Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 29 de junho de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/29-06-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

27-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/27-06-2015.htm

26-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/26-06-2015.htm

25-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/25-06-2015.htm

24-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/24-06-2015.htm

23-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/23-06-2015.htm

 

 

 

 

PUBLICAREMOS EM SEQUENCIA

O Livro dos Espíritos

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

Estátua de Champollion no pátio interno do Collége de France, Paris.

Obra executada em mármore por Frédéric Auguste Bartholdi

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/32/Jean-francois_champollion_bartholdi_statue.jpg

 

 

Champollion,  que desenvolveu um esforço hercúleo,  com muito estudo e pesquisas  para descobrir os hieróglifos,  não deixou de receber intuições que o direcionaram para o caminho da descoberta.

 

LEIA ABAIXO:

 

 

 

A reencarnação decifrando Champollion

 

Fonte:

http://www.omensageiro.com.br/doutrina/doutrina-12.htm

 

Autor: Américo Domingos Nunes Filho

A Queda dos Véus –Edições CELD

 

"Numa época dedicada às armas, Champollion estudava línguas mortas. Quando visitou o Egito, nada lhe parecia realmente novo, e tudo o que via confirmava apenas o que já tinha sentido, ...mas Champollion, que desde 10 anos de idade era chamado"O Egípcio", comportava-se - todos os amigos o testemunharam - como um verdadeiro nativo. Não só decifrava, não interpretava apenas. Tinha súbitas inspirações." ( Deuses, Túmulos e Sábios, C. W. Ceram, página 108 )

Um dos grandes personagens enigmáticos da História é Jean-François Champollion. O afamado egiptólogo nasceu em Figeac, sudoeste da França, em 1790.
Sua encarnação foi entremeada de estranhos acontecimentos. Segundo o autor de "Deuses, Túmulos e Sábios", um "feiticeiro"foi chamado ao leito de sua futura genitora, acometida de paralisia e já desenganada pelos médicos. Após comunicar a rápida recuperação da paciente que albergava, em suas entranhas, o corpo somático em desenvolvimento do grande sábio francês, vaticinou o nascimento de um menino cuja fama, no futuro, se tornaria notória.
A doente levantou-se no terceiro dia e, em 23 de dezembro de 1790, deu à luz uma criança do sexo masculino o qual conquistou renome por ter decifrado os hieróglifos.
Uma outra ocorrência digna de nota foi a observação da pele escura do menino, com a feição da face pronunciadamente oriental e possuindo a córnea dos olhos amarela, marcante nas pessoas do Oriente. 
É necessário frisarmos o incomum acontecimento já que a família do insigne cientista era rigorosamente conservadora e habitava uma região notadamente ariana.
Aos 11 anos de idade, já revelando grande inteligência, trava um debate na escola com o famoso físico e matemático Fourier. Este sábio, tendo participado da expedição científica ao Egito, trouxe para a França um importante material, contendo fragmentos de papiros e inscrições hieroglíficas em pedras.
Champollion, convidado, foi à casa de Fourier e ao observar a coleção egípcia, emocionado, perguntou:
"Pode-se ler isso?
Mediante a negativa de Fourier, o garoto afirmou:
"Eu os lerei! Dentro de alguns anos eu os lerei! Quando for grande!
Que estranha convicção! Naquele momento exteriorizava-se uma determinação oriunda dos refolhos mais íntimos de seu ser. Ele tinha intuição de que os sinais lhe eram peculiares. Certamente, num determinado tempo vivido nas antigas terras do Nilo, vivenciando um escriba egípcio, ele tinha a tarefa de, através da escrita, documentar e eternizar na memória dos homens uma das grandes civilizações do mundo. 
Aos 17 anos de idade, já conhecendo línguas remotas ligadas ao Egito Antigo, como o copta, faz o primeiro mapa histórico do Egito e esboça um livro a respeito dos antigos egípcios.
Convidado a expor suas audaciosas teses na Academia de Grenoble, o efeito é imediato: Champollion entra como estudante e sai como acadêmico, sendo aclamado, por unanimidade, membro da Academia.
Voltando a Paris, junto com seu irmão na carruagem, exclama:
"Eu decifrarei os hieróglifos. Eu sei!
Certamente essa afirmação provinha da sua intimidade espiritual(Eu Superior), sua individualidade manifestava-se através da personagem física. Ele sabia interiormente que tinha domínio sobre a escrita hieroglífica e o Espiritismo ensina-nos que todas as nossas aquisições, conquistadas em vidas pretéritas, são gravadas no inconsciente. Portanto, naquele momento, patenteava-se integralmente a faculdade intuitiva em Champollion.
Sua paixão pelo Egito não tinha limites, conhecia profundamente tudo que se relacionasse com a antiga civilização egípcia. O mais conhecido africanista da época, Somini de Menencourt, depois de conhecer Champollion, afirmou:
"Ele conhece as terras de que falamos tão bem como eu mesmo!"
Séculos e mais séculos decorreram e os hieróglifos continuavam a ser um enigma. Porém, o grande egiptólogo, com a segurança e a determinação reveladas já na infância, encontra a chave da decifração da escrita antiga, abrindo ao mundo as portas do Antigo Egito.
Com 38 anos de idade, o famoso estudioso do Antigo Nilo, que desde a mocidade era chamado de "O Egípcio", tem a oportunidade de pisar no solo seco do Egito e ver com os próprios olhos o que já conhecia mentalmente.
Todos os que compartilharam da sua presença, na expedição ao Egito, foram unânimes em constatar que Champollion comportava-se como um autêntico egípcio, ressaltando sua aparência oriental, as vestes típicas de um nativo do país, como também o pleno conhecimento da língua árabe e dos hieróglifos.
Para os que conhecem a doutrina da reencarnação os fatos relatados não causam surpresa, nem é difícil a sua interpretação. É digna de ser aventada a hipótese de Jean-François Champollion ter sido em vida pretérita alguém que tenha vivido nas terras áridas e misteriosas dos antigos faraós e que reencarnou com a sublime e árdua missão de ressuscitar o pensamento da estranha e mística civilização egípcia, permitindo-nos ouvir, no presente, o eco das vozes dos antigos habitantes do Nilo, gravadas em hieróglifos.

