Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 03 de março de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/03-03-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/03-03-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

02-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/02-03-2016.htm

01-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/01-03-2016.htm

29-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/29-02-2016.htm

27-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/27-02-2016.htm

26-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/26-02-2016.htm

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

 

 

Culpa e Consciência

 

“(...) A soma das tuas ações positivas quitará o débito moral que contraíste perante a Divina Consciência, porquanto o importante não é a quem se faz o bem ou o mal, e sim, a ação em si mesma em relação à harmonia universal.”

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – Livro  Momentos de Saúde e de  Consciência,    1ª ed., p. 119 – Editora LEAL

 

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

 

 

 

Culpa y conciencia

...La suma de tus acciones positivas saldará la deuda moral que contrajiste ante la Divina Conciencia, porque lo importante no es a quien se hace el bien o el mal, sino la acción en sí misma en relación con la armonía universal.

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Momentos de salud y de conciencia – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino, Salvador, Bahia, Brasil

 

 

(Recebido em email de tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

 

..................................

..............................

......................

 

 

 

(Copiado de Febnet)

 

 

Flores materializadas e moldadas em parafina constantes do livro “O trabalho dos mortos” FEB

obtidas em trabalhos mediúnicos de materialização com o concurso do espírito Annita.

Fonte: http://clotildes.tripod.com/documentos/pdf/o_trabalho_dos_mortos.pdf

 

 

 Quem paga?

 

 

Richard Simonetti

richardsimonett[email protected]

                                  

 

Marcos, 12:41-44

Lucas, 21:1-4

            No Pátio das Mulheres, no templo, em Jerusalém, havia as treze arcas do tesouro, com o formato de chifre de carneiro, onde os judeus depositavam suas contribuições. Fazia parte do culto. Indeclinável dever.

            Em companhia dos discípulos, Jesus observava o movimento, envolvendo pessoas de todas as camadas sociais. Os mais ricos efetuavam contribuições maiores, não raro de forma ostensiva. Alguns trocavam determinada importância por muitas moedas, de ínfimo valor. Tilintavam ao ser despejadas.

            O objetivo era alardear a contribuição, como se dissessem:

            – Vejam como sou generoso!

            Jesus ensinava que pessoas assim não se habilitam às dádivas celestes. Já receberam sua recompensa – satisfazer à própria vaidade.

                                                           ***

            Surgiu, em dado instante, uma senhora vestida com simplicidade, uma viúva pobre. Acercou-se, discretamente, e depositou algumas moedas, valor insignificante. Depois se misturou, incógnita, à multidão. Jesus, que a observava, disse aos discípulos:

            – Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos os ofertantes. Estes deram do que lhes sobrava, ao passo que ela, na sua pobreza, deu tudo o que possuía, tudo o que lhe restava para o seu sustento.

            O episódio evoca assunto controvertido – a contribuição para os serviços religiosos. A manutenção de uma igreja católica, um templo evangélico, um centro espírita, envolve despesas relacionadas com água, luz, telefone, funcionários de limpeza, zelador, impressos…

            Quem paga? Obviamente, o adepto, o participante, o beneficiário…

            Tomo por referência o Centro Espírita Amor e Caridade, de Bauru. Além do salão de reuniões para seiscentas pessoas, há dezenas de salas usadas em cursos, evangelização infantil, mocidade, tratamentos espirituais, reuniões mediúnicas, estudos, seminários… Só para limpeza e manutenção dessas dependências há oito funcionários. Isso tudo implica em despesas.

            A contribuição dos frequentadores, portanto, não configura favor, nem exercício de generosidade. É dever elementar!

            Todos estimamos o lazer e pagamos por ele – televisão, vídeo-locadora, cinema, tv a cabo, clube social, passeios, festas, viagens, esporte… Razoável que destinemos valor equivalente para algo muito mais importante – as atividades relacionadas com nossa edificação espiritual.

            Há outro detalhe: o Centro Espírita empenhado em vivenciar os ideais espíritas fatalmente vincula-se ao serviço social, exercitando o espírito de serviço.

            Creches, berçários, albergues, hospitais, escolas, núcleos de assistência à família, à gestante, ao presidiário, ao enfermo, proliferam sem cessar na Seara Espírita, favorecendo a formação de uma mentalidade solidária, alicerce básico para que se instale na Terra o desejado Reino de Deus.

            Evidentemente, para que cumpram suas finalidades necessitam de recursos financeiros. Lamentavelmente, sob inspiração do egoísmo, que nos faz subestimar nossos recursos e superestimar nossas necessidades, nunca há sobras, aparentemente.

            Certa feita, um companheiro solicitou donativo a rico industrial, para a construção de um núcleo assistencial de periferia.

            Muito sério, respondeu: – Acho esse trabalho importante e meritório.  Infelizmente, não poderei ajudar. Estou envolvido em investimento de milhões.  Não tenho um centavo disponível...

            Outro, comerciante bem posto, recusou-se porque estava planejando viagem ao exterior com a família.  – Vou gastar muito. Preciso economizar…

            Quanto mais se tem, menos sobra.  Por isso Jesus diz: o importante é dar o que , supostamente, nos fará falta. Felizes aqueles que, à semelhança da viúva pobre, revelam desprendimento para dar o que realmente lhes é necessário.

