Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 07 de maio de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/07-05-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

06-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/06-05-2015.htm

05-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/05-05-2015.htm

04-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/04-05-2015.htm

01-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/01-05-2015.htm

30-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/30-04-2015.htm

 

 

     

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVIII,  18-19

Coletânea de preces espíritas

 

 

Para pedir a corrigenda de um defeito

 

     18. Prefácio. Os nossos maus instintos resultam da imperfeição do nosso próprio Espírito, e não da nossa organização física; a não ser assim, o homem se acharia isento de toda espécie de responsabilidade. De nós depende a nossa melhoria, pois todo aquele que se acha no gozo de suas faculdades tem, com relação a todas as coisas, a liberdade de fazer ou de não fazer. Para praticar o bem, de nada mais precisa senão do querer. (Cap. XV, item 10; cap. XIX, item 12.)

     19. Prece. – Deste-me, ó meu Deus, a inteligência necessária a distinguir o que é bem do que é mal. Ora, do momento em que reconheço que uma coisa é do mal, torno-me culpado, se não me esforçar por lhe resistir.

     Preserva-me do orgulho que me poderia impedir de perceber os meus defeitos e dos maus Espíritos que me possam incitar a perseverar neles.

     Entre as minhas imperfeições, reconheço que sou particularmente propenso a...; e, se não resisto a esse pendor, é porque contraí o hábito de a ele ceder.

     Não me criaste culpado, pois que és justo, mas com igual aptidão para o bem e para o mal; se tomei o mau caminho, foi por efeito do meu livre-arbítrio. Todavia, pela mesma razão que tive a liberdade de fazer o mal, tenho a de fazer o bem e, conseguintemente, a de mudar de caminho.

     Meus atuais defeitos são restos das imperfeições que conservei das minhas precedentes existências; são o meu pecado original, de que me posso libertar pela ação da minha vontade e com a ajuda dos Espíritos bons.

     Bons Espíritos que me protegeis, e sobretudo tu, meu anjo da guarda, dai-me forças para resistir às más sugestões e para sair vitorioso da luta.

     Os defeitos são barreiras que nos separam de Deus e cada um que eu suprima será um passo dado na senda do progresso que dele me há de aproximar.

     O Senhor, em sua infinita misericórdia, houve por bem conceder-me a existência atual, para que servisse ao meu adiantamento. Bons Espíritos, ajudai-me a aproveitá-la, para que me não fique perdida e para que, quando ao Senhor aprouver ma retirar, eu dela saia melhor do que entrei. (Cap. V, item 5; cap. XVII, item 3.)

 

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

 

A conversão de São Paulo. Óleo sobre painel de Caravaggio

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Conversion_of_Saint_Paul_%28Caravaggio%29#/media/File:The_Conversion_of_Saint_Paul-Caravaggio_(c._1600-1).jpg

 

 

Conheçamos os três espíritos santos:

dois bíblicos e um dogmático

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

      Os dogmas são matérias de fé e de verdade, dizem-no sempre os teólogos. E, no passado, quem negasse uma doutrina dogmática, morria na fogueira da Inquisição. Eles, pois, se firmaram no cristianismo pela força e não pela razão. E o cristianismo, de evangélico, tornou-se mais dogmático, o que é lamentável, pois os dogmas são doutrinas polêmicas. E são polêmicas porque elas não têm base na Bíblia, e, muitas vezes, ela foi alterada pelos seus tradutores, a fim de ficar de acordo com os dogmas.

    E uma das maiores polêmicas dogmáticas é a do Espírito Santo da Terceira Pessoa trinitária. Até Tertuliano (2º e 3º séculos), Doutor da Igreja, tornou-se herege por ter defendido o montanismo, doutrina de Montano, para quem o Espírito Santo tinha atuação perpétua.

   O Deus bíblico e de Jesus, Pai Dele e de todos nós, é que é o Espírito Santo ou Santo Espírito verdadeiro, ou seja, o número um, o Criador incriado e Rei Soberano do Universo. A Doutrina Espírita o chama de Causa Primeira de Todas as Coisas ou Inteligência Suprema. Para são Tomás de Aquino, Deus é o único Ser Incontingente (que não procede de outro) e todos os demais seres são contingentes (procedentes de outros).

