Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/25-11-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/25-11-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

24-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/24-11-2015.htm

23-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/23-11-2015.htm

21-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/21-11-2015.htm

20-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/20-11-2015.htm

19-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/19-11-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

 Meninos espíritas integram conjunto de harpas. Joaquin (12 anos); Brisa (13 anos); Facundo (12 anos);

Mauricio (10 anos) e Ariel (13 anos).  Assunção, Paraguai.. Foto Ismael Gobbo

 

 

Estranha crise

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Mãos Unidas. Lição nº 37. Página 118.

 

O mundo vem criando soluções adequadas para a generalidade das crises que o atormentam.

A carência do pão, em determinados distritos, é suprida, de imediato, pela superprodução de outras faixas de terra.

Corrige-se a inflação, podando a despesa.

O desemprego desaparece pela improvisação de trabalho.

A epidemia é sustada pela vacina.

Existe, porém, uma crise estranha - e das que mais afligem os povos - francamente inacessível à intervenção dos poderes públicos, tanto quanto aos recursos da ciência nas conquistas modernas.

Referimo-nos à crise da intolerância que, desde o travo de amargura, que sugere o desânimo, à violência do ódio, que impele ao crime, vai minando as melhores reservas morais do Planeta, com a destruição conseqüente de muitos dos mais belos empreendimentos humanos.

Para a liquidação do problema que assume tremendo vulto em todas as coletividades terrestres, o remédio não se forma de quaisquer ingredientes políticos e financeiros, por ser encontrado tão-somente na farmácia da alma, a exprimir-se no perdão puro e simples.

O perdão é o único antibiótico mental suscetível de extinguir as infecções do ressentimento no organismo do mundo.

Perdão entre dirigentes e dirigidos, sábios e ignorantes, instrutores e aprendizes, benevolência entre o pensamento que governa e o braço que trabalha, entre a chefia e a subalternidade.

Consultem-se nos foros - autênticos hospitais de relações humanas - os processos por demandas, questões salariais, divórcios e desquites baseados na intransigência doméstica ou na incompatibilidade de sentimentos, reclamações, indenizações e reivindicações de toda ordem, e observe-se, para além dos tribunais de justiça, a animosidade entre pais e filhos, a luta de classes, as greves de múltiplas procedências, as queixas de parentela, os duelos de opinião entre a juventude e a madureza, as divergências raciais e os conflitos de guerra, e verificaremos que, ou nos desculpamos uns aos outros, na condição de espíritos frágeis e endividados que ainda somos quase todos, ou a nossa agressividade acabará expulsando a civilização dos cenários terrestres.

Eis por que Jesus, há quase vinte séculos, nos exortou perdoarmos aos que nos ofendam setenta vezes sete, ou melhor, quatrocentos e noventa vezes.

Tão só nessa operação aritmética do Senhor, resolveremos a crise da intolerância, sempre grave em todos os tempos.

Repitamos, no entanto, que a preciosidade do perdão não se adquire nos armazéns, por que, na essência, o perdão é uma luz que irradia, começando de nós.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

O retorno do filho pródigo. Óleo sobre tela de Murillo.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Return_of_the_Prodigal_Son_1667-1670_Murillo.jpg

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco encerra roteiro

pelo estado de São Paulo. Araras

 

 

22-11-2015

 

Encerrando o roteiro de atividades de divulgação do Espiritismo no Estado de São Paulo, iniciado no último dia 16 de novembro, o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco realizou, na manhã deste domingo, dia 22, um seminário na cidade de Araras, no salão nobre do “Sayão Futebol Clube”, para um público de 1300 pessoas.

 

O seminário foi realizado em três módulos e dois intervalos.

 

Divaldo utilizou-se da obra "O Cavaleiro da Armadura Enferrujada", de autoria de Robert Fisher, para convidar o público a uma jornada interior, em busca da nossa realidade e para uma análise da problemática do ego e da necessidade de a criatura humana alterar a sua conduta moral para melhor, a fim de se plenificar.

 

Antecedendo essa viagem sobre o autodescobrimento e a autoiluminação, foram apresentados, didaticamente, alguns conceitos da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, tais como o consciente, o inconsciente coletivo e o individual, os arquétipos, o ego, o Self, a sombra, para a melhor compreensão do estudo proposto.

 

Em seguida, o orador passou à análise específica da estória contida no livro referido.

