Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 18 de julho de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/18-07-2016.htm

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/18-07-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Breve ensaio

sobre o mal

 

 

“(...) A vergonha e a culpa devem ser trabalhadas com es­pontaneidade, com segurança, a partir do momento em que a pessoa se considere humana, portanto, sujeita a julgamen­tos e atos equivocados, que pode e deve corrigir.”

 

(Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco – livro,  Dias Gloriosos , 5ª ed. - p. 169  -editora, LEAL)


Desenho: Fátima Oliveira
Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Breve ensayo

sobre el mal

 

 

...La vergüenza y la culpa deben ser elaboradas es­pontáneamente, con seguridad, a partir del momento en que la persona se considere humana y, por lo tanto, susceptible de juicios y actos equivocados, a los cuales puede y debe corregir.

 

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Días gloriosos -Editora LEAL


Creación: Fátima Oliveira
Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

16-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/16-07-2016.htm

15-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/15-07-2016.htm

14-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/14-07-2016.htm

13-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/13-07-2016.htm

12-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/12-07-2016.htm

 

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Céu e o Inferno

 

 

 

 

 

................................................

........................................

...........................

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

Dejanira. Óleo sobre tela de Evelyn De Morgan.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Deianera.jpg

A morte de Hércules (Héracles). Óleo sobre tela de Francisco de Zurbarán

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Muerte_de_H%C3%A9rcules,_por_Zurbar%C3%A1n.jpg

 

 

 

 

Viver éticamente

 

 

                                               Aylton Paiva  [email protected]
 
 
            Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam. – Porque, se somente amardes os que vos amam, que recompensa tereis disso? Não fazem assim  também os publicanos? – Se unicamente saudardes os vossos irmãos, que fazeis com isso mais do que outros. Não fazem o mesmo os pagãos? – Sede, pois vós outros, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai Celestial (Mateus, cap.V, vv.44,46 a 48)
 
            É necessário viver com ética. Porém, o que é a Ética?
            O termo ética deriva do grego ethos ( caráter, modo de ser de uma pessoa). A Ética é, pois, um conjunto de valores morais e princípios que balizam o comportamento humano na sociedade.
            A ética é necessária para que haja harmonia e bom funcionamento dos seres na sociedade. Assim, ela também se relaciona com os princípios da justiça social.
            O Mestre Jesus alertava sempre, e nessa fala, de  forma incisiva, para a boa e justa convivência entre os cidadãos.
            É necessário agir bem e comportar-se bem.
            Para  agir bem e comportar-se bem é necessário que tenhamos formas adequadas de pensar, falar e praticar atos.
            Nem sempre temos o comportamento ético, pois, ainda somos espíritos em processo de evolução, todavia, é importante ter consciência de como deveremos agir de maneira ética pessoalmente e  para com aqueles com quem convivemos
            Os filósofos, através dos tempos, têm desenvolvido teorias sobre a Ética e a forma de vivê-la, muitas vezes em sistemas complicados e permeados de termos de difícil entendimento.
            Focando as palavras do Mestre Jesus e a análise da Doutrina Espírita,  encontraremos parâmetro ético para pensarmos, falarmos e agirmos.          
            Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no cap. XVII, item 3 – O homem de bem -, Allan Kardec esclarece algumas dessas condições:
            “ O verdadeiro homem (ser humano) de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga  a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma  ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim se fez a outrem o que desejaria lhe fizessem.
            Deposita fé em Deus, na sua bondade, na sua justiça e na sua sabedoria. Sabe que sem a sua permissão nada acontece e se lhe submete à vontade em todas as coisas.
            Tem fé no futuro, razão porque coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.
            Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar.
            Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma.
            O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.
            Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.
            Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal.
            Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para poder dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.”
            A vivência ética, consubstanciada, no trecho acima citado promoverá uma evolução social e individual, instalando efetivamente sobre a face do planeta Terra o Reino de Jesus fundamentado na justiça e no amor.
            Um grande edifício começa elevar-se com um tijolo. Que possamos com a nossa conduta colocarmos um tijolinho no  majestoso edifício da ética.                                   

