Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 01 de agosto de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/01-08-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

31-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/31-07-2015.htm

30-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/30-07-2015.htm

29-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/29-07-2015.htm

28-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/28-07-2015.htm

27-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/27-07-2015.htm

 

 

 

PUBLICAÇÃO EM SEQUENCIA

O Livro dos Espíritos

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

Livro “Missionários da Luz”  ditado pelo espírito André Luiz

Médium Francisco Cândido Xavier

Editora FEB

Neste livro André Luiz  detalha com minúcias e de forma exemplificativa

os preparativos no mundo espiritual  e no mundo físico acerca do processo reencarnatório.

 

LEIA A MATÉRIA ABAIXO

 

 

Matéria do jornal Momento Espírita- CEAC Bauru- 08/2015

Planejamento reencarnatório: o nascimento segundo espiritismo

 

 

 

 

''Urgência para com os nossos deveres''

Artigo de Divaldo Franco - Jornal A Tarde 30/07/15

 

"Urgência para com os nossos deveres" -

Artigo de Divaldo Franco, publicado no jornal A tarde - 30/07/2015

O admirável educador e escritor Mário Sérgio Cortella narra que três itens são importantes para o comportamento saudável do cidadão: querer, poder e dever. Isto porque nem tudo que queremos realizar podemos, assim como nem tudo que podemos fazer devemos e nem tudo quanto devemos produzir queremos... Num período de individualismo acentuado, no qual a predominância do ego tem prioridade, empurrando para o consumismo, as criaturas humanas não se dão conta que a decantada felicidade e realizações que aspiram podem ser de fácil conquista. Sem que sejam examinadas as possibilidades do querer em relação ao poder e ao dever, bem como de referência ao seu próximo, muitos projetos terminam por ser mais prejudiciais do que compensadores.
Necessário ter em mente a empatia, considerando a situação em que se encontra o outro, não lhe exigindo aquilo que não gostaremos que nos imponham. A capacidade de entender o nível de consciência das demais criaturas proporciona uma visão mais complexa para o comportamento saudável. Habituamo-nos a não cumprir com pequenos deveres que consideramos irrelevantes e terminamos por não considerar aqueles de alta responsabilidade como credores do nosso respeito e atenção, somente porque extrapolam o nosso egotismo. Como consequência, vemos as aberrações de todos os níveis tomarem conta da sociedade moderna, a ausência de lucidez de consciência predominar, mantendo o indivíduo engessado nos seus exclusivos interesses, não logrando alcançar a plenitude que independe do que se tem, mas sobretudo daquilo que se realiza interiormente.
Mulheres e homens vazios de ideais assumem o poder que não têm condições de exercer, somente porque querem destaque e atendimento das torpes ambições. Hoje, talvez mais do que nunca, torna-se indispensável que o nosso querer não exorbite as nossas possibilidades de poder manter os deveres éticos e morais em alto nível para a construção de um mundo melhor.

Divaldo Franco

(Texto recebido em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

O céu e o inferno: 150 anos do lançamento por Kardec –

140 anos de lançamento no Brasil

 

 

O céu e o inferno-original-1865

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Allan Kardec lançou a obra O céu e o inferno em Paris no dia 01/08/1865. A versão considerada final – 4ª. edição – surgiu em 1869 e sem o prefácio de Kardec.

No Brasil, dr. Joaquim Carlos Travassos manteve correspondência com Pierre-Gaétan Leymarie, dirigente da Sociedade citada e redator de “Revue Spirite”, com o objetivo de traduzir as obras de Kardec. E lançou em 1875, pela Editora B. L. Garnier, O Céu e o Inferno, traduzido da 4ª edição francesa, sem o nome do tradutor. Em nosso país, com exceção da tradução pioneira e da realizada por Manoel Quintão, em 1904 (FEB), a maioria contém o Prefácio de Kardec, inclusive a mais recente tradução, de Evandro Noleto Bezerra.

