Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 23 de março de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/23-03-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/23-03-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

22-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/22-03-2017.htm

21-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/21-03-2017.htm

20-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/20-03-2017.htm

18-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/18-03-2017.htm

17-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/17-03-2017.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

Biografia de Allan Kardec

 

É ainda sob o guante da dor profunda que nos causou a prematura partida do fundador da Doutrina Espírita, que nos abalançamos a uma tarefa, simples e fácil para suas mãos sábias e experientes, mas cujo peso e gravidade nos esmagariam, se não contássemos com o auxílio eficaz dos bons Espíritos e com a indulgência dos nossos leitores.

Quem, dentre nós, poderia, sem ser tachado de presunçoso, lisonjear-se de possuir o espírito de método e organização de que se mostram iluminados todos os trabalhos do mestre? Só a sua pujante inteligência podia concentrar tantos materiais diversos, triturá-los e transformá-los, para os espalhar em seguida, como orvalho benfazejo, sobre as almas desejosas de conhecer e de amar.

Incisivo, conciso, profundo, sabia agradar e fazer compreendido numa linguagem simples e elevada ao mesmo tempo, tão distanciada do estilo familiar, quanto das obscuridades da metafísica.

Multiplicando-se incessantemente, pudera até agora bastar a tudo. Entretanto, o cotidiano alargamento de suas relações e o contínuo desenvolvimento do Espiritismo lhe faziam sentir a necessidade de reunir em torno de si alguns auxiliares inteligentes e preparava simultaneamente a nova organização da Doutrina e de seus labores, quando nos deixou, para ir, num mundo melhor, receber a sanção da missão que desempenhara e coletar elementos para uma nova obra de devotamento e sacrifício.

Era sozinho!... Chamar-nos-emos legião e, por muito fracos e inexperientes que sejamos, nutrimos a convicção íntima de que nos conservaremos à altura da situação, se, partindo dos princípios estabelecidos e de incontestável evidência, nos consagrarmos a executar, tanto quanto nos seja possível e de acordo com as necessidades do momento, os projetos que ele pretendia realizar no futuro.

Enquanto nos mantivermos nas suas pegadas e todos os de boa vontade se unirem, num esforço comum pelo progresso e pela regeneração intelectual e moral da Humanidade, conosco estará o Espírito do grande filósofo e nos secundará com a sua influência poderosa. Dado lhe seja suprir à nossa insuficiência e nos possamos mostrar dignos do seu concurso, dedicando-nos à obra com a mesma abnegação e a mesma sinceridade que ele, embora sem tanta ciência e inteligência. Em sua bandeira, inscrevera o mestre estas palavras: Trabalho, solidariedade, tolerância. Sejamos, como ele, infatigáveis; sejamos, acordemente com os seus anseios, tolerantes e solidários e não temamos seguir-lhe o exemplo, reconsiderando, quantas vezes forem precisas, os princípios ainda controvertidos. Tentemos avançar, antes com segurança e certeza, do que com rapidez, e não ficarão infrutíferos os nossos esforços, se, como estamos persuadidos, e seremos os primeiros a dar disso exemplo, cada um cuidar de cumprir o seu dever, pondo de lado todas as questões pessoais, a fim de contribuir para o bem geral.

Sob auspícios mais favoráveis não poderíamos entrar na nova fase que se abre para o Espiritismo, do que dando a conhecer aos nossos leitores, num rápido escorço, o que foi, durante toda a sua vida, o homem íntegro e honrado, o sábio inteligente e fecundo, cuja memória se transmitirá aos séculos vindouros com a auréola dos benfeitores da Humanidade.

Nascido em Lião, a 3 de outubro de 1804, de uma família antiga que se distinguiu na magistratura e na advocacia, Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail) não seguiu essas carreiras. Desde a primeira juventude, sentiu-se inclinado ao estudo das ciências e da filosofia.

Educado na Escola de Pestalozzi, em Yverdun (Suíça), tornou-se um dos mais eminentes discípulos desse célebre professor e um dos zelosos propagandistas do seu sistema de educação, que tão grande influência exerceu sobre a reforma do ensino na França e na Alemanha.

Dotado de notável inteligência e atraído para o ensino, pelo seu caráter e pelas suas aptidões especiais, já aos catorze anos ensinava o que sabia àqueles dos seus condiscípulos que haviam aprendido menos do que ele. Foi nessa escola que lhe desabrocharam as idéias que mais tarde o colocariam na classe dos homens progressistas e dos livre-pensadores.

Nascido sob a religião católica, mas educado num país protestante, os atos de intolerância que por isso teve de suportar, no tocante a essa circunstância, cedo o levaram a conceber a idéia de uma reforma religiosa, na qual trabalhou em silêncio durante longos anos com o intuito de alcançar a unificação das crenças. Faltava-lhe, porém, o elemento indispensável à solução desse grande problema.

