Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 04 de março de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/04-03-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/04-03-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

03-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/03-03-2016.htm

02-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/02-03-2016.htm

01-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/01-03-2016.htm

29-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/29-02-2016.htm

27-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/27-02-2016.htm

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

 

  

 

Decisão de ser Feliz

Empenha-te ao máximo para tornar tua vida agradável a ti mesmo e aos outros.

É importante que, tudo quanto faças, apresente um significado positivo, motivador de novos estímulos para o prosseguimento da tua existência, que se deve caracterizar por experiências enriquecedoras.

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Livro Momentos de Saúde e de  Consciência, 1ª ed., p. 11 – Editora LEAL

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Decisión de ser feliz

 

Empéñate al máximo a fin de que tu vida sea agradable para ti mismo y para los otros.

Es importante que todo lo que hagas presente un significado positivo, motivador de nuevos estímulos para la continuidad de tu existencia, que se debe caracterizar por experiencias enriquecedoras.

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Momentos de salud y de conciencia – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

(Recebido em email de tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

...............................................

.....................................

.........................

 

 

(Copiado de Febnet)

O sonho de Jacó. Pintura de William Blake.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Blake_jacobsladder.jpg  

 

 

 Apontamentos, conselhos, reflexões, advertências, avisos, roteiros e observações sobre médium e mediunidade (Chico Xavier, Emmanuel)

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: O Consolador. Capítulo V. Terceira Parte.

 

Pergunta 387 – Qual a maior necessidade do médium?

Resposta: A primeira necessidade do médium é evangelizar-se a si mesmo antes de se entregar às grandes tarefas doutrinárias, pois, de outro modo poderá esbarrar sempre com o fantasma do personalismo, em detrimento de sua missão.

 

Pergunta: 409 - Como deverá proceder o médium sincero para a valorização do seu apostolado?

Resposta: O médium sincero necessita compreender que, antes de cogitar da doutrinação dos Espíritos, ou de seus companheiros de luta na Terra, faz-se mister a iluminação de si próprio pelo conhecimento, pelo cumprimento dos deveres mais elevados e pelo esforço de si mesmo na assimilação perfeita dos princípios doutrinários. No desdobramento dessa tarefa, jamais deve descuidar-se da vigilância, buscando aproveitar as possibilidades que Jesus lhe concedeu na edificação do trabalho estável e útil. Não deve cultivar o sofrimento pelas queixas descabidas e demasiadas e nem recorrer, a todo instante, à assistência dos seus guias, como se perseverasse em manter uma atitude de criança inexperiente. O estudo da Doutrina e, sobretudo, o cultivo da auto-evangelização deve ser ininterruptos. O médium sincero sabe vigiar, fugindo da exploração material ou sentimental, compreendendo, em todas as ocasiões, que o mais necessitado de misericórdia é ele próprio, a fim de dar pleno testemunho do seu apostolado.

 

Pergunta 410 – Onde o maior escolho do apostolado mediúnico?

Resposta: O primeiro inimigo do médium reside dentro dele mesmo. Frequentemente é o personalismo, é a ambição, a ignorância ou a rebeldia no voluntário desconhecimento dos seus deveres à luz do Evangelho, fatores de inferioridade moral que, não raro, o conduzem a invigilância, à leviandade e à confusão dos campos improdutivos. Contra esse inimigo é preciso movimentar as energias íntimas pelo estudo, pelo cultivo da humildade, pela boa-vontade, com o melhor esforço de auto-educação, à claridade do Evangelho.

O segundo inimigo mais poderoso do apostolado mediúnico não reside no campo das atividades contrárias à expansão da Doutrina, mas no próprio seio das organizações espiritistas, constituindo-se daquele que se convenceu quanto aos fenômenos, sem se converter ao Evangelho pelo coração, trazendo para as fileiras do Consolador os seus caprichos pessoais, as suas paixões inferiores, tendências nocivas, opiniões cristalizadas no endurecimento do coração, sem reconhecer a realidade de suas deficiências e a exiguidade dos seus cabedais íntimos. Habituados ao estacionamento, esses irmãos infelizes desdenham o esforço próprio - única estrada de edificação definitiva e sincera - para recorrerem aos Espíritos amigos nas menores dificuldades da vida, como se o apostolado mediúnico fosse uma cadeira de cartomante. Incapazes do trabalho interior pela edificação própria na fé e na confiança em Deus, dizem-se necessitados de conforto. Se desatendidos em seus caprichos inferiores e nas suas questões pessoais, estão sempre prontos para acusar e escarnecer. Falam da caridade, humilhando todos os princípios fraternos; não conhecem outro interesse além do que lhes lastreia o seu próprio egoísmo. São irônicos, acusadores e procedem quase sempre como crianças levianas e inquietas. Esses são também aqueles elementos da confusão, que não penetram o templo de Jesus e nem permitem a entrada de seus irmãos. Esse gênero de inimigos do apostolado mediúnico é muito comum e insistente nos seus processos de insinuação, sendo indispensável que o missionário do bem e da luz se resguarde na prece e na vigilância. E como a verdade deve sempre surgir no instante oportuno, para que o campo do apostolado não se esterilize, faz-se imprescindível fugir deles.

 

Pergunta 411 – Onde a luz definitiva para a vitória do apostolado mediúnico?

Resposta: Essa claridade divina está no Evangelho de Jesus, com o qual o missionário deve estar plenamente identificado para a realização sagrada da sua tarefa. O médium sem Evangelho pode fornecer as mais elevadas informações ao quadro das filosofias e ciências fragmentárias da Terra; pode ser um profissional de nomeada, um agente de experiências do invisível, mas não poderá ser um apóstolo pelo coração. Só a aplicação com o Divino Mestre prepara no íntimo do trabalhador a fibra da iluminação para o amor, e da resistência contra as energias destruidoras, porque o médium evangelizado sabe cultivar a humildade no amor ao trabalho de cada dia, na tolerância esclarecida, no esforço educativo de si mesmo, na significação da vida, sabendo, igualmente, levantar-se para a defesa da sua tarefa de amor, defendendo a verdade sem transigir com os princípios no momento oportuno. O apostolado mediúnico, portanto, não se constitui tão-somente da movimentação das energias psíquicas em suas expressões fenomênicas e mecânicas, porque exige o trabalho e o sacrifício do coração, onde a luz da comprovação e da referência é a que nasce do entendimento e da aplicação com Jesus Cristo.

 

Chico Xavier, o médium-exemplo,  participando do Culto do Evangelho no Lar da família Perácio.

Imagem cedida por Oceano Vieira de Melo

 

 

 Registro. Divaldo Pereira Franco em

União da Vitória, PR

 

 

 

 

Divaldo Franco no Paraná - União da Vitória - 02 de março de 2016

 

Em continuidade a programação referente a XVIII Conferência Estadual Espírita, realizada de forma descentralizada pelo interior do Paraná, Divaldo Franco atendeu a mais um compromisso realizando uma conferência no Cine Ópera, em Porto União/SC, cidade contígua a União da Vitória/PR. Após sessão de autógrafos, Divaldo concedeu rápida entrevista para a TV MIL, destacando a mensagem da paz, da vivência dos preceitos exarados pela Doutrina Espírita e por Jesus, salientando o trabalho profícuo do nobre codificador da Doutrina, consubstanciado nas Obras Básicas.

Com o auditório superlotado, com mais de 1.200 pessoas, Divaldo foi recebido com aplausos. Na mesa diretiva estavam lideranças espíritas do Paraná e de Santa Catarina que apreciaram, com o público, a apresentação do Grupo Musical Meimei, da evangelização infantojuvenil do Centro Espírita Amor e Caridade, de União da Vitória.

 

O Semeador de Estrelas, Divaldo Franco cativou o público apresentando o tema: felicidade. Com uma breve análise antroposociopsicológica do ser humano, envolvendo o medo, a ansiedade, o pânico e a depressão, o conferencista de escol discorreu, desde os filósofos pré-socráticos, que indagavam sobre a finalidade da vida e os efeitos dos eventos de vida, detendo-se nas quatro fundamentações filosóficas sobre a felicidade. A de Epicuro, a doutrina filosófica hedonista, que preconizava o ter, o possuir. A proposta filosófica do cinismo, com Diógenes como seu expoente, afirmava que a felicidade seria não ter nada. A terceira corrente filosófica, o estoicismo, era defendida por Zenão de Cítio. Sócrates personalizou a quarta vertente filosófica, e que está em acordo com a mensagem de Jesus, defendia que para a criatura humana se sentir feliz é necessário adquirir a consciência de ser, autoconhecendo-se. Portanto, para Sócrates a felicidade não é ter, nem deixar de ter, mas se constitui em o homem sentir-se pleno, integral.

