Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 09 de outubro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/09-10-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

07-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/07-10-2017.htm

06-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/06-10-2017.htm

05-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/05-10-2017.htm

04-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/04-10-2017.htm

03-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/03-10-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

A Rainha de Ode, espírito ainda endurecido e orgulhoso,  desencarnada em 1858, na França, falou a Kardec sobre seu estado na erraticidade. Vide no livro “O Céu e o Inferno”, pág. 331/334

Acesse: http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2014/05/ceu-e-inferno-Manuel-Quintao.pdf 

 

Oude0003-2 (3)

712_001

Os funerais de Malka Kachwar, rainha de Oude em gravura de 1858

http://www.delcampe.net/page/item/id,51876712,var,Funerailles-de-SM-Malka-Kachwar-reine-dOude-----gravure---1858,language,E.html

800px-Père-Lachaise_-_Division_85_-_La_mosquée_et_la_sépulture_de_la_reine_d'Oude_01

A Mesquita à direita e a sepultura à esquerda da Rainha de Oude. Cemitério Père Lachaise. Paris, França. 1896.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:P%C3%A8re-Lachaise_-_Division_85_-_La_mosqu%C3%A9e_et_la_s%C3%A9pulture_de_la_reine_d%27Oude_01.jpg

Túmulo de Malka Kachwar, raínha de Oude, no Cemitério Père Lachaise, Paris, França.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:P%C3%A8re-Lachaise_-_Malka_Kachwar_01.jpg

Courvoisier_-_View_of_Pere_Lachaise_Cemetery_from_the_Entrance

Cemitério Père Lachaise em 1815. No canto superior direito o túmulo de Heloise e Abelard.

Imagem/fonte:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Cimeti%C3%A8re_du_P%C3%A8re-Lachaise#/media/File:Courvoisier_-_View_of_Pere_Lachaise_Cemetery_from_the_Entrance.jpg

 

 

Medicina, Espiritualidade e Espiritismo

 

Ismael Gobbo

 

                                               Na última sexta-feira (06/10/17), o Globo Repórter da Rede Globo apresentou matéria extensa com reportagens tratando do tema “Aparecida”, antecedendo a comemoração do dia da Padroeira do Brasil no próximo dia 12. Registra que as romarias a Aparecida se iniciaram a partir do  encontro e culto da estátua de  Maria recolhida do leito do  Rio Paraíba do Sul por três pescadores em duas lançadas de rede, aparecendo inicialmente o corpo e posteriormente a cabeça da imagem, no ano de 1717, portanto 300 anos atrás.

                                   Com a crescente procura, hoje cerca de 12 milhões de pessoas ao ano acorrem ao Santuário de  Aparecida,  o maior templo católico do Brasil e também o maior do mundo dedicado à mãe de Jesus. A busca  à Basílica motivada pela fé contempla pedidos ou agradecimentos dos romeiros centrados em “Nossa Senhora Aparecida”. 

                                   Nas matérias da Globo foram ouvidos fiéis que relataram curas recebidas e especialistas que enxergam na fé e nas práticas espiritualistas uma alternativa  complementar ao tratamento médico de pacientes.

                                   O médico psiquiatra Frederico Leão, da USP- Universidade de São Paulo, ouvido pela reportagem, coordenador  do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade- ProSER, hoje uma disciplina na  USP,  perguntado se acredita que a fé pode curar  respondeu: “Eu tenho visto muitas evidências a esse respeito. “Eu acho que é uma força realmente que tem poder de influenciar no equilíbrio, na existência de doença e saúde, porque o conceito de saúde não é mais aquele só de ausência de doença, você tem a questão do bem estar físico, psíquico, social e isso já  inclui a questão da espiritualidade”.

