Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 28 de março de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/28-03-2016.htm

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/28-03-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

26-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/26-03-2016.htm

25-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/25-03-2016.htm

24-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/24-03-2016.htm

23-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/23-03-2016.htm

22-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/22-03-2016.htm

 

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 


 

 

 

 

 

Silêncio Interior

 

 

 

“(...) Quando sintas que o desequilíbrio te sitia a casa mental e estás a um passo da queda, recolhe-te ao silêncio e reabastece-te de paz.

Perceberás que o vigor e a coragem serão restabelecidos e a harmonia tomará conta dos teus pensamentos, palavras e ações.”

 

 

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Lições para a Felicidade,     5ª ed. p. 118  – editora LEAL)

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 


 

 

 

 

 

Silencio interior

 

 

 

...Cuando sientas que el desequilibrio pone sitio a tu casa mental y estás a un paso de la caída, refúgiate en el silencio y vuelve a abastecerte de paz.

 

Percibirás que el vigor y el coraje se restablecerán, y la armonía se apoderará de tus pensamientos, palabras y acciones.

 

 

 

 

 

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Lecciones para la felicidad – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil


 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]] de Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

.................................

............................

......................

 

(Copiado de Febnet)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Moderno_espiritualismo#/media/File:Spirit_rappings_coverpage_to_sheet_music_1853.jpg

Por volta de 1853, quando a canção popular Spirit Rappings (batidas de espíritos) foi publicada, o moderno espiritualismo era alvo de intensa curiosidade. Uma observação atenta permite ver que algumas das pessoas presentes na sessão que aparece na capa da partitura musical parecem estar-se divertindo.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Moderno_espiritualismo#/media/File:Hypnotisk_seans_av_Richard_Bergh_1887.jpg

Pode-se ver a excitação sentida pela assistência quando o Mesmerista induz um transe.

Pelo pintor sueco Richard Bergh, 1887.

Esta fotografia de Chicago no ano de 1906 mostra um grupo de senhoras de classe média encontrando-se para discutir o moderno espiritualismo. O movimento foi primeiramente um fenômeno de classe média e alta e foi particularmente popular entre as mulheres.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Moderno_espiritualismo#/media/File:Seven_spiritualists_1906.jpg

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Boston, Massachusetts, EUA

 

 

 

Divaldo Franco - Boston, Estado de Massachusetts, EUA 20 março 2016

 

No último domingo, dia 20/03, o médium e orador espírita Divaldo Franco realizou um seminário na cidade de Boston, Estado de Massachusetts, EUA. 

O evento foi realizado no auditório do  “Bunker Hill Community College” e contou com a participação de um público de 450 pessoas. 

Na ocasião, o médium recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Massachusetts, representada nas figuras de seu presidente, o Senhor Robert A. DeLeo, e da Deputada Denise Provost.

 

O tema do seminário foi “Vitória sobre a Depressão”. 

Abrindo sua conferência, Divaldo referiu-se a Friedrich Nietzsche e sua conhecida obra “Assim Falou Zaratustra”, destacando a sua proposição sobre a completa desnecessidade de Deus e também a sua morte. O filósofo alemão era um depressivo crônico. 

Em seguida, descreveu o trabalho do médico francês Dr. Philippe Pinel, considerado por muitos o Pai da Psiquiatria, que libertou os seus pacientes esquizofrênicos do terrível pavilhão Bicêtre, do Hospital da Salpêtrière,  para dar-lhes um tratamento mais humano e restituir-lhes a dignidade, criando, assim, o que passou a ser conhecido como “terapia moral”.

 

Fazendo uma retrospectiva histórica das questões em torno do tema proposto, principalmente a partir do século XVIII, o palestrante falou sobre os estudos e experiências hipnológicas do Dr. Jean Martin Charcot, no Hospital Salpêtrière, em Paris, assim como de Sigmund Freud, sobre os sonhos, os conflitos sexuais, o subconsciente, e de Carl Gustav Jung, sobre o inconsciente profundo- individual e coletivo-, os arquétipos etc., esclarecendo que, com os conhecimentos da Psiquiatria e das Neurociências, foi possível realizar-se grande avanço também na Psicologia, de maneira a se constatar que além das problemáticas de natureza puramente psiquiátricas, físicas, haveria outras de natureza psicológicas.