Sócrates, o grande nome da filosofia da ética na antiguidade.

 Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

 Artigo de Divaldo Franco no jornal “A Tarde”

Salvador, BA

 

 

 

 

AS ILHAS GREGAS  

 

 

Divaldo Franco

Professor, médium e conferencista

 

 

 

Verão na Europa. Aviões superlotados e aeroportos insuficientes. Hotéis completos exigindo reservas antecipadas. Multidões no vaivém da ansiedade. Correrias e disputas, rostos ansiosos uns e congestionados outros. Discussões por coisas mínimas... E o mundo, como os indivíduos, estão em crise. São as férias anuais, aneladas por grande número de pessoas: umas desejando descanso, diversas em fugas psicológicas procurando projeção, algumas correndo atrás da felicidade ilusória, inúmeras para superar a apatia e, enfim, estudiosos em busca do conhecimento que ilumina, quanto incontáveis necessitados de espairecimento para prosseguirem nos embates. Todos credores do nosso maior respeito.


 

Estamos também visitando ilhas gregas, porém, com outro objetivo. Buscamos encontrar no turbilhão que as invade as pegadas do apóstolo Paulo que visitou inúmeras despertando as consciências para a Era do amor, preconizada por Jesus Cristo. Mikonos, Icônio, Tessalônica, Corinto e muitas outras receberam o estranho personagem dotado de sabedoria e amor que fascinava aqueles que o ouviam e deixava neles a marca da mensagem. Nos escombros que temos visitado, sem olhos de turista, mas com as percepções da alma, imaginamos aquele herói sofrido cantando a esperança e a dignidade para a conquista do Reino dos Céus desde a Terra, mediante comportamento saudável e digno.

 

Temos encontrado a corrupção dos valores morais em toda parte, porque as criaturas, salvadas as exceções nobres, mudam somente de nome e de direção nas diferentes residências terrestres, e ouvimos no coração o chamado para o Mestre que está impregnando o mundo desde há dois mil anos, especialmente nesta região. Releio mentalmente as suas cartas-advertências e as murmuro ante os destroços do passado que o tempo consumiu. Silenciosamente apelo, hoje, nas ilhas gregas, que Paulo retorne com a sua retórica e o verbo digno para nos ensinar a viver Jesus neste momento tão grave da nossa história.

 

       Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 14-07-2016.

 

 

Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os  nºs  abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.

Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -

Redação:   (71) 3340 - 8800

                                 Email - [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

LAS ISLAS GRIEGAS  

 

 

Divaldo Franco

Profesor, médium y conferencista

 

 

      Verano en Europa.

    Aviones desbordados y aeropuertos insuficientes. Hoteles repletos que requieren reservas anticipadas. Multitudes en el vaivén de la ansiedad. Apresuramientos y disputas, rostros ansiosos algunos, y congestionados otros. Discusiones por cosas insignificantes...

 

     Y el mundo, así como los individuos, está en crisis. Se trata de las vacaciones anuales, anheladas por una gran cantidad de personas: algunas con el deseo de descansar, diversas en fugas psicológicas buscando destacarse; algunas corriendo detrás de la felicidad ilusoria, innumerables para superar la apatía y, por último, estudiosos en busca del conocimiento que ilumina, al igual que incontables necesitados de esparcimiento para seguir afrontando las dificultades. Todos ellos acreedores de nuestro mayor respeto.

 

    Estamos, también nosotros, de visita a las islas griegas, aunque con otro objetivo.

     Nos proponemos encontrar, en el torbellino que las invade, las huellas del apóstol Pablo, que visitó muchas de ellas para despertar las conciencias a la Era del amor, preconizada por Jesucristo.