 

Tratava-se de um cavaleiro que, ao longo de muitos anos, habituou-se a manter-se vestido com sua armadura de ferro, a qual acabou enferrujada. Ele era casado e tinha um filho, mas o seu relacionamento com a família era muito distante e difícil. Após uma discussão com a esposa, aborrecido, decidiu o cavaleiro afastar-se do domicílio e realizar uma viagem. Nesta viagem, ele passou a ter contato com alguns outros personagens, com os quais se relacionou e que o ajudaram a refletir sobre a própria existência. Por fim, o cavaleiro considerou que deveria retirar a armadura, o que não conseguiu de imediato, uma vez que ela já se encontrava muito enferrujada e de difícil remoção. Um dos personagens disse-lhe que seria necessário atravessar uma determinada trilha, onde encontraria três castelos: o do silêncio, o do conhecimento e o da vontade e ousadia. Ser-lhe-ia necessário permanecer certo tempo em cada um deles, para se lhes aprender as lições, de modo a estar apto a seguir para o seguinte e, ali, ter novas experiências e aprendizados. Nesse processo, passando por cada castelo, o cavaleiro foi introjetando os diferentes ensinamentos, refletindo sobre a própria vida, conhecendo mais de si mesmo, ao tempo em que ele passou a mudar de pensamentos, de comportamentos, e , com isso, a armadura, de parte em parte, começou a cair de seu corpo, até que ele viu-se totalmente liberado dela.

 

Divaldo esclareceu que a viagem do cavaleiro pela trilha, visitando cada um daqueles castelos, é bem a viagem de autodescobrimento e de autoiluminação de todos nós, que trazemos as nossas máscaras, as personas a que se referia Carl Gustav Jung.

 

Ao londo de nossa jornada evolutiva, criamos em nós condicionamentos negativos, que tornaram-se uma segunda natureza em nós, passamos a usar máscaras que compõem a nossa personalidade, que usamos para agradar as convenções sociais. E assim, perdemos o contato com o nosso ser profundo, a nossa realidade espiritual.

 

Conforme afirmou o orador, é necessário que façamos a viagem interior, em busca do conhecimento da Verdade, dessas leis divinas que estão escritas em nós, para que tomemos consciência de que somos Espíritos imortais e de que a nossa meta psicológica profunda deve ser amar, vencendo os nossos medos e dúvidas, eliminando as nossas imperfeições morais e estabelecendo-se, assim, a conexão entre o ego e o Self.

 

Na fase final dessa jornada psicanalítica e espiritual, foram analisadas as cinco características essenciais da criatura humana, de acordo com a proposta do psiquiatra e psicólogo espanhol Emilio Mira y López -  personalidade, conhecimento, identificação, consciência, individualidade-, fazendo-se um paralelo entre cada uma delas e os ensinamentos espíritas, demonstrando-se, assim, o perfeito entrosamento entre as duas propostas.

 

Divaldo afirmou que temos encontrado dificuldades na busca da felicidade pela razão de que temos procurado-a onde ela não se encontra. O roteiro para a felicidade, esclareceu, está todo contido no Evangelho de Jesus, que representa um verdadeiro poema-convite à simplicidade, à humildade e ao amor, o amor a si mesmo e aos outros.

E, encerrando o seminário, concluiu que o amor, como o mais excelente recurso psicoterapêutico, é a única solução para os nossos problemas e que, ao expandirmos a nossa visão espiritual, por meio dos processos de autoconhecimento e autoiluminação, passaremos a perceber o mundo maravilhoso em que vivemos e todas as bênçãos divinas de que somos beneficiários, de modo que as nossas queixas diminuirão e um profundo sentimento de gratidão à vida e a Deus extravasará de nossos corações.

 

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos: Edgard e Sandra Patrocínio

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

XXII Congresso Espírita Nacional

Calpe (Alicante), Espanha

Querido Ismael:

desde el Centro Espírita "Ana Franco" de Benidorm, España, te enviamos la información de nuestro próximo Congreso Espírita que se realizará en la ciudad de Calpe, provincia de Alicante, España los días 6,7 y 8 de diciembre del corriente año.

Está organizado por nuestra Federación Espírita Española y el lema es "EVOLUCIÓN EN DOS MUNDOS". 

Entre los conferenciantes cotaremos con la presencia de Divaldo Pereira Franco.

Te enviamos, también, imágenes de la ciudad.

Abrazos fraternales de: sol, rosa y adriana

 

Amanhecer. Calpe, Espanha

Calpe vista desde o Peñón

 

(Informação recebida em email de Solveig Nordstrom [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Movimento Você e a Paz - Divaldo Franco

Salvador, BA

 

19/12/2015 Praça Campo Grande Salvador(BA)



​​

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [mailto:[email protected]] e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra programada para o Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

 


Convidamos para assistir a palestra com o expositor Eduardo Guimarães do Centro Espírito Casa de Caridade Aureliano, em Niterói, com o tema livre, no próximo no dia 29/11/2015 (domingo), às 17 horas. 

