Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 03 de junho de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/03-06-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. 

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/03-06-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

02-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/02-06-2017.htm

01-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/01-06-2017.htm

31-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/31-05-2017.htm

30-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/30-05-2017.htm

29-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/29-05-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

 

......................................

..........................

..................

 

(Texto copiado de Febnet)

 

Pintura retratando o filósofo e escritor Ernest Renan em seu Escritório.  Foi o autor de “Vida de Jesus”.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:20_Tr%C3%A9guier_Autre_portrait_d%27Ernest_Renan_-dans_son_bureau-.JPG

 

Capas de “Vida de Jesus” de Renan. Internet

 

Artigo: Eu tenho um sonho

Suely Caldas Schubert

 

 

 

 

(Recebido em email de Wellerson Santos)

 

Registro. Divaldo Franco na Europa

Milão, Itália

 

 

 

1º de junho de 2017

No dia 1º de junho de 2017, quinta-feira, nem bem o astro rei se apresentara já encontrou Divaldo Franco e os amigos que o acompanham presentes na estação central de Roma, embarcando em um trem para Milão, onde foram recebidos pelos confrades do grupo espírita Sentieri dello Spirito. De imediato a comitiva alojou-se no hotel, pois era urgente o refazimento, afinal, poucas horas os separavam do inicio da conferência.

O tema da conferência foi L'Arte di Amare, realizada nas instalações do belíssimo Museu de Arte Moderna Triennale di Milano, contando com um público que ultrapassou 300 pessoas. Estavam presentes o Cônsul-Geral do Brasil, para o Norte da Itália, o Embaixador Dr. Paulo Cordeiro de Andrade Pinto e sua esposa. A brilhante apresentação do tenor Maécio, natural de Recife/PE, surpreendeu pela sua voz especial, e por cantar com a alma.

Em breves palavras, o Cônsul-Geral, Dr. Cordeiro, declarou ter a honra de receber um grande brasileiro, um baiano, cidadão de Feira de Santana, no Estado da Bahia, que veio trazer a sabedoria, o farol baiano, para todos aqueles que procuram o caminho do bem.

De inicio, Divaldo carinhosamente apresentou o seu amigo equatoriano, o Dr. Juan Danilo Rodríguez, médico de família, excelente cidadão, dedicado ao tratamento do Autismo, médium, terapeuta holístico, que, saudando os presentes, declarou que a amizade é caminho para o amor.

Destacando o surgimento das emoções, Divaldo, sempre magistral, disse que no inicio a criatura humana possuía três instintos básicos, exercidos por bilhões de anos: comer, procriar e dormir. Em um dado momento, de repente, o ser humano passou a ter Medo, o medo da caverna, da morte. Assim, o medo foi a primeira emoção desenvolvida. Após alguns milhões de anos surgiu a Ira, uma emoção psicológica que produz uma reação fisiológica, foi a segunda emoção. E, a menos de um milhão de anos, surgiu o Amor, a mais recente emoção da criatura humana. 

O amor é a mais elevada qualidade evolutiva do ser humano. Afirmava Aristóteles: quando duas pessoas se amam são dois corpos em uma só alma. Einstein, através de cartas que escreveu à filha, e que vieram à publico recentemente, afirmou que o Amor é a maior de todas as forças do Universo.

Referindo-se ao equívoco, muito comum entre as pessoas, de tomarem o sexo como sinônimo de amor, questionou Divaldo: - Será que o amor é esta parte do nosso organismo? Isto é instinto, esclareceu, o amor deve expressar-se antes. Pode ser através de um sorriso, de um olhar, da cumplicidade e, depois, com a gratidão. O amor é algo transcendente, que preenche o ser, de cunho cristão, casto, porque não tem uma concepção de vileza, de baixeza moral.

Sobre o amor materno, ele questionou: - Qual a mãe que pode seguir feliz e em paz, quando um filho seu padece sofrimentos e dores?  O verdadeiro amor, nunca desiste, ele insiste.  Apresentando experiências próprias, onde a mediunidade evidencia a interferência dos Espíritos na vida dos indivíduos, destacou, de maneira lúcida, clara, a permanência dos laços de amor após a morte do corpo. Com sensibilidade, Divaldo tocou na intimidade dos presentes, afinal, estavam diante de alguém que convive diuturnamente com o mundo dos Espíritos. Expressa-se com autoridade. Seus relatos encontram base na longa existência dedicada ao trabalho no bem e de amor incondicional. Sua vida de amor inspira os indivíduos a buscarem o bem, o amor. Divaldo é uma das poucas pessoas que fala à alma.