 

Com toques de humor, e apresentando histórias de alto significado moral e ético, Divaldo discorreu sobre a solidariedade, a busca pelo autoconhecimento, o controle dos impulsos como fatores propiciatórios para que a criatura humana conquiste a felicidade, vivendo os postulados de amor ensinados pelo Mestre de todos os tempos. O Século XIX, preparando os vindouros, recebeu e conviveu com a presença e o trabalho de grandes e notáveis pensadores. O Século XXI, disse o Professor Divaldo Franco, será o período em que as pessoas estarão voltadas ao fazer bem, com correção. Será a filosofia do bem fazer.

Porém, a filosofia mais notável é a do amor. Amar a si e ao próximo, ao passo em que o indivíduo vai transformando-se em um ser melhor, fazendo aos outros tudo o que desejaria receber de seu semelhante. O amor, na atualidade, deixou de ser teológico, passando a ser considerado pelos psicoterapeutas como terapêutico, recomendando aos portadores de depressão, por exemplo, a leitura das parábolas de Jesus, notadamente a do Filho Pródigo.

 

Cada criatura humana é autora de seu destino, como bem ensina a Doutrina Espírita sobre a Lei de causa e efeito. É necessário, frisou o nobre conferencista, que as criaturas humanas amem-se, iniciando por amar os da família, transformando-se em um ser melhor, moralizando-se, descobrindo-se imortal, reconstruindo a afetividade. Deus é Amor. É possível ser feliz, basta fazer aos outros tudo o que desejaria receber do outro. Finalizando, ressaltou a importância da prece, seja para louvar, agradecer ou pedir. A vida, enriquecida de objetivos nobres, é propiciadora de plenitude, de felicidade que se apresenta a cada momento. O público encantado e externando o seu agradecimento e reconhecimento pelo belo trabalho, levantou-se e aplaudiu o Semeador de Estrelas com intensidade e demoradamente. Estiveram presentes caravanas de várias cidades do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

              Texto: Paulo Salerno

              Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

DIVALDO FRANCO EN PARANÁ - União da Vitória,
02 de marzo de 2016.

 


Dando continuidad a la programación relacionada con la XVIII Conferência Estadual Espírita, llevada a cabo en forma descentralizada en el interior del Estado de Paraná, Divaldo Franco atendió un compromiso más realizando una conferencia en el Cine Ópera, en Porto União/SC, ciudad aledaña a União da Vitória/PR. Después de la sesión de autógrafos, Divaldo concedió una breve entrevista a la TV MIL, destacando el mensaje de la paz, de la aplicación diaria de los preceptos que constan en la Doctrina Espírita, enseñados por Jesús, destacando el trabajo fecundo del preclaro Codificador de la Doctrina, plasmado en las Obras Básicas.

En el auditorio, repleto con más de 1.200 personas, Divaldo fue recibido con aplausos. En la mesa directiva estaban los líderes espíritas de Paraná y de Santa Catarina, quienes apreciaron, al igual que el público, la presentación del Grupo Musical Meimei, compuesto por frecuentadores de la evangelización infantojuvenil del Centro Espírita Amor y Caridad, de União da Vitória.

 

El Sembrador de Estrellas, Divaldo Franco, cautivó al público al presentar el tema Felicidad. Con un breve análisis antroposociopsicológico del ser humano,  que incluyó el miedo, la ansiedad, el pánico y la depresión, el destacado conferencista se refirió a los filósofos presocráticos, que indagaban acerca de la finalidad de la vida y de los efectos de los acontecimientos de la vida, para detenerse en los cuatro fundamentos filosóficos relativos a la felicidad: la propuesta de Epicuro, la doctrina filosófica hedonista, que preconizaba el tener, el poseer. La propuesta filosófica del cinismo, con Diógenes como su exponente, afirmaba que la felicidad consistiría en no tener cosa alguna. La tercera corriente filosófica, el estoicismo, era defendida por Zenón de Citio. Sócrates representó la cuarta vertiente filosófica, que está de acuerdo con el mensaje de Jesús, y sostenía que para que la criatura humana se sienta feliz, le es necesario adquirir la conciencia de ser, autoconociéndose. Por lo tanto, para Sócrates la felicidad no es ter ni dejar de tener, sino que consiste en que el hombre se sienta pleno, íntegro.

 

Con acentos de humor, y relatando anécdotas de elevada significación moral y ética, Divaldo se refirió a la solidaridad, a la búsqueda a través del autoconocimiento, el control de los impulsos, como factores que propician la conquista de la felicidad por parte de la criatura humana, a través de la vivencia de los postulados de amor enseñados por el Maestro de todas las épocas. El siglo XIX, preparando los que vendrían, recibió -y se desarrolló- con la presencia y la tarea de grandes y destacados pensadores. El siglo XXI, expresó el Profesor Divaldo Franco, será el período en que las personas estarán orientadas hacia hacer el bien, con corrección. Será la etapa de la filosofía del bien hacer.

 

No obstante, la filosofía más notable es la del amor. Amarse a sí mismo y al prójimo, mientras el individuo se va transformando en un ser mejor, a través del hacer a los otros todo lo que desearía recibir de su semejante. El amor, en la actualidad, ha dejado de ser teológico y ha pasado a ser considerado por los psicoterapeutas como terapéutico, y ellos recomiendan a los portadores de depresión -por ejemplo-, la lectura de las parábolas de Jesús, particularmente la del Hijo Pródigo.

 

Cada criatura humana es autora de su destino, como bien lo enseña la Doctrina Espírita acerca de la Ley de Causa y Efecto. Es necesario -destacó el ilustre conferencista-, que las criaturas humanas se amen, comenzando por amar a los miembros de su familia, transformándose en un ser mejor, moralizándose, descubriéndose como ser inmortal, reconstruyendo la afectividad. Dios es Amor. Es posible ser feliz, basta con hacer a los otros todo lo que se desearía recibir del otro. Finalmente, destacó la importancia de la plegaria, sea para loar, agradecer o pedir. La vida, enriquecida de objetivos enaltecedores, propicia la plenitud, la felicidad que se presenta a cada momento.

El público, encantado, exteriorizó su agradecimiento y reconocimiento por la extraoedinaria tarea; se puso de pie y aplaudió al Sembrador de Estrellas con entusiasmo y demoradamente. Estuvieron presentes grupos provenientes de varias ciudades de Paraná, Santa Catarina y de Rio Grande do Sul.

               Texto: Paulo Salerno

              Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta[email protected]],  Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

Evento mantido para ajuda à família de Alamar Régis desencarnado aos 29-02-2016

Exibição especial do Filme Luz da Escola em

São Paulo

 

CONVITE PARA EXIBIÇÃO ESPECIAL DE FILME EM SÃO PAULO

Aos Dirigentes e Colaboradores das Instituições Espíritas

 

O filme “Luz da Escola”, da Versátil Digital, terá exibição especial em São Paulo, no próximo 10 de março (quinta-feira), na Reserva Cultural (Avenida Paulista, 900), às 10h30. O filme é baseado nas cartas do Espírito Nina Arueira dirigidas ao seu ex-noivo Clóvis Tavares, através da psicografia de Chico Xavier.

A jornalista Nina Arueira, que desencarnou aos 19 anos nos braços de Clóvis, encoraja o ex-noivo a fundar uma escola para acolher crianças pobres em Campos dos Goytacazes (RJ), o que se deu meses depois de sua morte, em outubro de 1935, com o nome de Escola Jesus Cristo.  

A direção de “Luz da Escola” é de Oceano Vieira de Mello, que se baseou em roteiro do próprio Clóvis Tavares (desencarnado em 1984) e de Flavio Tavares. Além da USE, a iniciativa tem ainda apoio do jornal Correio Fraterno.

