center”, com a presença de 310 pessoas e teve como tema “A Terapia Espírita para a Ansiedade, o Estresse e a Depressão”.

Com base numa obra literária, Divaldo narrou a história de uma paciente do Dr. James Hollis, um dos maiores psicanalistas americanos da atualidade, cujo conflito de culpa levou-a à profunda depressão.

Para a melhor compreensão da culpa e da gênese dos transtornos psiquiátricos, foram analisados alguns conceitos da Psicanálise de Carl Gustav Jung. Também foram apresentados os estudos do psiquiatra alemão Emil Kraepelin.

Os postulados da Ciência acadêmica foram correlacionados com os da Ciência espírita, ficando demonstrado que o Espiritismo tem importante papel no aprofundamento do entendimento das questões que afligem a criatura humana.

A depressão foi analisada sob diferentes aspectos, inclusive o histórico, ressaltando-se que ela sempre esteve presente em todas as épocas da Humanidade e entre todas as culturas e povos.

Foram apresentadas as causas endógenas e exógenas da depressão e de outros transtornos psicológicos e psiquiátricos, mas também as causas espirituais, quais sejam, os efeitos de atos equivocados do passado, desta ou de outras reencarnações, e as obsessões espirituais.

Em seguida, foram analisadas as propostas terapêuticas de prevenção e tratamento desses transtornos, destacando-se a importância da psicoterapia, do tratamento com medicamentos específicos, a depender de cada caso, e, por fim, do tratamento espírita pelos passes, pela oração, pelo auto-conhecimento e pela transformação moral para melhor.

Concluindo a palestra, Divaldo afirmou que todos devemos buscar um sentido psicológico profundo para as nossas vidas, e que este deve ser o da imortalidade, de maneira que a experiência física seja vivenciada com base no amor a Deus, ao próximo e o no auto-amor, aplicando-se a terapia do auto-perdão, para a libertação de todo conflito de culpa, a fim de se avançar rumo à iluminação espiritual e à saúde integral.

 

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos: Akemi Adams.

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Registro. Conferência por Divaldo Pereira Franco em

Sacramento, EUA

 

24-03-2015

 

DIVALDO FRANCO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

  

No dia 24/03/2015, o médium e orador espírita Divaldo Franco realizou uma conferência na cidade de Sacramento, Estado da Califórnia, nos E.U.A., para um público de cerca de 200 pessoas, eminentemente de norte-americanos, que lotou as dependências do “San Juan Masonic Center”. 

 

O tema da conferência foi “ A Dinâmica do Nosso Sexto Sentido”.

 

Divaldo iniciou sua fala com uma retrospectiva histórica do pensamento filosófico-científico, discorrendo sobre as teorias pautadas na ideia do materialismo, especialmente a dos Atomistas, e aquelas que se baseavam na ideia da existência de um elemento imortal (espiritualismo), como a filosofia de Sócrates e Platão. Propondo um estudo comparativo entre esses 2 pensamentos antagônicos, o palestrante trouxe para reflexões as propostas do Empirismo de Locke, Hobbes, Gassendi, do filósofo e matemático Blaise Pascal, do Iluminismo Francês do século XVIII, do materialismo histórico, dialético e mecanicista, das doutrinas do Oriente Antigo e outros.

 

Foram, também, apresentados diversos fatos e experiências científicas, como a do médico austríaco Franz Anton Mesmer, do pesquisador Marquês de Puysegur, do médico Pierre Paul Broca, de Jean Martin Charcot, de Sigmund Freud, de William Crookes, do pai da física quântica Ernest Rutherford, do físico Michael Faraday, do matemático James C. Maxwell, dos físicos Pierre e Marie Curie, de Albert Einstein, de Werner Heisenberg, de Charles Richet.

 

Com isso, o palestrante evidenciou que a conclusão da Ciência, em seus diversos ramos, foi a de que a matéria é uma ilusão e de que a única realidade é a Energia, que vivemos num mundo de mentes, ideias, energia, ondas, raios e vibrações. Os fatos e as investigações científicas também demonstraram que há uma “energia pensante”, o Espírito imortal, e que ele, após a morte física, pode comunicar-se com a dimensão material por meio da mediunidade, o chamado sexto sentido humano.

 

Foi recordado que em todas as civilizações as ideias da imortalidade da alma e da comunicabilidade dos Espíritos sempre estiveram presentes, desde os remotos tempos do Egito Antigo, da Caldéia, da Babilônia etc.