 

Nesse contexto, a depressão assumiria uma posição de grande relevo mundial, vez que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, até o ano de 2025, ela alcançaria a primeira posição como causa de mortes no planeta, especialmente por meio de suicídios com uso de arma de fogo.

 

Esses transtornos depressivos teriam estado presentes na Humanidade desde os primórdios da Civilização, embora sob outros nomes, já que o termo depressão teria surgido apenas no século XVII. O orador relatou os casos históricos das personagens bíblicas Jó (capítulo 3 do livro de Jó) e Rei Saul; e, ainda, de Arjuna, do livro hindu Bhagavad Gita. Além disso, recordou que na Grécia Antiga, tais transtornos eram frequentes e conhecidos como melancolia, sendo que Hipócrates já se referia à necessidade de uso da alegria para o combate àquele estado.

 

Divaldo discorreu sobre o trabalho de Emil Kraepelin, psiquiatra alemão e pai da moderna Psiquiatria, e sua descoberta a respeito das duas vertentes da depressão: a unipolar e a bipolar.  

Sobre as causas dos transtornos psiquiátricos e psicológicos, e mais especificamente sobre a depressão, foi dito que, no passado, foram estabelecidas diversas gêneses, quase todas equivocadas, tais como o pecado original de Eva no Paraíso ou o desequilíbrio dos fluidos corporais. Mas, que com o avanço da Psiquiatria, da Psicolologia e das Neurociências, fora descoberto que as causas podem ser endógenas (hereditariedade, alterações fisiológicas etc) e exógenas (eventos de vida, traumas de infância etc), sendo elas, portanto, de dupla natureza: biológica e psicológica. Em suas colocações, explicou o trabalho dos neurocomunicadores, como a noradrenalina, a serotonina, a dopamina, e do funcionamento das neurocomunicações, esclarecendo sobre a importância da harmonia desses elementos em nosso cérebro.

 

Ainda a respeito das causas, Divaldo acrescentou àquelas conhecidas pela Ciência Acadêmica, os conflitos e culpas de reencarnações anteriores e as obsessões espirituais. A obsessão mereceu um capítulo especial na obra O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec. Essas influências negativas e persistentes de Espíritos inferiores sobre um indivíduo poderiam levá-lo a estados de transtornos psicológicos e psiquiátricos, como a depressão, afetando-lhe não apenas o equilíbrio psicológico, como também a sua estrutura física, nos casos de perturbações de longo curso.

 

Diante disso, o tratamento para esses transtornos deveria ser multidisciplinar, englobando as terapias psicológicas, psiquiátricas e espírita (passes, orientação espiritual ao depressivo e familiares, atendimento do obsessor em reuniões mediúnicas especializadas, palestras, a terapia da água fluidificada etc.). 

Mencionando os estudos de James Hollis, de Carl Gustav Jung e de Milton Erickson, o palestrante ressaltou a importância de o paciente realizar um saneamento mental, mudando a sua forma de encarar a vida e criando em si um amadurecimento psicológico com ideias positivas, otimistas. Orientou que toda vez que surja uma ideia negativa em nossa mente, deveríamos substituí-la por uma positiva.

 

E, retornando ao filósofo Nietzsche, afirmou que a declaração dada por ele sobre a desnecessidade de Deus e de sua morte seria resultado de seu estado depressivo profundo, de sua revolta e do vazio existencial que lhe afligia. Dessa feita, Deus nunca teria deixado de existir e sua compreensão mais profunda e lógica seria trazida pelo Espiritismo, ajudando-nos a entender a nossa própria origem divina. Além disso, a Doutrina Espírita teria resgatado a mensagem pura e simples do Evangelho de Jesus, não em sua feição meramente religiosa, senão também profundamente terapêutica.

 

Divaldo explicou que a mensagem de Jesus está toda centrada na lei de Amor, a se constituir a mais profunda psicoterapia para o ser humano, segundo estabeleceriam renomados especialistas nas áreas da Psiquiatria, Psicologia e Neurociências. 

Esse amor apresentar-se-ia em duas formas: o autoamor e o amor às demais criaturas. E um dos desdobramentos desse sentimento seria o perdão, também em duas formas: autoperdão e perdão aos semelhantes.  

