Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 01 de junho de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/01-06-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. 

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/01-06-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

31-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/31-05-2017.htm

30-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/30-05-2017.htm

29-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/29-05-2017.htm

27-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/27-05-2017.htm

26-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/26-05-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

 

......................................

..........................

..................

 

 

(Texto copiado de Febnet)

São Domingos em óleo sobre tela de Tiziano.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Titian_-_St_Dominic_-_WGA22831.jpg

Auto de fé de Barcelona com  queima de livros espíritas aos 9 de outubro de 1861.

Imagem/fonte: https://useece.blogspot.com.br/2011/10/onde-ocorreu-o-auto-de-fe-de-barcelona.html

Barcelona vista da Basilica Sagrada Familia. Foto Lucas Augusto Michelin Gobbo.

 

Entendendo por que é uma religião bíblica o espiritismo

 

 

Publicado originalmente em coluna

De O Tempo, BH, MG, 29/05/17

José Reis Chaves

 

O espiritismo é a religião mais bíblica, enquanto que as demais, que se dizem também bíblicas, na realidade são mais dogmáticas, ou seja, seguidoras dos dogmas.

Entre todas as igrejas cristãs existem divergências que as separam umas das outras, como há também entre o espiritismo e elas. Mas há mais coisas que nos unem do que as que nos separam! As exceções, geralmente, são justamente os dogmas. E dizemos contra a opinião de muitos teólogos cristãos que Kardec é o verdadeiro reformador do cristianismo e não bem Lutero.

E o espiritismo é também mais bíblico por mais dois motivos que reforçam essa afirmação. Com o Velho Testamento, a doutrina espírita está muito identificada pela riqueza dos fenômenos mediúnicos nele registrados. Já com relação ao Novo Testamento, ela identifica-se muito com ele pelo fato de ela adotar, na íntegra, a moral dele. Realmente, como disse Kardec, a moral espírita é a do Novo Testamento, porque ele representa o melhor código de moral da história da humanidade. Além disso, o Novo Testamento possui também muitos fenômenos mediúnicos, principalmente no Livro de Atos dos Apóstolos. E os dois testamentos bíblicos possuem também vários exemplos do fenômeno da reencarnação, que as igrejas cristãs fazem de conta que a ignoram, quando não a condenam!

Mas o fato de a doutrina espírita ser uma religião mais bíblica não significa que os espíritas aceitem que a Bíblia seja, literalmente, a palavra de Deus, e que ela não tenha erros, pois ela os tem, principalmente, quando alguns textos dela são interpretados, de modo abusivo, ao pé da letra e figuradamente. De fato, pode-se dizer que muitos erros bíblicos estão justamente nas interpretações forçadas e irracionais de seus textos, ora de modo literal, ora de modo figurado.

Mas há também na Bíblia erros de traduções com o objetivo de ocultar algumas ideias que não estão de acordo com as tradicionais e dogmáticas do cristianismo. E os líderes religiosos, geralmente, nunca abordam algumas partes bíblicas que não estão também de acordo com o ensino de sua igreja, ignorando-as, totalmente.

E eis uma passagem bíblica, que, de uns 80 anos para cá, teve sua tradução alterada para ocultar a ideia da reencarnação. Mas primeiramente, uma explicação: a primeira geração numa família é a do pai; a segunda é a dos filhos; a terceira é a dos netos; e a quarta é a dos bisnetos. “... sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos ‘na’ terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Êxodo 20: 5). De 1930 para trás, esse texto, no lugar de “até”, havia “na”, ou seja, “em” mais o artigo “a”. Portanto, o texto antigo dizia “na” terceira e quarta geração. A alteração foi feita, porque nos netos (terceira geração) e, principalmente, nos bisnetos (quarta geração), o “mesmo espírito” do “pai” que pecou no passado (agora já avô ou bisavô desencarnado) pode reencarnar num de seus netos ou bisnetos, recebendo, pois, ele próprio, seu “castigo” ou seu carma de sofrimento, que é a colheita da semeadura da iniquidade que ele fez no passado.