            A experiência demonstra que a pessoas assim nunca faltarão meios de subsistência. Afinal, como ensina velho aforismo:

Quem dá aos pobres, empresta a Deus.

 

Afresco barroco na Basílica de Ottobeuren. Alemanha,  ilustra a parábola do óbulo da viúva.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Lesson_of_the_widow%27s_mite#mediaviewer/File:BasilikaOttobeurenFresko08.JPG

 

 

Serestas e simplicidade marcam despedida a Alamar Regis

Alamar Regis, com amigos do Lar Frei Luiz, em Nova Iguaçu (RJ). Em fevereiro de 201’5.

Sem flores, mas com simplicidade e ao som das serestas gravadas na própria voz, o “adeus” a Alamar Regis Carvalho, na tarde de ontem (1º de março), em Jacareí (SP), não foi exatamente uma cerimônia fúnebre. Por toda a noite de segunda-feira, em que o corpo esteve “velado” na sede do Grupo Espírita Casa da Paz, o ambiente foi de recolhimento e preces, mas não de tristeza.

Bem ao feitio e modo de ser do grande comunicador do Espiritismo, o tom cerimonial foi substituído pelas manifestações de amizade e carinho que os amigos puderam gravar para os programas dos canais de web-TV, que eram até então apresentados pelo próprio Alamar. Outros, de todo o Brasil, enviavam mensagens pelas redes sociais.

Porém, nem as chuvas da segunda e da terça-feira evitaram que muitos fossem à Casa da Paz para render suas homenagens ao comunicador.  Para citar alguns, lá estavam o cineasta Allan Bispo (Rio de Janeiro); Jorge Reis, Rui Barbosa e Rodrigo Costa (apresentadores do programa “Vivência Espírita”, de São José dos Campos); Julia Nezu (presidente da USE), Pedro Nakano (presidente do CCDPE Eduardo Monteiro Carvalho), o cineasta Oceano Vieira de Melo, além de Eder Fávaro (Rádio Boa Nova); Luis Hu Rivas, Gilson Teles Aragão, Maurício Roberto Tomé (São José dos Campos), Roberto Barbosa (São José dos Campos) e Carlos Roberto Monteoliva (Jacareí).

Cabe registrar ainda a presença constante do casal Hélio e Ludmila Afif, do Grupo Espírita Casa da Paz, que acompanhou Alamar no período de internação e ofereceu todo o suporte à viúva, Cristina, e familiares de Alamar Régis. Nestes últimos dias, ele contava com a companhia das filhas Elisângela e Janini do seu primeiro casamento (que moram nos Estados Unidos) e dos filhos Rafaela e Allan Albert, o caçula.

A propósito, a exibição do filme “Luz da Escola”, dirigido por Oceano Vieira de Mello, no próximo 10 de março (na Reserva Cultural, em São Paulo), manterá o seu caráter beneficente, com receita revertida em favor da família de Alamar, conforme garantiram o cineasta e a presidente da USE, Julia Nezu. “Além de colaborar com a família, o evento será também uma forma de homenagear o amigo Alamar e prestar a ele nosso reconhecimento e gratidão”, falou Julia.

Pioneiro do “Espiritismo via Satélite”

Analista de sistemas, escritor, radialista e diretor de televisão, Alamar era comunicador por excelência, tendo sido repórter da Rede Globo, numa de suas filiadas em Belém (PA). E foi dessa capital, que Alamar protagonizou a primeira transmissão de uma palestra espírita via satélite para todo o Brasil.

Alamar escreveu livros e publicou a revista Visão Espírita, que era vendida em bancas. Nos últimos anos, apresentava seus programas de palestras e entrevistas pela webTV (Canal 500), em parceria com nosso companheiro de USE, Lirálcio Ricci. Ao lado da esposa, Telma, Lira esteve com Alamar ao longo do período de internação, até os momentos derradeiras. “Esse legado de Alamar não pode ser esquecido. E caberá a nós, também comunicadores da Boa Nova Espírita, dar continuidade à sua obra”, afirmou Lira.

 

(Copiado do site http://usesp.org.br/desencarna-alamar-regis-carvalho-em-sao-jose-dos-campos/)

Exibição especial do Filme Luz da Escola em

São Paulo

 

CONVITE PARA EXIBIÇÃO ESPECIAL DE FILME EM SÃO PAULO

Aos Dirigentes e Colaboradores das Instituições Espíritas

 

O filme “Luz da Escola”, da Versátil Digital, terá exibição especial em São Paulo, no próximo 10 de março (quinta-feira), na Reserva Cultural (Avenida Paulista, 900), às 10h30. O filme é baseado nas cartas do Espírito Nina Arueira dirigidas ao seu ex-noivo Clóvis Tavares, através da psicografia de Chico Xavier.

A jornalista Nina Arueira, que desencarnou aos 19 anos nos braços de Clóvis, encoraja o ex-noivo a fundar uma escola para acolher crianças pobres em Campos dos Goytacazes (RJ), o que se deu meses depois de sua morte, em outubro de 1935, com o nome de Escola Jesus Cristo.  

