Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 28 de maio de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/28-05-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

27-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/27-05-2015.htm

26-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/26-05-2015.htm

25-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/25-05-2015.htm

23-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/23-05-2015.htm

22-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/22-05-2015.htm

 

 

 

 

     

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVIII,  59-61

Coletânea de preces espíritas

 

 

IV – Preces pelos que já não são da Terra

 

Por alguém que acaba de morrer

 

     59. Prefácio. As preces pelos Espíritos que acabam de deixar a Terra não objetivam, unicamente, dar-lhes um testemunho de simpatia: também têm por efeito auxiliar-lhes o desprendimento e, desse modo, abreviar-lhes a perturbação que sempre se segue à separação, tornando-lhes mais calmo o despertar. Ainda aí, porém, como em qualquer outra circunstância, a eficácia está na sinceridade do pensamento, e não na quantidade das palavras que se profiram mais ou menos pomposamente e em que, amiúde, nenhuma parte toma o coração.

     As preces que deste se elevam ressoam em torno do Espírito, cujas ideias ainda estão confusas, como as vozes amigas que nos fazem despertar do sono. (Cap. XXVII, item 10.)

     60. Prece. – Onipotente Deus, que a tua misericórdia se derrame sobre a alma de N..., a quem acabaste de chamar da Terra. Possam ser-lhe contadas as provas que aqui sofreu, bem como ter suavizadas e encurtadas as penas que ainda haja de suportar na Espiritualidade!

     Bons Espíritos que o viestes receber e tu, particularmente, seu anjo guardião, ajudai-o a despojar-se da matéria; dai-lhe luz e a consciência de si mesmo, a fim de que saia presto da perturbação inerente à passagem da vida corpórea para a vida espiritual. Inspirai-lhe o arrependimento das faltas que haja cometido e o desejo de obter permissão para as reparar, a fim de acelerar o seu avanço rumo à vida eterna bem-aventurada.

     N..., acabas de entrar no mundo dos Espíritos e, no entanto, presente aqui te achas entre nós; tu nos vês e ouves, por isso que de menos do que havia, entre ti e nós, só há o corpo perecível que vens de abandonar e que em breve estará reduzido a pó.

     Despistes o envoltório grosseiro, sujeito a vicissitudes e à morte, e conservaste apenas o envoltório etéreo, imperecível e inacessível aos sofrimentos. Já não vives pelo corpo; vives da vida dos Espíritos, vida essa isenta das misérias que afligem a Humanidade.

     Já não tens diante de ti o véu que às nossas vistas oculta os esplendores da vida no Além. Podes, doravante, contemplar novas maravilhas, ao passo que nós ainda continuamos mergulhados em trevas.

     Vais, em plena liberdade, percorrer o espaço e visitar os mundos, enquanto nós rastejamos penosamente na Terra, à qual se conserva preso o nosso corpo material, semelhante, para nós, a pesado fardo.

     Diante de ti, vai desenrolar-se o panorama do Infinito e, em face de tanta grandeza, compreenderás a vacuidade dos nossos desejos terrestres, das nossas ambições mundanas e dos gozos fúteis com que os homens tanto se deleitam.

     A morte, para os homens, mais não é do que uma separação material de alguns instantes. Do exílio onde ainda nos retém a vontade de Deus, bem assim os deveres que nos correm neste mundo, acompanhar-te-emos pelo pensamento, até que nos seja permitido juntar-nos a ti, como tu te reuniste aos que te precederam.

     Não podemos ir onde te achas, mas tu podes vir ter conosco. Vem, pois, aos que te amam e que tu amaste; ampara-os nas provas da vida; vela pelos que te são caros; protege-os, como puderes; suaviza-lhes os pesares, fazendo-lhes perceber, pelo pensamento, que és mais ditoso agora e dando-lhes a consoladora certeza de que um dia estareis todos reunidos num mundo melhor.

     Nesse, onde te encontras, devem extinguir-se todos os ressentimentos. Que a eles, daqui em diante, sejas inacessível, a bem da tua felicidade futura! Perdoa, portanto, aos que hajam incorrido em falta para contigo, como eles te perdoam as que tenhas cometido para com eles.

     Nota – Podem acrescentar-se a esta prece, que se aplica a todos, algumas palavras especiais, conforme as circunstâncias particulares de família ou de relações, bem como a posição social que ocupava o defunto.