A falsificação desse texto da Bíblia é mais uma das provas de que o espiritismo é mesmo bíblico e de que os tradutores dela sabem disso muito bem!

 

 

 

Elias fez reviver o filho da viúva de Sarepta*. Pintura de Louis Hersent.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Elijah#/media/File:ElijahByLouisHersent.JPG

 

 

 

....................................

..........................

.......................

 

 

Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu filho?
E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama,
E clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?
Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.
E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu à sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive.
Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.
1 Reis 17:18-24

 

....................................

..........................

.......................

 

 

Registro. Divaldo Franco na Europa

Roma, Itália

 

 

29 e 30 de maio de 2017

 

Depois de um profícuo seminário, realizado em dois dias, em Bad Honnef, na Alemanha, Divaldo Franco e aqueles que o acompanham nesta jornada de luzes e de bênçãos, desembarcaram em Roma, na Itália, na tarde de 29 de maio de 2017, sendo recebidos pelos amigos espíritas do GRAK - Gruppo Di Roma Allan Kardec, que os aguardavam no aeroporto, conduzindo-os ao hotel. No dia imediato, 30 de maio, terça-feira, Divaldo Franco realizou uma conferência na pequena sede do GRAK, onde se reuniram os participantes dos grupos locais, falando aos corações amigos da seara espírita.

 

Iniciando a atividade, Divaldo Franco, sempre fidalgo, apresentou aos presentes o seu querido amigo Dr. Juan Danilo Rodríguez, equatoriano de Quito. Dr. Juan destacou as maravilhas que o Espiritismo opera em nossas vidas, e do convite que nos é endereçado, desde antes desta vida, para compartilharmos e vivenciarmos estes conceitos do ser imortal. O Espiritismo, bem compreendido e bem vivido, é uma luz que iremos propagar com nossas vivências e conduta cristã, sendo a única doutrina capaz de responder todas as perguntas que temos acerca da vida.

 

Finalizada a pequena intervenção do Dr. Juan, Divaldo, o semeador da boa nova na atualidade, referindo-se à Roma e à Via Ápia Antiga, uma das principais estradas da antiga Roma, narrou comovente história envolvendo as personagens Lavínia e Hester, esta última vitimada pela paralisia infantil. O pai levou-a ao encontro com Jesus, que não a curou, como o mundo espera, ou seja, fazendo-a andar. Porém, mais tarde, após a morte de seu pai, ela iria perceber que apesar de paralítica, sentia-se feliz, levando em consideração que através de Jesus, passou a compreender o sentido da palavra amor. Compreendeu que muitos, os que foram curados por Ele, novamente adoeceram gravemente. Hester, no entanto, desperta para a vida, pode auxiliar aos que sofrem, graças à fortuna deixada pelo seu pai, agradecendo à Jesus ter-lhe curado a alma e não o corpo.

 

Por que será, indagou o ilustre orador, que para amar a Jesus são necessárias algumas provações? Todos temos, afinal, um caminho a percorrer, trazemos as realizações do passado, muitas delas infelizes, que aguardam a devida reparação. Pela reencarnação, cada qual é situado no local apropriado e com as condições a que fez jus. 

Divaldo, primando em ser compreendido, facilitando a cada um refletir sobre sua atual condição espiritual, discorreu sobre as quatro estradas psicológicas que levam a criatura humana ao reino de Deus. A da conversão, é a trajetória do apóstolo dos gentios, convertido em Damasco. O converso não se deixa abalar. Outro caminho leva na direção da solidariedade, onde o exemplo fidedigno é encontrado na parábola do bom Samaritano. Magistral, como sempre, Divaldo emoldurou as passagens e paisagens de uma forma tão viva, tão real, que dava a impressão de estarmos diante da cena.

