Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/26-02-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/26-02-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

25-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/25-02-2016.htm

24-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/24-02-2016.htm

23-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/23-02-2016.htm

22-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/22-02-2016.htm

20-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/20-02-2016.htm

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

     

 

      

 

 

 

 

 

A BUSCA

 

“(...) É no silêncio que se pode encontrar Deus, fruir de paz, desvendar os enigmas, autoaprimorar-se.

Nem todos têm facilidade de silenciar aflições e per­guntas pungentes na balbúrdia, na alucinação do cotidiano, tornando-se preciso buscar um lugar que propicie as condi­ções ambientais facilitadoras das emocionais.

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Livro O Despertar do Espírito, 9ª ed. p. 22 – Editora LEAL

 

 

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LA  BÚSQUEDA

 

...Es en el silencio que se puede encontrar a Dios, disfrutar de paz, develar los enigmas, perfeccionarse.

 

No todos tienen facilidad para mantener en silencio las inquietudes y las pr­eguntas hirientes, en el tumulto, en el desvarío de la vida cotidiana, y resulta necesario buscar un lugar que propicie las condi­ciones ambientales que favorezcan las emocionales.

 

 

 

 

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro El despertar del Espíritu – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

(Recebido em email de tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

............................................

................................

.......................

............

 

 

 

(Copiado de Febnet)

Levitação. Daniel Dunglas Home

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Daniel-Dunglas-Home-levitation.jpg

 

 

 

Quando o presidente do centro espírita recebeu passe...

 

 

 

                                                 Wellington Balbo – Salvador – BA.

 

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”. (São Mateus, V: 3)    

 

Percebo que o conhecimento intelectual de determinada ciência coloca-nos, não raro, numa sinuca de bico. Se por um lado liberta-nos, porque conhecer é libertar-se da ignorância, por outro lado aprisiona numa espécie de responsabilidade em ter de dominar tudo daquela área, ao menos é assim que muitos pensam e, também, como pensa a sociedade, pois cobra demais do indivíduo.

Se ele é médico cardiologista deve saber tudo de coração. Se é psicólogo deve saber tudo sobre emoção e sentimento. Se é formado em língua portuguesa deve dominar a arte de escrever por completo, e por ai vai...

 Entretanto, bem o sabemos que as coisas não funcionam desta forma. Não é porque somos especialistas nisto ou naquilo que tudo deste campo saberemos, porquanto as coisas neste planeta estão evoluindo, então, com freqüência surgem novas situações que nosso conhecimento ainda não abarcou.

Recentemente vi dois exemplos claros da pressão que o conhecimento imprime nas pessoas.

Vejamos:

Caso 1 – Na fila de passe está o presidente do centro espírita. As pessoas admiram-se e iniciam, mesmo que de forma discreta, um apontar o dedo, balbuciando frases do tipo: Mas você tomando passe? Mas justo você passando pelo atendimento fraterno? Mas você, com todo seu conhecimento, em depressão?

Caso 2 – Marcos, voluntário do centro espírita X estava no atendimento fraterno e teve a oportunidade de receber uma psicóloga clínica. Com as emoções em pandarecos ela disse a Marcos sentir-se mal com as cobranças que são impostas pela sociedade e por ela mesma, haja vista que todos dizem ser ela psicóloga e, por isso, tem condições de lidar com seus dilemas e dramas de forma mais tranqüila. A psicóloga, porém, informou a Marcos que quer, em algumas ocasiões, apenas um pouco de colo, entretanto sente-se cobrada em demasia e constrange-se em pedir ajuda.

São cruéis as cobranças acima.

Entretanto, podemos livrar-nos desta crueldade.

A liberdade tão almejada de podermos bradar aos quatro ventos que queremos colo, ou que não sabemos de tudo, pode ser conquistada com a prática da humildade e do autoconhecimento.

Autoconhecimento para entendermos que somos Espíritos em aprendizado, logo, mesmo que especialistas em alguma área detemos conhecimento relativo e não absoluto, porquanto esta área está evoluindo e, claro, nós também.

Aliás, diga-se de passagem que conhecimento absoluto em qualquer campo é atributo apenas de Deus.

Humildade para termos a coragem de dizermos: Não sei... Humildade para cantarmos a todos que, não obstante sermos o presidente do centro espírita, também necessitamos recompor as energias e receber o passe.