     Se se trata de uma criança, ensina-nos o Espiritismo que não está ali um Espírito de criação recente, mas um que já viveu e que pode, mesmo, já ser muito adiantado. Se foi curta a sua última existência, é que não devia passar de uma completação de prova, ou constituir uma prova para os pais. (Cap. V, item 21.)

     61. (Outra) 27 – Senhor onipotente, que a tua misericórdia se estenda sobre os nossos irmãos que acabam de deixar a Terra! Que a tua luz brilhe para eles! Tira-os das trevas; abre-lhes os olhos e os ouvidos! Que os bons Espíritos os cerquem e lhes façam ouvir palavras de paz e de esperança!

     Senhor, ainda que muito indignos, ousamos implorar a tua misericordiosa indulgência para este irmão nosso que acaba de ser chamado do exílio. Faze que o seu regresso seja o do filho pródigo. Esquece, ó meu Deus, as faltas que haja cometido, para te lembrares somente do bem que haja praticado. Imutável é a tua justiça, nós o sabemos; mas imenso é o teu amor. Suplicamos-te que abrandes aquela, na fonte de bondade que emana do teu seio.

     Brilhe a luz para os teus olhos, irmão que vens de deixar a Terra! Que os bons Espíritos de ti se aproximem, te cerquem e ajudem a romper as cadeias terrenas! Compreende e vê a grandeza do nosso Senhor: submete-te, sem queixumes, à sua justiça, porém, não desesperes nunca da sua misericórdia. Irmão! que um sério retrospecto do teu passado te abra as portas do futuro, fazendo-te perceber as faltas que deixas para trás e o trabalho cuja execução te incumbe para as reparares! Que Deus te perdoe e que os bons Espíritos te amparem e animem. Por ti orarão os teus irmãos da Terra e pedem que por eles ores.

 

27  Nota de Allan Kardec: Esta prece foi ditada a um médium de Bordeaux, na ocasião em que passava pela sua casa o féretro de um desconhecido.

 

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Cemitério e Igreja Nossa Senhora das Mercês, São João del Rey, MG.  Foto Ismael Gobbo

 

 

O maior mandamento

 

 

Qual o maior mandamento da Lei de Deus?

A pergunta era provocativa. O doutor da lei buscava desafiar Jesus.

O que poderia saber a respeito das escrituras aquele homem simples, de origem humilde?

Ele viera das bandas de Nazaré, a mais insignificante de todas as cidades. Poderia vir algo de bom daquela localidade?

Jesus, profundo conhecedor da alma humana, das Leis de Deus, das leis morais que regem nossas relações, percebeu a intenção do doutor da lei e respondeu incisivo:

Amarás o senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda tua alma, e de todo teu entendimento.

E, com uma pausa breve e significativa, complementou a lição: E amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Tão significativos são estes ensinamentos, que Jesus concluiu a resposta, afirmando:

Estes dois mandamentos contêm toda a lei e todos os profetas.

Assim, Jesus nos diz que as Leis de Deus podem ser resumidas em um tríplice aspecto de um mesmo sentimento: amor a Deus, amor ao próximo, amor a si mesmo.

Tudo o mais, todas as escrituras, os filósofos, os profetas, trazem complementos, análises, reflexões em torno deste grande desafio: amar.

É o contexto de nossa existência: estamos aqui para aprendermos a amar.

Algumas vezes, imaginamos ser o amor algo distante.

E não raro nos perguntamos: Como é amar a Deus?

Será que para isso basta louvar-Lhe a existência? Orar, estar em comunicação com Ele será suficiente?

Como se pode expressar esse amor: com frases de efeito, com cânticos, poesias?

É verdade que estes são alguns aspectos de amar a Deus. Mas também podemos entender que amá-lO é amar a Sua obra.

Respeitar a natureza, os seres dos reinos animal e vegetal, todas as criaturas de Deus.

Termos cuidados com as águas e suas nascentes, com o lixo que geramos, com a poluição que fomentamos, também é amar a Deus.

Quanto às pessoas, será possível amar a quem nos causa desconforto emocional? Como amar a quem temos desprezo, raiva, desejo de vingança?

Amar o próximo é oferecer uma melhoria, no nível de sentimentos que temos por ele. É minimizar o ódio para gradativamente ir substituindo-o pelo sentimento de amor.

Amar a quem desprezamos, é observá-lo melhor, constatar seus valores para tê-lo em consideração.

São pequenos esforços, que constituem exercícios de tolerância, de indulgência, de benevolência, de perdão.

E por terceiro, nos perguntamos: o que é amar-se?

