Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 30 de maio de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/30-05-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. 

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/30-05-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

29-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/29-05-2017.htm

27-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/27-05-2017.htm

26-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/26-05-2017.htm

25-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/25-05-2017.htm

24-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/24-05-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

 

......................................

..........................

..................

 

 

 

 

.........................................

................................

......................

 

(Texto copiado de Febnet)

Vista da cidade de Roma a partir da cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

Registro. André Trigueiro em

Novo Hamburgo, RS

 

 

28-05-2017

 

André Trigueiro ministra palestra em Novo Hamburgo

Neste domingo, 28 de maio, o jornalista, escritor e palestrante espírita, André Trigueiro, esteve em Novo Hamburgo ministrando a palestra Amor na Transição Planetária. Uma plateia de 600 pessoas lotou o auditório do colégio Pio XII para ouvir sobre os significados da palavra amor em tempos de indignação coletiva e superficialidade das relações.

 

Sob a ótica do amor de Deus como Lei universal que rege tudo o que existe e a nós mesmos, Trigueiro lembrou o que está em jogo na prova prática em que estamos vivendo neste momento histórico no planeta Terra. Frisando que tudo evolui, o palestrante observou que o requinte do sentimento amor se encontra justamente no exercício de interrelação na adversidade e na capacidade de dispensar tempo e energia para ajudar o outro e até mesmo a quem não se gosta.

 

Trigueiro também destacou que desde as perdas ecológicas sofridas no Brasil, como a destruição do bioma pampa nos últimos anos, até as perdas de valores do atual momento do país, o mundo desigual é o cenário perfeito para instigar a solidariedade que existe em cada um.

 

Sobre a mudança vibracional que antecede a transição planetária, o jornalista reforça que o amor é um aprendizado prático fundamental à evolução e que só é possível de existir onde não há egoísmos. Citou exemplos de amor que independem da fé religiosa, como exemplos famosos e anônimos de boas ações na direção do outro movidas pelo ímpeto pessoal de ajudar o próximo. Por fim, André Trigueiro afirmou o privilégio que sente em poder estar vivendo um momento da história de enfrentamento da prova do amor de Deus como oportunidade de evolução espiritual.

 

O evento ocorreu das 9h às 11h e foi promovido pela União Municipal Espírita (UME) de Novo Hamburgo em parceria com a União Municipal Espírita de Canoas, com apoio da Federação Espírita  do Rio Grande do Sul (FERGS), do Conselho Regional Espírita 2ª região (CRE-2) e do Centro de Valorização da Vida (CVV). Ao final da palestra, André Trigueiro autografou os livros de sua autoria que estavam à venda no local.

 

Texto: Mariana Moehlecke Ribeiro

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Registro. Divaldo Franco na Europa

Bad Honnef, Alemanha

 

 

28 de maio de 2017

 

O seminário espírita em Bad Honnef, na Alemanha, teve continuidade no domingo, 28 de maio de 2017, com o tema A criança ferida: Razões Psicológicas do Sofrimento Humano, contando com representantes de 18 diferentes países da Europa. Divaldo Franco, prosseguindo com a temática, lembrou que teve a oportunidade de visitar 41 cidades, nestes 35 anos em que apresenta os postulados espíritas na Alemanha. A primeira vez que falou em solo alemão, contou com um público de nove pessoas, no segundo ano o público teve um aumento expressivo, afinal, foram vinte e cinco 25 pessoas. Esses dados significativos levam o observador atento a refletir o quão desafiador foram aqueles primeiros dias de divulgação da Doutrina Espirita. Foram realizadas longas viagens para plantar uma preciosa semente. Certamente que os benfeitores sabiam, de antemão, que as sementes lançadas naquele solo árido de outrora multiplicar-se-iam geometricamente, facilitando e abrindo portas, inclusive, para os que viriam depois, encontrando, assim, felizmente, o solo preparado para receber novas semeaduras.