   Todos nós somos espíritos criados por Deus. Por isso somos também espíritos santos. E, na Bíblia, nos seus originais do Velho Testamento e do Novo, respetivamente, em hebraico e grego, quando se diz espírito santo, frequentemente, é “um” espírito humano. Mas os teólogos puseram “o” Espírito Santo e com as iniciais maiúsculas, para significar apenas o da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o que é lamentável, pois é uma grave falsificação da Bíblia.

  E eis um exemplo de que espírito santo na Bíblia, realmente, refere-se também ao espírito santo humano: “Enquanto era levada para ser morta, Deus suscitou o espírito santo de um rapaz muito jovem chamado Daniel.” (Daniel 13: 45, da Bíblia Católica). Para mais detalhes, recomendo, entre outros livros de vários biblistas e teólogos espíritas e não espíritas, o meu, numa linguagem jornalística clara ao estilo da desta coluna em O TEMPO: “A Face Oculta das Religiões”, Editora EBM, lançado também em inglês nos Estados Unidos pela “Outskirts Press”, Denver (Colorado), 2015.

  Esta matéria não é uma blasfêmia contra o Espírito Santo, que segundo Jesus não tem perdão nesta vida nem em outra futura. É que esse pecado é contra a nossa voz interior, a voz do nosso próprio espírito santo ou alma que habita em nós. Não se trata também de negar a sua existência, pelo contrário, aceitamos até mais de um Espírito Santo. E, apenas, tentamos esclarecer o que ele é à luz da Bíblia.

   De fato, pela Bíblia, ele é o próprio Deus, mas pode designar também como vimos o espírito santo (a alma) que habita em cada um de nós. Por isso, dizemos que, biblicamente, às vezes, é como se ele fosse também uma espécie de coletivo designando o conjunto de todos os espíritos humanos. E vimos também o Espírito Santo dogmático, que é a Terceira Pessoa trinitária, que é o mais falado pelos líderes religiosos e que respeitamos. Mas ele é o mais polêmico, pois qual seria ele, o Deus Pai da Bíblia que Jesus ensinou ou a Terceira Pessoa trinitária?

  Essa confusão sobre o Espírito Santo dogmático prejudica seriamente o conceito do Deus cristão!

 

Estátua do Profeta Daniel por Aleijadinho. Congonhas, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

O que é, o que é

Almir Del Prette (São Carlos/Seob)

        

Inúmeros cancioneiros populares de nosso país compuseram músicas e poemas de extraordinária beleza e, também, de imenso valor artístico e educativo. O título deste artigo é o mesmo da conhecida música de Gonzaguinha, que não era filho biológico de Luiz Gonzaga, mas que foi por este adotado. O nome completo do artista, desencarnado em 1991, aos 45 anos é Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior. Gonzaguinha foi educado por seus padrinhos, Dina e Xavier. Suas canções, inicialmente agressivas, refletiam a difícil época que o país vivia com a ditadura militar. Interessante é que, com a gradual passagem para a democracia, também suas músicas foram se modificando, sendo desse período, chamado de abertura política, as composições “Explode coração” , “Começaria tudo outra vez” e “O que é, O que é”.

         Selecionamos, para nossa análise, a canção “O que é, O que é” devido, não apenas à sua beleza, mas principalmente pelo seu conteúdo filosófico. A letra se fundamenta em um problema existencial, o que é a vida. Dá para imaginar o artista indagando do povo, e não dos acadêmicos, a sua dúvida. Pela forma com que a pergunta é feita (o que é, o que é, meu irmão?) sabe-se que ela é endereçada a interlocutores que o poeta encontra em seu caminho, gente simples a quem chamamos irmão. São vários os interlocutores, várias as respostas, mas somente dois deles são identificados: a moça que representa o sentido transcendente e as crianças que exibem a beleza estética.

