Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/30-08-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/30-08-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

29-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/29-08-2017.htm

28-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/28-08-2017.htm

26-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/26-08-2017.htm

25-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/25-08-2017.htm

24-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/24-08-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

O que é o Espiritismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

Franz Joseph Gall defendeu a frenologia.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Joseph_Gall

 

Por volta de 1800 Franz Joseph Gall desenvolveu a frenologia - uma teoria que reivindica ser capaz de determinar o caráter, características da personalidade, e grau de criminalidade pela forma da cabeça (lendo "caroços ou protuberâncias").

 

Quadro de Jesus executado pela artista plástica Maria Tereza Braga. Casa da Caridade, Araçatuba, SP.

Foto Ismael Gobbo

Allan Kardec, o insigne Codificador do Espiritismo

 

NOTA

 

Com esta publicação concluimos o repasse em partes do livro “O Que é o Espiritismo” do mestre Allan Kardec. A partir do próximo email de notícias iremos repassar a “Revista Espírita” iniciando pelo 1º. Volume, relativo ao ano de 1858, disponiblizado pela FEB- Federação Espírita Brasileira. Uma ótima oportunidade para  estudarmos juntos esta importante obra da lavra do Codificador do Espiritismo. Tentaremos ilustrar os capitulos na medida das possibilidades homenageando palidamente os grandes artistas que deixaram suas obras indeléveis para a posteridade e para nossas alegrias.

Agradeçamos a Deus a oportunidade de trabalharmos em Sua vinha sob inspiração de Jesus, o “Mestre dos Mestres”.

 

 

 

O que é e o que não é Espiritismo

 

José Benevides Cavalcante (Garça, SP)

 

Quando se ouve falar de Espiritismo, logo se pensa na comunicação com os mortos e até na reencarnação.

De fato, a comunicabilidade dos Espíritos e a reencarnação estão no centro da concepção espírita, mas o Espiritismo não se resume nesses dois princípios.

Ele vai muito além, até porque se trata de uma filosofia, uma concepção própria da vida, do homem e do mundo, a partir da moral ensinada por Jesus.

Assim, não é porque uma pessoa aceita a comunicabilidade dos Espíritos e a reencarnação, que, somente por isso, ela é espírita. Existem outras doutrinas e práticas religiosas que também aceitam tais concepções, mas não são espíritas. Temos como exemplo, no Brasil, a Umbanda e todas as práticas derivadas das religiões africanas. As religiões orientais são reencarnacionistas, como o Budismo, e doutrinas mais modernas, como o Rosa Cruz, a Seicho-No-Iê, a Igreja Messiânica e, até mesmo, a Antroposofia. Todas elas são respeitáveis, mas não se deve confundi-las com o Espiritismo.

O que caracteriza a filosofia espírita é a concepção de que todos somos Espíritos em evolução e que o caminho da evolução tem como base os ensinamentos de Jesus. Portanto, a finalidade do Espiritismo é formar o “homem de bem” pelo exercício da caridade, conforme a proposta de Allan Kardec, descrita em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

É bom que se diga que o Espiritismo não tem a pretensão de saber tudo e de dar todas as respostas a todas as perguntas. Ele é uma doutrina que caminha com a humanidade e, assim como todas as áreas do conhecimento, está progredindo constantemente. O conhecimento é sempre proporcional à evolução.

Não há dúvida de que a mediunidade é importante, mas a faculdade de entrar em contato com a Espiritualidade só é aceita pelo Espiritismo, quando observado o princípio do amor ao próximo ou caridade. Logo, não é todo tipo de mediunidade e nem todo trabalho de médiuns que servem à causa espírita. Há muitos médiuns e muitos centros que não estão a serviço do Espiritismo, mas atuam tão somente no interesse próprio, principalmente aqueles que prometem muito, cobram pelas consultas ou aceitam dinheiro ou objetos como retribuição ao serviço que prestam.

