Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 20 de março de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/20-03-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

     OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

19-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/19-03-2015.htm

18-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/18-03-2015.htm

17-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/17-03-2015.htm

16-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/16-03-2015.htm

14-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/14-03-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXI,   1

Haverá falsos cristos e falsos profetas

 

 

Conhece-se a árvore pelo fruto

 

     1. A árvore que produz maus frutos não é boa e a árvore que produz bons frutos não é má; porquanto, cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto. Não se colhem figos nos espinheiros, nem cachos de uvas nas sarças. O homem de bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração e o mau tira as más do mau tesouro do seu coração; porquanto, a boca fala do que está cheio o coração. (Lucas, 6:43 a 45.)

     2. Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces. Conhecê-los-eis pelos seus frutos. Podem colher-se uvas nos espinheiros ou figos nas sarças? Assim, toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má produz maus frutos. Uma árvore boa não pode produzir frutos maus e uma árvore má não pode produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Conhecê-la-eis, pois, pelos seus frutos. (Mateus, 7:15 a 20.)

     3. Tende cuidado para que alguém não vos seduza; porque muitos virão em meu nome, dizendo: “Eu sou o Cristo”, e seduzirão a muitos. Levantar-se-ão muitos falsos profetas que seduzirão a muitas pessoas; e porque abundará a iniquidade, a caridade de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim se salvará.

     Então, se alguém vos disser: “O Cristo está aqui, ou está ali”, não acrediteis absolutamente; porquanto falsos cristos e falsos profetas se levantarão e farão grandes prodígios e coisas de espantar, ao ponto de seduzirem, se fosse possível, os próprios escolhidos. (Mateus, 24:4, 5, 11 a 13, 23 e 24; Marcos, 13:5, 6, 21 e 22.)

 

 

Jaboticabeira carregada de frutos. Santa Rita do Passa Quatro, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Manifesto do Presidente da FEB e candidato à reeleição

 

MANIFESTO DO PRESIDENTE DA FEB E CANDIDATO À REELEIÇÃO

Aos membros do Conselho Superior da FEB

Estimados companheiros Conselheiros, em grave momento escrevemos. Precisando demonstrar, em nome do Ideal Maior que nos une, firmeza moral inquebrantável diante dos ataques recebidos, rogamos a Jesus nos abençoe e ilumine as consciências de forma a termos todos o justo e imprescindível discernimento moral nos dias que passam.

A gestão e o gestor atuais da FEB têm sido objeto de difamação e calúnias, e inesperadas atitudes de respeitáveis companheiros nossos, que estão, parece-nos, sendo levados a equívocos que muito podem prejudicar o futuro de nossa Doutrina e da Casa de Ismael. Em comunicado de 7 de março de 2015, apresentamos nossa candidatura à reeleição. Para esclarecer a questão foram encaminhados, aos membros desse Conselho, relatórios suficientemente expressivos sobre a situação material da FEB. E, neste instante, buscamos os corações enobrecidos no ideal Cristão, não com interesses mundanos, mas calcados na responsabilidade do mordomo que busca ser fiel aos seus encargos.

Temos sido tachados de autor de toscos autoritarismos, quando na verdade, no papel de administrador da Casa-Máter, precisamos ater-nos a fatos e a dados documentados para nortear os nossos passos e decisões acerca do futuro material da FEB, de modo a se evitar contratempos no cumprimento de sua missão espiritual, perante o Brasil e o mundo. É nesse contexto que reiteramos, em regime de fraternal sinceridade e confiança – pois que o fazemos entre irmãos –, a nossa candidatura à reeleição. Contudo, temos sido mal interpretados e duramente julgados, sem que saibamos sequer o de que nos acusam – ou a extensão das acusações que nos fazem.

Cabe salientar, todavia, que contamos, em nosso favor, com o inestimável apoio de amigos que buscam conosco crescer em sinceridade e fraternidade puras, cujos corações têm nos sustentado na aspereza da luta. E estão conosco, esses amigos, não por interesses escusos que cultivem, mas por justamente conhecerem os nossos propósitos de trabalho digno e nossos esforços no Bem.