         Portanto, as respostas dadas à pergunta “O que é? O que é? Meu irmão” despidas de erudição, trazem o efeito do espontâneo. A despeito de uma magnífica definição para a vida, dada por um anônimo: “é o sopro do Criador numa atitude repleta de amor”, Gonzaguinha prefere o que as crianças dizem, afirmando: “Eu fico com a pureza da resposta das crianças. É a vida, e bonita. E é bonita”

         Em outro trecho, a resposta dada por uma moça também é destacada pelo artista, que repete: “Eu só sei que confio na moça. E na moça eu ponho a força da fé. Somos nós que fazemos a vida. Como der, ou puder, ou quiser”. Vamos refletir sobre esses versos. A força da idéia “somos nós que fazemos a vida”. Nessa visão, com a qual concordamos, somos os autores e não atores desempenhando script feito por outrem.

         Além desses versos, há outros que são mensagens apaziguadoras para nossos corações:

         Viver

         E não ter a vergonha

         De ser feliz

         Cantar e cantar e cantar

         A beleza de ser um eterno aprendiz

         [...]

         Eu sei, que vida poderia ser bem melhor e será

         [...]

         Mas isso não impede que eu repita:

         É bonita. É bonita e é bonita!

 

 

Ouça com Gonzaguinha: O que é, o que é.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Wpt43Ki1vqA

 

 

 

 

Palestra com Oceano Vieira de Melo na TSS

Toronto, Canadá

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Mussi [[email protected]])

 

 

3º. Encontro Europeu de Educadores Espíritas Infantil Juvenil

Dublin, Irlanda

 

PROGRAMA 3º ENCONTRO EUROPEU DE EDUCADORES  ESPIRITAS INFANTILJUVENIL

Dublin, Irlanda - 2015

        

Coordenação pedagógica/didática/doutrinária: Comissão Europa de Educação CEE/CEI

 

                                Participação Especial: Lucia Moysés, Brasil

 

 

SÁBADO – MANHÃ

Horário

Atividade

Responsável

Duração

 

9:00 às 9:20h

 

 

Recepção, entrega material e credenciais

 

Equipe recepção

 

20 min

 

 

9:20  às  9:30h

 

Boas vindas

Prece inicial

 

Claudia Werdine

 

10 min

 

 

9:30  às  9:50h

 

Dinâmica de apresentação e  integração: Nome perdido

 

Milena Alborghetti

 

 

20 min

 

 

9:50  às  10:40h

 

Conferência: Jesus e os Saberes

 

Lucia Moysés

 

50 min

 

10:40 às  11:00h

                                                INTERVALO

20min

 

11:00  às 11:15h

Atividade em grupos:

EDUCAR EXIGE...

 

Quais os saberes necessários ao educador espírita no desenvolvimento de sua ação educativa junto às crianças, jovens e adolescentes?

 

                  

                  Equipe:

 

Claudia Werdine

Milena Alborghetti

Lucia Moysés

Arlete Laerzlinger

 

       

 

 

15 min     

11:15 às  11:30h

Apresentação conclusões dos grupos respondendo a frase:

“EDUCAR EXIGE...”

 

Equipe

 

 

15min

 

 

11:30 às  12:40h

Sugestões  para a prática: Educando a geração antenada

 

                  Lucia Moysés

1h10min

12:40 às 13:00h

    Perguntas e respostas

Lucia, Claudia e Milena

20min

 

 

13:00 às14:00h

ALMOÇO

 

1h

 

SÁBADO – TARDE

Horário

Atividade

Responsável

Duração

 

14:00 às 14:15h

 

Dinâmica:  Eu, a Casa espírita e o trabalho da educação de crianças, jovens e adultos.

 

Arlete

 

15 min

 

14:15 às 15:15h

 

Apresentação de experiências realizadas em alguns países (UK, Suíça, Holanda, França, Belgica e Portugal)

 

Milena

 

1h

 

15:15 às 16:00h

 

Mesa redonda: Apresentação e avaliação do Plano de Metas elaborado no

 2º Encontro Educadores - 2012

 

Claudia

 

45 min

 

16:00 às 16:20h

INTERVALO

 

20 min

 

16:20 às 17:00h

 

Mesa redonda: Elaboração  novo  Plano de Metas 2015/2017

Lucia, Milena e Claudia

 

 

40 min

 

17:00 às 17:20h

 

Apresentação das crianças

 

educadoras

 

20 min

 

17:20 às 17:30h

 

Palavras finais e Prece de encerramento

 

CEE/CEI

 

10 min

 

DOMINGO: SEMINÁRIO CONJUNTO

 

Horário

 

Atividade

 

Detalhamento

 

Duração

 

9:00h às 9:10h

Abertura e Prece

Charles Kempf

 

10 min

 

9:10h às 10:10h

A Área de Educação Espírita: qual a sua importância?

