Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 25 de maio de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/25-05-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. 

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/25-05-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

24-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/24-05-2017.htm

23-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/23-05-2017.htm

22-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/22-05-2017.htm

20-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/20-05-2017.htm

19-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/19-05-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

 

......................................

..........................

..................

 

 

 

..........................................

................................

......................

 

(Texto copiado de Febnet)

REDIPUBLIASACRARIO

Sacrário militar de Redipuglia, em  memória de 100 mil soldados italianos mortos durante a 1ª. Guerra Mundial.

Fogliano Redipuglia, região da Gorizia, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

Escuta, meu irmão!...

 

 

Pelo Espírito André Luiz.

Livro: Através do Tempo. Lição nº 19. Página 60.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier em reunião pública em 31/03/1950 no Centro Espírita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo - Minas Gerais.

 Não é a tua palavra primorosa a força que te exaltará a inteligência e, sim, o objetivo para o qual se dirige.

Não é a dádiva que te confere o título de benfeitor, mas o modo pelo qual te manifestas, através dela.

Não é a fortuna material que te faz realmente rico e, sim, a aplicação dignificante das utilidades que reténs a benefício de todos.

Não é a fama terrestre a claridade que te coroa o nome e sim a benção do Céu sobre a reta conduta que abraçaste em favor do bem coletivo.

Não é a lição verbal o poder com que educarás o companheiro de luta, nas tarefas de cada dia, mas o teu exemplo reiterado na edificação comum por intermédio da própria melhoria.

Não é a tua crença sectária, embora fervorosa, que te guiará à sublimação na vida espiritual, depois da morte do corpo e, sim, os teus atos de bondade santificante, que serão testemunhas permanentes de tua alma, onde estiveres.

Não é a fé sem obras que te iluminará a senda de progresso, mas as obras dignificadoras que conseguires concretizar, em ti mesmo e fora de ti, inspirado por tua fé.

Não é a cultura intelectual inoperante que te fará respeitável, e sim o espírito de serviço com que te devotares, em qualquer condição, à felicidade dos semelhantes.

Não é o êxito suscetível de sorrir-te na Terra, por alguns dias breves, a fonte de alegria real que procuras com os melhores anseios de coração, mas a paz de consciência, no dever bem cumprido, nas obrigações de cada dia.

Busquemos ser, antes de aparentar e fazer, antes de instruir.

A verdade espera nossa alma, em cada ângulo de caminho, dentro de nossa jornada para frente.

Assim, pois, construamos o nosso engrandecimento interior, porque, hoje ou amanhã, o Sol Divino projetará sobre nós a sua bendita claridade, revelando-nos, à luz meridiana, tais quais somos.

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 A Luz do Mundo. Óleo sobre tela de William Holman Hunt.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/10/Hunt_Light_of_the_World.jpg

 

Registro. Claudia Werdine e o impulso para a Educação Espírita das crianças e jovens. Lima, Peru.

 

 

ESPANHOL

 

Registro: Claudia Werdine y el impulso a la Educación Espírita para Niños y Jóvenes

Lima, 21 y 22 de mayo de 2017

El último fin de semana, la hermandad que congrega la Unión Espírita del Perú recibió con gran expectativa a la Lic. Claudia Werdine, educadora de larga trayectoria en la formación espírita de niños y jóvenes, que nos visitó siguiendo la programación integrada de divulgación, que incluye a Ecuador, Perú y Colombia.

La experiencia de Claudia en el ámbito de la educación para la infancia, la adolescencia yla familia - que abarca además la orientación espírita a madres gestantes -, quedó ampliamente manifestada en dos actividades que motivaron interés: el seminario “El Educador Espírita” y la conferenciaLa Educación de la Nueva Generación”.