O Espiritismo veio, a seu tempo, imprimir-lhe especial direção aos trabalhos.

Concluídos seus estudos, voltou para a França. Conhecendo a fundo a língua alemã, traduzia para a Alemanha diferentes obras de educação e de moral e, o que é muito característico, as obras de Fénelon, que o tinham seduzido de modo particular. Era membro de várias sociedades sábias, entre outras, da Academia Real de Arras, que, em o concurso de 1831, lhe premiou uma notável memória sobre a seguinte questão: Qual o sistema de estudos mais de harmonia com as necessidades da época?

De 1835 a 1840, fundou, em sua casa, à rua de Sèvres, cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia comparada, Astronomia, etc., empresa digna de encômios em todos os tempos, mas, sobretudo, numa época em que só um número muito reduzido de inteligências ousava enveredar por esse caminho.

Preocupado sempre com o tornar atraentes e interessantes os sistemas de educação, inventou, ao mesmo tempo, um método engenhoso de ensinar a contar e um quadro mnemônico da História de França, tendo por objetivo fixar na memória as datas dos acontecimentos de maior relevo e as descobertas que iluminaram cada reinado.

Entre as suas numerosas obras de educação, citaremos as seguintes: Plano proposto para melhoramento da Instrução pública (1828); Curso prático e teórico de Aritmética, segundo o método de Pestalozzi, para uso dos professores e das mães de família (1824); Gramática francesa clássica (1831); Manual dos exames para os títulos de capacidade; Soluções racionais das questões e problemas de Aritmética e

de Geometria (1846); Catecismo gramatical da língua francesa (1848); Programa dos cursos usuais de Química, Física, Astronomia, Fisiologia, que ele professava no Liceu Polimático; Ditados normais dos exames da Municipalidade e da Sorbona, seguidos de Ditados especiais sobre as dificuldades

ortográficas (1849), obra muito apreciada na época do seu aparecimento e da qual ainda recentemente

eram tiradas novas edições.

Antes que o Espiritismo lhe popularizasse o pseudônimo de Allan Kardec, já ele se ilustrara, como se vê, por meio de trabalhos de natureza muito diferente, porém tendo todos, como objetivo, esclarecer as massas e prendê-las melhor às respectivas famílias e países.

“Pelo ano de 1855 (1), posta em foco a questão das manifestações dos Espíritos, Allan Kardec se entregou a observações perseverantes sobre esse fenômeno, cogitando principalmente de lhe deduzir as conseqüências filosóficas. Entreviu, desde logo, o princípio de novas leis naturais: as que regem as relações entre o mundo visível e o mundo invisível. Reconheceu, na ação deste último, uma das forças

da Natureza, cujo conhecimento, haveria de lançar luz sobre uma imensidade de problemas tidos por insolúveis, e lhe compreendeu o alcance, do ponto de vista religioso.

“Suas obras principais sobre esta matéria são: O Livrodos Espíritos, referente à parte filosófica, e cuja primeira edição apareceu a 18 de abril de 1857; O Livro dos Médiuns, relativo à parte experimental e científica (janeiro de 1861); O Evangelho segundo o Espiritismo, concernente à parte moral (abril de 1864); O Céu e o Inferno, ou A justiça de Deus segundo o Espiritismo (agosto de 1865); A Gênese, os Milagres e as Predições (janeiro de 1868); a Revista Espírita, jornal de estudos psicológicos, periódico mensal começado a 1º de janeiro de 1858. Fundou em Paris, a 1º de abril de 1858, a primeira Sociedade espírita regularmente constituída, sob a denominação de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, cujo fim exclusivo era o estudo de quanto possa contribuir para o progresso da nova ciência. Allan Kardec se defendeu, com inteiro fundamento, de coisa alguma haver escrito debaixo da influência de idéias preconcebidas ou sistemáticas. Homem de caráter frio e calmo, observou os fatos e de suas observações deduziu as leis que os regem. Foi o primeiro a apresentar a teoria relativa a tais fatos e a formar com eles um corpo de doutrina, metódico e regular.

“Demonstrando que os fatos erroneamente qualificados de sobrenaturais se acham submetidos a leis, ele os incluiu na ordem dos fenômenos da Natureza, destruindo assim o último refúgio do maravilhoso e um dos elementos da superstição.

“Durante os primeiros anos em que se tratou de fenômenos espíritas, estes constituíram antes objeto de curiosidade, do que de meditações sérias. O Livro dos Espíritos fez que o assunto fosse considerado sob aspecto muito diverso. Abandonaram-se as mesas girantes, que tinham sido apenas um prelúdio, e começou-se a atentar na doutrina, que abrange todas as questões de interesse para a Humanidade.

