Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 20 de abril de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/20-04-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

18-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/18-04-2015.htm

17-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/17-04-2015.htm

16-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/16-04-2015.htm

15-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/15-04-2015.htm

14-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/14-04-2015.htm

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVII,  1-4

Pedi e obtereis

 

 

Qualidades da prece

 

     1. Quando orardes, não vos assemelheis aos hipócritas, que, afetadamente, oram de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas para serem vistos pelos homens. Digo-vos, em verdade, que eles já receberam sua recompensa. Quando quiserdes orar, entrai para o vosso quarto e, fechada a porta, orai a vosso Pai em secreto; e vosso Pai, que vê o que se passa em secreto, vos dará a recompensa. Não cuideis de pedir muito nas vossas preces, como fazem os pagãos, os quais imaginam que pela multiplicidade das palavras é que serão atendidos. Não vos torneis semelhantes a eles, porque vosso Pai sabe do que é que tendes necessidade, antes que lho peçais. (Mateus, 6:5 a 8.)

     2. Quando vos aprestardes para orar, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos céus, também vos perdoe os vossos pecados. Se não perdoardes, vosso Pai, que está nos céus, também não vos perdoará os pecados. (Marcos, 11:25 e 26.)

     3. Também disse esta parábola a alguns que punham a sua confiança em si mesmos, como justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu, publicano o outro. O fariseu, conservando-se de pé, orava assim, consigo mesmo: “Meu Deus, rendo-vos graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem mesmo como esse publicano. Jejuo duas vezes na semana; dou o dízimo de tudo o que possuo.” O publicano, ao contrário, conservando-se afastado, não ousava, sequer, erguer os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: “Meu Deus, tem piedade de mim, que sou um pecador.” Declaro-vos que este voltou para a sua casa justificado, e o outro não; porquanto,

aquele que se eleva será rebaixado e aquele que se humilha será elevado. (Lucas, 18:9 a 14.)

     4. Jesus definiu claramente as qualidades da prece. Quando orardes, diz Ele, não vos ponhais em evidência; antes, orai em secreto. Não afeteis orar muito, pois não é pela multiplicidade das palavras que sereis escutados, mas pela sinceridade delas. Antes de orardes, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, visto que a prece não pode ser agradável a Deus, se não parte de um coração purificado de todo sentimento contrário à caridade. Orai, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o fariseu. Examinai os vossos defeitos, não as vossas qualidades e, se vos comparardes aos outros, procurai o que há em vós de mau. (Cap. X, itens 7 e 8.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

Abertura do  16º. Congresso Estadual de Espiritismo

Santos, SP

 

 

Fotos Ismael Gobbo

 

 

18-04-2015.

 

Noite de luz e vibrações fraternas

A.J.Orlando

 

Depois de 68 anos do seu primeiro congresso, a USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo começou, ontem, em Santos o seu congresso de número 16. Na abertura na Arena Santos congressistas e o público em geral estiveram presentes na conferência de Antônio Cesar Perri de Carvalho que desenvolveu o tema central Para onde caminha a humanidade – amor, educação e ética.

 

Desde a manhã, os congressistas vinham chegando de mais de 120 cidades do Brasil. A maioria de Santos e da região da Baixada Santista. Chegavam aos poucos. Começavam a sentir as vibrações de carinho e fraternidade que os amigos santistas distribuíam a todos.

 

Quando chegou a noite, a Arena Santos começou a receber os participantes. Os congressistas de outras cidades estavam em três hotéis da cidade, de onde os ônibus saíam trazendo todos eles. Aos poucos, poucas cadeiras eram ocupadas. Depois de algum tempo, a Arena estava repleta de espíritas e simpatizantes. Começava o momento lítero-musical que contou com a participação da família Zago e de Elaine Lopes que declamou o poema Brasil, de Olavo Bilac.

