Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 09 de novembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/09-11-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

08-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/08-11-2017.htm

07-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/07-11-2017.htm

06-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/06-11-2017.htm

04-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/04-11-2017.htm

03-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/03-11-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

A bola de fogo entrando na sala. Gravura do século XIX

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Ghost#/media/File:Ball_lightning.png

O filósofo estóico Athenodorus e o fantasma.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/29/Athenodorus_-_The_Greek_Stoic_Philosopher_Athenodorus_Rents_a_Haunted_House.jpg

Brutus e o “fantasma” de César. Gravura após pintura de Richard Westall.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fd/Brutus_and_the_Ghost_of_Caesar_1802.jpg

A dúvida de Tomé. Óleo sobre tela de Guercino.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guercino_-_Doubting_Thomas_-_WGA10951.jpg

 

 FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse aqui:

http://www.febnet.org.br/

 

 

 

 

Downloads gratuitos das obras de Allan Kardec acesse:

 

http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/downloads-divulgacao/obras-basicas/

 

                                                                   

Acesse o site da Federação Espírita Amazonense

Manaus

 

 Acesse aqui:

http://site.feamazonas.org.br/

 

 

Sobre a saúde e recuperação do

nosso irmão e amigo Manolo Quesada

 

oi Ismael.

Muito obrigado pelo carinho.

Tive um problema sim, mas não foi AVC.

Tive um lapso de memoria, fiz os exames, como Tomografia, Ressonância Magnética, Liquor e não deu nenhuma complicação.

Estou descansando esta semana e, provavelmente, retomo as atividades, com mais moderação, na próxima quinta-feira (09/11).

Abraço fraterno.

 

 

 

 Registro. Divaldo Franco na Argentina

Buenos Aires

 

07 de novembro de 2017

Retornando à sede da Confederación Espiritista Argentina - CEA -  na noite de terça-feira, 07 de novembro de 2017, Divaldo Franco, dando prosseguimento ao roteiro doutrinário pela Argentina, discorreu sobre a temática dos conflitos existenciais para o atento público que lotou as dependências da CEA.

Inicialmente apresentou o querido amigo Dr. Juan Danilo Rodríguez, espírita, médico de família e psicólogo, residente em Quito, no Equador, autor do livro Alliyana, voltado ao auxílio aos portadores da síndrome autista. Dr. Juan Danilo é exemplo da grandiosidade da Doutrina Espírita. Seu trabalho diante dos autistas é comovedor, despertando o interesse de Divaldo que foi pessoalmente à Quito conhecer este trabalho extraordinário.

Adentrando-se na temática dos conflitos, o ínclito orador afirmou que o mais notável desafio da criatura humana, é a própria criatura humana.  Citando Emilio Mira y Lopez, (1896-1964), sociólogo, médico psiquiatra, psicólogo e professor, referiu-se aos níveis de consciência: a Personalidade, a Identidade, o Conhecimento, a Consciência, e a Individualidade. Todos os indivíduos possuem conflitos em suas existências, eles fazem parte da estrutura intelecto-moral.

Narrando as próprias experiências relativas aos conflitos vivenciados ao longo de sua vida, apresentando sempre as bases da Doutrina Espírita, adentrou-se na reencarnação, que explica todas as aparentes "anomalias" que surpreendem a vida. Enriquecendo sua lúcida abordagem, discorreu sobre as experiências de sofrimentos e dores atrozes vividas pelos irmãos do caminho que o buscam como trabalhador de Jesus. Socorreram-se em Divaldo para obterem um conselho e o acolhimento de irmão verdadeiro, aquele que vive o Evangelho e pratica a caridade como ensinou Jesus.

Naturalmente suas narrativas são, de certa forma, um quadro vivo, levando a atenta plateia à emoção, tocando-os nas fibras íntimas da alma, trazendo exemplos de vivências de muito sofrimento, loucura e dor. Quando Divaldo, este homem extraordinário, este amigo, irmão, entra em nossas vidas, como portador do mais importante de todos os títulos, o de trabalhador fiel a Jesus, e trilhando os caminhos da Doutrina Espírita, libertadora e consoladora, ajuda-nos a despertar para a realidade mais profunda do ser, a de Espíritos imortais.

