Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 25 de abril de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/25-04-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

24-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/24-04-2015.htm

23-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/23-04-2015.htm

22-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/22-04-2015.htm

21-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/21-04-2015.htm

20-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/20-04-2015.htm

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVII,  22

Pedi e obtereis

 

 

 

Instruções dos Espíritos

Maneira de orar

 

     22. O dever primordial de toda criatura humana, o primeiro ato que deve assinalar a sua volta à vida ativa de cada dia, é a prece. Quase todos vós orais, mas quão poucos são os que sabem orar! Que importam ao Senhor as frases que maquinalmente articulais umas às outras, fazendo disso um hábito, um dever que cumpris e que vos pesa como qualquer dever?

     A prece do cristão, do espírita, seja qual for o culto, deve ele dizê-la logo que o Espírito haja retomado o jugo da carne; deve elevar-se aos pés da majestade divina com humildade, com profundeza, num ímpeto de reconhecimento por todos os benefícios recebidos até aquele dia; pela noite transcorrida e durante a qual lhe foi permitido, ainda que sem consciência disso, ir ter com os seus amigos, com os seus guias, para haurir, no contato com eles, mais força e perseverança. Deve ela subir humilde aos pés do Senhor, para lhe recomendar a vossa fraqueza, para lhe suplicar amparo, indulgência e misericórdia. Deve ser profunda, porquanto é a vossa alma que tem de elevar-se para o Criador, de transfigurar-se, como Jesus no Tabor, a fim de lá chegar nívea e radiosa de esperança e de amor.

     A vossa prece deve conter o pedido das graças de que necessitais, mas de que necessitais em realidade. Inútil, portanto, pedir ao Senhor que vos abrevie as provas, que vos dê alegrias e riquezas. Rogai-lhe que vos conceda os bens mais preciosos da paciência, da resignação e da fé. Não digais, como o fazem muitos: “Não vale a pena orar, porquanto Deus não me atende.” Que é o que, na maioria dos casos, pedis a Deus? Já vos tendes lembrado de pedir-lhe a vossa melhoria moral? Oh! não; bem poucas vezes o tendes feito. O que preferentemente vos lembrais de pedir é o bom êxito para os vossos empreendimentos terrenos e haveis com frequência exclamado: “Deus não se ocupa conosco; se se ocupasse, não se verificariam tantas injustiças.”  Insensatos! Ingratos! Se descêsseis ao fundo da vossa consciência, quase sempre depararíeis, em vós mesmos, com o ponto de partida dos males de que vos queixais. Pedi, pois, antes de tudo, que vos possais melhorar e vereis que torrente de graças e de consolações se derramará sobre vós. (Cap. V, item 4.)

     Deveis orar incessantemente, sem que, para isso, se faça mister vos recolhais ao vosso oratório, ou vos lanceis de joelhos nas praças públicas. A prece do dia é o cumprimento dos vossos deveres, sem exceção de nenhum, qualquer que seja a natureza deles. Não é ato de amor a Deus assistirdes os vossos irmãos numa necessidade, moral ou física? Não é ato de reconhecimento o elevardes a Ele o vosso pensamento, quando uma felicidade vos advém, quando evitais um acidente, quando mesmo uma simples contrariedade apenas vos roça a alma, desde que vos não esqueçais de exclamar: Sede bendito, meu Pai?! Não é ato de contrição o vos humilhardes diante do supremo Juiz, quando sentis que falistes, ainda que somente por um pensamento fugaz, para lhe dizerdes: Perdoai-me, meu Deus, pois pequei (por orgulho, por egoísmo, ou por falta de caridade); dai-me forças para não falir de novo e coragem para a reparação da minha falta?!