 

Mesa formada

Especialmente convidada para o evento, a cantora lírica Paula Zamp cantou o Hino Nacional Brasileiro na abertura formal da solenidade da noite, logo após a mesa ser constituída chamado pelo radialista e mestre de cerimônia Benny Coquito contando com Julia Nezu Oliveira, presidente da USE, Jorge Godinho Nery, presidente da FEB, Nilton Starnini, presidente da USE Intermunicipal de Santos, Allan Kardec Pitta Veloso, presidente da USE Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira, o homenageado da noite Altivo Ferreira, ex-diretor da revista Reformador, Eutázio Alves Pereira Filho, vice-prefeito de Santos, Roberto Versiani, secretário geral do Conselho Federativo Nacional, Luiz Fernando Penteado, presidente da USE Regional de São Paulo, Secretário de Segurança de Santos, Bruno Galatti e o conferencista da noite Cesar Perri.

 

Vários componentes da mesa fizeram uso da palavra como externando a alegria de poder participar de mais um congresso da USE, entidade federativa que nasceu de um congresso e continua a cada três anos realizando este evento que congrega os espíritas do estado. Além das palestras e dos estudos que ocorrem no congresso, ele representa uma grande oportunidade de confraternização entre todos.

 

Foi marcante observar no sorriso de muitos a alegria do reencontro e a felicidade de estar juntos em uma nova atividade no trabalho espírita, desta vez na cidade de Santos. Abraços e conversas alimentavam a todos de boas vibrações.

 

Presença de federativas e entidades espíritas

Representantes das federativas estaduais do Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul e de Goiás também estavam presentes na abertura do Congresso para acompanhar a fala de Cesar Perri. Todas elas, com a do Rio Grande do Sul, farão parte das oficinas programadas para a segunda-feira, na parte da tarde.

 

A AJE Associação Jurídico-Espírita Brasil e São Paulo estiveram representadas pelos seus presidentes, respectivamente, Tiago Essado e Eduardo Ferreira Valério, além de contar com grande número de representantes de entidades espíritas e de órgãos de unificação do estado de São Paulo.

 

Conferência da noite

Antônio Cesar Perri de Carvalho, natural de Araçatuba, palestrante no Brasil e no Exterior, presidiu a USE, de 1982 a 2000, quando se transferiu para Brasília, DF. Presidiu a Federação Espírita Brasileira, de 2012 a março de 2015, ocupando também neste período a secretaria executiva do Conselho Espírita Internacional.

 

“Cesar Perri é nosso amigo e companheiro de unificação, tendo participado dos diferentes níveis da constituição formal do movimento espírita no estado e no Brasil. É líder espírita como poucos, e um dos que exercitam diariamente a fraternidade, o trabalho e a solidariedade”, comentou Julia Nezu na apresentação do conferencista.

 

Usando mensagens de Emmanuel, das epístolas de Paulo, Cesar Perri desenvolveu o tema sobre os caminhos para a humanidade. Para Cesar, “não podemos conceber um caminho de amor, educação e ética sem que tenhamos ética. O caminho para a humanidade só pode ser traçado tendo como base o evangelho de Jesus Cristo, com o amor e educando o espírito para sua renovação”.

 

“Nós espíritas somos tíbios e temerosos. Temos horror a mudanças. Precisamos aprender a conviver com o dinamismo do mundo, sem abrirmos mão dos princípios doutrinários, sem abrirmos mão da base doutrinária para nos adequarmos à realidade. São estas considerações que gostaríamos de trazer para provocar à reflexão do tema central deste Congresso”, disse Cesar Perri encerrando sua conferência.

 

Família Zago: filho e pai em brilhante apresentação artística na abertura do Congresso Espírita em Santos, SP.

Paula Zamp interpretando o Hino Nacional Brasileiro na abertura do Congresso Espírita em Santos, SP

Na mesa pela ordem a partir da esquerda: Secretário de Segurança de Santos, Bruno Galatti; César Perri, Roberto Versiani, o vice-prefeito de Santos Eutázio Alves Pereira Filho, vice-prefeito, Nilton Starnini, presidente da USE Intermunicipal de Santos, Júlia Nezu, presidente da USE-SP; Jorge Godinho, presidente da FEB, Allan Kardec Pitta Veloso, presidente da USE Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Luiz Fernando Penteado, presidente da USE Regional de São Paulo, Altivo Ferreira e seu filho Paulo Rogério Ferreira.

