Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 29 de maio de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/29-05-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

28-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/28-05-2015.htm

27-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/27-05-2015.htm

26-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/26-05-2015.htm

25-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/25-05-2015.htm

23-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/23-05-2015.htm

 

 

 

 

    

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVIII,  62-63

Coletânea de preces espíritas

 

 

IV – Preces pelos que já não são da Terra

 

Pelas pessoas a quem tivemos afeição

 

     62. Prefácio. Que horrenda é a ideia do nada! Quão de lastimar são os que acreditam que no vácuo se perde, sem encontrar eco que lhe responda, a voz do amigo que chora o seu amigo! Jamais conheceram as puras e santas afeições os que pensam que tudo morre com o corpo; que o gênio, que com a sua vasta inteligência iluminou o mundo, é uma combinação de matéria, que, qual sopro, se extingue para sempre; que do mais querido ente, de um pai, de uma mãe, ou de um filho adorado não restará senão um pouco de pó que o vento irremediavelmente dispersará.

     Como pode um homem de coração conservar-se frio a essa ideia? Como não o gela de terror a ideia de um aniquilamento absoluto e não lhe faz, ao menos, desejar que não seja assim? Se até hoje não lhe foi suficiente a razão para afastar de seu espírito quaisquer dúvidas, aí está o Espiritismo a dissipar toda incerteza com relação ao futuro, por meio das provas materiais que dá da sobrevivência da alma e da existência dos seres de além-túmulo. Tanto assim é que por toda parte essas provas são acolhidas com júbilo; a confiança renasce, pois que o homem doravante sabe que a vida terrestre é apenas uma breve passagem conducente a melhor vida; que seus trabalhos neste mundo não lhe ficam perdidos e que as mais santas afeições não se despedaçam sem mais esperanças. (Cap. IV, item 18; cap. V, item 21.)

     63. Prece. – Digna-te, ó meu Deus, de acolher, benévolo, a prece que te dirijo pelo Espírito N... Faze-lhe entrever as claridades divinas e torna-lhe fácil o caminho da felicidade eterna. Permite que os bons Espíritos lhe levem as minhas palavras e o meu pensamento.

     Tu, que tão caro me eras neste mundo, escuta a minha voz, que te chama para te oferecer novo penhor da minha afeição. Permitiu Deus que te libertasses antes de mim e eu disso me não poderia queixar sem egoísmo, porquanto fora querer-te sujeito ainda às penas e sofrimentos da vida. Espero, pois, resignado, o momento de nos reunirmos de novo no mundo mais venturoso no qual me precedeste.

     Sei que é apenas temporária a nossa separação e que, por mais longa que me possa parecer, a sua duração nada é em face da ditosa eternidade que Deus promete aos seus escolhidos. Que a sua bondade me preserve de fazer o que quer que retarde esse desejado instante e me poupe assim à dor de te não encontrar, ao sair do meu cativeiro terreno.

     Oh! quão doce e consoladora é a certeza de que não há entre nós mais do que um véu material que te oculta às minhas vistas! de que podes estar aqui, ao meu lado, a me ver e ouvir como outrora, senão ainda melhor do que outrora; de que não me esqueces, do mesmo modo que eu te não esqueço; de que os nossos pensamentos constantemente se entrecruzam e que o teu sempre me acompanha e ampara.

     Que a paz do Senhor seja contigo.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Edificio Andraus, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Nossos deveres

 

 

A família acabara de fazer o Evangelho no lar, rogando ao Mestre Jesus abençoasse aquele recinto e a todos.

Ao final, a mãe pediu licença, foi para a cozinha e área de serviço para colocar a casa em ordem, limpando e arrumando tudo.

O pai, conversando com o filho de seis anos, aproveitou para convidá-lo a colaborar nas tarefas do lar, considerando que sua mãe passava muitas horas trabalhando no escritório da firma e chegava cansada em casa.

O garoto disse que era muito pequeno para fazer trabalhos de gente grande.

O pai resolveu investir na demonstração, de forma compreensível, de que todas as pessoas têm direitos e deveres em todos os segmentos da sociedade, inclusive no lar.