Com as obras da Codificação, surge uma maneira de racionalismo espírita, com destaque para as colocações em “O evangelho segundo o espiritismo”, de que “Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as etapas da humanidade”. Herculano Pires comenta que coube a Allan Kardec, a serviço do Consolador, libertar da letra que mata o espírito que vivifica. Ou seja, a religião dedutiva faz Deus baixar à terra e materializar-se em ritos e objetos; a religião indutiva faz o homem subir ao céu e desmaterializar-se, em razão e amor, para encontrar Deus.

No Prefácio, ausente na 4ª. edição francesa (1869) e em muitas traduções, Kardec comenta: “O título desta obra indica claramente o seu objetivo. Nela reunimos todos os elementos destinados a esclarecer o homem quanto ao seu destino. Como em nossas publicações  anteriores sobre a Doutrina Espírita, nada colocamos neste livro que seja produto de um sistema preconcebido ou de concepção pessoal, que aliás, não teria nenhuma autoridade. Tudo foi deduzido da observação e da concordância dos fatos”.

Em outro trecho esclarece: “As mesmas razões que nos fizeram omitir os nomes dos médiuns emO evangelho segundo o espiritismo, levaram-nos a omiti-los também nesta obra, tendo em vista mais o futuro do que o presente.”

A 1ª. parte trata de Doutrina, em 12 capítulos, contém o exame comparado das diversas crenças sobre: O porvir e o nada; Temor da morte; O céu; O inferno; O purgatório; As penas futuras segundo o Espiritismo; Os anjos; Os demônios; Intervenção dos demônios nas modernas manifestações. Com as penas eternas na visão espírita caem naturalmente as consequências que se acreditavam tirar de tal doutrina. Como as penitências, indulgências, e complexos de culpa.

Na 2ª. Parte, o Codificador analisou “Exemplos” e há numerosos casos que sustentam a teoria. A autoridade deles se baseia na diversidade dos tempos e dos lugares onde foram obtidos, porquanto, se emanassem de uma fonte única, poderiam ser produto de uma mesma influência. De início Kardec esclarece como se desenvolve o processo da desencarnação. Detalha algumas circunstâncias, lembrando que “A certeza da vida futura não exclui as apreensões quanto à passagem desta para a outra vida”. Em seguida, realizou um trabalho pioneiro de estudo das manifestações espirituais, cotejando-as com dados sobre a existência do manifestante, enquanto encarnado. Trata-se, portanto, do primeiro estudo de casos, de análise das manifestações espirituais, e de estudo de sobrevivência.

Sem pieguismo e adotando método de estudo, como em seus trabalhos em geral, analisa as manifestações dentro de uma classificação que estabeleceu de: Espíritos felizes; Espíritos em condições medianas; Espíritos sofredores; Suicidas; Criminosos arrependidos; Espíritos endurecidos; Expiações terrestres. Torna-se muito importante a compreensão dessas distintas situações de espíritos desencarnados. Esta classificação genérica formulada por Kardec chama atenção para essa relação entre a vida e morte corpórea e seus desdobramentos. O importante é o estado de alma e o nível e profundidade de como “a lei divina se encontra escrita na consciência” de cada um.

Por ocasião do centenário de O céu e o inferno, o espírito Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, homenageou esta obra do Codificador, escrevendo Justiça divina, “com o propósito sincero de reafirmar-lhes os conceitos, […] no serviço interpretativo da palavra libertadora de Allan Kardec”. Com base nos itens do livro agora sesquicentenário, Emmanuel tece considerações de orientação para a vida cotidiana. Entre outras afirma: “[…] prevenindo-nos para compreender as realidades da Natureza, no grande porvir, ensinou-nos Jesus, claramente: ‘O Reino de Deus está dentro de vós”.

O Espiritismo responde às dúvidas existenciais mais freqüentes. E à pergunta insistente que brota na alma humana: “para onde vou após a morte?”. O livro O céu e o inferno – que completa 150 anos de lançamento – é a resposta clara e fundamentada!

Fontes:

Kardec, Allan. O céu e o inferno. Trad. Bezerra, Evandro Noleto. 1.ed. Rio de Janeiro: FEB. 2010.

Pires, Herculano. O espírito e o tempo. Introdução histórica ao espiritismo. 1.ed. São Paulo: Ed.Pensamento, 1964.

Xavier, Francisco Cândido. Justiça divina. 13. ed. Pelo espírito Emmanuel. Rio de Janeiro: FEB. 2008.