Conferência:

Lucia Moysés

 

60 min

10:10h às 11:00h

Como fazer a integração entre educadores/ dirigentes das Casas Espíritas/ Dirigentes das Federativas

Trabalho colaborativo

50 min

11.00h às 12:30h

INTERVALO

 

30 min

11:30h às 12:15h

Apresentação das sugestões

Grupos

45 min

 

12:15 às 12:30h

 

Unidos em um único ideal

Trabalho

colaborativo

 

15 min

 

12:30 às 12:50h

Palavra finais

Prece de encerramento

Dirigentes do CEE e do CEI

 

20 min

 

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

Arco do Triunfo, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

USE-Campinas: Curso de Expositor

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

3º. Congresso de Juventudes Espíritas do Estado do Rio de Janeiro. Araruama, RJ

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

UNIFESP/NUSE: Ciclo de Palestras sobre Saúde e Espiritualidade

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

2º. Criar Laços programado para a A.E. Anjo Gabriel

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Dejair Santos [[email protected]])

 

 

Curso de estudo e educação da Mediunidade

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

VII Semana Espírita Amigos da Paz –SEAP

São Paulo, SP

 

 

VIII SEMANA ESPÍRITA

AMIGOS DA PAZ

 

11 a 17 de Maio de 2015

 

Tema:

"Espiritismo e consciência:

Ideias para uma vida melhor"

 

Local:

Irmandade Espírita Amigos da Paz

Rua Daniel Defoe, 448

Vila Arriete - SP

 

Não perca:  

feira do Livro Espírita durante o evento

Vários títulos todos com descontos especiais

 

Programação:

 

11 - Segunda -19h30min

Palestra: A morte e o morrer                                             Palestrante: Alejandro  Vera

 

12 - Terça - 19h30min  

Palestra: A importância da vida material                         Palestrante: Assis Kavaguchi

   

13 - Quarta - 19h30mim  

Palestra: Escassez de tempo: ociosidade e lazer           Palestrante: Paulo Bomfim

 

14 - Quinta - 19h30min  

Palestra: Renascimento                                                    Palestrante: Humberto Pazian

 

15- Sexta - 19h30min  

Harmonização Musical:   Pinho e Cintia

Pintura Mediúnica  -  Médium: Claudia Rosa

*Adquira seu livro em nossa feira do livro durante o evento, cadastre-o em nossa recepção e ganhe uma pintura mediúnica da médium Claudia Rosa nele.

 

16 - Sábado - 15h 

Palestra: Música, arte e evolução                                     Palestrante: Thiago Ariel

 

17- Domingo - das 9h à 12 h    

*Seminário: Convivência na Casa Espírita                       Facilitador:  Valter Afonso

Inscrições para o seminário na secretaria da I.E. Amigos da Paz ou pelo e-mail [email protected]

*Presença obrigatória para todos os trabalhadores da casa

* Traga um quilo de alimento não perecível no dia do seminário. Sua doação irá ajudar a compor  as cestas básicas  do  nosso Projeto "Amigos das Família"

 

_____________________________

"Fora da caridade não há salvação"

                                      Allan Kardec

_____________________

 

(Informação recebida em email de Amigos da Paz [[email protected]])

 

 

5ª Festival de cinema transcendental

 Brasília, DF


​​

A 5ª edição do Festival de Cinema Transcendental será realizada de 20 a 23 de maio no Cine Brasília, na Capital Federal. Dentre os filmes exibidos no Festival estará o documentário “Nos Passos do Mestre”, que analisa a jornada de Jesus na Terra pela ótica espírita e que será exibido durante a abertura do evento. Confira a programação completa do Festival de Cinema e outras informações no site:  www.cinematranscendental.com.br

