Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 04 de agosto de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/04-08-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

03-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/03-08-2015.htm

01-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/01-08-2015.htm

31-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/31-07-2015.htm

30-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/30-07-2015.htm

29-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/29-07-2015.htm

 

 

 

PUBLICAÇÃO EM SEQUENCIA

O Livro dos Espíritos

 

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

Imagem de alta resolução do HUDF – Huble Ultra- Deep Field inclui galáxias de várias idades, tamanhos, tipos e cores.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hubble_Ultra-Deep_Field

 

 

Evitando o crime

 

 

Pelo Espírito Hilário Silva. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Almas em Desfile. Segunda Parte. Lição nº 01. Página 113.

 

Era o Dr. Aristides Spínola distinto diretor da Federação Espírita Brasileira, no Rio, quando foi procurado por um amigo do Méier, que lhe comunicou a desesperadora situação no lar.

Tinha esposa e quatro filhas a se voltarem contra ele, em difícil obsessão. Duas filhas solteiras rixavam com as duas casadas, e os genros, inimigos entre si, injuriavam-no, publicamente, cada qual querendo senhorear a casa.

E, no que era mais triste, a esposa ficara moralmente ao lado de um deles, criando-lhe posição insustentável.

A cada momento, era instado a discutir.

Sentia-se tentado a matar um dos genros, mas começara a ler algo da Doutrina Espírita e sentia-se necessitado de orientação.

Não desejava perder a migalha de luz que a fé lhe acendera n’alma.

O Aristides Spínola, que era muito humilde e sereno, aconselhou:

- Evite a discussão.                                             

- E se eu for insultado? - indagou o consulente.

- Conte até sessenta, sem responder.

- Mas, se a provocação continuar?

- Busque mudar de assunto.

- Se for inútil?

- Saia de casa.

- É possível, no entanto, que mo impeçam - tornou o amigo, sinceramente interessado em tratar de todas as minúcias.

- Se isso acontecer, procure isolar-se num quarto, a chave.

- E se abrirem o aposento à força?

- Nesse caso, telefone imediatamente para o Pronto-Socorro e espere a ambulância na porta.

- E quando a ambulância chegar?

Entre nela e recolha-se ao hospital - disse o Dr. Espinola - ; isto é melhor que entrar na faixa do crime, comprometendo-se por muitas reencarnações.

O cavalheiro despediu-se mais tranquilo; no entanto, rogou ao prestimoso orientador para que o visitasse, por espírito de caridade, no dia seguinte, a fim de ajudá-lo a conversar com a esposa, que parecia francamente obsidiada.

Na manhã seguinte o Aristides Spínola encaminhou-se para o endereço de que se munira; entretanto, ao chegar à porta, deu com uma ambulância que deixava a casa, tilintando, ruidosamente, a pedir caminho...

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Cidade do Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. 3ª Edição do Movimento Você e a Paz com Divaldo Franco

Programação da noite.  Amparo, SP

 

 

 

A culminância da 3ª edição do Movimento Você e a Paz de Amparo/SP teve início às 18h00min do dia 02 de agosto de 2015, com a presença de diversas autoridades civis e militares, com vínculos municipais, estaduais ou federais. Dentre estes destacamos a presença do Comandante do Comando Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires de Campos e do Prefeito Municipal de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob. Após belo momento musical apresentado pelo pianista Matheus Moretti foram soltos balões pelo público.

Com pronunciamentos iniciais do Prefeito Municipal e da Sra. Ana Beira saudando o público, foi iniciada a apresentação dos oradores oficiais do Movimento Você e a Paz. O Padre Carlos Roberto Panassolo, Representante da Diocese de Amparo, e o Pastor José Lima, da Assembleia de Deus Ministério do Belém, destacaram a excelência do amor como fonte geradora da paz.