Wantuil, Zêus. Grandes espíritas do Brasil. 1.ed. Rio de Janeiro: FEB. 1969.

(Transcrito de “O Consolador” – revista semanal digital, no 425, 2/8/2015)

 

(Texto copiado de http://grupochicoxavier.com.br/o-ceu-e-o-inferno-150-anos-do-lancamento-por-kardec-140-anos-de-lancamento-no-brasil/)

 

 

Programação da CONEAN/2015

Penápolis, SP

 

D:\familia\Documents\fotos de palestrantes\cartaz conean.jpg

INSCRIÇÕES GRATUITAS ATÉ O DIA 16/08/2015.

PELA INTERNET: [email protected]                                     

OU NA SEDE DA USE DE PENÁPOLIS NA AV. DR. EDUARDO DE CASTILHO Nº 771, CENTRO,

 

EXPOSITORES:

PROFESSOR NAZIL CANARIM JÚNIOR – da cidade de Bauru.

              DR. ALEXANDRE ARANTES DAMO – da cidade de Penápolis.

PROGRAMAÇÃO:

Das 07:30 hs às 08:30 hs – recepção aos participantes com café da manhã.

Das 08:30 hs às 09:00 hs – prece de abertura com a jovem Pâmela Teixeira Boghossian interpretando a música Ave Maria e cerimonial de abertura com o Sr. Adhemar Módena.

 

Das 09:30 hs às 10:15 hs. – Primeiro expositor.

 

Das 10:15 hs. ás 10:45 hs. – Intervalo com café.

 

Das 10:45 hs. Às 12:00 hs. – Segundo expositor.

 

Ás 12:00 hs. – Perguntas e respostas e encerramento.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Eventos da Abrape

Agosto/2015.

 

 

********************

 

 

********************

 

 

 

********************

 

 

(Informações recebidas em email de Aline Venancio [[email protected]])

 

 

Programação de palestras com Celina Sobral

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Programação do Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Imagem inline 1

Obs.:Se não deseja receber este boletim semanal envie a palavra "Cancelar" para e-mail [email protected] - Agradecemos.​


--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Ciclo de palestras com Wellerson Santos

Aracajú, SE

 

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos [[email protected]])

 

 

 

 

XIII Jornada Espírita de

Eunápolis, BA

 

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

 

Programação do C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

 

(Informação recebida em emails de Maria José de Almeida <[email protected]> ; de Regina Bachega e de João Marchesi Neto)

 

 

Programação do Centro Espírita Fé e Caridade

São Manuel, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Teles de Ataide [[email protected]])

 

 

Palestra na Associação Filantrópica A Caminho da Luz

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra na Associação Cultural Espírita Fraternidade- ACEF

Ourinhos, SP

 

PALESTRA 

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL ESPÍRITA FRATERNIDADE - ACEF

Rua Valentim Gentil, 44 – Ourinhos

Tel: (14) 3322 2506

 

01/08/2015  -  SÁBADO – 20:00 HORAS

 

ORADORA:

ELISETE LOURENÇO YOSHIDA

(de Assis)

 

TEMA:

DEUS: AMOR, JUSTIÇA E MISERICÓRDIA

ENTRADA  FRANCA

 

“O Espiritismo evangélico abre suas portas benfeitoras

a quem sofre e procura caminho salvador”.

Emmanuel / Francisco Cândido Xavier

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

4º. Festival do Livro Espírita

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ary Oswaldo Leite da Silva [[email protected]])

 

 

Le Français le plus connu au Brésil n'est ni Napoléon ni Zidane, mais Allan Kardec.

O francês mais conhecido no Brasil não é nem Napoleão nem Zidane, mas Allan Kardec.

 

 

Prezados, 

Vejam o link abaixo e a seguir mesmo traduzido e adaptado para o português, por Claudia Bonmartin, do CESAK-Paris, Centre d'Etudes Spirites Allan Kardec de Paris. 