O amor e o perdão seriam uma das mais excelentes formas de profilaxia e tratamento para a depressão.  

Por isso, ressaltou o médium, os psiquiatras Viktor Frankl e Carl Gustav Jung estabeleceram que é imprescindível que a criatura humana eleja para si e vivencie uma meta existencial profunda, para dar sentido à sua vida e evitar o vazio existencial e, por via de consequência, a depressão. Para eles, a mais profunda meta seria o amor.

 

Ao final de sua dissertação, Divaldo discorreu sobre os estudos em torno da empatia, de como devemos realizar o bem ao próximo colocando-nos no seu lugar  e buscando identificar a sua real necessidade, a fim de oferecer-lhe aquilo que lhe seja de melhor e não conforme o nosso desejo. Falou, ainda, da importância de “enxergarmos” os seres humanos “invisíveis” na sociedade, aqueles que são desconsiderados e marginalizados pelos outros, para lhes tornarmos socialmente visíveis e dignificados.  Finalizou, dizendo que devemos buscar a alegria nas coisas simples da vida, no cotidiano, amando sempre e em qualquer circunstância, nunca valorizando o mal, procurando, paulatinamente, vencer as nossas más inclinações, até que alcancemos a plenitude.

 

Texto e fotos: Júlio Zacarchenco

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Espanhol

 

DIVALDO FRANCO en Boston, Massachusetts, USA;
20 de marzo de 2016.

 

Durante el último domingo, día 20/03, el médium y orador espírita Divaldo Franco realizó un seminario en la ciudad de Boston, Estado de Massachusetts, USA. 

Las actividades tuvieron lugar en el auditorio del Bunker Hill Community College y contó con la participación de un público compuesto por 450 personas. 

En esa ocasión, el médium recibió un homenaje de la Asamblea Legislativa del Estado de Massachusetts, representada por las personas de su presidente, el Señor Robert A. De Leo, y de la Diputada Denise Provost.

 

El tema del seminario fue Victoria sobre la depresión

Al comenzar su conferencia, Divaldo se refirió a Friedrich Nietzsche y a su conocida obra Así habló Zaratustra, destacando su proposición sobre la absoluta prescindencia de Dios. También aludió a su muerte: el filósofo alemán era un depresivo crónico. 

A continuación, describió el trabajo del médico francés Dr. Philippe Pinel, considerado por muchos el Padre de la Psiquiatría, que liberó a sus pacientes esquizofrénicos del terrible pabellón Bicêtre, del Hospital de la Salpêtrière,  para darles un tratamiento más humano y devolverles la dignidad, creando -de ese modo- la que pasó a ser conocida como terapia moral.

 

Al hacer un panorama retrospectivo histórico de las cuestiones vinculadas al tema propuesto, principalmente a partir del siglo XVIII, el disertante mencionó los estudios y las experiencias hipnológicas del Dr. Jean Martin Charcot, en el Hospital Salpêtrière, en París; también aludió a las investigaciones de Sigmund Freud, sobre los sueños, los conflictos sexuales, el subconsciente y, además, a los estudios llevados a cabo por Carl Gustav Jung, sobre el inconsciente profundo -individual y colectivo-, los arquetipos, etc., explicando que con los conocimientos de la Psiquiatría y de las Neurociencias, fue posible realizar un gran avance también en la Psicología, de manera de constatar que además de los conflictos de índole puramente psiquiátrico o físico, habría otros de naturaleza psicológica.

 

En ese contexto, la depresión ocuparía una posición de gran relevancia mundial, dado que de acuerdo con la Organización Mundial de la Salud, hasta el año 2025, esta alcanzaría la primera posición como causa de muertes en el planeta, especialmente por medio de suicidios empleando armas de fuego.

 

Esos trastornos depresivos habrían estado presentes en la humanidad desde los comienzos de la civilización, aunque con otras denominaciones, ya que el término depresión puede haber surgido recién en el siglo XVII. El orador relató casos históricos, por ejemplo de personajes bíblicos, tales como Jo (capítulo 3 del Libro de Jo) y el Rey Saúl; y, además, de Arjuna, del libro hindú Bhagavad Gita. También recordó que en la Grecia antigua, tales trastornos eran frecuentes -y se los conocía como melancolía-, al punto que Hipócrates hacía referencia a la necesidad de usar la alegría para combatir tal estado.

