Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 24 de junho de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/24-06-2016.htm

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/24-06-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

23-06-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/23-06-2016.htm

22-06-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/22-06-2016.htm

21-06-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/21-06-2016.htm

20-06-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/20-06-2016.htm

18-06-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/18-06-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

Mensagem do dia

 

Diante do progresso

 

 

“(...) Inexoravelmente o homem avança, e sem apelação crescem as sociedades na direção da felicidade, porque é da Lei, que o Espírito jamais retrocede, progredindo sempre, e com ele a sociedade humana, representada pelas nações, evoluindo sem cessar.”

 

 

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Leis Morais da Vida, 15ª  ed. p.  153 – editora LEAL)

 

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

Mensaje para este día

 

 

 

Ante el progreso

 

 

...Inexorablemente el hombre avanza, y sin apelación crecen las sociedades en dirección a la felicidad, porque es inherente a la Ley que el Espíritu jamás retroceda, sino progrese siempre, y junto con él la sociedad humana, representada por las naciones, evolucione sin cesar.

 

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Leyes Morales de la Vida – Editora LEAL

 

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 (Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

...............................................

..................................

.....................

 

 

(Copiado de Febnet)

Joana D’Arc na coroação de Carlos VII. Pintura famosa de  Jean Auguste Dominique Ingres

Imagem/fonte:  https://en.wikipedia.org/wiki/Joan_of_Arc#/media/File:Ingres_coronation_charles_vii.jpg

Estátua equestre dourada de Joana D’Arc,  na Praça das Pirâmides, em Paris, França. Foto Ismael Gobbo  

 

 

Dez apontamentos de paz

 

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Mentores e Seareiros. Lição nº 02. Página 13.

 

1º - Aprenda a desculpar infinitamente para que os seus erros, à frente dos outros, sejam esquecidos e perdoados.

2º - Cale-se, diante do escárnio e da ofensa, sustentando o silêncio edificante, capaz de ambientar-lhe a palavra fraterna em momento oportuno.

3º - Não cultive desafetos, recordando que a aversão por determinada criatura é, quase sempre, o resultado da aversão que lhe impuseste.

4º - Não permita que o egoísmo e a vaidade, o orgulho e a discórdia se enraízem no seu coração, lembrando que toda a idéia de superestimação dos próprios valores é adubo nos espinheiros da irritação e do ódio.

5º - Perante o companheiro que se rendeu às tentações de natureza inferior, deixe que a compaixão lhe ilumine os pontos de vista, pensando que, em outras circunstâncias, poderia você ocupar-lhe a indesejável situação e o lugar triste.

6º - Não erga a sua voz demasiado e nem tempere a sua frase com fel para que a sua palavra não envenene as chagas do próximo.

7º - Levante-se, cada dia, com a disposição de servir sem a preocupação de ser servido, de auxiliar sem retribuição e cooperar sem recompensa, para que a solidariedade espontânea te favoreça com os créditos e recursos da simpatia.

8º - Esqueça a calúnia e a maledicência, a perversidade e as aflições que lhe dilaceram a alma, entendendo nas dores e obstáculos do mundo as suas melhores oportunidades de redenção.

9º - Lembre-se de que os seus credores estão registrando a linguagem de seus exemplos e perdoar-lhe-ão as faltas e os débitos, à medida que você se fizer o benfeitor desinteressado de muitos.

10º - Não julgue que o serviço da paz seja mero problema da boca, mas, sim, testemunho de amor renúncia, regeneração e humildade da própria vida, porque, somente ao preço de nosso próprio suor, na obra do bem, é que conseguiremos reconciliar-nos, mais depressa, com os nossos adversários, segundo a Lição do Senhor.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

 

 

Vida de São Francisco.  Um coro de anjos, com suas melodias dissipando as tristezas de São Francisco. José Benlliure y Gil.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Benlliure_y_Gil#/media/File:Josep_Benlliure_Gil43.jpg

 

 

 

 

 

 

Registro. Divaldo Franco no Centro Espírita Perseverança

São Paulo, SP  

 

 

21/06/2016

 

Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

 

A noite do dia 21 de junho de 2016 na cidade de São Paulo estava fria,  13° C. Uma persistente garoa tornava a sensação térmica ainda mais baixa.

Todos os que podiam buscavam seus lares para se abrigarem do frio e da umidade. 

Ali, porém, no microcosmo da Metrópole, em sua periferia no bairro da Água Rasa, uma verdadeira multidão apressava-se para se acomodar no majestoso auditório do Centro Espírita Perseverança que se tornou pequeno para acomodar tantos interessados. Salas de apoio com telões foram disponibilizadas. 

Cerca de 5.000 pessoas, com frio, mas movidas pela decisão de se aquecerem com a mensagem de amor, se juntaram expectantes e esperançosas.

Divaldo Franco, retornando de compromissos no exterior, postou-se diante de todos e iluminou-nos a todos com sua mensagem otimista.

Iniciou citando o versículo 33 do capítulo 6 do livro de Mateus ” buscai primeiro o reino de Deus e Sua justiça, e tudo mais vos será acrescentada”.

 

Ensinamento do Mestre e que compõe o Sermão da Montanha na parte que o célebre professor Carlos Torres Pastorino denomina de Preocupações, versículos nos quais Jesus nos recomenda que não devemos nos preocupar com os bens materiais.

Nesta afirmação – nos ensina Divaldo - Jesus promete, não só a obtenção das coisas espirituais (o reino de Deus), mas também toda e qualquer outra coisa material que não seja contrária àquela.

De maneira simples, mas esclarecedoras, Divaldo nos diz: Todo homem que tiver, de fato, realizado a si mesmo, o seu Eu espiritual e divino, será capaz de realizar tudo fora de si. A realização do sujeito produz a realização dos objetos.

Divaldo enfatiza com suas palavras que o ponto básico é o ensino da NÃO PREOCUPAÇÃO pois não é a ocupação de buscar atender às necessidades materiais que cansa, mas a excessiva preocupação de todos por tudo que é secundário.