Ao finalizar, o querido orador asseverou que, nestes dias de crises, de aparente morte do amor, será necessário possuir a coragem para dizer que ama, tendo a certeza que é filho muito amado do Criador, desenvolvendo o sentimento de gratidão aos momentos de bênçãos do amor. Muito aplaudido, Divaldo ainda atendeu a um grande número de pessoas que dele acercaram-se em busca de um abraço, uma palavra amiga. Sem mais, buscou o descanso, pois que nas primeiras horas do dia seguinte, Zurique, na Suíça, o aguarda.

Texto e fotos: Ênio Medeiros

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

6º. Encontro da Educação e Cultura Espírita de

Guarulhos e Região

 

 

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Palestra no Núcleo de Estudos Espíritas Fonte Viva

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cássio Branco de Araujo)

 

Boletim da AME-Brasil

Acesse no link abaixo

 

Clicar:

http://www.amebrasil.org.br/2017/news/junho_2017.html

 

 

 

Acesse no link abaixo jornal “O Farol”

Getulina, SP

 

Bom dia!

 

Enviando o nosso "O Farol" de junho.

Repassem!

Divulguem!

Leiam!

 

Endereços:

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

junho: https://dabunjr.files.wordpress.com/2011/03/jornal-espc3adrita108.pdf

Vai anexo também.

 

Lembre-se: A maior caridade que fazemos pela doutrina é sua divulgação!

 

Beijos no coração!

 

 

Registro. Nova etapa do lançamento sobre Benedita Fernandes

 

O livro “Benedita Fernandes. A dama da caridade”, lançado em Araçatuba no início do mês de maio, contou com nova etapa, com a presença do autor Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da FEB e da USE-SP) e de Sirlei Nogueira (Editora Cocriação). Além das palestras proferidas em Fernandópolis, Jales, Biriguí e Araçatuba, no final de maio, o autor foi entrevistado por várias mídias: Rede Amigo Espírita; jornal “O Liberal”, de Araçatuba; programa “A voz do Espiritismo”da Rádio Bandeirantes de Araçatuba; webtv da Associação Espírita Missionários da Luz, de Fernandópolis. No dia 31 de maio, também houve a entrega de exemplares do novo livro para a Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, de Araçatuba. Informações: www.facebook.com/cocriacaoeditorial; [email protected]; Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=G3czjXiQAys

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

                                                                                                        O Liberal

 

Boletim eletrônico da FEB-Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF 

 

http://d-view.febnet.org.br/v/6784/434/17266/950c2

 

Site da FEB

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_02.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_03.png

Facebook

Twitter

G+

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_07.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_08.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/Noticia_1.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/Noticia2.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_11.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_12.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_13.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_17.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_18.png

FEB Editora

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_17.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_18-19.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_19.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_20.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_21.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_22.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/Noticia3.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_24.png

Noticia4

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_26.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_27.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_28.jpg

Efeméride do Mês

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_30.jpg

Coluna Espírita

FEB

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_33.png

Facebook

Twitter

G+

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_37.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_38.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-06-1%28novo%29/images/spacer.gif

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

(Recebido de FEB [[email protected]])

 

 Palestra programada para o C.E. Joanna de Ângelis

Santo André, SP

 

 

(Informação em email de Ademir Mendes)

 

 Leia o jornal Momento Espírita

Editado pelo CEAC, Bauru, SP

 

Acesse aqui:

http://issuu.com/ceac/docs/jme_junho_2017 

 

(Com informações de Leopoldo Zanardi)

 

Palestra com música no C.E. Paz

Paraguaçu Paulista, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

17º. Congresso Espírita do Estado da Bahia

Salvador,  BA

 

Acesse aqui todas as informações:

http://www.feeb.org.br/index.php/component/eventbooking/eventos/17-congresso-espirita-do-estado-da-bahia?Itemid=768

 

 

 

13º. Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo

Vitória, ES

 

INSCRIÇÕES:

http://congresso.feees.org.br/

 

 

 

 

 

 

 

Palestra no Núcleo Assistencial Espírita Joana de Ângelis

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteador Jr.)