 

Vejam, no final e em anexo, a Programação do I Encontro de Cultura e Pesquisa Espírita França Brasil que começa hoje 31-07-2015 no Rio de Janeiro e outras informações sobre o espiritismo no Brasil e na França. 

http://www.slate.fr/story/101569/francais-celebre-bresil-allan-kardec 

 

Texto traduzido e adaptado:

No BRASIL, o Fundador da Doutrina Espirita aLLAN kARDEC É CELEbrado em todo o Pais

Se o nome de Allan Kardec não é conhecido pela maioria  dos francêses, isto não é o que se passa à 10.000 km daqui. NoBrasil êle é célebre em todo o pais, muito mais que nossos jogadores de football ou nossos homens de Estado: selos com sua imagem foram impressos, ruas têm o seu nome, seus escritos são vendidos à vàrios milhões de exemplares.

E no entanto na França, o fundador da doutrina espirita que explica a presença e a comunicação dos espiritos, caiu no anonimato apos ter conhecido o sucesso nos anos de 1860.

 « Espirito, você està aqui ? » Atraz dessa célebre pergunta, fonte de sorrisos ou de arrepios, se esconde uma verdadeira crença: aquela que fala da vida dos espiritos. Eles se encontrariam em toda a parte, em volta de nos, invisiveis aos nossos olhos, se revelando a nós, segundo a avontade dêles.

A crença nos espiritos é tão velha quanto o homem mas foi na metade do século XIX, época em que o romantismo se encontrava em seu apogeu, reagindo ao racionalismo do periodo das luzes, que vai renascer  un certo interêsse pelo mundo invisivel.

A descoberta dos fenômenos elétricos e magnéticos no fim do século XVIII preparou o terreno. Nos Estados Unidos, por volta de  1850, é grande moda as mesas girantes. Um navio atravessou o Atlântico e a Europa descobre esse fenômeno. Reis e rainhas, artistas, cientistas e a grande bourguesia se divertem provocando mêdo algumas vezes a êles mesmos. Durante as sessões,os participantes colocam as mãos sôbre uma prancha, que uma força vem movimentar.

Nada predispunha Hyppolyte Léon Rivail a se aventurar em torno das mesas girantes, senão a curiosidade  diante de um efeito de moda;  Esse francês que nasceu no ano em que Napoléon foi consagrado imperador, é filho de uma familia  rica de juristas lionêses.  Reconhecido como pedagogo (êle é adepto das teorias inovadoras da época, de  Jean Jacques Rousseau), e é êle que vai codificar os encontros com os espiritos para dar nascimento ao Espiritismo.

Durante vàrios anos, o pedagogo interroga os espíritos.  De todas essas comunicações, êle vai escrever um livro, publicado em 1857, «O Livro dos Espiritos», dando origem ao Espiritismo, e êle assinará Allan Kardec, nome de um druida celta  que êle teve em uma vida anterior. É também uma maneira de conciliar com a sua carreira profisional.

 « O Livro dos Espiritos » se apresenta com uma série de questões e respostas entre Allan Kardec e os espiritos. Nêle encontramos perguntas sôbre: Deus, a vida depois da morte, o processo reencarnatorio, as desigualdades, a guerra ...

Mais que uma religião, o Espiritismo é uma filosofia. Allan Kardec não via o espiritismo como uma religião, explica Guillaume Cuchet, professor de Historia na Universidade Paris, autor do livro « As vozes do Além, as mesas girantes, espiritismo e sociedade no século XIX ».

 Entretanto, ele tinha uma consciêcia viva dos problemas morais. Ele sabia que para que o espiritismo se enraizasse, ele deveria ser sentido como uma religião no sentido amplo da palavra. 

Republicanos e Espiritas

  O livro dos Espíritos torna-se rapidamente um sucesso na França e um pouco mais tarde, no Brasil, Centros Espíritas são fundados em varias partes do país.

 A obra encontra uma aceitação favorável junto a pessoas enlutadas que praticam o espiritismo mais pelos seu aspecto consolador que pelo seu aspecto conceitual. Trata-se do caso de Victor Hugo que durante o período do seu exílio na ilha de Jersey, torna-se adepto, principalmente após haver "falado" com sua filha Léopoldine, morta afogada em 1843.