A humildade traz-nos a liberdade de podermos ser e sentir, de caminhar sem máscaras, tal qual somos, ou seja, sem a pretensa idéia de superioridade que caracteriza, não raro, aquele que conseguiu avançar em alguma área do conhecimento.

Kardec explica Jesus em O Evangelho segundo o Espiritismo e informa-nos que os humildes entrarão no Reino de Deus. É a humildade a virtude que mais nos aproxima do Pai. Entenda-se Reino de Deus como a paz de consciência, ou seja, a harmonia interior de alguém leve, sem o peso das cobranças sociais ou individuais para sempre saber, sempre conhecer, sempre ter uma resposta na ponta da língua.

Definitivamente não sabemos tudo...

Definitivamente necessitamos, também de colo e de sermos cuidados, amados, queridos, dengados...

E penso ser um grande prazer permitir-se gritar:

Não sei, não sei, não sei...

Porém, infelizmente esta coragem é para poucos...

Uma pena...

 

 

Demonstração da aplicação de Passe por Divaldo Pereira Franco

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=PoZWLQv9ots

 

 

 

Desencarnação de Altivo Ferreira

Santos, SP

 

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

 

Altivo Ferreira desencarnou no dia 24 de fevereiro de 2016, com 90 anos de idade, em Santos (SP), sendo sepultado no dia seguinte na mesma cidade.

Altivo atuou no movimento espírita desde sua juventude, no final dos anos 1930, na região de sua terra natal Barretos (SP) e na capital paulista. Frequentou Mocidades Espíritas e participou de ações históricas como a fundação da USE-SP em 1947, participação expressiva nas Concentrações de Mocidades Espíritas do Brasil Central e Estado de São Paulo (COMBESP), movimento iniciado em Barretos em 1948 e encerrado na mesma cidade em 1966. Era conferencista neste e em outros eventos jovens. Atuou na I Concentração de Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil (COMJEB), Marília (SP), em abril de 1965. Teve expressiva atuação e foi presidente da União Municipal Espírita de Santos (órgão da USE) e eventos da USE-SP.  Como conferencista atendia a convites de vários Estados. Até poucos meses antes de sua desencarnação proferia palestras rotineiras em instituições espíritas de Santos.

A convite do presidente da FEB Francisco Thiesen, tornou-se colaborador da mesma, como diretor e depois vice-presidente, cargo exercido nas gestões de Juvanir Borges de Souza e Nestor João Masotti. Exerceu a função de redator da revista “Reformador”. Nessa função, durante anos, viajava mensalmente de Santos para o Rio de Janeiro, para coordenar o fechamento da revista “Reformador”. Participou na organização do Congresso Espírita Internacional (1989) e do 1º Congresso Espírita Brasileiro (1999). Foi secretário geral do CFN da FEB (2001-2004) e coordenador das Comissões Regionais do CFN da FEB.

Participou das reuniões preparatórias para a criação do Conselho Espírita Internacional, inclusive na sua fundação em 1992. Representou a FEB em várias reuniões do CEI e compareceu aos Congressos Espíritas Mundiais até o evento em Cartagena (Colômbia, 2007).

Foi um dos representantes da FEB no 1º Encontro Mundial de Líderes Religiosos pela Paz (The Millennium World Peace Summit for Peace) promovido pela ONU, em sua sede em Nova York, no final de agosto/início de setembro de 2000.

Mesmo já privado da visão manteve atuação, com apoio de secretárias e revisoras, como redator de “Reformador” até março de 2012, quando deixou a vice-presidência da FEB.

Profissionalmente inicialmente era estaticista, como funcionário do IBGE, depois economista, atuando como professor universitário e secretário municipal da Fazenda em Santos; exerceu funções junto à Receita Federal e o Ministério da Fazenda em Brasília, durante as gestões dos presidentes Figueiredo e Sarney.

Conhecemos Altivo Ferreira durante a I COMJEB, em Marília, em 1965; convidamos e hospedamos juntamente com sua esposa Dagmar em função de eventos em Araçatuba (SP) nos idos dos anos 1970; teve várias atuações durante nossa gestão como presidente da USE-SP. Ele e a esposa participaram o lançamento nacional da Campanha “Viver em Família”, realizado em São Paulo, em janeiro de 1994. O seminário deste evento gerou o livro “Laços de Família”, com capítulo de autoria do casal Altivo e Dagmar, editado pela USE-SP. A amizade com o casal e com nossa esposa registra bons momentos.