Declamação do poema “Brasil”,  de Olavo Bilac,  por Elaine Lopes

 

Ao centro Altivo Ferreira que recebeu homenagensl.

Jorge Godinho, Presidente da Federação Espírita Brasileira; Maria Júlia, da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul e

Júlia Nezu Presidente da USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

Fala do presidente da FEB Jorge Godinho

Saudação da presidente da USE/SP Júlia Nezu

O orador da noite Antonio César Perri de Carvalho.

Homenagens para Altivo Ferreira

Vista parcial do público

A Rádio Fraternidade de Uberlândia, MG,  pelo repórter Renato Sampaio  transmitindo o Congresso de Santos

 

 

 

 

O segundo dia do 16º. Congresso Estadual de Espiritismo

Santos, SP

 

19-04-2015.

 

Educação e ética no Congresso

A.J.Orlando

 

O dia amanheceu nublado. Não era um convite para a praia. O dia estava quente mas nublado. Não era um convite para a praia. Convida-se para a reflexão. Os congressistas estavam se preparando para o retorno à Arena Santos. Era o segundo dia do Congresso.

 

Os cantores do Chaves da Luz fizeram o momento musical da manhã, cantando músicas de autoria própria, levando gostosas vibrações de harmonia aos congressistas que começavam a chegar ao plenário do Congresso.

 

Logo pela manhã, educação para uma nova era, seria o tema dominante em que atuariam Cesar Perri (DF), Dalva Silva Souza (ES) e André Luiz Peixinho (BA), compondo o módulo 1. Cada um com uma vertente para análise: desafios da educação, a família na educação e a instrução dos homens, educando as almas, respectivamente.

 

Ao final do módulo 1 Educação para a nova era, os três expositores, com coordenação de Humberto Portugal, do CEERJ – Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, responderam perguntas formuladas pelos congressistas. Pelo tempo programado de 45 minutos, muitas delas ficaram sem respostas.

 

Paula Zamp, depois de cantar o Hino Nacional na abertura do Congresso, retornou ao palco para mais um momento musical.

 

Em seguida foi a vez do segundo módulo de para onde caminha a humanidade. Ética como ciência da moral foi o tema principal. Tiago Cintra Essado, presidente da AJE Associação Jurídico-Espírita Brasil, desenvolveu o tema A ética, a moral, a ciência e os direitos humanos.

 

Logo após, Anete Guimarães, oradora espírita e dirigente do Grupo Espírita Caminho da Esperança do Rio de Janeiro, levou ao público o desenvolvimento da pergunta Ética: ciência ou filosofia? Para encerrar o módulo, a representante da AME Brasil e Santos, Márcia Regina Colasante Salgado, inseriu a ética espírita na regeneração planetária. Com isto, o tema ética como vertente para os caminhos para a humanidade foi analisado pelos

 

Após as exposições do módulo 2, com coordenação de Ivana Raisky, presidente da FEEGO – Federação Espírita do Estado de Goiás, Tiago, Anete e Márcia responderam as perguntas dos congressistas sobre ética na visão espírita.

 

Levantamento até às 18 horas.

 

Apresentação do “Chaves da Luz”

César Perri

Vista parcial do público na fala de César Perri.

A presidente da FEES – Federação Espírita do Estado do Espírito Santo Dalva Silva Souza

André Luiz Peixinho

Debate com perguntas do público. Dalva, César Perri e André Luiz Peixinho.

Paula Zamp em sua apresentação

Tiago Essado da AJE-Brasil.

Anete Guimarães

Márcia Colasante

Debates com Tiago Essado, Anete Guimarães e Márcia Colasante

 

 

Entrevistas realizadas pela Rede Boa Nova de Rádio com participantes  do 16º. Congresso Estadual de Espiritismo

 

19-04-2015.