Se Jesus nos recomenda amar ao próximo como a si mesmo, é necessário que nos amemos, para poder expressar esse sentimento ao outro.

Nessa lição, Jesus nos orienta a termos por nós o amor compreensão, o amor aceitação, o amor entendimento, o amor perdão.

Não se referia Ele a esse amor egoísta, narcisista, egocêntrico.

Conclamava-nos a nos aceitarmos com todas as nossas limitações e nos alegrarmos com nossas conquistas.

*   *   *

Exercitando essa tríplice possibilidade do amor, estaremos aprendendo a mais profunda lição que Deus espera de cada um de nós.

Estaremos cumprindo o maior dos mandamentos.

Redação do Momento Espírita.
Em 27.5.2015.

 

 

Os fariseus e os saduceus buscam desafiar  a Jesus. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

Programação de palestras e seminários

com Dr. Sérgio Felipe de Oliveira. Portugal

 

PORTUGAL - MEDICINA & ESPIRITUALIDADE - DR. SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA - Fenomenologia Orgânica e Psíquica da Mediunidade.

 

​​       ​Dr. Sérgio Felipe de Oliveira  

PORTUGAL - 

Lisboa - Braga - Aveiro - Coimbra - Póvoa do Varzim - Porto - Viseu - Açores- 

A convite da AME - Portugal, Dr. Sérgio Felipe de Oliveira ministrará uma série de palestras e seminários no período de 5 a 14 de julho de 2015. Recepcionado por diversos núcleos espíritas.

MEDICINA & ESPIRITUALIDADE - DR. SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA - 

Temas : - 

"A Glândula Pineal e as suas funções na Saúde e na Mediunidade"

"Aspectos Científicos dos Ensinamentos de Jesus"

"Depressão, Ansiedade e Mediunidade"

"Cuidados Integrativos em Medicina - Vínculo entre a Ciência e a Espiritualidade"

"Momento Exato da Reencarnação - Provas Biomoleculares"

"Quando a Ciência redescobre a Espiritualidade - Passos para a Felicidade"

"Fenomenologia Orgânica e Psíquica da Mediunidade"

Segundo disse Dr. Sérgio Felipe:  “Será uma honra trocar experiências e compartilhar conhecimentos a respeito do tema Ciência e Espiritualidade.” Concluiu dizendo: “estou muito feliz com a oportunidade de rever amigos e ter a chance de construir novas amizades, fortalecendo os laços que nos unem aos irmãos portugueses. Esta será uma longa jornada, mas com certeza, extremamente gratificante”.

AGENDA EXPLICATIVA ABAIXO:




​Dúvidas, entre no Site : - http://uniespirito.com.br/noticias/dr-sergio-felipe-participa-de-uma-serie-de-palestras-e-seminarios-em-portugal/

 

(Informações recebidas em email de ELIZETH MARCOS CORONA [[email protected]])

 

 

Programação da Congregação Espírita “Maria Benta”

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Jorge Rezala e de Claudio Palermo)

 

 

Programação da SELUZ- Sociedade Espírita “A Caminho da Luz”

Barbacena, MG

 

Olá a todos,

 

Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a)  para participar das atividades da SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz) em Barbacena / MG:

 

02/06/15 - Terça - 19:30 h - Francisco Goulart, do NEDEJ (Núcleo Espírita Delmira de Jesus);
09/06/15 - Terça - 19:30 h - Manoel Soares, do CEDIM (Centro Espírita Divino Mestre);
16/06/15 - Terça - 19:30 h - Maria Antonieta, do GECEJ (G. E. Cristão Evangelho de Jesus);
23/06/15 - Terça - 19:30 h - Marcílio Farah, do GEFE (G. E. Fraternidade dos Essênios);
30/06/15 - Terça - 19:30 h - Itamar, do GECEJ (G. E. Cristão Evangelho de Jesus).

Obs.: Enquanto você assiste ao estudo da noite, seu filho, neto ou sobrinho menor (3 a 15 anos) poderá participar das aulinhas de evangelização infanto-juvenil em salas próprias e com pessoal preparado.

Há ainda neste dia o atendimento fraterno e passe.

 

Quarta-feira - ESDE - (Estudo sistematizado da Doutrina Espírita) às 19:30 horas - O ESDE é previsto e incentivado pela FEB (Federação Espírita Brasileira) e engloba o estudo das cinco obras básicas de forma sistematizada (O livro dos espíritos; O livro dos médiuns; O evangelho segundo o espiritismo; O céu e o inferno e A gênese).
 

