Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 23 de maio de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/23-05-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

22-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/22-05-2015.htm

21-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/21-05-2015.htm

20-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/20-05-2015.htm

19-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/19-05-2015.htm

18-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/18-05-2015.htm

 

 

 

    

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVIII,  48-49

Coletânea de preces espíritas

 

 

III – Preces por outrem

 

Ação de graças pelo bem concedido aos nossos inimigos

 

     48. Prefácio. Não desejar mal aos seus inimigos é ser apenas meio caridoso. A verdadeira caridade quer que lhes almejemos o bem e que nos sintamos felizes com o bem que lhes advenha. (Cap. XII, itens 7 e 8.)

     49. Prece. – Meu Deus, entendeste em tua justiça encher de júbilo o coração de N... Agradeço-te por ele, sem embargo do mal que me fez ou que tem procurado fazer-me. Se desse bem ele se aproveitasse para me humilhar, eu receberia isso como uma prova para a minha caridade.

     Bons Espíritos que me protegeis, não permitais que me sinta pesaroso por isso. Isentai-me da inveja e do ciúme que rebaixam. Inspirai-me, ao contrário, a generosidade que eleva. A humilhação está no mal, e não no bem; e sabemos que, cedo ou tarde, justiça será feita a cada um, segundo suas obras.

   

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

   

Estátua O Bom Pastor. Catacumbas de S. Calixto. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Artigo

Desafios

Divaldo Franco

Professor, médium e conferencista

 

 

Nunca antes o ser humano enfrentou tantos desafios quanto na atualidade. Os avanços tecnológicos e todas as comodidades, que possibilitam a facilidade de comunicação, a aquisição de conhecimentos complexos e refinados, não conseguiram tornar o ser humano mais pacífico e mais fraterno. Em alguns casos, deu-se exatamente o contrário, por estimular-lhe os valores negativos que permaneciam ocultos nos conflitos e que agora explodem com mais facilidade. As ambições tornaram-se-lhe maiores, as falsas necessidades impuseram-se como primordiais e a busca de distrações incessantes tem-no afastado dos deveres que devem viger na sua agenda de realizações.

Nesse báratro, a insatisfação e o vazio existencial assumem proporções imprevisíveis, dando lugar ao crescimento da violência de todo jaez, que ameaça as estruturas sociais, e da indiferença por si mesmo, assim como pela sociedade. O ego exorbita e o individualismo alucina. Quanto mais se tem, mais se deseja, numa sofreguidão sem precedentes, como se o significado da existência fosse o prazer, o divertimento, o gozo momentâneo, que não preenchem as necessidades emocionais da harmonia íntima.

Hipnotizado pela ilusão, transita na incessante busca das satisfações pessoais, sem qualquer respeito pelas lutas empreendidas pelo seu próximo, não se importando com os embaraços que tal comportamento propicia aos demais. Certamente há exceções valiosas, que são a esperança de um futuro melhor, com mais segurança e equilíbrio.

Não obstante essa correria desesperada para lugar nenhum, quando já não se acredita nos valores éticos-morais, vale a pena a permanência nos ideais de enobrecimento e de dignidade, que são alicerces para a estruturação da existência feliz. Os descalabros e escândalos, que se sucedem e desanimam aqueles que confiam no direito e no dever, são transitórios e assinalam o estágio de atraso espiritual em que ora transitamos, valendo porfiar no bem sem receio.

 

 

Divaldo Franco escreve quinta-feira, quinzenalmente.

Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em  21-05-2015.

Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os  nºs  abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.

 

Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 

               Redação:   (71) 3340 – 8800

Email - [email protected]

 

                                                                                     Revisão de texto:  Lívia Mª Costa Sousa

 

 

(Recebido em email de Fatima Oliveira [[email protected]])

 

 

Porque morrem as flores

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

Não há lugar para o acaso na existência humana. Deus não é um jogador de dados a distribuir alegria e tristeza, felicidade e infelicidade, saúde e enfermidade, vida e morte, aleatoriamente.

Existem leis instituídas pelo Criador que disciplinam a evolução de Suas criaturas, oferecendo-lhes experiências compatíveis com suas necessidades.

Uma delas é a Reencarnação, a determinar que vivamos múltiplas existências na carne, quais alunos internados num educandário, periodicamente, para aprendizado específico.