 

Palestra na Associação Filantrópica A.E. “A Caminho da Luz”

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

3º. Encontro de Jovens do C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 Palestra programada par o Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Renascendo das cinzas

 

 

O termo resiliência se deslocou do mundo da física para o comportamental. Em princípio, traduz a capacidade de um corpo se deformar por conta de agentes externos e, em seguida, se recuperar.

No campo comportamental, o papel da resiliência corresponde à capacidade humana de enfrentar, vencer e sair fortalecido de situações adversas.

Ser resiliente é um processo que se ativa dentro de nós de acordo com as necessidades impostas pelas dificuldades da vida.

Todos dispomos dessa ferramenta e ela se fortalece através das características pessoais de cada um.

Tais características determinam nossa maneira de enxergarmos uma situação penosa, bem como a forma pela qual reagimos diante dela.

Uma jovem que se tornou viúva na reta final de sua gravidez, escreveu:

Um homem tem uma morte súbita dois meses antes do nascimento do seu único filho. Assim nasce esse blog, tentando entender e explicar dois sentimentos opostos e simultâneos vividos pela viúva e mãe, que, no caso, sou eu. Uma pressa em falar para Francisco sobre seu pai, sobre o mundo e sobre mim mesma.

Para conseguir lidar simultaneamente com duas emoções tão fortes e contrárias – de um lado o luto e, de outro, as alegrias da maternidade, ela criou o blog, a fim de contar ao filho as histórias dela e do pai.

Eu não queria deixar de viver o luto porque tinha acabado de me tornar mãe. E não queria deixar de ficar feliz por ter acabado de me despedir do meu amor, conta ela.

Mais tarde, as histórias se transformaram em um livro, intitulado para Francisco.

*   *   *

Resiliência.

Cada dia é uma nova oportunidade diante dos sonhos a serem realizados, dos objetivos a serem alcançados, dos limites a serem superados.

Os desafios são inúmeros, é verdade. As dores, por vezes, enormes, parecendo quase insuportáveis. As lágrimas, incontáveis.

Todavia, o sofrimento é responsável por nos fazer descobrir quem realmente somos, distanciando-nos das ilusões que possuímos acerca de nós mesmos.

Quando nos julgamos pobres, o desafio das minguadas condições materiais nos ensina que o pouco é sempre mais do que suficiente.

Quando reclamamos de nossa família, imperfeita e desarmoniosa, as lágrimas saudosas do ente querido que retornou para o outro plano da vida nos mostram o quão felizes somos na companhia de nossos familiares.

Quando nos esquecemos dos amigos e, egoístas, nos negamos a estar em sua companhia, a dor da solidão nos recorda de que a mão de Deus nos alcança através do nosso próximo.

*   *   *

A mitologia nos fala de uma ave de penas brilhantes, douradas e vermelho-arroxeadas que, após viver muitos anos, ao se aproximar sua morte, entra em autocombustão, renascendo das próprias cinzas, algum tempo depois.

O que nos falta para renascer, sorrir e sermos felizes?

Podemos, sob a luz da resiliência, transformar as lágrimas ontem derramadas nessa capacidade de enxergar todas as possibilidades do hoje, do amanhã e de nós mesmos.

Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita, com base
 em dados biográficos de Cristiana Guerra.
Em 2.6.2017.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

A Fênix  reerguida de suas cinzas.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%AAnix#/media/File:Phoenix_rising_from_its_ashes.jpg

 

Homenagem

 

Camille Flammarion. O poeta das estrelas

26-02-1842 / 03-06-1925

 

 

Camille_Flammarion

Camille Flammarion

Imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion

 

O popularizador da Astronomia e divulgador do Espiritismo, "de estatura regular, de expressiva fisionomia, o ilustre astrônomo parece concentrar em seu olhar toda a energia de sua alma, toda a vivacidade de seu espírito. Até o nome leva o selo de sua natureza e, por assim dizer, o signo estranho de seu destino (Flamma Orionis...)" (Biografias, Artículos y Datos Espiritistas, recopilados por E.E.G. - Madrid - Revista Psicologia La Irradición, 1896).

