Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 29 de maio de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/29-05-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. 

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/29-05-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

27-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/27-05-2017.htm

26-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/26-05-2017.htm

25-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/25-05-2017.htm

24-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/24-05-2017.htm

23-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/23-05-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

 

......................................

..........................

..................

 

 

 

 

.........................................

................................

......................

 

(Texto copiado de Febnet)

Frontispício da primeira edição da Revista Espírita em 1858.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Revue_Spirite_1%C2%AA_ed_1858.jpg

Revista Espírita. Edição de novembro de 1935.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/La_Revue_spirite#/media/File:La_revue_spirite_1935.jpg

Boulevard Montmartre, Paris, França, em óleo sobre tela por Camille Pissarro.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/15/Camille_Pissarro_-_Boulevard_Montmartre_-_Eremitage.jpg

 

Morrer feliz

  Richard Simonetti

  [email protected]

 

 

     Você sabia, caro leitor, que há a classe dos PSC – persistentes sofredores compulsivos? Gostam de sofrer, de sentirem-se perseguidos, doentes, infelizes, como se carregassem as misérias do Mundo sobre os ombros. Anseiam pela morte.

     Se religiosos, a enxergam como uma libertação, passagem garantida para as regiões celestiais, que concebem como o prêmio para seus males.

     Se materialistas, cogitam do mergulho no nada, pondo fim às suas angústias. Não fora o instinto de conservação e a intuitiva e impertinente ideia de que a morte não é o fim da consciência, terminariam todos nos precipícios do suicídio.

     Uns e outros confessam, desolados: – Estou cansado de viver perseguido pela infelicidade. A morte será uma bênção!

     Aqui está o grande engano. A morte nada faz senão despir-nos da armadura de carne, transferindo-nos para o mundo espiritual, como dizia Chico Xavier, com a mudança completa de casa, sem mudança essencial da pessoa.

Isso significa que os PSC continuarão a vivenciar sua sina no mundo espiritual, às voltas com perturbações e angústias que os oprimiam na vida física. Isso sem falar nos tormentos do suicida que, além de colher a decepção de continuar vivo, sofre horrores pelos estragos produzidos em seu corpo espiritual, a refletir a agressão ao corpo físico.

Um PSC conversava com um mentor, na reunião mediúnica.

– Anseio pela morte, com a compensação pelos meus sofrimentos na Terra. Poderei, finalmente, ser feliz.

– Meu irmão, você está cometendo dois equívocos graves que podem comprometer seu futuro no Além.

– Equívocos? Quais seriam?

– O primeiro é imaginar que sua infelicidade seja decorrente dos problemas, lutas e dificuldades da existência física.

– Não aprendemos com o Espiritismo que estamos na Terra para evoluir e que a dor é um instrumento de depuração?

– Sim, mas isso nada tem a ver com o fato de sermos felizes ou infelizes, nem o Espiritismo nos diz que a infelicidade seja o preço do progresso. A felicidade é um estado de espírito, que se sustenta na nossa maneira de ser, de apreciar a jornada humana. Você pode ser feliz, mesmo sofrendo, da mesma forma que pode ser infeliz ainda que a Vida atenda às suas solicitações.

– E o segundo engano?

– Está em imaginar que a morte porá fim à sua infelicidade, habilitando-o à felicidade no mundo espiritual.

– Devo, então, morrer feliz?

– Exatamente.

– Como morrer feliz, se o próprio transe da morte nos impõe sofrimentos físicos e morais?

– Você continua confundindo sofrimento com infelicidade. O desligamento pode ser sofrido para o Espírito que retorna. Não é fácil deixar o corpo físico, que reage, no automatismo fisiológico, à ameaça de extinção, mas imagine o paciente que se submete a uma cirurgia. Ela poderá impor-lhe algum constrangimento e dores, porém não a infelicidade, se ele tem vocação para ser feliz.

– Como desenvolver essa vocação?

– Experimente praticar o Bem, hoje, amanhã e sempre!

A sugestão do mentor lembra um versinho de Casimiro Cunha, em psicografia de Chico Xavier:

Felicidade é viver

De serviço posto à mão,

Entre horários na cabeça

E Cristo no coração.

Considerando que os pensamentos conturbados e as ideias negativas chegam sempre pelo correio da inércia, a defesa está em nos mantermos ocupados com atividades que Jesus recomendaria, tendo por base fundamental o empenho em servir.