 

Despertando os sentimentos de elevada vibração, Divaldo narrou a vida do famoso cirurgião cardiovascular americano, Dr. Dean Ornish (1953-), que viajando para dentro de si mesmo, no alto de sua fama e na posse de uma fortuna colossal, carregava, ele próprio, a culpa insculpida no íntimo, o conflito da ingratidão com o seu velho pai. Este episódio está narrado na obra “Amor e Sobrevivência”, de sua própria autoria. Desta forma, mostrou que o sofrimento tem uma face positiva. É um recurso terapêutico para a alma, que ao mesmo tempo, torna-se um verdadeiro método educacional para o progresso do ser humano. Assim, o indivíduo é impulsionado a realizar a viagem interior, autodescobrindo-se e libertando-se dos grilhões que o retêm na inferioridade espiritual.

 

Foi, certamente, um daqueles momentos em que o auditório, aparentando se encontrar hipnotizado, deixou-se tomar pela emoção, a maioria tentando conter as lágrimas. Na reflexão, por certo, cada um deve ter encontrado em si mesmo vivências idênticas, que tocou a alma ao identificar-se com a experiência do Dr. Ornish. Afinal, quem nunca agiu com uma certa ingratidão para com o velho pai, ou com a mãezinha dedicada?

É curioso notar a habilidade e a maestria com que Divaldo conduziu a conferência, podendo ser comparado à um "cirurgião de almas", pois, através de sua oratória, todos são penetrados pelo bisturi Divino, fomentando o despertar para a vida cotidiana, para a realidade espiritual. Quem o escuta com atenção e realiza movimentos em direção ao autoconhecimento, sai da ignorância, extirpando fulcros de cegueira e de ignorância, geradores de enfermidades e sofrimentos.

 

Finalizando o seminário, teve lugar o momento da gratidão aos organizadores que há meses vem preparando o evento, aos exímios músicos, aos que vieram de outros países, e a todos que de forma anunciada ou anônima auxiliaram na obra do bem. A emoção mais uma vez tomou conta dos corações amigos, que na ânsia de beberem a água cristalina do Espiritismo, servida pelo incansável e amoroso Divaldo Franco, se perguntavam mentalmente: como será para o ano?

A tradução primorosa de Edith Burkhard, vertendo ao idioma alemão o magnífico seminário, de caráter terapêutico, tornou possível alcançar as almas germânicas presentes no evento.

E o semeador?  Continua saindo para semear, amanhã, 29 de maio, será a vez de Roma, na Itália.

Você, que nos lê nesse momento, quer saber o segredo para tamanho vigor? Segundo Divaldo é simples: - é amar e servir...

 

Texto e fotos: Ênio Medeiros

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 Benedita Fernandes é tema em

Fernandópolis e Jales

 

No sábado, dia 27/05, na Associação Espírita Missionários da Luz, em Fernandópolis (SP), Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da USE-SP e da FEB), com o tema “Benedita Fernandes, a Dama da Caridade”, foi entrevistado ao vivo pela Rede Amigo Espírita, proferiu palestra e autografou seus livros: o lançamento Benedita Fernandes, a Dama da Caridade; Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo; e Centro Espírita. Prática espírita e cris. Nessa Associação visitou grupos de trabalho com o nome de Benedita Fernandes.

No dia 28 de maio, pela manhã, no Grupo União Espírita Caminho da Esperança, em Jales, o expositor Perri proferiu palestra e atendeu a perguntas sobre o mesmo tema; autografou seus três livros citados e gravou clips sobre o novo livro e sobre centro espírita.

Nos dois eventos estavam presentes dirigentes das USEs locais e de outros centros espíritas.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Ja499fAd0nY16h00; https://www.youtube.com/watch?v=w_zRaKcFh6c; http://www.youtube.com/c/RedeAmigoEspirita1

 

 

(Informações recebidas em email de

 

(Fernandópolis: Paulo (E), César e Luiz Carlos; autógrafos com Granella; costura Benedita Fernandes)

 

(Jales: Dirigente Ivan e César Perri; César com Meledi Dall’Oca, antiga dirigente espírita em Araçatuba, ora residente em Jales; parte do público).