Mesmo privado da visão, sua secretária lia e-mails e períodos para ele, e mantinha continuados contatos conosco, por telefone e e-mails, durante nosso período de presidente interino e presidente da FEB (2012/2015), comentando ações e artigos nossos. No artigo sobre a história da juventude espírita no Brasil que publicamos na RIE, em 2015, registramos que contamos com informações fornecidas por Altivo. Mesmo em janeiro de 2016 mantivemos contato com o companheiro. Somos testemunhas de como Altivo era respeitado e querido pela equipe da revista “Reformador”.

Altivo Ferreira foi homenageado na cerimônia de instalação do 16º Congresso Espírita Estadual, promovido pela USE-SP, na cidade de Santos em abril de 2015, oportunidade em que proferimos a palestra de abertura.

Com tristeza recebemos a informação da desencarnação do amigo, feita pelo seu filho dr. Paulo, ainda no início da noite do dia 24. Registramos nossa sincera homenagem ao nobre espírito que deixa marcantes contribuições ao Movimento Espírita!

(*) – Ex-presidente da FEB e da USE-SP; membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional.

 

Altivo Ferreira sendo homenageado no Congresso da USE em Santos. Foto recebido de Dejair  Santos

Altivo sendo cumprimentado por Merhy Seba no Congresso da USE em Santos. Foto recebida de Dejair Santos

Altivo Ferreira, Flávio Rey de Carvalho e  César Perri no Congresso de Santos. 18-04-2015. Foto Ismael Gobbo

 

 

Nota da Federação Espírita Brasileira:

Desencarnação de Altivo Ferreira

 

 

Desencarnou em Santos (SP), no início da noite do dia 24/2, aos 90 anos de idade, Altivo Ferreira. Trabalhador no Movimento Espírita desde os anos 1930, teve intensa atuação no Estado de São Paulo como conferencista, presidente da União Municipal Espírita de Santos (órgão da USE), tendo sido diretor e posteriormente vice-presidente da FEB, respectivamente nas gestões dos presidentes Juvanir Borges de Souza e Nestor João Masotti, e, ainda, redator da Revista Reformador até março de 2012.

Em sua trajetória, participou ainda como organizador do Congresso Espírita Internacional, em 1989, do 1º Congresso Espírita Brasileiro, em 1999, como secretário geral do Conselho Federativo Nacional da FEB e coordenador das Comissões Regionais do CFN da FEB. Esteve presente nas reuniões para a criação do Conselho Espírita Internacional, em 1992, e aos Congressos Espíritas Mundiais em trabalho ímpar de edificação.

O sepultamento será no Memorial de Santos às 17h desta quinta-feira.

Externamos a nossa gratidão pelo incansável e valoroso trabalho do dedicado amigo Altivo Ferreira em prol do Movimento Espírita e da divulgação de nossa Doutrina consoladora.

Jorge Godinho, presidente da Federação Espírita Brasileira

 

altivo

 

 

 

 

 

Manifestações pela desencarnação de Altivo Ferreira

 

Quando eu participava da Mocidade Espírita em Catanduva ele, Altivo Ferreira, fazia parte na de sua Terra: Barretos. (O irmão dele foi prefeito do município nessa época.)

Encontrei-me com esse dinâmico e culto confrade, sempre no Movimento Juvenil. Uma das vezes foi  em 1958 na Concentração de Mocidades Espiritas do Brasil Central que realizou-se  em São José do Rio Preto.

Durante essa Concentração é que ouvi pela primeira vez uma palestra do também jovem Divaldo Franco. (não fiquei sabendo se  para ele (Altivo) também foi a primeira).

Esse irmão que desencarnou ontem em Santos, onde residia e seu corpo físico será sepultado hoje( 25) no Cemitério daquela cidade.

Altivo, durante alguns anos, participou Altivamente da Federação Espírita Brasileira, tendo sido Vice-Presidente e redator da Revista O Reformador durante alguns anos.

Ele só parou de agir quando perdeu a visão material, mas mesmo assim participou de vários eventos espíritas. 

Levamos ao Pai nosso pensamento em prece em favor desse querido irmão. 