 

Texto Claudio Palermo

Fotos Ismael Gobbo

 

A Rede Boa Nova de Rádio está cobrindo este belíssimo Congresso na cidade de Santos. Estamos gravando várias participações que estarão na nossa programação durante esta semana, além dos flashes ao vivo neste domingo e segunda.

Neste dia 19 estamos desde manhã cedo na Arena Santos entrevistando os participantes, entre os entrevistados passaram pelo nosso estúdio na Sala de Imprensa da Arena: A presidente da FEES – Federação Espírita do Estado do Espírito Santo Dalva Silva Souza, a comunicadora da RBN Heloisa Pires, a equipe do Programa Momento Espírita da USE, Antônio Cesar Perri de Carvalho da FEB – Federação Espírita Brasileira, a banda Chaves da Luz, Maria Tulia Bertoni do Conselho de Administração da FEMS – Federação Espírita do Mato Grosso do Sul, André Luiz Peixinho da FEEB – Federação Espírita do Estado da Bahia, Luiz Claudio da Silva da Campanha do Evangelho no Lar e na Família e Mauro A.Santos da Comissão Organizadora do Congresso, dentre outros entrevistados que participam do Movimento Espírita da Baixada Santista e SP.

A Partir desta segunda você poderá acompanhar as gravações na programação da Boa Nova nos quadros informativos da manhã e da tarde e nos Programas Nova Consciência e Jornal Nova Era, às 11hs e meio-dia respectivamente. www.radioboanova.com.br

Agradecemos o apoio da Assessoria de comunicação do Congresso, e o apoio dos colegas da imprensa espírita que estão cobrindo este evento, como o amigo Ismael Gobbo deste boletim (pelo convite em escrever aqui, uma honra!) e o amigo Renato Sampaio da Web Radio Fraternidade, que disponibilizou wi-fi e seu equipamento para baixar nossas entrevistas e mandar estes áudios para a Rede Boa Nova de Rádio.

Neste Congresso podemos sentir e vivenciar o tema que está sendo debatido na Arena Santos, estamos todos juntos e trabalhando pelo Amor, Educação e Ética e caminhando para um Mundo de Regeneração!

Amanhã tem mais!

 

Levantamento até às 18 hs

 

Maria Tulia Bertoni

Antonio César Perri de Carvalho

Wladisney Costa do Programa Momento Espírita

Júlia Nezu. Presidente da USE/SP

Adonay do Programa Momento Espírita

Heloisa  Pires;

Luiz Cláudio da Silva

 

André Luiz Peixinho, Rubens Toledo e Dalva Silva Souza

Mauro A. Santos

 

 

Reuniões de Fraternidade 2015

Macaé, RJ

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

XI Jornadas de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

Caros amigos,

 

Junto enviamos o program definitivo das XI JORNADAS DE CULTURA ESPÍRITA, que terão lugar nas Caldas da Rainha, no Caldas Internacional Hotel, nos dias 1 e 2 de Maio.

 

Neste momento temos 440 inscritos e o limite serão 600 lugares.

Não se atrase, caso deseje estar presente :-)

 

Inscreva-se em  http://goo.gl/forms/POSKxE4OKi ou pelo telefone 966 460 878.

 

Com amizade, 

 

P'la Comissão Organizadora

 

José Lucas

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Registros do 3º. Congresso Espírita do DF

Brasília, DF

 

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/04/18/interna_cidadesdf,479913/cerca-de-2-mil-pessoas-participam-de-3-congresso-espirita-do-df.shtml

Cerca de 2 mil pessoas participam de 3º Congresso Espírita do DF

O evento acaba amanhã e conta com uma variada grade de palestras

postado em 18/04/2015 14:57

Paloma Batista

Cerca de 500 centros espíritas e 2 mil pessoas participaram neste sábado (18/4) do segundo dia do 3° Congresso Espírita do Distrito Federal, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento acaba amanhã e conta com uma variada grade de palestras, a cargo de importantes nomes dentro da comunidade espírita, como Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias, Simão Pedro de Lima, Neuza Zapponni de Melo, Saulo César Ribeiro da Silva e Wagner Gomes da Paixão.

