Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 12 de junho de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/12-06-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. 

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/12-06-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

10-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/10-06-2017.htm

09-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/09-06-2017.htm

08-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/08-06-2017.htm

07-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/07-06-2017.htm

06-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/06-06-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

image042

Fachada do prédio da FEB -  Federação Espírita Brasileira. Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo.

Apostilas do ESDE- Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. FEB.

 

Construção íntima

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Hora Certa. Lição nº 14. Página 59.

 

Se procuras felicidade na Terra, não olvides o mundo de ti mesmo.

Começa por admitir que és um espírito imortal, usufruindo transitoriamente um corpo perecível, mas com a obrigação de tratá-lo, convenientemente, à feição do motorista consciencioso que conduz o próprio carro com equilíbrio e prudência, protegendo-lhe as peças.

Por mais amplo te pareça o fascínio da rebeldia, considera que a tranquilidade não te resguardará a existência, sem o clima do dever cumprido.

Conquanto atendendo, como é natural, às exigências dos encargos que desempenhas, não te prendas a posses, especialmente aquelas que se te façam claramente desnecessárias.

Por muito te consagres aos entes queridos, não te furtes de reconhecer que talvez em maioria tenham eles características psicológicas diferentes das tuas, caminhando, possivelmente para um tipo de existência que nem sempre conseguirás compreender, de imediato.

Auxilia aos outros para o bem, sem mergulhá-los na dependência de tua colaboração.

Em matéria de ligações afetivas, recorda que também aí funciona a Lei de causa e efeito com exatidão, trazendo-te de volta aquilo que deste e aquilo que dás.

Justo entendas que és livre para usar os recursos dessa ou daquela espécie, que te pertençam, mas não te encontras livre dos prejuízos que causes, porventura, aos irmãos do caminho e companheiros de experiência, prejuízos que sempre te reclamarão o resgate justo.

Em suma, a Felicidade tem base na Consciência Tranquila e, por isso mesmo, seja onde for, será ela, em qualquer sentido, determinada pela construção de cada um.

 

********************************

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio,  Belo Horizonte, MG)

Ilustração por François Chifflart para “A Consciência” de Victor Hugo.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a4/Chifflart_-_Das_Gewissen_-_1877.jpeg

 

 Congresso Estadual. USE abre contagem regressiva

 

 

A duas semanas do início da abertura do 17º Congresso Estadual, na estância turística de Atibaia, a USE apronta os últimos detalhes para o grande evento, para o qual estão confirmados mais de 900 congressistas. E as inscrições continuam chegando.

“O Centro de Convenções Tauá pode comportar até 3 mil inscritos, mas os apartamentos no Resort estão todos tomados. De modo que tivemos de buscar parceria com outros hotéis da região, como o Alegro, que faz parte da rede Tauá e está bem próximo do local do evento”, assinala Julia Nezu Oliveira, presidente da USE e da Comissão Organizadora. 

Cerca de oitenta voluntários estão envolvidos na organização do evento, do qual participam ainda instituições parceiras como a Associação Jurídico-Espírita (AJE-Brasil), a Fundação Espírita André Luiz (Rede Boa Nova e TV Mundo Espírita), o C. E. Allan Kardec, de Campinas, a Candeia – Distribuidora de Livros (Catanduva), Correio Fraterno e o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo (CCDPE), responsável pela exposição USE 70 Anos – Passado, Presente e Futuro.

Cerimônia de Abertura e Homenagens

O médium e orador Divaldo Pereira Franco enviou, de Viena, Áustria, uma saudação aos companheiros que se empenham nos preparativos do Congresso.“Parabéns aos irmãos que trabalham na USE. Comovido, desejo abraçá-los e repetir os votos de bênçãos para esse labor de dignificação do nosso movimento, construindo uma Era Nova de plenitude”, escreveu Divaldo, que cumpre roteiro de palestras em 22 cidades de 12 países europeus em 30 dias.