     Isso independe das preces regulares da manhã, da noite e dos dias consagrados. Como o vedes, a prece pode ser de todos os instantes, sem nenhuma interrupção acarretar aos vossos trabalhos. Dita assim, ela, ao contrário, os santifica. Tende como certo que um só desses pensamentos, se partir do coração, é mais ouvido pelo vosso Pai celestial do que as longas orações ditas por hábito, muitas vezes sem causa determinante e às quais apenas maquinalmente vos chama a hora convencional. V. Monod. (Bordeaux, 1862.)

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

Monte Tabor  na região da Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo

Cena da Transfiguração na igreja do Monte Tabor, nas proximidades

de Nazaré,  Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Nossos amigos e irmãos

 

 

Algumas pessoas se ressentem do convívio humano e só não se fecham por completo porque o contato constante com animais, sejam eles cães, gatos, pássaros, não permite que o amor e a ternura se desvaneçam totalmente.

O escritor e editor britânico Joe Randolf Ackerley, morto em 1967, não era o que se pode chamar de amante dos animais. Seu comportamento chegou a ser considerado excêntrico.

Na maturidade, adotou uma pastora alsaciana de nome Queenie. Ela se transformou em sua grande companheira, a amiga ideal e o melhor relacionamento de sua vida, segundo o próprio escritor. Por causa dela, ele mudou.

Sua produção literária teve uma melhora significativa. Nos quinze anos em que conviveu com Queenie, produziu seus melhores livros.

Em Minha cadela tulipa, um romance cheio de ternura, ele narra a amizade e o amor verdadeiro que compartilhou com sua leal companheira. O livro foi transformado em uma animação, que recebeu vários prêmios.

Na primeira metade do século XX, na cidade de Shibuya, o professor Hidesabaro Ueno adotou um cão da raça Akita e o chamou de Hachiko.

Diariamente, o cão acompanhava o dono até a estação de trem e ali aguardava que ele retornasse de Tóquio, onde lecionava.

Essa foi a rotina dos dois por mais de um ano, até que Ueno teve um acidente vascular cerebral e morreu.

Durante dez anos, o cão ficou aguardando seu amado dono, na estação, para surpresa e comoção de todos, que passaram a alimentá-lo.

Essa história de amor e lealdade, concluída com a morte do fiel animal, foi divulgada por todo o Japão. Tornou-se matéria de jornal, documentário, livro e inspirou o filme Sempre a seu lado.

*   *   *

Diariamente, cães e gatos anônimos alegram o nosso dia a dia, dão carinho e amor incondicionais aos que lhes somos donos, ajudam a reduzir nossa ansiedade, estresse, confortam nos momentos de tristeza.

Animais ensinam a amar e a perdoar.

Eles existem, não para servir aos seres humanos como escravos, mas para lembrar-nos de que todos somos criaturas de Deus.

Somos responsáveis por sua manutenção, pelos cuidados de que carecem.

Infelizmente, muitos não estamos atentos a esse papel no mundo. Maltratamos, abandonamos, agredimos, exploramos, torturamos e até os matamos, de forma cruel.

Em contrapartida, inúmeros voluntários resgatam animais em situação de risco, doentes, feridos. Cuidam para que se recuperem e se reintegrem ao mundo, às vezes, com o sacrifício do próprio repouso e alimento.

São almas abnegadas que, inspiradas pelo sublime defensor da natureza, Francisco de Assis, entenderam que, no Universo, tudo está interligado. E que os animais são nossos irmãos menores.

O nobre Franciscano dizia que todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem. Deus deseja que ajudemos aos animais. Toda criatura tem o mesmo direito de ser protegida.

Que possamos nos lembrar de que, como irmãos mais velhos, na escalada evolutiva da Terra, temos a responsabilidade dos cuidados necessários aos animais.