 

Divaldo mencionó el trabajo de Emil Kraepelin, psiquiatra alemán y creador de la moderna Psiquiatría, y su descubrimiento de las dos vertientes de la depresión: la unipolar y la bipolar.  

Sobre las causas de los trastornos psiquiátricos y psicológicos, y más específicamente sobre la depresión, se ha dicho que en el pasado radican diversas génesis, casi todas equivocadas, tales como el pecado original de Eva en el Paraíso o el desequilibrio de los fluidos corporales. No obstante, con el avance de la Psiquiatría, de la Psicolología y de las Neurociencias, se ha descubierto que las causas pueden ser endógenas (hereditariedad, alteraciones fisiológicas, etc.) y exógenas (acontecimientos de la vida, traumas de la infancia, etc.), siendo ellas, por lo tanto, de doble naturaleza: biológica y psicológica. Explicó, asimismo, la función de los neurocomunicadores, tales como la noradrenalina, la serotonina, la dopamina, y el funcionamiento de las neurocomunicaciones, además de  aludir a la importancia de la armonía de esos elementos en nuestro cerebro.

 

También, con respecto a las causas, Divaldo agregó a las que conoce la ciencia académica, los conflictos y las culpas de reencarnaciones anteriores, además de las obsesiones espirituales. La obsesión mereció un capítulo especial en la obra El Libro de los Médiums de Allan Kardec. Esas influencias negativas y persistentes, de Espíritus inferiores sobre un individuo, podrían conducirlo a estados de trastornos psicológicos y psiquiátricos, tales como la depresión, y afectarían no sólo su equilibrio psicológico sino también su estructura física, en los casos de perturbaciones de desarrollo prolongado.

 

Por lo tanto, el tratamiento para esos trastornos debería ser multidisciplinario, es decir que contemple las terapias psicológicas, las psiquiátricas y la espírita (pases, orientación espiritual al paciente depresivo y a sus familiares, atención al obsesor en reuniones mediúmnicas especializadas; conferencias; la terapia del agua fluidificada, etc.).

 

Con referencia a los estudios de James Hollis, de Carl Gustav Jung y de Milton Erickson, el disertante destacó la importancia de que el paciente realice un saneamiento de su mente, para cambiar su enfoque de la vida y crear en él, una maduración psicológica con ideas positivas, optimistas. Expresó que cada vez que surja una idea negativa en nuestra mente, deberíamos sustituirla por una positiva.

 

Y, volviendo al filósofo Nietzsche, manifestó que la declaración que este hizo sobre que Dios es innecesario, además de su muerte, sería la consecuencia de su profundo estado depresivo, de su rebeldía y del vacío existencial que lo afligía. De tal modo, Dios nunca habría dejado de existir y su comprensión más profunda y lógica sería aportada por el Espiritismo, ayudándonos a que entendamos nuestro propio origen divino. Además, la Doctrina Espírita habría recuperado el mensaje puro y simple del Evangelio de Jesús, no en su aspecto meramente religioso, sino también profundamente terapéutico.

 

Divaldo explicó que el mensaje de Jesús está por completo basado en la Ley del Amor, que constituye la más profunda psicoterapia para el ser humano, según lo han establecido renombrados especialistas en los terrenos de la Psiquiatría, la Psicología y las Neurociencias. 

Ese amor se presentaría en dos formas: el autoamor y el amor a las demás criaturas. Y uno de los desdoblamientos de ese sentimiento sería el perdón, también en dos formas: autoperdón y perdón a los semejantes.  

El amor y el perdón serían las más excelentes formas de profilaxia y tratamiento para la depresión.  

Por eso, destacó el médium, los psiquiatras Viktor Frankl y Carl Gustav Jung establecieron que es imprescindible que la criatura humana elija y experimente una meta existencial profunda, para dar sentido a su vida y evitar el vacío existencial, y por consiguiente la depresión. Para ellos, la meta más profunda sería el amor.