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Raymundo Mariano Dias

com Dr. Izaias Claro. Birigui, SP

 

IZAIAS CLARO 

 

                       EM BIRIGUI

 

 CENTRO ESPÍRITA RAYMUNDO M. DIAS

 

SEXTA-FEIRA - 08 DE MAIO ÀS 20:00 HS

 

    RUA BANDEIRANTE, 183 - CENTRO

                                    Imagem inline 2

           

(Informação recebida em email de Vera Lúcia Filgueira)

 

 

Programação comemorativa do

40º aniversário de Fundação do C.E. Irmã Scheilla. Niterói, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Palestras com Agnaldo Paviani

São Paulo, Guarujá e Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Informações da Coluna Espírita do

Diário de Taubaté, SP

 

 

(Recebido de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra lítero-musical com Ery Lopes & João Lúcius

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ery Lopes [[email protected]])

 

 

Informações da Associação Espírita “Bezerra de Menezes”

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=fca023df-ba6b-4c34-a3fb-8edd15bf2212&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Almoço beneficente do G.E. Nosso Lar

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

C:\Users\Usuario\Desktop\strogonoff_carne.jpg

 

 

 

 

 

 

GRUPO ESPÍRITA NOSSO LAR.

R: CLARA NUNES, S/N-BALNEÁRIO-S.PEDRO DA ALDEIA-RJ.

 

ALMOÇO BENEFICENTE.

 

DATA: 17/05/2015

 

CARDÁPIO: STROGONOFF

 

HORAS: 13:00H

 

PREÇO: 15,00.

 

SOBREMESA E REFRIGERANTE `A PARTE.

 

Contato: 022 99057829

 

 

A beneficência é um instinto natural no homem já civilizado.

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Alegria de viver

 

Com certeza, já nos demos conta de como é gratificante o lazer.

As tantas atividades profissionais, de estudo ou domésticas, das quais não podemos nos esquivar, nos tomam as horas diárias.

Mas, não há quem de nós não consiga reservar alguns minutos para um cafezinho, um lanche breve, uma olhadela pela janela para descansar os olhos no azul do céu.

São momentos breves, que suavizam a rotina e nos recompõem as energias.

As leis trabalhistas do nosso país estabelecem que o empregado deva gozar férias, a cada período anual trabalhado. Também prescreve o descanso semanal.

Se compulsarmos a lei mosaica, verificaremos que se reporta ao Dia do Senhor, reservado ao repouso. Dia em que tarefa alguma deveria ser realizada.

Os Evangelhos, por sua vez, nos dizem que Jesus, após as atividades diárias com as pregações, as curas, os tantos atendimentos ao povo sofrido que O buscava, retirava-se para orar. No silêncio, dialogava com o Pai, refazendo-se pela oração.

As tradições espirituais informam que os Espíritos, igualmente, têm seus momentos de repouso. Naturalmente que, para eles, esse repouso é traduzido pela realização de uma tarefa diferente.

Por vezes, uma visita a planos mais elevados para reencontro com almas afins, que comungam dos mesmos nobres ideais.

Como o amor é imortal, os que viveram juntos experiências na carne, programam periódicos reencontros espirituais.

Nesses encontros fruem de inusitadas alegrias e retornam para seus labores, posteriormente, dedicados e refeitos.

*   *   *

Habitualmente, no início do ano, consultamos o calendário e assinalamos todos os feriados.

Principalmente, os feriadões, aqueles em que poderemos ter três, quatro dias de folga.

E, logo, começamos a nos programar. Para onde iremos? Com quem iremos? Como iremos?

Em verdade, os meses e semanas que antecedem esses dias são tomados por muitos preparativos: pesquisa de melhores preços de passagens, reservas de hotéis, compra de roupas apropriadas para a localidade que visitaremos...

Enfim, um rol enorme de providências que nos desgastam. Por vezes, se nossa viagem é para o Exterior, alguns de nós pretendemos conhecer vários países em um tempo curto. Para aproveitar, dizemos.