Com a publicação do livro de Allan Kardec, a moda das mesas girantes retorna. O Livro dos Espíritos vai relançar o fenômeno, mas de maneira diferente. "O Espiritismo ressurge a partir de 1860". As mesas girantes haviam divertido as elites europeias, mas dessa vez ele vai tornar-se sociologicamente marcado, analisa Guillaume Cuchet. "Agora é a pequena burguesia que vai tornar-se adepta"

Quando se analisa o perfil dos que aderem é o espiritismo, é mesmo surpreendente. Longe de se tratarem de pessoas radicais e revolucionárias, muitos são republicanos arraigados. Os espiritas como Allan Kardec, são homens de esquerda, (socialistas no estilo da esquerda do século XIX) que foram traumatizados pelo fracasso da revolução de 1843 e com o golpe de Estado de Napoleão III. Eles se refugiam no Espiritismo, pois não encontram mais condições de participar da politica. Não é de se admirar, também,  quando encontramos nos seguidores de Allan Kardec, pessoas ligadas ao ensino e à maçonaria. No inicio, o regime de Napoleão III,  ele não sentiu em segurança vendo se reunir todos esses republicanos, mas rapidamente ele compreendeu que não havia nessas reuniões "nenhum perigo", nos diz Guillaume Cuchet.

UMA visao Progressista

Um selo brasileiro de 1975 homenageia Allan Kardec pelos 100 anos da Codificação do Espiritismo.

A filosofia espirita reagrupa vários aspectos progressistas da época. Segundo Allan Kardec, os espíritos não cessam de reencarnar para evoluir e tornarem-se cada vez melhores...    Aliás, encontramos essa vontade nos postulados que sintetiza a Doutrina: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, essa é a Lei".  Uma maneira de ver bem longe do dogma católico do Inferno, onde nenhuma evolução é possível.  

Mas há aspectos da Igreja católica como o Deus que nos fala O Livro dos Espíritos é o Deus cristão. Até que o livro seja condenado pela Igreja em 1864, os espiritas são frequentemente católicos. As duas crenças se combinam sem dificuldade teológica. E é por essa razão que no Brasil, o espiritismo conhece um tão grande sucesso. "O sucesso do espiritismo na França e no Brasil, é pelo fato de que ele completa o catolicismo. Há uma ligação entre os dois", informa  Guillaume Cuchet.

Uma outra razão desse sucesso no Brasil vem da diversidade cultural da sua população. Se o cristianismo é a religião dominante, ela está impregnada de crenças animistas dos Indígenas e dos Africanos e forma um sincretismo típico da América do Sul. Muitas pessoas que chegam nas cidades brasileiras vinham já impregnadas de crenças magico espirituais. No seu conteúdo, o espiritismo é muito próximo dessas crenças naturais. "A transição entre os dois se fazia sem problemas", explica o pesquisador.

 Cada vez mais os brasileiros tornam-se espiritas

Um memorial em homenagem ao bicentenário de nascimento a Allan Kardec é inaugurado em 2004, em Niterói-Brasil e um ano depois em Lyon-França.

Se na França, o Espiritismo tem algumas mil pessoas, no Brasil, a doutrina kardecista continua progredindo, como nos revela o Instituto Brasileiro de Geografia e de Estarística. De 2,2 milhões de adeptos em 2002, passou a 3,8 milhões em 2010, isto é, 3,1% da população brasileira. No entanto, esse numero de pessoas na realidade é maior, pois numerosos são os brasileiros católicos-espiritas.

São as regiões do sudeste  do Brasil (Estado do Riode Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) onde se encontram o maior número de espiritas. A cidade de Palmelo, no centro do pais, 45% da população se diz adepta da filosofia de Allan Kardec. Ela se considera a capital brasileira do Espiritismo. Esclarecemos que essa cidade de 2000 habitantes foi fundada em 1929 entorno de um centro espirita.

A influência cultural do Espiritismo é também muito forte no Brasil. Podemos constatá-la na presença de numerosas ruas Allan Kardec, mas também na escolha de nomes próprios de pessoas: Allan (às vêzes escrito com um só L). Faz parte dos 100 nomes os mais usados no Brasil. Um Clube de football de São Paulo tem um atacante que se chama Allan Kardec.