 

Al final de su disertación, Divaldo se refirió a los estudios relativos a la empatía, a cómo debemos realizar el bien al prójimo, colocándonos en su lugar y tratando de identificar su auténtica necesidad, a fin de ofrecerle aquello que le resulte mejor, y no según nuestro deseo. Habló, además, de la importancia de que observemos a los seres humanos invisibles en la sociedad, aquellos que no son tenidos en cuenta y marginados por los otros, a fin de que se vuelvan socialmente visibles y dignificados. Finalizó, diciendo que debemos buscar la alegría en las cosas simples de la vida, en lo cotidiano, amando siempre y en cualquier circunstancia, nunca valorizando el mal sino procurando, paulatinamente, superar nuestras malas tendencias, hasta que alcancemos la plenitud.

 

Texto y fotos: Júlio Zacarchenco

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

O filme “Nos Passos do Mestre Jesus segundo o Espiritismo”


Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

 

 

Assistimos ao filme “Nos Passos do Mestre Jesus segundo o Espiritismo” nos dias de seu lançamento em São Paulo, com sala de cinema lotada. É o primeiro filme espírita sobre a vida e obra de Cristo, realizado através de pesquisa espírita e que apresenta uma visão até hoje inédita sobre a Bíblia e especificamente sobre o Cristo.

Trata-se de produção no estilo de documentário, de responsabilidade de “Mundo Maior Filmes”; direção e roteiro – André Marouço; Supervisão – Severino Celestino (Pb) e Adão Nonato (SP); Severino é também o curador. Os dois compuseram uma excelente dupla, com Celestino priorizando esclarecimentos mais voltados ao Antigo e Novo Testamentos interpretados à luz do Espiritismo e seus aspectos históricos, e, Nonato com foco nos princípios espíritas.

Severino Celestino da Silva atua em cursos de pós-graduação em Ciências da Religião, autor de vários livros sobre Bíblia, inclusive das obras “O Evangelho e o Cristianismo Primitivo” e “Comunidades do Caminho. História do Cristianismo Nascente”. Adão Nonato de Oliveira dirige Instituto de Laborterapia e realiza pesquisas sobre a vida e ensinos do Cristo.

O filme teve tomadas cinematográficas feitas em Israel, Egito, Turquia, Itália e no Brasil. O longa metragem apresenta dramatizações de trechos marcantes da vida de Jesus Cristo e de alguns momentos de Allan Kardec. O filme mostra Jesus como um educador e pacifista por excelência e levanta dúvidas sobre trechos polêmicos, como a virgindade de Maria; a Ressurreição de Lázaro; alguns aspectos relacionados com as histórias sobre o próprio Jesus; e a “traição” de Judas. Para tanto se fundamenta em pesquisas históricas e em conceitos das Obras Básicas de Kardec.

Mais informações: http://nospassosdomestreofilme.com.br/; 
http://tvmundomaior.com.br/eventos/encontro-nos-passos-do-mestre-brasil/
http://tvmundomaior.com.br/sem-categoria/trailer-oficial-de-nos-passos-mestre/

(*) E-presidente da USE-SP e da FEB.

 

 

 

 

Filme: Nos Passos do Mestre

Locais e horários de exibição

 

Imagem inline 1

LOCAIS E HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

A partir desta quinta-feira (24), você das cidades de São Paulo, Guarulhos, Fortaleza, e Boa Vista - RR, poderá assistir ao filme "Nos Passos do Mestre - Jesus Segundo o Espiritismo".

São Paulo - SP
Cinemark Central Plaza: 11h30 e 15h10
Cinemark Shopping D: 13h40 e 19h00
UCI Anália Franco: 13h15 e 18h50
Cinemark Shopping Pátio Paulista: 12h30

Guarulhos - SP
Cinemark Guarulhos: 16h45 e 21h40

Fortaleza - CE
UCI Shopping Iguatemi: 13h30 e 15h30
UCI Parangaba: 19h50

Boa Vista - RR

Cine Super K - Sala 02 - 19h e 21h25

EM BREVE ESTREIA EM OUTRAS CIDADES

 

--

 Lucas de Pádua

Correio eletronico  [email protected]

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

Seminário com Divaldo Pereira Franco. Maio/2016

Bad Honnef, Alemanha

 

 

 

 

(Informação em emails de Freundeskreis Allan Kardec - Düsseldorf [email protected] e de  nascimento zelina [[email protected]])

 

 

 