     Mikonos, Iconio, Tesalónica, Corinto y muchas otras, recibieron al extraño personaje dotado de sabiduría y amor, que fascinaba a quienes lo escuchaban y dejaba en ellos la señal del mensaje. En los escombros que hemos visitado, no con los ojos del turista sino con las percepciones del alma, imaginamos a aquel héroe sufrido que cantaba la esperanza y la dignidad, para la conquista del Reino de los Cielos a partir de la Tierra, mediante una conducta saludable y digna.

 

    Hemos encontrado la corrupción de los valores morales en todas partes, porque las criaturas -con excepciones dignas-, cambian solamente de nombre y de dirección en las diferentes residencias terrenales, y escuchamos en el corazón el llamado hacia el Maestro, que está impregnando el mundo hace dos mil años, especialmente en esta región.

 

    Releo mentalmente sus cartas-advertencias y las pronuncio en voz baja, ante los escombros del pasado a los que el tiempo ha consumido. Silenciosamente ruego, hoy, en las islas griegas, que Pablo retorne con su retórica y su palabra digna, para enseñarnos a vivir según Jesús, en este momento tan trascendente de nuestra historia.

 

       Artículo publicado en el periódico A Tarde, columna Opinión, el 14-07-2016.

 

 

Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os  nºs  abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.

Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -

Redação:   (71) 3340 - 8800

                            Email - [email protected]

 

 

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]] Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

 

 Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita em

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Na sexta-feira, dia 22 de julho de 2016, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema ESPIRITISMO: MENSAGEM DE ESPERANÇA.

 

Num momento em que na Terra se vivem situações de insegurança e algum desalento, a Doutrina Espírita traz-nos uma mensagem de conforto e confiança de que dias melhores se aproximam, com base na promessa de Jesus.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

 Encontro de Saúde e Espiritualidade

Franca, SP

 

 

(Informações de https://www.facebook.com/adolfo.de.mendonca.jr?pnref=story)

 

 

 

 Informações do Light and Peace Spiritist  Center

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

25 CONFRADE  - Confraternização de

Dirigentes e Encontro da Família Espírita.  Franca, SP

 

 

 




USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

 Ciclo de palestras com Alexandre Moraes

Região dos Lagos, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 Ciclo de palestras sobre Saúde e Espiritualidade

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 Noticias do Espiritismo no Japão

 

 

(Informações de https://www.facebook.com/adalberto.p.demorais)

 

 

 

30º. Encontro Fraternal com Divaldo Pereira Franco

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de C.E. Dr. Bezerra de Menezes  [[email protected]])

 

 

 

9o. Congresso Alemao de Medicina da Alma da AME-Internacional. Bad Honnef, Alemanha.

 

 

 

(Informação recebida em email de Fernanda Marinho-Göbel)

 

 

 

Evento importante

 

Inscreva-se para o 17º. Congresso Estadual de Espiritismo

Atibaia, SP

arte_destaque-Portal-1038x324.jpg

 

Um Congresso para você e sua família!

 

Participar deste 17º Congresso Estadual de Espiritismo, na bela estância turística de Atibaia, é uma experiência duplamente agradável. Além de abastecer-se de conhecimentos e cultura espírita, o congressista poderá desfrutar também de lindo passeio com toda a família.

 

 

A Comissão Organizadora optou por fechar “um hotel inteiro” para os congressistas, permitindo que não só os casais, mas também os filhos pudessem desfrutar desses momentos. Por isso, firmou parceria com o Tauá Hotel Atibaia, um dos mais requisitados da região no chamado Turismo de Negócios.

 

Além da ampla infraestrutura para eventos, o Tauá Hotel pode hospedar até quatro pessoas adultas por apartamento. Além disso, dispõe de Monitores para acompanhar e divertir a criançada nos vários espaços lúdicos do hotel, que conta, inclusive, com brinquedoteca e piscina aquecida.