 

Astrônomo célebre, sábio e filósofo, o extraordinário investigador francês é, também, famoso e respeitado autor espírita, presidente da "Societé Astronomique de France", diretor do Observatório de Juvisy, dotado de "estilo encantador" (como se refere Léon Denis); ex-presidente da S.P.R. (Society for Psychical Research), encarnado em Montigny-le-Roi, Haute-Marne, França, num sábado, a uma hora do dia 26 de fevereiro de 1842; e, como ele mesmo diria mais tarde, "estava muito impaciente para chegar à Terra, e não esperou os 9 meses; nasceu aos 7 meses."

 

A região da cidade onde nasceu teve uma grande influência romana; daí a razão de muitos dos seus habitantes terem nomes com essa origem. Camille é um deles.

 

Era descendente de modesta família de lavradores. Aos 4 anos sabia ler. Na Escola Comunal foi o primeiro da classe, conquistando, nos primeiros cursos, uma Cruz de Honra, que guardava como recordação de seu primeiro mestre, o Sr. Crapelet.

 

Sua desencarnação ocorreu, aos 83 anos, em Juvisy-sur-Orge, França, tendo sido "inhumé dans son jardin", no vasto Parque do Observatório, de Juvisy, no dia 4 de junho de 1925. "Il est mort comme um poète, comme um amourex du ciel."

 

Com a sua desencarnação, sua esposa Mme. Gabrielle Camille Flammarion (quando solteira, Gabrielle Renaudot, que era sua secretária) assumiu a direção do Observatório, desencarnando, porém, dois anos após.

 

Em 1858, com 16 anos de idade, Camille foi admitido como auxiliar no Observatório de Paris e fez parte do "Bureau des Longitudes", como calculador.

 

Desde muito jovem se deu a conhecer no mundo das letras com a notável obra "La Pluralité des Mondes Habités", que escreveu aos 19 anos de idade.

 

Ele morou em Paris, no piso mais alto de uma casa que forma a esquina da rua Cassini com a avenida do Observatório, a que se ligou muito, pois foi aí que sofreu as amargas vicissitudes da luta pela própria existência e onde gozou das maiores alegrias de sua vida. Nesta casa ele escreveu a maioria das obras que lhe deram fama; onde também, depois de casar-se, morou com a sua fiel companheira, esclarecida confidente de todos os seus trabalhos, e sua preciosa secretária.

 

O gabinete de Flammarion era muito singelo; mas, nas paredes, sobre o pavimento, em cima das mesas e das cadeiras, por todos os lados, uma montanha de livros, periódicos, folhetos e papéis. A sua mesa estava sempre coberta de cartas, que chegavam todos os dias, dos quatro extremos do mundo, e de provas para a sua Revista "L´Astronomie", que fundara em 1882, e para o "Nouveau Dictionnaire Encyclopedique, etc."

 

Durante cerca de uma dezena de anos, Flammarion recebia, quase todas as semanas, extensas cartas de um Senhor chamado Meret, de Burgos, que o felicitava. - Flammarion, demasiado ocupado para responder a tal desbordamento de entusiasmo, se contentava em dar-lhe graças de vez em quando, por um breve bilhete de recebimento. Flammarion já não se preocupava com o generoso Bordelés, quando, um dia, se apresentou um notário em seu domicílio, para anunciar-lhe que M. Meret, sentindo próximo o seu fim, e não tendo herdeiros, lhe legava totalmente - objetivando que a utilizasse para seus estúdios - a bela e vasta propriedade que possuía em Juvisy, e que se chamava, no país, o " castelo da corte de França..."

 

Em 1883, Flammarion fundou o Observatório Juvisy, que dirigiu durante toda a sua vida.

 

Foi presidente da "Societé Astronomique de France" e professor do Príncipe Imperial.

 

Em 1923 presidiu a "Society for Psychical Research". Fez experiências, entre outras, com as médiuns Madame Girardin (na casa de Victor Hugo, em Jersey), Mademoiselle Huet e Eusápia Paladino.

 

O "Anuário Espírita do Brasil" (1931, 1ª ed.) destaca que "o sábio das constelações siderais, com a sabedoria de mestre, provou ao mundo que os domínios da Astronomia não iam somente ao conhecimento dos corpos celestes".