E lembre-se: Se você espera pela felicidade nas etéreas plagas, faça de tudo para morrer bem. Seja um FDJ, feliz discípulo de Jesus, cultivando a suprema alegria de cumprir em plenitude seu ensinamento maior (Mateus, 7:12): Tudo o que quiserdes que os homens vos façam, fazei-o assim a eles…

 

O sonho de Dante por ocasião da morte de Beatriz. Óleo sobre tela de Dante Gabriel Rossetti.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Dante%27s_Dream#/media/File:Dante_Gabriel_Rossetti_-_Dante%27s_Dream_at_the_Time_of_the_Death_of_Beatrice_(1871).jpg

 

Registro. Divaldo Franco na Europa

Colônia, Alemanha.

 

 

Divaldo Franco na Europa

Colônia, Alemanha, 26 de maio de 2017

 

Concluída a atividade doutrinária em Berlim, Divaldo viajou para a belíssima cidade de Colônia, na Alemanha, na tarde de sexta-feira, 26 de maio de 2017, com muito sol e temperaturas pouco comuns para esta época do ano. No destino, Divaldo Pereira Franco foi recepcionado por mais de 300 pessoas que o aguardavam no salão de conferências do Marriot Hotel, na região central da cidade, para ouvi-lo discorrer sobre o tema "Die Wandlung des Menschen durch Selbsterkenntnis" (A transformação do ser humano através do Autoconhecimento).  Antes do início da conferência, o barítono Maurício Virgens se apresentou e encantou, com o seu imenso talento, emocionando os presentes.

 

Inicialmente Divaldo, como tem feito em todas as cidades deste roteiro, apresentou o seu querido amigo Dr. Juan Danilo Rodríguez, bem como o livro de sua autoria, intitulado ALLIYANA, que trata sobre a cura de enfermidades. É uma obra de natureza holística, não é um livro religioso, mas de auxílio aos que padecem as enfermidades.

O dedicado e incansável orador Divaldo Franco, iniciando a sua conferência, afirmou que se olharmos nossas próprias vidas, poderemos ter muitos planos que talvez não ocorram como planejamos, mas sempre poderemos buscar nossos ideais e prosseguir projetando o porvir. No Universo não existe situações estáticas, há um dinamismo constante. Segundo o grande físico e astrônomo inglês Sir James Hopwood Jeans (1877-1946), o Universo é um pensamento, e este pensamento vibra, tudo se move e se transforma, sendo o ser humano um dos agentes desta transformação.

 

Quando Sócrates apresentou sua filosofia, sua técnica era a da contestação, ele afirmava que o ser humano procede do mundo das ideias e, após a vida no mundo, volta ao mundo das ideias. As criaturas humanas devem tirar do mundo das ideias o que é, bem como os recursos de que necessita para evoluir. A psicologia moderna conclui que não existem doenças, existem doentes, apresentando um conceito plenamente identificado com a Doutrina Espírita, ou seja, a doença é o efeito de uma causa que reside no Espírito, na alma do homem. Poderemos fazer, sugeriu o lúcido conferencista, uma incursão para encontrarmos dentro de nós mesmos as causas das aflições.

A nobre psicanalista alemã, Dra. Hanna Wolff, autora do livro Jesus Psicoterapeuta, concluiu que Jesus é um ser tão extraordinário que quem o conhece jamais permanece indiferente a Ele; ou ama-o, ou o detesta. Ela afirma que podemos resolver todos os nossos problemas através do autodescobrimento. Carl Gustav Jung asseverava que o estado de Individuação é um estado de plenitude. Para alcançá-lo será necessário vencer a própria sombra, o Ego.

 

Allan Kardec, continuou Divaldo, afirmava que somos convidados pelas leis que regem a vida a colhermos os frutos de nossas próprias ações. É necessário, portanto, transformar os nossos instintos em lógica e razão para alcançarmos a plenitude. É interessante notar que Jesus já afirmava que o Reino dos Céus está dentro de nós. Em várias circunstâncias o instinto está disfarçado de preservação da vida, isto é, os indivíduos reagem, quando poderiam agir. Somente poderemos nos autotransformar quando nos conhecermos intimamente.

A verdadeira lição da sabedoria é conhecer o mal, mas não se permitir agir no mal, transformando os instintos em razão. Todos temos um monstro interior, é o nosso arquétipo do mal, os conflitos, as paixões, no entanto, temos também um médico interno, que é o altruísmo, as virtudes, para tentarmos mudar, ao menos um pouco, o nosso temperamento.

A aquisição da consciência é um momento psicológico muito difícil. Segundo Jung, é quando o Ego toma conhecimento dos nossos conteúdos psíquicos, quando descobrimos quem somos, e, portanto, trabalhamos para nos corrigir.

 

O Espiritismo, esclareceu Divaldo, nos propõe uma visão otimista, transformadora, fazendo com que hoje sejamos semeadores de esperanças para sermos felizes ainda hoje.