Então, me diga que direitos eu tenho, meu pai, porque eu não sei se tenho algum.

Todo ser humano tem direito à vida, à saúde, à educação, à alimentação. Foi enumerando o pai.

E quem cuida desses direitos? Continuou a indagar o menino.

Como, quem, meu filho? Os pais e a sociedade. Permitimos que você nascesse e o recebemos com amor. Sempre o alimentamos devidamente, levamos ao médico quando preciso, à escola para a instrução. Fazemos o possível para lhe oferecer o que haja de melhor.

É preciso que você faça a sua parte, colaborando com os deveres de casa, cuidando dos seus brinquedos, seus livros, recolhendo suas roupas sujas e as colocando no cesto. Tudo muito fácil, mas que ajuda bastante na organização da casa.

Mamãe pediu para eu arrumar minha cama, mas eu não sei. – Argumentou o pequeno, como quem deseja fugir de uma situação.

Não se preocupe, eu ensinarei. É muito fácil e você vai conseguir sem problemas. – Completou o pai.

Que tal começarmos já a ajudar a mamãe? Assim, ela poderá descansar mais cedo hoje.

*   *   *

Como é importante fazer com que nossos filhos reconheçam a necessidade de serem úteis onde estiverem, cumprindo deveres, por mais simples que sejam.

Quando uma criança é educada recebendo orientações sobre os deveres para consigo mesma, para com o próximo, para com Deus e a natureza, poderá contribuir positivamente na sociedade, tornando-se um cidadão consciente.

Se essa criança tiver a felicidade de conhecer Jesus, através de conversas e de exemplos dos pais, terá recursos infalíveis para vencer os percalços da vida.

A família é o laboratório divino onde os pais têm o ensejo de transformar para melhor os filhos que Deus lhes empresta para o curso da vida.

Se aplicam com amor as orientações éticas e se oferecem Jesus como modelo e guia para suas vidas, terão cumprido a sua mais importante tarefa na Terra.

 *   *   *

O dever é a obrigação moral da criatura para consigo mesma, primeiro, e, em seguida, para com os outros. O dever é a lei da vida.

Confere para a alma o vigor necessário para o seu desenvolvimento.

Ele se revela nas menores particularidades, como nos atos mais elevados. Ninguém está isento de deveres.

O homem que cumpre o seu dever ama a Deus mais do que as criaturas e ama as criaturas mais do que a si mesmo.

Redação do Momento Espírita, com pensamentos do item 7,
 do cap. XVII, de 
O Evangelho segundo o Espiritismo,
 de Allan Kardec, ed. FEB.
Em 28.5.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

O Cristo na casa de seus pais. Óleo sobre tela de John Everett Millais

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Millais_-_Christus_im_Hause_seiner_Eltern.jpg

 

 

Publicação do jornal “Momento Espírita”  de Bauru, SP

 

 

 

 

André Trigueiro- Lançamento de livro

Brasília, DF

 

Queridos companheiros de jornada evolutiva,

Leiam o post abaixo com os olhos da alma... sintam a importância desse livro Viver É a Melhor Opção ... participem desse lançamento, será uma noite memorável!... O André Trigueiro merece todo o nosso acolhimento e carinho em Brasília e em qualquer parte, pelo Homem de Bem que É! 

Colaborem na divulgação. Ajudem a salvar vidas! O suicídio é um caso de saúde pública, mas é prevenível em 90% dos casos.

Bênçãos Divinas por seu lindo trabalho a favor da vida e sucesso crescente, querido André Trigueiro!

Gratidão a todos que comparecerem e auxiliarem de alguma forma a disseminar as informações contidas nessa obra tão necessária e urgente.

Abraços e bênçãos!