 

Para aprofundar o estudo da dinâmica do sexto sentido, Divaldo relembrou o trabalho do pedagogo francês Hyppolite Léon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec, que no século XIX realizou uma minuciosa investigação sobre os fenômenos mediúnicos, codificando o Espiritismo e escrevendo o maior tratado de paranormalidade de todos os tempos, O Livro dos Médiuns. Com base nessa obra, foram analisados os objetivos, os riscos, os benefícios e os mecanismos da mediunidade, e destacado que a mediunidade deve ser tratada com o máximo respeito e cuidado, a fim de poder servir para a nossa evolução e ajudar a Humanidade a ser profundamente feliz.

 

Após a palestra, Divaldo Franco respondeu a perguntas sobre a criação dos Espíritos, autoconhecimento, distinção entre bons e maus Espíritos, qualidades do bom médium, mediunidade consciente e inconsciente, desdobramento da personalidade etc.

 

 

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos: Akemi Adams.

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

33º. Congresso Brasileiro de Psiquiatria

Florianópolis, SC

 

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

Palestra com Emanuel Cristiano no Ave Cristo

Birigui, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Adriana Andozia [[email protected]] e  de João Marchesi Neto)

 

 

Programação de estudos no Grupo Fraternal Bezerra de Menezes

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra programada para o Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Matéria da Coluna Espírita do Diário de Taubaté

Taubaté, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Criação do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier –

no 105º.  aniversário

 

Estimados companheiros de Ideal,

Informamos que no dia dos 105 anos de Chico Xavier (2/4/1910-2015), foi constituído o Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier.

Acesse o Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier:

Home page: www.grupochicoxavier.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/gestudoschicoxavier

Característica muito típica de Chico Xavier:
"Não, meu filho!... Esperam-me longe destas ostentações mentirosas os humildes e os desconsolados. O Reino de Deus ainda é a promessa para todos os pobres e para todos os aflitos da Terra. "
(Cônicas de Além Túmulo, Cap.20, Ed. FEB)

 (Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Reunião mensal da AME- Lagos em

Cabo Frio, RJ

 

Irmãos,

Com muita alegria, lembramos a todos da Reunião Mensal da AME-LAGOS que acontecerá domingo - dia 05/04/2015, às 18:00h, na sede do Centro Espírita Léon Denis - Rua Antonio de Oliveira Gama, 209 C (Rua do Batalhão da Polícia Militar) - Jardim Caiçara - Cabo Frio/RJ. Nesta oportunidade, convidamos a todos para assistir a palestra com a Psicóloga Clínica –  Dircelene J. de Oliveira, expondo o tema: “A infância: Estamos adoecendo nossos filhos?". Acreditamos ser este um tema bastante interessante para todos que militam na Seara Espírita, bem como para qualquer estudioso dos avanços científicos. Por isso, contamos com todos que puderem participar, comparecendo ao evento e nos ajudando na divulgação do mesmo.

 

Aguardamos sua presença, para mais uma vez compartilhamos deste estudo!!!

Muita Luz!
ASSOCIAÇÃO MÉDICO ESPÍRITA DA REGIÃO DOS LAGOS / AME-LAGOS

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Mega feirão do livro na Creche  “Amélia Rodrigues”

Santo André, SP

 

megafeirao.jpg

 

(Informação recebida em email de Valentina Way [[email protected]])

 

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Abril/2015.

 

 

(Informações recebidas em emails de Manolo Quesada e de Regina Bachega)

 

 

Programação no Grupo Espírita Legionários do Bem

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informação em email de Giovana Campos)

 

 

Palestras com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Santa Rita da Floresta (Cantagalo),  Carmo, RJ

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Palestra com Plínio Penteado Jr. no G.E. Missionários da Luz

São Paulo, SP

 

 

(Informação de Plínio Penteado Jr.)

 

 

Boletim eletrônico da FEB

Brasília, DF

 

Acessar:

http://boletimfedf.blogspot.com.br/2015/04/boletim-eletronico-da-feb-primeira.html

 

 

(Informação em email de Nazareno Feitosa)

 

 

Programação da

TV Mundo Maior

 

 

Rede
Mundo Maior de Televisão - lenvando a vida até você

Mundo Maior em Debate

 

Sinais do Apocalipse

 

A
Rede Mundo Maior convida para o debate ao vivo

Programação do debate

 

Maior canal de vídeos espíritas do youtube

Curta nossa página no Facebook

Maior canal de vídeos espíritas do youtube

A TV Mundo Maior é uma emissora da FEAL – Fundação Espírita André Luiz. Fundada em 2006, nasceu com a proposta de levar a importante mensagem dos Espíritos para todos,
através da TV do terceiro milênio.