3º. Congresso Espírita Alagoano

Maceió, AL

 

Informações e inscrição:

http://feeal.org.br/3congresso/

 

 

(http://feeal.org.br/3congresso/)

 

 

5º. Encontro Espírita AFA- GEIG

Araras, SP

 

 

 

(Informações reccebidas em email de Renato Pereira Batista [[email protected]])

 

 

 

Palestras com Geraldo Lemos Neto

Nova Iorque e Flórida,  EUA

 

 

(Recebido em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

Palestra na Associação Espírita Fraternal

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra no Grupo Espírita Nova Cafarnaum

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cássio Branco de Araújo)

 

 

 

Registro. Aula magna do Curso de Pedagogia Espírita

João Pessoa, PB

 

 

 Olá Ismael;

Bom dia!

Em anexo fotos da aula magna do curso de Pedagogia Espírita, que ocorreu no CINTEP  (entro Integrado de   Tecnologia e Pesquisas), com abertura com Fred Menezes. no dia 12/03/2016 as 10:00horas.

Na sequencia temos foto números :

01 = Aula de Fred  sobre a necessidade da pedagogia espírita.

2= José Candido e esposa Josara  (diretores da AJA " Associação Jamais Abortar)com Fred Menezes 

3= Fred Menezes com Renato D. Magalhães do Projeto "sorriso de Esperança ", 

4=  por ultimo Fred com Marcos Paterra, docente do curso e articulista do MEB

 

(Recebido em email de Marcos Paterra)

 

 

 

Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acessar aqui:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

Matéria publicada no Jornal Espírita de

Três Lagoas, MS

 

 

(Recebido em email de Luiz Corrêa da Silveira Filho [[email protected]])

 

 

 

Leia a Newsletter “Dirigente Espírita”- USE/SP

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

http://us8.campaign-archive2.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=a5319a6185&e=bce6fbd28f

 

 

 

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acessar aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 377

TRÊS LAGOAS/MS – 26 a 29/MARÇO/2016

Envie eventos: [email protected]

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM: 

https://infopanespirita.wordpress.com/

(Com informações de Décio Bressanin)

 

 

 

Agenda Espírita do CEAP

Rio de Janeiro, RJ

 

Solicitar por email para André Gadelha

[email protected]

 

 

 

Kardec rádio (em inglês)

Baltimore, EUA

 

Acesse aqui:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

Embaixadores divinos

 

​​

Emmanuel

 

Eles, os Embaixadores Divinos, quando chegam a nós, espíritos internados na escola da evolução, trazem consigo as harmonias supremas.

Expressam-se raramente por estruturas humanas, conquanto permitam que artistas de sentimento elevado lhes imaginem a forma, nas alegorias da abstração ou na linguagem dos símbolos.

Manifestam-se quase sempre por influxos de sabedoria e beleza, amor e refazimento.

São frêmitos de esperança, alavancas intangíveis de força, clarões relampagueantes no firmamento da alma, a se lhe espelharem nas telas do pensamento por idéias sublimes e sonhos majestosos, visões interiores de magnificência intraduzível, cujo fulgor recorda a auréola solar dissipando as trevas!...

Abeiram-se das mãos fatigadas de pranto e renovam-lhes a ternura para que afaguem de novo os filhos ingratos;

Aproximam-se dos corações exaustos de sacrifícios, impelindo-os a converter soluços de sofrimento em cânticos de alegria;

Envolvem o cérebro daqueles que se consagram espontaneamente à felicidade dos semelhantes e comunicam-lhes o lume da inspiração, que se lhes transfigura, no campo mental, em cores e melodias, invenções e modelos, composições literárias e revelações científicas, poemas e vozes, hinos à bondade e planos de serviço que atendam anseios e aspirações das criaturas famintas de acesso aos reinos superiores do espírito;

Abraçam os lidadores do bem e reaquecem-lhes os corações para que não se imobilizem, sob o granizo da calúnia, e nem se entorpeçam, ao verbo gelado e fulgurante das filosofias estéreis;

Beijam a fronte pastosa dos agonizantes que aguardam tranquilamente a morte, rociando-lhes o olhar com lágrimas de júbilo ao desvendar-lhes os gloriosos caminhos da liberdade;

Enlaçam os servidores humildes que suam e choram na gleba, a fim de que o mundo se abasteça suficientemente de pão, e levantam-lhes a cabeça para a contemplação do Céu...