Redação do Momento Espírita.
Em 24.4.2015.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Cachorrinha “Sofia”. Foto Ismael Gobbo

 

 

16º. Congresso Estadual de Espiritismo. Santos, SP

Entrevistas de Claudio Palermo para Rádio Boa Nova

 

Acesse aqui e ouça:

http://radioboanova.com.br/ouvir-now/?off=41495&src=http://www.arquivorbn.com.br/programasgravados/2015/04/065210415.mp3

 

 

 

16º. Congresso Estadual de Espiritismo. Santos, SP

Matéria veiculada pela Rede Globo

 

Acesse o vídeo aqui:

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/bom-dia-sao-paulo/videos/t/edicoes/v/baixada-santista-e-sede-do-maior-congresso-espirita-do-estado/4124413/

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no seminário

“IX Taller de Salud Espírita”. Salou, Espanha

 

18 de abril de 2015

 

  Divaldo dá início à terceira parte do seminário realizando um paralelismo entre a alimentação e a sexualidade; dizendo-nos que da mesma maneira que cuidamos da nossa nutrição selecionando cuidadosamente os produtos que vamos ingerir, devemos igualmente ser escrupulosos na hora de escolher nosso comportamento sexual, sendo necessário educarmos para ter uma alimentação sadia e relações igualmente sadias.

Recordando as mudanças sociais dos anos 60, especialmente com a liberação sexual, é preciso estabelecer que essa revolução produziu uma liberação vulgar, copiando na mulher os vícios do homem.

Nossa consciência deve avaliar nossos atos, porque o sexo é a ferramenta para a reprodução da humanidade, além de ser um fator de intercambio de energias íntimas entre as pessoas. Se muitas vezes temos reparo na hora de dar a mão a alguém que não nos inspira confiança, com mais razão devemos ter cuidado com quem nos relacionamos através da nossa sexualidade. O sexo pode e deve produzir obras de amor se lhe encaminhamos bem.

Os conflitos sexuais devem ser apaziguados por meio da oração e do amor, transformando essas energias em ternura e amor para mudar o mundo. Devemos mudar o mundo mudando a nós mesmos, começando por tirar o sexo das nossas cabeças.

Neste ponto do seminário, o médium de Salvador fez uma pausa dando por finalizada a terceira parte, deixando todo o auditório na expectativa do desenlace do tema tratado de forma magistral pelo orador.

Depois da pausa, realizou-se o estudo do Evangelho, que tratou o importantíssimo tema da reencarnação e da necessidade dos espíritos de passar tanto pelas experiências como homem quanto como mulher. As vibrações saudáveis oferecidas pela espiritualidade através dos médiuns passistas finalizaram esse ato.

Ato seguido, todos puderam desfrutar da "Ode à alegria", interpretada pelo coro do Centro Espírita Manuel y Divaldo, levando aos nossos corações alegres notas de amor e solidariedade.

A continuação se iniciou um ato solene em comemoração da publicação de O Livros dos Espíritos por Allan Kardec, que como todos sabemos, foi nesse mesmo dia, 18 de abril de 1857. Na primeira parte se realizou várias leituras de reconhecimento pelo trabalho do insigne codificador, e na segunda, o grupo de teatro CEMYD surpreendeu o auditório ao representar um encontro histórico dos médiuns que colaboraram na elaboração de O Livro dos Espíritos, no domicílio de Allan Kardec e sua esposa Amélie Boudet. O relato teatral ofereceu muitos detalhes que foram bastante comentados, inclusive por Divaldo, que felicitou a companhia pela importância dessa representação.

 

           Texto: Jesús Valle

           Tradução: Jane Nixon 

           Fotos: Rafel Rocaspana, Israel Bastos

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no seminário

“IX Taller de Salud Espírita”. Salou, Espanha

 

19 de abril de 2015

 

O suave domingo de primavera se despertava entusiasmado para voltar a escutar a palavra pela boca de Divaldo P. Franco. Os atos novamente se iniciavam com uma oração dirigida ao Mestre Jesus, e ato seguido, Sara Peralta e Raquel del Pino, ambas membros do coral espírita  do Cemyd, embelezavam os ouvidos de todos os presentes com a música ganhadora de um Oscar "Exodus" do compositor austríaco Ernest Gold. Posteriormente se realizou a palestra de Dolores Martínez y Manuel Sonyer do Cemyd que se intitulava "A educação não formal" e que ao finalizar, todos os preparativos estavam prontos a fim de receber novamente o médium e orador de Salvador da Bahia.