As criaturas todas se deixam envolver pelas preocupações ansiosas que causam angústia e descontrolam o emocional, com repercussões físicas.

 

O silêncio da multidão é eloquente. Todos aguardamos, expectantes, as lições de vida que seguem.

Divaldo, buscando inspiração nas fontes do amor inesgotável e incondicional de Jesus por nós prossegue: O homem não espiritualizado vive na estranha ilusão de que deva realizar, aqui na terra, umas quantas coisas, e, quanto mais coisas externas realizar tanto mais “vitorioso” foi na vida.

Ganhar dinheiro, comprar terrenos, construir casas, fruir grande soma de variados prazeres, adquirir celebridade, fazer um bom casamento, criar filhos, conquistar posição social e política, etc.

Entretanto, tudo isto é realização de metas, no plano horizontal, de algo que é dele, mas que não é ele.

Realiza objetos, não realiza o sujeito. Conhece a fundo todos os recantos no plano horizontal, ignorando, talvez, por completo os mistérios do plano vertical.

 

E isto porque não aprendeu a lição que já nos foi ensinada há dois mil anos, na teimosia do erro que não quer ver a verdade.

Lição sublime se for seguida, pois os resultados são realmente fabulosos. Só quem o experimentou pode confirmá-lo: não falha jamais a Providência divina!

Para trazer este ensinamento para o campo prático Divaldo cita diversos personagens da humanidade que experimentaram buscar o Reino de Deus e Sua Justiça.

Inicia falando do escritor Leon Tolstoi (Liev Nikolayevich Tolstoi  - 09.09.1828 —  20.11.1910) um dos grandes nomes da literatura russa do século XIX e que publicou os romances Guerra e Paz (no Brasil publicado pela Editora Seguinte) e Anna Karenina (publicado no Brasil pela editora Cosac & Naify), obras que o consagraram no meio literário mundial.

A fama, o destaque e reconhecimento da aristocracia russa – seus pares pois ele era Conde – não conseguia, contudo preencher o vazio que ele sentia.

 

E em um gesto inesperado, abdicou de seus títulos e passou a viver de forma simples junto dos agricultores de sua antiga propriedade, vivendo uma vida simples e em proximidade à natureza. Buscava o Reino de Deus e Sua justiça.

Em 1.894 trouxe à luz aquela que seria identificada como a grande obra de não ficção de Tolstói: O Reino de Deus Está em Vós (publicado no Brasil pela Editora BestBolso).

Neste livro, Tolstói defende a ideia de que o cristianismo não é uma doutrina abstrata, mas uma proposta prática para a vida.

O livro gerou tanta polêmica que foi vetado pelo czar, e seu autor excomungado pela Igreja Ortodoxa Russa e por essa razão foi publicado pela primeira vez na Alemanha, pois fora banido em seu país de origem, a Rússia.

Anos mais tarde esse livro foi lido por um indiano radicado na África do Sul e que pela cor da sua pele sofria ignominiosa descriminação. Advogado por formação acadêmica, professando o hinduísmo, esse jovem encontrou a motivação para seguir sua missão.

Assim Mohandas Karamchand Gandhi (02.10.1869—30.01.1948) deixou a África do Sul e voltou à, então colônia inglesa da Índia, onde se tornou, mais conhecido como Mahatma (A Grande Alma) Gandhi e, pacificamente, libertou o povo da subjugação inglesa.

 

E o livro que inspirou Gandhi, anos mais tarde caiu nas mãos do americano Martin Luther King Junior (15.01.1929—04.04.1968) um pastor protestante que se tornou um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

Exemplos basilares dos quais se serviu Divaldo para nos mostrar as consequências da vivência dos postulados de Jesus.

Ali, em pé, do alto da tribuna conclui Divaldo: Não estamos aqui para sofrer.

Deus estabeleceu leis plenas de sabedoria, que só têm por objetivo o bem.

Se o homem se adaptasse rigorosamente às leis divinas, evitaria os males mais agudos e viveria feliz na Terra.

A saciedade é o limite colocado por Deus à satisfação das necessidades do homem O sofrimento nos alcança quando violamos as leis divinas.

A multidão foi deixando as salas que ocuparam e dirigindo-se para seus lares.

O frio e a garoa aumentaram de intensidade. Traziam os corpos enregelados, mas os corações aquecidos pela mensagem de Jesus, o tipo mais perfeito que Deus deu aos homens para lhes servir de Modelo e Guia. O Modelo que jamais nos abandona.

 

   Fotos: Sandra Patrocinio

   Texto: Djair de Souza Ribeiro

 

 

 (Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Espanhol


DIVALDO FRANCO -
Centro Espírita PERSEVERANCIA - São Paulo, 21/06/2016.

 

 

...Sino, buscad primero su reino y su justicia, y todas estas cosas os serán agregadas. (Mateo, 6:33.)

 

La noche del día 21 de junio de 2016, en la ciudad de San Pablo, estaba fría: 13° C. Una persistente garúa hacía que la sensación térmica pareciera aún más baja. Todos los que podían iban hacia sus hogares, para abrigarse del frío y de la humedad. Allí, mientras tanto, dentro del microcosmos de la metrópolis, en su periferia, en el barrio del Água Rasa, una verdadera multitud se apresuraba para hallar su ubicación, en el majestuoso auditorio del Centro Espírita Perseverança, que resultó pequeño para contener a tantos interesados y debieron habilitarse salas de apoyo, con telones. 

Cerca de 5.000 personas, con frío, pero impulsadas por la decisión de recibir el abrigo del mensaje de amor, se congregaron expectantes y esperanzadas.

Divaldo Franco -de retorno después de haber atendido compromisos en el exterior- se ubicó delante de todos, y nos iluminó con su mensaje optimista. Comenzó citando el versículo 33 del capítulo 6 del Evangelio de Mateo: Buscad primero el Reino de Dios y su justicia, y todo lo demás os será añadido.