 

 

LEIA TAMBEM EM NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/23-07-2012.htm

 

 

File:Rosetta Stone International Congress of Orientalists ILN 1874.jpg

Experts analisam a Pedra de Roseta durante o Congresso Internacional de Orientalistas no ano de 1874.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rosetta_Stone_International_Congress_of_Orientalists_ILN_1874.jpg

Pedra de Roseta. Um  texto em três grafias diferentes. Museu Britânico, Londres. Foto Ismael Gobbo

O célebre egiptólgo Jean François Champollion  ‘Pai dos Hieróglifos‘ em quadro de Leon Cogniet.

Imagem/fonte : https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6c/Leon_Cogniet_-_Jean-Francois_Champollion.jpg

 

 

“2º. European Spiritist Life Philosophy Meeting”

Vaaksy, Finlândia

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

Arquivos disponíveis em PDF

Solicitar no email abaixo

 

Quem desejar receber em PDF esses arquivos, favor nos escrever para [email protected] .

Grata

elsa




(Informação recebida em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

Seminários e Palestra Espírita com André Luiz Sobreiro

Região da Araraquarense e Mato Grosso do Sul

 

 

(Informações recebidas em email de Jane Maiolo)

 

 

Palestras espíritas programadas para Soc. Espírita Allan Kardec

Jales, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Jane Maiolo)

 

 

Lançamento no aniversário do C.E.E. Juana de Angelis

Cartagena, Colombia

 

Lanzamiento de Libro "Juana y Jesús"

 

Compartimos la dicha el lanzamiento de la publicación "Juana y Jesús, Una Historia de Amor", de Divaldo P. Franco,  que se realizará en Cartagena, Colombia, en el marco de la celebración del 21º Aniversario institucional del Centro de Estudios Espíritas Juana de Angelis de esa ciudad.