Desde a sua estreia, a emissora vem aprimorando seus programas e hoje transmite para todo o país 24 horas diárias de programação através de TV via satélite (BrasilSat C2), TV aberta e TV paga em várias cidades no Brasil, além disso no site www.tvmundomaior.com.br é possível acompanhar toda a programação da emissora On-Line e Off-Line.

* Para saber como assistir à TV Mundo Maior,
consulte: http://tvmundomaior.com.br/como-assistir/

 

Acesse o site da Feal

Acesse o site da Rádio Boa Nova

Acesse o site da Mundo Maior Editora

Acesse o site da Rede Mundo Maior

Acesse o site da Mundo Maior Filmes

Acesse o site da Uniespírito

Acesse o site do Clube Amigos da Boa Nova

Acesse o site da Mundo Maior

 

 

 

(Informação recebida em email de Erika Silveira)

 

 

Boletim eletrônico da AME-Brasil

 

Acesse aqui:

http://www.amebrasil.org.br/2011/news/abril_2015.html

 

 

(Informação em email de Giovana Campos)

 

 

Leia a Resenha Espírita on line

acessando os links abaixo

 

 

http://issuu.com/resenh/docs/resenha_espirita_on_line_119

http://pt.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-119

http://www.4shared.com/web/preview/pdf/p-VhngDrce

https://pt.scribd.com/doc/260516090/Resenha-Espirita-on-Line-119

 

 

 

Leia o jornal O Farol. Acesse nos links abaixo

Getulina, SP

 

O Farol - Abril

 

Queridos amigos, feliz Páscoa!!!

 

Estou enviando o nosso facho de luz de n.º 82.

Pedidos: Reenviem para suas listas, divulguem!!!

Lembrete: Atentem-se para a XII Semana Espírita, contamos com sua presença.

 

Arquivo:

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

Só o 82: https://dabunjr.files.wordpress.com/2011/03/jornal-espc3adrita82.pdf

Vai anexo também

 

Abraços!

 

Junior

 

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: óleo, extrato de tomate, bolacha, açúcar, alho, suco em pó,

chás, frutas, leite, shampoo, cuecas, calcinhas, detergente,

desinfetante, sandálias, copos 50 ml, copos 200 ml, aparelho de barbear

descartável e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua

colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de óleo,

extrato de tomate, bolacha, açúcar, alho, suco em pó, chás, frutas,

leite, shampoo, cuecas, calcinhas, detergente, desinfetante, sandálias,

copos 50 ml, copos 200 ml, aparelho de barbear descartável e desodorante

spray para os 123 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno

mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues

diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim

Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Pizzada beneficente do Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

 

Imagem inline 1

 

 

 

Ç A   E   D I V E !!!! 

 

(Informação recebida em email de Regina Ribeiro [[email protected]])

 

 

Temática espiritualista traz Renato Prieto de volta ao cinema

 

 

 

 

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/s720x720/10269508_1059008630781812_3093502222673742491_n.png?oh=2d89399b018ea48a5a8cf5d69969b43f&oe=554D312D&__gda__=1432250344_b0c449c22954be01d9a4463d1f73d5fe

 

 

 

Giovana Campos

 

            A menina índigo. Este é o título do filme que está sendo finalizado e logo trará o ator Renato Prieto de volta à telona. Com um tema bem atual, o filme fala sobre a espiritualidade e criatividade nas crianças dos tempos de hoje e como estas novas energias atuam em familiares e pessoas ao redor. Conversamos um pouco com o ator sobre esta realização e as próximas novidades do cinema espírita.

 

Sobre o que versa o filme ‘A Menina Índigo’?

Renato Prieto – Sofia,  representada no filme pela talentosa atriz-mirim Leticia Braga, é uma menina a frente do seu tempo, muito espirituosa e espiritualizada... Ela quer a felicidade de todos e que o mundo seja colorido  e com muitas flores... E onde toca ou em que toca, sempre transforma a vida das pessoas ao seu redor para melhor... Ela chega a diminuir ou extirpar algumas doenças, como acontece com seu avô, vivido pelo ator Paulo Figueiredo, e a empregada de sua casa, interpretada pela atriz Nica Bonfim.

 

Qual o seu personagem no filme?

Prieto - Estou no filme como ator convidado representado Jair, o jardineiro da escola onde ela estuda e que entende perfeitamente Sofia, seu jeito, suas atitudes... Eles têm um carinho muito grande um pelo outro e se compreendem perfeitamente. Os personagens estão na mesma sintonia, com uma relação lírica e emocionante.

 

Quem são os responsáveis pelo roteiro e direção deste filme?