                                   A UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo, igualmente visitada pela reportagem, tem um núcleo que estuda os efeitos da fé no tratamento médico, inclusive utilizando plantas medicinais.O núcleo realiza pesquisa, atendimentos e treina estudantes de medicina. O entrevistado Dr. Acary Souza Bulle Oliveira,  coordenador do núcleo, fala com entusiasmo sobre a possibilidade dos futuros médicos muito aprenderem com a espiritualidade dos pacientes: “...muitos se resignificam e muitos continuam nos mostrando caminhos, alternativas, formas. Ai você vai ver o que faz essa pessoa diferente porque a parte física dela esta completamente comprometida. Ai vem a expansão do ser e essa expansão está ligada nas crenças, na religiosidade e na espiritualidade...”

                                    Emocionante foi a entrevista com a jovem Bianca que passou por dois tratamentos de câncer no hospital de Barretos. Seus depoimentos, o do pai, do diretor do hospital e da médica que a atendeu,  atestam que muito mais que um tratamento de excelência envolvendo medicamentos e instalações,   o amor e a fé são importantes no processo de recuperação.

                                    Assista acessando: http://g1.globo.com/globo-reporter/

 

*************************

 

                                     Dias atrás um companheiro que colabora com o boletim “Noticias do  Movimento Espírita” nos indagou se estávamos nos apercebendo da grande quantidade, e  cada vez mais crescente, de eventos que envolvem “Medicina e Espiritualidade” não só no âmbito do movimento espírita mas, também,  aqueles que são ministrados em universidades e ambientes não espíritas. As matérias do Globo Repórter acima referenciadas comprovam isso. Quem quiser acessar alguns dias das publicações no Blog do Noticias para aferir essa assertiva pode clicar em :

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4514598124051074817#allposts

                                    Temos de reconhecer, por dever de justiça, os méritos indiscutíveis da saudosa médica Marlene Nobre que, fundando as AME’s Associações Médico Espíritas por todo o Brasil e também no exterior, desencadeou de forma rápida e surpreendente encontros de Medicina, Espiritualidade e Espiritismo com participação de especialistas espíritas e não espíritas. Não por acaso se tornou presidente da Associação Médico Espírita do Brasil e também da Internacional. Essa aproximação do Espiritismo com o meio universitário, expandindo a doutrina para fora das quatro paredes do Centro Espírita, sempre foi uma expectativa que,  felizmente,  se concretiza de forma exponencial.  Nossos parabéns para Dra. Marlene e médicos que prosseguem no esplendido e reconhecido trabalho.

                                     Quem participou dos Mednesp’s da AME-Brasil sabe da grandiosidade desses eventos que discutem temas importantes da medicina à luz do Espiritismo com participação de público e especialistas espíritas e não espíritas que atestam a excelência da iniciativa. A partir desses eventos  ocorre a expansão para os meios universitários da visão espírita em relação às ciências que acabam por influenciar a sociedade, meios de comunicação, etc, numa verdadeira osmose a nivel internacional.

                                     É uma grande contribuição do Espiritismo codificado por Allan Kardec que,  inequivocamente,  vem comprovando a grandiosidade do seu tríplice aspecto: Cientifico, Filosófico e Religioso.

 

                                        (Abaixo colamos alguns cartazes de eventos).

 

Basílica de Aparecida é o maior templo católico do Brasil  e também o maior do mundo dedicado a Maria.

Sua arquitetura em forma de cruz permite abrigar 45.000 pessoas. Abriga muitas obras de arte. Foto Ismael Gobbo

Vista externa da Basílica de Aparecida, um templo religioso católico no estilo neorromânico.  Em tamanho só perde para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Arquiteto Benedito Calixto Neto. Foto Ismael Gobbo.

Dra. Marlene Nobre, médica espírita notavelmente respeitada no meio científico. (1937-2015)

 Foi presidente das Associações Médico Espíritas do Brasil e Internacional. Foto Ismael Gobbo

 

Leia sobre Dra. Marlene Nobre

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2010/04/focalizando-o-trabalhador-espirita_12.html

 

 

Visite o site da AME-Brasil

http://www.amebrasil.org.br/2017/

 

 

 

 

Tomar vergonha

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

1 –   A Doutrina Espírita nos ajuda a identificar nossas falhas. Mesmo assim, não mudamos nossa      forma de agir. Por que isso acontece?