Mediunidade no Espiritismo tem de ser totalmente gratuita.

A maior preocupação de Allan Kardec – embora, na época, sofresse acirrada perseguição dos inimigos da doutrina – não era propriamente com os detratores (que estão fora do meio espírita), mas com aqueles, que se dizem espíritas e que, na verdade, comprometem o bom nome da doutrina pela forma equivocada e que trazem para o centro práticas que a doutrina não adota.

Em “O Livro dos Médiuns”, ele cita, por exemplo, os “espíritas exaltados” – que vivem atrás de revelações proféticas e espetaculosas, de curas milagrosas, que se deixam arrastar pelo emocional, pela busca do maravilhoso e do sobrenatural. Como nada examinam e tudo aceitam sem exame, ao se dizerem espíritas, submetem a doutrina ao ridículo, negando um de seus princípios fundamentais, que é o uso da razão.

O verdadeiro Espiritismo é o que está na obra de Kardec, é o que pauta por suas diretrizes de sabedoria e equilíbrio em tudo, pois, seu objetivo é moral, e ele vem à humanidade para ajudá-la a compreender a vida e a caminhar mais depressa rumo à confraternização universal.

Longe do Espiritismo qualquer pretensão de disputar adeptos, de fazer guerra com outros credos: pelo contrário, a finalidade é congregar todos num objetivo moral superior, não só para aprendermos a conviver e a respeitar os que pensam diferente de nós, mas, sobretudo, de reuni-los numa meta de comum pelo bem da humanidade.

 

José Benevides Cavalcante

(Crônica apresentada pelo programa “Momento Espírita”, Rádio Universitária)

 

 

 

(Recebido em email de Sidney Fernandes, Bauru, SP)

 

Resultado de imagem para O QUE É O ESPIRITISMO ALLAN KARDEC

Obras Espíritas assinadas por Allan Kardec.

Imagens internet

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard_Rivail2.jpg

 

 Registro. Divaldo Pereira Franco no Rio Grande do Sul

Passo Fundo

 

28 de agosto de 2017

 

Retornando mais uma vez à Passo Fundo, Divaldo Franco proferiu uma conferência pública no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo. No espaço de tempo dedicado aos autógrafos, o lídimo trabalhador do Cristo concedeu breves entrevistas para diversos órgãos de comunicação social de Passo Fundo e região. A Prece de São Francisco cantada e tocada ao violão, asserenou o público, bastante disciplinado, dando início ao magnífico evento que reuniu em torno de 7.000 mil pessoas, acomodadas em ambientes internos e externos.

O Dr. Juan Danilo Rodríguez, de Quito, no Equador, espírita, querido amigo de Divaldo, profissional da área de saúde, fundou a primeira instituição espírita de Quito, o Centro Espírita Francisco de Assis, sendo seu atual presidente. Também é o fundador de uma instituição para tratamento da síndrome autista. Neste seguimento escreveu o livro Alliyana, abordando o tratamento aos portadores de autismo. Dr. Juan, em breves palavras, destacou que a língua do Espiritismo é o amor e a caridade. Tomado por esses sentimentos, dedica-se, há 17 anos, a auxiliar, estendo as mãos do conhecimento aos necessitados. Certo dia uma mentora incentivou-o a estudar o português, preparando-se para melhor auxiliar e se fazer compreender. O Espiritismo, disse, propicia tantas alegrias e felicidades. Para fruí-las será necessário abrir o coração.

Fernando Carlos Bicca, líder do movimento espírita regional e coordenador do evento, destacou sentir imensa alegria, saudando os presentes e aos internautas que acompanham o evento virtualmente. Enaltecendo os feitos de Divaldo em favor dos homens, frisou que o Semeador de Estrelas tem contribuindo grandemente para a melhoria do planeta, melhorando as criaturas humanas, tornando-as mais dignas, mais justas, honradas, éticas, amorosas. Passo Fundo o recebe com carinho e amor.