Elizabete

 

 

 

Elizabete Otelac - Rede da Paz e do Bem

Página curtida · 24 de maio · 

 



 

Lançamento do livro "VIVER É A MELHOR OPÇÃO — A prevenção do suicídio no Brasil e no mundo" - AUTOR: ANDRÉ TRIGUEIRO 
► 29 de maio de 2015 (sexta-feira) na Livraria Cultura - Shopping Iguatemi BRASÍLIA - SHIN CA 4, Lote A - Piso Superior - Loja 101 - LAGO NORTE - Brasília-DF.
► Palestra: das 19 às 20h 
► Sessão de autógrafos: a partir das 20h

 

Um livro que foi escrito com uma única convicção: as informações reunidas nele podem salvar vidas.
Um livro que mostra o que podemos fazer pelos outros, ou seja, pelas pessoas que estão ao nosso redor, atravessando uma etapa tão difícil da existência a ponto de, em momentos de extrema fragilidade, terem a pretensão de sumir, desaparecer.
O suicídio é prevenível em 90% dos casos. É preciso informação, planejamento e, acima de tudo, coragem para retirar o véu que há séculos encobre esse tema.

A totalidade dos direitos autorais da obra será destinada ao Centro de Valorização da Vida (www.cvv.org.br).

Autor: André Trigueiro
https://www.facebook.com/suicidioeprevenivel

Adquira o livro com 20% de desconto:
http://migre.me/pSIMi

Não perca o lançamento desse importante livro! 
Compartilhe este Convite com seus amigos! Informação é Luz... Ajude a salvar vidas! Gratidão pela colaboração. 

Paz e Bem!
Namastê,

Elizabete Otelac - Rede da Paz e do Bem
↑ Curta e recomende esta página. Compartilhe as publicações.
 ___________ ♥ ___________ 

SOBRE ANDRÉ TRIGUEIRO

André Trigueiro é jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde hoje leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor dos livros “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise" (Ed.Globo, 2012); "Mundo Sustentável - Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Ed.Globo, 2005) e “Espiritismo e Ecologia” (Ed.FEB, 2009); Coordenador editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século XXI" (Ed.Sextante, 2003). Durante 16 anos foi âncora e repórter do Jornal das Dez da Globo News. Desde abril de 2012, vem atuando como repórter do Jornal Nacional e colunista do Jornal da Globo onde apresenta o quadro “Sustentável”, especialmente criado para ele na Rede Globo. É editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News, comentarista da Rádio CBN e colaborador voluntário da Rádio Rio de Janeiro.
____________ // ____________

 

(Informação em email de Elizabete Otelac <[email protected]> repassado por [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

15ª. COMEGa – Confraternização das Mocidades Espírita de Guarulhos e Arredores. Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Informações do FEMEU – Festival de Música Espírita de

Uberaba, MG

 

SUGESTÃO DE PAUTA - INSCRIÇÕES PARA O XIV FEMEU

 

INSCRIÇÕES DAS MÚSICAS PARA O XIV FEMEU – FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA

As inscrições das músicas para o XIV FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba (nacional) iniciarão no dia 01 de junho de 2015 e irá até às 0h do dia 30 de junho de 2015, através do site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu (Menu: Inscrições), preenchendo todos os campos da Ficha de Inscrição e anexando a “Letra da música”; “Foto do músico ou do grupo musical”; e, “A música tocada em MP3”.

As inscrições são gratuitas, limitando-se a uma composição por autor ou interprete e poderão se inscrever no XIV FEMEU: Músicos espíritas residentes em qualquer cidade do Território Nacional (Brasil); Músicos espíritas brasileiros que residam em outros países; Músicos espíritas dos países de língua portuguesa.

No XIV FEMEU não é permitida a inscrição de músicas ou mensagens ditadas por espíritos através de qualquer médium e em qualquer tipo de mediunidade, além das composições, letras e músicas deverão ser inéditas e não poderão ser plagiadas.

O XIV FEMEU é realizado pela UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas e da FEB – Federação Espírita Brasileira.

O FEMEU tem como objetivos: Valorizar a arte produzida no movimento espírita; Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; Divulgar a música espírita, elevando o espírito; Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional; Promover a Doutrina Espírita.

A premiação do XIV FEMEU é composta de (sem repetições de prêmios):

·         1º Lugar (01 violão, 01 troféu, Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU);

·         2º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU);

·         3º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU);

·         4º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU);

·         5º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU);

·         6º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU).

            O XIV FEMEU será realizado em quatro etapas, sendo:

Primeira Etapa: De 01 a 30 de junho, inscrição das músicas através do site do FEMEU – www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.