Quinta-feira - 19:30 horas: EEM - Estudo e Educação da Mediunidade, dividida em 03 (três) módulos.

módulo I - Base para os iniciantes.

módulo II e III  - Estudo de "O livro dos médiuns"  e obras subsidiárias. Segunda parte com reunião e experimentação mediúnica.

 

A SELUZ ainda realiza outras atividades tais como:

1) Livraria/biblioteca (venda e empréstimos de livros espíritas), terça-feira 19:00 horas; 

2) 1º sábado do mês, 14:00 horas, enxoval Fabiano de Cristo; 

3) 2º sábado do mês, 14:00 horas, Lactário Bezerra de Menezes; 

4) Juventude Espírita (a partir de 12 anos) aos sábados, às 16:00 horas; 

5) Grupo Vocal a Caminho da Luz - todo domingo 17:00 hs (Se você gosta de cantar ou tem interesse, há vagas disponíveis - venha fazer um teste vocal);
6) Domingo 16:00 horas - Estudo e Educação da Mediunidade;

7) Equipe de apoio e implantação do culto no lar.  Inicie o culto semanal em seu lar...

 

Endereço da SELUZ - Rua Dário de Oliveira Lima - 99 - Bairro Campo (primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amilcar Savassi).

 

Venha conhecer a SELUZ e, quem sabe, participar conosco dos trabalhos da casa, das reuniões de estudos ou outras atividades. Vai se sentir em casa...

 

Divulgue para seus amigos / contatos pois, quem sabe haja o interesse e a disponibilidade deles. As portas estarão sempre abertas, para todos...

 

Abraços fraternos.

 

Adriano Barroso

(Informações recebidas em email de Adriano Barroso)

 

 

Informativo semanal do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

AVISOS

· CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

·       VISITE NOSSO SITE WWW.zildagama.org.br

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

30/05/2015 – Sábado                                    15h – Reunião Pública

Orador: Luis Cláudio                                      USE                                 

Tema: O Evangelho no Lar e no Coração

 

02/06/2015 – Próxima Terça                        20h – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci                                          Maria de Nazaré

Tema: Inveja: Um Pecado Capital com Raízes no Ciúme

 

03/06/2015 – Próxima Quarta                     20h – Reunião Pública

Orador: Manoel Resende                                   CE Caminheiros da Paz

Tema: Livre

 

Palestra de hoje                                             20h – Reunião Pública

Orador:  Gláucio Cordeiro                                                                FEESP

Tema: O papel da Mulher como mãe apesar dos tempos modernos

 --

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

13º EMEBS (Encontro de Mocidades Espíritas da Baixada Santista). Inscrições abertas

 

13º EMEBS - Regras e Informações.

Bom dia, jovem!

É com grande alegria que iniciamos as inscrições para o 13º EMEBS

(Encontro de Mocidades Espíritas da Baixada Santista).