Divaldo Franco, idealizador do Movimento Você e a Paz, e recém-chegado de Olinda/PE, destacou que a paz é um estado dinâmico, gerador da vida e que o herói não é aquele que abate o outro, mas, verdadeiramente, vencedor é o indivíduo que vence a si mesmo. A paz no mundo começa em cada um. É necessário que a criatura humana seja pacífica, promovendo a paz, tornando-se pacificadora. Frisou que cada indivíduo deve se esforçar por se tornar melhor a cada dia, superando suas inclinações más. A paz somente se estabelecerá no seio da sociedade quando os indivíduos se tornarem pacíficos, pacificadores.

Foram ofertados Troféus Você e a Paz para os oradores e para diversas instituições que cooperam na promoção da paz, bem como a pessoas que se destacaram em seu meio como pacificadoras.

Um grande e exuberante momento artístico foi protagonizado pelos cantores Giovana Beira e Matheus Moretti, e pelo Maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana, com a participação da soprano Rosana Lamosa e do tenor Lucas Cozzani. Finalizando, foi lançada uma chuva de pétalas de flores sobre o público enquanto esse catava a canção de Nando Cordel, Paz pela Paz. Foi o poder transformador da paz se fazendo presente, contagiando as pessoas que participaram desse magnífico evento.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Registro. 12º. Colóquio França-Brasil

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

 

 ESPIRITISMO: ELO DE DUAS CULTURAS

HOMENAGEM AOS 150 ANOS DE O CÉU E O INFERNO

Evento internacional reunindo espíritas do Brasil, França e Suíça, destacando os elos França-Brasil e os 150 anos de O céu e o inferno, contou palestras de excelente conteúdo, proferidas por Antonio Cesar Perri de Carvalho, Nadja do Couto Valle, Marion Aubrée, Luciano Klein, Samuel Magalhães, François Gaudin, Alexander Moreira-Almeida, Marcelo Gulão, Vincent Fleurot, Paulo Sérgio Peixoto, Olivier Geneviève, Evandro Noleto Bezerra, Jorge Brito, Dora Incontri, Yasmin Moreira. Participação musical de Brigitta Gründing, Sonia Leal Wegenast e Anatasha Mechenna. Compuseram a mesa de abertura e realizaram saudações: Antonio Cesar Perri de Carvalho, representando o CEI; de Paulo Sérgio Peixoto, um dos organizadores; de Hélio Ribeiro, representando o CEERJ; Nelly Berchtold, UCESS/Suíça; Cláudia Bonmartin, CSF/França; Telma da Gama e Nadja do Couto Valle, da UERJ; Roberto Cavalcanti, da UFRJ; Gerson Simões Monteiro, da Rádio Rio de Janeiro; Pedro Nakano, do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro. A palestra de abertura em homenagem a O céu e o inferno foi proferida pelo representante do CEI, acima citado.

Na manhã do dia 31 houve reinauguração do monumento reformado em homenagem a Kardec, em Niterói, na praia de Piratininga, seguindo de almoço de confraternização na sede do GEPAR.

                O evento internacional contou com quase 400 inscritos e houve momentos de transmissão ao vivo pela WebTV Espírita Nova Luz. Estão sendo editados DVDs das palestras. Realizado no Rio de Janeiro, no Teatro Odylo Costa Filho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 31 de julho a 2 de agosto. Houve apoio do Conselho Espírita Internacional; Conselho Espírita Francês; Grupo Espírita Paz e Renovação; Editora Lachâtre; Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas; Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro; Correio Espírita; Correio Fraterno do ABC; Rádio Boa Nova; WebTV Espírita Nova Luz; Rádio Rio de Janeiro. Realização: CEERJ, UERJ, PROEPER/UERJ,  CCS, 38º C.E.E./CEERJ. Informações: www.gepar.org.br; www.tvnovaluz.com 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

Integrantes da abertura e apoiadores.

Mesa de abertura.

Monumento a Allan Kardec em Niterói, RJ.

O organizador Paulo Sérgio Peixoto.

Palestra de abertura com César Perri.

 

 

Seminário com Divaldo Pereira Franco

Niterói, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Informe sobre o livro “História do Espiritismo” de

Arthur Conan Doyle

 

Muy buenas Elsa.

Te envío esto por si puedes divulgar en la web del cei o dónde consideres.

Abrazos.