 

O Imperador Pedro II, amante das ciências, foi visitar o astrônomo em seu retiro e plantou, com as suas próprias mãos, no parque, para perpetuar a memória de sua passagem, um pequeno cedro do Líbano, de cujo ato Flammarion, por sua vez, gravou em uma prancha de cobre, os detalhes desse acontecimento.

 

Espírita sincero e fervoroso, publicou, ainda, entre outras, as seguintes obras:

 

1.FILOSÓFICAS:

 

"La Pluralité des Mondes Habités", Paris, Ledoyen, 1862, 2 vol. "in" 12, de 108 e 108pp.; 2ª ed. Aumentada e ilustrada, Paris, Didier, 1864, "in" 12; publicada ao deixar o Observatório.

 

Trata-se de um estudo em que se expõe as condições de habitabilidade das terras celestes, discutidas sob o ponto de vista da Astronomia, da Fisiologia e da Filosofia Natural.

 

"A Astronomia", refere-se " Flammarion, deixou de ser uma ciência abstrata, reservada unicamente a um mui pequeno número de práticos. Tornou-se popular, conforme a esperança há trinta anos, formulada por Arago, o engenhoso astrônomo, que a não viu realizada como desejava" (Paris, 1872, tomo I, em Advertência da 17ª ed., p.11)

 

Essa obra foi traduzida para o português, do original francês da 23ª edição, com o título "A Pluralidade dos Mundos Habitados", por J.M. Vaz Pinto Coelho, em 1878, em dois tomos, tomo I, edição da Livraria Garnier Irmãos, Rio de Janeiro, "in" 8, 266 pp., e tomo II, de B. L. Garnier, Rio de Janeiro, "in" 8, 234 p.p. Versão espanhola de Juan Olivers, Ed. Barcelona, 1873 (RE - 1863 - Janeiro e RE - 1864 - Agosto e Setembro).

 

Allan Kardec faz extenso comentário dessa obra (RE - 1863 - Janeiro): "Posto não se trate de Espiritismo nesta obra", diz, "o assunto é daqueles que entram no quadro de nossas observações" (ob. cit.), e esclarece que "a obra é dividida em três partes. Na primeira, sob o título de Estudo Histórico, o autor passa em revista a imensa lista de sábios e filósofos, antigos e modernos, religiosos e profanos, que professaram a doutrina da pluralidade dos mundos habitados, desde Orfeu até Herschel e Laplace" (ibidem)

 

Do tomo II - Livro IV, p. 8 - Os Céus, destacamos: "o microscópio revelou-nos que a potência criadora tem espalhado a vida em todos os lugares sobre a Terra, e, que, abaixo do mundo visível há seres até a mais extrema pequenez; o telescópio vai ensinar-nos que é impossível ao nosso espírito abraçar toda a extensão desta potência, e que, segundo a palavra de Pascal, em vão incharíamos nossas concepções além dos espaços imagináveis; não chegaríamos nunca senão a produzir átomos a preço da realidade.

 

Eis aqui, com efeito, o quadro o mais magnífico que possam admirar os nossos olhos, o espetáculo o mais imponente que seja dado ao homem testemunhar: aquele da IMENSIDÃO DOS CÉUS".

 

-"Les Mondes Imaginaires et les Mondes Réels" (Os Mundos Imaginários e os Mundos Reais). Viagem pitoresca no Céu. Paris, 1876, "in" 12.

 

"Les Habitantes de l´autre monde". Revelações do além túmulo, primeira e segunda série. Comunicações ditadas por "coups frapés" (batidas de copos ou copos batedores) e por escrita medianímica no "Salon Mont Thabor", pela médium Mademoiselle Huet. Paris, Ledoyen, 1862, 2 vols. "in" 12, ambos de 108 pp.

 

"Lúmen - Histoire d´une Comète". História de uma Alma; História de um cometa no infinito; A Vida Universal e Eterna, Paris, 1867, Librairie International, 15 Boulevard Montmartre, "in" 8º; outra edição, Paris, 1875, "in" 12. Ilustrações de Lucien Rudaux.

 

Essa obra foi traduzida para o português, com o título "Narrações do Infinito", por Almerindo Martins de Castro, FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ, 1938, 1ª ed., 188 pp. (RE - 1867 -Março e Maio) e, para o espanhol, por "La Vida Editorial", Barcelona, Espanha, s.d. tomo I; "Historia de um Cometa e Estrela de la Mañana", 127 pp.,tomo II, "El Infinito e La Musa Del Cielo", 125 pp., tomo III, "Dios e El Progresso Eterno", 126 pp.