 

3º. Encontro de Jovens do C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 Palestra programada par o Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP  

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE A

 

   MÉRCIA BATISTA NEVES

 

DA CIDADE  DE

BIRIGUI

 

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 31-05-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " LIVRE "

 

(Informação em email de Luiz Antonio da Silva)

 

Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para ​e-mail [email protected] , pelo que agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Junho/2017

 

 

(Informação recebida em email de Manolo Quesada)

 

 Evento Espírita programado para

Marília, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

Programação de teatro em

Franca, SP

 

 

 

 

Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

Seminário no C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 Arraiá Solidário GEPAR

Niterói, RJ

 

GEPAR | Arraiá Solidário

Posted: 2017-05-22

 

CRECHE ESCOLA COMUNITÁRIA MEIMEI - OFICINAS MÁRIO BARBOSA - EVANGELIZAÇÃOInteressados em colaborar com nossa festa?  Organização Festa Junina - Doações e Voluntário  Estamos tentando nos organizar e gostaríamos de saber como será sua ajuda para essa linda festa?Teremos Barracas de Angú, Caldo Verde, Canjica, Cachorro-quente, Salsichão, Doces, Salgados, Brincadeiras, Refrigerante. Também alugaremos barracas para quem se interessar em colocar outros produtos por R$ 150,00. Clique aqui para nos informar a su colaboração ...

Continue Reading

Get Our Latest Updates

Compartilhar

Check out my website

 

 

http://static.wixstatic.com/media/d776d1_2c5adf8f2b364897b8066321596588f3~mv2.jpg

 

(Informação recebida em email de Gepar - Promoção Integral [[email protected]])

 

 Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 Edição de “Rastros de Luz”

 

https://issuu.com/resenh/docs/rastros_de_luz_06

https://pt.slideshare.net/MRS/rastros-de-luz-06

https://www.4shared.com/web/preview/pdf/F-_84azgei?

https://pt.scribd.com/document/349576192/Rastros-de-Luz-06

 

 

Deus, nosso Pai

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Canais da Vida. Lição nº XX. Página 91.

 A pedra sonha com a sensação de planta.

A árvore aspira o instinto animal.

A fera vislumbra a inteligência.

O selvagem candidata-se à luz da razão.

O homem deseja para si o brilho do anjo.

E o anjo entrevê a celeste escalada de posições que ainda lhe cabe atravessar no rumo da integração com a Munificência Divina.

Seres em crescimento, tão distantes da sublimação, quanto o orangotango ainda se encontra longe de nós, na insignificância de nossas aquisições e valores, qualquer definição de Deus nos escapa por insuficiência de percepção e compreensão.

O verme defronta pela excelsitude da natureza, jamais conseguirá, em sua condição, penetrar as leis da botânica e a ave pequenina, embora refletindo nas asas tenras o fulgor solar, não pode analisar os fenômenos da luz.

Entretanto, o verme e a ave atendem às funções que lhes cabem na economia do mundo e envolvem, dia a dia, para mais altos recursos da forma, no caminho do progresso constante.

Seria temeridade de nossa parte desafiar a Divina Sabedoria com qualquer classificação de seus atributos.

Espíritos humanos em desenvolvimento, no corpo físico ou fora dele, não podemos trair a posição em que nos situamos, competindo-nos, por agora, não a veleidade de compreender o Plano do Universo, mas sim a obrigação de acatar-lhe os desígnios, abraçando o serviço que a Lei nos reserva no campo de aperfeiçoamento que nos cabe lavrar.

Ainda assim, se buscamos exata notícia do Criador, adotemos a de Cristo que no-lo revelou na posição de “Nosso Pai”.

Nosso Pai que nos provê de recursos em todas as necessidades e que se acurva amoroso e solícito na proteção para todas as criaturas.

Nosso Pai que vela pela magnificência dos astros com a mesma ternura com que sustenta a larva no subsolo.

Em verdade, por agora, nossa inteligência é demasiado estreita para conter qualquer conceituação do Infinito, cabendo-nos, por bênção e honra, o trabalho incessante no bem para libertação e aprimoramento de nossas possibilidades virtuais.

Pelo coração, no entanto, ser-nos-á possível buscar o exemplo de Jesus e sentir o Supremo Senhor por Nosso Pai de Sabedoria e Misericórdia.

Através do amor, a estrela se comunica com o grão de areia e se a gota do oceano não lhe pode medir a extensão e a grandeza, traz consigo, na intimidade da própria estrutura, o gosto característico do mar.