 

 

Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10

Jardim Imbuí - Piratininga - Niterói | RJ

Mapa de acesso

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Palestra Espírita na SEEL – Sociedade de Estudos Espíritas da Lapa. São Paulo, SP 

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

Seminário no NESJ com Luciano Grisolia Minozzo

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de NE Segue a Jesus [[email protected]])

 

 

 

SEOS - Seminário – Seminário com Marcel Mariano

Salvador, BA.

 

Sociedade Espírita O Semeador

 

Rua Pedro Américo, nº 43, Campo da Pólvora - Bairro Nazaré -  Salvador (BA)

Ponto de referência: ao lado do Edf. Forum Empresarial

 facebook.com/SemeadorBa

 [email protected]

 ​

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Seminário no Centro Espírita Maria Imaculada

Salvador, BA

 

 

(Informações recebidas em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Natal com Jesus 2015

Guarulhos, SP

 

Árvore de Natal. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

 

Olá, Amigos!

Mais um ano está terminando... 

Vamos, novamente, realizar nossa ação social para:

Fazer o Natal de muitas CRIANÇAS MAIS FELIZ!!

NO DIA 20/12/2015 (Domingo)

Faremos a Festa de final de ano com a entrega

de presentes de Natal para as crianças carentes,

moradoras das Comunidades do Quinze, Cumbica ,

Água Azul, Hatsuta, São João e Lavras.

Local: Teatro Adamastor

Av. Monteiro Lobato, 734

Macedo - Guarulhos - SP

Horário: 14:00 às 17:00 horas

Todos estão convidados a participar!

 

Para que alcancemos o objetivo proposto conto com a ajuda de todos!

Precisamos de PADRINHOS e MADRINHAS,

pessoas que se comprometam a comprar os

presentes de natal para as Crianças,

esse presente é composto de:

 

Uma roupa, um calçado, um brinquedo,

produtos de higiene pessoal  e uma

caixa de bombons.

A alegria que vocês proporcionam a essas Crianças não tem preço!

Às vezes, um pequeno sacrifício nosso, seja financeiro ou de tempo,

faz toda a Diferença para aqueles que têm muito pouco.

Para muitas dessas crianças esse será o único presente que ganharão nesse Natal!

 

Respondam a esse e-mail, dizendo querer colaborar que eu mando o nome

da(s) criança(s) beneficiada(s), sua idade, os tamanhos da roupa e do calçado

e os locais de entrega do(s) presente(s).

 

Lembrem-se que é uma OPORTUNIDADE para fazermos algo de bom pelo

próximo, mas é também uma grande RESPONSABILIDADE,

pois as crianças estarão esperando e contam conosco!!!

 

Mobilizem amigos e familiares, são mais de 600 crianças!!!!

 

Os presentes deverão ser entregues até o dia: 13/12/2015.

 

Conto com vocês

Grande Abraço

Edson

 

Trabalho social do

Centro Espírita Lar Escola Semeadura de Jesus

Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192

Vila Lanzara - Guarulhos (SP)

(Informações recebidas em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 

Palestra musicada com Margarete Áquila no CEAC

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Novas publicações no site do Grupo Chico Xavier

Brasília, DF

 

Acesse:

http://grupochicoxavier.com.br/

 

 

25º. Concurso de Poesia da Arte Poética Castro Alves

São Paulo, SP

 

 

25º. Concurso de Poesia da Arte Poética Castro Alves

 

No dia 25 de novembro, às 19 h, ocorre a festa de entrega do Prêmio Castro Alves aos vencedores e na categoria Menção Honrosa, no Grupo da Paz.

O evento contará com a apresentação de Guiomar Sant´Anna e Alexandre Anselmo, com a colaboração de José Damião – todos da Rádio Boa Nova; parte artística de Nelson Dejanny (o Cantor dos Poetas) e Marly Ferreira; declamação de Altamirando Carneiro.

O Grupo da Paz fica na rua Pereira Caldas, 120 – Jd. Da Glória – SP.

 

(Informação recebida em email de damiao - FEAL [[email protected]])

 

 

Palestra na ASSESPAM

São Paulo, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Informativo do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

AVISOS

 

·       Juventude Zilda Gama – Domingos às 10h

·       Grupo da Melhor Idade – sextas-feiras, as 8h30. Convidamos todos a participar dessa nova atividade. Diversão, arte, vivência, porque a vida merece ser vivida intensamente sempre!