 

"Dieu dans la Nature"., Trata da Força e da Matéria, da Vida, da Alma, da Destinação, dos Estados e das Coisas, das Diferentes idéias de Deus segundo os homens, etc. Foi a maior alavanca assestada contra o materialismo científico. Paris, 1867, Didier et Cie. "in" 12.

 

Traduzida para o português, com o título "Deus na Natureza", por M. Quintão, FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ, 1959, 1ª ed. 416 pp., 1987, 4ª ed. 416 pp. (RE - 1867 - Setembro). Versão espanhola de A. Lopez llasera, Ediciones "Constancia", Buenos Aires, Argentina, 1960, 367 pp.

 

"La Fin du Monde". A ameaça celeste. Como o mundo acabará. A Crença do fim do mundo. As etapas do futuro. Após o fim do mundo terrestre, etc. Paris, Ernest Flammarion, Éditeur, 1894, 418 pp. "in" 12. - Traduzido para o português, com o título "O Fim do Mundo", por M. Quintão, FEB - Federação Espírita Brasileira, RJ, 1951, 1ª ed., 1979 4ª ed. 247 pp.

 

"Uranie", com numerosas ilustrações de Bieler, Gambard e Myrbach; Paris, Marpon et Flammarion, 1889, "in" 12, 288 pp. "A Criação é um poema, do qual cada letra é um sol".

 

"Stella". Romance de palpitante interesse, pleno de ciência espiritualista. Paris. Flammarion, 1897, "in" 12. Traduzido para o português, com o título "Estela", por Almerindo Martins de Castro, FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ, 1938, 1ª ed., reeditado em 1950, 332 pp. 1992, 6ª ed. 332 p.

 

"Rêves étoiles". Paris, s.d. E. Flammarion, Éditeur, 1 vol. "in" 12; traduzida para o português, com o título "Sonhos Estelares", por Arnaldo S. Thiago, ed. FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ., 1ª ed. 1941, 244 pp.

 

"L´Inconnu et les Problèmes Psychiques". Manifestações dos moribundos, aparições, telepatia, comunicações psíquicas, sugestões mentais, visão à distância, etc. - Paris, Ernest Flammarion, 1907, "in" 12. Foi traduzido para o português, com o título "O Desconhecido e os Problemas Psíquicos", por Arnaldo São Thiago, FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ, Vol. I, 1954, 1ª ed. 512 pp., 1990, 5ª ed. 512 pp., e Vol. II, 1937, 1ª ed. 1990, 5ª ed.

 

"Les Forces Naturelles Inconnues" (As Forças Naturais Desconhecidas), sob o pseudônimo de Hermés, Paris, Didier et Cie. Fred Henry, Dentu, 1865, monografia com 152 pp., declarando que é "uma refutação, sob o ponto de vista da ciência, às críticas dirigidas contra os fenômenos espíritas, a propósito dos irmãos Davenport, e à assimilação que se pretendeu estabelecer entre esses fenômenos e os "tours" de prestidigitação" (Fonte: Allan Kardec, vol. III, p. 62")

 

"La Morte et son Mystère", 3 vols. Síntese espiritualista na busca de provas positivas da sobrevivência da alma, relatando fatos observados e comprovados de aparições, hipnotismo, premonições e telepatia, entre outros. A realidade do ser espiritual sobrevivente é demonstrável no atual estágio da Ciência.

 

Tomo I - "Avant La Mort", Ernest Flammarion, Editeur, Paris, 1920, 400 pp. "in" 18.

 

Tomo II - "Autour de la Mort", Ernest Flammarion, Editeur, Paris, 1921, 422 pp. "in" 18.

 

Tomo III - "Après la Mort", Ernest Flammarion, Editeur, Paris, 1922; 443 pp. "in" 18.

 

Traduzidas para o português (sem nomear o tradutor), com o título "A Morte e os seus Mistérios"; ed. FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ, v. 1, 1955, 1ª ed. 319 pp; 1989, 4ª ed. v. 2, 1955, 1ª ed, 361 pp., 1990, 4ª ed; v. 3, 1955, 1ª ed. 366 pp., 1990, 4. ed.