(Texto recebido em email d divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Estufas no Jardim Botânico. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Herança de imortalidade

 

 

Quem parte leva saudades de alguém que fica chorando de dor... Os versos da canção popular traduzem o que, ainda hoje, acontece no mundo.

A morte prossegue a ser vista com horror e a vestir-se de negro. O que deveria ser um momento de reflexão e de prece transforma-se em grandes lamentações.

Há dois mil anos, um Sublime Mensageiro, nas terras da Galileia, cantou a Imortalidade.

Mais do que conviver com os Espíritos, falar com eles, amá-los, o que atestam os escritos dos evangelistas, Ele mesmo retornou após a morte.

Ele dissera que, se destruído fosse o templo de Seu corpo, em três dias Ele retornaria. E o fez.

Esteve com os Seus apóstolos, entrando no cenáculo totalmente fechado. Sou eu, não temais!

Permitiu que o incrédulo Tomé lhe tocasse a chaga aberta no peito.

Aos discípulos que seguem a Emaús, igualmente se identifica. Durante quarenta dias, esteve com eles, intensamente, em variados momentos.

Exortando-os à coragem, ao trabalho, ao dever.

Amigo Incondicional, assegurou que onde houvesse duas ou mais pessoas, reunidas em Seu nome, Ele ali se faria presente.

E assim tem sido ao longo dos séculos que se dobraram, no tempo.

Ele, o Mestre, nos deu a lição imortalista, demonstrando que a morte não é o fim.

Vou à frente, preparar-vos o lugar, também prometeu.

Cabe-nos, então, reflexionar um tanto mais a respeito desse fenômeno que a todos alcança, sem exceção alguma: a morte.

A morte que chega devagar, após enfermidades longas e dolorosas.

A morte que vem de rompante, levando os nossos amores.

A morte que não faz diferença entre raça, idade, posição social. A todos ela abraça.

Naturalmente, que sempre se terá a dor da separação. A partida é a dor da antecipada saudade. A dor pela ausência de quem parte.

No entanto, da mesma forma que nos despedimos no aeroporto, na rodoviária, nos lares, dos afetos que buscam outras terras, em férias, não cabe desespero.

Chora-se somente pela ausência, pela saudade, sem lamentar, porque guardamos a certeza de que logo mais voltaremos a nos encontrar.

Da mesma forma que vamos ao encontro de quem está em férias, depois de um período, também acontece com a morte.

Um dia, tornaremos a estar juntos. Quando partirmos, eles estarão nos aguardando na fronteira da espiritualidade.

Na Terra, quando estamos distantes, vamos utilizando todas as formas de comunicação de que dispomos para arrefecer a saudade.

Quando os amores partem para a pátria espiritual, utilizemos os fios mentais da recordação dos tempos felizes juntos, e a oração, para conversarmos com eles.

E nos será, então, bastante comum sonharmos com os amores que se foram e continuam a nos amar.

Serão momentos gratificantes de abraços, de reencontros. Momentos que irão envolvendo a nossa imensa saudade em suaves lembranças.

Um dia, tornaremos a estar juntos, neste mundo ou no outro.

Somos imortais, filhos da luz, herdeiros do Universo. Confiemos: ninguém morre. Todos retornamos à casa do Pai, destino final dos que fomos criados pelo Seu amor soberanamente justo e bom.

Pensemos nisso e enxuguemos nossas lágrimas de revolta, de inconformação, deixando que escorram somente as da saudade, do amor, das lembranças de tantos momentos bem vividos.

Transformemos nossos adeuses em até breve!

Redação do Momento Espírita.
Em 29.5.2017.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Aparição do Cristo aos peregrinos de Emaús. Óleo sobre tela por Laurent de La Hyre.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Apparition_du_Christ_aux_p%C3%A9lerins_d%E2%80%99Emma%C3%BCs_by_Laurent_de_La_Hyre.jpg

A incredulidade de s. Tomé. Pintura por Hendrick Brugghen.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:BrugghenDoubtingThomas.jpeg

 Múmia e sarcófago egípcios. Museu Britânico, Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]