Finalizando a conferência indutora do autoconhecimento, logo após responder várias perguntas, elucidando e ampliando o riquíssimo conteúdo, o sempre jovial servidor de Jesus exorou com sentida emoção, rogando à Deus que nos abençoe, que nos faça muito felizes, pois só o amor salvará a humanidade.

Edith Burkhard, com sua versatilidade e aguçada percepção, verteu o expressivo conteúdo da conferência para o idioma alemão.

 

Texto e fotos: Ênio Medeiros

 

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Registro. Divaldo Franco na Europa

Bad Honnef, Alemanha

 

 

27 de maio de 2017

 

No sábado, 27 de maio de 2017, teve início o já tradicional Seminário na acolhedora cidade de Bad Honnef, próxima à Colonia, na Alemanha. O evento está sendo realizado no hotel Seminaris, e irá se prolongar até o domingo à tarde, intercalando atividades pela manhã, tarde e noite. A maioria dos cerca de 300 participantes se encontra hospedada no hotel, gerando um clima de amizade e fraternidade.

Neste ano o tema escolhido foi "Das Verletzte Kind: Psychologische Gründe des Menschlichen Leidens." (A criança ferida: Razões Psicológicas do Sofrimento Humano). Para enriquecer e acolher os participantes, as atividades estão tendo a colaboração de Flávio Benedito, ao piano, e do barítono Maurício Virgens, apresentando belas páginas musicais, que com suas interpretações, sensibilizam e envolvem emocionalmente os assistentes.

 

Ao iniciar a sua abordagem, Divaldo Franco apresentou o seu estimado amigo Dr. Juan Danilo Rodríguez, residente em Quito, no Equador, que ao se pronunciar referiu-se à psicologia, bem como sobre a especial contribuição que a Doutrina Espirita oferece na diluição dos conflitos da criatura humana. Reconhecido, agradeceu o fenomenal trabalho realizado por Allan Kardec, e às suas consequências, e também à Divaldo pela oportunidade do contato com a amada doutrina.

Conduzindo o público para um clima de compreensão, visando uma perfeita assimilação do tema, Divaldo narrou a bela historia do lenhador humilde que recebeu o convite: - “homem, entra na floresta”. Este convite é uma alusão ao mergulho inadiável que o ser humano necessita realizar em si mesmo, para a sua transformação moral para melhor, bem como, é um convite ao enfrentamento dos desafios, dos conflitos, das aspirações, que compõem a floresta dos problemas humanos.

 

É necessário, afirmou o nobre conferencista, que a criatura humana realize essa viagem para dentro de si, trabalhando para identificar a criança maltratada que quase todos carregam, que necessita de carinho, de atenção, que reclama cuidados, mas que, no entanto, não se empenha em modificar-se.

Facilitando o encontro consigo mesmo, o exímio conferencista questionou:

- O que a criança que eu fui, diria ao adulto que me tornei?

- Se a criança que existe em mim pudesse me perguntar:  estou contente, era isso mesmo que hoje vivo? Isso corresponde aos desejos daquela época infantil? Quais seriam as minhas respostas?

 

Conduzindo os presentes aos questionamentos íntimos, fazendo-os brotar na consciência de cada um, Divaldo Franco, com sua habilidade ímpar, dedilhando a fibras da alma humana como exímio violinista, despertou muitas emoções, objetivando direcionar os participantes para uma autoanálise mais profunda.

Aprofundando o tema, Divaldo adentrou-se pelo vasto terreno da educação, expondo a sua ampla e profunda experiência de educador que já educou dezenas de milhares de crianças e jovens na instituição Mansão do Caminho, em Salvador, no Estado da Bahia, no Brasil. Só o amor, afirmou, possui condições para trazer de novo à infância o homem adulto, mesmo aqueles que possuem dramas, carências. Somente o amor é capaz de apagar estas marcas negativas que os indivíduos possuem, em diversos níveis de amplitude e complexidade.

 

Ninguém sofre sem possuir débitos para com a Lei Divina. A dor não é um castigo Divino, é uma bênção que Deus concede aos homens, e a reencarnação é a sua lógica em ação. A dor é semelhante a um lapidador, que tomando um diamante bruto e sujo, o transforma em uma joia de alto valor.

Encerrando as esclarecedoras abordagens realizadas ao longo do dia, Divaldo, na sua sensibilidade amorosa, destacou a magnífica ação do Semeador Divino, Jesus, que concitava as criaturas a ir até Ele, acrescentando que é o caminho, a estrada das ovelhas, e aquele que, indo à Ele, mesmo morrendo, viverá.