Segunda Etapa: De 1 a 5 de julho, as músicas inscritas serão avaliadas pela Comissão de Avaliação.

Terceira Etapa: No período de 6 de julho a 9 de agosto, as músicas aprovadas pela Comissão de Avaliação, vão para a votação popular através do site do FEMEU – www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.

Quarta e última Etapa: As quinze músicas mais votadas na internet, irão se apresentar na Grande Final no dia 29 de agosto, no Cine Teatro Vera Cruz, às 19h30min, com entrada franca.

Canal FEMEU:

Para ver e ouvir as músicas de todos os festivais acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:

Músicas do VII ao X FEMEU:

http://www.youtube.com/user/FEMEU1

Músicas do XI FEMEU:

http://www.youtube.com/FEMEU2

Músicas do XII e XIII FEMEU:

http://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA

Informações:

Site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu

Blog: http://femeu.blogspot.com

E-mail: [email protected]

Telefone: (34) 9969-7191

 

Luiz Carlos de Souza

Coordenador do FEMEU

Diretor Artístico da UMEU

 

Segue anexo o cartaz do XIV FEMEU

 

 

 

(Informações recebidas em emails de FEMEU - Fest. Mus. Esp. Uberaba [[email protected]]; de USE Taubaté)

 

 

Curso para Trabalhadores Espíritas

Rio de Janeiro, RJ

 

Curso para Trabalhadores Espíritas

Posted: 27 May 2015 10:45 AM PDT

Caros amigos,

O Centro de Formação Continuada do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (Ceerj) promoverá, no dia 20 de junho de 2015 de 9h às 17h, o curso O trabalhador espírita e sua preparação para a época de transição.

O curso terá como público alvo os tarefeiros espíritas e as inscrições deverão ser realizadas pelo e-mail [email protected].

Paz e Bem.

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Fé e Amor

Fazenda Santa Maria. Conquista/Sacramento, MG

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

Palestra na Assoc. Espírita de Americana

Americana, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plínio Penteado Jr.)

 

 

Feijoada Beneficente GE Maria de Nazaré

Uberaba, MG

 

Boa noite!

 

Pedimos apoio na divulgação deste evento Beneficente.

 



Atenciosamente,

Alessandro.Almeida

 

 

(Informação em email de Alessandro Almeida - Six AD <[email protected]> repassado por [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

Informativo FEBtv

 

Acesse:

http://www.febtv.com.br/maladireta/arquivo/2705151628.html

 

 

 

 

 

Jornal do CEAC – 06/2015

Bauru, SP

 

Acesse aqui:

http://issuu.com/ceac/docs/jme_junho_2015

 

 

 

 

CEAC está enviando livros espíritas para a Itália

 

 

(Informação recebida de Leopoldo Zanardi)

 

 

No Reino Doméstico

 

Você, meu amigo, pergunta que papel desempenhará o Espiritismo, na ciência das relações sociais, e, muito simplesmente, responderei que, aliado ao Cristo, o nosso movimento renovador é a chave da paz, entre as criaturas.

Já terá refletido, porventura, na importância da compreensão generalizada, com respeito à justiça que nos rege a vida, e à fraternidade que nos cabe construir na Terra?

A sociologia não é a realização de gabinete. É obra viva que interessa o cerne do homem, de modo a plasmar-lhe o clima de progresso substancial.

Reporta-se você ao amargo problema dos casamentos infelizes, como se o matrimônio fosse o único enigma na peregrinação humana, mas se esquece de que a alma encarnada é surpreendida, a cada passo, por escuros labirintos na vida de associação.

Habitualmente, renascem juntos, sob os elos da consangüinidade, aqueles que ainda não acertaram as rodas do entendimento, no carro da evolução, a fim de trabalharem com o abençoado buril da dificuldade sobre as arestas que lhes impedem a harmonia. Jungidos à máquina das convenções respeitáveis, no instituto familiar, caminham, lado a lado, sob os aguilhões da responsabilidade e da traição, sorvendo o remédio amargoso da convivência compulsória para sanarem velhas feridas imanifestas.