A plateia parecia não respirar, completamente absorvida pela emoção das narrativas, onde cada pensamento era perfeitamente trabalhado à luz dos conceitos da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus. A reencarnação é o amor do Pai promovendo a evolução dos filhos amados.

A ciência espírita é isso, todos possuem conflitos, e como viajantes do caminho aperfeiçoam-se pelo trabalho incessante. A vida, afirmou Divaldo, está dividida entre Narciso e Buda, ou seja, entre o Ego e o Self. Todos somos irmãos pela fraternidade universal, é necessário realizar a mudança interior para melhor, aprender a repartir, compartilhar com os irmãos do caminho. Jesus necessita e espera por nós, como nós necessitamos do seu infinito amor.

Com frases-conceito, Divaldo foi elucidando. Todos temos sede de amor, o amor se basta. Cada alma é uma individualidade que pensa e não deve julgar ninguém, afinal, não conhecemos nem a nós mesmos. Citando o ínclito codificador do Espiritismo, Allan Kardec, fez referência a pergunta 919 de O Livro dos Espíritos, chamando a atenção para a urgente necessidade do autoconhecimento ensinado por Santo Agostinho. O amor liberta os indivíduos do seu próprio ego, promovendo a felicidade, porque Deus é amor. Nos momentos difíceis, recordar-se de Deus. Vale a pena viver, e para viver é necessário amar.

Ao encerrar, o incansável seareiro do Cristo conduziu a atenta plateia a um clima de sensibilidade e emoção, embargando a todos. Seus exemplos, suas vivências, trouxeram ânimo novo para que também busquemos estes caminhos assinalados por Divaldo com base em sua própria experiência.

Este é Divaldo Franco, o Semeador de Estrelas.

                                        Texto: Ênio Medeiros

                                        Fotos: Mayra Cortés

 (Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Conesc 2017. Confraternização Espírita de

São Carlos, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 Registro. Apoio a Centros Espíritas de bairros

Cuiabá, MT

 

O roteiro de oito eventos por centros da capital de Mato Grosso, incluindo o tradicional Centro Espírita de Cuiabá e a antiga União Espírita de Maria Eulália, foi cumprido por Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da FEB e da USE-SP), concluindo com palestras em centros mais simples de bairros da capital: a Sociedade Espírita Recanto Fraterno, no dia 5; o Centro Espírita Aprendizes do Evangelho, no dia 6, que completava 28 anos de fundação; e na Sociedade Espírita Allan Kardec, na noite do dia 7, em comemoração de seus 43 anos. O expositor convidado abordou temas relacionando cristianismo e a codificação kardequiana. Os eventos foram organizados por Pedro Piloni, coordenador de Regional da Capital da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.

Em todas as atividades, Cesar Perri autografou seus livros recentes:

"Centro Espírita. Prática espírita e cristã"; "Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo"; "Benedita Fernandes. A dama da caridade"; "Em ações espíritas".

 

(Cuiabá, MT: Recanto Fraterno, César Perri com dirigentes e colaboradores; Mesa no Aprendizes do Evangelho, Dirigente, Cesar Perri e Piloni; Cesar Perri com Omar Zina e a filha; palestra com Cesar Perri no CEAK)

 

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Seminário na Associação Espírita “Espírito Consolador”

São José do Rio Preto, SP  

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Palestra com Dra. Irvênia Prada

Leiria, Portugal

Foto de Associação Espírita de Leiria.

 

Associação Espírita de Leiria‎ para Palestra

 

O Cérebro Triuno
O livro aborda a concepção pioneira de um cérebro triuno que interage com os três andares de nossa casa mental – segundo a visão do mentor Calderaro (No Mundo Maior, de André Luiz, pela psicografia de Chico Xavier de 1947).
Está dividido em três partes, sendo que a Parte I (escrita por Irvênia Prada) traz o estudo e a análise dos textos originais de André Luiz sobre o tema, com enfoque da Neuroanatomia Funcional, acrescidos de elementos relativos à filogenia e à ontogenia do cérebro, entre outros.
Na Parte II (escrita por 
Décio Iandoli Júnior), com base em princípios da Neurofisiologia Transdimensional, foram abordadas: hipóteses sobre as relações funcionais entre o cérebro e a mente; discussão sobre conceituação de mente e de consciência; prováveis hipóteses explicativas da relação mente-corpo, entre outras.
A Parte III (escrita por Sérgio Lopes) contém reflexões sobre o evidente nexo entre as Leis Morais, estudadas por Kardec na terceira parte de O Livro dos Espíritos, os três andares de nossa casa mental e o cérebro triuno, conforme os estudos de Calderaro e André Luiz.