Prieto - A direção e o roteiro são de Wagner de Assis, o mesmo diretor do filme Nosso Lar, com a consultoria do roteirista norte-americano Harold Apter e colaboração de Vivian Perl e Laura Mallin.

 

Quais outros atores estão no filme?

Prieto - No elenco também estão Murilo Rosa, Fernanda Machado, Paulo Figueiredo, Deborah Kalume, Xuxa Lopes, Giovanna De Toni, Nizo Neto, Eriberto Leão, Renata Castro Barbosa, Priscila Assum, entre outros que formamos uma grande equipe.

 

As gravações já começaram. Há uma data provável de estreia nas telas?

Prieto – Sim, as gravações já terminaram no inicio de fevereiro, entrando na fase de pós-produção. A estreia acontece no segundo semestre, por enquanto, sem data definida.

 

Como você vê na atualidade o trabalho de divulgação da Doutrina através de mídias como o cinema, o teatro e a TV?

Prieto - Como profissional das artes e amorosamente comprometido com a divulgação da nossa bela doutrina, tenho procurado colaborar no sentido de que mais e mais se fale dela. Posso dizer que o cinema, o teatro, a televisão, enfim as mídias no geral tem sido uma grande mola propulsora nesta vertente. E Deus queira que isso continue acontecendo! Uma coisa posso garantir: estamos fazendo a nossa parte, mas podemos ir muito longe e iremos! Fico feliz ao participar desta bela tarefa e grato sempre por todas as oportunidades que atravessam no meu caminho ou que são  encaminhadas por nossos benfeitores espirituais...

 

O filme Nosso Lar foi (e é) um grande sucesso do cinema nacional. Existe alguma previsão para o lançamento da continuação do filme “Nosso Lar”? Seria mais detalhes do próprio livro ou já passaria para o livro “Mensageiros”?

Prieto – O que posso adiantar é que  provavelmente a pré-produção começa em julho e logo em seguida teremos no cinema. De coração, espero que seja o mais rápido possível! O título que mais ouço dentro da produção ou do seu diretor é  Nosso Lar II  ou Nosso Lar – Os Mensageiros. Mas já já teremos muitas outras novidades..inclusive um filme produzido pela Conspiração Filmes:  Kardec. Olha quanta coisa boa... O que peço a todos é: orem a favor destes desbravadores e lutadores incansáveis... Orem muito sempre!

 

 

Renato Prieto com Letícia Braga)

(Recebido em email de Giovana Campos)

Renato Prieto como Jair, o jardineiro.

 

 

Durante a crucificação Jesus curou a filha do Cirineu

 

BLOG JORNAL EXTRA

COLUNA ESPÍRITA

PARA: DENISE / REGINA

DE: GERSON SIMÕES MONTEIRO

DATA: 29/03/2015

 

 

Como dia 3 de abril, chamada de sexta-feira santa, comemora-se a crucificação de Jesus, gostaríamos de revelar um fato ocorrido neste dia com Jesus e a filha de Simão de Cirene, o Cirineu, fato esse que não foi registrado no Novo Testamento.

Como se sabe, após o Governador da Judéia, Pôncio Pilatos, ter pronunciado a sentença de morte de Jesus pela crucificação, os soldados conduziram-No para fora da cidade e colocaram uma pesada cruz em Seus ombros. Durante o trajeto até o cume do monte do Calvário, Jesus carregou a cruz com muita dificuldade, e em dado momento, sentindo-se fatigado, caiu ao chão, vencido pelo cansaço.

Nisso, o Cirineu, que passava em direção à sua casa, depois de trabalhar no campo, foi solicitado pelo encarregado da execução a prestar auxílio a Jesus. Ao negar ajuda dizendo que tinha pressa, o encarregado gritou-lhe no rosto: “Cão, obedece ao chamado”, e mostrando-lhe o açoite, ele então obedeceu, colocando parte da cruz sobre os ombros.

Chegando ao topo do monte, o Cirineu explicou a Jesus que a sua pressa era por ter em casa uma filha cega e muda, precisando de ajuda. E disse-lhe: “Sei que estás inocente; ampara-me e alivia a dor que me atormenta o lar”. Jesus, então, fez-lhe um aceno de ternura e falou: “Simão, guarda a fé, sobretudo, pois todo o bem que se faz é uma luz no caminho”.