 

Arthur Conan Doyle, famoso autor de las conocidas aventuras de Sherlock Holmes, dedicó gran parte de su vida al estudio y divulgación del Espiritismo. Llegaría a ocupar el cargo de presidente de la Federación Espiritista Internacional. Esta obra contiene la historia completa del movimiento espiritista hasta su publicación, en 1926.
Doyle se embarcó en una investigación sin igual plasmando en estas páginas el fruto de sus averiguaciones con el sello de su inigualable estilo, que ameniza al lector en este recorrido por los numerosos hechos y sus protagonistas, entre los que se incluye el propio autor. Su reconocida sagacidad y arte literario se conjugan en esta obra sin desmerecer la fama de su firma. Es con su rúbrica que la corona de la autenticidad y el prestigio que requería para alcanzar a las masas.
Versiones digitales disponibles en Amazon, Ibooks, Google Play
Google Books 
Versiones físicas(560 pags. 29,59 x 13,97 cm.) en Amazon o directamente en la federación solicitándolo contrareembolso a [email protected]

Libro inscrito en el programa MatchBook de Amazon que permite la compra de la versión Kindle, por 0,9 euros, a todos aquellos que hayan adquirido el libro impreso por Amazon.
Ver links o más información en: http://www.espiritismo.cc/historiadoyle

(Informação em email de Salvador Martin, Espanha, [email protected]> repassado por Elsa Rossi)

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 07 de agosto de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema VISÕES NO LEITO DE MORTE (VLM's).



Ocorre com alguma frequência, as pessoas que estão prestes a morrer dizerem que estão a ver pessoas que os restantes estão presentes não percepcionam, será alucinação? Que explicação dá a doutrina espírita a esses factos? O tema será desenvolvido à luz do espiritismo.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

5º. Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade

Londres, Reino Unido

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

Nevando em Trafalgar Square, Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

XII Congresso de Saúde e Espiritualidade de

Botucatu, SP

 

Olá  amigos, boa tarde.

Solicito a gentileza de divulgarem o XII Congresso de Saúde e Espiritualidade de Botucatu.

Grato a todos.

Abraços

Alfredo

 

XII CONGRESSO DE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE DE  BOTUCATU

 

A UNESP de  botucatu, juntamente com a Associação Médico Espirita de Botucatu (AME-Botucatu) .

 

Convida a todos para participar do XII Congresso de Saúde e Espiritualidade de Botucatu,

que será realizará nos dias 28 -29 e 30 de Agosto de 2015 , conforme programa abaixo.

 

As  inscrições poderão ser feitas no local.

Local: Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP

 

Descrição: http://www.amebrasil.org.br/2015/sites/default/files/2015_0.jpg

 

(Informação recebida em emails de Nuno Emanuel; de João Marchesi Neto; de Antonio Carlos Navarro)

 

 

“Semana do Caminho”. C.E. Caminho de Damasco

São Paulo, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

Programação de palestras musicadas com Vansan

Agosto/2015

 

 

 

                Vansan


 

AGOSTO

 