O conhecimento reencarnatório nos permite desvendar os intrincados problemas do Destino, como, por exemplo, o retorno do Espírito ao Além em plena floração infantil.

Há suicidas que reencarnam para jornada breve. Sua frustração, após longos e trabalhosos preparativos para o mergulho na carne, os ajudará a valorizar a existência humana e a superar a tendência de fugir de seus problemas com o auto aniquilamento.

Ao mesmo tempo, o contato com a matéria representará um benéfico tratamento para os desajustes perispirituais provocados pelo tresloucado gesto. Crianças portadoras de graves problemas congênitos, que culminam com a desencarnação, enquadram-se perfeitamente nessa condição.

Poderão, se oportuno, reencarnar novamente na mesma família, passado algum tempo, em melhores condições de saúde e com ampla disposição para enfrentar a provações da Terra. Não raro, o filho que nasce após a morte de um irmão revela idêntico padrão de comportamento, com as mesmas reações e tendências.

“É igualzinho ao irmão que faleceu!” − comentam os familiares.

Igualzinho, não! É ele próprio de retorno para novo aprendizado...

Há, também, Espíritos evoluídos que reencarnam com o propósito de despertar impulsos de espiritualidade em velhos afeiçoados, seus pais e irmãos, ajudando-os a superar o imediatismo da vida terrestre.

Situam-se por crianças adoráveis, em face de sua posição evolutiva, extremamente simpáticas, inteligentes e amorosas. Os pais consagram-lhes extremado afeto, elegendo-as como principal motivação existencial. Sua desencarnação deixa-os perplexos, traumatizados.

Todavia, na medida em que emergem da lassidão e do desespero, experimentam abençoado desencanto das futilidades humanas e sentem o despertar de insuspeitada vocação para a religiosidade, no que são estimulados pelos próprios filhos que, invisíveis ao seu olhar, falam-lhes na intimidade do coração, na sintonia da saudade.

Os que se debruçam sobre o esquife de uma criança muito amada compreenderão um dia que a separação de hoje faz parte de um programa de maturação espiritual que lhes ensejará uma união mais íntima, uma felicidade mais ampla e duradoura no glorioso reencontro que inelutavelmente ocorrerá.

 

“A serenidade da morte”. Escultura em mármore de túmulo no Cemitério do Araçá, em São Paulo. Foto Ismael Gobbo .

 

 

Desencarnação de Zalmino Zimmermann

 

Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

O MESTRE PARTE
SUA LUZ PERMANECE

Segundo o eminente professor e pesquisador Hernani Guimarães Andrade, Zalmino Zimmermann notabilizou-se como “ilustre professor e magistrado, com vasta cultura filosófica e científica, aliada a um profundo conhecimento do espiritismo em todos os seus aspectos”.

Incansável estudioso, notável pesquisador, o professor Zalmino construiu sólidos vínculos do espiritismo com várias áreas do conhecimento humano e dedicou-se intensamente à divulgação da mensagem espírita.

Com formação básica nas áres do direito e da psicologia, e incursões em outros domínios, exerceu as atividades de juiz de direito, juiz federal, professor titular da Faculdade de Direito e professor titular do Instituto de Psicologia da PUC – Campinas.

Dedicou-se em sua mocidade à evangelização das gerações novas. Fundou, na década de 1950, o movimento espírita universitário.

Escritor e conferencista, autor dos incomparáveis livros Perispírito, Descobrindo o espiritismo, Teoria da mediunidade, Espiritismo, século XXI e Compêndio de espiritismo, com grande repercussão nos meios espírita e não espírita.

Dirigente espírita, sempre esteve preocupado com as questões sociais.

Foi fundador e presidente da Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas – ABRAME, reunindo centenas de magistrados de todo o país.

Após décadas de estudo, pesquisa e reflexão, elaborou o admirável conceito: “O espiritismo é o sistema de conhecimentos que revela a natureza espiritual do ser humano, sua realidade interexistencial e o processo de sua evolução.”

Além do extraordinário cabedal intelectual e da virtuosa conduta moral, foi dedicado esposo de Enilda Dias Zimmermann, amorável pai de Allan, André, Anita, Júlio, Lúcia, Paulo e Sheila, fiel amigo e conselheiro sempre disponível, empenhou seu tempo, sua experiência e seu conhecimento em benefício dos seus irmãos de jornada e da divulgação da mensagem cristã.