Chamado à tribuna, Divaldo Franco, ícone do Espiritismo na atualidade, sensibilizado, agradeceu as referências elogiosas a ele dirigidas, dizendo que havia aprendido a amar Passo Fundo desde que a visitou pela primeira vez há mais de 50 anos.

“Se um único homem atingir o mais alto grau de amor, será suficiente para neutralizar o ódio de milhões” (Mohandas Karamchand Gandhi), assim, começou a excelente conferência espírita. Incomparável, Gandhi mudou o conceito de paz entre as criaturas humanas.

Apoiando-se na obra “Perdão Radical, de Brian Zahnd, o conferencista narrou a história vivida por Simon Wiesenthal (31 Dez 1908 - 20 Set 2005), sobrevivente de campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, autor do livro Os Girassóis.

Estando no campo de Mauthausen, durante a Segunda Guerra Mundial, foi procurado por uma enfermeira que o levou a visitar um soldado alemão gravemente enfermo e que desejava falar com um judeu, pedir-lhe perdão. Karl Silberbauer, da Gestapo, já em seus últimos dias, implorou o perdão de Simon. Karl, tinha sido educado no cristianismo. Fascinou-se pelo discurso de Hitler, ingressando na juventude hitlerista, passando mais tarde a integrar a Gestapo. Nesta condição havia cometido vários atos de barbárie. Estava arrependido em seu leito de morte, havia sido ferido, agonizava.

No diálogo com Wiesenthal, Karl procurou se certificar que o seu visitante era realmente judeu. Convencido, solicitou dois favores, um era dizer a sua mãe que estava arrependido e que morrera cristão, relegando o nazismo, outro era ser perdoado por um judeu, levando em conta as atrocidades que cometera. Wiesenthal cumpriu o primeiro, já o segundo sentia-se incapaz de perdoar. Se fosse você, perdoaria? Perguntou Divaldo ao público, levando a uma reflexão sobre o perdão.

O grande desafio da criatura humana é a própria criatura humana. Interpretar a sua realidade é a proposta do pensamento filosófico. Ela não encontrou ainda a sua plenitude, a felicidade. Não logrou porque não teve a coragem de fazer a viagem interior em uma tentativa eficaz para autodescobrir-se, utilizando-se do amor, compreendendo que é um ser específico.

Apoiando-se nos estudos de George Gurdjieff e de seu discípulo Peter Ouspensky, Divaldo Franco, com seu verbo iluminado, discorreu sobre os quatros níveis de consciência do ser humano. De acordo com Peter Ouspensky, o ser humano pode ser catalogado em quatro níveis de consciência. Consciência de sono é o primeiro nível. Neste está a grande maioria, com raras exceções. É o estágio primário na escala de evolução. Ouspensky afirmou que pelas reencarnações o indivíduo vai adquirindo conhecimento e despertando a consciência. O segundo nível é o de consciência desperta. A criatura humana alcança o discernimento, dá-se conta que sua existência tem um significado psicológico. Consciência de si mesmo é o terceiro nível estabelecido por Ouspensky. Neste nível o autor apresenta as funções da máquina – o ser humano. A primeira função é a intelectiva. A segunda é a emocional. Na ordem estão as funções instintiva, motora e sexual. A sexta função é a emotiva superior e a intelectiva superior é a sétima. Estas funções devem ser administradas por essa consciência de si mesmo. Peter Ouspensky denominou o quarto nível como o de consciência objetiva, e que Allan Kardec chamou de consciência cósmica. O espiritismo conduz a criatura humana a ter vida em abundância, revelando com ênfase Jesus Cristo.

Utilizando-se de técnicas para que o público se descontraísse, Divaldo conduziu-os para o riso, uma verdadeira terapia de enriquecimento humano, elevando o padrão vibratório, destacando a certeza na imortalidade da alma, seu crescimento com o emprego do perdão, abandonando o ódio, a raiva, tornando-se amoroso, fraterno e caridoso. Deixar de viver na angústia, adotar a alegria de viver com amor, dando ao outro o direito de ser como deseja, é tarefa que se impõe.