“Data do aparecimento de O Livro dos Espíritos a fundação do Espiritismo que, até então, só contara com elementos esparsos, sem coordenação, e cujo alcance nem toda gente pudera apreender. A partir daquele momento, a doutrina prendeu a atenção de homens sérios e tomou rápido desenvolvimento. Em poucos anos, aquelas idéias conquistaram numerosos aderentes em todas as camadas sociais e em todos os países. Esse êxito sem precedentes decorreu sem dúvida da simpatia que tais idéias despertaram, mas

também é devido, em grande parte, à clareza com que foram expostas e que é um dos característicos dos escritos de Allan Kardec.

“Evitando as fórmulas abstratas da Metafísica, ele soube fazer que todos o lessem sem fadiga, condição essencial à vulgarização de uma idéia. Sobre todos os pontos controversos, sua argumentação, de cerrada lógica, poucas ensanchas oferece à refutação e predispõe à convicção. As provas materiais que o Espiritismo apresenta da existência da alma e da vida futura tendem a destruir as idéias materialistas

e panteístas. Um dos princípios mais fecundos dessa doutrina e que deriva do precedente é o da pluralidade das existências, já entrevisto por uma multidão de filósofos antigos e modernos e, nestes últimos tempos, por João Reynaud, Carlos Fourier, Eugênio Sue e outros. Conservara-se, todavia, em estado de hipótese e de sistema, enquanto o Espiritismo lhe demonstra a realidade e prova que nesse

princípio reside um dos atributos essenciais da Humanidade. Dele promana a explicação de todas as aparentes anomalias da vida humana, de todas as desigualdades intelectuais, morais e sociais, facultando ao homem saber donde vem, para onde vai, para que fim se acha na Terra e por que aí sofre.

“As idéias inatas se explicam pelos conhecimentos adquiridos nas vidas anteriores; a marcha dos povos e da Humanidade, pela ação dos homens dos tempos idos e que revivem, depois de terem progredido; as simpatias e antipatias, pela natureza das relações anteriores. Essas relações, que religam a grande família humana de todas as épocas, dão por base, aos grandes princípios de fraternidade, de igualdade, de liberdade e de solidariedade universal, as próprias leis da Natureza e não mais uma simples teoria.

“Em vez do postulado: Fora da Igreja não há salvação, que alimenta a separação e a animosidade entre as diferentes seitas religiosas e que há feito correr tanto sangue, o Espiritismo tem como divisa: Fora da Caridade não há salvação, isto é, a igualdade entre os homens perante Deus, a tolerância, a liberdade de consciência e a benevolência mútua.

“Em vez da fé cega, que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inabalável, senão a que pode encarar face a face a razão, em todas as épocas da Humanidade. À fé, uma base se faz necessária e essa base é a inteligência perfeita daquilo em que se tem de crer. Para crer,  não basta ver, é preciso, sobretudo, compreender. A fé cega já não é para este século. É precisamente ao dogma

da fé cega que se deve o ser hoje tão grande o número de incrédulos, porque ela quer impor-se e exige a abolição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre-arbítrio.(O Evangelho segundo o Espiritismo.)

Trabalhador infatigável, sempre o primeiro a tomar da obra e o último a deixá-la, Allan Kardec sucumbiu, a 31 de março de 1869, quando se preparava para uma mudança de local, imposta pela extensão considerável de suas múltiplas ocupações. Diversas obras que ele estava quase a terminar, ou que aguardavam oportunidade para vir a lume, demonstrarão um dia, ainda mais, a extensão e o poder

das suas concepções.

Morreu conforme viveu: trabalhando. Sofria, desde longos anos, de uma enfermidade do coração, que só podia ser combatida por meio do repouso intelectual e pequena atividade material. Consagrado, porém, todo inteiro à sua obra, recusava-se a tudo o que pudesse absorver um só que fosse de seus instantes, à custa das suas ocupações prediletas. Deu-se com ele o que se dá com todas as almas de forte têmpera: a lâmina gastou a bainha.

O corpo se lhe entorpecia e se recusava aos serviços que o Espírito lhe reclamava, enquanto este último, cada vez mais vivo, mais enérgico, mais fecundo, ia sempre alargando o círculo de sua atividade.

Nessa luta desigual não podia a matéria resistir eternamente. Acabou sendo vencida: rompeu-se o aneurisma e Allan Kardec caiu fulminado. Um homem houve de menos na Terra; mas, um grande nome tomava lugar entre os que ilustraram este século; um grande Espírito fora retemperar-se no Infinito, onde todos os que ele consolara e esclarecera lhe aguardavam impacientes a volta!