Ao voltar a casa, o Cirineu, teve uma surpresa ao ser recebido pela filha que era muda, dizendo-lhe: “Oh, pai, uma luz veio a mim. Agora vejo e falo, acabou-se a tristeza, e tenho a impressão de que a Terra é um formoso jardim”. Simão de Cirene começou a chorar, reconhecendo que o bem, mesmo quando praticado por imposição, é uma força atraindo a ajuda do céu. Ora, se o Cirineu  instado, ou seja, obrigado a ajudar Jesus  recebeu como recompensa a cura da filha muda e cega, você já pensou fazer o bem espontaneamente? 

Este fato ocorrido durante a crucificação, sob a forma de poema, é de autoria do Espírito da  poetisa Maria Dolores, ditado ao médium Chico Xavier, que foi publicado no livro A Vida Conta, disponível na Livraria do  CEERJ, Telefone  2224-1553- site: http://www.ceerjlivraria.com.br/ .

 

Gerson Simões Monteiro

Vice-Presidente da RÁDIO RIO DE JANEIRO

                                          E-mail: [email protected]       

 

 

(Texto recebido em email de Gerson Simões Monteiro)

Cena da crucificação de Jesus.  Obra de Aleijadinho. Congonhas, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

Educação autêntica

 

 

A mãe foi com a filha à oficina levar o carro para conserto. Enquanto acertava detalhes com o mecânico, a menina, de apenas seis anos, pulou para o banco da frente e começou a brincar de dirigir.

Manobrou o volante para a direita e para a esquerda, simulando curvas. Fingiu que buzinava e desviava obstáculos. Até que resolveu abrir o vidro, colocou sua cabecinha para fora e começou a xingar.

O mecânico a olhou, e frente o olhar perplexo da mãe, disse:

Que é isso, lindinha? Não é assim que se dirige...

A garota, muito depressa, respondeu:

Mas, minha mãe dirige assim...

*   *   *

Exemplo, o grande obstáculo para a verdadeira educação. Enquanto se diz uma coisa e se faz exatamente a contrária, a educação dos nossos filhos não alcançará o êxito que almejamos.

Não falamos da educação convencional, acadêmica, mas a moral, aquela que trabalha a inteligência e a emoção, os hábitos e as aspirações, o ser integral, que é eterno.

A educação formal, memorizada, que recolhe informações intelectuais, contribui para o aprimoramento cultural. Essa desenvolve os valores externos e aquisitivos para o consumo imediato.

A educação moral, contudo, faculta o enriquecimento espiritual. É a que direciona os desafios éticos e comportamentais, que trabalham as estruturas íntimas da criatura.

Trata-se de poderoso antídoto à violência e à vulgaridade. Promove o indivíduo a níveis elevados de conduta, através dos quais preserva e desdobra os tesouros da sabedoria e da vivência dignificada.

Trata-se de transmitir diretrizes universalistas sobre o dever, a solidariedade, o amor, a compreensão, os direitos da cidadania. Acima de tudo, o respeito a tudo e a todos.

Dessa forma, a educação moral não se circunscreve às palavras com efeitos especiais. É lhe indispensável o comportamento pacífico e fraternal, abrangendo todas as pessoas e formas de vida, em um imenso amplexo de dignidade e admiração.

Essa contribuição moral formará pessoas ricas de sentimentos disciplinados, de comportamentos saudáveis, que influenciarão a família, alcançando a sociedade como um todo.

Eis como se operará a transformação do mundo, tão almejada. Tão sonhada.

A educação moral trabalha o Espírito, o ser real, moldando-lhe as asas da angelitude, sem lhe retirar os pés do caminho humano a percorrer.

Enquanto trabalha, produz, se enriquece de valores intelectuais, necessita igualmente a criatura receber essa educação dos sentimentos, fixando condutas que se devem aprimorar, através das diferentes fases do processo evolutivo.

E podem se ampliar as possibilidades de elevação, se a essa educação moral se adicionarem os conteúdos a respeito das necessidades do ser em relação a si mesmo, ao próximo e a Deus.

Então, o coração se enternece, se dilui a brutalidade dominante e um elenco de conquistas espirituais se abre. Conquistas que se multiplicam à medida que o ser mais se enobrece.

*   *   *

A educação intelectual, artística, profissionalizante, desempenha importante papel na realização do ser humano.

Mas é a de natureza moral, que não se encontra nos livros, mas sim nos exemplos, que o libertará dos condicionamentos negativos.

Essa educação lhe é indispensável para a sublimação do Espírito, tanto quanto para a vitória da paz no mundo.

 

Redação do Momento Espírita, com base em Flagrantes da vida real,
relato de Josenira Gonçalves, Salvador, Bahia, de Seleções Reader’s Digest,
de agosto/2003 e no cap. 26, do livro Dias gloriosos, pelo Espírito 
Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 2.4.2015.

 

Mãe e filha. Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]