Jesus disse ser a luz do mundo. Para viver nele e na luz será necessário realizar o exercício da solidariedade, servindo e amando sempre. Vale a pena amar, vale a pena perdoar. Finalizando o profícuo trabalho com o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues, Divaldo foi aplaudido de pé, demoradamente. Envoltos em vibrações de amor e profundo sentimento de servir, todos saíram levando em seus corações a esperança em dias melhores, compreendendo que são os construtores da era nova, a era do amor.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

I Congresso Saúde e Espiritismo. Sorocaba

Pen drives e Vídeos a venda

 

Ola amigos da AME Sorocaba,

Realizamos nesse final de semana, pela AME Sorocaba, o 

 

I Congresso de Saúde e Espiritismo - "O Despertar do Espírito - 10 anos de aliança entre Ciência, Saúde e Espiritalidade"

 

Foi realizado a filmagem do congresso no salão térreo (salão Bezerra de Menezes) com alta qualidade e equipe especializada.  (não inclui a filmagem dos minicursos)

 

Estamos disponibilizando aos companheiros que não puderam estar presentes no evento, a venda do pen-drive ou dos DVD´s, da seguinte forma:

 

 

PEN-DRIVE - PALESTRAS -DO SALÃO BEZERRA DE MENEZES (2 dias)

$ 150,00  (entrega via SEDEX já inclusa nesse valor)

 

 

DVD – 5 DVD´s no total 

$ 250,00  (entrega via SEDEX já inclusa nesse valor)

 

 

Observações:

1.) Pedidos até dia 01/setembro serão enviados via SEDEX no dia 04 de setembro

2.) Não será possível retirar pessoalmente esses novos pedidos - apenas entrega via SEDEX

3.) Nesse momento, não será possível adquirir apenas uma parte do congresso ou apenas 1 DVD - apenas toda a gravação do salão Bezerra de Menezes.

4.) Os mini-cursos não estão na gravação do pen-drive.

5.) As conferências e palestras que estão incluidas no pen-drive estão no arquivo anexo

  

Ao enviar email, solicitando a gravação, envie:

 

- Qual tipo de gravação? pen-drive ou DVD ?

 

- Encaminhe com endereço completo para local de entrega da encomenda (incluindo CEP, Bairro, Cidade e Estado)

 

- Encaminhe e-mail de solicitação com o comprovante de pagamento (depósito ou transferência bancária) para:

Razão Social:    Associação Médico Espírita de Sorocaba     

CNPJ:    10.245.339/0001-01

Banco:  ITAU    Ag 0513     CC 12628-4

 

 

Abraços Fraternos de

Equipe de organização do I Congresso Saúde e Espiritismo - AME Sorocaba

  

# Caso não deseje receber nossos e-mails, envie resposta com "REMOVER" no título #

 (Informação recebida em email de AME SOROCABA [[email protected]])

 

Palestras no “Fraternity” e no “Sir William Crookes”

Londres, Reino Unido

 

 

(Informação recebida em email de Gilson Guimaraes [[email protected]])

 

XIV Semana Espírita de

Teofilândia, BA

 

 




 

Mansão Maria de Nazare

Rua Manoel Joaquim Moura, 48770, Município de Teofilândia - Bahia - Brazil

                                                                                                                                                                 

 Contatos: 

75 - 99113.0952 - 99713.0708

71 - 3305.4380 / 99142.9247 / 99328.7330

 

"RESPEITE A VIDA, ELA É ÚNICO 

CAMINHO DA TREVA PARA LUZ"

                                         Irmão André

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

 

 

 

 

************************

 

 

************************

 

 

 

************************

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Palestra no G.E. Seareiros da Boa Nova

Sorocaba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

 

·         Sarau Zilda Gama “Abrace a Arte, Abrace a Vida”: 24/09, Domingo, a partir das 15h. Música, Teatro, contação de histórias e poesia e muito mais nesta tarde de alegria e reflexão em torno da oportunidade da vida, para você, sua família e seus amigos.