Caráter beneficente

A receita de bilheteria ajudará a custear despesas de tratamento médico do nosso confrade Alamar Regis Carvalho, que se encontra hospitalizado em São José dos Campos, cidade onde passou a residir há cerca de dois anos. Os ingressos custam 20 reais e o valor deve ser depositado na conta da USE — CNPJ 43.305.782/0001-09 — Banco Itaú, agência 0725, c/c 06890-2. O comprovante deve ser enviado para o e-mail: [email protected]. A secretaria da USE confirmará o recebimento via e-mail que servirá para retirar o ingresso na entrada do cinema.

 

Esperamos por você!

Julia Nezu - USE-SP

www.usesp.org.br

 

(Informação recebida em emails de Julia Nezu;  de Regina Bachega;  de Dercio Conceicao [[email protected]]; carlos roberto monteoliva [[email protected]];

 

 

 XVIII Conferência Estadual Espírita no Expotrade 

Pinhais, PR

 

.Momento Espírita

 

 

(Informação recebida em email de momento espirita [[email protected]])

 

ExpoTrade. Pinhais, PR, na região metropolitana de Curitiba.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Expo_Trade_Curitiba_Parana_Brasil.jpg

Amanhecer no Paraná com a majestosa Araucária.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas. Março/2016. Paris, França

 

Chère Madame, Cher Monsieur,,

 

J'ai le plaisir de vous envoyer, en pièce joint, le programme d'activités de notre de notre association spirite pour ce mois de MARS 2016. Par le biais de ses thématiques, les exposés qui vont être présentés abordent la Doctrine Spirite sous des angles divers et variés à savoir :

- Les exposés sur l'Amour et la Réforme Intime, nous invitent à un changement de pensées et d’attitudes vis-à-vis de nos propres difficultés;

- Les principes de base de la Doctrine spirite, nous apportent une connaissance spirituelle nouvelle sur les éléments généraux de l'Univers et que nous aiderons à mieux comprendre l'action du Plan spirituel supérieur sur nos actions terrestres.

- La composition ternaire de notre Être Réel, Esprit-Périsprit-Corps, dont la compréhension est certainement complexe, mais elle est était déjà inscrite dans la tradition spirituelle. Ce mois nous vous invitons à le remémorer à travers des exemples de la tradition chrétienne du 1er Siècle.

 

En plus, le samedi - 12 mars 2016, de 15 à 18 heures, nous allons recevoir notre Soeur Mauricette RUCHOT, Présidente de l’association Résonance spirituelle à DUNKERQUE (59140) que nous présentera une conférence sur son vécu et son travail spirite au long de plusieurs années. Elle nous parlera sur le partage et le témoignage de personnes ayant été aidées par le monde spirituel. Un monde et des êtres qui nous font prendre conscience du travail sur soi, de l'importance d'aimer et de pardonner. Un travail qui ouvre notre cœur pour y recevoir l'amour spirituel. 

 

Titre de la conférence :« L'Au-Delà. Messages d'amour. Messages d'espoir.

+ INFORMATIONS sur l'affiche ci-dessous ou par l'adresse électronique [email protected]

 


 

Les portes de notre association spirite sont grandes ouvertes pour accueillir tous ceux qui souhaitent connaître ou approfondir leurs connaissances sur la Doctrine spirite et la médiumnité pratique selon l'éthique spirite. Nous sommes heureux de pouvoir accueillir le public au long de toute l'année : de janvier à décembre. Si tout cela est possible, c'est grâce au travail collectif de membres, que par leurs efforts proportionne à l'Equipe spirituelle le support matériel nécessaire pour la réalisation de leur travail au bénéfice de tous.

 

A tous ceux qu'y ont participé de ce programme de Mars 2016 nos plus sincères remerciements.

 

 

Cordiales salutations.

 

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.


Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet http://www.apes-asso.fr

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

Museu do Louvre, Pris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 Palestra na União Espírita João de Camargo

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

 

 Palestra com Arquimedes Vanin no G.E. Jesus de Nazaré

Marília, SP

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

 

 Palestra na Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Marília, SP

 

 

Local: Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Endereço: Avenida Sampaio Vidal- Via Expressa, 2110-A 

Telefone: (14) 3113-8090

Dia: 05 de março de 2016, sábado, 20 horas

Expositor: ALEXANDRE PEREZ

Tema: "Distúrbios do Desejo"

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

 

 Registro. Oradora Jussara Korngold proferiu palestra

no Centro Espírita “Perseverança”. São Paulo, SP

 

O evento aconteceu na última quarta-feira, 2/3/2016, quando Jussara, residente em Nova Iorque, EUA, desenvolveu o tema “A Arte de Ser Espírita”.

 

 

A oradora Jussara Korngold em sua palestra no C.E. Perseverança.

Guiomar Albanesi, Jussara Korngold e Annabel Formiga

 

 

 

Palestra pública na Fraternidade Espírita Gina.

São Paulo, SP

 

Rua Mauro, 76 – Saúde SP,  próximo ao Metrô Saúde.

 

MARÇO  DE 2016

12,  SÁBADO, às  19h30.

Palestrante:  ANDRÉ MAROUÇO.

 

http://www.agendaespiritabrasil.com.br/wp-content/uploads/2014/07/andre-marou%C3%A7o.jpg?3946df

( cineasta, roteirista e expositor espírita ).

 

Tema: Nos Passos do Mestre, Jesus, Segundo o Espiritismo.

 

Harmonização musical:

LIRÁLCIO ALVES. http://api.ning.com:80/files/hrNmqbTOLptHcSgIE2I4Xbve0eWeJPCAIsq2Jz9nDLp*9ow2pbdEDGrwerUfRbDu7u6lOSc6Ai7ztYBKyI12LPbgqCoB1wpr/capadocdminiatura.jpg?width=184&height=184&crop=1%3A1

( cantor espírita ).

Compareça.

A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE.

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 Palestra no Centro Espírita Luz e Fraternidade

Cantagalo, RJ

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental

Goiânia, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: suco em pó, óleo vegetal, verduras, legumes, ovos, farinha

de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango,

bolacha, alho, cebola, chás, frutas, cuecas, calcinhas, toalhas de

banho, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua

colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de suco

em pó, óleo vegetal, verduras, legumes, ovos, farinha de trigo,

fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha,

alho, cebola, chás, frutas, cuecas, calcinhas, toalhas de banho,

desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os

123 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou

alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues

diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim

Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 Revista Visão Espírita

Barcelona, Espanha

 

Buenos días

 

Es con mucha alegría e ilusión que os presentamos una edición más de Visión Espírita.

 

Pincha aquí para acceder a la revista.

 


Gracias a todo el equipo que la hace viva para que podamos aprender con el trabajo en equipo el verdadero valor del esfuerzo y que a cada trimestre podamos publicarla.

 

Un saludo cordial

 

 

Centre Espírita Amalia Domingo Soler (CEADS)

Dept. Divulgación

Calle Ventura Plaza 15 – bajos - 08028 – Barcelona

Web: http://ceads.kardec.es/

Blog: http://amaliadsoler.blogspot.com.es/ 

Síguenos: https://www.facebook.com/ceadsbcn

Revista Visión Espírita: http://visionespiritaceads.blogspot.com.es/

Telf. contacto: +34 665 312 687

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 Acesse a 2ª. Edição do Difusão Feal

 

Acesse aqui:

http://feal.com.br/difusao-feal/

 

 

 

 Matéria da Coluna Espírita do

Diário de Taubaté. Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida de Giovana Campos)

 

 

 Expressando gratidão

 

 

Todas as manhãs, a filha encontrava a mesa posta, o café quentinho e pão fresco.

O pai acordava mais cedo e providenciava tudo para que ela pudesse fazer o desjejum com calma e saísse tranquila para o trabalho.

A mãe havia morrido, há pouco tempo, e ele se desdobrava para amenizar a tristeza da jovem. Dessa forma, sua própria tristeza também era um pouco diminuída.

Quando ela retornava à noite, cansada da longa jornada de trabalho e estudos, encontrava o pai esperando por ela, cochilando no sofá, na frente da TV.

Nos finais de semana, faziam a limpeza da casa juntos.

Durante meses, a rotina dos dois foi assim. Um apoiava o outro para superar o luto.

O pai se esforçava para que a filha tivesse qualidade de vida e momentos agradáveis, mas percebia que ela vivia triste e abatida. Havia se afastado dos amigos e preferia ficar no quarto, dormindo.