Em busca de transparência e honestidade em todo o processo eleitoral, os estimados membros desse Conselho têm acesso aos fatos e aos dados, constantes nos supracitados relatórios, por nós encaminhados, sobre as dificuldades que passa a amada Instituição, assim como enviamos, nesta semana, propostas de soluções destas mesmas dificuldades.

Quanto ao que se dissemina contrariamente ao gestor e à gestão, não sabemos aquilatar completamente. Mas, em nome do Bom Senso e mesmo da Justiça que todos nós irmãos em Cristo devemos cultivar sempre, permitimo-nos perguntar aos caríssimos irmãos: Têm estas informações ignominiosas chegadas aos irmãos em plena luz do dia, honesta e francamente como nos posicionamos neste momento, ou têm abordado os irmãos de forma sub-reptícia e maliciosa? Com esta pergunta, lançada como um sincero e confiante apelo ao elevado senso ético-moral de nossos irmãos, em paz com nossa consciência de dever bem cumprido, despedimo-nos fraternalmente.

Brasília, 19 de março de 2015.

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho)

 

 

Pela reeleição de César Perri à Presidência da FEB

Brasília, DF

 

Avizinha-se a Assembléia que irá escolher o novo presidente da FEB- Federação Espírita Brasileira.  Será neste sábado, 21 de março de 2015. E nosso dileto companheiro de ideal Antonio César Perri de Carvalho que é o atual presidente se inscreve para reeleição.

Não temos dúvida alguma que pelos relevantes serviços que  César Perri vem prestando à direção da FEB e ao movimento espírita em geral, o faz credenciado e com merecimento para permanecer no cargo que exige muito preparo doutrinário, visão administrativa  e idoneidade pessoal. Perri tem todas essas qualidades que  pessoalmente atestamos, vivenciamos e endossamos ao longo de uma convivência juntos no movimento espirita de mais de 50 anos. Acompanhamos sua trajetória pela região de Araçatuba, posteriormente na presidência da USE/SP e por último na FEB. Sua folha de trabalho é inestimável como dirigente, escritor, orador de prestígio e um dos mais preparados no movimento de unificação, bandeira que sempre empunhou como líder espirita.Temos acompanhado suas iniciativas na direção da FEB, sempre marcadas por muito arrojo e modernidade. Esperamos que a Assembléia reconheça tudo isso e reeleja César Perri para continuar nesse trabalho de desafios que ele encara com muita coragem e amor. (Ismael Gobbo- São Paulo, SP).

 

 

César Perri e Ismael Gobbo na FEB. Brasília, DF, 5/3/2010

 

 

Republicação

50 anos de fundação da

Mocidade Espírita “Irmã Ragazzi Martins, de Araçatuba”

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

Há 50 anos, no dia 15 de novembro de 1964, foi fundada e instalada a Mocidade Espírita Irmã Ragazzi Martins, como um departamento da Instituição Nosso Lar, em Araçatuba (SP). Esta Instituição havia sido inaugurada a apenas três anos. Ali funcionava as Aulas de Moral Cristã Neio Lúcio, iniciadas por Emília Santos, e com a desencarnação desta em setembro de 1964, foram assumidas por Antonio Cesar Perri de Carvalho.

Dois meses depois, o então jovem araçatubense instalou a Mocidade Espírita – já citada -, e que passaria a ser a primeira Mocidade departamental de Araçatuba, e uma das primeiras do Estado. Até então, havia uma tradição das Mocidades Espíritas serem autônomas e algumas até com personalidade jurídica.

A cidade de Araçatuba contava com experiências de Mocidades Espíritas, algumas efêmeras, desde 1933. Inclusive, o jovem Ivan de Albuquerque, que residiu naquela cidade, atuou numa delas e depois de sua desencarnação funcionou a Juventude Espírita Ivan de Albuquerque (entre 1949-1952).