“A morte, dizia, faz pouco tempo, redobra os seus golpes nas fileiras ilustres!... A quem virá ela agora libertar?”

Ele foi, como tantos outros, recobrar-se no Espaço, procurar elementos novos para restaurar o seu organismo gasto por uma vida de incessantes labores. Partiu com os que serão os fanais da nova geração, para voltar em breve com eles a continuar e acabar a obra deixada em delicadas mãos.

O homem já aqui não está; a alma, porém, permanecerá entre nós. Será um protetor seguro, uma luz a mais, um trabalhador incansável que as falanges do Espaço conquistaram. Como na Terra, sem ferir a quem quer que seja, ele fará que cada um lhe ouça os conselhos oportunos; abrandará o zelo prematuro dos ardorosos, amparará os sinceros e os desinteressados e estimulará os mornos. Vê agora e sabe tudo o que ainda há pouco previa! Já não está sujeito às incertezas, nem aos desfalecimentos e nos fará partilhar

da sua convicção, fazendo-nos tocar com o dedo a meta, apontando-nos o caminho, naquela linguagem clara, precisa, que o tornou aureolado nos anais literários.

Já não existe o homem, repetimo-lo. Entretanto, Allan Kardec é imortal e a sua memória, seus trabalhos, seu Espírito estarão sempre com os que empunharem forte e vigorosamente o estandarte que ele soube sempre fazer respeitado.

Uma individualidade pujante constituiu a obra. Era o guia e o fanal de todos. Na Terra, a obra substituirá o obreiro. Os crentes não se congregarão em torno de Allan Kardec; congregar-se-ão em torno do Espiritismo, tal como ele o estruturou e, com os seus conselhos, sua influência, avançaremos, a passos firmes, para as fases ditosas prometidas à Humanidade regenerada.

(Revista Espírita, maio de 1869.)

 

_________________________

 

(1) Ver pp. 265/6. Nota da Editora (FEB) à 14ª edição em 1975.

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

File:Lyon la Saone et fourviere.JPG

O rio Saône e a colina de Fourviére no século XVIII. Lião, França.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Lyon_la_Saone_et_fourviere.JPG

 

IMG_0994

Ponte sobre o Rio Ródano (Rhône em francês) na cidade de Lyon, França.

Foto Ismael Gobbo

Allan Kardec Digitalizar0001

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo

Amélie Gabrielle Boudet (1795-1883)1

Amélie Gabrielle Boudet (esposa de Allan Kardec)

378px-Le_Livre_des_Esprits_2

O Livro dos Espíritos em edição de 1860

É a obra básica da Codificação do Espiritismo organizada por Allan Kardec

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Le_Livre_des_Esprits_2.jpg

imagem

Turista ora com mão sobre o busto de Allan Kardec no

cemitério Pére Lachaise, em Paris. Foto: Ismael Gobbo

PIC00219 (2)

Homenagem a Kardec no bicentenário de seu nascimento em Lyon, França. Imagem FEB.

allankardecquadronair

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo.

Óleo sobre tela de Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo

Hotel de Ville. Câmara Municipal de Lyon, França. Foto Ismael Gobbo.

Jardins do Louvre. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Programação de conferência no CESAK

Bruxelas, Bélgica

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/9ec77aed-1ea8-48d5-b4ab-8f89c5f7c93a.jpg

     Centre d'études Spirites Allan Kardec, asbl         

     Rue Louis Hap, 134

     1040 Bruxelles
     0491/74 92 34
     
http://bruxelles.cesak.org/

 

 

Le Centre d'études Spirites Allan Kardec de Bruxelles a le plaisir de vous inviter à la
CONFÉRENCE

La famille et ses problèmes à l'époque actuelle

par André Luis Villar

Le dimanche 26 mars à 15h30


Au 134 rue Louis Hap, 1040 Bruxelles

Entrée libre et gratuite
Informations au 0491 / 749 234 
ou via 
[email protected]

 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/836ee52f-2922-4281-91f8-f98acb7cdce4.jpg

 

Chaque semaine au CESAK

Les lundis: Groupe de vibrations collectives - 19h30

Les samedis:
- Activités pour les enfants (9 à 11 ans) - 15h45
- Activités pour les jeunes (12 à 15 ans) - le premier samedi du mois à 14h15
- Assistance Spirituelle ( Bibliothèque/libraire, entretien d'aide, soins Spirituelles, causeries en français et portugais - à partir de 17h30)

 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/7ae85f13-5810-407c-a02a-e7b754719590.jpg

 

Copyright © 2017 Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL, All rights reserved.
 