Quando a ventania da adversidade te assopre desalento ou quando a sombra da provação te mergulhe em nuvens de tristeza, recorre a eles, os Embaixadores Divinos do Amor Eterno, e sentirás de imediato, o calor da fé, nutrindo-te a paciência e acalentando-te a vida.

Para isso, basta te recolhas à paz do silêncio acendendo em ti mesmo leve chama de oração por atalaia de luz.

​ 

​Emmanuel

Psicografia de Francisco Cândido Xavier

Livro: Opinião Espírita 

 

 

(Texto recebido em email de [email protected]; em nome de; Jefferson Jornalista [[email protected]])

 

Pirâmide no sitio arqueológico de Huaca Pucclana. Lima, Perú. Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

 

Abrindo picadas

 

 

Muitos gostaríamos de abrir largas estradas, por onde conduzir os irmãos de luta a lugares seguros e felizes. Mas nos sentimos pequenos para tão grande empreendimento.

Desejaríamos ser faróis potentes a clarear a realidade maior da vida, dando visão ao que realmente é importante. Mas nossa capacidade de iluminar ainda é restrita.

Gostaríamos de fazer algo em benefício dos que nos rodeiam e enxergam menos que nós, mas também nossa visão é limitada.

Se ficarmos nos detendo na análise das dificuldades nada realizaremos.

Sempre haverá uma possibilidade, desde que a vontade seja a mola propulsora, e o ânimo interior não esmoreça.

O semeador da seara de Jesus não se permite o abatimento frente à importância do trabalho à sua espera.

Busca suprir-se do necessário na fé que o alimenta, e se dispõe a fazer o melhor que pode.

Mudar algo, quando se refere à conduta moral e ética da sociedade, é tarefa de cunho difícil e demorado.

Daí não contarmos com muitos a se dedicarem a esse mister.

Não desanimar deve ser a nossa meta.

Construir o que possamos com amor e dedicação pode parecer insignificante, mas sempre será um primeiro passo.

Se não podemos abrir largas estradas e acender grandes faróis, abramos picadas e acendamos um palito de fósforo.

Não podemos mudar a sociedade, mas podemos colaborar dentro de nossas possibilidades.

Não nos importe o registro nos anais da História, apenas a tranquilidade interior de termos feito nossa parte.

Se não podemos construir uma escola, podemos agrupar crianças sob uma árvore e lhes narrar histórias edificantes.

Se não temos condições de alimentar uma família, podemos ensinar-lhes a fazer uma horta no quintal.

Se não podemos adotar uma criança, podemos apadrinhá-la, auxiliando-a nas suas necessidades maiores.

Se não temos todo o tempo disponível, podemos separar uma hora do dia, ou da semana, para auxiliarmos em uma instituição de amparo ao idoso ou à criança.

Se não podemos nos responsabilizar o tempo todo por alguém acamado, podemos visitá-lo, uma vez na semana, oferecendo-lhe nossa solidariedade.

Jesus iniciou Seu ministério no mundo, sem alardes.

Atendeu aos doentes mais próximos, suavizando seus sofrimentos e inquietações mais prementes.

Utilizou a palavra como instrumento principal, renovando ideias.

Inspirou sentimentos de amor, como verdadeiro caminho para alcançarmos a paz.

Nunca se deixou envolver pelas paixões do mundo.

Foi abrindo estradas de esperança nos corações dos homens e mulheres que O seguiam.

Levava a alegria aos revoltados e indiferentes.

Para isso, enfrentou todo tipo de impedimento. Mas nunca desistiu de Seus propósitos de iluminação de consciências.

Foi abandonado, traído, executado, mas não deixou de nos legar o que tinha de melhor: o Seu amor, que sustentou e continuará a sustentar a umanidade.

Prossigamos, dessa forma, abrindo picadas, derrubando o mato grosso de nossa indiferença, e doando de nós o melhor que temos, em benefício dos que pouco ou nada têm.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap.10, do livro
 
Libertação pelo amor, pelo Espírito Joanna de Ângelis,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 26.3.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Trilha em Machu Picchu, Perú. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]