Na Instituição Nosso Lar, localizada num bairro que à época era muito distante do centro da cidade, tinha atuações assistenciais junto a famílias e reuniões públicas de explanação doutrinária e “sentia-se a necessidade da criação de um núcleo juvenil para permitir a continuidade de estudos às crianças que freqüentavam as Aulas de Moral Cristã Neio Lúcio. Em reunião acontecida no dia 15 de novembro de 1964 teve início a Mocidade Espírita Irmã Ragazzi Martins como um Departamento do Nosso Lar. Estiveram presentes 21 jovens. Composição da primeira Comissão Diretora desta Mocidade: Prresidente – Antonio Cesar Perri de Carvalho; Vice-presidente – Ismael Gobi; 1º. Secretário – Barcelo Ângelo Cintra; 2º. Secretário – Neusa Maria Gobi; 3º. Secretário – Fernandina Reis Pedroso; 1º. Tesoureiro – Olga Ângelo Cintra; 2º. Tesoureiro – José Lucas; 3º. Tesoureiro – Clélia Junqueira Sábio; Orientador de Estudos - sr. José Rubens Braga da Silva;  Conselheiros – Antonieta Maria Cristina Perri de Carvalho; Zuleica Novo; Lúcia Helena Novo; Osvaldo Rodrigues Fonseca Filho.”(*)

A referida Mocidade Espírita sempre atuou integrada às ações da Instituição Nosso Lar e teve presença e ação em eventos mensais de confraternização na cidade, chamadas de “Tardes do Moço Espírita”, na região – como os eventos chamados COMENOESPs -, no Estado (as COMJESPs) e nos Cursos para Dirigentes de Mocidades Espíritas. Esteve presente na 1ª. COMJEB – Confraternização de Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil (Marília, 1965).

Poucos anos depois a equipe de trabalhadores da Instituição Nosso Lar, incluindo os jovens, se desdobrou em novas frentes de trabalho, em outras dependências que foram sendo fundadas, como a Casa Transitória, a Casa da Sopa Emília Santos e o Centro Espírita Luz e Fraternidade.

 

 (*) – Carvalho, Antonio Cesar Perri. O espiritismo em Araçatuba. Araçatuba: Ed. UMEA, 1975, p.31.

o0o

Antonio Cesar Perri de Carvalho é presidente da Federação Espírita Brasileira e 1º. secretário do Conselho Espírita Internacional. Atuou no movimento espírita de Araçatuba e região entre 1964 e 1989. Foi presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São, em gestões entre 1990 e 2000.

 

Instituição Nosso Lar em seu início. Arquivo Nosso Lar.

Rolando Perri Cefaly (Rolandinho) - (1930-1997) fundou a Instituição Nosso Lar ao lado de

d. Emília Santos (1896 -1964).  Arquivo Ismael Gobbo

Dona Emilia Santos ministrando evangelização na Instituição Nosso Lar ao

lado do trabalhador e auxiliar Abílio Fernandes da Silva. Arquivo Nosso Lar.

Foto da Mocidade Espírita Irma Ragazzi Martins. A partir da esquerda:

Adalberto Quirino da Silva (orador da manhã); Olga Angelo Cintra; Maria Helena M. Freire, Benedita Gobi (desencarnada); Zuleica Novo; Lúcia Helena Novo; Sueli Afonso Silva; Heloina Angelo Cintra; Neusa Maria Gobi; Fernandina Reis Pedroso; Jurdeci Santiago; Antonieta Maria Cristina Perri de Carvalho; Barcelo Angelo Cintra; Ismael Gobi (Ismael Gobbo); Darci Moreira da Silva (desencarnado); de pé: João Lucas; semi-encoberto não identificado. Fotografo César Perri. Arquivo Nosso Lar.

Cesar Perri entre a irmã Antonieta Maria Cristina Perri de Carvalho e a mãe

Josefina Perri de Carvalho  (dona Bebé) na Instituição Nosso Lar. Arquivo César Perri.

Instituição Nosso Lar. Abílio Fernandes da Silva, Paulinho Perri, Rolando Perri

Cefaly, D. Emilia Santos; d. Bebé e a filha Antonieta. Arquivo César Perri.

Recepção ao III Mini curso de Evangelizadores Espíritas de Araçatuba

27 a 29/7/73. no Centro Espírita Luz e Fraternidade, departamento da Instituição Nosso Lar. 