O que acaba acontecendo é uma grande correria, com subidas e descidas de ônibus, com visitas a museus, a praças, monumentos, tudo às pressas. Desejamos ver tudo e um tanto mais.

No final, retornamos exaustos. Às vezes, chegamos a ficar irritados, por causa do desgaste físico.

*   *   *

Raciocinemos um pouco. Programemos com calma nossas viagens, nossos passeios. Lembremos que, acima de tudo, isso nos deve constituir lazer, dar prazer.

Programemos tudo com mais calma. Aprendamos a correr menos e ver mais, usufruir momentos, situações.

Permitamo-nos sentir o prazer de respirar o ar marinho, de passeios pela orla, de banhos de sol a horas próprias.

Deixemo-nos extasiar pela beleza dos jardins, a arte da pintura, da música, da arquitetura.

Tudo com calma, com tempo, para gozar em plenitude as nossas folgas do trabalho profissional. Para retornarmos tranquilos, prontos para enfrentar mais alguns meses de atividades intensas.

Façamos do nosso lazer momentos de rara alegria de viver.

Permitamo-nos sentir o refazimento penetrar nossas veias, higienizar nossas ideias e renovar nossas energias.

Servirmo-nos do lazer com sabedoria faz parte da ciência de bem viver.

Redação do Momento Espírita.
Em 6.5.2015.

 

(Copiado do site Feparana)

Barcelona, Espanha. Em primeiro plano estátua de leão do monumento a Colombo,

 na praça do Portal da Paz (em catalão Portal de la Pau). Foto Ismael Gobbo

 

 

Chaves libertadoras

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Paz e Renovação. Lição nº 08. Página 33.

 

Desgosto. Qualquer contratempo aborrece. No entanto, sem desgosto, a conquista de experiência é impraticável.

Obstáculo. Todo empeço atrapalha. Sem obstáculo, porém, nenhum de nós consegue efetuar a superação das provas deficiências.

Decepção. Qualquer desilusão incomoda. Todavia, sem decepção, não chegamos a discernir o certo do errado.

Enfermidade. Toda doença embaraça. Sem a enfermidade, entretanto, é muito difícil consolidar a preservação consciente da própria saúde.

Tentação. Qualquer desafio conturba. Mas, sem tentação, nunca se mede a própria resistência.

Prejuízo. Todo golpe fere. Sem prejuízo, porém, é quase impossível construir segurança nas relações uns com os outros.

Ingratidão. Qualquer insulto à confiança estraga a vida espiritual. No entanto, sem o concurso da ingratidão que nos visite, não saberemos formular equações verdadeiras nas contas de nosso tesouro afetivo.

Desencarnação. Toda morte traz dor. Sem a desencarnação, porém, não atingiríamos a renovação precisa, largando processos menos felizes de vivência ou livrando-nos da caducidade no terreno das formas.

Compreendamos, à face disso, que não podemos louvar as Dificuldades que nos rodeiem, mas é imperioso reconhecer que, Sem Elas, eternizaríamos paixões, enganos, desequilíbrios e desacertos, motivo pelo qual será justo Interpretá-las por Chaves Libertadoras, que funcionam em nosso Espírito, a fim de que nosso espírito se mude para o que deve ser, mudando em si e fora de si tudo aquilo que lhe compete mudar.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Chaves em foto ilustrativo por Ismael Gobbo

 

 

Homenagem

Pedro de Camargo (Vinicius)

 

Pedro de Camargo (Vinicius)

Imagem: O Clarim

 

Nascido no dia 7 de maio de 1878, na cidade de Piracicaba, Estado de S. Paulo, e desencarnado no dia 11 de outubro de 1966, na cidade de São Paulo.

 

Não se pode fazer o esboço histórico do Espiritismo no Estado de S. Paulo, na primeira metade do presente século, sem levar em consideração a personalidade inconfundível de Pedro de Camargo, mais conhecido pelo pseudônimo de Vinícius.