 

"Les Maison Hantées". Aborda fenômenos psíquicos comprobatórios da existência do Espírito. Paris, "in" 8º. Traduzida para o português, com o título "As Casas Mal-Assombradas", por M. Quintão, FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ, 1937, 1? ed. 332 pp., 1980, 3ª ed., 331 pp. 1991, 5ª ed. 331 pp.

 

 

2.ASTRONOMIA PRÁTICA:

 

"La Terre et la Lune", Limoges, s.d. "in" 4. A Terra no Céu. A Terra Planeta e o mundo. Condições de habitabilidade do mundo lunar. As influências da Luz, etc.

 

"Le Planète Mars et ses conditions d´habitabilité". Enciclopédia geral das observações marcianas. Tomo I, 1892. da Origem, 1636 a 1890; e Tomo II, 1909, de 1891 a 1900 (1000 desenhos e 40 cartas).

 

"Le Planète Vênus". Discussão geral das observações (94 desenhos).

 

"Les Étoiles doubles". Catálogo de estrelas múltiplas em movimento.

 

"Histoire du Ciel", Filosofia do Céu. Os hierofantes egípcios. Sistemas astronômicos. A superstição dos números. Astrólogos, alquimistas e magos, etc. Paris, 1872, "in" 8. Ilustrados com inúmeros desenhos e cartas.

 

"Études sur l´Astronomie", Nove volumes, "in" 18.

 

"L´Invention des lunettes d´approche et Galilée", "in" 8.

 

"Grande Atlas Céleste" , contendo a relação de mais de mil estrelas. In fólio.

 

"Grande Carte Céleste", contendo todas as estrelas visíveis a olho nú.

 

"Planisphère móbile" , dando a posição diária de cada estrela.

 

"Globes de la lune et de la planète Mars".

 

"Carte Générale de la Lune".

 

 

3.ENSINOS DE ASTRONOMIA:

 

"Qu´est ce que le Ciel? Astronomie elementaire", "in" 18.

 

"Initiation Astronomique"

 

Com 89 gravuras, "in" 12. Foi traduzida para o português, com o título "Iniciação Astronômica", por Manuel Ribeiro, s.d. Lisboa, Portugal, Livraria Editora Guimarães & Cia., 68 do Mundo, 70, 216 pp.

 

Destacando que "o conhecimento das maravilhas do universo constitui uma ciência muito vasta", Flammarion se refere que "durante longos séculos, a ilusão criada pelas aparências enganou os observadores sobre a realidade dos movimentos celestes, sobre a natureza dos astros e principalmente sobre a posição e as condições de estabilidade do nosso planeta. Supunha-se que a Terra permanecia imóvel no centro do mundo, base e fim de toda a criação." (ob. cit. p.6)

 

"Astronomie des Dames", "in" 12, ilustrada.

 

"Astronomie Populaire". Paris, C. Marpon et E. Flammarion, 1881, "in" 8, 483 pp., 300 figuras. A Academia Francesa, pela publicação dessa obra conferiu-lhe o prêmio "Montyon" de 1880.

 

Esta obra foi traduzida pra os principais idiomas; posteriormente foi incluída uma parte filosófica - "Les Étoiles et les Curiosités du Ciel". Suplemento de "Astronomie Populaire" - que a tornou, em 1864, revolucionária, por demonstrar os enganos das antigas crenças.

 

"Les Terres du Ciel". Descrição astronômica, física, climatológica, geográfica dos planetas que gravitam com a Terra em torno do Sol. Paris, 1877, "in" 8.

 

"Les Merveilles Célestes", Paris, Hachette, 1 vol. "in" 12.

 

Traduzida para o português, com o título "As Maravilhas Celestes", Por Alexandre da Conceição, 1937, Editora Educação Nacional, Porto, Portugal, Rua do Almada, 125, 4ª ed. 452 pp.

 

"Copérnic et le sistème du monde", "in" 18.

 

"Annuaires astronomiques".

 

 

4.CIÊNCIAS GERAIS

 

"Le Monde avant l' apparition de l´homme". Origem da Terra. Origens da Vida. Origens da Humanidade. Paris, Marpon, 1886, "in" 8.

 

"L´Atmosphère, Météreologie Populaire". Paris, Hachette, 1888, ‘in' 4, colorida, com 107 figuras.