El domingo 21 se llevó a cabo el mencionado seminario, en el que Claudia esclareció que es mejor hablar de Educación Espírita en lugar de Evangelización, a fin de evitar confusión  con el tipo de trabajo que tradicionalmente se realiza en las iglesias. Al abordar el tema, enfatizó que educar no es igual que instruir.Mientras que al instruir se da prioridad al conocimiento intelectual, la educación es una tarea más amplia porque actúa directamente en la formación y consolidación del carácter, constituyéndose así en la clave del progreso moral. Luego ilustró los requisitos que debe reunir el educador. El primero, que atañe a todo trabajador espírita, es el conocimiento de la Doctrina, integrando permanentemente grupos de estudio. Después, imprescindible también: amor a los niñosy amorpor la tarea, concompromiso y responsabilidad. El educador debe también tener autoridad moral, que implica conquistar el respeto de los educandos y mantener una conducta coherente con lo que enseña. El equilibrio interior para actuar de manera rápida y eficiente, capacidad de observar, saber comunicarse utilizando un lenguaje adecuado a los niños y a los adolescentes, cualificacióncontinua, autoeducación y  planificaciónresponsable son otros requisitos a observar.

El lunes 22 Claudia Werdine ofreció la conferencia “La Educación de la Nueva Generación”, congregando no sólo a los trabajadores espíritas sino a padres de familia simpatizantes de la Doctrina. De manera clara y sencilla, guiada por el mensaje que Allan Kardec recoge en La Génesis,Cap. XVIII ítem 27, recordó que vivimos una época de transición de la Tierra hacia el estadio de Regeneración, en que los cambios que se vivirán serán graduales ya nivel moral, interior.La Tierra, que es nuestra escuela para aprender lo que nos falta para nuestra evolución, tendrá como característica los buenos  sentimientos. Vendrán Espíritus más adelantados y propensos al bien, y necesitamos acompañar este proceso de cambio haciendo el bien, teniendo misericordia, perdonando, modificando nuestras disposiciones morales, y esta modificación se realiza a través de la Educación integral. Es decir, que la instrucción que enriquece la inteligencia esté acompañada por la educación que dirija y fortalezca el corazón. Esclareció también sobre la importancia de la familia, que está planificada por la Espiritualidad con el objetivo del progreso individual y familiar. La maternidad y la paternidad son verdaderas misiones y al mismo tiempo un gran deber. Los padres son los primeros responsables de la educación de los niños y tienen la tarea de transmitir valores; son los primeros modelos, y por eso la importancia de dar un ejemplo coherente. Esa será su mejor herencia: el ejemplo del camino de la virtud, del ser verdadero.

Claudia Werdine deja, a su paso por Perú, un motivador mensaje que redunda en el fortalecimiento de los actuales monitores de la educación espírita infanto-juvenil, el estímulo para los trabajadores que empiezan su formación en esta noble tarea, y la confianza en que los centros espíritas asumirán con responsabilidad las actividades de  educación espírita de niños y jóvenes. Su contribución es importante para las metas que se ha propuesto la UEP en la siembra por un Perú espírita.

Los videos de la conferencia pueden ser vistos en el Facebook Voces Espíritas.

Texto: María Morante

Fotos: Ricardo Morante, Neptalí Rodríguez, Daysi Munárriz e Isabel Loo

 

 

PORTUGUÊS

 

Registro: Claudia Werdine e o impulso para a Educação Espirita das Crianças e Jovens

Lima, 21 y 22 de mayo de 2017

 

No último fim de semana, a fraternidade que reúne a União Espírita do Peru recebeu com grande expectativa a Lic. Claudia Werdine, uma educadora com longa experiência na educação espírita de crianças e jovens. Ela nos visitou seguindo o programa integrado de divulgação do CEI, que inclui Equador, Peru e Colômbia.

 

A experiência de Claudia no campo da educação para as crianças, adolescentes e família - que também inclui a orientação espírita para mães grávidas - foi amplamente manifestado em duas atividades que motivaram interesse: o seminário "O Educador Espírita" e Conferência "Educação da Nova Geração".