Esta enseñanza del Maestro, compone el Sermón de la Montaña, en el párrafo que el célebre profesor Carlos Torres Pastorino denomina Preocupaciones, versículos en los cuales consta la recomendación de Jesús, acerca de que no debemos preocuparnos por los bienes materiales. En esta declaración –nos enseña Divaldo- Jesús promete no sólo la obtención de las cosas espirituales (el Reino de Dios), sino también toda otra cosa material que no sea contraria a aquella.

De una manera simple, pero esclarecedora, Divaldo expresa: En todo hombre que se haya -de hecho- realizado a sí mismo, su Yo espiritual y divino será capaz de realizar todo aquello que sea exterior a él; la realización del sujeto produce la realización de los objetos.

Divaldo enfatiza, con sus palabras, que el punto básico es la enseñanza acerca de la NO PREOCUPACIÓN, pues no es la ocupación de atender a las necesidades materiales lo que cansa, sino la excesiva preocupación por lo que es secundario.

Todas las criaturas se dejan envolver por las preocupaciones y por la ansiedad, las cuales causan angustia y generan un descontrol emocional, con repercusiones físicas.

El silencio de la multitud es elocuente. Todos aguardamos, expectantes, las lecciones de vida que siguen.

 

Divaldo, buscando inspiración en las fuentes del amor inagotable e incondicional de Jesús por nosotros, prosigue: El hombre que no se ha espiritualizado vive con la extraña ilusión de que debe realizar, aquí en la Tierra, unas cuantas cosas, y que cuantas más cosas externas realice tanto más victorioso habrá sido en la vida.

Ganar dinero, comprar terrenos, construir casas, disfrutar de una grand cantidad de variados placeres, adquirir celebridad, realizar un buen casamiento, criar hijos, conquistar una posición social y política, etc.

Entre tanto, todo esto es la concreción de metas, en el plano horizontal, de algo que es de él, pero que no es de él.

Realiza objetos, no realiza al sujeto. Conoce a fondo todos los rincones, en el sentido horizontal, e ignora, tal vez por completo, los misterios del ámbito vertical.

Y esto se debe a que no aprendió la lección que se nos enseñó hace dos mil años; obstinado en el error, no quiere ver la verdad.

Una lección sublime, si fuera aplicada, pues los resultados son realmente fabulosos. Sólo quien lo ha intentado puede confirmarlo: ¡No falla jamás la Providencia divina! Para trasladar esta enseñanza al terreno práctico, Divaldo cita a diversos personajes de la humanidad, que experimentaron la búsqueda del Reino de Dios y su Justicia.

 

Comienza hablando del escritor León Tolstoi (Liev Nikolayevich Tolstoi, 09.09.1828 — 20.11.1910), uno de los grandes nombres de la literatura rusa del siglo XIX, que publicó las novelas Guerra y Paz, en el Brasil publicada por la Editora Seguinte, y Anna Karenina, publicada en el Brasil por la Editora Cosac & Naify, obras que lo consagraron en el ámbito literario mundial. La fama, la estima y el reconocimiento de la aristocracia rusa –sus pares, pues él era conde– no conseguía, sin embargo, llenar el vacío que él experimentaba.

Y adoptando una decisión inesperada, abdicó de sus títulos y dio comienzo a una forma de vida simple, junto a los agricultores de su antigua  propiedad, para vivir una vida sencilla, en contacto con la naturaleza. Iba en busca del Reino de Dios y su justicia. En 1894 publicó la que sería identificada como la gran obra de Tolstoi, que no fue de ficción: El Reino de Dios está en vosotros (publicada en el Brasil por la Editora BestBolso). En este libro, Tolstoi defiende la idea de que el cristianismo no es una doctrina abstracta, sino una propuesta práctica para la vida. El libro generó tanta polémica que fue prohibido por el zar, y su autor fue excomulgado por la Iglesia Ortodoxa Rusa y, por esa razón, fue publicado por primera vez en Alemania, pues había sido prohibido en su país de origen: Rusia.

Años más tarde, ese libro fue leído por un hindú radicado en África del Sur, quien por el color de su piel sufría una ignominiosa descriminación. Abogado, por su formación académica, profesaba el hinduísmo; ese joven encontró la motivación para seguir con su misión. Así fue que Mohandas Karamchand Gandhi (02.10.1869 - 30.01.1948) dejó África del Sur y retornó a la entonces colonia inglesa de la India, donde fue más conocido como Mahatma (Alma Grande) Gandhi y, pacíficamente, liberó al pueblo de la subyugación inglesa.

 

Y el libro que inspiró a Gandhi, años más tarde llegó a las manos del norteamericano Martin Luther King Junior (15.01.1929-04.04.1968), un pastor protestante que se convirtió en uno de los más importantes líderes del movimiento de defensa de los derechos civiles de los negros, en los Estados Unidos de Norteamérica (USA) y en el mundo, con una campaña de no violencia y de amor al prójimo. Esos fueron los ejemplos básicos, de los cuales se valió Divaldo para mostrarnos las consecuencias de la vivencia de los postulados de Jesús. Allí, de pie, desde la tarima, concluyó Divaldo: No estamos aquí para sufrir. Dios estableció leyes plenas de sabiduría, cuyo único objetivo es el bien. Si el hombre se adaptase rigurosamente a las Leyes Divinas, evitaría los males más agudos y viviría feliz en la Tierra. La saciedad es el límite que Dios ha colocado para la satisfacción de las necesidades del hombre. El sufrimiento nos llega cuando violamos las Leyes Divinas.

 

La multitud fue abandonando las salas donde había estado instalada, para regresar a sus hogares. El frío y la garúa se hicieron más intensos. Los cuerpos se habían helado, pero los corazones estaban abrigados por el mensaje de Jesús, el ejemplo más perfecto que Dios le dio a los hombres para que les sirviera de Modelo y Guía. El Modelo que jamás nos abandona.