·       Paelha do Bem – Beneficiados CE Zilda Gama e Lebem

 24/11/2015 – Hoje                                        20h – Reunião Pública

Orador: Paulo Bomfim                                       CE Seara do Mestre

Tema: Só se chega ao Espiritismo pelo Amor

 

 PRÓXIMAS PALESTRAS

 

25/11/2015 – Próxima Quarta                     20h – Reunião Pública

Oradora: Bruna Gasgon                                    Seara Bendita             

Tema: A Força do Entusiasmo

 

28/11/2015 – Próximo Sábado                    15h – Reunião Pública

Oradora: Silvia Ricci e grupo da melhor idade    CE Zilda Gama    

Tema: A Paz

 

01/12/2015 – Próxima Terça                        20h – Reunião Pública

Orador: Luciana Rocha                                      Seac

Tema: Reconcilia-te com teu inimigo

 --

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

USE/SP – Dirigente Espírita on line

Acesse no link

 

Acesse aqui:

http://us8.campaign-archive2.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=415a3ffe7c&e=bce6fbd28f

 

 

 

 

Bazar de Artesanato de Natal – SEOB

São Carlos, SP

 

Bazar de Artesanato 2015

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

29ª. macarronada beneficente GEBEM

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Adriana Valeriano [[email protected]])

 

 

Deus no sorriso de minha filha

 

 

Hoje encontrei Deus no sorriso de minha filha.

Porém, o gesto espontâneo e luminoso não foi para mim, foi para um estranho, alguém que ela nunca havia visto antes, sentado à mesa ao lado, com o olhar distante e triste.

Pude ver o Criador nos olhos dela.

Ela acenou, como se quisesse perguntar: - “Está tudo bem com você?” Em seguida, lhe jogou um beijo, deliberadamente.

Certamente não estava tudo bem... Deus sabia.

Tanto sabia que, no mesmo instante – instante mágico – a Divindade amorosa encontrou na mesa mais próxima um sorriso amigo, uma pequena lamparina para acender na vida daquele filho desanimado.

A pessoa não resistiu e também sorriu, e até acenou de volta, com um certo encantamento pela atitude tão pura e doce de criança.

Hoje encontrei Deus no sorriso de minha filha...

Mas, o sorriso não foi para mim, foi para a dor do mundo que ainda lateja incômoda por aí.

E, sem perceber, aquele sorrir também me fez um pouco mais feliz.

Pensando bem, acho que ele também sorriu para mim.

E agora sorri para você.

Deus irradia sorrisos.

*   *   *

O Criador atua no mundo através de leis perfeitas, e uma delas é a lei do amor.

A lei do amor tem nuances infinitas, mas uma certamente se manifesta através do senso de atenção que desenvolvemos uns pelos outros.

Eu percebo você, eu me interesso por sua vida e tudo que diz respeito a você também me importa.

Saímos de dentro da casca do egoísmo avassalador e começamos a viver como comunidade.

Não é apenas a minha dor que enxergo, mas a sua também. Não são apenas ou meus problemas que existem, mas os seus igualmente. Não sou apenas eu que tenho direito de ser feliz, mas você também.

E o mais curioso e impressionante desta lei é que, cuidando da dor do outro, tratamos também a nossa, no silêncio de nossa intimidade.

É a lei do amor que faz com que sejamos gratificados interiormente pela felicidade, toda vez que praticamos a caridade, que nos doamos, que nos importamos com nosso próximo.

É a lei do amor que nos aproxima uns dos outros, que faz com que juntemos forças, que percebamos que não estamos sozinhos nos embates do dia a dia.

É a lei do amor que nos faz abraçar a maternidade e a paternidade com tanta dedicação, promovendo ao infinito aquelas almas antigas de roupas novas.

É a lei do amor, praticada por todos nós, que virá a ser responsável pela extinção das misérias sociais que ainda nos incomodam tanto.

Ela eliminará preconceitos, reconciliará adversários e será responsável pela espiritualização da Humanidade toda.

*   *   *

Feliz aquele que ama, porque não conhece as angústias da alma, nem as do corpo! Seus pés são leves, e ele vive como transportado fora de si mesmo.

Quando Jesus pronunciou essa palavra divina, — amor — fez estremecerem os povos, e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.

 

Redação do Momento Espírita, com base no texto Deus no sorriso de minha filha,
 de Andrey Cechelero, do blog O Essencial e o Invisível  e no cap. XI, item 8, do livro 
O Evangelho segundo o Espiritismo,  de Allan Kardec, ed. FEB.
Em 24.11.2015.
 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 

Marionetista brincando com menina em rua de Florença, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]