 

Os seus primeiros anos de escolaridade foram feitos no Colégio Piracicabano, educandário de orientação metodista, de fundação norte- americana. A diretora do estabelecimento era então a missionária Martha H. Watts, de quem Pedro de Camargo guardou sempre as mais caras recordações e grande admiração. São dele as seguintes palavras extraídas de um artigo que escreveu por ocasião da desencarnação daquela missionária, ocorrida nos Estados Unidos: "Sempre que se oferecia ensejo de inocular princípios de virtude e regras de moral, era quando se mostrava admirável, comprovando a rara e excepcional competência de que fora dotada para exercer tão sublime missão.

 

Eu bem me lembro que perto de Miss Watts ninguém era capaz de mentir ou dissimular; as traquinadas e travessuras, escondidas cautelosamente, eram- lhe fielmente narradas quando nos interpelava, tal o império que sobre nós sabia exercer, sem jamais usar para isso de outro meio que não a força do bem e o devotamento com que praticava seu sagrado sacerdócio.

 

Muito lhe deve a sociedade piracicabana; muito lhe devem seus ex- alunos; muito lhe devo eu.

 

Os princípios salutares de moral que me ministrou, assim como os conselhos elevados que me dispensou com tanto carinho e solicitude durante minha infância, repercutem- me ainda na alma como uma voz amiga que me dirige os passos, e por isso, ao saber que ela já não mais vive na Terra, rendo- lhe este preito de homenagem, simples e singelo, porém sincero e verdadeiro, como que desfolhando sobre a campa da querida mestra umas pétalas humildes que em seguida o vento arrebatará, mas cujo tênue perfume chegará até ela, levando- lhe o penhor de minha gratidão pelo muito que de suas benfazejas mãos recebi."

 

Durante muitos anos, Pedro de Camargo presidiu a Sociedade de Cultura Artística, de Piracicaba, tendo a oportunidade de levar para lá famosos artistas.

 

Jamais teve tendência para a política. Chegou a assumir uma cadeira de Vereador, na Câmara Municipal de Piracicaba, eleito por indicação do extinto Partido Republicano. Como não quisesse "seguir outra disciplina que não fosse a do dever, e ouvir outra voz que não a da razão e da consciência", dizia ele mais tarde -- esse critério não serviu ao Partido, por isso não o quiseram mais.

 

Os estudos blíblicos eram metódicos no Colégio Piracicabano, de maneira que Pedro de Camargo se tornou um dos maiores entusiastas dessa matéria, tornando- se mais tarde uma das maiores autoridades no trato da exegese evangélica.

 

No ano de 1904, foi fundada em Piracicaba a primeira instituição espírita da cidade, com o nome de Igreja Espírita Fora da Caridade não há Salvação. Dentre os seus fundadores salientava- se a figura veneranda de João Leão Pitta. O funcionamento dessa tradicional instituição acarretou a esse pioneiro uma série de perseguições movidas por inspiração de outras entidades religiosas, chegando ao ponto de não conseguir nem mesmo um emprego, tão necessário para o amparo de sua família, a qual ficou mais de um ano na eminência de completo desamparo.

 

Um ano mais tarde, em 1905, Pedro de Camargo interessou- se pelo Espiritismo, uma vez que nele encontrou a solução para tudo aquilo que constituía incógnitas em seu Espírito. Tomando conhecimento do que sucedia com Leão Pitta, prontamente o empregou em sua loja de ferragens e, como segundo passo, desfez a secção de armas de fogo que representava apreciável fonte de renda em seu estabelecimento comercial.

 

Durante cerca de trinta anos, Pedro de Camargo desenvolveu, em sua cidade natal, profícuo e intenso trabalho de divulgação das verdades evangélicas à luz da Doutrina Espírita. Nessa época passou a adotar o pseudônimo de Vinícius; suas preleções eram estenografadas e logo em seguida largamente difundidas, fazendo com que sua fama se propagasse por toda a circunvizinhança.

 

No ano de 1938, transferiu seu domicílio para a cidade de S. Paulo. Ali substituiu o confrade Moreira Machado na presidência da União Federativa Espírita Paulista e, juntamente com Thietre Diniz Cintra, fundou uma escola para evangelização da infância e juventude, tendo para tanto elaborado normas e diretrizes para esse gênero de educação.