Um verdadeiro MESTRE que retornou ao Mais Alto deixando entre nós a sua LUZ.

Obrigado, professor Zalmino!

*Porto Alegre, RS, 3 de outubro de 1931
+Campinas, SP, 19 de maio de 2015

(Informação em emails de Candeia Distribuidora [mailto:[email protected]]; Use Taubaté; )

 

 

Palestra no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

FRATERNIDADE ESPIRITA GINA

PALESTRA DIA 23 DE MAIO  - SÁBADO
horário   19H30 

 TEMA – “NOVOS TEMPOS, NOVOS OLHARES, NOVOS CAMINHOS”

CONSTRUINDO UM CAMINHO DE REALIZAÇÃO NA VIDA E NO TRABALHO

 

 

PALESTRANTE – ROBERTO VAN DIJK

 Administrador de Empresas, graduado e pós graduado pela Fundação Getúlio Vargas. Atua no Mercado Financeiro e de Capitais há 37 anos onde foi Diretor de  instituições como Banco  Bradesco e Banco Schahin Cury. Atualmente  no Banco Votorantim desde fev/2010, é Diretor Executivo, Diretor Geral da Votorantim Wealth Management e Diretor da BVEP – Banco Votorantim Empreendimentos e Participações. Institucionalmente,  ocupou várias posições em Conselhos e Diretorias de diversas Associações , entre elas  foi Vice Presidente do Conselho de Administração da BOVESPA (1993 a 1995) e atualmente  é Vice Presidente da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais e Diretor do BRAIN – Brasil Investimentos & Negócios.

 Administrador de E

 

HARMONIZAÇÃO MUSICAL – MARIA E VALDIR 

 

"A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS"

 

 

 "O ESPIRITISMO NOS SOLICITA UMA ESPÉCIE PERMANENTE DE CARIDADE.

A CARIDADE DA SUA PRÓPRIA DIVULGAÇÃO." 
Emmanuel - do cap 40 , livro Estude e Viva

[email protected]

Rua Mauro, 76 – Saúde – São Paulo – SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Ribeiro [[email protected]])

 

 

Palestras com Geraldo Lemos Neto

Massachussets, EUA

 

 

(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

Palestra na Fraternidade Terceiro Milênio

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Josy Almeida [[email protected]])

 

 

VIII Encontro Cultural Espírita de

Diadema, SP

 

24/05/2015 - DOMINGO - DAS 14 ÀS 17:00 HORAS

MÚSICA, HISTÓRIA CANTADA, POESIA, PICTOGRAFIA,

TARDE DE AUTÓGRAFOS E MUITO MAIS!

VENDA DE LIVROS ESPÍRITAS COM DESCONTOS (ESSÊNCIA LIVROS)

VENDA DE CD'S E DVD'S COM TOCANDO ALMAS

CANTINA NO LOCAL

LOCAL: GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS MÃOS ESTENDIDAS

RUA SANTO ANTONIO, 250, CENTRO, DIADEMA, SP

ENTRADA: DOAÇÃO DE 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL

EM PROL DAS ATIVIDADES ASSISTENCIAIS DO SELF

SOCIEDADE ESPÍRITA LUZ E FRATERNIDADE

REALIZAÇÃO: MOVIMENTO ESPÍRITA DE DIADEMA - MED 


 

 

(Informações recebidas em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Programação do CEAK – Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

de 24 a 30 - Maio - 2015

Imagem inline 1

Se não desejar receber este boletim semanal, envie-nos e-mail com a palavra "CANCELAR" para [email protected], com nossos agradecimentos.​


--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informações recebidas em emails de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]] e  de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra e música no C.E. Caminho da Luz

Brejo Alegre, SP

 

 

(Informação recebida em email de Joao Marchesi [[email protected]])

 

 

 

Palestra na A.E. Caravana Irmã Caridade

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Palestra programada para o CENSN

Itupeva, SP

 

 

(Informação recebida em email de "censnterra.com.br" [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Palestra na Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Marília, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Palestra com Jamiro dos Santos Filho

Americana, SP

 

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xat1/t31.0-8/s960x960/11313107_1143050892387160_7303281290620806537_o.jpg

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Seminário com Roosevelt A. Tiago

Jaú, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes [[email protected]])

 

 

Palestra e Seminário com Pedro Bonilha

Presidente Venceslau, SP

  


 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Informativo editado por Décio Bressanin

 

Acesse nos links.