 

A próxima estrada que deve ser percorrida é a do sacrifício, asseverando que mesmo nos dias atuais, o cristão que não se sacrifica é como flor sem perfume, embora possuindo aparência, é somente um adorno. E por fim, a do acompanhamento, que figurativamente Divaldo comparou a um doente em recuperação, que não pode ficar só. Assim, estabeleceu um paralelo com aqueles que buscam a Doutrina Espirita, nas sociedades espíritas. Eles necessitam de acompanhamento, de explicações, de paciência.

Destacando a figura do inolvidável Mestre Jesus, Divaldo asseverou que a cruz é como um punhal cravado na terra, e a morte na cruz, de braços abertos, é para afagar as nossas aflições, é a nossa ponte entre a terra e Deus. As quatro estradas do Evangelho devem ser percorridas pelos cristãos. Em qual estrada, afinal, nós estamos? Qual delas já percorremos? Indagou o querido orador, buscando fazer com que cada um dos presentes se questionasse a respeito, evidenciando a importância, em nossas vidas, desta Doutrina que esclarece e consola.

 

Ao finalizar a atual existência, esclareceu, cada qual deve manter-se confiante, sem temor, pois o Espiritismo é Jesus de volta. Voltemo-nos para este doce amigo e nunca estaremos sós. Traçando uma rota segura, Divaldo incentivou a marchar sem temor, amando e tornando aquela sala em que se encontravam em um templo de amor.

O Espiritismo é o Consolador, não é o Solucionador. Cada um, por sua vez, deve realizar as ações libertadoras, com a certeza da imortalidade redentora. Somos amados, busquemos os benfeitores, sem temores e com confiança diante dos sofrimentos e dos desafios.

Intimamente tocados pelas palavras de orientação e estimulo, os felizes participantes desse encontro de bênçãos, refaziam-se visivelmente. O evento, comparativamente, foi como dar água fresca aos viajores do deserto, todos retornaram, certamente, reabastecidos com o fraterno congraçamento.

 

Texto e fotos: Ênio Medeiros

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Evangelho e Benedita no “Amor e Caridade”

Birigui, SP

 

No dia 30/05, no tradicional Centro Espírita Amor e Caridade, em Biriguí (SP), Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da USE-SP e da FEB), proferiu palestra sobre o tema “Evangelho é Vida”. Presentes dirigentes e familiares dos fundadores do Centro – casal João e Linda Dias de Almeida -, e de Perri. O visitante frequentou este Centro na sua infância e juventude. Em seguida autografou o seu livro em lançamento Benedita Fernandes, a Dama da Caridade”. 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

(C.E. Amor e Caridade: dirigentes e familiares dos fundadores e de César Perri)

 

Palestra com música no C.E. Paz

Paraguaçu Paulista, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra com Dr. Sérgio Thiesen

Algés, Portugal

 

CONVITE
Palestra
"Obsessão, o maior flagelo da humanidade"   
Dr. Sérgio Thiesen

 

Vimos convidá-lo para assistir à palestra do Dr. Sérgio Thiesen, na quinta, dia 1 de junho, pelas 20 horas*, na nossa Casa - Grupo Espírita Batuíra - no Largo Almirante Pedroso, n.º 9, em Algés.

Esperamos por si.



*Pedimos que venha um pouco mais cedo, uma vez que a porta encerra à hora marcada para não interferir com a palestra a decorrer.

 

https://gallery.mailchimp.com/8914e1fa9a222c017bf55865a/images/339d3a5e-b84f-40e7-a4d2-7f0d08f03638.jpg

 

Para mais informações, contacte:
Email: [email protected]
Telefone:  [+351] 21 412 1062
Telemóvel:  [+351] 21 412 3337 / [+351] 91 694 3625 / [+351] 96 905 5762
Fax: [+351] 21 412 3338

Copyright © 2016 Grupo Espírita Batuíra, Todos os direitos reservados

Grupo Espírita Batuíra

Largo Almirante Pedroso 9, Algés, Portugal

(Estrada das Romeiras, à altura do nº 14)

Algés 1495-101

Portugal


Cancelar a sua subscrição    Atualizar os seus dados 

 