 

Con Dios, Jesús y Kardec siempre,

Unión Espírita Kardecista

 


(Informação recebida em email de Union Espírita Kardecista [[email protected]])

 

 

 

1º. CONJEBRAS - Congresso Jurídico-Espírita Brasileiro

Brasília, DF

 

 

 

 

Min. Carlos Ayres fará abertura do 1º CONGRESSO JURÍDICO-ESPÍRITA BRASILEIRO

 

                        Humanismo como categoria constitucional: aspectos para uma democracia fraternal. Esse será o tema da conferência de abertura que o ministro Carlos Ayres Britto, ex-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do STF (Supremo Tribunal Federal), fará por ocasião do 1º Congresso Jurídico-Espírita Brasileiro.

                        O evento que é promovido pela AJE-BRASIL (Associação Jurídico-Espírita do Brasil), será de 05 a 07/09/2015, em Brasília. Terá como eixo central a discussão dos desafios éticos morais e os caminhos para os avanços público e privado.

                        Entre os expositores confirmados, além do referido, acham-se Valdo Cruz, repórter e colunista da Folha em Brasília, Alberto Almeida e Roberto Lúcio V. de Souza, ambos médicos e militantes no movimento médico-espírita.

                        O evento é aberto a toda sociedade. As inscrições estão abertas: www.ajebrasil.org.br/conjebras

 

Ministro Carlos Ayres Britto

 

(Informações recebidas em email de Tiago Essado)

STF. Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

 

Programação da AMEEES – Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo. Vitória, ES

 

 

 

********************************

 

 

(Informações recebidas em emails de Giovana Campos)

 

 

8º. Congresso Alemão de Medicina da Alma- AME Internacional

Bad Honnef, Alemanha

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Fernanda Marinho Gobel)

 

 

XXXVI Jornada Espírita de

Jacarezinho, PR

 

 

 

(Informação em email de José Lázaro Boberg [mailto:[email protected]] repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Eventos da Federação Espírita de

Mato Grosso do Sul

 

Acesse o site:

http://fems.org.br/Eventos.aspx

 

 

 

 

 

Eventos Federação Espírita do

Estado da Bahia

 

Acesse o site:

http://feeb.org.br/

 

 

 

I Encontro de Magnetizadores Espíritas da Bahia

Salvador, BA

 

 

 

(Informação recebida em emails de Edward Cobem 7 [[email protected]] e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra musicada com Rafael Zago no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra musicada

que o

 

RAFAÉL  ZAGO.

 

DA CIDADE DE

 

PENÁPOLIS

 

Fará  nesta quarta-feira dia 01-07-2015

Às  20,00  horas

Tema:

" FALANDO DE AMOR "

 

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Caravana francana para o 7º Encontro Paulista de Monitores do ESDE, em São José do Rio Preto, SP

 


Participe da Caravana francana para o 7º Encontro Paulista de Monitores do ESDE, em São José do Rio Preto, dias 25 e 26 de julho de 2015.
Inscrição, hotel e alimentação - R$ 160,00.
Informações: Ismália Nalini (Centro Espírita Esperança e Fé) - (16) 3722-5647 - horário comercial.
Curta, compartilhe. Participe conosco! 
USE/Franca e Centro Espírita Esperança e Fé.

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

Ciclo de Conferências na Baixada Santista

Agosto 2015

 

 

(Informação em email de José Lázaro Boberg [mailto:[email protected]] repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

20ª. Semana Espírita de

Guarujá, SP

 

 

 

(Informação em email de José Lázaro Boberg [mailto:[email protected]] repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Kardec rádio

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

Acesse na home page do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Brasília, DF

 

Artigo - Alterações da Bíblia:

http://grupochicoxavier.com.br/category/artigos/

 

No banquete do Evangelho – Humberto de Campos:

http://grupochicoxavier.com.br/category/mensagens/

 

Peça teatral “Há 2000 anos”:

http://grupochicoxavier.com.br/category/noticias/

 

Link – Rede Amigo Espírita:

http://grupochicoxavier.com.br/

o0o

“Afrontam a calúnia e a maldade, a perseguição e o menosprezo público, dentro de inalterável paciência e indefinível força moral...” - Irmão X

(“Cartas e Crônicas”, psicografia F.C.Xavier, Cap. 29, Edição FEB)

 

(Informações em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16º. Feirão do Livro Chico Xavier

Santa Luzia, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

Eventos programados pelo Getal

Santos, SP

 

Olá amigos e família Getal

dia

No  Brechó Beneficente do Getal, você encontra uma grande variedade de produtos como: Roupas, calçados, eletrodomésticos, objetos de decoração, eletrônicos. informática, móveis, louça, utensílios de cozinha, brinquedos, ferramentas, CDs, DVDs, livros e muitos mais.