Ocorre que essa postura é superficial, jogo de cena conosco mesmos. Falta aquele cair em si, de que trata Jesus, na Parábola do Filho Pródigo (Lucas, 15:11-24), em que o indivíduo reconhece a extensão de sua miséria moral, o quão distanciado está de Deus, e dispõe-se a caminhar ao Seu encontro. Minha avó traduzia isso dizendo que é preciso tomar vergonha.

 

2 –   Sabemos que a Vida vem sendo comprometida no planeta em face da poluição produzida pelo Homem, que não respeita a Natureza. Por que agimos assim?

Falta tomar vergonha em relação ao assunto, assumindo uma consciência ecológica que nos leve a vigiar nosso comportamento nos contatos com a Natureza, tanto quanto devemos vigiar nossas iniciativas no relacionamento com o próximo.

 

3 –   Considerando o clima de violência na atualidade, podemos dizer que muitos Espíritos estão fracassando em sua última oportunidade de renovação, despedindo-se da Terra, que já estaria deixando a condição de Mundo de Provas e Expiações e sendo promovida a Mundo de Regeneração?

Corremos sérios riscos se isso estiver acontecendo, porquanto, como ensinava Jesus no Sermão da Montanha (Mateus, 5:5), ficarão na Terra os que houverem conquistado a mansuetude. Para uma Humanidade sem vergonha, o vocábulo manso tem uma conotação pejorativa. Usá-lo ao nos dirigirmos a alguém soa ofensivo.

 

4 –   Como você definiria a expressão manso, sob o ponto de vista evangélico?

É alguém que venceu a agressividade, guardando as raízes de sua estabilidade emocional em si mesmo, não nos outros. Não reage aos estímulos externos. Age, conforme o ajuste interno efetuado à luz dos ensinamentos de Jesus, a partir do momento em que tomou vergonha.

 

5 –   A condição de Mundo de Regeneração, de que falam os Espíritos, estaria, então, distante?

Tão distante quanto nos encontramos da agressividade para a mansuetude. Creio que muita água vai rolar no rio do tempo até que tomemos vergonha, superando estágios primários de evolução que nos situam perto da taba.

 

6 –   Poderíamos dizer que a Misericórdia Divina exercita a paciência nesse sentido?

Deus não tem pressa.  Obviamente haverá o momento em que os recalcitrantes deixarão nosso planeta e serão confinados em mundos inferiores, onde a mestra Dor atuará com mais rigor. Chega o momento em que um pai, até por amor ao filho, será compelido a dar-lhe umas boas palmadas, a fim de que tome vergonha.

 

7  –  Qual a importância da religião em favor desse objetivo?

A religião é o estímulo para que cultivemos o aspecto sagrado da existência, buscando cumprir os compromissos que assumimos ao reencarnar. Ajuda-nos nessa empreitada, mas pouco valerá se não estivermos dispostos a tomar vergonha.

 

8 –   Considerando os esclarecimentos que nos oferece a respeito da vida espiritual, onde colheremos as consequências das ações humanas, podemos dizer que o Espiritismo nos ajuda a lidar melhor com os desafios da existência?

Sem dúvida! Quem sabe de onde veio, por que vive na Terra e para onde vai, certamente estará mais bem orientado nesse sentido. Não obstante, ainda aqui, a mudança de rumo, em favor do melhor, o tomar vergonha na cara é muito mais uma questão de acordar do que de aprender. Usando uma expressão popular, seria ligar o desconfiômetro, muito mais cumprir a sinalização da Vida, do que simplesmente conhecer seus regulamentos.