Em um chamamento forte, o nobre conferencista estimulou os presentes a abrirem-se à vida, esclarecendo que o psiquismo Divino nos envolve, e que Jesus veio para nos consolar. Fazendo uma ligeira comparação, Divaldo explicou que, à semelhança do Espirito de Verdade, os pais desempenham a função de acolher, orientar e acompanhar a trajetória de seus filhos, doando-se integralmente a eles.

 

Este é um seminário terapêutico, sem sombra de dúvidas, todos estão tendo oportunidades de realizarem verdadeiras catarses, porém, o que mais impressiona é ver Divaldo Franco em ação o dia inteiro falando, atendendo a todos com alegria e carinho, não se permitindo ceder ao cansaço e ao desânimo. Pelo contrário, superando todos as limitações, ele impõe-se não desanimar nesta tarefa hercúlea de servir à Jesus e divulgar o espiritismo, demonstrando, pelo seu exemplo que, aquele que ama é sustentado nas vibrações e no Amor Divino.

Edith Burkhard, experiente na arte da tradução, verteu ao idioma alemão a formidável conferência, tornando-se figura ímpar no sucesso do evento.

 

Texto e fotos: Ênio Medeiros

 

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Registro. Palestra com Heloisa Pires no F.E. Gina

São Paulo, SP

 

Com harmonização por Paulo Vicente, a conhecida oradora Heloisa Pires proferiu palestra no F.E. Gina na noite do último sábado 27/5. Tema: Buda, Sócrates, Kardec e Jesus.

Fotos Luzia  Abrahão

 

 

Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

Palestra na Colônia Espírita e Assistencial Maria de Nazaré

Guarujá, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 Visão Espírita TV

Programação

 

 

ANDRÉ TRIGUEIRO, MARCEL SOUTO MAIOR, MANOLO QUESADA.........!!!

Prezado(a) Amigo(a),
                                                         Em depoimentos recentes e  exclusivos ao VISÃO ESPÍRITA TV, abordando temas de direto interesse de nossas vidas , a partir de 28 de Maio, você assiste ANDRÉ TRIGUEIRO, MARCEL S.MAIOR, MANOLO QUESADA, VILSON DISPOSTI,RICHARD SIMONETTI, FABIO DIONISI . PAULO H. FIGUEIREDO, WANDERLEY OLIVEIRA, MARINA FERRI, ANDRÉ L. DORNA, J.CARLOS DE LUCCA, ADENAUER NOVAES, JOSE ANTONIO DA CRUZ e KAU MASCARENHAS.

Dias e horários do Programa, mais abaixo.

-----------------------------------------------------------------------------------

Nunca o mundo esteve precisando tanto de PAZ como agora ! 
Vamos reservar um pouco mais de 3 minutos e cantar a PAZ com  
Nando Cordel ?
Linik: https://youtu.be/0zcqLDov6mU

 ----------------------------------------------------------------------------------------

Sob o Patrocínio da USE- I - S.J.Campos e Apoio da Aliança Espírita Evangélica, dia 28 de Maio 2017, ocorrerá o 1o.SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA, de São José dos Campos.
Veja o CARTAZ  em anexo. 

-----------------------------------------------------------
 

HORÁRIOS DIÁRIOS DO VISÃO ESPÍRITA TV 
pelos 
Canais 04 (Digital) e 95 (Analógico) - Rede  TV NET, 
para São José dos Campos,  Jacareí, Sta. Branca e Caçapava.
  
DIAS E HORÁRIOS : 
DOMINGO: 10H (Inédito) , 17h e 20h --
 SEGUNDA : 19H  -      TERÇA  e    QUARTA: 17H
                           QUINTA: 22H ---  SEXTA: 19H  e SÁBADO: 20H 
VÁRIOS QUADROS E PROGRAMAS ANTERIORES PELOS LINKS:  

https://www.youtube.com/user/visaoespirita/videos
e

http://www.visaoespirita.tv/

 

ABRAÇOS FRATERNOS

EQUIPE VISÃO ESPÍRITA TV

 

 

(Informações recebidas em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para ​e-mail [email protected] , pelo que agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Junho/2017

 

 

(Informação recebida em email de Manolo Quesada)

 

 Evento Espírita programado para

Marília, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

Palestra vai abordar TOC e TOD com Dr. Sérgio Irikura

Araçatuba, SP

 



https://docs.google.com/uc?export=download&id=0B13NwuSPccvgNVU3MmJickp5LWs&revid=0B13NwuSPccvgNzQ1a2VZdDRJL1pJUFVXYzJUNWs2NXhCRi93PQ

 

 

(Informações recebidas em email de Instituto Apoio Social [[email protected]])

 

Palestra e música no C.E. Caminho da Luz

Flórida Paulista, SP

 