 

·         Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi: Desde 01/06, toda quinta-feira, 19:30 – 21:30 aproximadamente, nesta casa, acontecem as reuniões deste grupo com objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

·         Juventude Espírita Zilda Gama: Traga seu filho maior de 13 anos pra participar deste grupo, fazer novas amizades, aprender um pouco sobre a doutrina espírita e discutir assuntos da atualidade

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

29/08/2017 – Hoje - Terça-feira                  20h – Reunião Pública

Orador: Tatiana Domingues                              CE Zilda Gama

Tema: Você é Filho ou Servo de Deus

 

30/08/2017 – Próxima Quarta-feira             20h – Reunião Pública

Orador: Andrea Murad Basile                            CE Renovação Espiritual

Tema: Seu Olhar – Confie no Bem

 

02/09/2017 – Próximo Sábado                     15h Reunião Pública

Orador: Antenor de Morais                                LEADE                     

Tema: O Poder das Palavras

 

05/09/2017 – Próxima Terça-feira                       9h – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci vieira                                CE Maria de Nazaré

Tema: Livre

 

29/08/2017 – Próxima Terça-feira                       20h – Reunião Pública

Orador: Carlos Silva                                          CE Zilda Gama

Tema: Indulgência

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Palestra no Lar Espírita Amor e Luz

Guarulhos, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Palestra com Claudio Palermo: “Falar em Público”

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Prevenção do Suicidio. CEADS

Barcelona, Espanha

Nuestras áreas

Prevención del Suicidio

10 de septiembre

El 10 de septiembre se celebra el Día Mundial para la Prevención del Suicidio, según la Organización Mundial de la Salud (OMS).Para la OMS, la prevención del suicidio es de igual importancia que cualquier otra causa de muerte externa, pues la salud mental y emocional es tan importante cuanto la salud física.
El "Plan de Acción de Salud Mental", de la OMS, tiene como objetivo disminuir un 10% los indices mundiales de muerte por suicidio hasta el 2020

Prevención del suicidio: un imperativo global

Más de 800 000 personas mueren cada año por suicidio, y esta es la segunda causa principal de muerte entre personas de 15 a 29 años de edad. Hay indicios de que, por cada adulto que se suicidó, posiblemente más de otros 20 intentaron suicidarse.

Según el Instituto Nacional de Estadística Español, el suicidio es la principal causa de muerte externa, entre los 20 y 39 años, igualando con los accidentes de tráfico pero es casi inexistente campañas de prevención, mientras que para evitar los accidentes de tráfico, los medios de comunicación, la sociedad y el gobierno dedican especial atención en campañas muy eficaces y necesarias.

El Área Social de CEADS promueve campañas, charlas y manifestaciones para orientar sobre este problema de salud pública que asola a nuestra sociedad.

Sabemos de las consecuencias físicas y morales que pueda causar este tipo de desencarnación, tanto para la persona que la sufre como para los familiares y amigos que aquí se quedan.
Es nuestro deber seguir adelante con la comunicación e información, de manera amplia, más allá del ámbito de salud pública.

Saber más sobre la Prevención del Suicidio

Carrer de Ventura Plaja, 15, Barcelona, España

665 312 687

Comparte vía:

www.ceads.es

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 Programação do Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

--

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:
www.searajoannadeangelis.org.br

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Programação do N.E. Chico Xavier

Niterói, RJ  

 

Prezado(a),

No dia 3 de setembro, domingo, às 17h o Núcleo Espírita Chico Xavier realizará justa homenagem ao saudoso Afonso Sanchez, incansável trabalhador da seara cristã.