Divaldo iniciou o seu discurso referindo-se que a mente ocupa um papel primordial na função sexual e que de ali se derivam as influências perturbadoras por meio das quais se vinculam espíritos atrasados quando se efetua o sexo sem amor, gerando obsessões das mais graves.  Por isso, quando o ínclito Codificador da Doutrina Espírita analisa "As penas futuras segundo o Espiritismo", determina que para a recuperação moral são necessários três passos a seguir, o arrependimento, a expiação e a reparação do dano. Um roteiro que foi seguido ao pé da letra por um dos grandes personagens paradigmáticos na sua transformação moral, Maria Magdala.

Aquela cidade de Magdala às margens do Mar de Galileia se levantava próspera e rica e ali uma jovem de nome Maria, somava a sua beleza ao lugar, sendo capaz de atrair a atenção de transeuntes e visitantes, sendo conhecida como uma vendedora de perfumes e carícias. Os aldeãos, sabiam que estava dominada por sete espíritos, e que em algumas ocasiões, no seu transe, reagia de forma violenta.

O Semeador de estrelas conseguia cativar a atenção de um público que abarrotava a sala, e que através dos ouvidos físicos e através de imagens mentais captavam cada um dos fatos que ia narrando de uma forma esplêndida. Os momentos em que viu e escutou pela primeira vez o Mestre na casa de Simão bar Ioná, e que supuseram uma importante catarse para Maria despojando-se das suas vestes antigas para vestir-se com a da caridade em favor dos leprosos, espalhando a Boa Nova e adquirindo merecimentos para o seu reencontro com Jesus pouco depois de ir visitar o sepulcro de José de Arimatéia. Uma Maria, que sem dúvida, junto com Paulo de Tarso, conseguem ser os dois personagens chave da sua transformação e de sua instrução, cumprindo o que nos diz O Evangelho segundo o Espiritismo "Se reconhece o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e, pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações".

Foram 90 minutos de uma emocionante palestra em que Divaldo conseguiu deixar comovidos e com lágrimas nos olhos os que estavam ali presentes. Um demoradíssimo aplauso quase encerrava os atos que se ofereciam a favor deste divulgador da Boa Nova de Jesus, com toda a plateia de pé.

Ato seguido, Fuen do Cemyd lhe outorgou uma lembrança por sua passagem pelo IX Taller de Salud Espírita; novamente o coral espírita ofereceu duas peças musicais que emocionaram a todos, a canção do Semeador e a Sinfonia nº 9 de Beethoven (Ode à Alegria).

Exultante e comovido estava Divaldo, por haver transcorrido estes dias tão repletos de profunda atividade espírita, oferecendo suas palavras finais de agradecimento e indicando sua intenção de voltar a reencontrar-se em este evento na próxima edição, dizendo um "até logo", e deixando nas mentes e nos corações dos espanhóis muito que meditar e sentir...

          Texto: Xavier Llobet

          Tradução: Jane Nixon

          Fotos: Rafel Rocaspana

 

 

 

Eventos Espíritas com Divaldo Pereira Franco

Londres, Reino Unido

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

Palestra e Seminário programados para

Casa Espírita “Suave Caminho”. Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra programada para o Núcleo Espírita Chico Xavier

Promissão, SP

 

 

(Informação recebida em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita “Capitão Vendramini”

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

FEB: Lançamento do livro Inédito de Chico Xavier

 

 

Livraria Cultura promoverá o lançamento de livro inédito de Chico Xavier

 

Finalizando as comemorações do mês em que Chico Xavier completaria 105 anos de nascimento, será lançado na Livraria Cultura (SP e DF), nos dias 29 e 30 de abril, o livro inédito Verdade e amor. A obra é o resultado da parceria entre a FEB Editora e a Ed. CEU e apresenta 34 mensagens — entre poemas e prosas —, que trazem reflexões sobre perdão, humildade, paciência, além de valiosas palavras de otimismo, todas psicografadas pelo maior médium de todos os tempos.