(Informação recebida em email de CESAK [[email protected]]; em nome de; CESAK [[email protected]])

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Luxemburgo

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse:

http://us8.campaign-archive1.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=793cd3812c&e=bce6fbd28f

 

 

 

 

 

Agenda de palestras com Rosangela Pires

São Paulo, capital e interior

 

 

(Informações recebidas em email de Centro cultural espírita Reflorescer [[email protected]])

 

 

Programação de palestra na Cooperativa Casa do Caminho

Barreiro, Portugal

 

Olá a todos,

 

A Cooperativa Casa do Caminho convida-vos a todos para a nossa palestra mensal, desta vez o tema será "Alimentação - Um Caminho Espiritual?", apresentada pela Marta Rosa, dia 22 de Abril, pelas 21h.

Em anexo remetemos o cartaz da mesma.

Esperamos por todos vós, serão todos bem vindos.

 

--

https://docs.google.com/uc?export=download&id=0B3Gwj0nAYDZfa2Z6eU5JWXJ1eTA&revid=0B3Gwj0nAYDZfNzlRUlpmc1BwVUdvRTZQL3lldVcxT0l0czB3PQCooperativa Casa do Caminho

Bairro de Santa Bárbara, Rua Liebig nº23 - 2830-141, Barreiro 

Tel. 969159438 . 965582690

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Nota do SEI- Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Amigo leitor, por mais de cinco décadas o Serviço Espírita de Informações levou o Espiritismo a milhares de pessoas, em centenas de países, com suas edições em português, espanhol, inglês e esperanto. Hoje, no entanto, por circunstâncias diversas, necessitamos interromper nossas atividades.

Esperamos que a leitura de nosso modesto boletim possa tê-lo ajudado no aprendizado e na reflexão dos temas ligados ao Espírito imortal.

Felizmente, a divulgação do Espiritismo está hoje mais ao alcance de todos, seja por meio de livros, do crescente número de Casas Espíritas, no cinema, na TV, no teatro, na internet, nas redes sociais...

Nossa equipe agradece a você, leitor, que nos prestigiou com sua atenção e carinho. Que a paz de Jesus permaneça em seu coração e que a mensagem do Cristo seja um norte constante para a sua vida.

Os amigos do SEI.

(Informações recebidas em email do SEI)

 

Oposição dos Espíritas á legalização da eutanásia

União Espírita da Região do Porto, Portugal

 

Manifesto e Petição pública:

Acesse aqui: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT84869

 

 

 

(Com informações de Nuno Emanuel e do site)

 

I Encontro Fraternidade Sem Fronteiras

Campinas, SP

Fraternidade refletida
a partir dos encontros

 

Com a presença de Divaldo Franco e Jorge Godinho, entre outros oradores espíritas, evento da ONG Fraternidade sem Fronteiras será realizado em Campinas, nos dias 25 e 26/3. As vagas são limitadas.

 

Não se trata de mais um provérbio africano. Pelo contrário, quem se envolve com as ações desenvolvidas pela ONG Fraternidade sem Fronteiras (FSF), tanto em Moçambique quanto em Madagascar, percebe que o coração não bate mais no compasso do tum-tum-tum. O ritmo toma outra sonoridade: ka-ni-mam-bo. Na linguagem changana, dialeto moçambicano, a palavra significa “obrigado”. Aliás, é justamente a partir dessa partilha de agradecimento e de solidariedade que se fundamenta o I Encontro da Fraternidade sem Fronteiras, que acontecerá no Espaço Guanabara, em Campinas, entre 25 e 26 de março. As inscrições são feitas pelo site: www.fraternidadesemfronteiras.org.br

 

Tal como a essência da FSF, que preza pela diversidade nas ações e nas atividades, o evento, aberto a todos os interessados, será recheado de palestras com oradores de reconhecimento nacional e internacional; apresentações artísticas; exibição de vídeos de caravanas organizadas pela ONG para a África, bate-papo com caravaneiros, padrinhos e monitores da organização; debates sobre temas da fraternidade; além de bazar beneficente com produtos relacionados à FSF (camiseta, boneca, adesivo, entre outros), lançamento de livro e estande das editoras AME e Leal.

 

“O objetivo do encontro é congregar pessoas interessadas em discutir os valores vividos e defendidos por nossa ONG, que são a solidariedade, a caridade e fraternidade universal. Buscamos uma linguagem que chegue aos corações e crie pontos de afeto entre os povos e as culturas. Aliás, é justamente esse o trabalho da Fraternidade sem Fronteiras: acolher crianças órfãs e vulneráveis, bem como idosos, pertencentes às aldeias no interior de Moçambique ou na aridez do sul de Madagascar, distribuindo alimentos e água, descobrindo talentos e promovendo o despertar do potencial humano por meio das oportunidades”, destaca Andrei Moreira, médico homeopata e um dos diretores da FSF.