 

Domingo 21 foi realizada o seminário, em que Claudia esclareceu que é melhorfalar sobre educação espírita em vez de Evangelização, a fim de evitar confusão com o tipo de trabalho tradicionalmente realizado em igrejas. Ao abordar a questão,enfatizou que a educação não é o mesmo que instruir. Enquanto instruindo a prioridade é dada ao conhecimento intelectual, a educação é uma tarefa mais ampla, pois atua diretamente na formação e consolidação do caráter, tornando-se, assim, a chave do progresso moral. Em seguida, ela ilustrou as exigências a serem cumpridas pelo educador. A primeira, que diz respeito a cada trabalhador espírita, é o conhecimento da doutrina, integrando permanentemente grupos de estudo. Também é essencial: o amor crianças e amor para a tarefa com compromisso e responsabilidade. O educador também deve ter autoridade moral, o que implica ganhar o respeito dos alunos e manter um comportamento consistente com o que ele ensina. Equilíbrio interior para agir com rapidez e eficiência, capacidade de observar, aprender a se comunicar usando a linguagem apropriada para crianças e adolescentes, de qualificação contínua, autoeducação e planejamento responsáveis ​​são outros requisitos a observar.

 

Segunda-feira 22, Claudia Werdine ofereceu a conferência "A educação da Nova Generation", reunindo não só os trabalhadores espíritas, mas pais de família e simpatizantes da Doutrina. De maneira clara e simples, guiada pela mensagem que Allan Kardec codificou em Gênesis, cap. XVIII ítem 27, lembrou que vivemos em uma época de transição da Terra para o estágio de regeneração, que as mudanças serão graduais e vai ser morais. O PlanetaTerra, que é a nossa escola para aprender o que precisamos para a nossa evolução, terá como característica os bons sentimentos. Vão chegar Espíritos mais desenvolvido e propenso ao bem, e precisamos acompanhar este processo de mudança fazendo o bem, com compaixão, perdão, modificando nossas disposições morais, e essa modificação é feita através da educação integral. Isto é, a instrução que enriquece a inteligência é acompanhado pela educação que lidere e fortalece o coração. Ela também esclareceu a importância da família, que está planificada pela Espiritualidade com o objetivo do progresso individual e familiar. A maternidade e a paternidade são verdadeiras missões e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. Os pais são os principais responsáveis ​​para a educação das crianças e têm a tarefa de transmitir valores; eles são os primeiros modelos, por isso a importância de dar um exemplo coerente. Essa será a sua melhor herança: o exemplo do caminho da virtude, de ser verdadeiro.

 

Claudia Werdine deixa, passando pelo Peru, uma mensagem da motivação, resultando no fortalecimento dos atuais monitoresda educação espírita de crianças e adolescentes, o incentivo  para os trabalhadores que iniciam a sua formação nesta nobre tarefa, e a confiança que centros espíritas vão assumir de forma responsável as atividades de educação espírita de crianças e jovens. Sua contribuição é importante para os objetivos que se fixou a UEP na plantação para um Peru espirita.

 

Os vídeos da conferência podem ser vistos no FacebookVoices Espíritas.

 

Texto: María Morante

Fotos: Ricardo Morante, Neptalí Rodríguez, Daysi Munárriz e Isabel Loo

 

 

 

(Recebido em email de Maria Reyna Morante)

 

 

 

GEPAR- Encontro Musical

Niteroi, RJ

 

Acesse aqui:

http://www.gepar.org.br/so/eLmxs3oY?cid=9279d831-9ad6-4aa3-bb56-3361c1dffa22#/main

 

 

(Informação recebida em email de GEPAR [[email protected]])

 

7º. Festival de Cinema Transcendental

Brasília, DF

 

 

https://youtu.be/0Id-t307ETc

https://i.ytimg.com/vi/0Id-t307ETc/maxresdefault.jpg

VT Cinema Transcendental 2017

youtu.be

Veja o VT do Festival de Cinema Transcendental do ano de 2017 em sua 7ª edição!

 

(Informação recebida em email de Associação Estação da Luz [[email protected]])

 

Música na Evangelização

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

Apresentação Teatral – Evangelizar!

Salvador, BA

 

 

VAMOS COMEMORAR!

 

Mês de maio é um mês comemorativo para nossa casa. Comemoramos 19 anos de trabalho na seara do bem.

 

A Coordenação de Infância e Juventude da Sociedade Espírita O Semeador irá apresentar no dia 27/05/17 às 15h, uma peça com o tema "Evangelizar!".

 

Você está convidado!