Com o tempo, ela se isolou.

Preocupado, ele tomou uma decisão. Num fim de semana, chegou em casa com uma grande caixa de papelão cheia de furos. Chamou a filha e lhe entregou o presente.

Quando abriu, a moça deu um grito. Era um cachorrinho!

Vi esse filhote numa feira de adoção. Disse o pai. Ele me conquistou na hora. Acho que vai ser um bom amigo.

O pai não sabia mais o que fazer para animar a filha. Temia que ela adoecesse. O cão faria companhia, exigiria cuidados e a forçaria a sair para caminhar com ele.

O filhote recebeu o nome de Oré, que significa Amigo, na língua iorubá.

E realmente foi o início de uma amizade longa e cheia de alegrias.

A jovem acabou conhecendo pessoas com interesses comuns aos seus, por conta das caminhadas com Oré. Fez amizade com outros jovens, com quem compartilhava passeios nos parques, sempre com os amigos de quatro patas ao lado.

Seu pai ficou feliz, sentia-se aliviado ao vê-la voltando para o mundo.

Com o tempo, ela foi se modificando, demonstrando novos interesses e idealizando planos de vida.

Fez um curso sobre animais de terapia, outro de adestramento, um de comportamento animal e passou a atuar na área da saúde, com terapias assistidas por animais.

Anos depois, se deu conta de que a simples presença de Oré em sua vida havia despertado seu olhar para o sofrimento humano e as diferentes maneiras de abrandar a dor, minimizar o sofrimento e trazer alívio para as pessoas.

Ela havia deixado de olhar para a própria tristeza, e seu egoísmo ficara para trás.

Pensou no quanto aquele gesto de seu pai, presenteando-a com o cão, anos antes, havia provocado uma transformação profunda em sua forma de enxergar o mundo.

Também se deu conta dos pequenos gestos do pai que facilitavam sua vida e a tornavam menos árida.

Sentiu profunda gratidão por aquele homem que tanto fez para que ela não sofresse e se envergonhou por ter sido tão pouco atenciosa para com ele.

Então, todas as manhãs, passou a esperar seu pai com a mesa posta, o café quentinho e pão fresco.

Ao lado da xícara, um bilhete de Bom dia e uma mensagem de agradecimento e de amor àquele pai que tanto fizera por ela.

 Redação do Momento Espírita.
Em 3.3.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Cachorrinho correndo. Usini, Sardegna, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 A chegada de “O Livro dos Espíritos” no Brasil

 

 

 

Autora: Maroísa F. Pellegrini Baio

Pioneiros no Brasil foram fundamentais para a divulgação do Espiritismo

Na época atual, pode-se adquirir com a maior facilidade um exemplar de O Livro dos Espíritos. No entanto, não foram poucos os obstáculos enfrentados para que sua publicação se concretizasse, tanto na França como no Brasil.

No livro Mandato de Amor, publicado pela União Espírita Mineira, encontra-se um relato de Francisco Cândido Xavier sobre as dificuldades de ordem material que Allan Kardec enfrentou quando da primeira publicação de O Livro dos Espíritos:

“Em princípios de 1857, o livreiro E. Dentu, amigo do Professor Hyppolyte Léon Denizard Rivail, desde os idos de 1828, havia encaminhado os originais da primeira obra espírita compilada pelo referido professor à tipografia de Beau, situada em Saint Germain em Laye, 23 Km a oeste de Paris.

O proprietário da tipografia presidia normalmente os trabalhos de revisão e aprimoramento do que viria a ser a primeira obra da Codificação Espírita, quando algo inesperado sucedeu-se: sua desencarnação.

O fato logo repercutiu negativamente no andamento da obra, já que os dois filhos do tipógrafo relegaram-na ao esquecimento ao assumirem o posto do pai. Os apelos do Prof. Rivail não se fizeram ouvir e os filhos limitavam-se a dizer que a feitura da edição iria demorar muito.

Valendo-se de inspiração superior, o Prof. Rivail resolveu por bem solicitar o concurso da viúva do tipógrafo. Deliberou visitá-la em sua residência e esclareceu-lhe sobre o que se passava. A viúva, tomada de simpatia pela causa, leu os originais de “O Livro dos Espíritos”. Sentindo-se reconfortada em sua dor moral, e usando de sua autoridade perante os filhos, escreveu sobre os originais a ordem irrevogável: TRÉS URGENT (URGENTÍSSIMO).

A tipografia logo iniciou a impressão e o indispensável acabamento dos dois mil primeiros exemplares, em formato grande, com 176 páginas.

Raiava o inesquecível dia 18 de abril daquele ano de 1857, e os editores, representados por Dentu, finalmente trouxeram a lume, na praça parisiense, a auspiciosa edição. A Cidade Luz acabava de acolher, então, em seu seio, a luz mais brilhante e poderosa de sua História.”

A primavera exuberante inundava Paris quando, na Galeria d'Orléans do Palais Royal, Allan Kardec publicava sua primeira obra espírita: O Livro dos Espíritos. Tal fato representava um marco para o início de um novo momento para a evolução espiritual da humanidade.

No plano espiritual, a equipe formada pelos Espíritos Superiores encarregados da nova revelação, sob as ordens de Jesus, mobilizava-se para que, a partir daquele século XIX, o Espiritismo se consolidasse. O primeiro passo havia sido dado.

No Brasil, porém, esse livro demorou a chegar. Os que tinham acesso às obras de Allan Kardec eram geralmente intelectuais que conheciam o idioma francês, os quais percebiam a necessidade urgente de se traduzirem as obras de Kardec para o português, de modo que o Espiritismo pudesse chegar ao conhecimento e estudo por parte de todos, sem distinções.

Dois nomes se destacaram nesse cenário brasileiro: Luis Olímpio Teles de Menezes (1828-1893), na Bahia, e Joaquim Carlos Travassos (1839-1915), no Rio de Janeiro. (1)

Teles de Menezes, um dos pioneiros do Espiritismo no Brasil, publicava, em 1866, na Bahia, em português, a Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita, por ele mesmo traduzida da 13.ª edição francesa de O Livro dos Espíritos. Foi ele também o responsável pela publicação do primeiro jornal espírita do Brasil: O echo d’além-túmulo, em março de 1869.

É ao Dr. Travassos (ele era médico) que o Brasil espírita deve a primeira tradução das obras de Kardec. Foi ele, em 1875, sob o pseudônimo de Fortúnio, a fazer a primeira tradução para o português de O Livro dos Espíritos, a partir da 20.ª edição francesa. A publicação foi feita pela primeira editora no Brasil a publicar as obras básicas de Allan Kardec: a B. L. Garnier, fundada em 1844, no Rio de Janeiro, por Baptiste-Louis Garnier, um jovem empreendedor de 21 anos, recém-chegado da França.

Foi ele também que fez a tradução das demais obras de Kardec:

- O Livro dos Médiuns, em 1875, a partir da 12.ª edição francesa, sem o nome do tradutor;

- O Céu e o Inferno, em 1875, a partir da 4.ª edição francesa, sem o nome do tradutor;

- O Evangelho Segundo o Espiritismo, em 1876, a partir da 16.ª edição francesa, sem o nome do tradutor.

Dr. Travassos, numa carta dirigida ao Sr. Pierre-Gaëtan Leymarie (1827-1901), responsável pela continuidade do trabalho de divulgação das obras de Kardec em Paris, assim se expressou em determinado trecho:

“Permitindo o Pai celeste que eu fosse, com o nosso amigo Sr. C. Lieutaud, um dos propagadores do Espiritismo neste canto do mundo chamado Brasil, empreendi a tradução, para a língua nacional, das obras do Mestre. Graças ao auxílio dos bons Espíritos, essas imortais obras estão sendo publicadas, apesar das dificuldades e da resistência que as grandes ideias geralmente encontram, sobretudo uma filosofia que visa extirpar os vícios de uma sociedade egoísta que resume toda a sua satisfação nos prazeres materiais.”

Como se vê, desde o lançamento de O Livro dos Espíritos, na França, em 18 de abril de 1857, até sua tradução e publicação no Brasil, passaram-se 18 anos!

Foi justamente pelas mãos do Dr. Travassos que um exemplar de O Livro dos Espíritos, em português, chegou às mãos do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, também médico e seu amigo pessoal. E foi este livro que atraiu o ilustre médico e político para a Doutrina Espírita.