 (Raymundo Espelho- Correio Fraterno)

 

Lembro Altivo com muito carinho.

Meu companheiro de Rotary Club.

Sempre que ele ia a Curitiba para reuniões ou para a Conferência Estadual Espírita, tínhamos a alegria, eu e meu filho,  de levá-lo para jantar no restaurante que ele gostava muito em Santa Felicidade.

Já cego, liam para ele as crônicas que escrevo para o Jornal O Imortal, desde 2007. Antes, ele as lia e sempre me escrevia falando algo sobre elas. Logicamente como já se encontrava cego, liam para ele, e retornavam sua expressão de carinho e atenção para comigo. Assim, conversando ontem com meu filho, disse-me Daniel que em sua próxima palestra na Casa Espírita em que é trabalhador, reportará palavras dos bons exemplos trazidos por Altivo Ferreira, já que somos amigos de longa data, mesmo  antes da fundação de nosso Conselho Espirita Internacional.

Colocamos a nota da Federação Espirita Brasileira, ontem mesmo no facebook do CEI. Agradecendo a todos, pela atenção.

Erossi

(Elsa Rossi, Comissão Executiva do CEI. Londres, Reino Unido)

 

 

Homem-exemplo:

Aos familiares e amigos do inesquecível Altivo Ferreira os nossos mais profundos sentimentos de solidariedade. A ele os nossos agradecimentos por tudo que nos legou, máxime os exemplos de simplicidade, humildade e discrição.

Ismael Gobbo 

 

 

 

I Festival de Luz “Chico Xavier”

Pedro Leopoldo, MG

 

 

(Recebido em emails de Geraldo Lemos Neto; de Jhon Harley Marques e de Regina Bachega)

Exposição na Casa de Chico Xavier. Pedro Leopoldo, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Seminário Terapias da Alma IV:Com Adilton Pugliese e

 Dr. Francisco Cajazeiras.  Lauro de Freitas, BA.

 

Boa noite, queridos irmãos!

 

A Casa Espírita Consciência e Vida convida a todos para o Seminário Terapias da Alma IV, com o eixo temático: ESPÍRITO, CORPO E DOENÇAS:Causas e Consequências.

 

·  Palestrantes convidados: ADILTON PUGLIESE (Palestrante e articulista de Reformador, da Revista Internacional de Espiritismo e da Revista Presença Espírita) e DR. FRANCISCO CAJAZEIRAS (Autor de vários livros psicografados e de autoria própria), que se realizará em 12/03/2016, de 9h às 17h, no Restaurante D’Meg, em Lauro de Freitas, em benefício da ACCABEM (Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes /Bairro: Itinga, Lauro de Freita) e Casa de Repouso Bom Jesus (Tubarão / Bairro: Paripe, Salvador).

·  Colaboração: Pacote de fralda geriátrica M ou G;ou Sabonete líquido;ou Lençol de solteiro. 

·  Dúvidas: Email: [email protected]; Site: www.casaespiritaconscienciaevida.blogspot.com.br/; tel: 3508-1794/ 99171-6128.


CECV - CASA ESPÍRITA CONSCIÊNCIA E VIDA

 

Avenida Brigadeiro Alberto Costa Matos, 1227, Centro - Lauro de Freitas

 

Colaboração: Pacote de fralda geriátrica M ou G;ou Sabonete líquido;ou Lençol de solteiro.  

 

Informações

 

 Email: [email protected] 

 

Site: www.casaespiritaconscienciaevida.blogspot.com.br/

 

(71) 3508-1794/ (71) 99171-6128.

 

 

(Informações recebidas em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Exibição especial do Filme Luz da Escola em

São Paulo

 

CONVITE PARA EXIBIÇÃO ESPECIAL DE FILME EM SÃO PAULO

Aos Dirigentes e Colaboradores das Instituições Espíritas

 

O filme “Luz da Escola”, da Versátil Digital, terá exibição especial em São Paulo, no próximo 10 de março (quinta-feira), na Reserva Cultural (Avenida Paulista, 900), às 10h30. O filme é baseado nas cartas do Espírito Nina Arueira dirigidas ao seu ex-noivo Clóvis Tavares, através da psicografia de Chico Xavier.