 

Com textos ditados pelos Espíritos Emmanuel, Maria Dolores, Cornélio Pires, Júlio Monteiro, Luiz Mendes, Plínio Pereira, Epiphanio Leite, Irmão X, entre outros, o conteúdo desta obra faz com que o leitor reflita sobre o genuíno significado da VERDADE e do AMOR.

 

“A Verdade é Luz. Entretanto, o Amor é a própria vida.”

 

Sobre o médium

 

Francisco de Paula Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, nasceu em 2 de abril de 1910, em Minas Gerais. Foi médium de psicografia e um dos mais importantes divulgadores do Espiritismo. Psicografou cerca de dez mil cartas e 468 livros, mas nunca cobrou nada, para si, dos editores. O valor das vendas de livros foi destinado a diversas instituições de caridade. Foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1981 e 1982. Considerado um mensageiro do amor, foi eleito por votação popular como “O maior brasileiro de todos os tempos” no ano de 2012.

 

Serviço:

 

Lançamento do livro Verdade e amor

 

Dia: 29/4/2015 (quarta-feira)

Horário: das 17h às 20h

Local: Auditório Livraria Cultura – Bourbon Shopping – Pompeia

Rua Turiassu, 2100 - Piso 3 - Loja 211

Perdizes - São Paulo - SP

 

Dia: 30/4/2015 (quinta-feira)

Horário: das 19h às 21h30

Local: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura – Shopping Iguatemi –

SHIN CA 4, Lote A - Piso Superior - Loja 101

Lago Norte - Brasília - DF

 

Para mais informações:

Federação Espírita Brasileira

(61) 2101-6175

[email protected]

 

(Informação recebida em email de Imprensa Editora [[email protected]])

 

 

 

Programação do Centro Espírita “Allan Kardec”

Penápolis, SP

 

 

Imagem inline 1

Se não desejar receber este boletim semanal, envie-nos a palavra "CANCELAR" para o e-mail: [email protected], pelo que agradecemos.​

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

 

 

Visite a página do Grupo de Estudos Espíritas “Chico Xavier”

 

NOVIDADES DA HOME PAGE – GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS CHICOXAVIER:

Artigos - “Mostre-me as mãos...” e “As pedras e as cartas”:

http://grupochicoxavier.com.br/category/artigos/

 

“Carta de Santos e Evangelho no Congresso da USE:

http://grupochicoxavier.com.br/category/noticias/

 

Vídeos sobre estudo do Evangelho:

http://grupochicoxavier.com.br/category/videos/

 

Também no facebook:

https://www.facebook.com/gestudoschicoxavier

Acesse!

 

 

 

Palestra por Sérgio Villar

Olhão, Portugal

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Solicite por email o Boletim Informativo

editado por Décio Bressanin

 

FRATERNO PANORÂMICO 288

24 A 27/ABRIL/2015  - Envie eventos: [email protected]

 

 

 

 

Notícias do Movimento Espírita de

Uberaba, MG

 

Estimados irmãos,

 

Estamos encaminhando anexos materiais do XIV FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba (nacional), sendo:

- Cartaz;

- Regulamento;

- Notícia para divulgação na imprensa;

- Spot para rádios;

- Link do VT para telejornais e Tvs espíritas: https://youtu.be/McKTkFA71Hc

 

Pedimos uma especial divulgação conforme abaixo:

- Postando os materiais nas redes sociais;

- Enviando os materiais para a imprensa espírita e também a imprensa comercial.