O 13º EMEBS terá como tema:PRECONCEITO- Brilhe a Vossa Luz

O evento será no dia 30/08/2015 em Mongaguá



INSCRIÇÕES:
De 24/05/2015 à 31/07/2015 ou até alcançar o limite das vagas
Valor da inscrição: R$15,00
Para fazer sua inscrição, primeiramente, você deverá fazer seu depósito na seguinte conta:
Banco Santander
Agência: 0123
Conta Poupança: 60912799-3
Claudinei S Souza.
CPF: 394.018.858-18
Além da sua inscrição, você deverá levar no dia, 1kg de alimento não perecível.
Esse alimento será doado por uma instituição escolhida pelo departamento Regional.
O EMEBS é aberto para jovens a partir dos 12 anos. Porém,todos os jovens devem ser participantes da mocidade à, pelo menos, um ano. Para os jovens de 12 à 15 anos é INDISPENSÁVEL constar está informação na carta de ciência do centro assinada pelo dirigente e pelo presidente da casa, somente assim o jovem poderá participar.
Porém, antes de fazer sua inscrição é necessário que você saiba de alguns detalhes:
Para manter a organização e a boa energia do evento é necessário que ele tenha algumas regras.
as regras são as seguintes:
1. Respeite o cronograma e participe de boa vontade das atividades;
2. Colabore nas discussões sempre que possível e respeite as diferentes opiniões;
3. Use roupas adequadas ao ambiente fraterno (dê preferência a roupas confortáveis, como bermudas, calças que lhe permitirão participar das atividades sem nenhum constrangimento. Evite usar roupas decotadas e curtas).
4. Durante as atividades, mantenha a disciplina e evite atividades paralelas. Não serão permitidos jogos, portanto, não leve baralho, dominó, etc.
5. Respeite as filas e os horários de refeições;
6. Deixe em ordem suas coisas. O zelo pelos seus objetos pessoais é de sua responsabilidade.
7. Circule sempre de crachá e não saia do local do encontro;
8. O relacionamento com os demais participantes deverá ser fraterno. Não será permitido no local do evento namorar, “ficar”, ou outros tipos de manifestações de afeto. Mesmo entre namorados ou cônjuges, deixando esse tipo de comportamento para a sua vida privada.
9. Só será permitida a saída do espaço do EMEBS em caso de algum problema de saúde ou caso o participante vá embora antecipadamente. Lembramos que em qualquer uma das condições, a pessoa de contato informada no momento da inscrição será comunicada da ocorrência.
10. Desligue aparelhos eletrônicos durante as atividades.
11. Não fique circulando fora das salas durante as atividades de estudo.
12. Evite brincadeiras que gerem risco aos outros (empurrões, gritos, montinhos, etc)
13. Evite o desperdício de água, alimentos, energia, material de consumo e material didático. Recomendamos a aplicação do Conceito 5 "R"s (Reduzir, Reutilizar, Recuperar, Reciclar, Repensar).
14. Zele pelo espaço do evento, preservando sua limpeza e conservação de carteiras, mesas, cadeiras, vidros, paredes, enfeites/decoração existentes nas dependências.
15. Todos têm o direito de sorrir, chorar, cantar, amar e ser amado, respeitar e ser respeitado.
16. Cada pessoa é diretamente responsável pelo bom andamento e resultado do evento.
Se você concordar com elas, você poderá participar tranquilamente do evento!
Você deverá enviar para o e-mail: [email protected];
- O comprovante do depósito contendo data, horário e valor do depósito com o assunto COMPROVANTE - NOME DO CENTRO.
- As cartas de autorização com o assunto CARTA AUTORIZAÇÃO - NOME DO CENTRO.
A carta de ciência do centro:
https://docs.google.com/document/d/1CH-rREkx1pAjMFoplj2rQzpCMotnAhN2bqcrFmBr1Ls/pub
E a carta de ciência de menor de idade:
https://docs.google.com/document/d/1ORyWse0AN_oKSrMUrOGllY4tnNBQq2MVH8Oz63KBl-o/pub
ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Os documentos acima e o comprovante de depósito devem ser enviados DENTRO do prazo de inscrição. Após o dia 31/07/2015 NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS e sua inscrição NÃO SERÁ efetivada.
S-O-M-E-N-T-E com todos esses documentos sua inscrição será validada.
Os valores depositados sem comprovação devida de inscrição até a data limite será considerado doação.
O encontro conta com quantidades de inscrições LIMITADAS, sendo assim as inscrições serão encerradas assim que for atingida a quantidade máxima de participantes.


Em caso de dúvidas:
Guilherme Henrique- 013 98133-1546 (tim)
Flávio- 013 99170-3679 (vivo)
Eduardo Pilachevsky- 013 99602-4263 (vivo)
[email protected]

 

 

(Informações recebidas em email de Dejair Santos [[email protected]])

 

 

Eventos do Movimento Espírita de

Uberaba, MG

 

EVENTOS ESPÍRITAS EM UBERABA E INSCRIÇÕES PARA O XIV FEMEU

 

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA

Palestra: DEPRESSÃO NO CONTEXTO ESPÍRITA

Palestrante: Dr. Adriano Roberto Tarifa Vicente (Araxá-MG)

Programação: Palestra, Apresentação Musical de “GRUPO UNIDOS PARA O BEM”, Sorteio de Livros e Confraternização.

Data: 30 de maio de 2015 (sábado)

Horário: 19h30min

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos – Uberaba-MG)

Organização: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

OBSERVAÇÃO: Quem puder e desejar contribuir com o lanche da confraternização, pode levar algum bolo ou refrigerante.

 

PALESTRA MUSICADA

Músico e palestrante: Vansan de Mogi das Cruzes-SP

Data: 13 de junho de 2015

Local: Grupo Espírita Maria de Nazaré (Av. Nossa Senhora de Lurdes nº 672 – Uberaba-MG)

 

INSCRIÇÕES DAS MÚSICAS PARA O XIV FEMEU – FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA

As inscrições das músicas para o XIV FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba (nacional) iniciarão no dia 01 de junho de 2015 e irá até às 0h do dia 30 de junho de 2015, através do site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu (Menu: Inscrições), preenchendo todos os campos da Ficha de Inscrição e anexando a “Letra da música”; “Foto do músico ou do grupo musical”; e, “A música tocada em MP3”.