01, 02 E 03   BRUSQUE

04 – 20 h –   C E  CAMINHEIROS - R Paula Sales de Abreu 81 ,Mogi das Cruzes SP

05 – 14 h e 30 min –  C E A CAMINHO DA LUZ -  Av Sapopemba 648 São Paulo SP

        20 h – CASA ESPERANÇA - R. Treze, 64 - Maitinga, Bertioga - SP

06 – 20 h -  C E BEZERRA DE MENEZES -  R Batuira 400 São Bernardo do Campo

07 a 09  -  JARAGUÁ DO SUL S C

10  a 13 – Santos SP

10 – 20 h -  C E ISMÊNIA DE JESUS -  R. Campos Melo

11 – 20 h – C E JESUS E A CARIDADE -  R Pará 33 – Santos

12 – 20 h -  C E IRMÃ ANGELINA – Rua Joaquim Távora, 304 – Santos/SP

13 – 20 h -  C E JOÃO CABETE -  R Santos Dumont 200 Santos SP

14 – 20 h – UNIÃO ESP KARDECISTA ALDEIA DE LUZ -  R Amélia Guerra 50, Suzano SP

15 – 20 h -  SEMANA ESPÍRITA DO GUARUJÁ 

Clube Integração – Av. dos Caiçaras 1467, Jd Las Palmas , 1467

16 – 17 h -  ENCONTRO ESPÍRITA A CAMINHO DA LUZ -  Av Sapopemba 648

17 – 20 h -  C E CRISTO REDENTOR – R Agrimensor Sugaia 900 Itaquera SP

18 – 20 h -  SEMANA ESPÍRITA DE MAUÁ

19 – 20 h – SEMANA ESPÍRITA NOVA ERA 

 R Gal. Roberto Alves de carvalho Filho 522 – Sto Amaro SP

20 a 26 -  ARAÇATUBA SP

30 a 31 CUIABÁ MT

 

(Informações recebidas em email de Vansan)

 

 

Semana Comemorativa do Centro Espírita Amor e Caridade Jacob

São José dos Campos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Palestra no C.E. Mario Fernandes Barreira

Cândido Mota, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Joana D’Arc

Assis, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Noite Italiana do MADO

Jales, SP

 

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

Coluna Espírita publicada no

Diário de Taubaté (SP)

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

Doação para o Bazar - Centro Espírita Maria Imaculada

Salvador, BA

 

INFORMAÇÕES:

 

(71) 8876-8508

 

E-MAIL: [email protected]

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Perdoar de verdade

 

 

Irene tinha saúde, filhos saudáveis, desfrutava de uma vida confortável e acreditava possuir um casamento feliz. Até descobrir que seu marido a traía.

A realidade a fez acordar bruscamente. Seu mundo implodiu, houve troca de acusações. Ela disse coisas duras e ouviu queixas difíceis de digerir.

O divórcio, apesar de desgastante, foi civilizado. Em nome do bem-estar dos filhos, o ex-casal decidiu manter uma relação de cordialidade para evitar que as crianças sofressem em demasia.

Contudo, lá no íntimo, Irene não conseguia superar.

O ex-marido procurava estar presente na vida dos filhos, enquanto ela buscava motivos para afastá-lo e criar problemas. No fundo, queria que ele se sentisse ferido da mesma forma que se sentia ferida.

Quando soube que ele pretendia se casar novamente, teve um acesso de raiva. Como ele ousava passar por cima dos sentimentos dela, daquela forma?

Incentivada por uma amiga, buscou apoio em um grupo, onde foi acolhida, orientada e aconselhada a administrar a mágoa e exercitar o perdão.

Com o passar do tempo, foi parando de falar dele com raiva e de fazer exigências descabidas. Parecia ter superado a mágoa e perdoado.

Porém, ao ouvir a notícia de que o pai de seus filhos estava com um problema muito sério de saúde, que poderia abreviar sua vida, Irene sorriu e murmurou um bem feito dissimulado.

Na primeira oportunidade, eufórica, comentou o fato com amigos.

Alguém perguntou se ela não havia perdoado o ex-marido. Afinal, um largo tempo havia transcorrido, desde a traição que conduzira ao divórcio.

Perdoei, sim. Mas, quem faz, paga! E Deus fez justiça por mim.

*   *   *

Quantas vezes ouvimos alguém dizer que perdoou, mas que fica à espera de que algo ruim aconteça ao ofensor?

Quantas pessoas revivem mágoas, relembram palavras ofensivas e, apesar de não tomarem nenhuma atitude contra quem as feriu, torcem para que uma desgraça as alcance e se sintam vingadaspela injustiça de que foram vítimas?

E quantas delegam para Deus a tarefa de vingá-las?

O perdão verdadeiro implica não cultivar desejo de vingança.

Quando remoemos mágoas, raiva, inconformismo, alimentamos sentimentos negativos que intoxicam a alma e prejudicam nossa saúde e nossa evolução.

Desejar que um ofensor seja punido por Deus demonstra total desconhecimento das Leis Divinas, especialmente da Lei de Amor.