A jornalista Nina Arueira, que desencarnou aos 19 anos nos braços de Clóvis, encoraja o ex-noivo a fundar uma escola para acolher crianças pobres em Campos dos Goytacazes (RJ), o que se deu meses depois de sua morte, em outubro de 1935, com o nome de Escola Jesus Cristo.  

A direção de “Luz da Escola” é de Oceano Vieira de Mello, que se baseou em roteiro do próprio Clóvis Tavares (desencarnado em 1984) e de Flavio Tavares. Além da USE, a iniciativa tem ainda apoio do jornal Correio Fraterno.

Caráter beneficente

A receita de bilheteria ajudará a custear despesas de tratamento médico do nosso confrade Alamar Regis Carvalho, que se encontra hospitalizado em São José dos Campos, cidade onde passou a residir há cerca de dois anos. Os ingressos custam 20 reais e o valor deve ser depositado na conta da USE — CNPJ 43.305.782/0001-09 — Banco Itaú, agência 0725, c/c 06890-2. O comprovante deve ser enviado para o e-mail: [email protected]. A secretaria da USE confirmará o recebimento via e-mail que servirá para retirar o ingresso na entrada do cinema.

 

Esperamos por você!

Julia Nezu - USE-SP

www.usesp.org.br

 

(Informação recebida em emails de Julia Nezu;  de Regina Bachega;  de Dercio Conceicao [[email protected]]; carlos roberto monteoliva [[email protected]]; de Norberto Fátima [[email protected]]; de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Curso de Psicologia e Espiritualidade

Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

CURSO DE PSICOLOGIA E ESPIRITUALIDADE - RJ - 2016

 

 

 

Para mais informações, clique aqui.

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 

66ª. Semana do Livro Espírita de

Franca, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

Palestra na Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Marília, SP

 

Olá, amigos,

 

Divulgamos o evento abaixo:

 

Local: Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Endereço: Avenida Sampaio Vidal- Via Expressa, 2110-A 

Telefone: (14) 3113-8090

Dia: 27 DE FEVEREIRO DE 2016, sábado, 20 horas

Expositor: EDSON TOLEDO SILVÉRIO

Tema: "

Ganhar o Mundo Todo e Perder a Sua Alma?"

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Curso ESDE-FEB no Centro Espírita Allan Kardec de

 Penápolis-SP

 

 

Imagem inline 1


--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

 

Seminário: Espiritismo e Psicologia com Joanna de Ângelis

Curitiba, PR

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

XVIII Cônferência Estadual Espírita em Pinhais, PR (região metropolitana de Curitiba)  e cidades do interior do Paraná

 

.Momento Espírita

 

 

 

Esta é a programação da Conferência, nos dias 4 a 6 em Pinhais.

Site com todas as informações – http://www.conferenciaespirita.com.br/



.

Momento Espírita

 

 

 

 .

Momento Espírita

 

 

(Informações recebidas em emails de

assinatura malena email.jpg

 

 

Informe da Coluna Espírita do

Diário de Taubaté 24/02

 

 

 

(Informação recebida de Giovana Campos)

 

 

Teatro:  Peça – “Francisco de Assis”

Rio de Janeiro, RJ

 

A PEÇA “FRANCISCO DE ASSIS” NO TEATRO

DO TIJUCA TÊNIS CLUBE

 

Agora com cenários projetados com a moderna tecnologia do Lightworks, a Cia Teatral Mensageiros vai encenar a peça "FRANCISCO DE ASSIS", no Teatro Henriqueta Brieba. Vale a pena lembrar que quando Jesus apareceu para Francisco de Assis pedindo - “Francisco, construa a minha Igreja”, ele entendeu literalmente que se tratava da  construção de novos edifícios  para as igrejas.

Porém, na obra A Caminho da luz, ditada ao médium Chico Xavier pelo espírito Emmanuel, no capítulo 18 - Os abusos do poder religioso - podemos perceber o verdadeiro significado da mensagem do Cristo a Francisco de Assis, ou seja, não a construção física de templos de pedra, mas, sim, a construção do edifício espiritual da Igreja.

Diz Emmanuel, nesse capítulo, que se a Inquisição preocupou longamente as autoridades da Igreja, antes da sua fundação, o negro projeto preocupava igualmente o Espaço, onde se aprestaram providências e medidas de renovação educativa. Por isso, um dos maiores apóstolos de Jesus (João Evangelista) desceu à carne com o nome de Francisco de Assis. Seu grande e luminoso espírito resplandeceu próximo de Roma, nas regiões da Úmbria desolada. Sua atividade reformista verificou-se sem os atritos próprios da palavra, porque o seu sacerdócio foi o exemplo na pobreza e na mais absoluta humildade.