Estava reservada a Bezerra de Menezes uma tarefa missionária em relação ao Espiritismo: conciliar as divergências existentes na época e consolidar a Doutrina Espírita no território brasileiro. Sua tarefa se confirmou ao assumir, em agosto de 1895, a presidência da Federação Espírita Brasileira (fundada em 1884).

Nessa mesma época, a Livraria Espírita, em Paris, de propriedade da Sra. Amélie Gabrielle Boudet (1795-1883), viúva de Allan Kardec, entra em liquidação por absoluta falta de recursos financeiros. Não havia interessados em manter a tarefa de divulgação espírita na Europa. Na França, a tarefa espírita chegava ao fim, com a desencarnação da viúva de Kardec e o fechamento definitivo da Livraria.

Foi assim que, em 15 de novembro de 1897, o Sr. Leymarie concede, gratuitamente, à Federação Espírita Brasileira, os direitos de publicação, em português, das obras de Kardec, com o compromisso de manter fidelidade aos originais. O responsável por essa transação foi Bezerra de Menezes, que nessa época era o presidente da Federação Espírita Brasileira.

Transferia-se, assim, para o Brasil, a tarefa de continuar a divulgação da Doutrina Espírita.

Nas primeiras décadas do século XX, outro vulto se destaca: Luís Olímpio Guillon Ribeiro (1875-1943), que muitas contribuições trouxe para o Espiritismo no Brasil. Dotado de grande inteligência e senso prático (era formado engenheiro civil), entre os vários serviços prestados à causa espírita, também realizou as traduções das obras de Kardec para o português.

Na minuciosa pesquisa biobibliográfica desenvolvida por Zêus Wantuil (diretor e colaborador da Federação Espírita Brasileira, desencarnado em setembro de 2011) e Francisco Thiesen (1927-1990), composta de três volumes, encontram-se os pormenores de todos esses episódios, os quais muito resumidamente aqui foram citados. (2)

Foi graças à atuação, sabe-se lá com quantos e quais sacrifícios, desses intrépidos trabalhadores do passado e de muitos outros que se mantiveram anônimos, que o Brasil espírita deve sua formação em relação ao Espiritismo.

Até os dias atuais, passaram-se 138 anos desde que a primeira edição em português de O Livro dos Espíritos foi efetuada no Brasil. Embora tenha encontrado, de imediato, funda ressonância entre pessoas identificadas com o espírito renovador das recentes revelações, pode-se avaliar quanto é grande a tarefa de divulgar, ensinar, esclarecer, estudar e, sobretudo, vivenciar os ensinamentos espíritas!

(1) Federação Espírita do Paraná – www.feparana.com.br.

(2) WANTUIL, Zêus; THIESEN, Francisco. Allan Kardec (Pesquisa biobibliográfica e ensaios de interpretação) Vol III. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira. 4.ed. 1998.

 

(O texto acima foi recebido em email de [email protected]; em nome de; Regis Mesquita [[email protected]])

 

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo

(Lyon, 3-10-1804/ Paris, 31-03-1869)

Ficheiro:Le Livre des Esprits 2.jpg

A 1ª. Edição de O Livro dos Espíritos foi  lançada aos 18-04-1857

Imagem: internet

Luis Olimpio Teles de Menezes

Imagem: http://www.autoresespiritasclassicos.com/allan%20kardec/Periodicos%20Espiritas/O%20Echo%20D%20Alem-Tumulo/O%20Echo%20D%E2%80%99Al%C3%A9m-T%C3%BAmulo.htm

 

Luiz Olímpio Guillon Ribeiro e Joaquim Carlos Travassos. Tradutores históricos da FEB- Federação Espírita Brasileira.

Imagem/fonte: http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/tradutores-historicos-2/

 

Dr. Bezerra de Menezes com os filhos. Imagem http://canteiroideias.blogspot.com.br/2013/01/os-filhos-de-bezerra-de-menezes.html

 

 

Republicando com atualização

 

Enfocando al trabajador espírita Isabel Loo-Fernández

Focalizando o trabalhador espírita Isabel Loo-Fernández

 

Tradução espanhol-português por

Aparecida de Fátima Michelin.

 

Isabel Loo-Fernandez

 

La entrevista a continuación fue difundida en 07 de julio de 2012. El trabajo de Isabel Loo en las líderes espíritas se mantiene firme y prolífico, siempre como Presidente del C.E. Joanna de Angelis y la obra social “Hogar de Esperanza”, en Lima, Perú. Actualmente, el programa de radio que conduce junto a Ana Venturo, “Voces Espíritas”, se divulga por Radio Latina 990 AM, los días sábados a las 12m., y este 7 de marzo cumplirá 4 años en el aire. El programa de celebración será el sábado 5, con el tema “Espiritismo: Luz en nuestras vidas” en el que tendrá como invitados a los trabajadores espíritas Javier Mazzini y Vladimir Borrero. Cabe resaltar que en junio de 2013, nació la Unión Espírita Kardecista, UEK, aglutinando al CEJA y al CE Padre Germán, con la finalidad de aunar esfuerzos para la divulgación del Espiritismo en Perú enfatizando la pureza doctrinaria. Esa institución está liderada por Isabel Loo y David Ochoa.  

A entrevista abaixo foi divulgada em NME em 07 de Julho de 2012. O trabalho de Isabel Loo na lide espírita continua forte e prolífico, sempre como Presidente do C. E. Joanna de Angelis e a obra social "Lar do Esperança" em Lima, Peru. Atualmente, o programa de rádio que conduz com Ana Venturo, "Vozes Espíritas", é divulgado pela Rádio latina 990 AM, aos sábados às 12 m., e este 7 de março cumprimentará 4 anos no ar. O programa de comemoração será no sábado 5, com o tema "Espiritismo: Luz em nossas vidas", que terá como convidados aos trabalhadores espíritas Javier Mazzini e Vladimir Borrero. Vale ressaltar que em junho de 2013, nasceu a União Espírita Kardecista, UEK, reunindo o CEJA e CE Padre Germano, a fim de unir esforços para a divulgação do Espiritismo no Peru enfatizando a pureza doutrinária. Esta instituição é liderada por Isabel Loo e David Ochoa.

 

*****************************************

 

 

Nuestra entrevista de este sábado se centra en la Sra. Isabel Loo-Fernández, Presidenta del Centro Espirita Joanna de Angelis, de Lima, Perú, con una intensa actividad como trabajadora y dirigente espírita. Es también Directora del Boletín del CEJA “Semilla de Amor”. Desde el mes de marzo del 2012, comparte con Ana María Venturo la conducción del espacio radial VOCES ESPIRITAS, que se emite por Radio Miraflores 1250 AM. Su trabajo como divulgadora del Espiritismo es ampliamente reconocido en el Perú y en el movimiento espírita internacional.

 

Nossa entrevista deste sábado está focalizando a Sra. Isabel Loo-Fernandez, Presidenta do Centro Espírita “Joanna de Angelis”, de Lima, Peru, com intensa atividade na condição de trabalhadora e dirigente espirita. É também Diretora do Boletim do CEJA “Semilla de Amor”. Desde o mês de março de 2012, participa juntamente com Ana Maria Venturo o espaço radiofônico “Vocês Espíritas”, que é transmitido pela Radio Miraflores 1250 AM. Seu trabalho como divulgadora do Espiritismo é amplamente reconhecido no Peru e no  movimento espirita internacional.

 

 

Isabel pode nos fazer sua apresentação?

Isabel, ¿nos puede hacer su presentación?

 

Ismael, Nací en Cañete, departamento de Lima, Perú, el 23 de Junio de 1953. Soy hija de Guillermo Loo Lynch y Aída Fernández Santini, quien desencarnó hace tres años. Soy la segunda de 9 hermanos. Mi familia es católica, muy tradicional, y yo soy la única espírita. Estoy casada con Mario Tubino y tengo un hijo, Stefano (25) y una nieta, Favianna (1). Disfruto mucho mi papel de abuela. Ellos tampoco son espíritas, aunque conocen el Espiritismo porque los he invitado a conferencias y actividades que se organizan en el Centro Espírita que presido. Tengo la esperanza de que en algún momento decidan ingresar a las filas del Espiritismo y trabajar para el Maestro Jesús.