Quem tiver interesse em participar ainda pode se inscrever diretamente no Centro de Convenções. A organização é da Federação Espírita do Distrito Federal. Para saber outras informações acesse: http://3congressoespiritadf.wordpress.com/.

(Informações em email de De: "João Vitola" <[email protected]> repassadas por [email protected])

 

 

2948º EFAS – Encontro Fraterno Auta de Souza

Castanheira, MT

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que a

 

MÉRCIA  BATISTA  NEVES.

 

DA CIDADE DE

BIRIGUI

 

Fará  nesta quarta-feira dia 22-04-2015

Às  20,00  horas

Tema:

" EVOLUÇÃO  ESPIRITUAL "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Palestra com Sandra Calado no F.E. Gina

São Paulo, SP  

 

FRATERNIDADE ESPIRITA GINA
PALESTRA DIA 25 DE ABRIL  - SÁBADO
horário   19H30

TEMA – “A ALMA DOS ANIMAIS”

 

PALESTRANTE – SANDRA CALADO

Co-fundadora da Asseama - Associação Espiríta Amiga dos Animais (primeiro e único centro espírita voltado para a espiritualidade dos animais),  Médica Veterinária, médium e  escritora. Autora do Livro: O Evangelho dos Animais.

 

HARMONIZAÇÃO MUSICAL – PAULO VICENTE

VIOLÃO

 "A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS"

 Solicitamos a possibilidade de trazer uma pacote de ração, para doação aos nossos irmãos.

 

(Informação recebida em email de Regina Ribeiro)

 

 

Programação do 48º. Aniversário do C.E. Deus, Luz e Verdade. Salvador, BA

 

 

 

(Informações recebidas em emails de Edward Cobem 7 [mailto:[email protected]]  e de Renê Magalhães [[email protected]]

 

 

Programação do Centro Espírita “Jesus e Kardec”

São Paulo, SP

 

CEJK Palestra: Palestra: " O Sentido da Vida " com Heloisa Pires - Sábado 25-Abril - as 17:00 hs

 

 

Prezado Amigo (a), gostariamos de convida-lo a participar da:

 

Palestra: " O Sentido da Vida " com  Heloisa Pires - Sábado 25-Abril - as 17:00 hs

 

Local: Centro Espirita  Jesus e Kardec (CEJK), Rua Coronel Melo de Oliveira, 289  - Perdizes

Gratuito - Vagas limitadas - Necessario fazer inscrição pelo telefone 11 3675-7205

 

  

***       Participe   de   nossas  Atividades      ***

 

PASSES.............................:    Segunda 20:00 horas  /  Quarta 15:30 horas

 

 

Curso de Introdução ao Espiritismo    

Terça-feira  15:30 hs  ínicio 14-Abril

 

Curso da Doutrina Espírita (Módulo 2A)   - Terça-feira  20 hs 

 

Curso da Doutrina Espírita (Módulo 2B)   - Quarta-feira  20 hs 

 

Estudo livro “Memórias de um Suicida”    - Terça-feira   15:30 hs  

 

Estudo livro “A Gênese”    - Sabados 10:30 hs   

 

 

*** Visite nossa Livraria Espirita ***

Aberto diariamente das 10:00 hs às 18:00 hs - fone 11 3675-7205

 

www.cejk.org.br   e    https://www.facebook.com/centroespiritajesusekardec

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espirita Jesus e Kardec [[email protected]])

 

 

Programação de Divaldo Pereira Franco em

Portugal

 

 

Imagem intercalada 1

 

Imagem intercalada 2

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel [[email protected]])

 

 

Show de Nando Cordel no Teatro Municipal de

 Niterói, RJ

 

Venda de ingressos pelo site: http://www.remansofraterno.org.br/show-de-nando-cordel-venda-de-convites