 

(Informação recebida em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

Palestras com Agnaldo Paviani

Junho/2017

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Programação na APES- Associação Parisiense

de Estudos Espíritas. Paris, França

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

Programação de teatro em

Franca, SP

 

 

 

 

Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

Seminário no C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 Arraiá Solidário GEPAR

Niterói, RJ

 

GEPAR | Arraiá Solidário

Posted: 2017-05-22

 

CRECHE ESCOLA COMUNITÁRIA MEIMEI - OFICINAS MÁRIO BARBOSA - EVANGELIZAÇÃOInteressados em colaborar com nossa festa?  Organização Festa Junina - Doações e Voluntário  Estamos tentando nos organizar e gostaríamos de saber como será sua ajuda para essa linda festa?Teremos Barracas de Angú, Caldo Verde, Canjica, Cachorro-quente, Salsichão, Doces, Salgados, Brincadeiras, Refrigerante. Também alugaremos barracas para quem se interessar em colocar outros produtos por R$ 150,00. Clique aqui para nos informar a su colaboração ...

Continue Reading

Get Our Latest Updates

Compartilhar

Check out my website

 

 

http://static.wixstatic.com/media/d776d1_2c5adf8f2b364897b8066321596588f3~mv2.jpg

 

(Informação recebida em email de Gepar - Promoção Integral [[email protected]])

 

 Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 Edição de “Rastros de Luz”

 

https://issuu.com/resenh/docs/rastros_de_luz_06

https://pt.slideshare.net/MRS/rastros-de-luz-06

https://www.4shared.com/web/preview/pdf/F-_84azgei?

https://pt.scribd.com/document/349576192/Rastros-de-Luz-06

 

 

Sementes de luz

 

 

Pelo Espírito Maria Dolores. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Recados da Vida. Lição nº 04. Página 31.

 

Uma palavra de fé

A que a bondade se alia,

Uma nota de esperança,

Um momento de alegria...

 

Uma ligeira oração

Em nome da caridade,

Um sorriso que coloque

Qualquer pessoa à vontade...

 

Um olhar de simpatia,

Uma simples gentileza,

Um ato de proteção

Que defenda a natureza...

 

Uma frase de otimismo,

Um só aperto de mão,

Um minuto de socorro

Que nos toque o coração...

 

Parecem migalhas pobres

Sem altura e sem valor,

Mas são Sementes de Luz

Criando o Reino do Amor...

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

A menina enferma. Óleo sobre tela por  Edvard Munch

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Munch_Det_Syke_Barn_1896.jpg

 

União duradoura

 

 

Embora as transformações na forma de viver, ocorridas ao longo dos tempos, as pessoas ainda enfrentam dificuldades para encontrar a própria felicidade.

Entre essas, apresenta-se a formação de um novo lar.

Aprendemos que o casamento é um progresso na marcha da Humanidade e que a sua abolição seria uma regressão à vida dos animais.

Isso deixa claro que a união de um casal é uma lei natural, uma lei divina.

Na atualidade existem várias modalidades de união, no entanto, percebe-se que o mais importante é o convívio diário.

Algumas pessoas optam por nenhuma cerimônia, outras escolhem realizar uma cerimônia tradicional, com pompa, banquete ou recepção requintada, música ao vivo, registros em vídeos e fotos.

Entretanto, temos que convir que o mais importante para o relacionamento de um casal não é nenhum desses itens.

A grande e real diferença, aquela que definirá a boa qualidade do convívio a dois, está entre estar preparado e saber ou não saber viver em harmonia.

Por vezes, casamos entre festas e roupas elegantes, partimos para uma viagem inesquecível, montamos nossa casa com capricho e somos felizes.

De outras vezes, acontece que, mesmo fazendo tudo isso, ao retornar da lua de mel, nos damos conta de que assim que a festa acabou, nada restou. Tudo eram aparências, inclusive o respeito e o amor.

Portanto, o mais importante é construirmos o novo ninho entrelaçando sonhos e ideais, de forma constante e prazerosa no dia a dia.

É concretizarmos juntos um ideal de vida que pode ser simples e modesto, mas que traga a marca de quatro mãos na sua construção.

É saber somar e dividir tanto as contas como os sentimentos. É saber cobrar e ceder, nas tarefas e nos carinhos.

É chorar e sorrir juntos, e juntos resolver problemas e comemorar os sucessos.

É compartilhar ideias, o trabalho, as dores, os receios, as alegrias.

É plantar flores juntos e colhê-las ainda juntos.

É prepararmos aquele jantar muito especial, em noites de chuva e frio.

É contabilizarmos as frustrações e juntos buscarmos novas alternativas.