 

(Informação repassada por Nuno Emanuel)

 

Palestra programada para o C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

Meus amigos,

Convidamos para palestra com:

 

STELA ONISH,

 

de Rio Preto, nesta quarta-feira, 31 de maio, 20:00 h, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

17º. Congresso Espírita do Estado da Bahia

Salvador,  BA

 

Acesse aqui todas as informações:

http://www.feeb.org.br/index.php/component/eventbooking/eventos/17-congresso-espirita-do-estado-da-bahia?Itemid=768

 

 

 

13º. Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo

Vitória, ES

 

INSCRIÇÕES:

http://congresso.feees.org.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra no Núcleo Assistencial Espírita Joana de Ângelis

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteador Jr.)

 

I Congresso Saúde e Espiritismo

Sorocaba, SP

 

Prezados companheiros,

 

Segue a programação de palestras públicas a serem realizadas pela AME-Sorocaba no mês de junho. Todas são gratuitas.

 

Agradecemos àqueles que puderem auxiliar na divulgação!!!

 

 

1.Palestrante: Margareth Rose Moraes Dias - membro AME-Sorocaba

 

Tema: Influência do pensamento na saúde-doença

Data e horário: 02 de junho, às 20h

Local: Joanna de Ângelis (Rua Rio Grande do Norte, 241 - Santa Terezinha - Sorocaba/SP)

 

2.Palestrante: Dra. Jane Bassi - presidente AME-Sorocaba

Tema: A Influência das Emoções na Saúde

Data e horário: 05 de junho, às 19h30min

Local: Associação de Estudos Espírita Allan Kardec (Rua Raimundo Soares da Rosa, 90 - Jardim Primavera - Salto de Pirapora/SP)

 

​3.Palestrante: Margareth Rose Moraes Dias - membro AME-Sorocaba

Tema: A Influência do Pensamento na Saúde e na Felicidade

Data e horário: 06 de junho, às 19h30min

Local: Grupo Fraternal Hilarion de Monte Nebo (Rua Guararapes, 133 - Vila Jardini - Sorocaba/SP)

 

4.Palestrante: dr. Ricardo Alcolea - membro AME-Sorocaba

Tema: Saúde e Felicidade

Data e horário: 11 de junho, às 10h

Local: Gremio Espírita Ataídes (Rua Rodrigues Alves, 596 - Vila Santana - Sorocaba/SP)

 

5.Palestrante: dr. Rodrigo Bassi - membro da AME-Sorocaba

Tema: A Contribuição do Espiritismo para a Saúde e a Cura do Ser Espiritual

Data e horário: 14 de junho, às 20h

Local: União Espírita Sorocabana (Avenida General Carneiro, 387 - Cerrado- Sorocaba/SP)

 

6.Palestrante: dr. Rodrigo Bassi - membro da AME-Sorocaba

Tema: A Contribuição do Espiritismo para a Saúde e a Cura do Ser Espiritual

Data e horário: 25 de junho, às 10h

Local: Casa Chico Xavier (Rua Ottília Wey Pereira, 50 - Boa Vista - Sorocaba/SP)

 

7.Palestrante: dra. Jane Bassi - presidente AME-Sorocaba

Tema: O espírita

Data e horário: 26 de junho, às 19h e às 20h30min

Local: SEFIF (Rua Tamandaré, 118 - Mangal - Sorocaba)

 

8.Palestrante: dr. Rodrigo Bassi - membro da AME-Sorocaba

Tema: Regozigemo-nos sempre

Data e horário: 30 de junho, às 20h

Local: SEFIF (Rua Tamandaré, 118 - Mangal - Sorocaba)

 

Você também pode verificar a programação pelo site: 

 

www.amesorocaba.com.br

 

 

Aproveite para inscrever-se no I CONGRESSO DE SAÚDE E ESPIRITISMO DE SOROCABA.

 

Informações no cartaz em anexo!

 

Saudações fraternais!