E nesse vastíssimo roteiro de Espíritos em desajuste, não identificaremos tão somente os cônjuges infortunados. Além deles, há fenômenos sentimentais mais complexos. Existem pais que não toleram os filhos e mães que se voltam, impassíveis, contra os próprios descendentes. Há filhos que se revelam inimigos dos progenitores e irmãos que se exterminam dentro do magnetismo degenerado da antipatia congênita, dilacerando-se uns aos outros, com raios mortíferos e invisíveis do ódio e do ciúme, da inveja e do despeito, apaixonadamente cultivados no solo mental.

Os hospitais e principalmente os manicômios apresentam significativo número de enfermos, que não passam de mutilados espirituais dessa guerra terrível e incruenta na trincheira mascarada sob o nome de lar. Batizam-nos os médicos com rotulagens diversas, na esfera da diagnose complicada; entretanto, na profundez das causas, reside a influência maligna da parentela consangüínea que, não raro, copia as atitudes da tribo selvagem e enfurecida. Todos os dias, semelhantes farrapos humanos atravessam os pórticos das casas de saúde ou da caridade, à maneira de restos indefiníveis de náufragos, perdidos em mar tormentoso, procurando a terra firme da costa, através da onda móvel. Não tenha dúvida.

O homicídio, nas mais variadas formas, é intensamente praticado sem armas visíveis, em todos os quadrantes do Planeta.

Em quase toda a parte, vemos pais e mães que expressam ternura, ante os filhos desventurados, e que se revoltam contra eles toda vez que se mostrem prósperos e felizes. Há irmãos que não suportam a superioridade daqueles que lhes partilham o nome e a experiência, e companheiros que apenas se alegram com a camaradagem nas horas de necessidade e infortúnio.

Ninguém pode negar a existência do amor no fundo das multiformes uniões a que nos referimos. Mas esse amor ainda se encontra, à maneira do ouro inculto, incrustado no cascalho duro e contundente do egoísmo e da ignorância que às vezes, matam sem a intenção de destruir e ferem sem perceber a inocência ou a grandeza de suas vítimas.

Por isso mesmo, o Espiritismo com Jesus, convidando-nos ao sacrifício e à bondade, ao conhecimento e ao perdão, aclarando a origem de nossos antagonismos e reportando-nos aos dramas por nós todos já vividos no pretérito, acenderá um facho de luz em cada coração, inclinando as almas rebeldes ou enfermiças à justa compreensão do programa sublime de melhoria individual, em favor da tranqüilidade coletiva e da ascensão de todos.

Desvelando os horizontes largos da vida, a Nova Revelação dilatará a esperança, o estímulo à virtude e a educação em todas as inteligências amadurecidas na boa vontade, que passarão a entender nas piores situações familiares pequenos cursos regenerativos, dando-se pressa em aceitá-los com serenidade e paciência, de vez que a dor e a morte são invariavelmente os oficiais da Divina Justiça, funcionando com absoluto equilíbrio, em todas as direções, unindo ou separando almas, com vistas à prosperidade do Infinito Bem.

Assim, pois, meu caro, dispense-me da obrigação de maiores comentários, que se fariam tediosos em nossa época de esclarecimento rápido, através da condensação dos assuntos que dizem respeito ao soerguimento da Terra.

Observe e medite.

E, quando perceber a imensa força iluminativa do Espiritismo Cristão, você identificará Jesus como sendo o Sociólogo Divino do Mundo, e verá no Evangelho o Código de Ouro e Luz, em cuja aplicação pura e simples reside a verdadeira redenção da Humanidade.

XAVIER, Francisco Cândido. Cartas e Crônicas. Pelo Espírito Irmão X. FEB. Capítulo 32.

(Copiado do site http://www.reflexoesespiritas.org/mensagens-espiritas/3551-no-reino-domestico)

Royston, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

Novas de alegria

 

João Xavier de Almeida

Portugal

 

 

 

 

Relembremos que a palavra evangelho, na origem grega, significa boa nova, boa notícia. Na verdade, o magistério de Jesus constitui um auspicioso manual de informação para o bem-estar e progresso da Humanidade, até hoje pouco aproveitado. Recentemente a ciência convencional passou a dar-lhe mais atenção, face ao potencial terapêutico espiritual evidenciado (o que não significa seja o Evangelho algum compêndio ou formulário clínico, mas sim que a tónica da energia psíquica afeta o corpo, positiva ou negativamente).