 

 

 

Ao fazer sua reserva, o congressista estará, automaticamente, garantindo sua inscrição e as diárias dos três dias do evento, com café da manhã, almoço e jantar. Os valores totais, por pessoa, estão fixados em R$ 870, para apartamento duplo ou triplo, e R$ 1.500 para apartamento single. Crianças até seis anos de idade estão isentas de pagamento!

 

 

O pagamento poderá ser parcelado em até sete vezes (a partir de 30/06/2016), via PagSeguro, depósito em conta, cartão de crédito ou débito e ainda em cheques pré-datados nominais à USE. Acesse www.usesp.org.br/congresso ou escreva para [email protected]. Telss (11) 2950-6554 e 3564-6536.

Assessoria de Imprensa/DECOM-USE    

Rubens Toledo – MTb 13776.

Tel. 11 2950-6554 – 19 3837-2035

Celular 19 9 9705-9059.

E-mail [email protected]

Imagens em alta podem ser baixadas no site www.usesp.org.br/congresso

 

(Informação recebida em email de RUBENS TOLEDO [[email protected]])

Coreto “Silvio Caldas”  na Praça Aprigio de Toledo. Atibaia, SP.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Seminário:  Valorização da Vida

 Osasco, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Plinio Oliveira no Ave Cristo

Birigui, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Livro:  “Preparar aulas de evangelização a partir de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec”

 

 

Livro “Preparar aulas de evangelização a partir de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec: crianças, jovens e adultos. Volume I”, de Thermutes Lourenço. Lançamento, dia 22 de julho de 2016, sexta-feira, Grupo Espírita Meimei, rua Agustinho Coelho Paris, 1166, Vila São Sebastião, Franca-SP.

 