Deus não pune ninguém. Ele deseja que amemos nosso próximo como a nós mesmos, o que implica perdoar aos que nos ofendem.

O nosso perdão deve ser incondicional, o que significa não desejar o mal a quem nos magoou, feriu, maltratou. Significa nos alegrarmos em lugar de nos aborrecermos com o bem que os atinge; estender-lhes a mão prestativa em caso de necessidade e abster-nos, por atos e palavras, de tudo o que possa prejudicá-los.

Devemos, enfim, pagar o mal com o bem, sem a intenção de humilhar.

Agindo assim, estaremos seguindo verdadeiramente o que Jesus nos ensinou. E estaremos nos libertando de quem quer que nos tenha magoado, ofendido. Isso porque somente o amor liberta.

Redação do Momento Espírita, com base no item 3, 
do cap. 12, de 
O Evangelho segundo o Espiritismo,
de Allan Kardec, ed. FEB.
Em 3.8.2015.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 

O retorno do Filho Pródigo. Óleo sobre tela de Rembrandt.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Perd%C3%A3o#/media/File:Rembrandt-The_return_of_the_prodigal_son.jpg

 

 

Não podemos atribuir a Deus

os erros e as contradiçoes da Bíblia

José Reis Chaves

 

Há pessoas que pensam que até uma vírgula da Bíblia foi ditada por Deus. As escrituras não podem errar (João 10: 35). Não interpretando isso, literalmente, cremos que foi uma força de expressão de Jesus para dar ênfase à verdade de que todos nós somos espíritos ou deuses relativos (Salmo 82: 6; e Hebreus 1: 14).

  A Bíblia sofreu muitas alterações pelos tradutores para adaptarem-na aos dogmas que foram criados. Kardec não os aceitou, mas não traduziu a Bíblia e, pois, não a alterou como o fizeram Lutero e outros tradutores. E muitos espíritos, que se manifestaram nela por seus autores dotados de dons espirituais ou mediúnicos, por psicografia, psicofonia, intuição e inspiração, foram tomados, erradamente, como sendo o Espírito do próprio Deus.

  Vejamos alguns exemplos de que, como ensina a Igreja Católica Apostólica Romana de hoje, em consonância com o pensamento espírita, nós podemos dizer que a Bíblia é a palavra de Deus, mas escrita por homens, o que quer dizer que ela tem erros. A isso acrescentamos que ela foi escrita por espíritos encarnados e desencarnados, espíritos desencarnados estes que influenciaram  seus autores encarnados.

  Mas não podemos confiar nos espíritos desencarnados (“daimones”), pois há também entre eles os maus (atrasados) cujas profecias e ensinos são falsos. Daí, a advertência de João: “Queridos Irmãos, examinai os espíritos para saberdes se são bons ou maus, a fim de que não venhais acreditar em falsas profecias...” (1 João 4: 1).  Na Bíblia, não se trata, pois, do Espírito Santo que inspirou seus autores. Se fosse ele, a Bíblia não teria nenhum erro.

  Mas espíritos atrasados podem ter-se manifestado na Bíblia? Sim, pois, eles têm livre-arbítrio, e podem manifestar-se onde, quando e como quiserem, já que Deus, por ser perfeito, respeita esse livre-arbítrio de todos nós espíritos encarnados e desencarnados.

  “Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé...”  (êxodo 21: 24 e 25). Isso não é um ensino de um espírito bom em nome de Deus, e menos ainda do próprio Espírito Santo de Deus. Jesus corrige-o: “Ouvistes que foi dito: olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao perverso; mas qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra,” (Mateus 5: 38 e 39).  E corrigiu outros erros bíblicos: “Ouvistes que foi dito: amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.” (Mateus 5: 43 e 44).

  “Tornou a ira do Senhor a acender-se contra os israelitas, e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá” (Samuel 24: 1). “Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou a Davi a levantar o censo de Israel” (1 Crônicas 21: 1).  Nestes dois últimos exemplos, temos a narração de um mesmo episódio em que, no primeiro caso, é Deus que dá a ordem para a realização do censo de Israel, mas já no segundo, é Satanás. Eles contêm, pois, um erro gravíssimo, já que o próprio Deus é confundido com Satanás!