 

Em 1939 tornou- se um dos diretores do Programa Radiofônico Espírita Evangélico do Brasil, levado ao ar, diariamente, através da Rádio Educadora de S. Paulo. Em 31 de março de 1940, quando a União Federativa Espírita Paulista fundou a Rádio Piratininga, emissora de cunho nitidamente espírita, Vinícius foi eleito seu diretor- superintendente e, em companhia de outros valores do Espiritismo paulista, orientou aquela emissora e seu programa espírita diário até o ano de 1942.

 

Nessa época Vinícius já havia se integrado na Federação Espírita do Estado de S. Paulo, tornando- se um dos seus conselheiros e ali introduzindo as suas "Tertúlias Evangélicas", realizadas todos os domingos de manhã, com apreciável assistência que invariavelmente superlotava o seu salão.

 

Durante muitos anos, foi delegado da Federação Espírita Brasileira, em S. Paulo, representando- a em todas as solenidades onde a sua presença se fazia necessária.

 

Quando a Federação Espírita do Estado de S. Paulo, em março de 1944, lançou o seu órgão "O Semeador", Vinícius foi designado seu diretor- gerente, cargo que desempenhou durante mais de uma década, emprestando àquele jornal a sua costumada cooperação.

 

Em outubro de 1949, em companhia de Carlos Jordão da Silva, integrou a representação do Estado de S. Paulo junto ao II Congresso Espírita Pan- americano, conclave de grande repercussão que se realizou no Rio de Janeiro. No ensejo desse acontecimento, reuniram- se na antiga Capital Federal várias representações de entidades espíritas de âmbito estadual, as quais, numa feliz gestão, conseguiram materializar o sonho de muitos seareiros espíritas, criando o Conselho Federativo Nacional e assinando o célebre Pacto Áureo de Unificação. Pedro de Camargo foi um dos signatários desse importante instrumento de pacificação espírita nacional, no dia 5 de outubro de 1949.

 

Vinícius foi assíduo colaborador de numerosos órgãos espíritas. De sua bibliografia destacamos os livros: "Em torno do Mestre", "Na Seara do Mestre", "Nas Pegadas do Mestre", "Na Escola do Mestre, "O Mestre na Educação", e "Em Busca do Mestre", obras de marcante relevância no campo da divulgação evangélico- doutrinária.

 

A sua ação se fez sentir vigorosamente quando se cogitou da fundação de uma instituição educacional espírita. Lutou durante muitos anos por esse ideal. Exultou- se com a fundação do Educandário Pestalozzi, na cidade de França, entretanto, o seu sonho concretizou- se quando da fundação do "Instituto Espírita de Educação", do qual foi presidente. No âmbito desse instituto foi fundado o "Externato Hilário Ribeiro", em cuja direção permaneceu até o ano de 1962.

 

A par de todas essas atividades, Pedro de Camargo ocupava assiduamente as tribunas das instituições espíritas, principalmente as da Capital do Estado, tornando- se um dos oradores mais requisitados e o que sempre conseguia atrair maior assistência. Homem dotado de ilibado caráter, comedido em suas atitudes e de moral inatacável, tornou- se, de direito e de fato, verdadeira bandeira do movimento espírita. Quando seu nome figurava à testa de qualquer realização, esta infundia confiança e respeito, dada a indiscutível projeção do seu nome e a sua qualidade de paladino das causas boas e nobres.

 

Vinícius também teve notória atuação no campo da assistência social espírita, situando, entretanto, em primeiro plano o trabalho em prol do esclarecimento evangélico- doutrinário, imprescindível à iluminação interior dos homens.

 

Grandes Vultos do Espiritismo

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Rio Piracicaba. Piracicaba, SP. Cidade natal de Pedro de Camargo (Vinicius). Foto Ismael Gobbo

Pedro de Camargo (Vinicius) se tornou espírita por influência de João Leão Pitta. Imagem internet

João Leão Pitta

 

G.E. Fora da Caridade não há Salvação, fundado por João Leão Pitta. Piracicaba, SP

Imagem/fonte: http://www.usepiracicaba.com.br/institucional/casa-espirita?id=20

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]