- E, principalmente, repassando aos músicos espíritas.

 

Contamos com sua colaboração.

 

Saudações fraternas,

 

Luiz Carlos de Souza

Diretor Artístico da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

Coordenador do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba (nacional)

 

Informações:

Site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu

Blog: http://femeu.blogspot.com

E-mail: [email protected]

Telefone: (34) 9969-7191

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

Teatro: Prossegue Encontros Impossíveis com Renato Prieto

Teresópolis, RJ

 

 

(Informações recebiddas em email de Giovana Campos)

 

 

Coluna Espírita do Diário de Taubaté

Taubaté, SP

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

Bazar beneficente no Núcleo Espírita “O Semeador”

Santo André, SP

 


(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Aplicativo gratuito da FEBtv

 

Informativo da FEBtv. Problemas para visualizar? clique aqui.

Acompanhe a programação e as novidades da TV da Federação Espírita Brasileira diretamente no seu celular. Com o aplicativo, você poderá assistir a programação do satélite em tempo real e também acompanhar nossas transmissões de eventos ao vivo.

Além disto, você poderá receber notificações sempre que houver uma transmissão em andamento e terá acesso ao nosso acervo de vídeos on demand.

Não perca tempo: Baixe agora mesmo na loja Apple ou Google Play.

 


Transmissões ao vivo


9th U.S. Spiritist Symposium
Dia 02/05/2015 | 10:00 às 20:00
Conselho Espírita Americano Stamford, CT - USA


Comunhão Espírita de Brasília
Sábados | 19:00 às 20:30
Brasília - DF


Spiritist Talks
Sábados | 19:00 às 20:00
Spiritist Society of Baltimore
Baltimore, MD, Estados Unidos

 


Desânimo e Doença
Dia 24/04/2015 | 16:30 às 17:30
Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz - CEECAL
Florianópolis - SC


Grupo Espírita Luz e Amor
Quinta-feira | 20:00 às 21:15
Franca - SP


Toronto Spiritist Society
Domingos | 12:00 às 13:30
Quartas e quintas | 20h às 21:30

 


Vídeos sugeridos

Espiritismo e Arte
Grupo NEA

Semear
A arte de contar histórias (parte 1)

Livros que Iluminam
Temas sobre a vida e a morte.

 

 

Preços e condições válidos somente para compra por meio deste email. Caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre este e-mail e o site, a condição válida e praticada será a do site. As imagens encontradas no e-mail são meramente ilustrativas. Os preços anunciados neste e-mail são válidos até 30/04/2015 ou enquanto durarem os estoques.

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

Você está recebendo este email porque está cadastrado em nossa mala-direta. A FEBtv respeita a sua privacidade e é contra o spam. Por isso, caso não queira mais receber nossos emails, cancele seu cadastro clicando aqui.

FEBtv.com.br é o canal de TV oficial da Federação Espírita Brasileira.



(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Homenagem

Johan Karl Friedrich Zöllner

08-11-1834 / 25-04-1882

Dirceu M achado

[email protected]

 

 

Vida profissional

Friedrich, como era mais conhecido, foi um astrofísico famoso e professor da Universidade de Leipzig, Alemanha. Nasceu em Berlim, a 08 de novembro de 1834 e faleceu precocemente em Leipzig, Alemanha, a 25 de abril de 1882, aos 48 anos de idade.

Deixou inúmeros trabalhos na área da astronomia e da física ótica, onde ficou bastante conhecido por suas pesquisas na área da ilusão de ótica. Seu trabalho em ótica, desenvolvido em 1860, foi denominado Ilusão de Zöllner, em que linhas paralelas se mostravam como diagonais. Na área da astronomia ele se destacou provando a teoria de Christian Doppler sobre o efeito do movimento na cor das irradiações eletromagnéticas das estrelas em consequência do desvio das linhas do espectro da luz emitida por estes corpos celestes. Ele inventou um aparelho muito sensível chamado Astrophotometer, capaz de medir essas variações. Em sua homenagem, uma das crateras da lua foi denominada Cratera de Zöllner. Em 1872, foi convidado a ocupar a cadeira de Astrofísica na Universidade de Leipzig.