 

   Fotos: Sandra Patrocinio

   Texto: Djair de Souza Ribeiro

 

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

  

 

 

 

Chico Xavier será tema de musical

São Paulo, SP

 

Matéria de Correio Fraterno

05-06/2016.

 

Assine Correio Fraterno

www.correiofraterno.com.br

 

 

 

Registro. César Perri  profere palestra e lança livro no

C.E. Luz e Fraternidade. Araçatuba, SP

 

Na noite desta quarta-feira, 22, o orador Antonio César Perri de Carvalho esteve no Centro Espírita Luz e Fraternidade, em Araçatuba, SP, onde proferiu palestra e lançou seu livro "Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo" (Ed. O Clarim). Cesar Perri, com familiares e amigos, foi um dos fundadores do Centro em 1972, atualmente  dirigido por seu irmão Paulo Sérgio. O Clube do Livro da cidade tem o nome de sua genitora, d. Bebé. A palestra de César foi muito elucidativa na abordagem da vida e da obra de Paulo de Tarso, especialmente no que concerne às epístolas do apóstolo dos gentios, aquele que de grande perseguidor se converteu no principal divulgador da doutrina cristã, desde territórios da Palestina até Roma,  a capital imperial. A obra de César é muito oportuna fazendo a revivência das cartas de Paulo,  agora à luz do Espiritismo, demonstrando o quanto são atualizadas e inspiradoras ao trabalho de divulgação da obra do Cristo quase dois mil anos depois. Bem documentado, o livro traz a chancela de quem sempre trabalhou de forma competente a historiografia do Cristianismo e do Espiritismo. A obra merece ser vertida para outros idiomas tendo em vista o caráter universalista das epístolas de Paulo. (Ismael Gobbo)

Fotos: Nelson Custódio e  Sirlei Nogueira

 

Paulo Sérgio e a esposa Mariliza e César com a esposa Célia

O orador César Perri e o irmão Paulo Sérgio, presidente do CELF.

César com amigos no lançamento do livro "Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo" (Ed. O Clarim)” no CELF:

Sirlei, Célia, César, Maria Luzia, Ismael, Paulo Sérgio, Cleonice, Mariliza e Barcelo.

 

Parte do público no CELF em palestra de César Perri.

 

PRÓXIMAS PALESTRAS DE CÉSAR PERRI NA REGIÃO DE ARAÇATUBA

 

 

 

 

 

 

 Richard Simonetti no Center Norte

São Paulo, SP

 

 

AMOR DE PROVAÇÃO

                                                          

Richard Simonetti

                                                              [email protected]

 

01 –     O que significa o “Amor de Provação”, título de seu 60º livro, publicado pela Editora Ceac?

                                   A ideia foi resumir o romance no título, falando de um casal submetido à provação de sentir intenso amor, impossível de ser realizado, em virtude de seus compromissos cármicos.

 

02 – Qual a origem de um amor de provação?

                                    Geralmente nos desvios do passado. Digamos que em vida anterior, para ficarem juntos, amantes comprometeram-se em desatinos variados, tipo abandonar cônjuge e filhos, mentir, trair, cometer crimes… A experiência tem função educativa, com o princípio de que não podemos construir nossa felicidade em cima da infelicidade alheia.

 

03  –    É comum uma situação dessa natureza? A provação de não poder consumar uma ligação amorosa?

                                   Acontece com frequência. Na história de muitas pessoas há, não raro, o drama de um amor não realizado. Amam-se muito, mas por circunstâncias alheias à sua vontade, não podem ficar juntas. Há sempre algo do passado na origem dessas situações.

 

04 – A Doutrina Espírita nos fala que o Espírito encarnado pode estar em provação ou expiação. Qual a diferença entre essas duas situações?

                                   No amor de provação, seria a impossibilidade de realizar uma união entre almas afins, em virtude da escolha de ambos, objetivando resgate do passado. Num amor de expiação seria essa mesma situação imposta pela justiça divina, contrariando a vontade do casal.

 

05 – Ao que parece, o amor de expiação seria mais complicado?

                                   Sim, porque é menos problemático cumprir o que planejamos do que cumprir o que planejam para nós. Geralmente é num amor de expiação, que vemos alguém deixar um casamento para ficar com o ser amado.

 

06 –     Dizem que quando alguém encontra sua alma gêmea, o Espírito ao qual está ligado há milênios, nos domínios do amor, a atração é irresistível. A pessoa abandona tudo para ficar com a alma gêmea…

                                   Em primeiro lugar é preciso lembrar, que almas gêmeas, no sentido que se atribui ao vocábulo, Espíritos criados juntos que devam unir-se para sempre, não existem. Não somos criados aos pares, nem precisamos estar unidos a alguém para nos realizarmos como filhos de Deus. Quanto à atração irresistível, é apenas uma maneira de justificar o delito do adultério. Nenhum sentimento vicioso ou desajustado será irresistível para aquele que cumpre o orai e vigiai recomendado por Jesus.

 

07 – Qual a diferença entre o amor e a paixão?

                                   A paixão situa-se no domínio dos instintos, procura apenas a autoafirmação, o prazer a qualquer preço, sem perspectivas além da hora presente, sem intenções mais sérias. O amor, pelo contrário, situa-se nos domínios do sentimento, realiza-se com o bem que possa oferecer ao ser amado. Exemplo maior está no amor de mãe que tem no bem do filho, “espelho em que se mira admirada, luz que lhe põe nos olhos novo brilho”, como ressalta Coelho Neto.

 

08 – Pode o amor converter-se em paixão?

                                   Sim, com frequência, quando aquele que ama envolve-se com a fantasia, pensamento voltado para a sensualidade, o prazer sexual. O anseio de comunhão das almas pode ser substituído aqui pelo anseio de comunhão dos corpos. É o instinto falando alto. O adultério é eminentemente originário da paixão.