 

 

Jovem Cícero lendo. Afresco de 1464 por Vincenzo Foppa, atualmente na Wallace Collection, Londres.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%ADcero#/media/File:Vincenzo_foppa,_giovane_che_legge_cicerone,_dal_banco_mediceo_di_milano_03.JPG

Busto de Cícero. Século I, A.C. Museus Capitolinos, Roma, Itália.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cicero_-_Musei_Capitolini.JPG

 

“Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons.” Cícero.

 

 

Elaine Queiroz fala sobre Girofel Orestes de Sampaio Toledo

desencarnado em Campo Grande, MS, aos 06-10-2017.

 

Caríssimo S. Ismael, gostaria de compartilhar a vossa postagem. Sou 1a. Secretária do CE Caminheiros de Jesus, onde o mesmo era Conselheiro Fiscal, frequentador, Diretor do Depto da Livraria, trabalhador incansável, sendo a sua esposa, Dona Nivoni, a fundadora e atual Presidente de nossa referida Casa Espírita. Atualmente S. Girofel estava Presidente do ICEMS- Instituto de Cultura Espírita de Mato Grosso do Sul, cargo ocupado pelo mesmo em outras gestões, e onde também fazemos parte como Conselheira. Estivemos juntos de perto, acompanhando-o até a sua partida à Pátria Espiritual. Por isso em nome da Dona Nivoni, quero agradecer imensamente a lembrança, o carinho, e fraternal amizade. 
Toda nossa gratidão.

(Email recebido de Elaine Queiroz)

 

Cinco minutos com Allan Kardec

Suely Caldas Schubert

 

Acesse:

https://youtu.be/roGF5SuxV4Y

 

 

Programação do Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec

Bruxelas, Bélgica

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/9ec77aed-1ea8-48d5-b4ab-8f89c5f7c93a.jpg

     Centre d'études Spirites Allan Kardec, asbl         

     Rue Louis Hap, 134

     1040 Bruxelles
     0491/74 92 34
     
http://bruxelles.cesak.org/

 

7ème Rencontre Spirite pour les enfants
 

Dimanche 5 novembre 2017
de 14h00 à 17h00


Les centre spirites CESAK, NEECAFLA et FSPL  ont le plaisir de vous inviter,
vos enfants et vous
à 

La 7ème rencontre spirite pour les enfants

Depuis 7 ans, nous organisons des journées inoubliables pour tous les enfants. Des sujets moraux profonds y sont abordés avec joie, jeux et amusements.


Cette année, le thème abordé sera: 
DIEU

Entrée gratuite
réservation jusqu’au 31 octobre
Nombre de places limitées



Lieu de la Rencontre:  Fédération Spirite de la Province de Liège
Rue Maghin, 43 - 4000 Liège
Info et réservation : 
[email protected] ou 0491 / 749 234

Avec le soutien de
l'UNION SPIRITE BELGE
 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/2de9402f-d9e8-404d-8056-4538cf952161.jpg

 

 

Copyright © 2017 Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL, All rights reserved.
 

 

1o. Encontro Medicina e Espiritismo

Madrid, Espanha

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

XI Seminário -Médico-Espírita de

Ribeirão Preto, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Palestra programada para o

SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis. Campinas, SP

 

 

 

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:

www.searajoannadeangelis.org.br

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Programação no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este Boletim Semanal envia a palavra "CANCELAR" para e-mail: [email protected] , pelo que muito agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em email deo CEAK)

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE A

 

 MARGARETE APARECIDA BORGHI.

 DA CIDADE DE

AVANHANDAVA

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 11-10-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " MARIA DE NAZARÉ "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

Benedita Fernandes: Clipe Oficial de Documentário Audiovisual

 

Lançamento em outubro do clipe do documentário sobre a vida e obra de Benedita Fernandes, inspirado na biografia "Benedita Fernandes. A Dama da Caridade", de Antonio Cesar Perri de Carvalho. O documentário será lançado em março de 2018.