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 297

22 A 25/MAIO/2015  - Envie eventos: [email protected]

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM:

http://www2.quatromaosdeluz.com.br/

esse informativo é postado na íntegra em:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

 

O servo insaciável

 

 

Fatigado da imensa luta que sustentava nas esferas inferiores, Belisco Castro rogou ao Senhor a bênção da reencarnação. Estava cansado, dizia. E porque chorasse, compungidamente, um Mensageiro Celeste arrebatou-o do império das sombras e o trouxe para a Terra. Encantado, Belino recebeu honrosa incumbência. Renasceria para a obra da fraternidade cristã. Além dos serviços naturais que lhe diziam respeito à própria recuperação diante da Lei, seria prestimoso benfeitor doa doentes. Protegeria os enfermos, distribuiria com eles a coragem e a. consolação em nome de Deus. – Não precisa impressionar-se demasiado com aquisição de elementos materiais para a execução da tarefa – disse-lhe o emissário divino; – mantenha as mãos no arado generoso do trabalho e o seu serviço atrairá os recursos de que necessite. – Mas – ponderou Belino, preocupado –, e quando surgirem dificuldades imprevistas e especiais? – Utilize a prece e, em seguida, canalize suas forças na direção do objetivo. O suprimem.to ser-lhe-k, então, entregue por nós, através de circunstâncias aparentemente casuais, para o serviço que lhe compete. E Belino tornou ao corpo num lar de excelente formação evangélica. Desde cedo, foi instruído para a verdade e para o bem. Moço ainda, recolhia do Alto o apelo incessante ao ministério que lhe cabia e, por essa razão, costumava dizer : - Sinto que tenho abençoada missão a realizar, em favor dos enfermos. Muitas vezes, sonho a ver-me ao pé de numerosos doentes, enxugando lágrimas e limpando feridas. Não descansarei, enquanto não puder construir um grande hospital. Mas Belino condicionava a edificação a certos fatores que considerava essenciais e, por isso, lembrando instintivamente a recomendação do benfeitor divino, movimentava a oração, canalizando as próprias forças.  – Poderia auxiliar os enfermos – dizia –, mas aguardava um emprego vantajoso. E o emprego vantajoso lhe foi concedido. – Sim – afirmava –, agora, para adquirir segurança, tenho necessidade de um bom casamento. E o bom casamento lhe veio ao encontro. – Devo possuir filhos robustos que me auxiliem ponderou. E os filhos robustos adornaram-lhe os braços. – Tudo prossegue regularmente – reconheceu –, mas uma casa própria é indispensável à minha paz. E a casa própria surgiu, confortável e ampla. – Para ser útil aos enfermos – ajuntou –, nado posso alhear-me dos bons livros. E preciosa biblioteca enriqueceu-lhe o templo familiar. – Sem bons negócios, não posso atirar-me à empresa, – considerou. E os bons negócios vieram auxiliá-lo. – Um automóvel particular resolveria as minhas questões de tempo, alegou. E, em breve, um carro acolhedor incorporava-se-lhe à propriedade. – Agora, é imperioso conquistar bons rendimentos – pediu ao Céu, em comovente rogativa. E bons rendimentos rodearam-lhe o nome. – Quero mais rendas – insistiu a lamuriar-se, E mais rendas vieram. Nessa altura, os filhos já estavam crescidos e Castro implorou vantagens materiais para eles e as vantagens solicitadas apareceram. Em seguida, notando que os rapazes lhe afligiam o pensamento, suplicou a chegada de noras dignas para o ambiente familiar. E as noras chegaram. Belisco, porém, continuou rogando, rogando, rogando... Certa feita, quando reclamava favores para os netos, chegou a morte e disse-lhe:  – Meu amigo, o seu tempo esgotou-se. O interpelado, sob forte susto, clamou de si para consigo. – Meu Deus! meu Deus!... e a minha tarefa? Não posso deixar a Terra. sem cumpri-la... Ainda não pude sequer visitar um doente!... A recém-chegada, contudo, deu-lhe apenas alguns instantes para a benção da oração. Castro, ansioso, tomou o Testamento do Cristo, e, de mãos trêmulas, abriu-o precipitadamente. De olhos esgazeados, esbarrou com estas palavras constantes no versículo vinte, no capítulo doze das anotações de Lucas: - “...esta noite, exigirão tua alma e o que ajuntaste para quem será?” Mas, antes que Belino pudesse entregar-se a novas e desesperadas petições, a morte apagou-lhe temporariamente a luz do cérebro e o reconduziu à Vida Espiritual.