A direção de “Luz da Escola” é de Oceano Vieira de Mello, que se baseou em roteiro do próprio Clóvis Tavares (desencarnado em 1984) e de Flavio Tavares. Além da USE, a iniciativa tem ainda apoio do jornal Correio Fraterno.

Caráter beneficente

A receita de bilheteria ajudará a custear despesas de tratamento médico do nosso confrade Alamar Regis Carvalho, que se encontra hospitalizado em São José dos Campos, cidade onde passou a residir há cerca de dois anos. Os ingressos custam 20 reais e o valor deve ser depositado na conta da USE — CNPJ 43.305.782/0001-09 — Banco Itaú, agência 0725, c/c 06890-2. O comprovante deve ser enviado para o e-mail: [email protected]. A secretaria da USE confirmará o recebimento via e-mail que servirá para retirar o ingresso na entrada do cinema.

 

Esperamos por você!

Julia Nezu - USE-SP

www.usesp.org.br

 

(Informação recebida em emails de Julia Nezu;  de Regina Bachega;  de Dercio Conceicao [[email protected]]; carlos roberto monteoliva [[email protected]];

 

 

Registro. Divaldo Franco no Paraná

Maringá

 

 

 

1º de março de 2016  

 

 

Divaldo Franco no Paraná

 

Maringá – 1º de março de 2016

As atividades doutrinárias, espirituais e administrativas que são desenvolvidas por Divaldo Franco, o Embaixador da Paz e da Bondade no Mundo, requerem do abnegado divulgador da mensagem cristã uma dedicação e uma disposição física e emocional muito grande. A amplitude da abnegação, a superação de limites e a atenção incondicional ao próximo fazem de Divaldo Franco uma pessoa ímpar, difícil de ser aquilatada em todos os pormenores de sua existência como ser humano, como médium, orador espírita e pelas obras assistenciais.

As pessoas que não estejam diretamente envolvidas com o trabalho do Semeador de Estrelas têm dificuldades de compreender a superação, a dedicação e o desprendimento daqueles que buscam facilitar e a executar as tarefas relativas as atividades de Divaldo Franco em diversas oportunidades.

 

Depois de um profícuo trabalho realizado em Natal/RN, nos dias 27 e 28 de fevereiro, o incansável Divaldo Franco esteve proferindo grande conferência em Maringá/PR, onde chegou por volta das 17 horas. Essa atividade faz parte da programação da XVIII Conferência Estadual Espírita que promove palestras, com convidados especiais, pelo interior do Paraná. O evento foi realizado às 20 horas no Excellence Centro de Eventos, na Av. Virgílio Manília, 250, Jardim Ouro Cola, com cerca de 2.500 pessoas presentes.

Com a presença de diversas lideranças espíritas da região de Maringá e dos dois vice-presidentes da Federação Espírita do Paraná, de representantes do poder público municipal, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de representações de outras religiões, Divaldo Franco destacou que o homem hodierno vive um período de insatisfação que se manifesta pelo sexismo, pelo consumismo e pelo individualismo, conforme estudiosos do comportamento humano.

 

O Professor Divaldo Franco fazendo uma análise da história da humanidade a partir do Século XVII, com base em vários pesquisadores, informou que o homem utilizando-se da tecnologia tem experimentado a solidão, a depressão, afastando-se de seu semelhante, sendo indiferente com relação ao próximo. Porém, a Doutrina Espírita com seus fundamentos filosóficos, éticos e morais com consequências religiosas apresenta Jesus e a Sua mensagem de amor, capaz de redirecionar o homem ao seu estado de solidariedade, de compaixão e de caridade.

Com narrativas emocionantes que destacavam a ação amorosa de seus personagens, Divaldo apresentou a possibilidade para reflexões em torno do perdão, do autoperdão, do amor e da dedicação ao próximo, mesmo sendo esse um inimigo, um adversário. É necessário, frisou o inolvidável expositor, que o ser humano comece a descobrir os irmãos invisíveis, isto é, aqueles que estando à margem da sociedade não são percebidos pelos que lhe estão próximos. São os desvalidos de saúde, de recursos educacionais, financeiros, morais, éticos.

 

É necessário amar, amar até doer, conforme ensinava Madre Tereza de Calcutá. Nessa hora de desolação é fundamental viver o e no amor do Cristo. A mensagem espírita é uma proposta ética para preencher o vazio existencial, transformando o homem em um ser melhor, melhorando, assim, a humanidade, pois que é um ser imortal em constante progresso. Vivamente aplaudido, após o Poema de Gratidão, de Amélia Rodrigues, Divaldo se recolheu ao hotel para o merecido repouso, pois que deverá estar no aeroporto às 5 horas da manhã para embarcar no voo que o levará à Curitiba, e de lá, via rodoviária, por mais 245 quilômetros, chegar em seu destino, União da Vitória, onde proferirá mais uma conferência no dia 02 de março de 2016.