As inscrições são gratuitas, limitando-se a uma composição por autor ou interprete e poderão se inscrever no XIV FEMEU: Músicos espíritas residentes em qualquer cidade do Território Nacional (Brasil); Músicos espíritas brasileiros que residam em outros países; Músicos espíritas dos países de língua portuguesa.

No XIV FEMEU não é permitida a inscrição de músicas ou mensagens ditadas por espíritos através de qualquer médium e em qualquer tipo de mediunidade, além das composições, letras e músicas deverão ser inéditas e não poderão ser plagiadas.

O XIV FEMEU é realizado pela UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas e da FEB – Federação Espírita Brasileira.

O FEMEU tem como objetivos: Valorizar a arte produzida no movimento espírita; Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; Divulgar a música espírita, elevando o espírito; Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional; Promover a Doutrina Espírita.

A premiação do XIV FEMEU é composta de (sem repetições de prêmios):

·         1º Lugar (01 violão, 01 troféu, Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU);

·         2º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU);

·         3º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU);

·         4º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU);

·         5º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU);

·         6º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU).

            O XIV FEMEU será realizado em quatro etapas, sendo:

Primeira Etapa: De 01 a 30 de junho, inscrição das músicas através do site do FEMEU – www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.

Segunda Etapa: De 1 a 5 de julho, as músicas inscritas serão avaliadas pela Comissão de Avaliação.

Terceira Etapa: No período de 6 de julho a 9 de agosto, as músicas aprovadas pela Comissão de Avaliação, vão para a votação popular através do site do FEMEU – www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.

Quarta e última Etapa: As quinze músicas mais votadas na internet, irão se apresentar na Grande Final no dia 29 de agosto, no Cine Teatro Vera Cruz, às 19h30min, com entrada franca.

Canal FEMEU:

Para ver e ouvir as músicas de todos os festivais acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:

Músicas do VII ao X FEMEU:

http://www.youtube.com/user/FEMEU1

Músicas do XI FEMEU:

http://www.youtube.com/FEMEU2

Músicas do XII e XIII FEMEU:

http://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA

Informações:

Site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu

Blog: http://femeu.blogspot.com

E-mail: [email protected]

Telefone: (34) 9969-7191

 

Segue anexo o cartaz do XIV FEMEU

 

 

(Informações recebidas em email de JORNAL ESPIRITA DE UBERABA [[email protected]]; de Renê Magalhães [[email protected]];  de Suzuko Hashizume)

 

 

Palestra programada para o Grupo Espírita “Joanna de Cuza”

São Paulo, SP

 

São Paulo, 25 de Maio 2015
 
                   PALESTRA,  dia  31/05/2015,  às    17:00  horas,
 
VOCÊ  PREFERE  TER  RAZÃO
OU  VIVER  FELIZ.
“ Plínio Penteado Junior ”
(Palestrante)
 
LOCAL: Gr. Esp. JOANNA DE CUZA:
             Rua Antônio Comenale 159, Pq Cocaia/Grajaú
             e-mail: [email protected]
“ ESPÍRITAS AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS”   – Allan Kardec - 

 

(Informações recebidas em email de "G. E. Joanna de Cuza" [[email protected]])

 

 

Palestra com Paulo Henrique Bueno

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Edson Brito [[email protected]])

 

 

Jornada de palestras com Roosevelt A. Tiago no

Estado de Goiás

 

 

(Informações recebidas em email de Divulgação Solidum [[email protected]])

 

 

Programação do Centro Espírita “Seara do Mestre”

São Paulo, SP

 

Reuniões Públicas no C.E.S.M.E 

DATA              PALESTRANTE               TEMA


26/05/15    Ter 20h      Cilene (Frat.dos humildes)   Bem aventurados os misericordiosos

29/05/15    Sex 20h       Antenor(Leade)   O ódio, a vingança e o o duelo

30/05/15     Sáb 9h       Edson Brito( C.E.Casa B. do caminho)  Desprendimento dos bens terrenos
30/05/15    Sáb 15h      Aurélio Jose       Bem aventurados os aflitos 

02/05/15     Ter 20h      Otávio Marques   Fora da caridade não há salvação

Dia 28/6 domingo CESME realizará o almoço de família no Tilipas Grill participe convites na secretaria.
Dia 26/07 haverá no C.E.S.M.E oficina para palestrantes quem se
interessar procure a secretaria e faça sua inscrição, são apenas 30
vagas
Em 23/08 domingo -as 9hs o C.E.S.M.E estará recebendo o "Projeto Seara
de Luz" de Iporá G.O participe e se emocione com a pintura mediúnica
que ajuda a manter a Colônia 'Renascer", maiores informações na
secretaria.