Divaldo Franco será responsável pela conferência de abertura, abordando o tema central“Prossigo para o Alvo”, que evoca uma das epístolas de Paulo. A cerimônia inclui homenagem aos seus 70 anos de oratória a serviço do Espiritismo, que somam mais de 13 mil conferências no Brasil e no mundo. “Divaldo é um grande amigo da USE e dos paulistas, estado que vem visitando desde 1951, quando esteve em São Paulo e Itu, visitando o Asilo-Colôniade Pirapitingui”, acrescenta Julia Nezu.

Ainda na solenidade de abertura, estão previstas apresentações artísticas e homenagens à USE, pela passagem dos seus 70 anos, completados em 5 de junho, com lançamento de 2.400 selos dos Correios, com a estampa “USE 70 anos 1947-2017”, e da edição comemorativa, que resgata a história do movimento espírita em terras paulistas. Totalizando 304 páginas, o livro USE 70 Anos – Passado, Presente e Futuro em Nossas Mãos é uma obra coletiva, resultado de pesquisas e contribuições de dirigentes das 24 Regionais que compõem a rede USE no Estado. “Tantas páginas, porém, não foram suficientes para resgatar toda a história destes 70 anos. Mas esse é um desafio que fica para as gerações mais jovens”, afirma o jornalista Rubens Toledo, organizador da obra e diretor do Departamento de Comunicação da federativa paulista.

Na programação do sábado à noite mais homenagens: aos 160 anos de O Livro dos Espíritos, com palestra de Haroldo Dutra Dias, que discorrerá sobre a atualidade da obra primeira do pentateuco kardequiano, e a entrega de um diploma de gratidão a companheiros da USE.

Transmissão ao vivo e Cobertura de Imprensa

O 17º Congresso Estadual de Espiritismo, que ainda está recebendo inscrições, terá ampla cobertura da imprensa espírita e transmissão ao vivo. Estão credenciados até o momento a Radio-web Fraternidade, a Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior (Feal), Correio Fraterno, Verdade e Luz (Ribeirão Preto), Programa Visão Espírita (São José dos Campos), entre outros veículos.

 

selo_use70-01

 

 

Capa do livro- USE

 

Carimbo e selo-USE 70 anos

 

USE. Sede em São Paulo, capital.

Izabel e Eliana. Correio Fraterno.

USE- 70 anos

Júlia Nezu e Balieiro.

 

 Publicação do jornal Correio Fraterno

Maio/junho 2017

 

 

PARA CONTATO E ASSINATURA DO CORREIO FRATERNO:

 

 

 

 MEDNESP 2017.

Rio de Janeiro, RJ

 

Últimos dias para inscrições online

 

http://www.gapcongressos.com.br/correio/MEDNESP2017_NEWS_010C.jpg

 

 

http://gapnews.entregadeemails.com/registra_exibicao.php?id=168956%7C234920%7C814

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

CONSEQUÊNCIAS DO PERDÃO

Na sexta-feira, dia 16 de Junho de 2017, às 21H00, no Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, terá lugar uma palestra pública alusiva ao tema "Consequências do Perdão".

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.


Este centro tem página na Internet em 
https://cceespirita.wordpress.com e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

Sugestões:

https://cceespirita.wordpress.com/

http://adeportugal.org

 

"Começa, aceitando a própria vida, tal qual é, procurando melhorá-la com paciência" - Emmanuel

 

(Informações recebidas em email de António Luís [[email protected]])

 

 Atualização do site Autores Espíritas Clássicos

Clique no link abaixo

 

Olá

Caros amigos

Saudações Kardequianas....

O SITE VEM PRIMEIRAMENTE AGRADECER A FABIANA RANGEL PELA TRADUÇÃO DE 30 FIGURAS COM TEMAS DA PNEUMATOGRAFIA (ESCRITA DIRETA DOS ESPÍRITOS)

-----------------------------------------------

O Trabalho:

Montagem do e.book com o tema da mediunidade de PNEUMATOGRAFIA... E o resgate do Barão Guldenstubbé... JUNTO COM AS XXX PSICOGRAFIAS...VEM JUNTO A ESTE E.BOOK DE BAIXO...

