Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/25-02-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/25-02-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

24-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/24-02-2016.htm

23-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/23-02-2016.htm

22-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/22-02-2016.htm

20-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/20-02-2016.htm

19-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/19-02-2016.htm

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

     

 

      

 

 

                     

Conteúdos  Perturbadores

 

“(...) Humano é todo indivíduo que se considera capaz de errar, de magoar‑se, mas também de erguer‑se, saindo do paul sem as marcas da passagem pelo terreno pantanoso e infeliz.”

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – Livro Autodescobrimento: Uma Busca Interior, 17ª ed., p. 134 – Editora LEAL

 

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

                    

Contenidos  perturbadores

 

...Humano es todo individuo que se considera capaz de cometer errores, de ofenderse, y también de ponerse de pie y salir del pantano, sin las marcas del paso por el terreno lodoso y desacertado.

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Autodescubrimiento: una búsqueda interior – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

(Recebido em email de tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

............................................

................................

.......................

............

 

 

 

............................................

................................

.......................

............

 

(Copiado de Febnet)

 

Escritas diretas (pneumatografia)  obtidas pelo Barão Luis Guldenstubbé *

Imagens/fonte: http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9.htm

 

Barão Luis Guldenstubbé  (1820- 1873) *

O grande médium pneumatógrafo

Fonte:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9.htm

 

Pneumatografia- (Do grego – pneuma- ar, sopro, vento, espírito, e graphô, escrevo.) – Escrita direta dos Espíritos, sem

o auxílio da mão de um médium.

 

 

 

 

O homen que perguntava

 

 

Almir Del Prette

São Carlos, SEOB

 

Prezado leitor: “Quais informações você possui sobre o local para onde fará sua última viagem?” A pergunta não é impertinente, pois temos (todos) uma passagem marcada para um lugar do qual pouco ou nada sabemos.  Se se tratasse de um lugar acessível em mapa geográfico, um agente de viagem ou o Google nos daria as informações úteis como: roteiros, endereços de hospedarias, serviços disponíveis etc. O nosso destino final é quase completamente ignorado graças à cumplicidade que estabelecemos com os religiosos. Eles nada dizem, nós nada perguntamos e todos fingem que está tudo certo. Quando muito, há uma denominação genérica de três alternativas: céu, inferno, purgatório.

 Há pouco mais de um século e meio, em várias partes do mundo, um grande número de pessoas manteve contato com visitantes que usavam recursos físicos como barulhos, para se fazerem notar. Tais visitantes informaram que eram espíritos, viveram na Terra e teriam recebido a tarefa de descerrar a névoa que mantinha a humanidade ignorante de seu destino. Dentre aqueles que tiveram contato com tais acontecimentos, poucos refletiram sobre questões subjacentes a esses fenômenos. Dentre esses, um foi o professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que percebeu nas “mesas girantes” algo extremamente importante. Ao se decidir por investigar esses acontecimentos, o professor certamente já havia formulado algumas questões do tipo: quem eram esses espíritos, como seria sua organização, a que leis estavam submetidos e que lugar habitavam.

Para obter informações, o professor Rivail decidiu, primeiramente, realizar uma sondagem, fazendo perguntas aos espíritos comunicantes, por meio de médiuns disponíveis. Dessa sondagem preliminar, ficou claro que: (a) nem todos os espíritos têm informações precisas sobre onde se encontram; (b) há uma escala ou uma ordem entre os espíritos; (c) a circulação do espírito depende de seu progresso espiritual; (d) existe um propósito na existência; (e) os espíritos se reúnem conforme as afinidades que desenvolvem.

Esse painel de informações já daria a humanidade o que pensar e, também um extenso trabalho de classificar, categorizar e analisar. Contudo, Rivail queria mais. Então teve que fazer novas perguntas, contatando um número maior de espíritos. Isso lhe permitiu elaborar um método baseado no princípio da universalidade da mensagem espírita. Em outras palavras, uma informação poderia ser tida como potencialmente verdadeira se concordasse com respostas dadas por outros espíritos, por meio de diferentes médiuns em lugares diferentes.  

Nessa cuidadosa investigação, Rivail adotou o pseudônimo de Allan Kardec por duas razões principais: (a) poderia assumir essa tarefa independente de seu nome já conhecido, com a publicação de vários livros adotados no campo da educação na França; (b) como havia sido informado de que tivera uma existência com o nome de Allan Kardec, estaria, publicamente, aceitando o processo reencarnatório. As perguntas de Kardec preencheram o enorme vazio de nosso silêncio conivente com as religiões.