A indústria cinematográfica brasileira compreendeu o interesse do publico brasileiro por este tema. Desde o fim dos anos 2000; os filmes sobre o Espiritismo são sucesso de bilheteria, como disse em 2013 o "Courrier International".

A quarta edição de "O Livro dos Espíritos",  diz é um dos livros mais lidos depois da Bíblia. Não é raro encontrar em uma livraria de rua em São Paulo ou Recife a tradução em português da obra.

 

O DECLíNEO na França

A contrario, na France, o nome de espiritas foi gradualmente reduzido ao longo dos séculos XIX e XX. Para isso, ocorreram várias razões que explicam: como a morte, em 1869, de Allan Kardec, mas também a mudança de regime político, pois após a queda do Segundo Império. A República é proclamada em 1871. A esquerda, a partir de 1880, adotou uma posição racionalista e positivista. Os republicanos espiritas vão ser obrigados de escolher um partido. Por outro lado, a Igreja Católica, depois da condenação em 1864 de O Livro dos Espíritos, relança a devoção pela almas do purgatório e vai de fato ocupar o lugar do espiritismo, resume Guillaume Cuchet.

O tumulo de Allan Kardec se situa no cemitério do Père Lachaise. Ele não tem a notoriedade do de Jim Morrison, mas o dólmen é regularmente enfeitado e florido pelos espiritas.

Guilherme Ringuenet

 

Hoje dia 31-07-2015 começa o  I Encontro da Cultura e Pesquisa Espírita França-Brasil, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil. 

 Clique e Veja o Cartaz 

Programação do Encontro em anexo sintetizada a seguir:

 

Dia 31-07 sexta  10 horas visita a Praça Allan Kardec

                          com o Monumento restaurado que fica 

                          no meio da Praia de Piratininga em Niterói  

Dia 31-07 sexta  19 h as 22 h Abertura  Teatro  UERJ 

Dia 1-8, sábado de 8:30 as 18 h

Dia 2 -8 dom      de 9 as 13 h 

 

Somente a  Abertura na 6a. 31-07-15 às 19h será transmitida pela internet pela Web TV Espírita Nova Luz tvnovaluz.com  mas todo o encontro será gravado e editado e poderá ser comercializado posteriormente.

 

Informações importantes contidas no site: www.1ecpe.com.br 

·  As inscrições são limitadas a quantidade de lugares disponíveis;

Para inscrição de Meia-Entrada (estudantes/idoso/portadores de deficiência/professor): investimento de R$ 25,00.

·  Inscrição de Entrada Inteira: investimento de R$ 50,00;

·  Cada inscrito terá direito a receber um livro, apresentando comprovante de depósito uma hora antes do início do evento;

·  Cada Pessoa Física ou Jurídica poderá, contribuir, também, com o custeio do evento: entre no site e envie seu comprovante de depósito para [email protected] ;

·  Depósitos Banco Itaú 341, agência 1638, conta 15.729-5 CNPJ: 39.503.966/0001-87;

·  Para contribuições do exterior acrescentar na frente da conta o swiftcode  ITAUBRSP;

·  O I Encontro da Cultura e Pesquisa Espírita não tem fins lucrativos. Ao seu final, caso haja saldo positivo, será destinado à instituição espírita, que realiza significativo trabalho socioeducativo em Niterói: www.gepar.org.br 

 

Vejam fotos da inauguração do Menir com placas e com o medalhão gêmeo ao do Monumento de Niterói Brasil, ofertado pelos espiritas de Niterói e Maricá a cidade de Lyon por intermédio de Olivier Genevieve, a colaboração do Centre Spirite Lyonnais Allan Kardec,representado pelo Sr. Gilles Fernandez e apoios do Union Spirite Française et Francophone, representada pelos Srs. Roger Perez e Charles Kempf e pela Federação Espírita Brasileira, representada por Nestor Mazotti e Cesar Perri de Carvalho.

 

​​Vejam também um pequeno artigo sobre a história da Revue Spirite em paralelo às transformações do movimento espírita francês elaborado por um dos membros de nossa comissão: o pesquisador Jáder Sampaio

http://espiritismocomentado.blogspot.com.br

​Comissão do Brasil:

Nadja do Couto Valle - RJ, Roberto Cavalcanti RJ, Jáder dos Reis Sampaio - MG, Alexandre Rocha - SP e Paulo Sérgio M. Peixoto - RJ.