É nos conhecermos um ao outro, um pouco mais a cada dia, doando-nos sempre.

É perdoarmos e sermos perdoados em nossos pequenos deslizes.

É ajudarmos e sermos ajudados em nossas dificuldades.

É sabermos respeitar e sermos respeitados, sempre.

Tudo isso nada tem a ver com a forma nem a pompa de uma união.

O que conta, realmente, é a sinceridade dos sentimentos e a vontade de juntos construir um futuro de realizações maiores.

É sermos parceiros, solidários em qualquer circunstância.

É sermos felizes, construindo a felicidade a dois.

É amarmos no sentido mais nobre do termo, sem cobranças nem exigências.

É respeitarmos o cônjuge escolhido, com seus limites e possibilidades próprias.

É oferecermos a maior e melhor parte de nós para o ninho de amor ser aconchegante e feliz.

O casamento ideal é feito sempre de doação, porque o verdadeiro amor não é o que se recebe, mas sim o que se doa.

Façamos de nossa união o ninho acolhedor com que sonhamos.

 

Redação do Momento Espírita, com base 
nos itens 695 e 696 de 
O livro dos Espíritos,
 de Allan Kardec, ed. FEB.
Em 27.5.2017.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 O acordo de casamento.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Marriage_A-la-Mode_(Hogarth)#/media/File:Marriage_A-la-Mode_1,_The_Marriage_Settlement_-_William_Hogarth.jpg

 

                               Espiritismo para crianças

                                  Espiritismo para niños

 

 


Autora: Célia Xavier Camargo
Edição 314 – 2 de junho de 2013

Edición 314 – 2 de junio de 2013

 

 

A esmola da viúva

La limosna de la viuda

Enquanto a mãe fazia sua tarefa doméstica, o menino, que estava aprendendo a ler, curioso, pegou um livro e foi virando as páginas. De repente, ele parou em uma folha e perguntou:

Mientras la madre hacía su tarea doméstica, el niño, que estaba aprendiendo a leer, curioso, cogió un libro y fue pasando las páginas. De repente, él paró en una hoja y preguntó:

— Mamãe, o que é óbolo?

— Mamá, ¿qué es óbolo?

A senhora deixou o que estava fazendo e explicou:

La señora dejó lo que estaba haciendo y explicó:

— Óbolo, Joel, é uma oferta, uma esmola, uma dádiva de valor pequeno. Entendeu?

— Óbolo, Joel, es una oferta, una limosna, una dádiva de valor pequeño. ¿Entendiste?

— Ah! Entendi. E viúva?

— ¡Ah! ¡Entendí. ¿Y viuda?

— Viúva é uma mulher que perdeu o marido e não se casou de novo. Você está lendo a lição que se chama “O Óbolo da Viúva”, não é?

— Viuda es una mujer que perdió al marido y no se casó de nuevo. Tú estás leyendo la lección que se llama “El Óbolo de la Viuda”, ¿no es?

— Você conhece, mãe? Então sabe também o que é ga... zo... fi... lá... cio. Nossa! Que palavra difícil.

— ¿Tú lo conoces, madre? Entonces sabe también lo que es ga... zo... fi... ¡Vaya!...  ¡Mira! Que palabra difícil.

— Gazofilácio era uma espécie de caixa que havia no Templo de Jerusalém, onde se colocavam as esmolas — a mãe respondeu, achando graça.

— Gazofilácio era una especie de cofre que había en el Templo de Jerusalén, donde se colocaban las limosnas — la madre respondió, hallándolo gracioso.

— Mamãe, você é muito sabida! — exclamou o menino, admirado.

— ¡Mamá, tú eres muy sabida! — exclamó el niño, admirado.  

Então, a mãe sentou-se perto do filho e foi ajudando-o a ler e entender o texto evangélico, que fala sobre o dia que Jesus foi ao Templo e, sentado perto da caixa das esmolas, observava como as pessoas colocavam sua oferenda dentro dela. Os que eram ricos davam muito dinheiro, mas uma pobre viúva deu apenas duas pequenas moedas. E Jesus, chamando a atenção dos discípulos, disse que, na verdade, mais tinha dado aquela viúva do que todos os outros, porque eles tinham dado do muito que tinham, mas a viúva tinha dado tudo o que tinha, e tudo o que lhe restava para seu sustento.

Entonces, la madre se sentó cerca del hijo y fue ayudándolo a leer y entender el texto evangélico, que habla sobre el día que Jesús fue al Templo y, sentado cerca de la caja de las limosnas, observaba como las personas colocaban su ofrenda dentro de ella. Los que eran ricos daban mucho dinero, pero una pobre viuda dio sólo dos pequeñas monedas. Y Jesús, llamando la atención de los discípulos, dijo que, en verdad, más había dado aquella viuda que todos los otros, porque ellos habían dado de lo mucho que tenían, pero la viuda había dado todo lo que tenía, y todo lo que le restaba para su sustento.