Francisco sempre fez por seguir os passos de Jesus Cristo, deixando um legado de caridade aos mais necessitados, bem como pela natureza e pelos animais, a quem chamava "irmãos", vindo a falecer prematuramente. Março: dias 12 e 13,19 e 20, e 26 e 27, às 20 horas, no Teatro Henriqueta Brieba - Tijuca Tenis Clube, rua conde de Bonfim, 415.

 A direção é de Caíque Assunção que participa da peça, também, como ator (Francisco de Assis), e ainda no elenco: Mathias Gomes (Pietro Bernadone), Míriam Teixeira (Clara), Samira Azeredo (Picalini), Anderson de Paiva (Bispo de Assis), Alfredo Garcês (Cardeal João Paulo), Alan Peregrino (Rufino), e Gerson  Monteiro (Papa Inocêncio). Iluminação: Pri Lanter. Sonorização:  P.S. Brasileiro. Informações: 3137-4261 ou 3294-9300.

 

 

        Gerson Simões Monteiro

     Presidente da Rádio Rio de Janeiro

E-mail: [email protected]       

       

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 

Especialização em Pedagogia Espírita

João Pessoa, PB

 

(Informação recebida em email de Marcos Paterra [[email protected]])

 

 

ENTREVISTA POR MARCOS PATERRA  COM SANDRA SANTIAGO 

 

Perfil biográfico

Nascida  em Recife\Pernambuco, em 20\9\67; é graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia. Mestre e Doutora em Educação.

Nasceu numa família com hábitos católicos (batismo, primeira eucaristia, etc.), mas, sem nenhuma vinculação a qualquer igreja. No entanto, cresceu ouvindo meu pai falar sobre reencarnação e lei de causa e efeito. Sempre gostou de ler, por isso, lia a Bíblia constantemente; participava de todas as missas e as leituras dos Evangelhos me encantavam. As ideias espíritas sempre estavam presentes nos seus diálogos calorosos com o pai. Na volta da escola, passava sempre numa livraria da cidade e lá buscava ler os livros e autores de que o pai falava: Divaldo P. Franco, Chico Xavier e esses foram companheiros da minha infância e adolescência. Mais tarde, passou a conhecer a Federação Espírita Pernambucana e outras instituições de Recife, mas, sem dúvida, sua maior aproximação do Espiritismo se fez através das obras espíritas e da Codificação Kardequiana.

 

 

Marcos Paterra: Sandra, você  está divulgando um curso de pós graduação em Pedagogia Espírita , como é a estrutura do curso?

Sandra Santiago: O Curso proposto pela  Pedagogia Espírita, possui  contribuições de expoentes do Espiritismo como Eurípedes Barsanulfo, Amália Franco, Herculano Pires e Ney Lobo estes são as principais referências para o curso que estamos realizando em Joao Pessoa, Paraíba. Desse modo, sem perder a essência da Pedagogia nos enfocamos na visão Espírita, ou seja, estamos possibilitando a formação de educadores dentro de uma visão abrangente, humanística, solidária e apoiados no Evangelho do Cristo, num formato mais adaptado às necessidades da região e do nosso estado.

- Qual a diferença desse curso para outros ofertados pela FEB e qual a importância dele no meio espírita?

Os cursos oferecidos pela FEB são diferentes deste curso; são cursos de formação, mas, que, infelizmente, ainda não possuem o reconhecimento acadêmico, embora, muito contribuam para nossa formação espírita. Diferentemente dos cursos da FEB, este curso de Pedagogia Espírita trata-se de uma Pós Graduação, portanto, em nível de Especialização para já graduados. E tem por objetivo oferecer qualificação profissional e também título de Especialista em Pedagogia Espírita para licenciados ou bacharéis. Então, este curso é a união dos conhecimentos espirituais aos científicos, com o reconhecimento da academia. Sem dúvida, um grande passo no movimento espírita e uma oportunidade única de qualificação profissional com base na moral cristã.

- Quais as vantagens dessa especialização no currículo acadêmico?