O NECX convida você, familiares e amigos a prestigiarem este evento.

Fraternalmente.

 


​​​​​​Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Evangelho Musical pelo Coral  Vozes da Fraternidade

Três Lagoas, MS

 

(Informação recebida em email de Jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho [[email protected]])

 

 Programação de aniversário do C.E. Luz e Verdade

Marília, SP

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 Teatro: “Entre a Terra e o Céu”

São José do Rio Preto, SP

 


Apresentação Teatral "Entre a Terra e o Céu"

 

Baseado no livro de mesmo título que conta a história de pessoas com laços de amor e ódio, em um drama comovente de reconciliação através da graça da reencarnação, mostrando o valor das palavras de Jesus "Perdoai os vossos inimigos".

 

Data: Sábado, 02/09/2017 às 19:30

Local: Teatro Nelson Castro

Venda de Ingressos: Livraria Espírita do Calçadão ou Whatsapp: (17) 99164-3503

 

Renda revertida à USE e Departamento de Mocidade da USE

 

Aprecie os eventos de arte espírita: você estará colaborando com a Arte e com nossos Jovens!

 

Márcio Pereira de Souza

 

 

(Informação recebida em email de Márcio Pereira de Souza [[email protected]])

 

 Ide Editora

Araras, SP

 

Não consegue visualizar? Acesse este link.

 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione os nossos emails ao seu catálogo de endereços.

A IDE Editora respeita a sua privacidade e é contra spam.
Se não deseja mais receber nossos e-mails, responda a mensagem com o assunto REMOVER






Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens
Denunciar Abuso

 

 

 

 

Tolerância antes de tudo

 

 

Conta-se que um velho guerreiro, admirado e respeitado por todos de sua tribo, era frequentemente consultado pelos seus.

Certo dia, um jovem de seu clã, ansioso por galgar o mesmo sucesso do velho, foi ter com ele, desejando beber de sua sabedoria.

Venerável ancião, disse o moço, busco compreender quais as melhores lições que a vida vos ofereceu.

Guerreastes em muitos campos de batalha, enfrentastes destemido os mais audaciosos adversários, demonstrando coragem e bravura.

Fostes o maior líder de nosso povo, e sob vossa égide conquistamos paz e soberania.

Assim, desejo saber qual a maior lição que pudestes aprender em vosso caminhar.

Meu caro jovem, redarguiu o velho líder, após tantas lutas, tantos enfrentamentos, digo-lhe apenas uma coisa: O grande segredo da vida não é lutar pelas nossas diferenças, mas sim unirmo-nos pelo que temos em comum.

Não importa se somos dessa ou daquela etnia, se somos branco, índio ou negro.

Antes de tudo, temos que nos entender porque somos gente, homens e mulheres, sem diferença nenhuma quando vistos por dentro.

*   *   *

A lição do guerreiro é considerável. Em um meio onde as ideologias partidárias, as diferenças, brigas e os antagonismos são a tônica dos relacionamentos em nossa sociedade, ele nos orienta a que busquemos nos unir em torno do que temos em comum.

Ideal seria que dessa forma acontecesse conosco em sociedade.

É natural que existam pessoas que tenham uma ideologia política diferente da nossa.

Nem todos temos a mesma orientação sexual a nos conduzir a vida.

Educamos nossos filhos de maneira diferente.

Votamos em candidatos distintos e torcemos para times contrários.

Temos gostos musicais dos mais variados. E escolhemos essa ou aquela religião para alimentar nossa Espiritualidade.

Mas isso tudo é secundário. Antes de tudo, somos irmãos.

Somos todos Espíritos reencarnados, navegando em um corpo físico, buscando superar nossas dificuldades, enfrentar a nós mesmos, dando conta das responsabilidades que nos cabem no mundo.

Assim, se alguém nos enfrenta com suas opiniões, compreendamos.