Quando a mãe acabou de explicar ao filho, ele mostrou que tinha entendido:

Cuando la madre acabó de explicar al hijo, él mostró que había entendido:

— Mamãe, Jesus diz que a gente deve fazer o bem e amar a todas as pessoas, não é?

— Mamá, Jesús dice que la gente debe hacer el bien y amar a todas las personas, ¿no es?

Então, Jesus deve ter ficado muito contente com a viúva pobre.

Entonces, Jesús debe haber quedado muy contento con la viuda pobre.

— Sim, meu filho. E Jesus deixa claro que, para Deus, o que realmente vale é o sentimento com que fazemos uma boa ação. Assim, para Deus, têm mais valor as duas pequenas moedas da viúva, do que todo o dinheiro que os ricos deram para serem vistos e admirados pelo povo.

— Sí, hijo mío. Y Jesús deja claro que, para Dios, lo que realmente vale es el sentimiento con que hacemos una buena acción. Así, para Dios, tienen más valor las dos pequeñas monedas de la viuda, que todo el dinero que los ricos dieron para ser vistos y admirados por el pueblo.

O menino ficou pensativo por alguns instantes, depois voltou a perguntar:

El niño quedó pensativo por algunos instantes, después volvió a preguntar:

— Mamãe, e eu? Também quero ajudar os outros, mas não tenho nem duas moedinhas!

— ¿Mamá, y yo? ¡También quiero ayudar a los otros, pero no tengo ni dos moneditas!

A mãe ficou emocionada com a preocupação do filho.

La madre quedó emocionada con la preocupación del hijo.

— Joel, para Jesus, como você viu, é mais importante o motivo pelo qual fazemos algo. Assim, não se preocupe por nada possuir de material. Você tem algo muito mais importante a dar às pessoas: o amor do seu coraçãozinho. Então, pense com o coração, e quando achar que deve ajudar alguém, ajude. Pode ser alguém na escola, na rua, um animalzinho perdido... Entendeu?

— Joel, para Jesus, como tú viste, es más importante el motivo por el cual hacemos algo. Así, no te preocupes por poseer nada de material. Tú tienes algo mucho más importante  quedar a las personas: el amor de tu corazoncito. Entonces, piensa con el corazón, y cuando creas que debes ayudar a alguien, ayuda. Puede ser alguien en la escuela, en la calle, un animalito perdido… ¿Entendiste?

Animado, Joel arregalou os olhos e balançou a cabeça, mostrando que tinha entendido. Na hora de dormir, deitou pensando no assunto e pediu a Jesus que o ensinasse a ajudar, a ser útil às pessoas.

Animado, Joel abrió mucho los ojos y balanceó la cabeza, mostrando que había entendido. A la hora de dormir, se acostó pensando en el asunto y pidió a Jesus que lo enseñara a ayudar, a ser útil a las personas.

No dia seguinte, Joel acordou, arrumou-se e, ao entrar na cozinha, viu a mãe toda atarefada. Ela havia perdido a hora e corria preparando o café da família, pois tinha hora marcada com um médico.

Al día siguiente, Joel despertó, se arregló y, al entrar en la cocina, vio a la madre toda atareada. Ella había perdido la hora y corría preparando el café de la familia, pues tenía hora marcada con un médico.

— Não se preocupe, mamãe. Eu coloco a mesa, depois faço o lanche e o suco para a Ritinha. Ah! E também posso levá-la para a escola — tranquilizou-a o menino.

— No te preocupes, mamá. Yo coloco la mesa, después hago el sandwich y el zumo para  Ritinha. ¡Ah! Y también puedo llevarla para la escuela — la tranquilizó el niño.

A mãe agradeceu e correu para arrumar a pequena Rita, que acabava de acordar.

La madre lo agradeció y corrió para arreglar a la pequeña Rita, que acababa de despertar. 

Joel fez tudo direitinho e depois foi tomar seu café da manhã. A irmãzinha sentou-se, ele preparou-lhe o leite e o pão, que ela comeu. Em seguida, ele pegou as lancheiras e ambos se despediram da mãe, indo para a escola.

Joel hizo todo bien y después fue a tomar su desayuno. La hermanita se sentó, él le preparó la leche y el pan, que ella comió. Enseguida, él cogió las sandwicheras y ambos se despidieron de la madre, yendo para la escuela.