 

E.BOOK: Pneumatografia - As Pesquisas - Do Barão Guldenstubbé

 

- A Compilação da obra: Baron Guldenstubbe - La réalité des esprits et le phénomène merveilleux de leur écriture directe (1857) (Fr).....EXTRAINDO 30 FIGURAS E REALIZANDO A TRADUÇÃO DOS TEMAS... 

- Inserindo temas de Kardec e Gabriel Delanne... Que estudaram esta mediunidade (PNEUMATOGRAFIA) 

- O Jorge Hessen fez o prefácio....

- Montagem da página... Trazendo links...De outro pesquisador... O Gigante... Stainton Moses...

 

Um tema impressionante... E sobre esta mediunidade rara... Que o grande estrategista Allan Kardec... Fez o estudo... E rara demais e muito antiga... Acredito...Que quando Moises recebeu os 10 mandamentos... Na bíblia aparece com sarça ardente... Mais na realidade foi por esta mediunidade de efeitos físicos... Que ficou gravada na rocha... Os mandamentos de Deus... Vindo direto da fonte rsss

 

E outra curiosidade... Esta obra que compilamos as fotografias... Foi queimado na Espanha pelo Bispo de Palaus... Juntamente com as obras de Kardec... Entrou no Index da Igreja como obra proibida de ser lida... Librorum Prohibitorum... O Bispo deve ter ficado assutado COM ESTAS IMAGENS... rsss

 

SEGUE TODO O MATERIAL EM ANEXO... JUNTAMENTE COM O LINK PARA O ENTENDIMENTO DO ASSUNTO...

Link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9.htm

 

(Informação recebida em email de Site Espírita - Irmãos W [[email protected]])

 

 Light and Peace Spiritist Centre

Informações no link abaixo. Adelaide, Austrália

 

Clique aqui:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 Programação no C.E. Mensageiros da Luz

Bariri, SP

 

SIDNEY FERNANDES

EM BARIRI

SIDNEY FERNANDES – de BAURU (SP)

AUTOR DOS LIVROS

REENCONTRO, EM SINTONIA COM O AMOR, SER FELIZ É UMA ARTE, SER FELIZ É UMA DECISÃO,  DOUTOR GALTON - O RESTAURADOR DE PASSADOS, AMOR PURO E VERDADEIRO, LUZES EM PARIS E LUZES NO BRASIL (EM EDIÇÃO)

 

13 DE JUNHO DE 2017 – TERÇA-FEIRA

20 horas

CENTRO ESPÍRITA

MENSAGEIROS DA LUZ

RUA JOÃO LEMOS, 530 - BARIRI

 

 

LUZES EM PARIS

Perguntas e Respostas

 

(Informação recebida em email de Sidney Fernandes)

 

 Palestra e música no C.E. Amor e Caridade

Pereira Barreto, SP

 

 

(Informações recebidas em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

 Palestra programada para o C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE A

 

   SUZÉL HECHT PIZZO VALENTE

 

DA CIDADE  DE

PENÁPOLIS

 

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 14-06-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " COMPAIXÃO "

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

 

·         Curso Básico de Espiritismo durante a semana, no período da manhã. A Partir do dia 25 de maio, quinta-feira, das 9:00 às 10:30h. Inscrições na recepção, ou no dia com a Irene ou Ester;

·         Projeto Mãos Amigas: Aos sábados, 17h. Informe-se e agende atendimento na recepção!