Como vê o leitor, agora já podemos saber mais sobre o destino para onde iremos viajar. As informações que temos incluem: (a) a morte e o nascimento são duas instâncias da vida; (b)  em todos os espaços do universo, conforme explicou Jesus (Jo, 4:7) à samaritana, há uma presença contínua de Deus; (c) o reencontro com os que nos precederam na grande viagem é uma realidade; (d) não há castigo divino, nem um local chamado inferno. Portanto, chegado o momento da viagem, algumas resoluções podem ser importantes, como: dominar o medo, orar, prestar atenção ao que acontece ao redor, deixar o corpo seguir seu processo de falência, aceitar oferta de ajuda e adormecer para acordar renovado... 

 

 

(Recebido em email de Almir del Prette)

Jesus e a samaritana. Pintura de Luca Giordano.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_and_the_Samaritan_-_Luca_Giordano_-_Castel_Nuovo_-_Naples_-_Italy_2015.JPG

Salão parisiense com pessoas ao redor de uma mesa girante. Ilustração de 1853.

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesas_girantes#/media/File:Tables_tournantes_1853.jpg

Allan Kardec (1804- 1869) . Codificador do Espiritismo.

 

 

Exibição especial do Filme Luz da Escola em

São Paulo

 

CONVITE PARA EXIBIÇÃO ESPECIAL DE FILME EM SÃO PAULO

Aos Dirigentes e Colaboradores das Instituições Espíritas

 

O filme “Luz da Escola”, da Versátil Digital, terá exibição especial em São Paulo, no próximo 10 de março (quinta-feira), na Reserva Cultural (Avenida Paulista, 900), às 10h30. O filme é baseado nas cartas do Espírito Nina Arueira dirigidas ao seu ex-noivo Clóvis Tavares, através da psicografia de Chico Xavier.

A jornalista Nina Arueira, que desencarnou aos 19 anos nos braços de Clóvis, encoraja o ex-noivo a fundar uma escola para acolher crianças pobres em Campos dos Goytacazes (RJ), o que se deu meses depois de sua morte, em outubro de 1935, com o nome de Escola Jesus Cristo.  

A direção de “Luz da Escola” é de Oceano Vieira de Mello, que se baseou em roteiro do próprio Clóvis Tavares (desencarnado em 1984) e de Flavio Tavares. Além da USE, a iniciativa tem ainda apoio do jornal Correio Fraterno.

Caráter beneficente

A receita de bilheteria ajudará a custear despesas de tratamento médico do nosso confrade Alamar Regis Carvalho, que se encontra hospitalizado em São José dos Campos, cidade onde passou a residir há cerca de dois anos. Os ingressos custam 20 reais e o valor deve ser depositado na conta da USE — CNPJ 43.305.782/0001-09 — Banco Itaú, agência 0725, c/c 06890-2. O comprovante deve ser enviado para o e-mail: [email protected]. A secretaria da USE confirmará o recebimento via e-mail que servirá para retirar o ingresso na entrada do cinema.

 

Esperamos por você!

Julia Nezu - USE-SP

www.usesp.org.br

 

(Informação recebida em emails de Julia Nezu;  de Regina Bachega;  de Dercio Conceicao [[email protected]]; carlos roberto monteoliva [[email protected]];

 

 

Palestra no C.E. Paula Ortiz

Jacareí, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de João André j-kun [[email protected]])

 

 

Conferência com Dr. Ney Prieto

Cidade da Guatemala, Guatemala

 

 

 

Buen Día

 

Conferencia impartida por el Ingeniero Ney Prieto quien nos visita de Brasil,

 viernes 4 de Marzo, 

Tema en español: «Evidencias científicas de la sobrevivencia del alma »

a las 19:00, 

en el Segundo Nivel, área de Restaurantes,  Edificio Sixtino I, 

Aportación Q75.00 por persona, Cena Incluida, 

Parqueo valor Q15.00. 