 

Ismael, nasci em Cañete, província de Lima, Peru, aos 23 de junho de 1953. Sou filha de Guillermo Loo Lynch e Aída Fernández Santini, que desencarnou há três anos. Sou a segunda filha de nove irmãos. Minha familia é católica muito tradicional e eu sou a única espírita. Sou casada com Mario Tubino e tenho um filho, Stefano, de 25 anos, e uma neta, Favianna de um ano. Curto muito o meu papel de avó. Eles também não são espíritas, embora conheçam o Espiritismo porque os tenho convidado para conferências e atividades que se organizam no Centro Espírita que eu presido. Tenho esperança de que em algum momento decidam ingressar nas fileiras do Espiritismo e trabalharem para nosso Mestre Jesus.

 

Qual a sua formação acadêmica?

¿Cuál es su formación académica?

 

Estudié Secretariado Ejecutivo y trabajé hasta que me casé. Desde entonces me dediqué a mi hogar. Mi esposo enfermó cuando mi hijo era aún pequeño, y tuve que sacar adelante a mi familia un corto tiempo, regresando a labores de oficina. En ese tiempo empecé mi búsqueda espiritual y comencé el estudio de terapias alternativas. Hoy soy Terapista Floral.  

 

Estudei Secretariado Executivo e trabalhei até quando me casei. A partir de então, me dediquei ao lar. Meu esposo adoeceu quando meu filho ainda era pequeno e tive que assumir os encargos de familia por um certo tempo, voltando aos trabalhos de escritório. Nesse tempo comecei minha busca espiritual e iniciei o estudo de terapias alternativas. Hoje sou Terapeuta Floral.

 

Como conheceu o Espiritismo e desde quando é espírita?

¿Cómo conoció el Espiritismo y desde cuándo es espírita?

 

Conocí el Espiritismo en Setiembre de 1999, en el Centro Espírita Francisco de Asís, de Lima. Me habían invitado a escuchar una conferencia. Cuando llegué, escuché la voz de mi guía que, en mi interior, me decía: “Hija mía, no busques más. Llegaste a tu hogar”. Desde entonces seguí asistiendo a esa  casa espírita. Empecé a sentir un cambio en mi alma, conociendo y amando la Doctrina de Kardec. El Espiritismo transformó mi vida.

 

Conheci o Espiritismo em setembro de 1999, no Centro Espírita Francisco de Assis, de Lima. Fui convidada para assistir uma conferência. Quando cheguei, escutei a voz de meu guia que, no meu íntimo, disse: “Filha minha, não busque mais, chegaste ao teu lar”. Desde então segui servindo a esta casa espírita. Comecei a sentir uma mudança em minh’Alma, conhecendo e amando a doutrina de Kardec. O Espiritismo transformou a minha vida. 

 

Que direção  tomou suas atividades como trabalhadora espírita?

¿Que rumbos tomó su labor como trabajadora espírita?

 

En Octubre de 2001, un grupo de hermanos decidimos formar un Centro Espírita con el ánimo de multiplicar el mensaje de la Tercera Revelación. Después de sentar las bases de lo que sería nuestra nueva casa, iniciamos las labores del Centro Espírita Padre Germán en Enero del 2002. Allí me tocó la responsabilidad de Coordinar las áreas de divulgación y proyección de las actividades espíritas, de tender puentes entre la naciente Federación Espírita del Perú, FEPERU,  y los pocos centros y grupos de estudio que existíamos en Lima, interesados en el Espiritismo de Kardec. Fue una etapa muy interesante, de mucho trabajo, de retos insospechados pero, en equipo, logramos articular finalmente las bases para el Movimiento Espírita del Perú, e iniciar su proyección internacional.

 

Em outubro de 2001, com um grupo de irmãos decidimos fundar um Centro Espírita objetivando ampliar a mensagem da Terceira Revelação. Depois de serrem estabelecidas as bases do que seria nossa nova casa, iniciamos os trabalhos  do Centro Espírita Padre Germano em janeiro de 2002. Ali me tocou a responsabilidade de coordenar as áreas de divulgação e projeção das atividades espíritas, de estabelecer pontes entre a nascente Federação Espírita do Peru, FEPERU, e os poucos centros e grupos de estudo que existiam em Lima, interessados no Espiritismo de Kardec. Foi uma etapa muito interessante, de muito trabalho, de desafios e imprevistos, porém, em equipe, conseguimos articular finalmente as bases do Movimento Espírita do Peru, e iniciar sua projeção internacional.

 

Pode nos falar sobre sua atuação no movimento espírita durante esses anos?

¿Puede hablarnos de su actuación en el movimiento espírita durante esos años?

 

Mi trabajo en el Movimiento Espírita ha sido intenso. He participado en la organización de dos de los tres Encuentros Espíritas del Perú, como integrante de la Junta Directiva de FEPERU, en el cargo de Coordinadora. He asistido a los Congresos Espíritas de Cartagena  y Valencia, representando a la FEPERU, con presencia en las Reuniones del CEI en esos países, además de las reuniones de Lima y Punta del Este, además de otros encuentros espíritas en Panamá, Bolivia, Brasil y Colombia. También he participado en los Cursos para Trabajadores Espíritas que organiza el CEI en Brasilia. Procuro estar siempre atenta a los avances en el movimiento espírita internacional no sólo en aspectos doctrinarios, sino también en organización, para propiciar mejoras en el desempeño de las instituciones espíritas de mi patria, a fin de fortalecer el crecimiento del Espiritismo en Perú. Esa es una meta que tengo muy clara: crecimiento de la mano de la pureza doctrinaria.

 

Meu trabalho no Movimento Espírita tem sido intenso. Tenho participação da organização de dois dos três Encontros Espíritas do Peru, como integrante da Comissão Diretora da  FEPERU, no cargo de Coordenadora. Assisti aos Congressos Espíritas de Cartagena e de Valência, representando a FEPERU, com presença nas reuniões do CEI nesses países, além das reuniões de Lima e Punta Del Este, e de outros encontros espíritas no Panamá, Bolívia, Brasil e Colômbia. Também tenho participado de Cursos para os Trabalhadores Espíritas que organiza o CEI em Brasília. Busco estar sempre atenta aos avanços do movimento espírita internacional não só nos aspectos doutrinários, como, também, na organização, buscando propiciar melhoras no desempenho das instituições espírita do meu país, a fim de fortalecer o crescimento do Espiritismo no Peru. Esta é uma meta que tenho muito bem clara: o crescimento da mão da pureza doutrinária.

 

A que casa espírita esta frequentando presentemente?

¿A qué casa espírita asiste actualmente?

 

En el año 2005, con un grupo de hermanos, sentimos que habíamos culminado una etapa en el CEPAG y necesitábamos ampliar el horizonte de nuestro trabajo espírita. Es así que fundamos el Centro Espírita Joanna de Angelis, en el que asumí su conducción como Presidente, hasta la actualidad. Considero importante que hemos establecido lineamientos sólidos para el estudio sistematizado de la doctrina, estudio de la mediumnidad, talleres de valores y evangelización infantil, conferencias de divulgación y, desde el 2009, la obra social de la institución “Hogar de Esperanza” ubicada en una zona muy pobre del distrito de La Victoria, en  Lima, dirigida a la infancia.

 

No ano de 2005, com um grupo de irmãos, sentimos que havíamos atingido uma etapa no CEPAG e necessitávamos ampliar o horizonte do nosso trabalho espírita. E foi assim que fundamos o Centro Espírita Joanna de Angelis, do qual eu assumi a direção como Presidente, até os dias atuais. Considero importante o fato de termos estabelecido delineamentos sólidos para o estudo sistematizado da doutrina, estudo da mediunidade, grupos de estudo de educação e de envangelização infantil, conferências de  divulgação, e, desde o ano de 2009, a obra social da instituição “Lar da Esperança” localizada numa região muito pobre do distrito de La Victoria, em Lima, voltada para a assistência infantil.

 

Qual a abrangência dessa obra social?

¿Qué alcances tiene esa obra social?