 

"Mes Voyages aériens", "in" 12.

 

"Contémplations Scientifiques". A natureza, os homens e os animais. 2ª. série, Paris, Flammarion, 1887, "in" 16.

 

"L´Eruption du Krakatoa", "in" 18.

 

"Les Tremblements de terre et les Eruptions volcaniques", "in" 12.

 

"Curiosités de la Science, le temps et le Calandrier", "in" 18.

 

"Les Phénomènes de la Foudre", "in" 8º.

 

"Les Caprices de la Foudre", "in" 18.

 

 

5.VARIEDADES

 

"Mémoires biographiques et philosophiques d´un Astronome" , 1 vol. ilustrado.

 

"Contes philosophiques".

 

"Vie de Copérnic" História da descoberta do sistema do mundo. Paris, Didier, 1872, "in" 12.

 

"Voyage dans le Ciel", extraído de "Rêves étoiles", "in" 18.

 

"Dans le Ciel et sur la Terre", "in" 12.

 

"Clairs de Lune", Paris, Flammarion, 1903, "in" 18. Traduzida para o português, em 1914, com o título "Contos de Luar", por Jayme Cortesão, ed. Guimarães & Cia., Lisboa, Portugal, 68, Rua do Mundo, 70, 164.

 

"Excursion sur les autres mondes", "in" 18.

 

Rendendo homenagem a Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, que desencarnara, repentinamente, dia 31 de março de 1869, Flammarion, a convite da Direção da Sociedade Espírita de Paris, consigna, no seu discurso, para a posteridade que "Ele era o que eu denominarei o bom senso encarnado", publicado, posteriormente, sob o título "Discours prononcé sur la tombe d´Allan Kardec", por Didier et Cie. Paris, 1869, Imp. P. A. Bourdier, 24 pp.; reeditado pela "Librairie Spirite", com o título "Le Spiritisme et la Science", Paris, 1869, "in" 8º., 24 pp., e incluída, por Pierre-Gaëtan Leymarie, em "Oeuvres Posthumes d´Allan Kardec" (Obras Póstumas) (RE - 1869 - Maio; OP, Discurso pronunciado junto ao túmulo de Allan Kardec).

 

As obras de Flammarion foram traduzidas para grande número de idiomas - para o inglês, espanhol, sueco, dinamarquês, italiano, húngaro, checo, holandês, romeno, russo, alemão, português - e são referidas na "Revue Spirite", que também publica seus artigos, que relacionamos a seguir:

 

1863 - Janeiro: Bibliografia - A Pluralidade dos Mundos Habitados;
1863 - Abril: Os Espíritos e o Espiritismo.
1864 - Janeiro: Variedade - Fontenelle e os Espíritos Batedores.
1867 - Março: Notícias Bibliográficas - Lúmen - relato Extraterreno.
1867 - Maio: Lúmen.
1867 - Agosto: Notícias Bibliográficas - Deus na Natureza.
1867 - Dezembro: O Homem antes da História - Ancianidade da Raça Humana.
1869 - Maio: O Espiritismo e a Ciência.

 

Da Revista ICESP, ano 4, nº 14, 2º trimestre/2005 - autoria Dr. Paulo Toledo Machado

 

(O texto foi copiado do site Feparana)

Camille Flamarion.

Imagem/fonte: http://www.wikiwand.com/lb/Camille_Flammarion

Camille Flammarion

Imagem: http://wiki.deldebbio.com.br/index.php?title=File:Camille_Flammarion.jpg

800px-Camille_Flammarion_at_the_eyepiece_of_his_9½-inch_Bardou_refractor_at_his_Juvisy_observatory

Camille Flammarion em seu observatório de Juvisy-sur-Orge (1880)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Camille_Flammarion_at_the_eyepiece_of_his_9%C2%BD-inch_Bardou_refractor_at_his_Juvisy_observatory.jpg

Eusapia-Palladino-levitation--table

Sessão espírita na casa de Camille Flammarion (França, 25-11-1898)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Eusapia-Palladino-levitation--table.jpg

Universum

Universum: representação do Universo elaborada e usada pelo astrônomo na obra

“L’ atmosphère: météorologie populaire”. (Paris, 1888). Coloração de Heikenwaelder Hugo, Viena 1998)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Universum.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]