 

Quien desee asistir puede cancelar el valor de la aportación en la escuela luz y caridad zona 12 este sábado 27 de febrero de 3 a 4 de la tarde y/o martes 1 de marzo de 6 a 7:30 p.m. con Wendy Castañon o don Jorge Flores,

 

Es indispensable que quien desee ir cancele o confirme por favor su asistencia por este medio, ya que debemos saber la cantidad de cenas que debemos mandar a hacer, gracias, 

 

Junta directiva de la escuela Luz y Caridad

 

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

siguenos en twitter   @DamasRogeliaGT
www.guatespirita.org

 

 

(Informação recebida em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

 

 

Informações do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

AVISOS

·       Juventude Zilda Gama – Novo dia e horário – Dia 13/02, sábado, 10:30, se você tem entre 13 e 20 anos venha conhecer o grupo

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

24/02/2016 – Hoje                                         20h – Reunião Pública

Orador: Paulo Bomfim                                     CE Seara do Mestre

Tema: Ensejo ao Bem

 

27/02/2016 – Próximo Sábado                    15h – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci                                          CE Maria de Nazaré          

Tema: Filhos, laços da encarnação e amor

 

01/03/2016 – Próxima Terça-feira              20h – Reunião Pública

Orador: Fernando Reis                                     CE Zilda Gama

Tema: Livre

 

02/03/2016 – Próxima Quarta-feira           20h – Reunião Pública

Orador: Roni Couto                                         CE Zilda Gama

Tema: Busquemos a Luz

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

 

Palestra no SEJA - Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA QUE O

 

 

AGNALDO  RODRIGUES  ALVES.

DA CIDADE  DE

PENÁPOLIS .

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA DIA 24-02-2016

ÀS 20,00 HORAS

 

TEMA:

"  O  CENTURIÃO  DE  CAFARNAUM "

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Grupo de Estudo Manoel Philomeno de Miranda –

Leopoldo Machado.  Salvador, BA

 

 

 

Grupo de Estudo Manoel Philomeno de Miranda

Início:11/03/2016

 

Sexta-Feira

 

Horário:19h30m

 

Facilitadora:Glória Pitta

 

Local:Grupo da Fraternidade Leopoldo Machado

 

Endereço:Avenida Vasco da Gama,248 Dique do Tororó

 

Informações(71) 3382-1162

 

Ponto de Referência: ao lado do habib’s

 


 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Palestra com Sérgio Luis de Carvalho vai homenagear

Adelino de Carvalho. Três Lagoas, MS

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Corrêa da Silveira Filho [[email protected]])

 

 

XI Sertão Jovem Espírita

Itaporanga, PB

 

 

 

(Informações em http://fepb.org.br/event/xi-sertao-jovem-espirita-em-itaporanga-pb/)

 

Vídeo sobre a cidade de Itaporanga, PB

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=2vMKMbBLmz8

 

 

 

AME-Sorocaba. Seminário: Cura e Auto-Cura

Sorocaba, SP

Caros amigos da AME Sorocaba,

 

convidamos você que tenha interesse no tema para estar conosco neste seminário!

 

a data das pré-inscrições para 

seminário "CURA E AUTO-CURA" e "RECONCILIAÇÃO - consigo mesmo, com a família, com Deus"

 

encerra-se em 18 de fevereiro e temos poucas vagas ainda disponíveis

(NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES NO DIA DO SEMINÁRIO)

 

 

SEMINÁRIO DA AME SOROCABA

27 DE FEVEREIRO DE 2016 (SÁBADO) das 09h às 12h

"CURA E AUTO-CURA"  E "RECONCILIAÇÃO - consigo mesmo, com a família, com Deus"

 

com dr. Andrei Moreira

 

VALOR - r$ 30,00

 

 

 

2. DADOS PARA PRÉ-INSCRIÇÃO  -  POR FAVOR NÃO RESPONDA ESSE EMAIL PARA PRÉ-INSCRIÇÃO.

LEIA ATENTAMENTE ESSA PARTE E ENVIE OS DADOS SOLICITADOS PARA o email [email protected]


Pré-Inscrições: até 18 de fevereiro de 2016 ou até o limite de vagas disponíveis no salão

 

PARA PRÉ-INSCRIÇÃO - ENVIE TODOS OS DADOS SOLICITADOS ABAIXO

 

Solicite sua pré-inscrição pelo e-mail [email protected] até 18/02/16
    

Encaminhar Dados por e-mail (TODOS OS DADOS)

         >> Nome Completo:, 

              E-mail:

              Telefone:

              Profissão:

              É associado da AME?

 

# Aguarde confirmação de disponibilidade de vagas através do e-mail. 

Após confirmação de disponibilidade, realizar depósito do valor de inscrição (R$ 30,00) e encaminhar por e-mail o comprovante de pagamento até 20/02/16.