Na aula, um colega teve dificuldade para entender a matéria e Joel, sentando-se mais perto dele, ajudou-o.

En la clase, un compañero tuvo dificultad para entender la materia y Joel, sentándose más cerca de él, lo ayudó.

No recreio, sentou-se para comer o lanche e viu uma garotinha chorando. Aproximou-se para saber o que estava acontecendo; ela respondeu, enxugando as lágrimas:

En el recreo, se sentó para comer el sandwich y vio a una niña llorando. Se aproximó para saber lo que estaba ocurriendo; ella respondió, enjugando las lágrimas:

— Minha mãe está doente e ouvi papai dizer que ela vai ser operada. Estou com medo!

— Mi madre está enferma y oí a papá decir que ella va a ser operada. ¡Tengo miedo!

— Não chore. Confie que Jesus vai ajudar sua mãe e ela logo ficará boa. Agora, coma seu lanche antes que acabe o recreio — disse Joel, abraçando a pequena e consolando-a.

— No llores. Confía que Jesús va a ayudar a tu madre y ella inmediatamente quedará buena. Ahora, come tu sandwich antes que acabe el recreo — dijo Joel, abrazando a la pequeña y consolándola.

— Não trouxe lanche hoje. Esqueci — respondeu a menina.

— No traje sandwich hoy. Lo olvidé — respondió la niña.

— Ótimo. Então, vou poder repartir meu lanche com você. Não estou com fome mesmo — disse Joel, contente.

— Bueno. Entonces, voy a poder repartir mi sandwich contigo. No tengo hambre aún — dijo Joel, contento.

Ele partiu o sanduíche em dois e despejou metade do suco no copinho, que entregou à garota, ficando com o que restara na garrafa. Depois de comerem o lanche, a menina olhou para ele, agradecida:

Él partió el sandwich en dos y echó la mitad del zumo en el vasito, que entregó a la chica, quedando con lo que había restado en la botella. Tras comer el sandwich, la niña miró para él, agradecida:

— Obrigada. Seu lanche estava muito bom, mas nem sei seu nome! O meu é Dora.

— Gracias. ¡Tu sandwich estaba muy bueno, pero ni sé tu nombre! El mío es Dora.

Joel disse o nome dele, mas não deu para continuar conversando, pois tocou o sinal.

Joel dijo el nombre de él, pero no dio para continuar conversando, pues tocó la señal.

Terminara o recreio e eles tinham que voltar para a sala, mas estavam felizes.

Había terminado el recreo y ellos tenían que volver para la sala, pero estaban felices. 

Na rua, Joel ainda encontrou um passarinho que caíra do ninho e viu uma passarinha que deveria ser a mãe, pois estava inquieta. Sem pensar duas vezes, ele deixou a mochila, subiu na árvore e recolocou-o no lugar, junto da mãezinha, que batia as asas, agradecida.

En la calle, Joel aún encontró un pajarito que había caído del nido y vio a una pajarita que debería ser la madre, pues estaba inquieta. Sin pensar dos veces, él dejó la mochila, lo subió y lo recolocó en el lugar, junto a la madrecita, que batía las alas, agradecida.    

Na hora do almoço, o pai perguntou ao filho como fora sua manhã. Joel disse animado:

En la hora del almuerzo, el padre preguntó al hijo como fue su mañana. Joel dijo animado:

— Foi ótima, papai. Hoje eu dei o óbolo da viúva.

— Fue buena, papá. Hoy yo di el óbolo de la viuda.

— O quê?!... — indagou o pai, sem entender.

— ¡¿El qué?!... — indagó el padre, sin entender.

Trocando um olhar de cumplicidade com a mãe, ele sorriu.

Intercambiando una mirada de complicidad con la madre, él sonrió.

— A mamãe entendeu o que eu disse! Depois eu explico melhor. Hoje vou fazer a oração.

— ¡Mamá entendió lo que yo dije! Después yo te lo explico mejor. Hoy voy a hacer la oración.

E, diante dos pais, admirados, Joel disse:

Y, delante de los padres, admirados, Joel dijo:

— Querido Jesus eu Te agradeço por esta manhã tão importante e pelas oportunidades que tive de exercitar a tua lição. Obrigado!

— Querido Jesús yo Te agradezco por esta mañana tan importante y por las oportunidades que tuve que ejercitar tu lección. ¡Gracias!

 

                                                                               MEIMEI

 

(Recebida por Célia X. de Camargo, em Rolândia-PR, aos 29/4/2012.)

    

(Recebido em email da tradutora Isabel Porras [[email protected]], Espanha)

 

 

 

O óbulo da viúva em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Widow%27s_Mite_(Le_denier_de_la_veuve)_-_James_Tissot.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]