·         Campanha de Fraldas Geriátrica – Doações de fraldas geriátricas durante o mês de junho para o asilo Madre Teodora. Quem preferir pode adquirir uma cota de contribuição no valor de R$14,00, que equivale a 14 fraldas. Informações na recepção

·         Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi: A partir do dia 01/06, quinta-feira, 19:30 – 21:30 aproximadamente, terá início nesta casa as reuniões deste grupo com objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

07/06/2017 – Hoje - Quarta-feira                  20h – Reunião Pública

Orador: Andrea Murad Basile                              CE Renovação Espiritual

Tema: Termômetro da Paciência

 

10/06/2017 – Próximo Sábado                      15h Reunião Pública

Orador:    a confirmar                       

Tema:

 

13/06/2017 – Próxima Terça-feira                9h – Reunião Pública

Orador: Carlos Silva                                          CE Zilda Gama

Tema: Pedi e obtereis

 

13/06/2017 – Próxima Terça-feira                20h – Reunião Pública

Orador: Valter Afonso e Marcela Troiano              CE Zilda Gama

Tema: Grupos Terapêuticos de Reconhecidos Valores

 

14/06/2017 – Próxima Quarta-feira              20h – Reunião Pública

Orador: Paul Bueno                                           CE Zilda Gama

Tema: Falo ou não falo? – Assertividade e Reforma Intima

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Palestras no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

Resenha Espírita on line 143

Acesse nos links

 

https://issuu.com/resenh/docs/resenha_espirita_on_line_143

https://pt.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-143

https://pt.scribd.com/document/350893254/Resenha-Espirita-on-Line-143

https://www.4shared.com/web/preview/pdf/5xHt9L_vca

 

 

 Leia jornal “O Arauto” da USE Piracicaba

Acesse no link

 

Clique aqui:

http://neticombrasil.smartpost.com.br/mpview.php?ln=Rt1R1zPr_eGwNR5DmCueqX1XqKjD-hO5R1GpbDV9fvM,

 

 

Jornal O Arauto

 

 

Revista semanal  “O Consolador”

Londrina, PR  

 

Acesse: www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

A sabedoria da escolha

 

 

Conta-nos o Evangelista Lucas que, certa feita, Jesus se hospedou na casa de duas irmãs, Marta e Maria.

Marta logo se envolveu nos afazeres domésticos, no preparo do alimento e detalhes para a hospedagem.

Porém, sua irmã Maria teve uma postura diferente.

Frente ao diálogo que Jesus entretinha, sentou-se aos Seus pés, bebendo, encantada, as palavras de sabedoria, que lhe caíam n´alma.

Marta, vendo a cena, impacientou-se com ela, que não se dispunha a ajudá-la. E havia tanto a fazer!

Então, aproximou-se do Mestre e lhe lançou a pergunta:

Senhor, não te incomodas que minha irmã não venha me auxiliar nos afazeres domésticos?

Ela esperava, com certeza, que Maria fosse repreendida e lhe dito pelo Mestre que a fosse ajudar.

No entanto, Jesus, sempre pronto a ensinar, servindo-se de toda e qualquer oportunidade, respondeu:

Marta, tu te inquietas e te agitas a respeito de muitas coisas. No entanto, uma somente é imprescindível. Maria escolheu a boa parte, aquela que não lhe será tirada.

*   *   *

Para os que vivemos a praticidade das coisas do mundo, a fala de Jesus nos parece incoerente. Afinal, Marta estava preocupada com a recepção e acomodação de Jesus e daqueles que O acompanhavam.

Contudo, Ele se serve do momento para lecionar de que existem muitas coisas que podem parecer necessárias, mas que é preciso ter a sabedoria da melhor opção.

Conforme as palavras dEle, aquela que não nos será tirada, porque alimenta a alma imortal.

Reflexionemos a respeito do nosso cotidiano. Temos convites diversos, possibilidades inúmeras, muitas tarefas para darmos conta.

São os compromissos sociais, os familiares, profissionais, religiosos.

Poucos podem dizer que sua agenda está tranquila, ou que quase nada têm a fazer na vida.

Lembrando o ensinamento do Cristo, é necessário que façamos a melhor escolha, que optemos pela melhor parte.

Alguns escolhemos trabalhar horas infindáveis em vez de passar mais tempo com os filhos, os pais, o cônjuge.

Outros, optamos pelos compromissos sociais, as festas e eventos quando poderíamos estar com nossos amores.