Conheça a autora: 
Gratidão a Thermutes Lourenço
Adolfo de Mendonça Junior

Gratidão é agradecer a uma pessoa pelo bem recebido, ou seja, retribuir com amor tudo que recebemos do outro. Cada momento de nossas vidas é único, então, sou eternamente grato a Thermutes Lourenço, professora de História aposentada, escritora, oradora, evangelizadora; mulher de temperamento firme. Fundadora e primeira presidente da Mocidade Espírita de Franca e do “Encontro de Evangelizadores Espíritas de Franca”. Conheceremos um pouco do seu trabalho e parte de sua história, a partir de duas entrevistas orais, que fiz com ela, no ano de 2008.
Lúcida, com 89 anos de idade, continua dando aulas de evangelização no Grupo Espírita Meimei, da vila São Sebastião e na unidade 2 da Escola Pestalozzi e está prestes a lançar o livro “Preparar aulas de evangelização a partir do Evangelho Segundo o Espiritismo”, vol.1 e vol.2, (no prelo), livros dedicados aos evangelizadores espíritas, com o uso da metodologia do “ouvir, ver, pensar e agir”; no livro, ela usa a leitura compartilhada.
Thermutes nasceu no dia 29 de março de 1927, na cidade de Conquista (MG). Filha de José Fernandes Lourenço e Ana Lourenço Borges, a “Dona Sianinha”. Seu pai era português, pedreiro e construtor, além de espírita. Sua mãe era mineira de Sacramento (MG) e muito católica. A mãe se converteu para o Espiritismo, depois do casamento. Dona Thermutes tinha oito irmãos, além de ser prima do Dr. Cleomar de Oliveira, médico conceituado em nossa cidade e baluarte do movimento espírita francano. 
Quando a família se mudou de Sacramento para Franca, seu pai comprou a já existente Pensão Santo Antônio. No entanto, ele não se adaptou à cidade e quis voltar para Sacramento. Sua mãe, uma mulher determinada, resolveu ficar em Franca com os nove filhos, para educá-los. A senhora Ana Lourenço acreditava que Franca, seria melhor para a educação dos filhos; então ela ficou e o marido voltou para Sacramento. O homem era turrão, quando colocava uma ideia na cabeça, ninguém o convencia a alterá-la.
Thermutes é apaixonada pela sua mãe, a “pedagoga”, mesmo tendo sido quase analfabeta. A mãe era uma mulher corajosa; criou os nove filhos consoante os preceitos da Doutrina Espírita. 
Thermutes e o irmão caçula, Allan Kardec, brigavam muito, o que é natural entre crianças. Quando eles se desentendiam dona Sianinha, que trabalhava na cozinha da pensão, junto aos empregados, determinava a um dos filhos: “vai buscar o Evangelho”. E Thermutes ou Allan Kardec buscava o livro. Depois de um certo tempo, a mãe mandava: “abre o Evangelho”. Um dos filhos abria o livro aleatoriamente. E a mãe ordenava: “leia bem alto que eu quero escutar”. Thermutes, às vezes ficava com raiva do irmão, com vontade de sufocá-lo, entretanto era obrigada a ler as lições de amor do Evangelho. Quando Thermutes resmungava, dona Ana gritava lá da cozinha “leia mais alto, não estou escutando”. Essa era a pedagogia de Dona Sianinha, a leitura feita pela própria criança, em voz alta; a leitura compartilhada. Dona Ana afirmava: “Se o Espiritismo é a melhor coisa da minha vida, porque não passar para os meus filhos?”
Thermutes e sua irmã Dima fundaram a Juventude Cultural Espírita de Franca, no dia 13 de maio de 1947, com anuência do Grêmio Espírita de Franca. Agnelo Morato, baluarte da Doutrina Espírita em Franca e no Brasil, era mentor da Juventude Cultural Espírita de Franca e Leopoldo Machado, organizador do Primeiro Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil, fez a palestra de inauguração. Com o passar do tempo o nome da Juventude foi substituído por Mocidade Espírita de Franca (MEF).
Em 1965, com 38 anos de idade, Thermutes ficou sabendo da existência de um curso de Evangelizadores, organizado pela USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo). Ao lado da amiga Antonieta Barini, viajou para São Paulo e fizeram o curso. Na volta a Franca, juntamente com Maria Aparecida Rebelo Novelino, diretora da Escola Pestalozzi, que abraçou a ideia, organizaram o 1º Encontro de Evangelizadores Espíritas, no mesmo ano. Esse encontro é um dos mais antigos do estado de São Paulo e continua sendo realizado anualmente.
Thermutes dedica sua vida à educação de almas. Influenciou a formação moral de muitos espíritas francanos, foi uma de minhas evangelizadoras. Obrigado Dona Thermutes, por seu amor a José Marques Garcia, obrigado por ter nos ensinado a amá-lo. Continue com seu entusiasmo, inspirando-nos a continuar trabalhando por Jesus e para Jesus.

Referência Bibliográfica:
JUNIOR, Adolfo de Mendonça. Gratidão a Thermutes Lourenço. Suplemento USE Intermunicipal de Franca, jornal A Nova Era. Franca-SP, p.3, junho de 2016.


 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

 

IV Jornada Medico Espírita Paraibana

João Pessoa, PB

 

 

 IV JORNADA MÉDICO ESPÍRITA PARAIBANA

PRIMEIRO COMUNICADO

       Um novo olhar para a Medicina, em particular, e para a Saúde como um todo, para torná-la mais Humanizada, deve contemplar o lado espiritual do ser humano. Não se tratando de deixar de lado os avanços que a tecnologia vem mais e mais nos trazendo, tanto do diagnóstico como nas terapias, mas somando, ampliando.

        Na esteira de tantos avanços tecnológicos da saúde, a espiritualidade é, sem sombra de dúvida, o sal a temperar esta receita que visa trazer mais saúde a todos nós. Simples mais essencial.

           NOS DIA 22, 23 E 24 DE JULHO, NO AUDITÓRIO LINS DE VASCONCELOS (FEPB), OCORRERÁ A IV JORNADA MÉDICO-ESPÍRITA DA PARAÍBA.