 


(Informação em email de Remanso Fraterno [mailto:[email protected]] repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Kardec Rádio (em inglês)

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

SEI – Serviço Espírita de Informações Troféu Chico Xavier

São Paulo, SP

 

Acesse:

http://boletimsei.blogspot.com.br/

 

 

 

Revista Semanal de Divulgação Espírita “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Artigo: Novas de alegria -4

 

 

 

João Xavier de Almeida

Porto, Portugal

 

 “Sede pois perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste” _ exortava o Divino Amigo, no arrebatador sermão da montanha. Como advertira antes, não estava a revogar a Escritura Sagrada nem ensinava algo que ela não contivesse; o Antigo Testamento (Levítico 19.2) já exarava: “Santos sereis porque Eu sou santo, Eu, o Senhor vosso Deus”.

“Sede perfeitos” não é, pois, o que poderia parecer: exigência severíssima, desanimadora, impossível de cumprir. O Bom Pastor, profundamente cônscio dos textos sagrados, sabia o que dizia, e a quem. Demonstração viva de quanto ensinava, compreendia e procurou fazer compreender que no Homem, imagem e semelhança do seu Criador, está impresso o germe da infinita perfeição divina para se desenvolver, florescer, frutificar, no longo percurso pelos três reinos da Natureza; e para além, muito além deles. Criatura alguma foge ao processo, programadas que foram todas, pela Inteligência Suprema, para atingirem a plenitude.

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, o capítulo XVII traça um perfil do homem de bem, que em consciência se interroga: Fiz todo o bem que podia? Fiz aos outros o que gostaria que me fizessem? 

O Prémio Camões de Literatura, instituído vai para três décadas pelos governos de Portugal e Brasil, foi no ano passado atribuído ao poeta, ensaísta e historiador brasileiro Alberto Costa e Silva. A jornalista Fátima Campos Ferreira entrevistou-o para a TV, observando a certa altura: com essa paixão por livros, o seu paraíso terá muitos livros? O entrevistado respondeu ser descrente, não acreditar em paraísos. Adiante, a jornalista quis saber em que atividade (professor, diplomata, escritor) ele se sentira mais realizado; retorquiu o entrevistado não se sentir realizado nelas, mas algo frustrado na ambição de ser santo. Comentando a jornalista ser isso impossível, já que ele era descrente, aduziu Costa e Silva com vivacidade: “santidade não depende de crenças religiosas; santo é um ser excecional que faz os outros felizes”.

A tocante singeleza do conceito faz ponderar a sua profundidade, dar atenção à obviedade de que ser santo consiste, não em rezas e confissões, mas antes num harmonioso estado interior de presença do nosso melhor (a raiz divina), que rescende naturalmente, derramando paz.

O início deste texto refere o sermão da montanha como arrebatador. Não pela qualidade retórica, aliás excelente, mas por uma intensa comunicatividade, continuando a arrebatar dois mil anos depois. O enorme potencial de persuasão que o Rabi exsudava provinha-lhe do íntimo, afeito à puríssima energia da comunhão espiritual com o Pai. O capítulo 6º do Evangelho de Lucas anota que Jesus, quando proferiu o extraordinário sermão, estivera isolado toda a noite anterior em oração, na montanha. Não ocorre a ninguém que o Divino Amigo o fizesse entre velas, paramentos, cerimónias, fórmulas rituais; mas podemos imaginar o profundo recolhimento da sua comunhão mental com o Pai, reunindo a energia sublime com que discursou à multidão e lhe trouxe a alegria dum novo conceito de Deus: já não o velho ser implacável, de temíveis oscilações de humor; antes o Pai de infinita compaixão, desejoso não da morte do pecador, mas da sua conversão e vida; o Pai de amor inesgotável acessível a todos, sem limites senão os da nossa ignorância.