Acesse o clipe sobre Benedita Fernandes, com música tema de Paula Zampp e maestro Henrique; intérpretes Paula Zampp e Gabriel Rocha:
https://youtu.be/UfSmaB8-KJc

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Registro. Casa do Caminho: aniversário, dia de Kardec

 e O Livro dos Espíritos. São Paulo, SP

O Grupo Espírita Casa do Caminho, Vila Clementino, em São Paulo, organizou uma semana de eventos para comemoração dos 46 anos de sua fundação, homenagem pelo dia de nascimento de Kardec e comemoração dos 160 anos de "O Livro dos Espíritos", no Grupo Espírita Casa do Caminho, Vila Clementino, em São Paulo. No dia 7 de outubro ocorreram várias atividades e palestra pública por Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da USE-SP e da FEB), relacionando as três efemérides, e, houve apresentação do coral Notas do Caminho. A reunião foi dirigida pelo presidente do GECC Régis Lang. 

 

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

Coral do G.E. Casa do Caminho

G.E. Casa do Caminho. Presidente Régis, Armando e Cesar Perri.

G.E. Casa do Caminho. Reunião Pública com Cesar Perri e colaboradores.

 

Vídeos de palestras gravadas por Claudio Delbone

Três Lagoas, MS

 

Acesse:

https://www.youtube.com/results?search_query=claudio+delbone

 

 

 

 

 

17º. Congresso Espírita da Bahia

Salvador

 

Olá amigos queridos

 

Abaixo vamos deixar o vídeo convite ao 17º Congresso Espírita da Bahia

 

Amigos, ao clicar na figura abaixo abrirá outra página da internet para assistir o vídeo

 

Esperamos vocês

 

Deus abençoe

 

 


 

(Informações recebidas em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Eventos espíritas programados para

Três Lagoas, MS

 

Crianças carentes recebem brinquedos e amor, no seu dia.
 
 
        O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, de Três Lagoas (MS),  comemora  o Dia das Crianças, com festa e presentes. A convidada especial para a palestra da noite do dia 13 de outubro, sexta-feira,  às 19 horas, é Solange Zanini, que vai contar a história  de Jesus com as crianças. O professor Luis Otávio vai abrilhantar a noite  com a apresentação musical, com suas flautas mágicas.
        A festa, com    muitos  brinquedos e também balas e doces, teve início  no dia 3 de outubro, nos bairros, e se estenderá até o dia 13 de outubro, às 19 horas, no  Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, sempre com o patrocínio do bondoso Casal Luiz Márcio e Maria Verônica,  dentre outros
        A Casa Espírita é dirigida pelo casal espírita Jornalista  Luiz Corrêa da Silveira filho e a assistente social  Elzi Garcia Corrêa, que realizam esta festa há mais de 23 anos ininterruptos. Sempre com os corações    voltados para  o bem,  Luizinho e Elzi  realizam a festa também do Natal, da Páscoa e do Dia das Mães. Muitas outras atividades são também desenvolvidas pelo casal durante o ano inteiro, visando o desenvolvimento da Doutrina Espírita, o ensinamento do Evangelho segundo as lições de Allan Kardec e a expansão da prática da caridade.

 
        Correio do Estado destaca
        Este ano, a festa teve destaque no jornal de maior circulação do Estado, o Correio do Estado,   na edição desta quinta-feira, ano 64, edição 20.366,  página 8 - Cidades,  com  belo destaque   jornalístico,  dando notoriedade à realização da  festa.