Tantos de nós deixamos de lado as horas de estudo, de investimento intelectual, de leitura edificante para o lazer em excesso, a diversão exagerada e desmedida.

Nas nossas escolhas, importante avaliar o que nos restará ao longo da caminhada.

Nas opções que fazemos, pesemos sempre o que ficará conosco, ao final.

Por mais que os anos dobrem, o investimento nas relações afetivas não nos poderá ser retirado. São tesouros que não se veem, somente se vivem, se sentem.

O tempo que investirmos em nosso progresso intelectual, será tesouro que pessoa alguma poderá nos subtrair.

Todo o tempo que aplicarmos no bem ao próximo, no fomentar virtudes em nossa intimidade, dará frutos que permanecerão para sempre em nosso coração.

Assim, antes de investirmos todo nosso tempo nas coisas passageiras, seja no amealhar do dinheiro que se vai, na diversão que se acaba ou no brilho da fama que logo se apaga, reflitamos.

Conforme a exortação de Jesus, nosso tempo poderá ser empregado naquilo que não nos será tirado.

Pensemos nisso. Dividamos as horas, os dias, de forma a que nada pereça. Mas invistamos mais nos tesouros da alma, que nos acompanharão para sempre. 

Redação do Momento Espírita, com
base no Evangelho de Lucas, cap. 10,
versículos 38 a 42.
Em 10.6.2017.

 

 (Texto copiado do site Feparana)

Jesus na casa de Marta e Maria. Óleo sobre tela por Johannes Vermeer.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Johannes_(Jan)_Vermeer_-_Christ_in_the_House_of_Martha_and_Mary_-_Google_Art_Project.jpg

 

Espiritismo para crianças

Espiritismo para niños



Autora: Célia Xavier Camargo
Edição 315 – 9 de junho de 2013

Edición 315 – 9 de junio de 2013

 

 

 

O paralítico

El paralítico

 

Há muito tempo atrás, na época em que Jesus de Nazaré andava pelo planeta Terra, havia um homem que desejava muito ser curado. (1)

Hace mucho tiempo atrás, en la época en que Jesús de Nazaret andaba por el planeta Tierra, había un hombre que deseaba mucho ser curado. (1)

Ele era paralítico e morava em um casebre na cidade de Cafarnaum e até a família o havia abandonado, cansada de ter que cuidar dele o tempo todo.

Él era paralítico y vivía en una choza en la ciudad de Cafarnaun y hasta la familia lo había abandonado, cansada de tener que cuidar de él todo el tiempo.

Esse paralítico ouviu falar de um profeta que curava as pessoas, sem distinção: fossem cegos, surdos, mudos, paralíticos e até leprosos. Muitos já haviam sido curados por Ele, e o paralítico sentia imenso desejo de também ser curado pelo tal profeta.

Ese paralítico oyó hablar de un profeta que curaba a las personas, sin distinción: fueran ciegos, sordos, mudos, paralíticos y hasta leprosos. Muchos ya habían sido curados por Él, y el paralítico sentía inmenso deseo de ser también curado por el tal profeta.

Certo dia o paralítico ficou sabendo que Jesus chegara de barco à cidade e pediu a um amigo que o levasse até onde o profeta estava.

Cierto día el paralítico supo que Jesús había llegado en barco a la ciudad y pidió a un amigo que lo llevara hasta donde el profeta estaba.

O amigo assim o fez. Como seria impossível a ele, sozinho, transportar o paralítico, convenceu mais três amigos a ajudá-lo. Assim, no catre que lhe servia de cama, cada um segurando de um lado, conseguiram carregar o paralítico e saíram a procurar por Jesus. Perguntando aqui e ali, ficaram sabendo onde o profeta estava e, de ânimo novo, chegaram até a casa.

El amigo así lo hizo. Como sería imposible a él, solo, transportar el paralítico, convenció a tres amigos más a ayudarlo. Así, en el catre que le servía de cama, cada uno cogiendo de un lado, consiguieron cargar al paralítico y salieron a buscar a Jesús. Preguntando aquí y allí, supieron donde el profeta estaba y, de nuevo ánimo, llegaron hasta la casa.