 

Os oradores

O Encontro contará com três conferências, três painéis temáticos e seis palestras. O aclamado médium espírita Divaldo Franco, que abordará as temáticas “A verdadeira caridade” e “O papel da fraternidade na transição planetária”, destaca-se entre os oradores convidados. A lista segue com Andrei Moreira (médico e escritor): “O amor que cura” e “Resgate da dignidade humana”, Jorge Godinho (Presidente da Federação Espírita Brasileira): “Compromisso com o bem – tempo de definição”, Wagner Moura (Presidente da FSF): “Fraternidade sem Fronteiras: um chamado do coração”, Irmã Aíla Pinheiro (filósofa e doutora em Teologia): “A caridade segundo São Paulo” e “O bom samaritano”, Wellerson Santos (escritor e conferencista): “Um só coração” e “Ubuntu”, Pastor Milton (Clínica da Alma): “O papel do cristão no mundo”, e Rossandro Klinjey (psicólogo e escritor): “Um só povo” e “Fraternidade universal”.

 

As vivências

Por meio de bate-papo ao longo dos dois dias de evento, a vivência humana nas ações da ONG em Moçambique seguirá por duas vias. Na de ida, caravaneiros brasileiros falarão sobre a oportunidade de visitar os centros de acolhimentos da Fraternidade sem Fronteiras na África, bem como conhecer as atividades desenvolvidas e receber o afago das crianças apadrinhadas. Na de volta, quatro coordenadores moçambicanos, vindos de Moçambique especialmente para o encontro, compartilharão a experiência de transformação proporcionada pela ONG a crianças, jovens, adultos e idosos moradores das aldeias contempladas pelo programa da FSF.

 

Os artistas

Os dias de encontro também serão brindados com a presença marcante da pluralidade das artes. Da música, o público conferirá as apresentações de Elizabete Lacerda, Aristeu e Juliana, e Plinio Oliveira. Nos passos da dança, o coletivo Bigfield Crew trará ao Espaço Guanabara os embalos da dança de rua. Em compensação, no campo da palhaçada, caberá à espevitada Dra. ChurasKinho recepcionar os participantes do encontro com bastante graça,  irreverência e bom humor. Na mesma sintonia, o premiado grafiteiro Gustavo Nénão construirá uma obra artística aos olhos do público durante o primeiro dia de evento. No segundo, a preciosidade artística será rifada entre os participantes. 

 

A ONG

Fundada por Wagner Moura, a partir de uma viagem a Moçambique, em 2009, a Fraternidade sem Fronteiras segue pela trilha da solidariedade, da caridade e, como bem prega o nome, da fraternidade universal. Com os olhos voltados às regiões mais pobres do mundo, a ONG atua na implantação de centros de acolhimento em lugares do planeta onde a fome, a miséria e o desamparo fazem todos os dias novas vítimas inocentes, entre as quais Moçambique e, desde o início do ano, Madagascar. Por conta desse trabalho significativo, a FSF recebeu o Prêmio Você e a Paz, em 2016, na categoria “Instituição que Realiza”.

 

No solo moçambicano, a FSF conta com 21 centros de acolhimento espalhados pelas aldeias da região de Gaza, que acolhe aproximadamente 8 mil crianças órfãs. O amparo desses garotos e garotas se dá por meio do apadrinhamento feito por voluntários no Brasil e em várias do mundo. Quando entra para o programa, o órfão passa a receber alimentação diária, reforço e material escolar, orientação de higiene e atividades culturais. Além disso, conta com a visita de quatro caravanas anuais compostas por padrinhos voluntários de diferentes áreas do conhecimento, entre os quais médicos, dentistas e enfermeiros. 

 

SAIBA MAIS
O quê:
I Encontro da Fraternidade sem Fronteiras
Quando:
25/3 (sábado), das 8h às 19h, e 26/3 (domingo), das 8h às 14h
Onde: Espaço Guanabara (Rua Dr. Osvaldo Cruz, 300, Guanabara)
Inscrições:
www.fraternidadesemfronteiras.org.br

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Imprensa fsf [[email protected]])

 

 

11º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Orlando, FL, EUA

 

 

http://files.constantcontact.com/a96917cb001/5efb3708-e4d5-41a1-970b-0db49c43f9de.png

 

REGISTRATION FOR THE

11th U.S. SPIRITIST SYMPOSIUM ARE NOW OPEN!

 REGISTER NOW! 

 

Please visit our site www.spiritistsymposium.org

 for more information!

http://files.constantcontact.com/a96917cb001/44c09d99-115e-426b-80db-98cb59e10f7e.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

United States Spiritist Federation, 9613 Tavares Cove, Austin, TX 78733

 

 

 

(Repassado em email por Nazareno Feitosa)

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

 

Conferência programada com Divaldo Pereira Franco

Lima, Perú

 

La Unión Espírita del Perú, UEP, tiene el agrado de anunciar la conferencia  “Constelación Familiar” que ofrecerá el médium y conferencista brasileño Divaldo Pereira Franco, el jueves 20 de abril a las 7pm., en las instalaciones del Club Social Miraflores, sito en Malecón de la Reserva 535, Miraflores, Lima.