A Equipe do Livro Divaldo Franco/RS, e que realiza um trabalho voluntário para a Mansão do Caminho e de divulgação da Doutrina Espírita, se deslocou no dia 28 de fevereiro desde Porto Alegre, passando por Novo Hamburgo, cumpriu a primeira etapa, transportando os livros, percorrendo mais de 850 quilômetros. A segunda etapa, no dia 29, foram mais 460 quilômetros percorridos em oito horas e trinta minutos, dadas as condições da estrada.

Cumpridas as atividades em Maringá, e tendo que se deslocar para União da Vitória/PR, na divisa com Santa Catarina, a Equipe sairá pela madrugada pois que precisará percorrer por via terrestre um trecho de 500 quilômetros, devendo estar pronta no local do evento às 17h00min do dia 02 de março de 2016.

 

              Texto: Paulo Salerno
              Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

DIVALDO FRANCO EN PARANÁ - Maringá, 1º de marzo de 2016.
 

Las actividades doctrinarias, espirituales y administrativas que desarrolla Divaldo Franco, el Embajador de la Paz y la Bondad en el Mundo, requieren del abnegado divulgador del mensaje cristiano una dedicación y una disposición física y emocional muy importante. La magnitud de la abnegación, la superación de límites y la atención incondicional al prójimo hacen de Divaldo Franco una persona singular, difícil de aquilatar en todos los pormenores de su existencia como ser humano, como médium, orador espírita y también por las obras asistenciales.

Las personas que no están directamente involucradas con el trabajo del Sembrador de Estrellas tienen dificultades para comprender la superación, la dedicación y el desinterés de quienes tratan de facilitar y efectuar las tareas relacionadas con las actividades de Divaldo Franco en diversas oportunidades.

 

Después de un fecundo trabajo llevado a cabo en Natal, RN, durante los días 27 y 28 de febrero, el incansable Divaldo Franco estuvo pronunciando una importante conferencia en Maringá, PR, adonde llegó alrededor de las 17:00. Esa actividad forma parte de la programación de la XVIII Conferencia Estadual Espírita, que promueve disertaciones con invitados especiales en el interior del Estado de Paraná. El acto se realizó a las 20:00 en el Excellence Centro de Eventos, en la Av. Virgílio Manília 250, Jardim Ouro Cola, con cerca de 2.500 personas presentes.

 

Con la concurrencia de diversos representantes de instituciones espíritas de la región de Maringá, y de los dos vicepresidentes de la Federación Espírita de Paraná, de representantes del poder público municipal, de la Policía Militar, del Cuerpo de Bomberos y de representaciones de otras religiones, Divaldo Franco destacó que el hombre de hoy vive un período de insatisfacción, que se pone de manifiesto mediante el sexismo, el consumismo y el individualismo, según los estudiosos del comportamiento humano.

 

El Profesor Divaldo Franco hizo un análisis de la historia de la humanidad a partir del siglo XVII, con base en varios investigadores, e informó que el hombre, valiéndose de la tecnología, ha experimentado la soledad, la depresión, y se ha apartado de sus semejantes, por ser indiferente en relación con el prójimo. No obstante, la Doctrina Espírita con sus fundamentos filosóficos, éticos y morales, con consecuencias religiosas, presenta a Jesús y a su mensaje de amor, capaz de volver a conducir al hombre a su estado de solidaridad, de compasión y de caridad.

Mediante narraciones emocionantes que destacaban las acciones amorosas de sus personajes, Divaldo concedió la posibilidad de efectuar reflexiones acerca del perdón, del autoperdón, del amor y de la dedicación al prójimo, aunque este sea un enemigo, un adversario. Es necesario, destacó el inolvidable expositor, que el ser humano comience a descubrir a los hermanos invisibles, es decir, a aquellos que por estar al margen de la sociedad, no son percibidos por los que están cerca de ellos: se trata de los desvalidos de salud, de recursos educativos, financieros, morales, éticos.

 

Es necesario amar, amar hasta experimentar dolor -según enseñaba la Madre Teresa de Calcuta. En esta hora de desolación es fundamental vivir en el amor del Cristo. El mensaje espírita es una propuesta ética para llenar el vacío existencial, que transforma al hombre en un ser mejor, lo que hace mejor, pues, a la humanidad, porque se trata de un ser inmortal en constante progreso. Efusivamente aplaudido, después del Poema de la Gratitud de Amélia Rodrigues, Divaldo se retiró hacia el hotel para el merecido reposo, pues deberá estar en el aeropuerto a las 05:00 de la mañana para embarcarse en el vuelo que lo llevará a Curitiba, y desde allí, por carretera, cubrir 245 km para llegar a su destino: Unión de la Victoria, donde pronunciará otra conferencia el día 02 de marzo de 2016.

El Equipo del Libro Divaldo Franco, constituido por colaboradores de Rio Grande do Sul, Equipo que realiza una tarea voluntaria para la Mansión del Camino y de divulgación de la Doctrina Espírita, se trasladó el día 28 de febrero desde Porto Alegre, pasando por Novo Hamburgo, y completó la primera etapa -transportando los libros para la venta-, con un recorrido de más de 850 km. La segunda etapa, el día 29, fueron otros 460 km superados en ocho horas y treinta minutos, dadas las condiciones de la ruta.