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

Programação de palestras com Nahon Castro

São Paulo, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

 

Todas as quintas

19h30 – 21h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

03/12

Domingo

12 -15h30

Almoço de Domingo – Nesta data realizaremos mais um delicioso almoço no Restaurante Terraço Paulistano, na Chácara Sto. Antônio, com objetivo de captar recursos para manutenção e reformas da nossa casa. Participe, convide seus amigos e familiares para estarem juntos conosco nesta data. Maiores informações na recepção

 

PROXIMAS PALESTRAS

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

07/nov.

Terça

20h

Ricardo e Eduardo

 

Palestra cantada

08/nov.

Quarta

20h

Carlos Silva

CE Zilda Gama

A importância do ensino no Centro Espírita

11/nov.

Sábado

15h

Neide Guerra

Ed. Simão Pedro

A Fé que Transporta Montanhas

14/nov.

Terça

9h

Luciana Rocha

CE Zilda Gama

Prece para Ti Mesmo

20h

Andrea Murad Basile

C Renovação Espiritual

Tema Evangélico

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Mario F. Barreira

Cândido Mota, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Palestra no C.E. Joana D’Arc

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

PALESTRA: "OS FILHOS NA ÓPTICA ESPÍRITA"

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Os filhos, na óptica espírita", com a convidada Helena Correia.
Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 10 de Novembro de 2017, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - 
www.cceespirita.wordpress.com).
As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

 Palestra no Núcleo Espírita Amor e Paz

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]]-Donizete Pinheiro)

 

 Pintura Mediúnica com Valdelice Salum

Lins, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sidney Fernandes)

 

Feira do Livro Espírita

Itapeva, SP  

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Programação  do Centro Espírita Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Bom dia, Amigos do C. C. Seara do Mestre.

Nós temos algumas divulgações:

 

·        SARAU CULTURAL

Data: 12/11/2017

Das 15h às 18h

Todos podem participar (Assistindo ou se apresentando)

Entrada 1kg de alimento não perecível

 

·        PINTURA MEDIÚNICA

Data: 26/11/2017

HORÁRIO: 16H.

 

·        CAMPANHA DE FRATERNIDADE AUTA DE SOUZA

1ª fase: 04/11/2017 – sábado às 12h30

2ª fase: 11/11/2017 – sábado às 12h30

 

PALESTRAS DA SEMANA

 Imagem inline 1

 

 

Tenham uma ótima semana!!!

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 Encontro com as Abelhinhas- SEJA

Campinas, SP

 

 

Encontro com as Abelhinhas

 

 

--

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.

 


 
Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:

www.searajoannadeangelis.org.br

 

 

 

 

Teatro: A vida de Maria de Nazaré

São Paulo, SP  

 

                 Últimas Apresentações!



Paz e Luz!

 

Lurimar Vianna

 

11 3399 4492 / 99173 7955

 

 

(Informação recebida em email de Lurimar Vianna [[email protected]])

 

 Jornal “O Farol”. Acesse nos links

Getulina, SP

 

Bom dia!

 

Enviando o nosso "O Farol" de novembro.

Repassem!

Divulguem!

Leiam!

 

Não percam!!!

 

Endereços 

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

Novembro: https://dabunjr.files.wordpress.com/2011/03/jornal-espc3adrita113.pdf

Vai anexo também.

 

Lembre-se: A maior caridade que fazemos pela doutrina é sua divulgação!

 

Beijos no coração!

 

 

 Lançamento de livro. Editora Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

(Recebido em email de Geraldo Lemos Neto)

 

Experimente hoje

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Busca e Acharás. Lição nº 16. Página 64.

 

Agradecer a Deus os benefícios da vida e valorizar os recursos do próprio corpo.

Trabalhar e servir além do próprio dever, quanto lhe seja possível.

Observar, ainda mesmo por instantes, a beleza da paisagem que lhe emoldura a presença.

Nada reclamar.