Venha dar uma espiadinha

Comprando ou doando produtos, você estará contribuindo com a melhora da qualidade de vida das pessoas assistidas pelas obras sociais

!00% dos recursos obtidos serão utilizados para a realização de atendimentos e na manutenção da sede atual e da finalização das obras da sede nova

Aguardamos você, traga seus amigos e sua família.

Vocês são muito importante para nós!

 

 



*******************************************

 

 

Olá Pessoar!

Olá Cumpadi e Cumadi!

Vâmu isquestá os ânimu que o festerê tá chegandu

Va tê muitas delicias e atrações!

Inscrivinha aí:

É no dia 12/07, na sede da ABOR na Praça Primeiro de Maio, s/nº, esquina do canal 06 c/ a Pedro Lessadomingo di tardi (a partir das 13:00 hs)

A Entrada é Franca

Vê si num isquice. Traga seus amigus e sua alegria

Tamu esperando ocês

Vai ser bão dimais sô!!

Ocê si diverti e ainda ajuda nossas obras assistenciais

 




(Informações recebidas em emails de Rose Moliterno; de Nelio Luzze e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Almoço beneficente programado pelo NAEJA

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Relacionamentos destrutivos

 

 

Será que todo relacionamento vale a pena? Esta pergunta não conseguia abandonar a casa mental daquela jovem.

Há meses ela iniciara um namoro.

Esse período, ao mesmo tempo que trouxe a aproximação, a intimidade, também propiciou surpresas.

Ela percebia que o rapaz era por demais possessivo.

Bastava que discordassem sobre alguma questão para que ele se tomasse de fúria e se descontrolasse emocionalmente.

Não eram raros os momentos de agressividade, extrapolando aquilo que seria aceitável.

Por sua vez, muitas vezes, ela se deixava levar de roldão pela instabilidade do momento, fomentando ainda mais o desequilíbrio na relação.

Percebia que, aos poucos, eles se permitiam atitudes, palavras, gestos, que denotavam clara falta de respeito mútuo.

Nesse estado de ânimo, ela se questionava se valeria a pena prosseguir com tal relacionamento.

Cheia de dúvidas, foi ter com seu conselheiro, um amigo da família, que a conhecia desde a infância, para com quem tinha imenso respeito e afetividade.

Expôs-lhe, com sinceridade, a situação. Contou-lhe seus dramas íntimos e suas dúvidas.

Ele a escutou, demoradamente. Depois, com a capacidade de síntese daqueles que bem viveram a vida, ponderou:

Minha querida, quando o relacionamento a dois põe em perigo a dignidade do ser humano, é um relacionamento destrutivo.

Qualquer um que queira se apossar do outro, dirigir sua vida, configura um estado de dominação obsessiva.

Essa atitude denota infantilidade maldosa ou crueldade opressora.

Relacionamentos em que um deseja dominar o outro, ou reciprocamente assim age o casal, impedem o crescimento individual.

Não raro, nesses casos, gera-se uma dependência patológica. O casal não consegue se manter longe um do outro e, no entanto, quando juntos estão sempre em clima de desarmonia, de agressão, de desrespeito.

E isso, minha filha, podemos encontrar, inclusive entre pais e filhos, amigos ou irmãos.

Permitindo-se uma pausa, para ensejar à jovem melhores reflexões, prosseguiu:

Assim, minha querida, nesse tipo de relacionamento, há que se ponderar realmente se há crescimento, aprendizado, conquistas mútuas.

É importante que uma pessoa adulta aprenda a desatar esses complicados nós, optando por alterar o nível do relacionamento, a fim de que ele se faça respeitável e responsável. Ou decida por se desligar dele, se considerar que a questão fuja à capacidade de suas resistências.

Para concluir, ponderou docemente:

Lembre-se de que o amor deve reger todos as relações porque só o amor confere saúde, alegrias e bom ânimo.