Caso não seja encaminhado até o dia 20/02/16 o comprovante de pagamento e a confirmação de inscrição,  A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO SERÁ CANCELADA AUTOMATICAMENTE. 

E a vaga será remanejada para pessoas que estejam na lista de espera. 

 

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O PALESTRANTE DO DIA 27 DE FEVEREIRO

 

Andrei Moreira 

 

é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerias. 

Especializado em Homeopatia. 

Presidente da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (AMEMG), desde 2007. 

Participa ativamente do movimento espírita nacional e internacional, proferindo palestras e seminários. 

Integra equipes de atendimento a pacientes com a metodologia médico-espírita na AMEMG.

 

Ele é autor dos livros:Cura e autocura - uma visão médico espíritaA homossexualidade sob a ótica do espírito imortal, O mundo dos bonecos de papelO jardim secreto e Autoamor e outras potências da alma, todos pela Ameeditora, e coautor do livro: O homem sadio - uma nova visão, Ameeditora. 

 

 

(Informações recebidas em email de AME SOROCABA [[email protected]])

 

 

13º. Encontro de Espiritismo em

Jacareí, SP

 

 

(Informação recebida em email de Carlos Monteoliva)

 

 

Palestra no Instituto Espírita Bezerra de Menezes (IEBM)

Niterói, RJ

 

Caros amigos, boa noite!

 

Convidamos todos para uma especial palestra com ANDREI MOREIRA (AME-MG) no INSTITUTO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES (IEBM), na Rua Coronel Gomes Machado, 140 - Centro - Niterói, no domingo, dia 06 de março de 2016, as 10:00 horas, que nos falará sobre seu mais recente livro "RECONCILIAÇÃO - Consigo mesmo, com a família, com Deus", conforme cartaz em anexo.

 

Se possível, solicitamos divulgação.

 

Agradecido.

Alberto.

 

(Informações recebidas em email de Marcio Hungria [[email protected]])

 

 

XVIII Cônferência Estadual Espírita em Pinhais, PR (região metropolitana de Curitiba)  e cidades do interior do Paraná

 

.Momento Espírita

 

 

 

Esta é a programação da Conferência, nos dias 4 a 6 em Pinhais.

Site com todas as informações – http://www.conferenciaespirita.com.br/



.

Momento Espírita

 

 

 

 .

Momento Espírita

 

 

(Informações recebidas em emails de

assinatura malena email.jpg

 

 

Especialização em Pedagogia Espírita

João Pessoa, PB

Sandra Santiago

 

(Informação recebida em email de Marcos Paterra [[email protected]])

 

 

Teatro:  Peça – “Francisco de Assis”

Rio de Janeiro, RJ

 

A PEÇA “FRANCISCO DE ASSIS” NO TEATRO

DO TIJUCA TÊNIS CLUBE

 

Agora com cenários projetados com a moderna tecnologia do Lightworks, a Cia Teatral Mensageiros vai encenar a peça "FRANCISCO DE ASSIS", no Teatro Henriqueta Brieba. Vale a pena lembrar que quando Jesus apareceu para Francisco de Assis pedindo - “Francisco, construa a minha Igreja”, ele entendeu literalmente que se tratava da  construção de novos edifícios  para as igrejas.

Porém, na obra A Caminho da luz, ditada ao médium Chico Xavier pelo espírito Emmanuel, no capítulo 18 - Os abusos do poder religioso - podemos perceber o verdadeiro significado da mensagem do Cristo a Francisco de Assis, ou seja, não a construção física de templos de pedra, mas, sim, a construção do edifício espiritual da Igreja.

Diz Emmanuel, nesse capítulo, que se a Inquisição preocupou longamente as autoridades da Igreja, antes da sua fundação, o negro projeto preocupava igualmente o Espaço, onde se aprestaram providências e medidas de renovação educativa. Por isso, um dos maiores apóstolos de Jesus (João Evangelista) desceu à carne com o nome de Francisco de Assis. Seu grande e luminoso espírito resplandeceu próximo de Roma, nas regiões da Úmbria desolada. Sua atividade reformista verificou-se sem os atritos próprios da palavra, porque o seu sacerdócio foi o exemplo na pobreza e na mais absoluta humildade.

Francisco sempre fez por seguir os passos de Jesus Cristo, deixando um legado de caridade aos mais necessitados, bem como pela natureza e pelos animais, a quem chamava "irmãos", vindo a falecer prematuramente. Março: dias 12 e 13,19 e 20, e 26 e 27, às 20 horas, no Teatro Henriqueta Brieba - Tijuca Tenis Clube, rua conde de Bonfim, 415.