            CONVIDADOS CONFIRMADOS:

·  Dr. Carlos Roberto (PB)

·  Dr. Décio Iandoli Jr (MS)

·  Dr. José Roberto (ES)

·  Dr. Sérgio Lopes (RS)

·  Dr. Severino Celestino (PB)

·  Dr. Rossandro Klinjey (PB)

·  Dr. Islan Nascimento (PB)

·  Acd. Amanda Oliveira (PB)

TEMA: "A SAÚDE SOB UM NOVO PRISMA"

Venha conosco participar e melhor compreender essa nova Medicina que coloca a “Saúde sob um novo prisma”!!

 

 

 

 

 

 Marcos Paterra

 

 

Psicopedagogo do setor SRAServiço de Reabilitação Auditiva do Hospital Militar  Gen. Edson Ramalho.

João Pessoa/PB

Brasil

 


(Informações recebidas em email de Marcos Paterra [[email protected]])

 

 

 

 Teatro:

Há Dois Mil Anos – Francisco de Assis- Allan Kardec

 

 

HDMA.png

http://www.compreingressos.com/espetaculos/6569-ha-dois-mil-anos-chico-xavier-uma-historia-de-amor-e-esperanca

 

FDTN.png

http://www.compreingressos.com/espetaculos/6529-francisco-de-todos-nos-a-vida-de-francisco-de-assis

 

AK.png

http://www.compreingressos.com/espetaculos/6312-allan-kardec-um-olhar-para-a-eternidade

 

Divulgação LELA/TCC

 

(Informações recebidas em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 Revista eletrtônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 Site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

 Amor sublimado

 

 

Quando Lúcia se descobriu grávida, ficou plena de alegria.

Ela e o marido aguardavam a gravidez há oito anos.

Lúcia passou a se imaginar com o bebê nos braços, e algumas inseguranças a tomaram de assalto.

Comentários de familiares, conhecidos, parentes, refletiram, de certo modo, negativamente, num primeiro momento.

Alguém dizia que, com o nascimento do bebê, ela não teria mais noites de sono.

Outra sugeria que o mais difícil era tentar decifrar o choro do bebê, para saber se seria fome, fralda suja ou alguma dor.

Então, ela buscou se informar sobre todas as questões que teria de enfrentar.

Procurou literatura apropriada, a experiência materna e a orientação médica.

Na medida em que avançava a gestação, recebeu críticas de sua irmã por nem ter ainda procurado saber o sexo da criança e nem se preocupado com o enxoval...

Lúcia disse que logo mais trataria dessas questões.

O que ela reconhecia como imprescindível era se preparar interiormente, para proporcionar ao bebê os melhores cuidados possíveis.

Reconhecia que Deus depositava confiança nela, entregando-lhe uma alma querida para o renascimento e que ela devia se preparar internamente primeiro, deixando as providências acessóriaspara logo mais.

*   *   *

Como é belo quando a mulher, que se encontra investida da missão sagrada, é madura no seu entendimento da vida.

Sabemos que o amor materno é um sentimento dos mais elevados, que se reveste de grave responsabilidade.

Conduz a mulher a desejar todo o bem possível ao bebê frágil, dependente, renunciando a si mesma.

Por isso, as mães têm uma força extraordinária.

Força diretamente decorrente da capacidade de receber a vida e cooperar com ela.

E um amor incondicional, na qualidade de afeto sem quaisquer limitações.

Esse padrão de amor é encontrado no coração feminino, que se dedica, conscientemente, à tarefa divina de ser mãe.

Mãe que entrega o próprio corpo como alimento para o filho.

Mãe que doa noites de sono, horas de lazer, relegadas para depois e depois.

Mãe, uma dedicação incrível à tarefa de amar, educar, superar.

*   *   *

Maternidade é algo que transcende ao rotineiro, ligando a mãe à essência da existência.

É entrega total, em função da nova experiência.