Ao mesmo tempo que este curso constrói saberes necessários ao desenvolvimento de uma prática educativa mais humanizada e qualificada, proporciona aos alunos um nível de titulação acadêmica tão requisitada em concursos, seleções, etc. No contexto contemporâneo, uma especialização favorece, em muitos casos, a inserção dos sujeitos no mercado de trabalho e os qualifica profissionalmente. E, no caso desta, é possível alcançar tudo isso, sem afastar os profissionais de uma conduta mais humana, mais preocupada com o outro, mais social e evangélica. Sabemos o quanto estes princípios estão escassos na vida acadêmica e profissional, por isso, fazer um curso como este é vantajoso academicamente falando, mas, também é uma espécie de alimento ao espírito do ser em evolução.  Atualmente, as crianças e jovens odeiam a escola e seus professores. Isto ocorre porque perdemos a essência da verdadeira educação, que não se pauta em discursos e conteúdo; se pauta no exemplo. Portanto, é um curso inovador para o currículo acadêmico, mas, sem perder as principais ideias do Evangelho de Jesus ,contribuindo para que tenhamos educadores mais sensíveis às diferenças humanas, independente do lugar onde atuem (escola, casa espírita, família).

 

-Você não acha que um   currículo com curso de enfoque espírita pode gerar controvérsia ou mesmo segregação de algumas pessoas que fazem analise para emprego? 

Sem dúvida corremos este risco. Mas, não há outro modo de assumir a arte de educar o espírito, senão por meio de uma Pedagogia Espírita. É preciso, pois, ter coragem de assumir nossas convicções, sem medo do preconceito que podemos sofrer.

 

- Como o conhecimento pedagógico espírita pode ajudar as famílias ou instituições espíritas?

A educação do Espírito é a meta do movimento espírita. Muitas vezes, nos contentamos em aliviar as dores de agora, mas, não preparamos o ser para a vida eterna. Evidentemente, não somos contra as ações assistencialistas e compreendemos a necessidade de muitas delas na seara espírita. Sabemos que, por vezes, é difícil atentar para a mensagem do amor, quando a barriga está vazia. Mas, isso não significa que nos basta saciar a fome do corpo...

Nos chama a atenção nas casas espíritas, a frequência dos mesmos irmãos em busca do socorro, do amparo, do auxílio – por anos a fio. E damos graças a Deus que temos casas de amparo para eles. No entanto, Cristo convida-nos, insistentemente, em buscarmos Seu reino, que não é deste mundo; a beber de Sua fonte perene de amor e de pensar nas diferentes moradas que existem na casa do Pai. Para tanto, cremos que as instituições espíritas têm um papel decisivo: o de educar o Espírito, preparando para esta e as novas encarnações; colocando rumo à evolução, em consonância com a transição planetária.

 

- Hoje se fala muito em humanização, a pedagogia espírita seria uma das formas de humanizar os profissionais de ensino?

A humanização a partir da Pedagogia Espírita é vista por uma perspectiva mais extensa, pois considera também a dimensão espiritual do ser como relevante para seu processo educativo. Se queremos construir um mundo melhor, precisamos investir nos educadores. Mas, não basta qualquer formação. É o sentido da atuação destes profissionais que precisa ser ressignificado. E, sabemos que nenhum curso acadêmico tem contemplado esta dimensão na formação do educador. A base de tudo é o Evangelho de Jesus, interpretado a luz do Espiritismo. Assim como o Cristo não desiste de nós, como Educadores formados na Pedagogia Espírita, não desistiremos de nenhum dos aprendizes que marcham conosco nessa grande escola.

 

- Suas considerações finais.

Este é um curso pensado por muitos seres (encarnados e desencarnados) dos quais me faço, momentaneamente, uma humilde porta voz. O objetivo maior do curso de Pedagogia Espírita é resgatar em nós o desejo contínuo pela educação do espírito, e não apenas do corpo. A escola atualmente não educa. Apenas instrui...

De que adianta ser médico, saber como salvar uma vida, se antes precisa saber se o paciente possui plano de saúde ou dinheiro para pagar? De que adianta ser administrador, saber todas as técnicas da gestão, se não é possível tratar a todos com respeito? Se a posição o faz sentir superior? De que adianta ser professor, conhecer todas as teorias da aprendizagem humana, se não consegue amar o aluno difícil, indisciplinado, rebelde?