 A direção é de Caíque Assunção que participa da peça, também, como ator (Francisco de Assis), e ainda no elenco: Mathias Gomes (Pietro Bernadone), Míriam Teixeira (Clara), Samira Azeredo (Picalini), Anderson de Paiva (Bispo de Assis), Alfredo Garcês (Cardeal João Paulo), Alan Peregrino (Rufino), e Gerson  Monteiro (Papa Inocêncio). Iluminação: Pri Lanter. Sonorização:  P.S. Brasileiro. Informações: 3137-4261 ou 3294-9300.

 

 

        Gerson Simões Monteiro

     Presidente da Rádio Rio de Janeiro

E-mail: [email protected]       

       

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Estátua de São Francisco de Assis

Praça de Cagliari, Sardegna, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em que Deus acreditamos

 

 

 

Desde sempre, o homem teve a crença em algo superior a si e ao mundo.

O entendimento de como era esse algo ou Ser Superior variava, conforme o seu desenvolvimento e os valores da comunidade a que pertencia.

Houve os que imaginaram o Universo povoado de deuses, que se imiscuíam e disputavam com os homens as coisas mais comezinhas e cotidianas.

Assim foram criadas as mitologias, plenas de deuses vingativos, enganadores, mentirosos.

Não conseguindo conceber algo diferente de si próprios, os deuses eram a projeção dos sentimentos e das imperfeições que habitavam as almas humanas.

Distinguiam-se dos mortais apenas por alguns poderes sobrenaturais e sua imortalidade. No mais, eram, na forma e na essência, como os humanos.

Para aplacar a fúria dos deuses vingativos, foram concebidas as ofertas de sacrifícios de frutos da terra, de animais e até de vidas humanas.

Foi com Moisés que atingimos o entendimento do monoteísmo, de um único Deus a governar o Universo.

Contudo, ainda se tratava de um Deus julgador, implacável, ávido a espreitar nossos erros e deslizes, pronto a nos desferir o peso de Sua justiça.

Um Deus capaz de aceitar o apedrejamento em praça pública ou o decepar de membros das Suas criaturas, caso infringissem as Suas leis.

Jesus, no entanto, nos apresentou uma nova concepção de Deus.

Pela primeira vez na História, fez-se referência a Deus como Pai amoroso.

Foi Jesus quem nos mostrou a Bondade Divina, Sua Providência a nos amparar, Sua justiça a nos acolher e dar oportunidades novas de aprendizado.

A partir de Jesus, conhecemos o Deus Pai que alimenta as aves do céu, veste a erva do campo e ama todos os Seus filhos.

É o Deus que nos dá o livre-arbítrio, nos convidando a buscar oportunidades de crescimento, que nos oferece a porta do Seu coração quando as necessidades se apresentem.

O Deus amoroso que nos ama, ama ao nosso próximo, e ao nosso inimigo, indistintamente, mostrando que somos todos iguais perante Ele.

É Jesus quem nos ensina a orar a Deus pedindo que seja feita a vontade dEle, posto ser Ele sábio, justo e bom, refletindo isso em Seus desígnios para conosco.

*   *   *

Transcorridos dois milênios, quantos de nós já conseguimos compreender Deus na grandiosidade com que Jesus no-lO apresentou?

Quando Seus desígnios se fazem em nossa vida de forma contrária à nossa própria vontade, qual é o Deus em que acreditamos?

Quando nos vinculamos a práticas de barganha com a Divindade, fazendo algum sacrifício pessoal para que Ele nos proporcione algo em troca, em que Deus acreditamos?

Quando pensamos que só a nossa religião ou a nossa fé é digna de respeito e só ela será aceita por Ele, que somente os que a professam terão salvo-conduto ao reino dos céus, em que Deus acreditamos?

Faz-se necessário, em nossa relação com Deus, aprofundarmos nossas reflexões em torno das lições de Jesus.

Só assim conseguiremos galgar entendimentos mais profundos a respeito de Deus. Somente então haveremos de compreender a Sua paternidade e o Seu amor.

Reflexionemos a respeito.

Redação do Momento Espírita.
Em 24.2.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

O faraó Aquenáton, antes conhecido por Amenófis IV, é  considerado monoteísta.

Escultura em pedra calcárea pintada. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Jesus no episódio da ressurreição da filha de Jairo, chefe da Sinagoga. Paolo Caliari, dito Veronese.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]