Cumplidas las actividades en Maringá, y teniendo que trasladarse a União da Vitória, PR, en el límite con Santa Catarina, el Equipo saldrá de madrugada, pues recorrerá por vía terrestre un trayecto de 500 km, a fin de estar presente en el lugar del acto, a las 17:00 del día 02 de marzo de 2016.

               Texto: Paulo Salerno
              Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto em espanhol recebido em email da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 

 

 

 4º. Aniversário do programa de rádio “Voces Espiritas”

Lima, Peru

 

Los invitamos a celebrar el 4to Aniversario del programa radial del CE Joanna de Angelis, "Voces Espíritas", este sábado 5 de marzo a las 12 m. por Radio latina 990 AM.

El tema será "Espiritismo: Luz en nuestras vidas" bajo la conducción de Isabel Loo,  y como invitados Javier Mazzini y Vladimir Borrero.

Fraternalmente,

 

 

(Informação recebida em emails de Union Espírita Kardecista [[email protected]] e de Maria Reyna de Morante)

 

 

 

 FEB – Mostra Cultural Tocando a Alma

Brasília, DF

 

 

No próximo sábado, dia 5, às 18h30, a FEB dá início ao Projeto Tocando a Alma, que promove a música em sua sublime expressão. Será lançada a Mostra Cultural sobre os 150 anos de Frederico Fígner, pioneiro fonográfico no Brasil, proprietário da Casas Edison e Odeon, divulgador espírita e ex-vice-presidente da Federação Espírita Brasileira. O momento contará, ainda, com a primeira de uma série de apresentações musicais que ocorrerá ao longo do ano.

Na primeira noite, a pianista Elenise Bandeira, acompanhada da cantora Livia Izar, executará canções eruditas e outras alusivas à história do homenageado, Frederico Fígner.

Serviço:

Data: 5/3/2016

Hora: 18h30

Local: Sede da FEB em Brasília.

 

Confira a programação cultural de 2016:

Dia 5 de março: Apresentação musical com a pianista Elenise Bandeira e com a cantora Livia Izar, às 18h30.

Dia 3 de abril: Cine-debate – Star Wars Episódio III: A vingança dos Sith, às 19h.

Dia 8 de maio: Apresentação musical, às 19h.

Dia 5 de junho: Cine-debate – E se fosse verdade, às 19h.

Dia 7 de agosto: Apresentação musical, às 19h.

Dia 11 de setembro: Cine-debate – Malévola, às 19h.

Dia 2 de outubro: Apresentação musical, às 19h.

Dia 6 de novembro: Apresentação musical, às 19 h.

Entrada franca. Com intuito de auxiliar a Área Assistencial da FEB, solicitamos, a quem puder contribuir, a doação de 1 kg de alimento não perecível. 

 

/ 

Mayara Paz

Federação Espírita Brasileira
Gerente de Comunicação 

[email protected]
Tel. (61) 2101-6175

 

 

 5º Encontro Espírita da Academia da Força Aérea  e

Grupo Espírita Irmão Gabriel.  Pirassununga, SP

 

 

Prezados Amigos;

Bom dia!!

É com imensa alegria que venho até cada um de vocês para convidá-los para a quinta edição do nosso encontro:

 5° Encontro Espírita da Academia da Força Aérea e Grupo Espírita Irmão Gabriel; este ano junto com a

XVIII SEARA Espírita - USE/Araras

Nosso tema será: "A Família e a Nova Terra: o amor como sustentáculo"

Este ano acontecerá em dois dias, 11 e 12 de junho (Sábado e domingo)

Acesse nosso site: http://encontroespiritaafa.com.br/

e faça já a sua inscrição!!

Repassem aos seus companheiros da doutrina e nos auxiliem na divulgação do Evangelho de Jesus em cada coração!

Meu sincero e afetuoso abraço!

Participe!

Fraternalmente;

Renato Batista

Sempre em frente...
 
 

5º Encontro Espírita da Academia da Força Aérea  e Grupo Espírita Irmão Gabriel

XVIII SEARA Espírita – USE/ARARAS-SP

Tema Gerador - “Família e a nova terra: O amor como sustentáculo”

 

11 DE JUNHO DE 2016 - SÁBADO 

Horário 

Evento 

13h às 14h20min 

Recepção / Cadastramento 

14h30min às 14h50min 

Abertura / Evangelho e Prece

15h às 15h50min 

1ª Palestra: ALZIRA BESSA

15h55min às 16h25min 

Lanche fraterno /Visita Estandes/ Apresentação Musical: MOACYR CAMARGO

16h30min às 17h20min 

2ª Palestra: CÉSAR PERRI

17h30min às 18h20min

3ª Palestra: CLÁUDIO SINOTTI

18h30min às 19h20

Lanche Fraterno/Visita Estandes / Apresentação Musical: MOACYR CAMARGO

19h25min

Acomodação no recinto 

19h30min às 20h20min 

Apresentação Musical: TENOR - ANDRÉ VILCHES 

20h30min

Encerramento / Evangelho e Prece

 