Se todas as mães conhecessem a realidade maior da vida, o mundo se tornaria um verdadeiro paraíso.

Se todas soubessem que somos Espíritos imortais, com aptidão para evoluir sempre; que somos capazes de aprender com o exemplo que observamos; que já trazemos em nós o registro de muitas experiências vivenciadas; que buscamos a oportunidade de aperfeiçoamento, a cada novo investimento na vida material; que precisamos de limites e também, de alertas conscientes; que necessitamos de amor, mas de energia também...

Elas nos ensinariam, desde o ventre, a vencermos em nós as mazelas, os preconceitos, os sentimentos menores.

Elas nos apresentariam Jesus como o Modelo que merece nossa admiração e respeito; nos fariam buscar, no mundo material, a força e o valor de ser, e não o de ter.

Finalmente, vislumbrariam serem elas as cocriadoras celestiais, pois que oferecem os corpos aos filhos de Deus, para transitarem sobre a Terra.

Redação do Momento Espírita.
Em 16.7.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

A virgem com o menino. Escultura em madeira policromada. Anônimo,  século XVII Palácio Arcebispal. Lima, Perú.

Foto Ismael Gobbo  

 

 

 

 Na sociedade

 

Do livro Conduta Espírita

Ditado pelo Espírito André Luiz

Psicografado pelo médium Waldo Vieira

Editado pela FEB

 

 

Desistir de somente aparentar propósitos de evangelização, mas reformar-se

efetivamente no campo moral, não se submetendo a qualquer hábito menos digno, ainda mesmo quando consagrado por outrem.

A evolução requer da criatura a necessária dominação sobre o meio em que nasceu.

Perdoar sempre as possíveis e improcedentes desaprovações sociais à sua fé, confessando, quando preciso for, a sua qualidade religiosa, principalmente através da boa reputação e da honradez que lhe exornam o caráter.

Cada Espírito responde por si mesmo.

Libertar-se das injunções sociais que funcionem em detrimento da fé que professa e desapegar-se do “desculpismo” sistemático com que possa acomodar-se a qualquer atitude menos feliz.

A negligência provoca desperdícios irreparáveis.

Afastar-se dos lugares viciosos com discrição e prudência, sem crítica, nem desdém, somente relacionando-se com eles para emprestar-lhes colaboração fraterna a favor dos

necessitados.

O cristão sabe descer à furna do mal, socorrendo-lhe as vítimas.

Em injunção alguma, considerar ultrapassadas ou ridículas as práticas religiosas naturais do Espiritismo, como meditar, orar ou pregar.

A Doutrina Espírita é uma só em todas as circunstâncias.

Tributar respeito aos companheiros que fracassaram em tarefas do coração.

Há lutas e dores que só o Juiz Supremo pode julgar em sã consciência.

Atender aos supostos felizes ou infelizes, cultos e incultos, com respeito e bondade, distinção e cortesia.

A condição social é apenas apresentação passageira e todos os papéis são permutáveis na sucessão das existências.

 

“Sigamos, pois, as coisas que contribuem para a paz e para a edificação de uns para com os

outros.” — Paulo. (ROMANOS, 14:19.)

 

 

Cambridge, Reino Unido.Foto Laura  Emília Michelin Gobbo

Cambridge, Reino Unido.Foto Laura Emília Michelin Gobbo

Cambridge, Reino Unido.Foto Laura  Emília Michelin Gobbo

 

 

Homenagem

 

Sir Oliver Joseph Lodge

 

 

Sir Oliver Lodge

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Oliver_Lodge#/media/File:Oliver_Joseph_Lodge3.jpg

 

Biografia de Oliver Lodge:

O nome de Sir Oliver Lodge constitui um dos mais altos ornamentos das ciências modernas. Cientista inglês nascido em Penkhull, Staffordshire em 12 de junho de 1851 e desencarnado em Amesbury em 22 de agosto de 1940.