César Perri, sentado e Ismael Gobbo, de pé à frente. Arquivo Ismael Gobbo

Participando de Encontro Regional de Mocidades do 4º. CRE da USE. 1/5/69.

Célia e César- se casaram em 2/7/72; Ao fundo à esquerda José Rosa de Almeida (Macalé) e Ismael Gobbo

Mocidadades da região participando do 

Encontro Regional de Mocidades do 4º. CRE da USE. 1/5/69

Tarde do Moço Espírita na Instituição Nosso Lar.  Integrantes da esquete “Escolinha da dona Bibi”:

Ismael Gobbo e as irmãs Neusa e Sonia e João Lucas da Silva (direita). Arquivo Ismael Gobbo.

Divaldo Pereira Franco, Faria e César Perri

Participando da COMJESP, em Ribeirão Preto, no ano de 1967.

César  Perri dirigindo reunião quando presidente da USE, em São Paulo, no ano 2000. Foto Ismael Gobbo

César Perri, presidente da FEB, em reunião do CFN ao lado de Divaldo Pereira Franco

e José Raul Teixeira. Brasília, DF,  08-11-2014. Foto Jorge Moehlecke.

 

 

Retiro Espiritual com Divaldo Pereira Franco

Bad Honnef, Alemanha

 

 

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

Bad Honnef. Alemanha

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bad_Honnef#/media/File:Bad_Honnef_Drachenfels2-2.JPG

 

 

Programações Espíritas em

Barcelona, Espanha

 

¡Abril es mes espírita por excelencia para la familia CEADS!

 

Además de las actividades de estudios, catering, mercado solidario, promoción humana y agenda del amigo CEADS, tenemos tres actividades más que especiales:

 

 

El Sábado, 18 de abril os invitamos a la 13ª Jornada Espiritista de Barcelona con el lema "El Espiritismo en la vida actual", de 10 a 19 horas, en CEADS.

La entrada es libre y gratuita todo el día de la jornada.

 

Ya el Jueves, 23 de abril estaremos en Passeig de Gràcia 101 para participar de la Feria de Libros de Sant Jordi.

Os invitamos a que nos visiten en nuestro rincón espírita en pleno corazón de Barcelona.

 

Y para finalizar, el Viernes, 24 de abril, tenemos concierto espírita "Crisálida", con nuestro querido poeta que canta, Pedro Cabrera.

En Relación Arte Galería, a las  21 horas, en la Calle Mediterrània 16 - Barceloneta. La entrada es libre y gratuita.

 

 

Os adjunto los carteles de lo eventos...para compartir, imprimir, colgar en la escuela, en el trabajo, dejar en el bus, metro, cafetería, por allí...

 

 

¡Qué las flores del amor florezcan en abril!

 

 

Saludos fraternos

 

 

Centre Espírita Amalia Domingo Soler (CEADS)

Departamento de Divulgación

Calle Ventura Plaza 15 – bajos - 08028 – Barcelona

Web: http://ceads.kardec.es/

Blog: http://amaliadsoler.blogspot.com.es/ 

Síguenos: https://www.facebook.com/ceadsbcn

Revista Visión Espírita: http://visionespiritaceads.blogspot.com.es/

Telf. contacto: +34 665 312 687

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

I Encontro com a Cultura Espírita

Itararé, SP

 

 

(Informações recebidas em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Palestra com José Carlo de Lucca

Bragança Paulista, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

112ª. Noite da Fraternidade

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Programações com  o orador José Carlos de Lucca

Rio de Janeiro, RJ

 

Casa de Batuíra

 


José Carlos De Lucca no Rio

Posted: 17 Mar 2015 06:18 AM PDT

cartazPalestrasRio

 

You are subscribed to email updates from Casa de Batuíra
To stop receiving these emails, you may
unsubscribe now.

Email delivery powered by Google

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

51ª COMENOESP - Confraternização das Mocidades Espíritas do Noroeste do Estado de São Paulo. Assis, SP

 

Imagem inline 1

 

 

 

A 51ª COMENOESP (Confraternização das Mocidades Espíritas do Noroeste do Estado de São Paulo), será em Assis e tem como tema “Quantas mortes necessitamos ainda?