 

--

Paulo Magalhães Argollo Júnior

Propaganda e Marketing - F2J

Téc. em Comunicação Visual

(71) 9 9230-0575 

 


(Informação recebida em email de Edward Miranda 2 [[email protected]])

 

Palestra com Deusa Samu no C.E. Raymundo Mariano Dias. Birigui, SP

 

 

(Informação recebida em email de Vera Lucia Filgueira [[email protected]])

 

Programação de teatro em

Franca, SP

 

 

 

 

Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 Palestra na SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

NOVIDADES

 

·       Curso Básico de Espiritismo durante a semana, no período da manhã. A Partir do dia 25 de maio, quinta-feira, das 9h30 às 11h. Inscrições na recepção, ou no dia com a Irene ou Ester;

 

·       Seminário “Tendo Bom ânimo, Eu Venci o Mundo – Uma excelente oportunidade de reflexão acerca da tão atual questão do suicídio. Dia 04 de junho (domingo), das 9h às 12h30, com o expositor Vinicus Lara de Juiz de Fora (MG)

 

 

·       Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi: A partir do dia 01/06, quinta-feira, 19h30 – 21h30 aproximadamente, terá início nesta casa as reuniões deste grupo com objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

23/05/2017 – Hoje - Terça-feira                     20h – Reunião Pública

Orador: Daniela Araújo                                         CE Zilda Gama

Tema: Reconcilia-te com teu adversário enquanto está no caminho com ele

 

24/05/2017 – Próxima Quarta-feira               20h – Reunião Pública

Orador: Jobert Costa                                            CE Júlio de Abreu Filho

Tema: Não Julgueis para não serdes julgados

 

27/05/2017 – Próximo Sábado                        15h Reunião Pública

Orador: Antônio Valim de Camargo                        C Frat. De Assistência

Tema: A Hora da Verdade para os Jovens Casais

 

30/05/2017 – Próxima Terça-feira                 9h – Reunião Pública

Orador: Aguardando confirmação                

Tema:

 

30/05/2017 – Próxima Terça-feira                 20h – Reunião Pública

Orador: Camila Pedroso                                        CE Seara de Jesus

Tema: Perseverança

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]]

 

I Encontro Valorizar Kardec no CEAK

Campinas, SP  

 

Em Segunda-feira, 22 de Maio de 2017 9:00, CEAK Noticias <[email protected]> escreveu:

 

Para se inscrever, clicar aqui

http://ceak2010.entregadordecampanhas.net/messageimages/11037132511414396/149330956936253000/i_encontro_kardec_red.jpg


(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 18º. Encontro da Família

Santo André, SP

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Programação de palestras na ASEB- junho/julho- 2017

Casimiro de Abreu, RJ

 

Endereço

Rua Nossa Senhora do Carmo, número 93, Bairro Santa Terezinha, Casimiro de Abreu, RJ, CEP 28860.000 Tel.: (22) 2778.5103

 

 

(Informação recebida em email de Andre Gadelha [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penapolis, SP


Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail: [email protected], pelo que agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informação recebida em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Seminário no C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

5º. Encontro “Sob a luz do Evangelho”

São Carlos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Associação Espírita Obreiros do Bem [[email protected]])

 

 Palestra programada para o LELA

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

Palestra no IDE- Instituto de Difusão Espírita

Assis, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Antonio de Pádua

Palmital, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE A

 

   MARIA SHIRLEY TIMÓTEO NASCIMENTO

 

DA CIDADE  DE

BILAC

 

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 24-05-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " LIVRE "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

Meus amigos,

Convidamos para palestra com:

 

DELVA REGINA VIEIRA SACHI,

 

de Mirassol, nesta quarta-feira, 24 de maio, 20:00 h, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

 

 (Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 Arraiá Solidário GEPAR

Niterói, RJ

 

GEPAR | Arraiá Solidário

Posted: 2017-05-22

 

CRECHE ESCOLA COMUNITÁRIA MEIMEI - OFICINAS MÁRIO BARBOSA - EVANGELIZAÇÃOInteressados em colaborar com nossa festa?  Organização Festa Junina - Doações e Voluntário  Estamos tentando nos organizar e gostaríamos de saber como será sua ajuda para essa linda festa?Teremos Barracas de Angú, Caldo Verde, Canjica, Cachorro-quente, Salsichão, Doces, Salgados, Brincadeiras, Refrigerante. Também alugaremos barracas para quem se interessar em colocar outros produtos por R$ 150,00. Clique aqui para nos informar a su colaboração ...