É mais ou menos assim que a Escola tem funcionado: forma profissionais, mas, apaga a centelha de luz que habita em cada um de nós. O curso de Pedagogia Espírita quer resgatar a centelha divina de cada educador, de cada profissional, de cada ser. Queremos construir a Escola que Educa e precisamos de profissionais capazes de atuar nesta escola.

 

Sandra Santiago

Instituição Espírita Educar\Escola Espírita Eurípedes Barsanulpho

Email: [email protected]

 

 

 

Esse amor a ser descoberto

 

 

O que é o amor?

De um modo geral, amamos a quem nos ama, a pessoa que sorri nas manhãs e nos segura a mão, na noite das amarguras.

Amamos os filhos, carne da nossa carne. E aqueloutros, filhos do coração, que nasceram alhures e os fomos resgatar para lhes ofertar a dádiva de nós mesmos.

Amamos os familiares. Dividimos afeições com amigos da infância, da juventude, dos tempos atuais. Ofertamos afeto a colegas de trabalho com os quais ombreamos dificuldades e compartilhamos os sucessos.

Quando, no entanto, a barca do matrimônio sofre avarias e acontecem as separações, é comum haver mágoas de um lado ou de outro. Ou de ambos.

Como cada qual, ao se consorciar, idealizou o melhor para si naquele relacionamento, quando a separação se faz, o que era dedicação se transforma em desavença, o que era interesse se dilui em uma raiva surda.

Isso porque, de um modo geral, quando a infelicidade nos alcança, costumamos culpar os outros por ela, não cogitando que uma parcela dos dissabores nos cabe.

Juntos idealizamos um conto de fadas. Juntos, não o conseguimos construir e manter.

Há, no entanto, casais que se separam, de forma cordial e conseguem manter um bom relacionamento. Alguns, vão além do respeito para com o novo cônjuge do outro, ofertando amizade.

Isso porque, quando existem filhos, é comum surgirem as figuras do padrasto ou da madrasta, que assumem, em muitas horas, pela convivência mais próxima, o papel de pai ou mãe.

A cena inusitada, ocorrida no casamento de Brittany Pack, de vinte e um anos, em Ohio, nos Estados Unidos, fala desse reconhecimento de um pai pelo padrasto de sua filha.

Todd Bachman comoveu os familiares e todos os internautas, ao redor do mundo, com sua atitude, depois que a fotógrafa Delia postou as fotos, no facebook.

Durante o cerimonial em que conduzia sua filha para entregá-la às mãos do noivo, teve uma atitude emocionante.

Interrompeu a sua marcha, foi até o padrasto da filha e o tomou pela mão.

Depois, juntos, caminharam com Brittany até a frente do altar, em que se realizaria a cerimônia.

Assim, a jovem foi acompanhada por quem lhe dera a vida física e por quem, por anos, a sustentara, muito de perto, cuidando de sua saúde, levando-a para a escola, vivenciando, enfim, seu dia a dia.

O padrasto, Todd Cendrosky, emocionou-se às lágrimas e, ao ser entrevistado, disse: Quando Todd pegou a minha mão, e me permitiu dividir a caminhada com ele, foi o melhor momento da minha vida.

O pai da jovem explicou que reconhecia que o padrasto fazia parte da vida de sua filha e por isso, achava justo que ele estivesse ao lado dela, naquele momento especial.

*   *   *

Amor é isso. Vai muito além de dizer: Eu te amo. Vai além de oferecer presentes, de estar ao lado, de participar de momentos agradáveis e desagradáveis.

Amor quer dizer, também, se preocupar com os sentimentos do outro. E, nesse caso, um pai desprendido pensou no dilema de sua filha que, se o amava, também amava àquele que, de mais perto, lhe acompanhara os sucessos e insucessos, a cada dia.

Amor, extraordinário sentimento que traduz vida plena, rica. Vida de gestos inusitados, de atitudes altruístas, de emoção e alegrias surpreendentes.

Redação do Momento Espírita, com base em 
nota  do site 
www.globo.com, de 30.9.2015.
Em 25.2.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

VEJA FOTOS AQUI:

http://www.superstarlifestyle.com/brides-dad-stops-the-wedding-to-pull-this-man-out-of-his-seat-the-reason-why-im-in-tears/

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]