 

            RECADO AO LEITOR: No próximo sábado, dia 25 de junho, às 16 horas, estarei participando do lançamento de Amor de Provação na Livraria Saraiva, do Shopping Norte, em São Paulo, com bate-papo e tarde de autógrafos.

        

 

C:\Angela\Comunicação\Pressco - Assessoria\CLIENTES\Richard Simonetti\ARTES\AMOR-PROVACAO-ANUNCIO-JORNAL.jpgRelease

 

RICHARD SIMONETTI LANÇA SEU 60º LIVRO

 

AMOR DE PROVAÇÃO

Temas como amor proibido, não correspondido, frustrado e almas gêmeas, entre outros, são a tônica deste romance.

 

Richard Simonetti, autor com mais de dois milhões de exemplares vendidos no Brasil e diversos títulos traduzidos para mais de oito línguas lança sua 60º obra, Amor de Provação, pela Editora CEAC.

Em pleno mês dos namorados, junho, Richard explora o mais espinhoso dos temas, o amor proibido, em moderna versão de Romeu e Julieta, adaptado ao nosso tempo através do reencontro de almas afins em diferentes compromissos cármicos. Partindo de um triângulo amoroso, Amor de Provação é uma história que convida o leitor a refletir sobre as origens e desafios do chamado amor proibido e outras nuances como o amor platônico, frustrado, obsessivo, infiel, os tormentos do amor. Reportando-se aos postulados da Doutrina Espírita, a obra esclarece porque situações dessa natureza penalizam os apaixonados e, principalmente, como lidar com elas sem perder a serenidade nem a capacidade de ser feliz.

Aproveitamos para convidar sua equipe de jornalismo espírita a participar da tarde de autógrafos e bate-papo com o autor, caso queira elaborar suas próprias perguntas.

 

Tarde de autógrafos e bate-papo com Richard Simonetti

Dia 25/06, às 16h, na Livraria Saraiva Mega Store

Shopping Center Norte – São Paulo/SP

 

 

XIV Aniversario del CE Padre Germán,

Lima, Perú

 


(Informação recebida em email de Union Espírita Kardecista [[email protected]])

Vista de Lima, Peru., desde o  Cerro San Cristobal.  No centro o Estádio Nacional. Foto Ismael Gobbo

 

 

Evento importante

 

Inscreva-se para o 17º. Congresso Estadual de Espiritismo

Atibaia, SP

arte_destaque-Portal-1038x324.jpg

 

Um Congresso para você e sua família!

 

Participar deste 17º Congresso Estadual de Espiritismo, na bela estância turística de Atibaia, é uma experiência duplamente agradável. Além de abastecer-se de conhecimentos e cultura espírita, o congressista poderá desfrutar também de lindo passeio com toda a família.

 

 

A Comissão Organizadora optou por fechar “um hotel inteiro” para os congressistas, permitindo que não só os casais, mas também os filhos pudessem desfrutar desses momentos. Por isso, firmou parceria com o Tauá Hotel Atibaia, um dos mais requisitados da região no chamado Turismo de Negócios.

 

Além da ampla infraestrutura para eventos, o Tauá Hotel pode hospedar até quatro pessoas adultas por apartamento. Além disso, dispõe de Monitores para acompanhar e divertir a criançada nos vários espaços lúdicos do hotel, que conta, inclusive, com brinquedoteca e piscina aquecida.

 

 

 

Ao fazer sua reserva, o congressista estará, automaticamente, garantindo sua inscrição e as diárias dos três dias do evento, com café da manhã, almoço e jantar. Os valores totais, por pessoa, estão fixados em R$ 870, para apartamento duplo ou triplo, e R$ 1.500 para apartamento single. Crianças até seis anos de idade estão isentas de pagamento!

 

 

O pagamento poderá ser parcelado em até sete vezes (a partir de 30/06/2016), via PagSeguro, depósito em conta, cartão de crédito ou débito e ainda em cheques pré-datados nominais à USE. Acesse www.usesp.org.br/congresso ou escreva para [email protected]. Telss (11) 2950-6554 e 3564-6536.

Assessoria de Imprensa/DECOM-USE    

Rubens Toledo – MTb 13776.

Tel. 11 2950-6554 – 19 3837-2035

Celular 19 9 9705-9059.

E-mail [email protected]

Imagens em alta podem ser baixadas no site www.usesp.org.br/congresso

 

(Informação recebida em email de RUBENS TOLEDO [[email protected]])

Atibaia vista da Pedra Grande.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 Palestra com Américo Sucena na SEOB

São Carlos, SP

 

 

Américo Luís Sucena de Almeida, engenheiro, nascido e residente em São Paulo (SP), espírita desde 1965, colaborador da ADE-SP – Associação dos Divulgadores do Espiritismo de São Paulo, fundador e atual diretor doutrinário da Associação Espírita Mãos Unidas, na capital paulista, Américo Luís Sucena de Almeida aproximou-se do Espiritismo por orientação de um amigo de colégio, Luciano Infante Vieira. Admirador da lucidez das considerações filosóficas de Allan Kardec, do cuidado científico de Ernesto Bozzano e da experiência mediúnica relatada nos livros de Yvonne Pereira, é também idealizador do Projeto Imagem e nos últimos anos dedica-se com afinco à apresentação do seminário “Conversando com os Espíritos”, fruto de sua experiência e aprendizado em reuniões mediúnicas.

 

 

(Informação recebida em email de Associação Espírita Obreiros do Bem [[email protected]])

 

 

 Homenagem a Chico Xavier na U.E. Paschoal Grossi

Araraquara, SP

 

 

Caros amigos muita paz!!! Sexta feira dia 24/06 na União Espirita Paschoal Grossi, haverá homenagem ao querido Chico Xavier com palestra de Claudia Navarro e apresentação do Coral O Consolador, não percam!!!