​"​

– Um estudo sobre o nascer e o morrer em comemoração aos 150 anos do livro O céu e o inferno, ou A justiça divina segundo o espiritismo", de Allan Kardec. Tendo por base esse livro, o estudo buscará demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá seja enquanto encarnado ou no mundo espiritual, como consequências de seus próprios atos.

 

Programada para acontecer entre os dias 2 a 5 de abril na E.E.Carolina Francini Burali, Rua Santa Cruz, 959, Centro, na cidade de Assis-SP, a COMENOESP recebe anualmente os jovens do noroeste do estado envolvendo os DM/USEs das Regionais Araçatuba, Assis, Bauru, Ilha Solteira, Jaú, Nova Alta Paulista, Marília e Presidente Prudente.

 

​Maiores informações

com Ana Clara (18) 99727-9338 ou com Elisa (18) 98166-3843.

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Teatro: Peça “50 anos depois” no Estado do Rio de Janeiro

 

 

Acesse aqui:

http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/peca-50-anos-depois-no-estado-do-rio/

 

 

(Com colaboração do jornalista Gérson Simões Monteiro)

 

 

Feira do Livro Espírita no Largo do Rosário

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Os Espíritos existem antes dos corpos

ou os maus já são criados maus

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

  A Bíblia e as teologias, sem o fenômeno da reencarnação, ficam insustentáveis. Não sou dono da verdade e ninguém o é, mas falo com uma experiência, pois estudei para padre Redentorista e venho estudando esse assunto durante toda a minha vida. Ademais, não tenho compromisso com nenhuma doutrina que não aceita a reencarnação.

  A Universidade de Oxford, a pedido da Igreja Anglicana, no ano de 2.000, fez uma pesquisa sobre a reencarnação em 212 países. E o resultado foi: mais de dois terços da população do mundo aceitam essa doutrina, que pertenceu ao cristianismo até o Concílio Ecumênico de Constantinopla (553), o qual condenou a preexistência do espírito com relação à concepção do feto, e sem essa preexistência, não há reencarnação. Essa condenação da preexistência do espírito em relação à concepção do feto é contrária à Bíblia. E, apesar de os teólogos e tradutores terem mexido muito e continuarem mexendo nos textos bíblicos para ocultarem a ideia da reencarnação, eles deixaram escapar alguns que sugestionam e confirmam mesmo, claramente, essa doutrina.

   Esses teólogos e intérpretes da Bíblia contrários às vidas sucessivas, a única doutrina que, hoje, tem o respaldo de vários segmentos da Ciência, fazem realmente verdadeiros malabarismos exegéticos e alegóricos para mudarem os significados dos textos bíblicos favoráveis à reencarnação. Mas acredite nesses malabaristas da teologia quem quiser! E eles mesmos até oram pedindo a Deus para que aumente a sua frágil fé em determinadas doutrinas deles estranhas à Bíblia, entre elas a da teimosa negação do fenômeno da reencarnação. Mas a maioria deles está perdendo o fôlego, e eles até já evitam condenar esse fenômeno tão bíblico em toda a acepção da palavra, pois eles sabem que os fiéis já não acreditam mais tanto no que eles falam, apesar de a maioria ficar em silêncio!

 E vejamos um exemplo de que a Bíblia ensina a preexistência da alma antes da concepção: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísses da madre, te consagrei e te constituí profeta para as nações.” (Jeremias 1: 5).

   Eis três textos bíblicos favoráveis à reencarnação: “Tu reduzes o homem ao pó, e dizes: Tornai, filhos dos homens.”  (Salmo 90: 3); “Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias da minha vida esperaria até que fosse substituído.” (Jó 14: 14); e “Porque nós somos de ontem e nada sabemos.” (Jó 8: 9).

  E, se acreditarmos mesmo que a misericórdia de Deus é infinita, ou seja, que nunca deixará de dar novas chances de regeneração a todos os seus filhos, não podemos duvidar de que a reencarnação é uma realidade, pois, sem ela, a misericórdia infinita de Deus seria uma piada!