Contudo, ao se aproximarem, o paralítico encheu-se de tristeza. O lugar estava repleto de pessoas que rodeavam a casa na esperança de verem Jesus! Todos estavam ali pelo mesmo motivo.

Pero, al aproximarse, el paralítico se llenó de tristeza. ¡El lugar estaba repleto de personas que rodeaban la casa en la esperanza de ver a Jesús! Todos estaban allí por el mismo motivo.

Os amigos pediam que abrissem caminho ao paralítico que desejava ser curado por Jesus, mas a multidão reagia, e um homem gritou irritado:

Los amigos pedían que abrieran camino al paralítico que deseaba ser curado por Jesús, pero la multitud reaccionaba, y un hombre gritó irritado:

— O que ele tem de diferente de nós? Também queremos ver o profeta e ser curados por Ele. Se esse paralítico tem tanta pressa, que chegasse antes!

— ¿Qué tiene él de diferente que nosotros? También queremos ver al profeta y ser curados por Él. ¡Si ese paralítico tiene tanta prisa, que llegara antes!

E outro completou:

Y otro agregó:

— Quando aqui chegamos, a casa já estava repleta e tivemos que nos contentar de ficar aqui na rua. E cada vez chega mais gente!...

— Cuando aquí llegamos, la casa ya estaba repleta y tuvimos que contentarnos con quedar aquí en la calle. ¡Y cada vez llega más gente!...

Mas o paralítico não desistia. E era tão grande seu desejo de ser curado por Jesus que algumas pessoas se comoveram e resolveram ajudá-lo. Mas ninguém sabia o que fazer!

Pero el paralítico no desistía. Y era tan grande su deseo de ser curado por Jesús que algunas personas se conmovieron y resolvieron ayudarlo. ¡Pero nadie sabía que hacer!

Até que alguém mais esperto sugeriu:

Hasta que alguien más experto sugirió:

— Se ele não pode entrar pela porta, que entre pelo telhado!

— ¡Si él no puede entrar por la puerta, que entre por el tejado!

Explodiram gargalhadas de todos os lados, mas outro homem velhinho considerou:

Surgieron carcajadas de todos los lados, pero otro hombre viejito consideró:

— Sim, é possível! É só abrir um espaço no telhado e baixá-lo até o piso da casa!

— ¡Sí, es posible! ¡Es sólo hacer un hueco en el tejado y bajarlo hasta el suelo de la casa!

Cheio de renovadas esperanças, o paralítico aceitou a sugestão.

Lleno de renovadas esperanzas, el paralítico aceptó la sugerencia.

E assim fizeram. Os quatro homens, com ajuda de algumas pessoas de boa-vontade, levantaram o leito e, destelhando uma parte do telhado, segurando com panos, puderam baixar o paralítico até onde Jesus estava, com grande espanto de todos os que se acotovelavam dentro da casa, e que o ouviam.

Y así hicieron. Los cuatro hombres, con ayuda de algunas personas de buena voluntad, levantaron el lecho y, abriendo una parte del tejado, cogiendo con paños, pudieron bajar al paralítico hasta donde Jesús estaba, con gran espanto de todos los que se agrupaban dentro de la casa, y que lo oían.

Ao ver o homem que fora baixado com a cama pelo telhado, à vista da fé que ele e os que o ajudaram tinham demonstrado, Jesus disse:

Al ver al hombre que fuera bajado con la cama por el tejado, a la vista de la fe que él y los que lo ayudaron habían demostrado, Jesús dijo:

— Homem, perdoados são os teus pecados.

— Hombre, perdonados son tus pecados.

Então, alguns escribas (homens que entre os judeus eram doutores da lei e também escrivãos e copistas de textos) que estavam sentados ali perto pensavam consigo mesmos:

Entonces, algunos escribas (hombres que entre los judíos eran doctores de la ley y también escribanos y copistas de textos) que estaban sentados allí cerca pensaban consigo mismos:

— Por que fala assim este homem? Isto é um insulto! Quem pode perdoar os pecados não é Deus somente?