 



--

AME SOROCABA - Associação Médico-Espírita de Sorocaba

 

 

 

(Informação recebida em email de AME SOROCABA [[email protected]])

 

Vídeo. André Trigueiro entrevista Dr. Jorge Andréa dos Santos

Acesse no link abaixo

 

https://www.youtube.com/watch?v=QBFzJ0UXwaM

https://www.bing.com/th?id=OVP.V7ac3fb6da6da3ed822cb7d5e895c39b8&pid=Api

ANDRE TRIGUEIRO ENTREVISTA DR. JORGE ANDRÉA DOS SANTOS

www.youtube.com

O jornalista, André Trigueiro, entrevista o psquiatra, escritor e palestrante espírita Dr. Jorge Andréa dos Santos, em homenagem aos seus 100 anos de vida ...

(Informação recebida de Regina Bachega)

 

Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse:

http://mailchi.mp/uol/dirigente-esprita-112?e=bce6fbd28f

 

 

 

 

 

 

 

Palestra e música no Centro Espírita Paz

Paraguaçu Paulista, SP

 

 

(Informação recebida em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

Palestra na Associação Filantrópica A.E. “A Caminho da Luz”

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestras gravadas por Cláudio Delbone

Três Lagoas, MS

 

Acesse:

https://www.youtube.com/user/claudiodelbone/videos?sort=dd&view=0&flow=list&live_view=500

 

 

(Informações de Claudio Delbone)

 

Eventos espíritas programados para

Franca, SP

 

 

 

 

*************************************

 

 

 

 

 

Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

3º. Encontro de Jovens do C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 Palestra programada par o Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para ​e-mail [email protected] , pelo que agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

 

Auto-aprimoramento

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Rumo Certo. Lição nº 23. Página 85.

            Tanto quanto sustentamos confidências menos felizes com os outros, alimentamos aquelas do mesmo gênero de nós para nós mesmos.

Como vencer os nossos conflitos interiores?

De que modo eliminar as tendências menos construtivas que ainda nos caracterizam a individualidade? - indagamo-nos.

De que modo esparzir a luz se muitas vezes ainda nos afinamos com a sombra?

E perdemos tempo longo na introspecção sem proveito, da qual nos afastamos insatisfeitos ou tristes.

Ponderemos, entretanto que se os doentes estivessem proibidos de trabalhar, segundo as possibilidades que lhes são próprias, e se os benefícios da escola fossem vedados aos ignorantes, não restaria à civilização outra alternativa que não a de se extinguir, deixando-se invadir pelos atributos da selva.

Felicitemo-nos pelo fato de já conhecer as nossas fraquezas e defini-las.

Isso constitui um passo muito importante no progresso espiritual, porque, com isso, já não mais ignoramos onde e como atuar em auxílio da própria cura e burilamento.

Que somos espíritos endividados perante as Leis Divinas, em nos reportando a nós outros, os companheiros em evolução na Terra, não padece dúvida.

Urge, porém, saber como facear construtivamente as necessidades e problemas do mundo íntimo.

Reconhecemo-nos falhos, em nos referindo aos valores da alma, ante a Vida Superior, mas abstenhamo-nos de chorar inutilmente no beco da auto-piedade.

Ao invés disso, trabalhemos na edificação do bem de todos.

Cultura é a soma de lições infinitamente repetitivas no tempo.

Virtude é o resultado de experiências incomensuravelmente recapituladas na vida.

Jesus, O Mestre dos Mestres, apresenta uma chave simples para que se lhe identifiquem os legítimos seguidores: “conhecê-los-eis pelos frutos”.

Observemos o que estamos realizando com o tesouro das horas e de que espécie são as nossas ações, a benefício dos semelhantes.

E, procurando aceitar-nos como somos, sem subterfúgios ou escapatórias, evitemos estragar-nos com queixas e auto- condenação, diligenciando buscar, isto sim, agir, servir e melhorar-nos sempre.