  Ademais, os nossos erros ou pecados estavam no plano de Deus, pois com o livre-arbítrio, Ele nos deu liberdade para errarmos. E não é Deus que sofre com os nossos pecados, mas o nosso semelhante e, por consequência, também nós próprios: “Se pecas, que mal lhe causas tu?” (Jó 35: 6).

   Durante toda a História do Cristianismo, sempre houve grandes  personalidades católicas, ortodoxas, protestantes e evangélicas reencarnacionistas.

 

  Enfim, conclui-se que, se os espíritos fossem criados junto com seus corpos, ou seja, “zero quilômetro”, os que são maus já seriam criados maus diretamente pelo próprio Deus, o que seria um absurdo!

 

Profeta Jeremias. Escultura de Aleijadinho. Congonhas, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

Não tem preço

 

 

Às vésperas do Natal, chegou a nota, por e-mail, lacônica e terrível. Todos os cursos da Faculdade estavam sendo encerrados.

Alunos e professores ficaram estarrecidos, desarvorados.

Que presente de Natal! – Comentaram alguns.

Uma professora, em especial, vestiu-se de tristeza. Lecionando há bastante tempo, naquela Universidade, ela tinha muitos compromissos assumidos, contando com o salário dos próximos meses. Agora, lhe parecia que o chão lhe fora retirado de sob os pés.

Começou a fazer contas, a pensar onde buscar nova colocação. Naturalmente, nuvens de preocupação lhe cobriram a face, a tal ponto que o filho, de apenas cinco anos, percebeu.

E, ouvindo comentários aqui, ali, foi imaginando, em sua cabecinha, o que significava desemprego. Era, com certeza, algo muito ruim porque sua mãe estava triste.

Assim, em certo momento, achegou-se a ela e perguntou:

Mamãe, se a senhora tivesse dinheiro, poderia comprar seu emprego de volta?

Como assim? – Indagou ela, não captando o exato sentido da pergunta.

Eu quero saber se a senhora, tendo dinheiro, pode ir na faculdade e comprar seu emprego de volta.

Verificando a preocupação do menino, ela lhe explicou o que era emprego, ou seja, exatamente o propiciador de recursos para as necessidades da família.

E, preocupada com o que poderia estar atormentando seu filho, resolveu indagar:

Mas, por que você está perguntando isto?

Nada não. É que se precisasse de dinheiro para conseguir seu emprego de volta, eu queria lhe dar as moedas do meu cofrinho. Não quero lhe ver triste.

*   *   *

Filhos? Melhor não tê-los. – Escreveu, certa vez, Vinícius de Moraes.

Mas, que grande alegria se perderia, que grande amor se deixaria de vivenciar.

Os anos haverão de rolar, muitas coisas boas e ruins acontecerão na vida daquela mãe.

No entanto, pode-se afirmar com toda a certeza de que jamais ela esquecerá a oferta do filho, singela, inocente: todo seu tesouro, guardado a pouco e pouco, suas moedinhas, para acabar com a tristeza de sua mãe.

Isso se chama amor. Amor de filho.

Filhos são gemas preciosas que Deus envia aos corações dos pais para os plenificar de grandeza.

Maravilhoso gerar um filho. Ser cocriador com a Divindade.

Extraordinário vê-lo se desenvolver dia a dia, descobrindo o mundo ao seu redor. Acompanhar-lhe os passos, as pequenas conquistas: ficar de pé, andar, subir e descer degraus, relacionar-se com o mundo, dominar seu próprio espaço.

Dominar o mundo das letras, das formas, dos números. Descobrir o milagre da junção dos vocábulos, a riqueza das frases, a poesia dos versos.

Vê-lo crescer e tornar-se um homem. Cidadão. Alguém que colabora positivamente com o mundo.

Realmente, não tem preço a ventura de ter filhos. Não tem preço ter filhos que tenham tanto amor por nós que desejem dar tudo que têm para nos ver felizes.

Mesmo que esse tudo sejam somente as moedas de um cofrinho.

Filhos? Que maravilha tê-los. Que presente amá-los, de forma intensa e inigualável.

Redação do Momento Espírita.
Em 19.3.2015.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

Filho. Areado, MG. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]