 

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore [[email protected]])

 

 

Informações sobre a Agenda Espírita Brasil

 

http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

A Agenda Espírita Brasil é um website sem fins lucrativos de divulgação da Doutrina Espírita e dos seus eventos realizados em todo o Brasil. Com o emprego da internet, buscamos levar para o Brasil e o mundo os conceitos codificados por Allan Kardec, alinhados com o que preceitua a Federação Espírita Brasileira (FEB).

 

Constituída por voluntários espalhados por todo o nosso imenso Brasil, a Agenda Espírita Brasil conta com colaboradores que buscam informações sobre eventos espíritas, colunistas que escrevem para o site na Seção de Artigos e membros que mantém financeiramente o projeto.

 

Nossos colaboradores atuam cada qual em suas Instituições Espíritas, todavia, a Agenda Espírita Brasil é organismo independente, não estando pois, vinculada a esta ou aquela Casa Espírita.

 

Convidamos a todos a nos seguirem no facebook, twitter, google plus e instagram.

 

 

(Com informações de [email protected])

 

 

 

 

Aperfeiçoamento dos Comunicadores da

Doutrina Espírita – ACODE. Franca, SP

 

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

Cinema: Nos Passos do Mestre

Birigui, SP

 

Domingo dia 26/06/2016 – 17h30

Local – Cine Lúmine / Galleria – Rua São José, nr. 470 – Centro

Vai acontecer bate papo com André Marouço, diretor do documentário “Nos Passos do Mestre”, após o bate papo, será exibido o documentário.

Valor R$ 12,00 inteira

Meia para estudantes e aposentados.

Divulgue em sua casa espírita, convide os familiares e amigos, precisamos lotar as salas de cinema.

 

 

Trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=RPFRiUqh1N4

 

 

(Informação recebida em email de Cleide Bucalon)

 

 

 

 

X Semana Chico Xavier

Matão, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Valentim Fernandes [[email protected]])

 

 

 

Oportunidade para Voluntariado no CVV

São Paulo, SP

 

 

Ola caros(as) 



A Unidade do CVV Abolição, região central de São Paulo, realiza gratuitamente o serviço de Apoio Emocional e Valorização da Vida há 54 anos, utilizando principalmente o telefone como ferramenta. Estaremos realizando um novo curso para seleção e capacitação de novos voluntários e lhe convidamos a participar do evento ou nos ajudar na divulgação de mais esta atividade do CVV.

 

​​

EVENTO:

 

Dias: 02/07 e 03/07/2016

Horário: 13hs30 às 18hs30

 

LOCAL

​:​

 

Rua Abolição, 411, Bela Vista - Região Central de São Paulo

 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:

 

As inscrições podem ser feitas no próprio local nos primeiros 15 minutos do curso. Para mais informações, por favor entre em contato pelos telefones: (11) 3242-4111 - 9.5310-3456

ou pelo e-mail [email protected]

 

Veja Endereço pelo link:

 

https://www.google.com.br/maps/place/R.+Aboli%C3%A7%C3%A3o,+411+-+Bela+Vista,+S%C3%A3o+Paulo+-+SP,+01319-010/@-23.5543787,-46.6442998,17z/data=!3m1!4b1!4m2!3m1!1s0x94ce59b2129d9d59:0xe998e17a418c6fac

 

 

CURSO GRATUITO:


Durante a atividade - que é dinâmica e descontraída - haverá a apresentação da entidade e a seleção dos interessados em se tornarem voluntários. Para ser voluntário vinculado ao Programa CVV de Prevenção ao Suicídio, Apoio Emocional e Valorização da Vida, basta ter 18 anos ou mais, ter disponibilidade de tempo (média de 4 horas e meia, uma vez por semana), disposição para ajudar o próximo e abertura para o autoconhecimento e aprendizado. Venha e traga um amigo ou amiga!

INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS:


O CVV é uma instituição sem fins lucrativos e mantida pelos próprios voluntários, os postos CVV desenvolvem trabalhos de apoio emocional por meio de contatos telefônicos, atendimento pessoal, via correio, e-mail e via chat no próprio site da entidade: http://www.cvv.org.br/

 

 

Segue cartaz do evento anexo.

 

 

Saudações fraternas,

 

 

Coordenação Unidade Abolição

Ligue 141 | 24 horas - 3242-4111

 

Youtube (CVV em dois minutos): http://www.youtube.com/watch?v=KyFzPPPHu5g

Facebook: www.facebook.com/cvv141 

Twitter: @cvv141

Web site: http://www.cvv.org.br/

 

 

(Informações recebidas em email de AMIGOS DO CVV [[email protected]])

 

 

Bazar permanente do LELA

Diadema, SP

 

Bazar Permanente da TCC.png

 

(Informação recebida em email de Divulgacao Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Com nossas homenagens

 

Ernesto Bozzano

1862- 1943

 

 

biografiaNasceu em 9/01/1862, em Gênova, Itália e desencarnou em 24/06/1943, na mesma localidade. Professor da Universidade de Turim, foi, antes de se converter ao Espiritismo, materialista, céptico, positivista.

Pesquisador profundo e meticuloso, escreveu mais de trinta e cinco obras, todas de caráter científico. Organizador de estudo experimental, com o valioso concurso de 76 médiuns. Elaborou nove monografias inconclusas. Essa a folha de serviço de um dos mais eruditos pensadores e cientistas italianos. Seu nome: Ernesto Bozzano.

Numa época em que o Positivismo empolgava muitas consciências, Bozzano demonstrava-lhe nítida inclinação. Dos postulados positivistas gravitou para uma forma intransigente de materialismo, o que o levou a proclamar mais tarde: Fui um positivista-materialista a tal ponto convencido, que me parecia impossível pudessem existir pessoas cultas, dotadas normalmente de sentido comum, que pudessem crer na existência e sobrevivência da alma.