12 DE JUNHO DE 2016 - DOMINGO 

Horário 

Evento 

07h às 0815minhmin 

Recepção / Cadastramento / Café da Manhã Fraterno 

08h25min às 08h45min 

Abertura / Evangelho e Prece

08h50min às 09h40min 

4ª Palestra: MARGARETE ÁQUILA

09h45min às 09h55min 

Foto oficial do evento 

09h55min às 10h20min 

Lanche fraterno /Visita Estandes/ Apresentação Musical: MOACYR CAMARGO

10h20min 

Acomodação no recinto 

10h25min às 11h15min 

5ª Palestra: ANDRÉ PEIXINHO 

11h25min às 12h15min 

6ª Palestra: AGNALDO PAVIANI

12h20min às 13h40min 

Almoço/Visita a Estandes Diversos 

13h40min 

Acomodação no recinto 

13h50min às 14h50min 

MESA DE REFLEXÕES Peixinho//Margarete//Paviani//Perri

14h50min às 15h 

Intervalo

15h05min 

Acomodação no recinto 

15h10 às 16h 

7ª Palestra: EMANUEL CRISTIANO 

16h 

Encerramento / Evangelho e Prece

(Informação recebido em email de Ademir Mendess [[email protected]])

 

 

 Simpósio e palestras com  Nazareno Feitosa em

Recife, PE

 

 

(Informação recebida em email de Nazareno Feitosa)

 

 

 Informativo do Centro Espírita Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Informativo Semanal 04/03 a 11/03

 

Bom dia Amigos!

 

Segue nosso informativo com as palestras, campanhas e eventos.

Participem!!! ​

 

 


--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 Palestra na União Espírita Paschoal Grossi

Araraquara, SP

 

Caros amigos, nesta sexta feira dia 04/03 às 20h, estaremos recebendo o expositor espirita Jamiro dos Santos Filho (Araguari-MG) na União Espirita Paschoal Grossi – Rua São Bento, 2395 – Araraquara-SP.

Todos convidados, não percam!!!

Abraços Fraternos

Sandra

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore)

 

 

 Programação comemorativa do 12 anos do

C.E. Casa de Emmanuel. Itatiba, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

 

 

Palestra pública na Fraternidade Espírita Gina.

São Paulo, SP

 

Rua Mauro, 76 – Saúde SP,  próximo ao Metrô Saúde.

 

MARÇO  DE 2016

12,  SÁBADO, às  19h30.

Palestrante:  ANDRÉ MAROUÇO.

 

http://www.agendaespiritabrasil.com.br/wp-content/uploads/2014/07/andre-marou%C3%A7o.jpg?3946df

( cineasta, roteirista e expositor espírita ).

 

Tema: Nos Passos do Mestre, Jesus, Segundo o Espiritismo.

 

Harmonização musical:

LIRÁLCIO ALVES. http://api.ning.com:80/files/hrNmqbTOLptHcSgIE2I4Xbve0eWeJPCAIsq2Jz9nDLp*9ow2pbdEDGrwerUfRbDu7u6lOSc6Ai7ztYBKyI12LPbgqCoB1wpr/capadocdminiatura.jpg?width=184&height=184&crop=1%3A1

( cantor espírita ).

Compareça.

A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE.

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 Programação da AME Osasco

Osasco, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 Programação do Mês Espírita de

Limeira, SP

 

 

(Informação recebida em email de Esmeralda Tura Citriniti [[email protected]])

 

 

 

 Agenda da AMEMG para o mês de março/2016

Belo Horizonte, MG

 

 

Encaminho a programação de março/2016 do Curso Princípios Básicos Médico-Espíritas oferecido pela Amemg em Belo Horizonte.

 

Aula

Data

Início

Fim

TEMA

Palestrante

5

27/fev

9h00

10h30

Deus

Olinta Fraga

6

05/mar

9h00

10h30

Espírito

Osvaldo Hely Moreira

7

12/mar

9h00

10h30

Mediunidade e saúde

Osvaldo Hely Moreira

8

19/mar

9h00

10h30

Mente e consciência

Roberto Lúcio Vieira de Souza

 

As aulas acontecem sempre das 9h00 às 10h30.

 

Local: Amemg (Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1160 – Bairro Nova Granada)

 

TRANSMISSÃO AO VIVO
Assista pela Rede Amigo Espírita canal 7, segue o link: http://goo.gl/W5FbJ6
Ouça na Web Rádio Fraternidade canal 6, segue
o link: http://goo.gl/jUKND8
Também é possível acompanhar ao vivo pelo aplicativo TUNE IN disponível para Android e Iphone, basta instalar e procurar pelo canal 6 da web rádio fraternidade.
 
Abraço Fraterno.