— ¿Por qué habla así este hombre? ¡Esto es un insulto! ¿Quién puede perdonar los pecados no es Dios solamente?

Jesus, que ouvira o pensamento deles, perguntou:

Jesús, que hubo oído el pensamiento de ellos, preguntó:

— Que estão pensando? Que é mais fácil perdoar os pecados do paralítico ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? 

— ¿Qué están pensando? ¿Qué es más fácil perdonar los pecados del paralítico o decir: Levántate, toma tu lecho y anda? 

Então, para mostrar que Ele tinha o poder de perdoar pecados sobre a Terra, disse ao paralítico:

Entonces, para mostrar que Él tenía el poder de perdonar pecados sobre la Tierra, dijo al paralítico:

— Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.

— Levántate, toma tu lecho y ve para tu casa. 

Então, o homem se levantou cheio de alegria, tomou o leito e retirou-se à vista de todos.

Entonces, el hombre se levantó lleno de alegría, tomó el lecho y se retiró a la vista de todos.

A multidão, perplexa, glorificava a Deus, dizendo:

La multitud, perpleja, glorificaba a Dios, diciendo:

— Nunca vimos coisa semelhante!

— ¡Nunca vimos cosa semejante!

Naquele momento, todos que ali estavam encheram-se de esperança, de alegria e de fé, pois aquele homem chamado Jesus só poderia ser um enviado de Deus para ajudar, ensinar, orientar e curar os homens na Terra.

En aquel momento, todos los que allí estaban se llenaron de esperanza, de alegría y de fe, pues aquel hombre llamado Jesús sólo podría ser un enviado de Dios para ayudar, enseñar, orientar y curar a los hombres en la Tierra.       

E um grande sentimento de veneração os envolveu, ao reconhecerem, em Jesus, o Salvador que por tanto tempo o povo judeu aguardara. 

Y un gran sentimiento de veneración los envolvió, al reconocer, en Jesús, el Salvador que por tanto tiempo el pueblo judío había aguardado.         

Essa história nos mostra que, quando temos realmente desejo de conseguir alguma coisa, nós conseguiremos. Mesmo o que nos pareça impossível, se buscarmos uma saída, conseguiremos, pois nada há que nos seja impossível com o amparo de Deus.

Esa historia nos muestra que, cuando tenemos realmente deseo de conseguir alguna cosa, nosotros lo conseguiremos. Aunque nos parezca imposible, si buscamos una salida, la conseguiremos, pues nada hay que nos sea imposible con el amparo de Dios.

Quantas coisas nós já aprendemos e que nos pareciam impossíveis? Certamente você não se lembra, mas o fato de conseguir equilibrar-se nas duas pernas e andar sozinho foi difícil! Lembra-se dos tombos que levou até conseguir andar em uma bicicleta de duas rodas? De patins, de skate? Quantas pernas raladas, quantas dores! Mas, hoje, você anda com segurança e sonha um dia poder andar de moto, não é?

¿Cuántas cosas nosotros ya aprendimos y que nos parecían imposibles? ¡Ciertamente tú no te acuerdas, pero el hecho de conseguir equilibrarte en las dos piernas y andar solo fue difícil! ¿Te acuerdas de las caídas que tuviste hasta conseguir andar en una bicicleta de dos ruedas? ¿Con patines, de skate? ¡Cuántas piernas arañadas, cuantos dolores! Pero, hoy, tú andas con seguridad y sueñas un día poder andar en una moto, ¿no es así?

Então, quando estiver preocupado com uma prova na escola, desesperado por achar que nada sabe, e que “nunca” conseguirá melhorar naquela matéria, pense em Deus e peça ajuda, que ela não lhe faltará.

Entonces, cuando estés preocupado con un examen en la escuela, desesperado por creer que no sabes nada, y que “nunca” conseguirás mejorar en aquella materia, piensa en Dios y pide ayuda, que ella no te faltará.