Em tudo o que sentirmos, pensarmos, falarmos ou fizermos, doemos aos outros o melhor de nós, reconhecendo que, se as árvores são valorizadas pelos próprios frutos, cada árvore recebe e receberá invariavelmente atenção e auxílio do pomicultor, conforme os frutos que venha a produzir.

 

 (Texto recebido em email d divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Araucárias. Castro, PR. Foto Ismael Gobbo

Castanha. Pinhão, a semente da Araucária. Festa do Pinhão, Cunha, SP. Fotos Ismael Gobbo.

 

Médico interno

 

 

Nosso corpo é uma excelente máquina formada por equipamentos delicados, que são comandados pelo Espírito através do cérebro.

É assim que as trilhões de células obedecem às ordens da mente.

Quando temos a propensão para o pessimismo, o ressentimento, o desamor, cargas nocivas são elaboradas e atiradas nos mecanismos encarregados de preservar nosso organismo, produzindo muitos males.

De igual maneira, as disposições otimistas e afetuosas produzem energias refazentes, que recuperam os desarranjos momentâneos dos órgãos que constituem nossa máquina fisiológica.

Nosso corpo é um laboratório de gigantescas possibilidades, sempre suscetível de se desarranjar ou de se recompor, conforme as vibrações emitidas pela mente.

A mente é uma espécie de centro de controle que envia mensagens para todos os pontos de nossa organização física.

Baseados nisso, podemos dizer seguramente que possuímos em nós um médico interno, que o Espírito encarnado comanda, aguardando diretrizes para agir corretamente.

Esse médico está sempre disposto a nos fazer retornar ao estado natural de saúde. Basta que acionemos os comandos específicos para isso.

Quando esse médico é desconsiderado e deixa de atuar, é superado pelos fatores destrutivos, igualmente presentes na organização fisiológica, prontos à desgastante tarefa da doença com todas as suas complicações.

Esse médico interior pode e deve ser orientado pelo pensamento seguro, pelas disposições do ânimo equilibrado, pela esperança de vitória, pela total confiança em Deus e na oração, que estimulam todas as células para o desempenho correto da finalidade que lhes diz respeito.

Ficaremos livres de muitas doenças quando soubermos aproveitar essas imensas possibilidades que dormem em nós.

Descobriremos os caminhos da autocura, do diálogo amistoso com nosso corpo físico, não mais lutando contra ele, contra as dores, contra suas vontades, mas sabendo escutá-lo e compreendendo suas reais necessidades.

*   *   *

O médico interno necessita de paz para trabalhar.

Ninguém consegue desempenhar um trabalho minucioso e delicado em meio à balbúrdia, à agitação.

Silêncio. Proporcionemos a nós mesmos momentos de silêncio interior.

Caso não tenhamos condições de fazê-lo por conta própria, peçamos ajuda. Utilizemos alguma das inúmeras técnicas de meditação, de autoencontro e de recolhimento disponíveis no mundo.

Tranquilizemos a mente agitada. Façamos exercícios saudáveis. Mudemos o foco dos pensamentos.

Agradeçamos pela vida. Agradeçamos pelo corpo que recebemos. Vibremos pela saúde dele, desejando que possa estar em plenas condições de usufruir as oportunidades da existência.

Nunca nos revoltemos contra ele. Não sejamos inimigo de suas dores. Aprendamos com elas porque estão apenas sinalizando um local que pede nossa atenção imediata, uma região em desequilíbrio.

Desejemos saúde a nós mesmos, diariamente, da mesma forma que desejamos aos seres que mais amamos. Cuidemos do corpo e dos sentimentos e emoções.

Nosso médico interno fará o resto.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 20, 
do livro 
Desperte e seja feliz, pelo Espírito Joanna de Ângelis,
 psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 31.5.2017
.

 

(Texto copiado do site Feparana)

Amuada. Óleo sobre tela por Rodolfo Amoêdo.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

Mensagem: Sinais de alarme

 

 

 

(Publicação do jornal Momento Espírita. CEAC, Bauru. Recebido de Leopoldo Zanardi)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]