-- 
Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento
espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina
Espírita

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

Informações da Associação Espírita “Bezerra de Menezes”

Miami, Flórida, EUA

 

Acessar:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=bc3dd67e-c212-45e7-b4dd-7a93433a9c73&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

Curta metragem sobre suicídio e aborto

O curta metragem “Agora Já Foi” recebeu duas premiações das quatro oferecidas no V Festival de Cinema Transcendental de Brasília, ocorrido no último dia 23. O curta foi agraciado com o prêmio de melhor direção e de melhor filme, o prêmio máximo do festival. É uma realização da Federação Espírita do Amapá, em coprodução com Amazônia Filmes, tendo como patrocinadores principais, aprovados em 2014: FEB, USE e Estação da Luz. “Agora já foi” é um curta-metragem espírita produzido em linguagem jovem que aborda o suicídio e aborto. Haverá avant-première em Macapá no dia 6 de junho. Informações: [email protected]

(De: https://www.facebook.com/gestudoschicoxavier; www.grupochicoxavier.com.br)

 

 

Entrevista com o autor Donizete Pinheiro

“Quando Deus abre portas”

 

Acesse Newsletter EME

http://www.editoraeme.com.br/index.php?option=com_acymailing&ctrl=archive&task=view&mailid=217&key=OgIwGWN6&subid=1778-HzezrEUXUdPwzN&tmpl=component

 

 

Peça Teatral Espírita "Há dois mil anos"em São Paulo

 

Dia 13 de Junho em : Jales-SP

Dia 14 de Junho em: Fernandópolis-SP

A Peça Teatral Espírita "HÁ DOIS MIL ANOS" está em cartaz no

Teatro do Ator em São Paulo 

 Teatro do Ator

 Prça.Roosevelt, 174-ao lado da Igreja da Consolação

Próx.Metrô Republica- Centro- São Paulo

DOMINGOS ÁS 19:00 HRS 

ATÉ 28 DE JUNHO

NÃO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE DE ASSISTIR ESTE ESPETÁCULO

      E CONVIDAR  TODOS OS FREQUENTADORES DA SUA CASA ESPÍRITA 

VALOR DO INGRESSO: R$ 40,00 OU R$ 20,00 LEVANDO 1 KG DE ALIMENTO

PARA GRUPOS ACIMA DE 10 PESSOAS R$ 15,00

RESERVE DESDE JÁ SEUS INGRESSOS

AS RESERVAS SÃO FEITAS ATRAVÉS DESTE E-MAIL OU PELO CEL.997142039-Tim

 

Estamos agendando apresentações para outros locais 

 

 AGENDE  DESDE JÁ UMA APRESENTAÇÃO

PARA SUA CASA ESPÍRITA 

 

 

RESTITUI-SE PARTE DO VALOR DA VENDA DOS INGRESSOS

PARA A CASA ESPÍRITA LOCAL

 

DIRETAMENTE DO TEATRO DO ATOR

EM SÃO PAULO PARA TODO BRASIL 

   C O N T A T O S

E-MAIL : [email protected]

   11-997142039 : Operadora TIM 

José Ramos 

São Paulo-SP

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

Feijoada beneficente do Centro Espírita “Francisco Cândido Xavier”

São José do Rio Preto, SP

 



Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Sou cristão, posso tecer críticas aos políticos?

Wellington Balbo – Salvador BA.

 

Um assunto espinhoso é a chamada crítica.

Quem gosta de recebê-la? Ainda não ouvi quem goste, embora alguns já amadurecidos consigam filtrar e extrair pontos positivos sem se deixar abalar.

Emmanuel disse a Chico Xavier certa vez: Se as críticas são verdadeiras não reclame, se não são, nada de ligar para elas.

Boa orientação, mas para saber aplicá-la é preciso um tanto de sangue frio, de razão, de analisar a questão como se estivesse de fora. Eis ai um bom exercício para o progresso.