Se alguém precisa convencer a outrem sobre suas próprias opiniões, é porque talvez ainda esteja inseguro delas.

Se outrem nos procura para conduzir-nos às suas crenças, tenhamos paciência.

Muitas vezes, a estreiteza imposta a eles os impede de perceber que o caminho pouco importa, quando se tem claro o destino.

Com os luminares espirituais aprendemos que toda doutrina, mesmo parcialmente equivocada, é digna de respeito, desde que conduza as pessoas ao bem.

Assim, no agrupamento que estejamos, evitemos as polarizações, seja qual for o tema.

Tolerar é compreender que, no limite daquilo que é legal e ético, temos direito de agir conforme os ditames da consciência.

E o maior exemplo de tolerância nos oferece Deus, quando nos permite que usemos nosso livre-arbítrio.

Na Sua tolerância Divina, Ele sabe que nossos erros e opções, nem sempre acertadas, são caminhos de aprendizado e amadurecimento.

Redação do Momento Espírita.
Em 29.8.2017.

 

(Copiado do site Feparana)

Arte indígena. Quadro exposto no Ministério da Defesa Nacional. Assunção, Paraguai.

Foto Ismael Gobbo

 

Esperança sempre

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Mãos Unidas. Lição nº 04. Página 21.

 

Ninguém sem esperança...

Ninguém sem Deus...

Contempla o Céu, nos dias em que a sombra te invada o coração, e pensa na inalterabilidade do Amor Infinito que verte do Criador para todas as criaturas.

O mesmo Sol que te aquece e nutre é aquele mesmo Sol que nutriu e aqueceu bilhões de criaturas, na Terra, no curso dos séculos incessantes.

Quase todas as estrelas que hoje se te descerram aos olhos são as mesmas que acompanharam os homens, na queda e no levantamento de civilizações numerosas.

Reflete nisso e não te deixes arrasar pelas aflições transitórias que te visitam com fins regenerativos ou edificantes.

É provável que tribulações diversas te sigam no encalço.

Aguentas incompreensões e dificuldades em conta própria; toleras lutas e problemas que não criaste; carregas compromissos e constrangimentos, a fim de auxiliar aos entes queridos; ou erraste, talvez, e sofres as consequências das próprias culpas.

Não importa, entretanto, o problema, embora sempre nos pesem as responsabilidades assumidas, quaisquer que sejam.

Desliga-te, porém, de pessimismo e desânimo, recordando que a vida, - mesmo na vida que desfrutas, - em suas origens profundas, não é obra de tuas mãos.

O poder que te dotou de movimento, que te desenvolveu as percepções, que te induziu ao impulso irresistível do amor e que te acendeu no pensamento à luz do raciocínio, guarda recursos suficientes para retificar-te, suplementar-te as energias, amparar-te na solução de quaisquer empresas difíceis ou reaver-te de qualquer precipício, onde hajas caído, em desfavor de ti mesmo.

Esse mesmo poder da vida que regenera o verme contundido e reajusta as árvores podadas nunca te relegaria à sombra da indiferença.

Entretanto, para que lhe assimiles o apoio plenamente, é imperioso te integres no sistema do trabalho no bem de todos, sem te renderes à inutilidade ou à deserção.

Lembra-te de que o verme ferido e as árvores dilaceradas se refazem por permanecerem fiéis ao trabalho que a sabedoria da vida lhes conferiu pela natureza.

Recordemos isso e seja de que espécie for a provação que te amargue as horas, continua trabalhando na sustentação do bem geral, porquanto se te ajustas ao privilégio de servir, seja qual seja a prova em que te encontras, reconhecerás, para logo, que o amor é um sol a brilhar para todos e que ninguém existe sem esperança e sem Deus.

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG

Um otimista e um pessimista. Óleo em madeira por Vladimir Makovsky

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%D0%9E%D0%BF%D1%82%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82_%D0%B8_%D0%BF%D0%B5%D1%81%D1%81%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]