 

Jesus e o jovem rico. Obra de  Heinrich Hoffman.

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Jesus_and_the_rich_young_man#/media/File:Hoffman-ChristAndTheRichYoungRuler.jpg

 

 

Presente sem igual

 

 

Ele era um foragido. Um judeu em meio ao tormento da Segunda Guerra Mundial.

Todos os dias sua consciência o acusava de covardia. Covardia moral por ter abandonado sua mãe, seus primos, quando lhe foi acenada a possibilidade de sobreviver, ocultando-se.

Por que somente ele? – Perguntava-se diariamente.

E todos os dias se desculpava com o casal que o mantinha escondido no porão frio naquele inverno interminável.

Desculpava-se por ter pensado mais na própria vida do que no risco a que expusera ambos, ao pedir asilo.

E havia a criança. Uma adorável menina que acabara de completar doze anos.

Naqueles dias de tanta carestia, ela ganhara do pai um livro usado. Que tesouro!

Ele, o sobrevivente, se desculpara por não lhe dar nada. Afinal, nada tinha de seu.

Liesel, a garota encantadora, se aproximara e enrodilhara os braços em torno do pescoço dele:

Obrigada, Max.

Ela era a aniversariante e ele ganhava o presente.

Ao contato daquele abraço, ele levantou as próprias mãos e as encostou nos ombros de Liesel.

Aquele abraço lhe falava de afeto, família, carinho. Tudo tão distante, perdido na névoa dos meses, do medo e das incertezas diárias.

Nos dias que se seguiram, ele decidiu que lhe daria um presente.

Por isso, tomou do livro escrito por Hitler, que recebera para se instruir e destacou quarenta páginas.

Imaginou que precisaria de treze mas, como deveria cometer alguns erros, resolveu se prevenir com maior número.

Da pilha de latas de tinta que o ocultava, destacou uma, abriu-a e pintou cada uma das páginas, deixando-as a secar em um varal improvisado.

Na sequência da semana, ele desenhou e escreveu a história de um fugitivo. A sua história.

E de seu encontro com uma menina que lhe ofereceu afeição. A ele, um judeu em terreno alemão.

As páginas receberam dois furos na margem, feitos à faca e depois foram unidas com barbante.

Então, numa madrugada silente, ele deixou seu esconderijo, subiu os degraus, foi ao quarto da menina e depositou a preciosidade ao lado da cama.

Ao despertar, vencendo o medo e o frio, ela desceu os degraus da escada. Embora não passasse de alguns metros, a distância pareceu de quilômetros.

O coração lhe batia descompassado no peito. Ela colocou sua mão no ombro dele, que dormia.

Não o despertou. Sentou-se, reclinou a cabeça, dobrando-se sobre si mesma e continuando com a mão no ombro dele, deixou-se ali ficar como quem vela o sono de alguém precioso e inestimável.

Nascia naquele momento uma verdadeira e profunda amizade.

*   *   *

A afeição surge de formas inusitadas, em estranhas situações.

Percebê-la, manifestar gratidão e alimentá-la é decisão pessoal.

Por vezes, gestos pequenos expressam sentimentos profundos.

Pensemos nisso e prestemos maior atenção a detalhes que somente parecem ser insignificantes.

Sobretudo, que haja sempre flores de gratidão no jardim das nossas palavras, no sol do sorriso e nos gestos, em retorno ao doador que nos agracia com sua oferta.

Pensemos nisso...

Redação do Momento Espírita, com base na pt. IV do livro 
A menina que roubava livros, de Markus Zusak, ed. Intrínseca.
Em 22.5.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]