Só o amor tem o combustível ideal para alimentar as vidas e oferece segurança ante os desafios dos relacionamentos.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 24, 
do livro 
Todos precisam de paz na alma, pelo Espírito
Benedita Maria, psicografia de José Raul Teixeira, 
ed. Fráter.
Em 27.6.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Lago de Ypacarai em San Bernardino, região de Assunção, Paraguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

Judas Iscariotes

 

Do livro “Crônicas de Além-túmulo”

Ditado pelo espírito Humberto de Campos

Médium Francisco Cândido Xavier

FEB

 

19 de Abril de 1935. Silêncio augusto cai sobre a Cidade Santa. A antiga capital da Judéia parece dormir o seu sono de muitos séculos. Além descansa Getsêmani, onde o Divino Mestre chorou numa longa noite de agonia, acolá está o Gólgota sagrado e em cada coisa silenciosa há um traço da Paixão que as épocas guardarão para sempre. E, em meio de todo o cenário, como um veio cristalino de lágrimas, passa o Jordão silencioso, como se as suas águas mudas, buscando o Mar Morto, quisessem esconder das coisas tumultuosas dos homens os segredos insondáveis do Nazareno. Foi assim, numa destas noites que vi Jerusalém, vivendo a sua eternidade de maldições. Os espíritos podem vibrar em contacto direto com a história. Buscando uma relação íntima com a cidade dos profetas, procurava observar o passado vivo dos Lugares Santos. Parece que as mãos iconoclastas de Tito por ali passaram como executoras de um decreto irrevogável. Por toda a parte ainda persiste um sopro de destruição e desgraça. Legiões de duendes, embuçados nas suas vestimentas antigas, percorrem as ruínas sagradas e no meio das fatalidades que pesam sobre o empório morto dos judeus, não ouvem os homens os gemidos da humanidade invisível. Nas margens caladas do Jordão, não longe talvez do lugar sagrado, onde Precursor batizou Jesus Cristo, divisei um homem sentado sobre uma pedra. De sua expressão fisionômica irradiava-se uma simpatia cativante. - Sabe quem é este? – murmurou alguém aos meus ouvidos. – Este é Judas. - Judas?!... - Sim. Os espíritos apreciam, às vezes, não obstante o progresso que já alcançaram, volver atrás, visitando os sítios onde se engrandeceram ou prevaricaram, sentindo-se momentaneamente transportados aos tempos idos. Então mergulham o pensamento no passado, regressando ao presente, dispostos ao heroísmo necessário do futuro. Judas costuma vir à Terra, nos dias em que se comemora a Paixão de Nosso Senhor, meditando nos seus atos de antanho... Aquela figura de homem magnetizava-me. Eu não estou ainda livre da curiosidade do repórter, mas entre as minhas maldades de pecador e a perfeição de Judas existia um abismo. O meu atrevimento, porém, e a santa humildade de seu coração, ligaram-se para que eu o atravessasse, procurando ouvi-lo. -O senhor é, de fato, o ex-filho de Iscariot? – Sim, sou Judas – respondeu aquele homem triste, enxugando uma lágrima nas dobras de sua longa túnica. Como o Jeremias, das Lamentações, contemplo às vezes esta Jerusalém arruinada, meditando no juízo dos homens transitórios... - É uma verdade tudo quanto reza o Novo Testamento com respeito à sua personalidade na tragédia da condenação de Jesus? - Em parte... Os escribas que redigiram os evangelhos não atenderam às circunstâncias e às tricas políticas que acima dos meus atos predominaram na nefanda crucificação. Pôncio Pilatos e o tetrarca da Galiléia, além dos seus interesses individuais na questão, tinham ainda a seu cargo salvaguardar os interesses do Estado romano, empenhado em satisfazer as aspirações religiosas dos anciãos judeus. Sempre a mesma história. O Sanedrim desejava o reino do céu pelejando por Jeová, a ferro e fogo; Roma queria o reino da Terra. Jesus estava entre essas forças antagônicas com a sua pureza imaculada. Ora, eu era um dos apaixonados pelas idéias socialistas do Mestre, porém o meu excessivo zelo pela doutrina me fez sacrificar o seu fundador. Acima