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 Programação para março/2016 da AMEDF

Distrito Federal

 

Programação AME DF Março 2016

 

 

02-03-16:  Ciclo de Palestras da AME DF na Comunhão Espírita de Brasília

                         Título: O mundo Interior

                         Expositor: Psicnl. Kátia Carrijo

                         Local: Comunhão Espírita de Brasília, sala 105, SGAS 604 sul, Asa Sul, Brasília DF

                          Horário: 20 h

 

03-03-16:   Reunião do Departamento Acadêmico da AME DF

                         Estudo do capítulo V do livro: Espiritualidade no cuidado com o paciente – Dr Harold Koening

                     Coordenação: Ac. Camila Rego

                           Local: Comunhão Espírita de Brasília, sala 220, SGAS, 604 sul, Asa Sul

                     Horário: 20h                      

 

O7-03-16Ciclo de Palestras da AME DF na FEB: Ciência, Saúde e Espiritualidade

                     Título: O pensamento como veículo de Saúde

                     Expositor: Dra Márcia Léon

                     Local: Federação Espírita Brasileira, SGAN 603 Norte, sala Boa Nova, Asa Norte, Brasília DF

                     Horário: 20:00 h

 

09-03-16: Ciclo de Palestras da AME DF na Comunhão Espírita de Brasilia

                    Título: Parábolas Terapêuticas

                    Expositor: Psicolg. André de Jesus Nonato

                    Local:  Comunhão Espírita de Brasília, sala 105, SGAS 604 sul, Asa Sul, Brasília DF

                    Horário: 20 h

 

 

 

 

12-03-16: Roda de Terapia Comunitária Integrativa

                   Coordenador: Dra Maria da Penha Batista

                   Local: Via Estrutural, Sociedade Assistencial Francisco de Assis, Brasília 

                   Horário: 8:30-11:30 h

 

12-03-16: Atendimento Ambulatorial no Grupo Espírita Voluntários da Paz

                  Coordenador: Dra Antônia Marilene da Silva

                  Local:  Ceilândia Sul, EQNN 24-26

                  Horário: 8-12h

 

 14-03-16: Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária

                        Local:  Comunhão Espírita de Brasília, sala 220, SGAS 604 sul, Asa Sul, Brasília DF

                        Horário: 20 h

 

16-03-16 : Ciclo de Palestras da AME DF na Comunhão Espírita de Brasilia

                   Título: Estudando as emoções

                   Expositor: Psicnl. Kátia Carrijo

                   Local: Comunhão Espírita de Brasília, sala 105, SGAS 604 sul, Asa Sul, Brasília DF

                    Horário: 20 h

 

17-03-16:   Reunião do Departamento Acadêmico da AME DF

                     Artigo Científico - “The role of spirituality in health care” CHRISTINA M. PUCHALSKI, MD, MS - BUMC PROCEEDINGS 2001; 14:352–357.

                     Coordenador: Ac. Camila Rego

                           Local: Comunhão Espírita de Brasília, sala 220, SGAS, 604 sul, Asa Sul

                     Horário: 20h                      

 

21-03-16                     : Estudo da Obra de André Luiz: Evolução em Dois Mundos

                         Capítulo 3: Evolução e Corpo Espiritual

                    Coordenador: Dra Denise Brito

                    Local: Comunhão Espírita de Brasília, sala 220, SGAS, 604 sul, Asa Sul

                     Horário: 20:15 h

 

23-03-16: Ciclo de Palestras da AME DF na Comunhão Espírita de Brasília

                      Título:  O pensamento como veículo de Saúde da mente e do corpo.

                          Expositor: Dra Márcia Léon                      

                          Local: Comunhão Espírita de Brasília, sala 105, SGAS 604 sul, Asa Sul, Brasília DF

                       Horário: 20 h

 

26-03-2016: Palestra da AME DF no Grupo de pais da FEDF Sudoeste

                            Título : O Inconsciente - o Desconhecido que nos afeta.  

                              Expositor: Psicnl. Kátia Carrijp

                              Local : QMSW 05 Lote 05  Sudoeste – Brasília-DF

                              Horário: 15:30 h

 

28-03-16: Estudo da Obra de André Luiz: Evolução em Dois Mundos

Capítulo 4: Automatismo e Evolução Espiritual

Coordenador: Dra Denise Brito

                          Local: Comunhão Espírita de Brasília, sala 220, SGAS, 604 sul, Asa Sul

                           Horário: 20:15 h

 

30-03-16: Ciclo de Palestras da AME DF na Comunhão Espírita de Brasilia

                          Título: Diretrizes para a cura integral: Conexão corpo-mente-espírito

                          Expositor: Dra Fabíola Zanetti

                          Local: Comunhão Espírita de Brasília, sala 105, SGAS 604 sul, Asa Sul, Brasília DF

                           Horário: 20h

 

31-03-16:   Reunião do Departamento Acadêmico da AME DF

                         Considerações finas do livro: Espiritualidade no cuidado com o paciente – Dr Harold Koening

                     Coordenador: Ac. Camila Rego

                           Local: Comunhão Espírita de Brasília, sala 220, SGAS, 604 sul, Asa Sul         

                           Horário: 20h                      

 

 

                    

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 Programação de palestras alusivas ao “Dia da Mulher”

Guarulhos, SP

 

 

Repassando aos amigos/irmãos doutrinários, para apreciação e gentileza na divulgação entre seus contatos e afins de suas comunidades, segue esta bela programação de palestras alusivas ao 'DIA DA MULHER'.

 

Gratos, 

ótimo dia a todos e abraços fraternos!