Professor de física do Colégio Universitário de Liverpool no período de 1881-1900; diretor da Universidade de Birmingham em 1900 e professor em Oxford em 1903.

Trouxe importantes contribuições às teorias da eletricidade de contato e eletrólise, da descarga oscilatória nas garrafas de Leyde, da produção de ondas eletromagnéticas no ar e introduziu melhoramentos do telégrafo sem fio.

Realizou experiência sobre diminuição de neblina por meio de dispersão elétrica. Autor de vários tratados científicos e obras entre as quais destacamos: "Manual de Mecânica Elementar", em 1877; "Pioneiros da Ciência",em 1893; "Vida e Matéria", 1905; "Elétrons ou a natureza e propriedades da eletricidade negativa", 1907; Ciência e Mortalidade", 1908; "O éter no Espaço", 1909;"Além da Física ou a idealização do mecanismo", 1930.

A importância que o mundo deu à sua penetração pelo campo do espiritualismo e às experiências rigorosamente controladas com que estudou o caso post-mortem do seu filho Raymond, morto em uma trincheira de Flandres logo nos primeiros meses da primeira grande guerra, geraram fortes controvérsias.

O desvio da rota da ciência acadêmica o tornou alvo de vigorosas agressões por partes de seus "colegas" de profissão. Mas ele tinha plena consciência dos riscos que enfrentava. Marchou para o circo à maneira dos mártires cristãos. Mas foi sobretudo um mártir da ciência.

Acusaram-no de ingênuo por aceitar afirmações do seu filho, dando conta da existência de bebidas, cigarros, árvores e casas na vida espiritual.

Era apenas um pai desolado, que se entregava à dor natural da perda, diziam. No entanto, todos os que investigam os problemas do após a morte, sabem que nos planos inferiores do mundo espiritual a semelhança com o plano terreno é notória.

Oliver foi um exemplo vivo de coragem, ao dar testemunho de sua fé. Mas aquela fé consciente, racional e até mesmo exigente, ensinada por Kardec. Não a fé cega, proveniente da submissão medrosa e incondicional a princípios dogmáticos, mas fé que serve ao mesmo tempo de fundamento à religião e à ciência.

Esse tipo superior de fé exclui a crendice. Não é uma graça que vem do alto, mas conquista do homem através da evolução. Por isso mesmo não é apenas divina, mas tem duas faces: é humana e divina ao mesmo tempo.

Os homens cultos, em geral, e particularmente os homens de ciência, fogem da fé religiosa, mas não podem escapar às garras lógicas da fé científica. Sir Oliver Lodge nos oferece um exemplo decisivo da conjugação desses dois aspectos da Fé, que assim, com inicial maiúscula, é uma só, como um rosto se compõe de duas faces.

O personagem em pauta não foi somente um cientista de talento e pai amoroso, foi sobretudo um homem de visão plena e apurado senso crítico, ao desviar sua atenção para pesquisas espirituais, desempenhando o difícil papel de vanguardeiro de um tempo em que Ciência e Religião caminharão juntas pela mesma estrada da vida.

Fontes: Paulo Alves de Godoy e Antonio de Souza Lucena - Personagens do Espiritismo

 

                          (Texto copiado do site

http://www.autoresespiritasclassicos.com/autores%20espiritas%20classicos%20%20diversos/Oliver%20Lodge/Sir%20Oliver%20Lodge.htm

Sir Oliver Joseph Lodge

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Oliver_Lodge

Caricatura de Sir Oliver Lodge

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/58/Oliver_Joseph_Lodge.jpg

Birmingham University

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/ba/Aston_Webb_Hall%2C_Birmingham_University.jpg

Filho mais novo de Oliver Lodge, segundo-tenente Raymond Lodge, foi

Morto em combate na Primeira Guerra Mundial.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Oliver_Lodge#/media/File:Raymond_Lodge.jpg

 

Capa do livro Raymond de Sir Oliver Lodge

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]