  Conclusão: A Bíblia tem muitas verdades divinas importantes para nós, sim, mas nem tudo nela é de autoria de Deus, que é infalível, e ao qual, pois, jamais poderemos atribuir os erros dela, o que seria até uma blasfêmia!

 

Cabeça de Davi. Autor desconhecido.

Cópia de original de Michelangelo. Exposta no Museu de Belas Artes. Santiago, Chile. Foto Ismael Gobbo

 

 

Republicação

Entrevista com D. Jandyra Gonçalves da Silva

Jésus Gonçalves

Exemplo de Superação

 

Publicada no jornal Folha Espírita

Edição  de maio/2012.  página 12.

 

Jandyra Gonçalves da Silva, é a única dos filhos de Jésus Gonçalves

ainda encarnada. Bauru, SP. Foto Ismael Gobbo

 

Ismael Gobbo

 

Prestes a completar 88 anos em 22 de maio, Jandyra Gonçalves da Silva é a única filha encarnada de Jésus Gonçalves, o ex-ateu que se converteu numa das mais reverenciadas figuras do Movimento Espírita do Brasil, e que deu título ao livro do historiador Eduardo Carvalho Monteiro A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves.

Nascida em Itapetininga e moradora de Bauru, Jandyra conta que o pai nasceu em Borebi, a 12 de julho de 1902, filho de João Gonçalves e de Josepha Mendes. Quando a mãe dele desencarnou, Jésus tinha apenas 3 anos de idade. E, como o pai era pobre e levava vida dura na roça, precisou ser tutelado pelo tio Antonio Arruda, na cidade de Agudos, com o qual viveu parte de sua infância. Aos 14 anos, já morando em Borebi, trabalhou em serviço braçal em fazenda, até que, aos 17, mudou-se para Bauru, onde chegou a ser importante figura da sociedade local, trabalhando como tesoureiro da prefeitura.

Diagnosticado com hanseníase, porém, Jésus viu-se diante de um drama. Abandonado pelas pessoas que antes o assediavam, agarrou-se ao amor da família e ao Espiritismo, para superar a dor e o sofrimento, num exemplo de resignação e fé. “Foi ingressando no Espiritismo que meu pai encontrou a paz”, resume Jandyra, nesta entrevista à Folha Espírita.

 

Folha Espírita – Como foi a vida de Jésus em Bauru?

Jandyra Gonçalves da Silva – Por ser criança e ter tido pouca convivência com ele, não me lembro de quase nada. O que sei é que, embora de origem humilde, foi bem-sucedido profissionalmente e chegou a ter um emprego importante na Prefeitura de Bauru, onde foi tesoureiro até se aposentar por causa da doença que o levaria para o Asilo-Colônia Aimorés.

 

FE – Deve ter sido muito sofrido para ele se ver diagnosticado com hanseníase, não?

Jandyra – Meu pai sofreu demais quando a doença foi descoberta em plena juventude. Ele era muito bonito. No começo, revoltou-se, porque era pessoa muito benquista na sociedade, participava dos eventos e, de repente, a notícia desagradável mudou muito a situação. O preconceito, o medo, o desconhecimento da causa, tudo fazia com que as pessoas se afastassem de um doente naquelas condições.

 

FE – Ele não encontrou nenhuma solidariedade?

Jandyra – Da família, sim. E também do seu compadre João Martins Coube, do qual era amigo e que lhe queria muito bem. Quando foi constatada a doença, e na iminência de meu pai ir para o isolamento, ele lhe arrumou uma pequena chácara onde pudesse viver. Mas chegou um momento que não teve mais jeito e papai foi encaminhado para o asilo-colônia. As pessoas com hanseníase eram muito discriminadas e essa rejeição deixava meu pai muito triste.

 

FE – A senhora fazia visitas a ele?