Domingos B. Rodrigues

 

Imagem inline 1

 

​AGRADECEMOS SUA ATENÇÃO E GENTILEZA NA DIVULGAÇÃO!

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B. Rodrigures [[email protected]])

 

 

 

 Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra com

 

OTÁVIO T. S. MANDRÁ

 

de São José do Rio Preto, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 02 de março, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Assine a Folha Espírita e ganhe o livro

"O Legado de Marlene Nobre"


Se a mensagem não estiver legível, acesse este link.

(Informação recebida de Giovana Campos)

 

 

 

 Leia o Boletim eletrônico da AME-Brasil. Março/2016

 

Acesse:

http://www.amebrasil.org.br/2015/news/marco_2016.html

 

 

 

 Leia o jornal A Nova Era

Franca, SP

 

Leia a edição de março de 2016, do jornal A Nova Era, da cidade de Franca-SP, órgão mensal de divulgação espírita, editado pelo IDEFRAN (Instituto de Divulgação Espírita de Franca).

Veja as principais manchetes:
- AJE-Brasil divulga nota em que se posiciona contra aborto em casos de grávidas infectadas pelo zika vírus; p.7;
- Desencarna a colaboradora Dima Lourenço Marquez; p.6;
- 66a Semana do Livro Espírita; p1;
- Conhecimento e equilíbrio no seminário de Divaldo P. Franco; p.1;
- Assiduidade e pontualidade do trabalhador espírita; Editorial; p.2;
- Meu direito, direito dos outros; artigo de João Vaz; p.3;
- Por que a mediunidade é concedida a pessoas indignas?; artigo de Eurípedes B. Carvalho; p.4;
- XX Semana Espírita Grupo Espírita Lar de Ismália; p.7;
- Clube do Livro Espírita do Idefran, Opções para o próximo mês de abril; p.12.

Baixe a versão digital em pdf no site: www.idefran.com.br

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

  Cuidar dos que cuidaram de nós

 

 

Um filho levou seu pai a um restaurante para desfrutar de um delicioso jantar.

O pai estava bastante velho e, também, um pouco fraco.

Enquanto comiam, um pouco de comida, de vez em quando, caía sobre sua camisa e calças.

Os outros convidados assistiam a cena com certo incômodo, como se, para eles, aquele não fosse o local adequado para estar aquele idoso. Mas, o jovem permaneceu totalmente calmo.

Uma vez que ambos terminaram de comer, o filho, sem demonstrar estar envergonhado, ajudou-o com absoluta confiança e o levou ao banheiro.

Lá limpou os restos de seu rosto enrugado, assim como os alimentos e manchas de suas roupas. Amorosamente, penteou-lhe os cabelos grisalhos e, finalmente, assentou seus óculos...

Ao sair do banheiro, um profundo silêncio reinava no restaurante. Ninguém conseguia entender como poderiam ter passado por aquelas cenas de constrangimento tão naturalmente.

O rapaz estava pronto para pagar a conta mas, antes de sair, um homem, também de idade, surgiu entre os convidados, e perguntou ao rapaz:

Você não acha que deixou alguma coisa aqui?

O jovem respondeu, intrigado: Não, não deixei nada.

Em seguida, o estranho disse: Sim, você deixou algo! Deixou aqui uma lição para cada criança, e de esperança para todos os pais! Muito obrigado.

*   *   *

Uma das maiores honras é a de cuidar daqueles que cuidaram de nós.

É um mecanismo natural da vida. Os mais fortes amparando os mais fracos e, dependendo da época da existência, estamos numa ou noutra posição.

Nesse caso, há também uma postura de dívida. Não que o amor ame para depois cobrar, mas aquele que foi amado e cuidado, quando devidamente consciente de seus deveres, traz no seu peito esse espírito de retribuição.

Por que relutamos tanto em compreender isso?

Por que abandonamos pessoas quando concluímos que elas não servem mais para o queachamos que deveriam servir?

Por que ainda damos tanto valor ao que o mundo chama de indivíduos economicamente ativos? Como se apenas esses tivessem valor e importância na sociedade.

Como se aqueles que realizam trabalhos não remunerados, que são voluntários em tantas causas nobres, que cuidam da casa, dos netos, tivessem menos valor do que os primeiros.

Uma sociedade que não fornece boas condições de vida para seus velhos, não se pode dizer civilizada.

Pensemos nisso.

Olhemos para os idosos de nossa família com mais ternura, paciência, gratidão e admiração.

Ensinemos quando chegar o momento. Ouçamos quando for a hora. Calemos quando for preciso.

Eles são livros de experiências para serem lidos e meditados. São jornadas de erros e acertos que nos ensinam a caminhar melhor.

São almas no crepúsculo de mais uma existência, almas como eu e você, que desejam continuar participando do viver até o final, aproveitando tudo que Deus lhes permitir.

 Redação do Momento Espírita, com base em texto
que circula pela internet, sem menção a autor.
Em 2.3.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Velho homem triste.  Óleo sobre tela de Vincent  van Gogh

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Van_Gogh_-_Trauernder_alter_Mann.jpeg

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]