Mas por que falo da crítica? Abordo este tema por conta da crise que nosso país está enfrentando; crise moral, com desmandos, absurdos, corrupção e tantas outras situações que fazem corar o povo brasileiro.

Como proceder ante ao que está ocorrendo?

Como falar, discutir, argumentar, lutar pelos direitos e criticar sem faltar com a caridade cristã?

Complicado, porém, possível.

Para o cristão ainda mais complicado, porquanto Jesus recomendou o perdão, o não julgamento, o olhar o lado positivo das coisas.

Logo, sendo a Terra morada dos Espíritos imperfeitos fato é que muitos sentem-se pouco a vontade para dar alguns “puxões de orelha” no semelhante.

Entretanto, vale lembrar que Jesus não se omitia diante das barbaridades de sua época. O mestre falava mesmo.

Ah, mas era Jesus... E ele podia fazer isso porque reunia condições morais para puxar a orelha de seus contemporâneos.

Digo à você que esse argumento é frágil. Naturalmente que estamos longe da natureza moral sublime de Jesus, todavia o fato de ainda sermos limitados não nos tira a possibilidade de enxergar inconvenientes e falar, criticar, argumentar.

Inconveniente, segundo os Espíritos, ver apenas o bem tapando os olhos para os absurdos.

Os Espíritos ensinam  que é lícito repreender alguém desde que seja com fim útil e de forma moderada.

E onde está o problema?

O problema é que sempre queremos dar publicidade ao mal que os outros fazem, denegrindo o semelhante para que assim sejamos exaltados.

Todavia, ver apenas o bem e deixar as coisas como estão em omisso silêncio pode, também, ser configurado como falta de caridade.

E para ilustrar nosso texto deixo um fato que pude presenciar certa vez:

Um rapaz costumava apresentar-se aos clientes sempre com forte odor que exalava por baixo dos braços. Os colegas, constrangidos, nada diziam a ele, todavia quando o rapaz ausentava-se tome-lhe risadas e comentários nada caridosos. Eis que chegou alguém e o alertou sobre seu cheiro. Desde então ele corrigiu-se e passou a apresentar-se melhor. Suas vendas melhoraram, sua reputação cresceu, ele foi promovido a supervisor, de supervisor a gerente, de gerente a diretor... Neste caso o silêncio era pura omissão, e a repreensão tornou-se o gatilho que fez sua carreira ascender...

Vale pensar nisso, refletir no coletivo, conversar, discutir, falar sobre a situação do país e buscar alternativas para a melhoria de todos.

Deus observará nossa intenção, e se esta, mesmo quando tecermos críticas for a de dar nossa parcela de contribuição, sem o intuito de denegrir instituições ou pessoas, será sempre benvinda, pois gerará mudanças.

 

(Texto recebido em email de Wellington Balbo)

Aristóteles: “A Política”. Imagem da  primeira página em grego.

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_%28Arist%C3%B3teles%29#/media/File:Aristotle_Politica_page_1.png

 

 

Convivência

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Respostas da Vida. Lição nº 16. Página 61.

 

A vida vem de Deus, a convivência vem de nós.

Aqueles companheiros que nos partilham a experiência do cotidiano são os melhores que a Divina Sabedoria nos concede, a favor de nós mesmos.

Se você encontra uma pessoa difícil em sua intimidade, essa é a criatura exata que as leis da reencarnação lhe trazem ao trabalho de burilamento próprio.

As pessoas que nos compreendem são bênçãos que nos alimentam o ânimo de trabalhar; entretanto, aquelas outras que ainda não nos entendem são testes que a vida igualmente nos oferece, a fim de que aprendamos a compreender.

Recordemos: nos campos da convivência é preciso saber suportar os outros para que sejamos suportados.

Se alguém surge como sendo um enigma em seu caminho, isso quer dizer que você é igualmente um enigma para esse alguém.

Nunca diga que a amizade não existe; qual nos acontece, cada amigo nosso tem as suas limitações e se algo conseguimos fazer em auxílio do próximo, nem sempre logramos fazer o máximo, de vez que somente Deus consegue tudo em todos.

Se você realmente ama aqueles que lhe compartilham a estrada, ajude-os a ser livres para encontrarem a si mesmos, tal qual deseja você a independência própria para ser você, em qualquer lugar.

Quem valoriza a estima alheia, procura igualmente estimar.

Se você acredita que franqueza rude pode ajudar alguém, observe o que ocorre com a planta que você atire água fervente.

Abençoemos se quisermos ser abençoados.

 

 

(Texto recebido do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Plantação de Soja. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]