Jandyra – Eu o visitei várias vezes. Recordo que existia um murão no local chamado de parlatório. De um lado ficavam os doentes; do outro, os visitantes. As pessoas não podiam se tocar, uma coisa muito triste. Eu cantava para papai, que ficava muito contente e chamava os amigos para me ouvir.

 

FE – As deformações no corpo de Jésus já apareciam quando estava no Aimorés?

Jandyra – Não, ali ele não tinha nenhuma deformação. Só em Pirapitingui, para onde foi transferido, é que as sequelas começaram a aparecer. A lesão no nariz deixou meu pai muito abatido, até revoltado, porque de uma pessoa bonita ele se viu transformado.

 

FE – Fale-nos um pouco de dona Anita na vida de Jésus Gonçalves.

Jandyra – Papai, que ficou viúvo de minha mãe, Theodomira, quando eu tinha 3 anos, conheceu e viveu com uma companheira muito especial chamada Anita Vilela. Ela não era doente de hanseníase e foi sua companheira em Aimorés. A luta foi enorme junto às autoridades para que ela conseguisse a permissão para viver com ele num leprosário sem ser leprosa. Ela mudou a vida dele, deu provas de seu amor e o levou para o Espiritismo.

 

FE – E o Espiritismo na vida dele?

Jandyra – Foi ingressando no Espiritismo que ele encontrou a paz e foi aceitando a doença com mais resignação. Embora ele ainda permanecesse triste e desapontado, já começava a enxergar o sofrimento de outra maneira.

 

FE – E como foi essa conversão de Jésus, que se dizia ateu, ao Espiritismo?

Jandyra – O acontecimento deu-se no dia do velório de Anita, em 1943. Uma pessoa presente transmitiu uma mensagem psicofônica dela ao meu pai, que a identificou pela forma carinhosa com que ela pedia para ele não mais duvidar da existência de Deus.

 

FE – E dona Ninita?

Jandyra – Ninita foi sua terceira mulher e alguém que o ajudou muito. Ela era portadora de hanseníase e foi sua companheira no asilo. Ninita conhecia o Espiritismo, era médium e foi quem muito ajudou meu pai a se firmar na Doutrina. Viveu ao lado dele até quando desencarnou.

 

FE – A senhora foi ao enterro dele?

Jandyra – Sim. Ele morava numa casinha nos fundos do centro espírita construído pelos adeptos da Doutrina, em Pirapitingui. Recebia muitas visitas, inclusive de caravanas que chegavam de todo o Brasil para visitar os doentes e para vê-lo, pois ele já se tornara um grande nome do Espiritismo.

 

Abaixo outras fotos não constantes da publicação.

 

 

www.folhaespirita.com.br

 

 

 

Jandyra Gonçalves da Silva, Ismael Gobbo e José Carlos Gonçalves da Silva, filho de Jandyra e neto de Jésus Gonçalves, segurando o quadro do avô quando este tinha aproximadamente dezoito anos.  Foto Arquivo Ismael Gobbo

 

 

Desencarnou José Carlos Gonçalves da Silva (Zelão)

neto de Jésus Gonçalves aos 02-08-2015

 

Recebemos na noite desta segunda-feira, 03-08, email do companheiro Jairo Prado, de Bauru, SP, comunicando a desencarnação do amigo espírita José Carlos Gonçalves da Silva, Zelão, neto de Jésus Gonçalves e filho de D. Jandyra Gonçalves da Silva, esta filha de Jésus.

“Eis o email de Jairo:

Boa noite amigo,  uma noticia muito triste: faleceu o Zelão, ontem a noite. Era  Neto do saudoso Jésus Gonçalves. Abraços Jaime Prado. Dona Jandyra continua firme aos 92 anos de idade. Email datado de 03-08-2015.

 

 

À querida D. Jandyra, mãe de Zelão, demais familiares e amigos os nossos mais profundos sentimentos de solidariedade. Ao Zelão as nossas preces e votos de feliz reencontro com o vovô Jésus Gonçalves. Ismael Gobbo

 

Zelão na extrema direita, sua esposa à esquerda junto ao filho. No centro D. Jandyra e Ismael Gobbo.

Foto Jaime Prado, Bauru, SP.

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]