 

El “Hogar de Esperanza” alberga en estos momentos a 25 niños entre 3 y 5 años de edad, como una primera etapa. Se les brinda de manera completamente gratuita educación preescolar con valor oficial, apoyo nutricional a través de un refrigerio en la mañana, además de servicios de orientación en nutrición, salud y apoyo psico-pedagógico. Nuestra proyección es ampliar la obra hacia mayor número de niños y crecer en horario para beneficio de los niños y, a través de ellos, a sus familias. Los mayores problemas que enfrentan nuestros niños son la desnutrición, el abandono moral, y la exposición a ambientes delincuenciales. No podemos cambiar su entorno, pero tenemos la esperanza de que el tiempo que pasen con nosotros sea de mucho amor y consuelo en sus vidas.

 

O “Lar da Esperança” alberga presentemente 25 crianças entre 3 e 5 anos de idade, como uma primeira etapa. A eles é oferecido, de forma totalmente gratuita, educação pré-escolar com reconhecimento oficial, apoio nutricional através de um lanche pela manhã, alem dos serviços de orientação na alimentação, saúde e apoio psico-pedagógico. Nossa pretensão é ampliar a obra para um maior numero de crianças e ampliar o horário para beneficio das crianças e, por extensão,  também as suas famílias. Os maiores problemas que enfrentam nossas crianças são a desnutrição, o abandono moral e a exposição aos ambientes de delinqüência. Não temos como mudar seu meio, porém temos a esperança de que o tempo que passam conosco seja de muito amor e consolo para as suas vidas.

 

 

O Centro Espírita Joanna de Angelis que você dirige tem dado ênfase à divulgação espírita? Como tem sido sua participação nesse sentido?

El Centro Espírita Joanna de Angelis, que usted dirige ha puesto mucho énfasis en la divulgación Espírita. ¿Cómo proyecta su trabajo en ese campo?

 

Como centro espírita, desde su fundación, hemos hecho muchos esfuerzos por hacer conocido el Espiritismo de Kardec. Somos muy rigurosos en el aspecto de la pureza doctrinaria. Por ello, planificamos y seleccionamos con responsabilidad y cuidado los temas que ofrecemos. En el Perú aún hay mucha confusión con el término “Espiritismo” y se lo relaciona con las prácticas espiritistas de adivinación. Cada vez que nos presentamos ante alguna entidad que visitamos o se nos acerca una persona para preguntarnos sobre lo que hacemos, tenemos mucho cuidado con deslindar los términos. Entonces vemos que es importante ubicar en la mente de nuestros compatriotas, con claridad, qué es el Espiritismo, quién es Kardec, cuáles son los fundamentos de esta Doctrina, y que conocerla es el punto de partida para la transformación moral de cada uno de nosotros. Es casi una labor de pioneros, pero no nos desanimamos.

 

Como Centro Espírita, desde a sua fundação, tem-se despendido muitos esforços para divulgar Espiristismo, o Espiritismo de Kardec. Somos muito rigorosos no aspecto da pureza doutrinária. No Peru, ainda vige muita confusão com o termo “Espiritismo” e o relacionam com as práticas da adivinhação. Toda vez que nos apresentamos em alguma entidade que visitamos e de nós se aproxima alguém para perguntar sobre o que fazemos, temos muito cuidado em empregarmos os termos. Então vemos que é importante incutir na mente dos nossos compatriotas, com muita clareza o que é o Espiritismo, quem é Kardec, quais são os princípios da Doutrina, e que conhecê-la é o ponto de partida para a transformação moral de cada um de nós. É quase um trabalho de pioneiros, porém não nos desanimamos.

 

 

São esses os temas que abordam nas conferências?

¿Y son esos temas los que abordan en sus conferencias?

 

Esas son las bases de las exposiciones, pero tratamos temas actuales o de interés, quizás más cercanos a nuestra realidad. Por ejemplo, cada semana se aborda un tema del Evangelio según el Espiritismo, que enfocamos de manera muy sencilla, amena, sustentada en la Doctrina Espírita, ofreciendo un aspecto consolador, esperanzador. Contamos con un equipo de conferencistas, y apoyo multimedia para las exposiciones. Esta actividad está teniendo bastante acogida. Después, brindamos pases y agua fluidificada.

 

Essas são as bases das  exposições, porém tratamos também de temas atuais ou de interesse mais próximo de nossa realidade. Por exemplo, a cada semana se aborda um tema de O Evangelho Segundo o Espiritismo que é  enfocado de maneira muito, amena, à luz da Doutrina Espírita, propiciando ambiente de consolo e esperança.  Contamos com uma equipe de conferencistas, com apoio de multimídia para as palestras.  Esta atividade tem tido uma grande acolhida. Depois aplicamos passes e servimos a  água fluidificada.

 

Todas as palestras estão a cargo apenas  dos membros do C.E. Joanna de Angelis?

¿Todas las conferencias están  a cargo sólo de los miembros del C.E. Joanna de Angelis?

 

Dos veces al año, y en ocasiones en más oportunidades, gestionamos la visita de conferencistas del extranjero. Nos han visitado de Colombia, Jorge Berrío Bustillo y Jorge Francisco León; de Brasil Simoni Privato Goidanich y el médium pintor Florencio Antón Neto; de Argentina el Dr. Sabino Antonio Luna, y el hermano Juan Antonio Durante (que ya partió a la patria espiritual). Estamos permanentemente consultando y planificando para hacer posible la presencia nuestra patria de conferencistas que nos ayuden a impulsar el crecimiento del Espiritismo por estas tierras.

 

Duas vezes ao ano e em ocasiões especiais, convidamos oradores do exterior. Recebemos a visita de Jorge Berrio Bustillo e Jorge Francisco Leon, ambos da Colômbia;  do Brasil, de Simoni Privato Goidanich e o médium pintor Florêncio Anton Neto; da Argentina vieram o Dr. Sabino Antonio Luna, e o irmão Juan Antonio Durante, que já partiu para a pátria espiritual. Estamos permanentemente estudando e planejando para tornar possível a presença, em nosso país, de conferencistas que nos ajudem a impulsionar o crescimento do Espiritismo por estas paragens.

 

Que outros aspectos abrange a divulgação do CEJA?

¿Qué otros aspectos contempla la divulgación del CEJA?

 

En Octubre del año 2009, con María Reyna de Morante y Jennifer Nugent lanzamos el boletín: “Semilla de amor”, de edición trimestral y que se distribuye de manera gratuita a todas las casas espíritas del Perú, y a todos los que visitan el CEJA. También se distribuye a la comunidad espirita internacional por Internet. A la fecha, llevamos ya once ediciones. Más que un boletín que informe sobre las actividades institucionales pensamos que esta publicación es un testimonio de la alegría que sentimos al plasmar en actividades y obras el trabajo en el bien, por y para el Maestro Jesús. Y por supuesto, invitando a la reflexión con un tema central que responda a las inquietudes o problemática actuales, a la luz de nuestra amada doctrina. Contamos además con una biblioteca siempre abierta para los estudiantes y miembros, y también una librería.

 

Em outubro de 2009, com Maria Reyna de Morante e Jennifer Nugent lançamos o boletim “Semente de Amor”, de edição trimestral e que é distribuído de forma gratuita para todas as casas espíritas do Peru, e a todos que visitam o CEJA. Também é enviado para a comunidade espírita internacional através da Internet.  Até esta data alcançamos onze edições. Mais que um boletim que informa sobre as atividades institucionais, entendo que esta publicação é um testemunho da alegria que sentimos em plasmar em atividades e obras a serviço do bem, por e para o Mestre Jesus. E evidentemente, convidando à reflexão com um tema central que responda às inquietações e problemas atuais, à luz da nossa amada doutrina. Além disso, contamos com uma biblioteca permanentemente aberta aos estudiosos e membros e também com uma livraria.

 

Você também é responsável por um programa de rádio espírita? Como surgiu essa idéia e como ele é realizado?

Usted también es gestora de un programa de radio espírita. ¿Cómo nace esta idea y cómo la realizan?