Continue Reading

Get Our Latest Updates

Compartilhar

Check out my website

 

 

http://static.wixstatic.com/media/d776d1_2c5adf8f2b364897b8066321596588f3~mv2.jpg

 

(Informação recebida em email de Gepar - Promoção Integral [[email protected]])

 

 Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: leite, açúcar, fermento em pó, bermudas masculinas, chinelas, condicionador para cabelo, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de leite, açúcar, fermento em pó, bermudas masculinas, chinelas, condicionador para cabelo, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 123 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

123 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Doce companhia

 

Quem tem crianças em casa está acostumado com barulho, com brinquedos espalhados, com sobe e desce pelas escadas.

Com correrias, com gritos de alegria porque teve êxito no jogo, ou está se divertindo com o mais recente presente.

Também sabe que, quase sempre, quando um grande silêncio acontece, a não ser que estejam dormindo, o sinal é de que elas estão aprontando alguma coisa.

Por isso, aquela mãe de dois meninos, Sheryl Blanksby, desconfiou da ausência de barulho.

O que estaria acontecendo? O que o menino maior estaria aprontando com o seu irmãozinho?

Ela resolveu averiguar. Qual não foi sua surpresa ao encontrar William, deitado no colchão, ao lado do irmão Thomas, de apenas um ano.

O mais extraordinário é que ele acariciava o bebê, com delicadeza e lhe dizia, sussurrando: Kuya está aqui. Está tudo bem.

A cena foi demais comovente porque o bebê sofre com um tipo raro e agressivo de câncer, descoberto na sexta semana de vida.

Até então, Thomas parecia completamente saudável. Mas, ao examinar um caroço em sua barriga, os médicos descobriram um grande tumor no rim esquerdo.

A doença acomete apenas vinte e cinco pessoas a cada ano, nos Estados Unidos.

A taxa de sobrevivência mal ultrapassa os trinta por cento. Então, a família decidiu viver intensamente o tempo que resta com o bebê.

A mãe registra cada momento de seu pequeno guerreiro, nas redes sociais.

Meu coração se parte a cada sorriso que ele me dá.  Acordo querendo que seja um pesadelo, mas olho para ele e lembro que é real.

Vou para a cama com medo e peço todos os dias para aquela não ser a nossa última noite, relatou ela.

E ali estava William confortando o irmãozinho, como a lhe dizer que ficasse tranquilo porque ele estava ao seu lado.

Talvez quisesse acalmá-lo, no sentido de que não tivesse medo da dor, da morte, da partida, que pode acontecer a qualquer momento.

Talvez desejasse simplesmente afirmar: Sou seu irmão, estou aqui. Você não está sozinho.

Quando pensamos que as crianças não entendem certas situações, nos surpreendemos.

Elas têm, normalmente, um entendimento muito maior do que possamos imaginar.

E quando deixam que o afeto extravase, são capazes de atos comovedores.

Olhando as fotos no Instagram, postadas pela mãe, cogitamos se esse menino não veio justamente para auxiliar o irmão, na sua dura provação.

Por isso, a fala delicada: Kuya está aqui. Tudo vai ficar bem.

Que doce entendimento de que o amor consola, alivia dores, ampara quem chora.

Pudéssemos sempre lembrar dessa verdade e menos vezes nos recolheríamos para dentro de nós mesmos, quando o sofrimento nos alcançasse.

Menos vezes nos entregaríamos à tristeza, à depressão. Porque todos temos alguém que nos ama.

Um pai, uma mãe, filhos, cônjuge, um amigo, um companheiro.

Pode até ser a simples presença de um cão que nos recebe à porta, latindo, que salta e nos lambe.

Ou um gato que se esfrega em nossas pernas, num repetido afago.

Muito bem já nos foi ensinado: o amor é de essência divina.

Usufruamos do amor que nos é ofertado. Ofertemo-nos em amor a quem caminha ao nosso lado, entre dificuldades.

Redação do Momento Espírita, com
base em nota colhida na internet.
Em 24.5.2017.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Cachorrinha Sofia. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo.

Gata Luna. Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]