Já no século 19 Allan Kardec mostrava o altíssimo valor didático da Boa Nova, à luz da fé raciocinada do Espiritismo. A oração, por exemplo, tão enaltecida e recomendada pelo Bom Pastor como recurso eficaz para as nossas vidas, é objeto de acurado estudo e análise em O Evangelho segundo o Espiritismo. O capítulo 27, “Pedi e obtereis”, explica-a como uma emissão de energia mental que age no fluido cósmico, do mesmo modo que a vibração do ar produz o som. A física define energia como a capacidade de um corpo, substância ou sistema produzirem trabalho; se no domínio material não há dúvidas quanto à ação (trabalho) da tónica do pensamento sobre o organismo humano, facilmente se compreende a sua eficácia no plano espiritual.

O poder da oração reside mesmo no plano espiritual; não no verbalismo das preces rituais, responsos, ladainhas por muito que sonoramente entoadas, nem na pompa cerimonial. O divino Amigo advertiu: “Nas vossas orações não façais como os gentios que usam de vãs repetições e pensam que por muito falarem serão atendidos” (Mateus 6:7). Na mesma ocasião, durante o memorável sermão da montanha, o modelo e guia da Humanidade legou-nos a sublime oração “Pai Nosso”, e explicou como atua a energia da prece (Marcos 11:24): “Tudo que pedirdes, orando, crede que o RECEBESTES e o obtereis”. Note-se: crede que o “recebestes”, no passado (e não “que o recebereis”, como citam muitas traduções). A versão bíblica dos monges de Maredsous, Bélgica (Centro Bíblico Católico, São Paulo, Brasil, 24ª edição) traduz corretamente “recebestes”, e justifica em rodapé por que diverge de outras versões: “o texto original grego traz o verbo no tempo passado”. Também a tradução do nosso confrade Haroldo Dutra Dias, feita diretamente do original grego, na mesma passagem exprime muito bem “crede que o recebestes” (O Novo Testamento, edição FEB 2013, pág. 216).

 Muito bem, repito: não só pela fidelidade da tradução como também pela conformidade dela com a noção que Jesus obviamente quis transmitir, como veremos; e ainda pela conformidade com o saber adquirido sobre ideoplastia, com Ernesto Bozzano e outros autores, além de André Luís pela mediunidade de Chico. (“Boletim Informativo” nº 74 Fev.2014, da Ass. Cultural Espírita Mudança Interior, Vale de Cambra, www.acbmi.org, publica excelente artigo sobre ideoplastia, e dois trechos de André Luís, muito elucidativos).

Jesus, sumo pedagogo da Humanidade, orava emitindo a sua energia mental, despreocupado de ritos. No episódio da reanimação de Lázaro (João cap. 11), lemos que o Rabi não a implorou ao Pai, mas antecipadamente Lha agradeceu como facto consumado; por outras palavras: visualizando-a (ideoplastia), energizou-a mentalmente e concretizou-a.

Mencionamos acima a “oração dominical”, o Pai Nosso. Ela condensa em palavras simples e breves, noções profundas que mereceram a Allan Kardec, no último capítulo de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, quase seis páginas de análise. Prece cheia de beleza e sabedoria, abeira-nos do Criador com imenso reconforto, onde quer que seja proferida. Compreensível mas impropriamente, nem sempre o é da melhor maneira: do ponto de vista espírita, ela prescinde em absoluto de todo o ritual; e recitando-a em coro, estamos a ritualizá-la.

João Xavier de Almeida

Jornal de Espiritismo nº 70

 www.adeportugal.org/jornal

 

 

(Texto recebido em email de João Xavier de Almeida)

 

A ressurreição de Lázaro por Rembrandt.

Imagem/fonte:  http://en.wikipedia.org/wiki/The_Raising_of_Lazarus_%28Rembrandt%29#/media/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_-_The_Raising_of_Lazarus_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]