Comentar unicamente os assuntos edificantes.

Refletir nas qualidades nobres de alguma pessoa com a qual os seus sentimentos ainda não se afinem.

Falar sem azedume e sem agressividade na voz.

Ler algum trecho construtivo.

Praticar, pelo menos, uma boa ação, sem contar isso à pessoa alguma.

Cultivar tolerância para com a liberdade dos outros sem atrapalhar a ninguém.

Atendamos diariamente a semelhante receita de atitude e, em breve tempo, realizaremos a conquista da paz.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 “Figuras e animais”. Óleo sobre tela por Emiliano Di Cavalcanti. Exposto no hall de entrada da

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

Ergamo-nos

 

Uma imagem impressionante comoveu o mundo esportivo e as redes sociais.

Tudo aconteceu numa corrida de dez quilômetros, nos Estados Unidos.

Rob Gomez teve a chance de ganhar a competição e um prêmio significativo em dinheiro, mas tomou uma atitude surpreendente.

Ao perceber que o primeiro colocado estava passando mal, e caíra pela segunda vez a poucos metros da chegada, ele, que estava em segundo, carregou o adversário para a vitória.

Ao invés de correr para vencer, Gomez parou, levantou o adversário e o segurou nos últimos cinquenta metros, antes de lhe dar um último empurrão para se certificar de que ele cruzaria a linha de chegada na primeira posição.

As imagens de solidariedade circularam o mundo enquanto Gomez permaneceu humilde em suas entrevistas.

Eles me colocaram em um pedestal que eu realmente não mereço. - Disse o corredor a um dos órgãos de imprensa.

O que as pessoas viram foi apenas um exemplo de comunidade em execução. Não é realmente especial. É exatamente o que fazemos.

Obviamente que as perguntas mencionaram o prêmio em dinheiro que ele deixou de ganhar, ao que simplesmente respondeu:

Não foi uma decisão calculada. Não foi porque sou um tipo de herói, ou uma espécie de pessoa especial, porque eu não sou. Como corredores, entendemos, nos erguemos uns aos outros e nos ajudamos.

*   *   *

As verdadeiras vitórias não estão nas convenções do mundo: quem chega primeiro, quem é mais rápido, quem supera os outros.

Aos poucos, vamos compreendendo que existem outras vitórias muito maiores e que nos trazem mais alegria do que essas comuns, que passam e todos logo esquecem.

Reconhecer que o outro é também merecedor de algo e, muitas vezes, mais merecedor do que nós, é vencer os grandes males que carregamos dentro d’alma: o egoísmo e o orgulho.

Por isso, contribuir com a vitória do outro faz-nos grandes.

Correr cuidando da sua própria marcha, também atento aos outros corredores e suas necessidades, é vencer o individualismo que ainda nos enclausura em tanta dor.

Um dia entenderemos que, para que sejamos considerados reais vencedores, precisamos trazer outros conosco.

A existência do Espírito no Universo não é uma competição desenfreada e individual, mas uma marcha comunitária e solidária.

Estamos juntos. Hoje você precisa de mim, amanhã precisarei de você, depois de amanhã não será mais a necessidade que nos unirá, e sim o laço construído, e juntos ergueremos quem necessite. E assim seguiremos...

A solidariedade faz com que nos levantemos uns aos outros, sempre que necessário, mesmo que isso custe uma desaceleração de nossa marcha diária, dos afazeres, dos muitos compromissos.

Por vezes, percebemos que não estamos dispostos a diminuir nossa velocidade para estender a mão a alguém, nem sequer para olhar para os lados.

Lembremos que, mais à frente, quando eventualmente cairmos, suplicaremos por braços a nos ampararem na queda, por recolherem nossos cacos, pois todos, sem exceção, estamos sujeitos ao cansaço e aos desequilíbrios dessa imensa maratona terrestre.

Redação do Momento Espírita, com base em matéria
publicada no jornal 
Portland Press Herald de 6.8.2017,
no site www.pressherald.com
Em 8.11.2017.

 

 

VEJA AS FOTOS AQUI:

http://www.pressherald.com/2017/08/06/beach-to-beacon-hero-says-helping-others-is-just-what-runners-do/

 

“Homem andando”. Bronze de Ernesto de Fiori

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]