O fato de representantes da Ciência oficial levarem a sério a possibilidade da transmissão de pensamento entre pessoas que vivem em continentes diferentes, a aparição de fantasmas e a existência das chamadas casas mal-assombradas escandalizava Bozzano.

Somente após ler diversas outras obras é que Ernesto Bozzano resolveu dedicar-se com afinco e verdadeiro fervor ao estudo aprofundado dos fenômenos espíritas, fazendo-o através das obras de Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, Paul Gibier, William Crookes, Alexander Aksakof e outros.

Como medida inicial para um estudo profundo, Bozzano organizou um grupo experimental, do qual participaram muitos professores da Universidade de Gênova.

No decurso de cinco anos consecutivos, graças ao intenso trabalho desenvolvido, esse pequeno grupo propiciou vasto material à imprensa italiana e, ultrapassando as fronteiras, chegou a vários países. Havia-se obtido a realização de quase todos os fenômenos, culminando com a materialização de seis Espíritos, de forma bastante visível, e com a mais rígida comprovação.

Dentre as mais de trinta e cinco obras escritas, citamos "A Crise da Morte", A Hipótese Espírita e as teorias Científicas", "Animismo ou Espiritismo", "Comunicações Mediúnicas entre Vivos", "Pensamento e Vontade", "Fenômeno de Transfiguração", "Metapsíquica Humana", "Os Enigmas da Psicometria", "Fenômenos de Talestesia", etc.

O seu devotamento ao trabalho fez com que se tornasse, de direito e de fato, um dos mais salientes pesquisadores dos fenômenos espíritas, impondo-se pela projeção do seu nome e pelo acendrado amor que dedicou à causa que havia esposado e que havia defendido com todas as forças de sua convicção inabalável.

Um fato novo veio contribuir para robustecer a sua crença no Espiritismo. A desencarnação de sua mãe, em julho de 1912, serviu de ponte para demonstração da sobrevivência da alma. Bozzano realizava nessa época sessões semanais com um reduzido grupo e com a participação de famosa médium. Realizando uma sessão na data em que se dava o transcurso do primeiro ano da desencarnação de sua genitora, a médium escreveu umas palavras num pedaço de papel, as quais, depois de lidas por Bozzano o deixara assombrado. Ali estavam escritos os dois últimos versos do epitáfio que naquele mesmo dia ele havia deixado no túmulo de sua mãe.

--------------------------------------------------------------------------------

Nato a Genova il 9 gennaio 1862, quarto di cinque fratelli, in una famiglia benestante, questo studioso di Ricerca Psichica ebbe una parte considerevole nello scenario della cultura parapsicologica sia italiana che internazionale della prima metà del 1900. Fin da bambino Ernesto Bozzano dimostrò notevole interesse per lo studio e fu un vero trauma quando, all' età di quattordici anni, il padre lo costrinse a terminare gli studi e lo obbligò ad intraprendere una carriera a lui non congeniale. Nonostante ciò la passione per lo studio non lo abbandonò ed è in quel periodo che Ernesto Bozzano si dedicò soprattutto a letture di carattere umanistico e filosofico. L'approccio alla filosofia spiritualista fu negativo, si rivolse perciò a quella scientifica, approfondendo il pensiero positivista di cui divenne uno strenuo sostenitore. Con queste basi non poteva che giudicare negativamente la fenomenologia paranormale che cominciava ad essere di moda verso la fine del secolo scorso. La lettura di alcuni articoli apparsi sulla rivista di psicologia Revue Philosophique, a cui era abbonato, lo costrinse, però, a dedicare una certa attenzione al paranormale. Fra questi articoli uno riuscì a vincere le sue resistenze di positivista, dopo un lungo travaglio interiore, e da quel momento, soprattutto dopo la lettura di due opere famose: Phantasms of the Living (I fantasmi dei viventi) di Gurney, Myers e Podmore, e Animisme et Spiritisme (Animismo e Spiritismo) di Alexander Aksakof, cominciò la sua avventura nella Ricerca Psichica.

Lunga e fruttuosa è stata la laboriosa attività pubblicistica che lo impegnò nel campo della Ricerca Psichica sia con articoli che con monografie, tradotte in molte lingue. Infatti la credibilità e la serietà del lavoro di Ernesto Bozzano furono riconosciute sia in Italia che all'estero. Fra le numerose riviste italiane ed estere con cui collaborò vi era anche Luce e Ombra, pubblicazione fondata nel 1900, ed interessanti sono i resoconti delle sedute medianiche a cui egli poté partecipare.

Innumerevoli sono gli incontri importanti che ebbero luogo durante il corso della vita di Ernesto Bozzano, soprattutto epistolari. Egli tenne corrispondenza con i maggiori ricercatori del paranormale senza mai partecipare personalmente a congressi nazionali e internazionali. Rilevanti furono gli incontri con Miss Maude Bubb e con Gastone De Boni. Ernesto Bozzano instaurò un forte legame con entrambi. Miss Bubb, con cui era entrato in corrispondenza agli inizi degli anni '20, fu una sua valida collaboratrice. Miss Bubb, di famiglia inglese benestante, si era assunta l'onere di inviargli regolarmente le pubblicazioni avvenute in Inghilterra in questo campo di studio. Grazie a questo continuo aggiornamento Ernesto Bozzano poteva conoscere le novità nella Ricerca Psichica. Inoltre, per merito delle traduzioni di Miss Maude gli articoli di Ernesto Bozzano poterono essere pubblicati sulle riviste anglosassoni. Ancora più importante fu l'incontro nel 1929 con Gastone De Boni, con il quale instaurò un vero e proprio sodalizio grazie alle molte affinità che li legavano. Ernesto Bozzano aveva capito che il suo erede spirituale non poteva che essere Gastone De Boni; pertanto destinò a lui la sua ricca Biblioteca, costituita da importanti e fondamentali testi sulla Ricerca Psichica. L'ultimo periodo della sua vita fu molto infelice a causa di problemi economici e di salute. Si spense, all'età di 81 anni, il 24 giugno 1943 nella piena convinzione che tutta la fenomenologia paranormale non è legata alla parte biologica dell'uomo, ma soprattutto alla sua parte psichica (mente, anima, spirito o comunque si voglia intendere).