Todavia, não basta pedir, é preciso também agir, como o paralítico da história. Esforçar-se para resolver o problema que o separa daquilo que deseja, usando a sua determinação, sua vontade e sua coragem para vencer.

Sin embargo, no basta pedir, es preciso también actuar, como el paralítico de la historia. Esforzarse para resolver el problema que lo separa de aquello que desea, usando su determinación, su voluntad y su coraje para vencer.

Imagine a situação daquele paralítico! Para ele não foi fácil deixar-se conduzir para o alto. Pense no medo e na insegurança que ele sentiu ao ser levantado até o telhado da casa! E se ele caísse da cama? Sua situação ficaria pior. Se não desse certo, se os companheiros não aguentassem o seu peso? E se não conseguissem descê-lo do teto até o chão da casa? Certamente, ele teria muitas dúvidas, e a maior delas: E se o profeta, depois de tudo, se recusasse a curá-lo?

¡Imagina la situación de aquel paralítico! Para él no fue fácil dejarse conducir para arriba. ¡Piensa en el miedo y en la inseguridad que él sintió al ser levantado hasta el tejado de la casa! ¿Y si él se cayera de la cama? Su situación quedaría peor. ¿Si no fuese bien, si los compañeros no aguantaran su peso? ¿Y si no consiguiesen descenderlo del techo hasta el suelo de la casa? Ciertamente, él tendría muchas dudas, y la mayor de ellas: ¿Y si el profeta, después de todo, se negara a curarlo?

Mas ele resistiu a tudo e seguiu em frente, com coragem e determinação, conseguindo o que tanto queria: a cura.

Pero él resistió a todo y siguió adelante, con coraje y determinación, consiguiendo lo que tanto quería: la cura.

Assim, jamais duvide daquilo que deseja. Se for bom para você, use sua fé, sua confiança para conseguir o que quer, e o Senhor o abençoará, pois Jesus mesmo afirmou:

Así, jamás dudes de aquello que deseas. Si fuera bueno para ti, usa tu fe, tu confianza para conseguir lo que quieres, y el Señor te bendecirá, pues Jesús aún afirmó:

“Se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportará, e nada te será impossível”.

“Si tuvieras fe del tamaño de un grano de mostaza, diréis a esta montaña: Transpórtate de ahí para allí y ella se transportará, y nada te será imposible”.

Jesus nos fala da montanha — um grande obstáculo —, mas que pela nossa fé — mesmo pequena — conseguiremos deslocar, pois essa montanha são as dificuldades, as resistências, a má-vontade, enfim, tudo o que nos separa daquilo que desejamos realizar.

Jesús nos habla de la montaña — un gran obstáculo —, pero que por nuestra fe — aún pequeña — conseguiremos desplazar, pues esa montaña son las dificultades, las resistencias, la mala voluntad, finalmente, todo lo que nos separa de aquello que deseamos realizar.

Então, coragem, fé e determinação. Assim, com ajuda de Deus, você vencerá sempre!

Entonces, coraje, fe y determinación. ¡Así, con ayuda de Dios, tú vencerás siempre!

                                                                                   

MEIMEI

 

(1) Texto baseado no Evangelho de Marcos, capítulo 2, versículos 1 a 12, e no Evangelho de Lucas, capítulo 5, versículos 17 a 26, psicografado pela médium Célia Xavier de Camargo, em Rolândia-PR.

(1) Texto basado en el Evangelio de Marcos, capítulo 2, versículos 1 a 12, y en el Evangelio de Lucas, capítulo 5, versículos 17 a 26, psicografiado por la médium Célia Xavier de Camargo, en Rolândia-PR.

 

(Recebido em email de tradutora Isabel Porras [[email protected]], Cádiz, Espanha)

A cura do paralítico de Cafarnaum. Gravura por Bernhard Rode

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b0/Christus_heilet_einen_Gichtbr%C3%BCchigen.jpg

O Mar da Galiléia nas proximidades do sitio arqueologico de  Cafarnaum (E). Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]