Foi membro da Royal Society da Inglaterra, da Real Sociedade Astronômica de Londres, da Academia Imperial de Ciências Físicas e Naturais de Moscou e da Sociedade Científica de Estudos Psíquicos de Paris.

Fenômenos mediúnicos

Desde muito cedo Zöllner se interessou pelos fenômenos mediúnicos. Quando surgiu a oportunidade, em 1875, foi à Inglaterra visitar um dos maiores cientistas da época, William Crookes, que era a maior referência nas pesquisas dos chamados “efeitos mediúnicos” tais como o movimento de objetos sem interferência de uma fonte de energia e da materialização de espíritos. Zöllner buscava uma explicação científica para tais fenômenos.

Após sua visita, desenvolveu uma teoria sobre a ocorrência de tais fenômenos. De acordo com sua teoria, o universo teria, além das três dimensões espaciais euclidianas, uma quarta dimensão pela qual se explicam alguns fenômenos de ordem espírita. De acordo com essa teoria, o fenômeno mediúnico poderia perder sua característica mística e passaria ao domínio da Física e da Filosofia ordinárias.

A 4ª dimensão

Para melhor entendimento do que seja a 4ª dimensão na concepção física atual, admitamos que o espaço possa encurvar-se nas proximidades das grandes massas gravitacionais, o que só poderá fazê-lo no sentido da 4ª dimensão e todos os fenômenos mediúnicos, bem como o deslocamento das entidades espirituais seria efetuado por essa 4ª dimensão. A respeito da teoria da 4ª dimensão, Schiaparelli, famoso astrônomo italiano, escreveu em carta dirigida a Camille Flammarion: “É a mais engenhosa e provável que pode ser imaginada.”

 

Pesquisas realizadas

Para melhor confirmação de sua teoria, Zöllner realizou inúmeras reuniões com médiuns e pesquisadores em sua própria residência.
Em 1877, recepcionou pela primeira vez em Leipzig, o médium inglês Henry Slade. Este era protagonista de inúmeras manifestações de efeitos físicos. Para analisar a mediunidade de Slade, contou ocasionalmente com a participação de vários outros professores universitários, o que imprimiu maior entusiasmo em suas pesquisas.

Com o trabalho levado a efeito com esse médium, Zöllner fez várias publicações em forma de artigos, em revistas científicas e, posteriormente, em livros versando sobre a “física transcendental”. Além de Slade, Zöllner estudou os fenômenos produzidos por Madame_D'Esperance, protagonista de fenômenos de aparição e de transporte de objetos.

Em março de 1880, o Barão Von Hoffmann convidou o médium inglês William Eglinton para participar de reuniões com Zöllner. Foram ao todo 25 reuniões. Eglinton era médium de efeitos físicos, principalmente materialização e escrita direta. Zöllner mostrou-se muito satisfeito com os resultados das pesquisas e pretendia até publicar outro livro sobre suas experiências, porém faleceu antes disto.

Zöllner foi um grande batalhador da causa espírita notabilizando-se por suas experiências físicas onde a atuação dos espíritos não deixou dúvidas nem incertezas. Sendo físico, utilizou esta ciência para demonstrar a imortalidade e divulgar a interferência dos desencarnados no cotidiano dos encarnados.
Ao propor a teoria da 4ª dimensão para explicar os fenômenos observados, antecipou-se aos físicos atuais e demonstrou como a ciência pode auxiliar a religião e quanto a religião pode ser científica.

Principais obras publicadas

Seu livro mais famoso é: Provas Científicas da Sobrevivência” ou “Física Transcendental.