 

El programa de radio es un objetivo que ha estado presente en nuestros planes desde hace mucho tiempo, pero recién este año hemos podido concretarla. Tocamos muchas puertas. Por un lado, pedimos donaciones que nos permitan solventar el espacio en una radio comercial, y por otro lado, pidiendo que acepten nuestra propuesta espírita de manera clara, sin disfraces. Ya te he comentado los prejuicios que hay con sólo mencionar la palabra Espiritismo. Pues bien, finalmente lo conseguimos: Radio Miraflores, frecuencia AM nos abrió las puertas. Es así que el 7 de marzo de este año lanzamos al aire el primer programa "Voces Espiritas". Salimos en directo, una hora, todos los miércoles a las 11 a.m. En la conducción y gestión me acompaña Ana María Venturo. En cada programa se abordan temas como "Transición a la otra vida”, “Lazos de familia", "La ley del trabajo”,  "El suicidio", "La dulzura”, “El perdón", entre otros. Además, buscamos la interacción con el público, que recién escucha sobre el Espiritismo, y nos hacen llegar sus preguntas por los teléfonos de la radio, en directo, o por Chat a la página de la radio, o por el blogspot de Voces Espíritas, donde también se pueden escuchar los programas pasados: www.vocesespiritas.blogspot.com 

 

O programa de radio é um objetivo que sempre esteve presente em nossos planos desde há muito tempo,  porém só neste ano temos podido concretizá-lo. Batemos em muitas portas. Por um lado pedimos doações que no permitam pagar o espaço em uma rádio comercial e, por outro, pedindo que aceitem nossa proposta espírita de maneira clara e  sem disfarces. Já lhe disse dos prejuízos que há em apenas se mencionar a palavra Espiritismo. Pois bem, finalmente conseguimos: Rádio Miraflores, freqüência AM,  nos abriu as portas. E foi assim que a 7 de março deste ano lançamos ao ar o primeiro programa “Vocês Espíritas”. Saímos ao vivo, durante uma hora, todas as quartas feiras às 11 horas da manhã. Na condução e direção me acompanha Ana Maria Venturo. Em cada programa são abordados temas como: Passagem para a outra vida, Laços de Familia, A Lei do Trabalho, O Suicídio, A Douçura, O Perdão, entre outros. Alem disso buscamos uma interação com o público que ao ouvir falar de Espiritismo, nos fazem chegar suas perguntas através do telefone da rádio, ao vivo, pelo Chat da página da rádio, ou pelo blogspot de “Vocês Espíritas”, onde também podem ouvir os programas passados: www.vocesespiritas.blogspot.com

 

 

A modernidade e a tecnologia tem propiciado impulso à comunicação. A  Internet tem ajudado ao seu trabalho?

La modernidad y la tecnología han significado un impulso para la comunicación. Concretamente a través de Internet, ¿se ha beneficiado su labor?

 

Definitivamente. Estamos al día con la tecnología. Como parte del trabajo de divulgación sabemos que la comunicación por Internet es básica hoy en día. Por eso, toda nuestra labor está expuesta allí. Además del site del programa de radio que ya mencioné, contamos con una página web: http://cejoannadeangelisperu.blogspot.com

Y la de la obra social es:

www.cejahogardeesperanza.blogspot.com

No hay manera de no estar comunicados.

 

Definitivamente. Estamos em dia com a tecnologia. Como parte do trabalho de divulgação, sabemos que a comunicação pela Internet é fundamental. Por isso, todo nosso trabalho ali está exposto. Além do site do programa de rádio que já mencionei, contamos com uma página na web: http://cejoannadeangelisperu.blogspot.com

e da obra social que é:

www.cejahogardeesperanza.blogspot.com

Não há como não estar comunicados.

 

Algo mais que queira acrescentar?

¿Algo más que quisiera agregar?

 

Todos nuestros trabajos son cuidadosamente planificados con los trabajadores de la casa espírita. Somos un grupo unido y todos tenemos el mismo objetivo. Además de amar, estudiar y practicar la Doctrina Espirita, vemos necesario divulgarla, y que Kardec se conozca correctamente en Perú. Como Presidente del CEJA procuro que nuestra labor como trabajadores en la oficina del Maestro Jesús sea siempre realizada con amor, que nuestra casa espírita sea siempre un centro de luz, de consuelo, de armonía. Comprendemos que hay mucho sufrimiento en la tierra, que las personas que nos visitan necesitan de consuelo, por ello reconocemos que somos un hospital de almas. Somos concientes de que nuestra posición como trabajadores espíritas siempre será rescatarnos moralmente y reeducarnos, para luego rescatar almas de los encarnados y desencarnados mediante este bello conocimiento. Y para auto-educarnos tenemos conciencia de nuestra educación debe de ser día a día.

 

 

Todas os nossos trabalhos são cuidadosamente planejados com os trabalhadores da casa espírita. Somos um grupo unido e todos temos os mesmos objetivos. Alem de amar, estudar e praticar a Doutrina Espírita, sentimos a necessidade de divulgá-la, para que Kardec seja convenientemente conhecido no Peru. Como Presidente do CEJA procuro fazer com que nosso trabalho como trabalhadores na seara do Mestre Jesus  seja sempre realizado com amor e que nossa casa espirita seja sempre um centro de luz, de consolo e de harmonia. Compreendemos que há muito sofrimento na Terra, que as pessoas que nos buscam necessitam de consolo, por isso reconhecemos que somos um hospital de almas. Temos consciência de que nossa posição como trabalhadores espíritas será sempre a de nos modificar moralmente e nos reeducar para em seguida recuperar almas dos encarnados e desencarnados a partir desse belo conhecimento. E para nos auto- reeducarmos, temos consciência de que isso acontecerá  no dia-a-dia.

 

As suas despedidas aos nossos leitores

Su despedida de nuestros lectores.

 

Agradecemos a Dios, a nuestra mentora Joanna de Angelis por la oportunidad que nos dan. Y agradecemos también a todo el grupo de trabajadores del centro espirita, encarnados y desencarnados, por su labor desinteresada  y apoyo para logra nuestros objetivos. Le pedimos a Dios que nos fortalezca y que en todas las tareas que realizamos, y que realizaremos,  recordemos que nos comprometimos como grupo en el mundo espiritual, al venir al a tierra la podamos realizar, con amor y alegría en nuestros corazones.

Si los lectores quisieran visitarnos, los recibiremos con alegría en el C.E. Joanna de Angelis ubicado en Manuel Fuentes 903 San Isidro, Lima-Perú.

 

 

Agradecemos a Deus e a nossa mentora Joanna de Angelis por esta oportunidade que nos concedem. Também agradecemos ao grupo de trabalhadores do Centro Espírita, encarnados e desencarnados, pelo trabalho desinteressado e apoio para alcançarmos nossos objetivos. Rogamos a Deus que nos fortaleça e que em todas as tarefas que realizamos ou venhamos a realizar, não esqueçamos de que nos comprometemos como grupo no mundo espiritual  e que voltando à Terra, possamos cumprir esses compromissos com amor e alegria em nossos corações. Se os leitores quiserem visitar-nos os receberemos com alegria no C.E. Joanna de Ângelis, localizado na Rua Manuel Fuentes, 903, San Isidro, Lima, Peru.

 

***************************************

 

A realização desta entrevista contou com a participação voluntária de Maria Reyna de Morante, de Lima, Perú.

Isabel Loo-Fernández com a neta Favianna e no CEJA, em Lima, Peru.

Fotos: 3º. Encontro Espírita do Peru, realizado em 2010. Divaldo, no centro, ladeado pelos trabalhadores.

José Raul Teixeira ladeado por Isabel e Maria Reyna

Ana e Isabel na Radio Miraflores, Lima, Peru. 2012

Aniversário do CEJA em 2006

Ney Prieto Peres (Brasil) e Simoni Privato Goidanich (Equador) nas extremas e Maria Reyna,  Axel e

 Isabel Loo-Fernández em Cali, Colômbia, 2008

Meninos do Lar da Esperança visitam o Congresso da Repiblica do Peru,  mayo 2012

Isabel Loo, al lado del médium y Conferencista Juan Antonio Durante. Abril 2011.

Programa Voces Espíritas  (Vozes Espíritas)  na Rádio Latina no aniversário em 2013.

 Ana Maria Venturo e Isabel Loo.

 

NESTE SÁBADO

 

Los invitamos a celebrar el 4to Aniversario del programa radial del CE Joanna de Angelis, "Voces Espíritas", este sábado 5 de marzo a las 12 m. por Radio latina 990 AM.

El tema será "Espiritismo: Luz en nuestras vidas" bajo la conducción de Isabel Loo,  y como invitados Javier Mazzini y Vladimir Borrero.

Fraternalmente,

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]