 

Comissão da França:

Olivier Geneviève - Lyon e Claudia Bonmartin - Paris

 

38º. CEUNIT / CEERJ

Cláudia Dutra e Leizimar Santos - Niterói RJ

 

PROEPER / CCS / UERJ

Professoras Dra. Edna Maria dos Santos e  Me. Telma Rosina Simoni da Gama

 

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

(Recebido em  email de Paulo [[email protected]])

 

Parabéns Bauru!

Parabéns CEAC!

 

Matérias do jornal Momento Espírita

CEAC Bauru, agosto/2015.

 

 

 

 

O que ensinamos às crianças

 

 

Em nosso afã de bem educar os filhos, nem sempre os métodos de que nos utilizamos são os mais corretos. Em alguns casos, embora não seja a nossa intenção, geramos algumas ansiedades e medos nas crianças.

Recentemente, lemos as recordações de uma escritora chinesa. Ela e mais três irmãos, em plena época da China Comunista, ao comando de Mao Tsé-Tung, foram educados por sua avó.

Para essa avó, todas as flores e árvores, as nuvens e a chuva eram seres vivos, dotados de coração, lágrimas e sentido moral.

Muito ligada às velhas regras chinesas para crianças, em especial a de que os pequenos deviam ouvir as palavras, isto é, ser obedientes, ela contava muitas histórias.

Quando não as retirava dos livros, com os quais enchia as noites de fantasia, especialmente da escritora que tudo narra, ela as inventava.

Assim, frisava a avó que se os netos não fossem obedientes, tudo de mal lhes poderia acontecer.

Quando comiam laranjas, por exemplo, ela advertia os pequenos para não engolir as sementes.

Se não me escutarem, um dia não vão poder entrar em casa. Cada sementinha é um bebê laranjeira que quer crescer, igualzinho a vocês.

Ele vai crescer caladinho dentro da barriga, para cima. Aí, um dia, a árvore vai sair pelo topo da cabeça.

Vai criar folhas, dar laranjas e ficar mais alta do que a porta.

A ideia de uma laranjeira no topo da cabeça fascinou a menina. Certa feita, de forma deliberada, engoliu uma semente. Uma só.

Afinal, ela não queria um pomar na sua cabeça. Seria pesado demais.

Durante todo aquele dia, ela ficou apalpando ansiosa a cabeça, a cada minuto, para ver se a árvore começara a brotar.

Tinha vontade de perguntar para a avó se poderia comer as laranjas que frutificassem em sua cabeça. Conteve-se porque se perguntasse, a avó ficaria sabendo que ela fora desobediente.

Na sua cabecinha, começou até a elaborar um plano. Quando a árvore começasse a aparecer no topo da sua cabeça, ela fingiria que não fora intencional engolir a semente.

Nessa noite, a garotinha dormiu muito mal. Sentia uma coisa forçando o crânio, como desejando vir para fora. Que noite!

Naturalmente, com o tempo, e por si mesma, a menina descobriu que nenhuma árvore iria nascer, a partir da sementinha que tinha comido.

Contudo, demorou um pouco. Foram dias silenciosos e preocupantes. Dias solitários porque ela não podia falar da sua desobediência.

Dias de medo das consequências.

*   *   *

A criança entende muito bem de causa e consequência. Portanto, utilizemos a verdade.

Digamos porque deve ou não deve agir dessa ou daquela forma. Digamos porque tal atitude poderá lhe gerar dores ou alegrias.

Ensinemos com coerência. Utilizemos histórias, fatos, sem os exageros que possam incutir medo.

Essa prática, com o tempo, acaba por fazer com que as crianças deixem de acreditar em seus pais ou educadores e passem a desprezar autoridades, o ensino dos mais maduros, a palavra da experiência.

Pensemos nisso e façamos o melhor pelos nossos filhos.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 11,
do livro 
Cisnes selvagens – Três filhas da China, de Jung Chang,
ed. Cia. das letras.
Em 31.7.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]