Outros livros publicados por Zöllner que chamaram a atenção do mundo científico foram:

A Natureza dos Cometas;

Esboços de Fotometria Universal dos Céus Estrelados;

Natureza dos Corpos Celestes.

Ao oferecer seu livro Provas Científicas da Sobrevivência ou Física Transcendental a William Crookes, Zöllner escreveu uma dedicatória muito expressiva da qual extraímos o seguinte trecho:

“Com o mais elevado sentimento de gratidão e reconhecimento pelos serviços prestados por vós a uma nova ciência, eu vos ofereço, respeitabilíssimo colega, o terceiro volume dos meus Tratados Científicos.
Por uma coincidência notável, as nossas investigações científicas se encontraram no mesmo terreno, fornecendo à humanidade admirada uma nova classe de
fenômenos físicos que proclamam bem alto e de um modo não mais duvidoso a existência de um outro mundo material de seres inteligentes.

Aceitai, pois, a presente obra como sinal de agradecimento e simpatia, vertidos do coração honesto de um alemão”.

Friedrich Zöllner: astrônomo, físico, professor, cientista, pesquisador, pioneiro da teoria da 4ª dimensão no Universo. É mais um exemplo de que Ciência e Espiritualidade podem caminhar juntas.

 

 

(Texto copiado do site http://www.correioespirita.org.br/secoes-do-jornal/biografias/967-johan-karl-friedrich-zoellner)

Johann Karl Friedrich Zöllner

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Karl_Friedrich_Z%C3%B6llner#/media/File:Johann_Karl_Friedrich_Zollner.jpg

Ilusão de Zöllner

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Karl_Friedrich_Z%C3%B6llner#/media/File:Zollner_illusion.svg

 

 

Orfandade

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Fonte de Paz. Lição nº 10. Página 47.

 

Realmente, não há desamparado diante do Senhor, mas há uma espécie de orfandade que nos convoca em toda parte, à maiores reflexões, quanto ao dever de amparar a vida que nos cerca.

Referimo-nos às necessidades múltiplas que nos reclamam o esforço e a tolerância na prática efetiva do bem.

Em verdade, será sempre louvável a construção de casas e refúgios, creches e hospitais, onde as crianças sem lar encontrem abrigo e medicação.

Todavia, não olvidemos o mundo das criaturas inferiores e das coisas, aparentemente sem importância, que nos rodeia.

Aí, vemos quadros inquietantes que efetivamente nos ensombram e afligem.

Não é somente o painel escuro do irmão em Humanidade, que vagueia sem rumo, a única porta de dor a pedir nos trabalho assistencial.

É também a terra empobrecida, necessitada de adubo e sementeira vivificante.

É a árvore benfeitora, relegada ao abandono.

É a fonte intoxicada, que nos solicita proteção e carinho.

É a casa desmantelada, rogando atenção e limpeza.

É a via pública que nos compete defender e respeitar, pedindo-nos bondade e higiene.

É o animal que nos auxilia, endereçado por nossa inconsequência ao cansaço, à sede e à fome, suplicando nos alimento e repouso.

É a ferramenta que sentenciamos à ferrugem e ao esquecimento prejudicial.

A essa orfandade triste, que nos desafia, em todos os setores da luta terrestre, podemos prestar o melhor concurso, - o concurso da bondade silenciosa e diligente, - que nos trará a resposta do progresso e do bem-estar de todos.

Não esquecer que somos responsáveis pela região de serviço que nos sustenta.

Não condenes à orfandade os instrumentos de trabalho em que a tua missão na Terra se desenvolve.

Cuida de assistir aos seres e às coisas do próprio caminho, com os mais elevados sentimentos do coração, e receberás a constante assistência da Bondade Divina, - Luz da Vida a brilhar perenemente no caminho de todos.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

A natureza órfã em triste cena de um  riacho poluído. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]