dos corações, eu via a política, única arma com a qual poderia triunfar e Jesus não obteria nenhuma vitória. Com as suas teorias nunca poderia conquistar as rédeas do poder já que, no seu manto de pobre, se sentia possuído de um santo horror à propriedade. Planejei então uma revolta surda como se projeta hoje em dia na Terra a queda de um chefe de Estado. O Mestre passaria a um plano secundário e eu arranjaria colaboradores para uma obra vasta e enérgica como a que fez mais tarde Constantino Primeiro, o Grande, depois de vencer Maxêncio às portas de Roma, o que aliás apenas serviu para desvirtuar o Cristianismo. Entregando, pois, o Mestre, a Caifás, não julguei que as coisas atingissem um fim tão lamentável e, ralado de remorsos, presumi que o suicídio era a única maneira de me redimir aos seus olhos. - E chegou a salvar-se pelo arrependimento? - Não. Não consegui. O remorso é uma força preliminar para os trabalhos reparadores. Depois da minha morte trágica submergi-me em séculos de sofrimento expiatório da minha falta. Sofri horrores nas perseguições infligidas em Roma aos adeptos da doutrina de Jesus e as minhas provas culminaram em uma fogueira inquisitorial, onde imitando o Mestre, fui traído, vendido e usurpado. Vítima da felonia e da traição deixei na Terra os derradeiros resquícios do meu crime, na Europa do século XV. Desde esse dia, em que me entreguei por amor do Cristo a todos os tormentos e infâmias que me aviltavam, com resignação e piedade pelos meus verdugos, fechei o ciclo das minhas dolorosas reencarnações na Terra, sentido na fronte o ósculo de perdão da minha própria consciência... - E está hoje meditando nos dias que se foram... - pensei com tristeza. - Sim... Estou recapitulando os fatos como se passaram. E agora, irmanado com Ele, que se acha no seu luminoso Reino das Alturas que ainda não é deste mundo, sinto nestas estradas o sinal de seus divinos passos. Vejo-O ainda na Cruz entregando a Deus o seu destino... Sinto a clamorosa injustiça dos companheiros que O abandonaram inteiramente e me vem uma recordação carinhosa das poucas mulheres que O ampararam no doloroso transe... Em todas as homenagens a Ele prestadas, eu sou sempre a figura repugnante do traidor... Olho complacentemente os que me acusam sem refletir se podem atirar a primeira pedra... Sobre o meu nome pesa a maldição milenária, como sobre estes sítios cheios de miséria e de infortúnio. Pessoalmente, porém, estou saciado de justiça, porque já fui absolvido pela minha consciência no tribunal dos suplícios redentores. Quanto ao Divino Mestre – continuou Judas com os seus prantos – infinita é a sua misericórdia e não só para comigo, porque se recebi trinta moedas, vendendo-O aos seus algozes, há muitos séculos Ele está sendo criminosamente vendido no mundo a grosso e a retalho, por todos os preços em todos os padrões do ouro amoedado... - É verdade – concluí – e os novos negociadores do Cristo não se enforcam depois de vendê-lo. Judas afastou-se tomando a direção do Santo Sepulcro e eu, confundido nas sombras invisíveis para o mundo, vi que no céu brilhavam algumas estrelas sobre as nuvens pardacentas e tristes, enquanto o Jordão rolava na sua quietude como um lençol de águas mortas, procurando um mar morto.

 

 

(Texto copiado de http://bvespirita.com/Cr%C3%B4nicas%20de%20Al%C3%A9m%20T%C3%BAmulo%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20esp%C3%ADrito%20Humberto%20de%20Campos).pdf)

Remorso de Judas. Óleo sobre tela de Almeida Junior (1880)

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Vale de Hinom, em Jerusalém, local provável  onde Judas teria se enforcado.

No anfiteatro Sultan's Pool, centro da foto,  Roberto Carlos realizou show em 2011. Foto Ismael Gobbo

 

Ave Maria cantada por Roberto Carlos em Jerusalém

Acesse:

http://globotv.globo.com/rede-globo/memoria-globo/v/roberto-carlos-em-jerusalem-2011-o-rei-canta-ave-maria-em-italiano/2984076/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]