 

Las entradas ya están disponibles en los locales de los centros espíritas Joanna de Angelis (Manuel Fuentes 903 San Isidro) y Padre Germán (Diagonal 380. Of 607, Miraflores).  En esta ocasión, la donación por entrada será de S/. 30.00

 

Estaremos felices de recibirlos en esta significativa cita con la Espiritualidad, seguros de alcanzar nuevas metas fortaleciendo la divulgación del Espiritismo en el Perú.

 

Con votos de paz,

Unión Espírita del Perú

 

(Informação recebida em email de Union Espirita del Peru [[email protected]])

 

Palestra programada para o C.E. Allan Kardec

Lucélia, SP

 



--

"A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros." (Allan Kardec)

edson-luis Silva [[email protected]]

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

Avisos

·       Reforma do novo espaço do CE Zilda Gama - Estamos em processo de reformo do imóvel ao lado, quem tiver interesse e puder auxiliar de alguma forma na reforma da casa pode pegar um flyer na recepção, ou conversar com um dos nossos trabalhadores e se informar;

·       Realizaremos um Bazar dia 25 e 26 de março na casa – Peças novas e semi-novas de primeiríssima qualidade! Compareça e traga os amigos.

·       Reunião de Pais da Educação Infantil Espírita – As educadoras da área de educação infantil da casa estão convidando os pais, que têm seus filhos participando do trabalho a participarem de uma reunião no dia 01/04, as 14:30. A presença dos pais é muito importante para o aprimoramento e alinhamento do trabalho.

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

21/03/2017 – Hoje - Terça-feira                     20h – Reunião Pública

Orador: Adilson Ferreira                                        Radio Boa Nova         

Tema: Desencarnes Coletivos

 

22/03/2017 – Próxima Quarta-feira               20h – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci Vieira                                    CE Maria de Nazaré

Tema: Dependência química e autoengano

 

25/03/2017 – Próximo Sábado                        15h Reunião Pública

Orador: Maria Nanci Vieira                                    CE Maria de Nazaré

Tema: A Profilaxia do Evangelho no Ciclo da Neurose: Culpa, Ansiedade, Medo e Controle

 

28/03/2017 – Próxima Terça-feira                 9h – Reunião Pública

Orador: Ester Escanavvacca                          CE Zilda Gama            

Tema: A cura da Mulher com Hemorragia

 

28/03/2017 – Próxima Terça-feira                 20h – Reunião Pública

Orador: Léia                                                        CE Seara de Jesus       

Tema: Arrependimento, resgate e expiação

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Programação do C.E. Fé e Amor

Fazenda Santa Maria (Sacramento, MG)

 

 

Maravilhosa palestra com Cezar Carneiro de Souza no C.E. Fé E Amor. Fazenda Santa Maria em Sacramento MG. Uma verdadeira homenagem a Chico Xavier. Teremos a felicidade de ouvir as mais belas histórias que alimentam nossas almas.

-- 

 

https://scontent-gru2-2.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/17361721_1179566728808130_6128422891429142486_n.jpg?oh=7c2ecb3fd9a8ad26baadd86bf2ad72ab&oe=59672250
https://scontent-gru2-2.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/17309148_1179566805474789_713238196767761732_n.jpg?oh=0c07dcd9da3c73bd96b2ee168b937e26&oe=596F1DC0

http://www.cadernodemensagens.net

 

Ensinar uma criança a resistir a frustrações pode fazer toda diferença em seu futuro como adulta...

José Otávio Aguiar

 

(Informações recebidas em email de Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

Quem serve, prossegue

 

 

Do livro Fonte Viva- FEB

Ditado pelo espírito Emmanuel

Médium Francisco Cândido Xavier

 

 “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para  servir.”  Jesus (Marcos, 10:45) 

 

A Natureza, em toda parte, é um laboratório divino que elege o espírito de serviço por processo normal de evolução.

Os olhos atilados observam a cooperação e o auxílio nas mais comezinhas manifestações dos reinos Inferiores.

A cova serve à semente. A semente enriquecerá o homem.

O vento ajuda as flores, permutando-­lhes os princípios de vida. As flores produzirão frutos abençoados.

Os rios confiam­-se ao mar. O mar faz a nuvem fecundante.

Por manter a vida humana, no estágio em que se encontra, milhares de animais morrem na Terra, de hora a hora, dando carne e sangue a benefício dos homens.