Nonostante il meticoloso lavoro di ricercatore e compilatore lo impegnasse molto, non trascurò la sperimentazione, partecipando ad una serie di sedute medianiche organizzate da un circolo culturale genovese all'epoca molto noto, il Circolo Minerva. Importanti furono le sedute con Eusapia Palladino, ma lo furono molto di più quelle tenute a Millesimo, vicino a Savona, in casa del marchese Centurione Scotto, dove si verificava il fenomeno della voce diretta. Ernesto Bozzano nella sua qualità di direttore delle sedute scrisse in merito a questi fenomeni dettagliate relazioni sulla rivista Luce e Ombra, che furono poi raccolte in un libro. Alla morte di Ernesto Bozzano Gastone De Boni venne in possesso di una ricca raccolta documentaria che ampliò ed aggiornò. È merito di Gastone De Boni se la Biblioteca ha potuto conservarsi fino ad oggi e raggiungere le dimensioni odierne. Ed è ancora grazie a lui che diverse opere monografiche di Ernesto Bozzano sono state pubblicate, molte delle quali sconosciute al pubblico italiano.

 

 

(Textos copiados do site Feparana)

Gêneva, cidade natal de Ernesto Bozzano.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Genova-Castello_d%27Albertis-panorama.jpg

Panorama de Gênova em 1490.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A9nova#/media/File:Genova1493.png

Capas de livros de Ernesto Bozzano. Imagens da internet.

Bozzano jovem

Imagem Wikipedia

 

 

 

 

Deus revida?

 

 

 

Recordo ainda hoje... Na sala de aula, a mestra contou a história do navio Titanic.

Tendo como engenheiro naval Thomas Andrews, sua viagem inaugural iniciou na Inglaterra, no dia 10 de abril de 1912.

A descrição daquele enorme navio, com capacidade para transportar mais de duas mil pessoas, o luxo da primeira classe, os jantares com orquestra ao vivo, nos atiçou a curiosidade.

A classe ficou silenciosa e atenta.

O navio era considerado inafundável, pelos que o idealizaram, graças à possibilidade de ter até quatro dos seus compartimentos inundados e permanecer flutuando.

Entretanto, a colisão com o enorme iceberg rasgou cinco deles e, em três horas, o navio havia se partido ao meio e naufragado.

Era o quarto dia de navegação e mil e quinhentas pessoas perderam a vida, a maior parte delas ocupantes da terceira classe.

O que nos marcou, de forma indelével, foi o arremate final da mestra. Segunda ela, aquela colossal obra de engenharia marítima fora considerada como algo que nem Deus poderia afundar.

E, para que aqueles homens deixassem de se considerar como deuses, é que o navio fora a pique.

Durante muito tempo, em nossa imaginação infantil, desfilaram as crianças, as mulheres, os tantos homens, toda aquela gente que não pôde ser salva.

Lembramos até dos animais de estimação que estavam a bordo e também morreram.

Se Deus queria dobrar o orgulho dos idealizadores ou de quem se permitira tal comentário, em algum momento, fosse quem fosse, por que promover um desastre em que tantos passageiros perderam a vida?

Mais do que isso, nos perguntávamos: Deus revida o mal? Mas Ele não é infinitamente justo e bom?

A elucidação a essas questões somente nos chegaria, anos mais tarde, quando o contato com uma religião de amor se fez presente em nossa vida.

Então, o pavor daquele Deus vingativo, que assombrara muitas noites da nossa infância, desapareceu como fumaça, levada pelo vento forte.

O desastre fora causado, sim, pelo orgulho dos homens, pela sua imprevidência, que chegara ao ponto de não dispor de botes salva-vidas suficientes para todos os embarcados.

Irresponsabilidade dos que não pensaram nas tantas vidas a bordo; que não pensaram que, num trajeto de quase cinco mil quilômetros, pelo imenso oceano, algo poderia ocorrer.

Sim, desastres existem. Acidentes ocorrem. Sabemos que tudo está delineado dentro da Lei de causa e efeito, exatamente como nos lecionou o Mestre de Nazaré: A cada um será dado segundo as suas obras.

No entanto, a responsabilidade de quem se torna o agente da tragédia não pode ser descartada.

Isso encontra respaldo na advertência crística: Dá conta da tua administração.

E o que se encontra sob nossa administração? A edificação de edifícios e pontes, a saúde dos indivíduos, a educação, vidas humanas?

Pensemos nisso e, longe de culpar a Divindade por esse ou aquele acontecimento infeliz, verifiquemos se, pela nossa correta ação, não poderia ter sido evitada certa catástrofe, determinado acidente absurdo.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 23.6.2016
.

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

O RMS Titanic começando um dia de testes no mar, aos 02 de abril de 1912.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:RMS_Titanic_sea_trials_April_2,_1912.jpg

 

O navio RMS Titanic partindo de Southampton aos 10 de abril de 1912.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:RMS_Titanic_3.jpg

O “Café Parisien” do RMS Titanic

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/RMS_Titanic#/media/File:Titanic_cafe_parisien.jpg

O iceberg que acredita-se ter batido no Titanic, fotografado pelo comissário chefe do SS Prinz Adalbert na manhã do dia 15. Testemunhas afirmam que o iceberg tinha rastros de pintura vermelha do casco do navio em um de seus lados.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/RMS_Titanic#/media/File:Titanic_iceberg.jpg

O Titanic foi acidentado no final da  noite do dia  14 e afundou na madrugada de 15/04/1912.

Vista da proa do RMS Titanic fotografado em junho de 2004 pelo ROV Hercules durante uma expedição

de retornar ao naufrágio do Titanic. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Titanic_wreck_bow.jpg

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]