No empolgante sermão da montanha e em todo o seu magistério, o incomparável Educador de Nazaré legou à Humanidade uma pedagogia riquíssima, de bases necessárias e suficientes para amadurecermos e nos libertarmos de mitos aberrantes, como condenações eternas ou a moralzinha flácida do poder religioso seu coetâneo e do vindouro. Detentor de porte irrepreensível, o divino Amigo, sereno perante usurários, ladrões, adúlteros, traidores, corruptos, jamais condenou ou excomungou: antes exortava e estimulava, sempre compassivo, edificante, persuasivo.   

João Xavier de Almeida

Jornal de Espiritismo nº 69, Março-Abril 2015,

htpp://www.adeportugal.org

 

 

(Recebido em email de Nuno Emanuel)

 

 

Impermanência

 

 

Refletindo sobre a brevidade da vida, escreveu certa feita o poeta Vinícius de Moraes, em um poema que intitulou Noite de Natal:

Para isso fomos feitos: para lembrar e ser lembrados.

Para chorar e fazer chorar - para enterrar os nossos mortos.

Por isso temos braços longos para os adeuses, mãos para colher o que foi dado, dedos para cavar a terra.

Assim será a nossa vida: uma tarde sempre a esquecer, uma estrela a se apagar na treva, um caminho entre dois túmulos.

Por isso precisamos velar, falar baixo, pisar leve, ver a noite dormir em silêncio.

Não há muito o que dizer: uma canção sobre um berço, um verso, talvez de amor, uma prece por quem se vai.

Mas, que essa hora não esqueça e que por ela os nossos corações se deixem, graves e simples.

Pois para isso fomos feitos: para a esperança no milagre,

Para a participação da poesia, para ver a face da morte.

De repente, nunca mais esperaremos...

Hoje a noite é jovem; da morte, apenas nascemos, imensamente.

*   *   *

Que sentimento nasce em nós quando pensamos sobre a brevidade da vida? Será de tristeza, melancolia ou de entendimento e paz?

Somente a plena noção, ou mesmo convicção da imortalidade é que nos permite entender essa brevidade.

Embora Espíritos imortais que somos, estamos vivendo apenas por uma temporada em uma casa mortal: o nosso corpo.

E aqui, nesta morada, todas as coisas são fugidias, não perenes, passageiras.

Nosso olhar sobre a brevidade da vida nos permite compreender que tudo o que é externo a esse olhar, se acaba, tem fim.

Da mesma forma que aquilo que guardamos dentro d’alma permanece.

Assim entendendo a vida, os adeuses se transformam em até breve.

As dores, em pequenas lições de um aprendizado que se constrói de forma paulatina.

Os embates que a vida exige, exercícios a nos conferir fibra e virtudes.

Tudo na vida, daquilo que se guarda na intimidade, permanece.

Tudo o mais, terá a perenidade de uma existência.

Por isso, o sábio conselho de Jesus, para que não nos detenhamos a juntar os tesouros da Terra porque são breves, o ladrão leva, a ferrugem corrói, as traças consomem.

Dessa forma, não são coerentes os esforços despendidos apenas para ajuntar tesouros que nos servirão por curto período de tempo. Tesouros que deixaremos quando retornarmos ao verdadeiro lar.

Portanto, não nos aflijamos ante a impermanência da vida física. Ela é, somente, o intervalo entre dois túmulos, reflete o poeta.

Logo mais retornaremos à casa. Lá estarão nossos amores que chegaram antes de nós.

E lá igualmente ficaremos aguardando outros que virão, concluída sua própria missão.

Com a morte, despertaremos para nova realidade.

Por isso, vivamos intensamente as oportunidades da vida, na certeza de que ela sempre será pródiga, generosa, justa e amorosa no que nos oferta.

Também no entendimento de que tudo será breve, porque breve é nossa passagem pelo planeta, por mais se alonguem os anos da nossa vida física.

Amanhã, logo mais, estaremos de retorno ao lar paterno.

Redação do Momento Espírita.
Em 18.4.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Árvore de Natal e Igreja “Trinità dei Monti”. Praça de Espanha, Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]