Infere-­se de semelhante luta que o  serviço é o  preço  da caminhada libertadora ou santificante.

A pessoa que se habitua a ser invariavelmente servida em todas as situações, não sabe agir sozinha em situação alguma.

A criatura que serve pelo prazer de ser útil progride sempre e encontra mil recursos dentro de si mesma, na solução de todos os problemas.

A primeira cristaliza-­se.

A segunda desenvolve-­se.

Quem reclama excessivamente dos outros, por não estimar a movimentação  própria na satisfação de necessidades comuns, acaba por escravizar­-se aos servidores, estragando o dia quando não  encontra alguém que lhe ponha a mesa. Quem aprende a servir, contudo, sabe reduzir todos os embaraços da senda, descobrindo trilhos novos.

Aprendiz do Evangelho que não improvisa a alegria de auxiliar os semelhantes permanece muito longe do verdadeiro discipulado, porquanto  companheiro fiei da Boa Nova está informado de que Jesus veio para servir, e desvela­-se, a benefício de todos, até ao fim da luta. Se há mais alegria em dar que em receber, há mais felicidade em servir que em ser servido. Quem serve, prossegue...

 

 

(Texto copiado de http://bvespirita.com/Fonte%20Viva%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20espirito%20Emmanuel).pdf)

 

 Pietá em pintura de Luis de Morales. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Dias vividos

 

 

De forma convencional, o calendário nos mostra a possibilidade de trezentos e sessenta e cinco dias anuais.

Antes mesmo que o ano inicie, assinalamos, costumeiramente, os feriados, elegemos o período das nossas férias profissionais, as viagens que desejamos realizar, os cursos que pretendemos fazer.

Enfim, idealizamos o que queremos alcançar nesse período.

Transcorrido o lapso temporal, de um modo geral, realizamos uma avaliação, constatando o que conseguimos ou não realizar.

Às vezes, lamentamos por não termos tido êxito em tudo que queríamos, ou por finalizar o ano sem emprego, ou por termos perdido fisicamente alguém a quem muito amávamos.

Ou talvez pela enfermidade que nos chegou, maltratando-nos o corpo ou a alma ou ambos.

Não é raro lamentarmos algo que fizemos mas, especialmente, algo que deixamos de fazer.

Se quem estava ao nosso lado partiu para o Além, habitualmente nos surpreendemos lamentando não ter conversado mais, não termos dedicado mais horas ao seu lado, passeado mais, saído juntos mais vezes, simplesmente para andar, para olhar o poente, colher flores.

Mentalmente, é comum ficarmos enviando mensagens a esses amores que se encontram do outro lado da vida.

E, não é raro nos descobrirmos a considerar que deveríamos ter dito muito mais vezes: Amo você! Você é importante para mim!

Nesse balanço, também podemos nos dar conta de que os dias voaram, simplesmente se foram, como folhas levadas pelo vento, sem que os tenhamos verdadeiramente vivido.

Afinal, trabalhamos tanto, corremos tanto, fizemos tantas coisas. O que, realmente, valeu a pena?

O que valeu como crescimento pessoal? Quantos livros lemos, nesses doze meses? Quantas vezes nos detivemos a olhar para o céu, descobrindo a cara redonda da lua a brilhar, entre as estrelas?

Quantas vezes andamos pelas praças e nos interessamos por parar um pouco e observar o vento desarrumando a cabeleira das árvores?

Quantas vezes, ante um delicado aroma que nos chegou, nos permitimos descobrir de onde vinha e fechamos os olhos para guardar na memória aquele momento que jamais se repetiria, com a mesma intensidade?

Quantas vezes, ante a refeição, admiramos as cores espalhadas no prato e decidimos por comer, bem devagar, verdadeiramente saboreando cada porção?

Quantas vezes sentamos ao lado do filho pequeno e o ficamos observando brincar, no seu faz de conta? Ou vimos com ele pela segunda, terceira, décima vez o mesmo desenho, sentindo verdadeiro prazer em ouvir as risadas dele, seu encantamento com os personagens animados?

E então, se somarmos todas as horas em que realizamos algo que nos fez crescer, que nos alegrou, que nos constituiu uma verdadeira experiência para ser guardada na mente e no coração, quantos dias, de verdade, teremos vivido?

O total dessa somatória nos dirá se nosso ano foi regular, bom, ótimo, excelente. Se realmente o vivemos ou somente fomos passando pelas horas, multiplicando as semanas...

Se descobrirmos que foram muito poucos os dias vividos, comecemos, hoje, a mudar nossa forma de ser.

Comecemos a viver intensamente cada minuto, cada hora. Porque viver é uma experiência inigualável e nenhum minuto volta, nenhuma cena se repete de igual maneira.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 22.3.2017.

 

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 

 Big Ben. Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]