        Breve História do Grupo José Grosso e Maria João de Deus
 
        O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus foi fundado em 1994 pelo saudoso advogado Dr. João Santana de Mello Filho e esposa, Dra. Márcia Santana. As reuniões são realizadas às sextas-feiras, com reunião pública, aplicação de passes, distribuição da pomada Vovô Pedro e xarope para tosse e gripe. A instituição é responsável pela caixa de mensagem no cemitério local e pela distribuição do Jornal Espírita de Três Lagoas, impresso com circulação nacional, em edições bimensais.
        A Viela Francisco Cândido Xavier foi a primeira homenagem nacional que Chico Xavier recebeu, após 58 dias de sua desencarnação. É uma Casa de Deus, amparada pelo Espíritos superiores, onde, em outubro de 1996, aconteceu a multiplicação de um bolo de 2.350 gramas, que deu para mais de 1.500 crianças comerem e ainda sobrou um pedaço.
        O amparo espiritual na Casa é constante
.
Jornalista Altamirando Carneiro

Luiz Corrêa da Silveira Filho Jornalista - Três Lagoas /MS (67)3521-0808 / (67)9231-1966 www.correiodetreslagoas.com.br

 

 

(Informações recebidas em email de Jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho [[email protected]])

 

Palestra com musica no CEFEAC

Garça, SP

 

(Informação recebida em email de IRMÃOS ZANOLI [[email protected]])

 

 Lançamento pela CEA: “El legado de Allan Kardec”

Buenos Aires, Argentina

 

Lanzamiento: Lanzamiento: "El legado de Allan Kardec" - Simoni Privato Goidanich

Visualizar en el navegador

af26846a-623b-4064-b0ed-e0228ef6a5fe

 

24d7a153-fd9c-40fa-b4d3-8baabb789bf3


Si tenés alguna consulta, contestanos este mail.
 

 





 

 

Leia mais sobre Simoni Privato Goidanich:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2010/05/focalizando-o-trabalhador-espirita_22.html

 

 

 

 Programação do C.E.C. Dr. Luiz Monteiro de Barros

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 Palestra: “A Espiritualidade como Recurso para o Cuidar”

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 10º. Festival do Livro do C.E. Allan Kardec

Campinas, SP

http://ceak2010.entregadordecampanhas.net/messageimages/11037132511414396/150721669472078900/cabecalho.jpg

 

Campinas sedia 10º Festival do Livro do Centro Espírita Allan Kardec

 

Livros, CDs e DVDs terão descontos de até 60%, com mais de 1.800 títulos à venda

 

O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), de Campinas, promove, no dia 7 de outubro, o tradicional Festival do Livro Espírita. Em sua décima edição e com o tema “Ler para conhecer, estudar para transformar”, o evento traz mais de 1.800 títulos divididos entre livros, CDs e DVDs com até 60% de desconto.

A grande atração dessa edição é a banca de saldão com promoções bem atrativas, e as oficinas com grandes nomes já confirmados, como Régis de Morais, que vai abordar o tema Sexo e Sexualidade na Visão Espírita, Orson Peter Carrara, com o tema Preparando-se para uma Vida de Paz, Lincoln Vieira Tavares, que vai falar sobre a Casa Espírita e muitos outros. Serão no total oito oficinas que acontecerão ao longo do dia.

Entre os objetivos do festival estão a divulgação da doutrina espírita, promoção do encontro entre trabalhadores e frequentadores do CEAK e de outras casas espíritas, visando fortalecer o movimento espírita, além de incentivar o trabalho voluntário e, assim, desenvolver o espírito de equipe e de solidariedade.

Haverá programação especial para as crianças, sorteios de brindes, praça de alimentação e o espaço “Café Literário”, destinado para uma pausa e encontros com os amigos.

Os resultados obtidos com a venda dos produtos serão destinados às obras assistenciais do CEAK e seus departamentos. O evento é bienal, sua última edição aconteceu em 2015, atraiu mais de 3 mil pessoas e atingiu a marca de 8 mil exemplares vendidos.

A décima edição do festival do livro espírita acontece das 9h às 18h, no ginásio de esportes do Educandário Eurípedes, anexo à Panificadora Bambini, no bairro Vila Nova. A entrada é franca e haverá estacionamento gratuito no local.

 

Mais Informações: (19) 2514-8763 ou www.ceak.org.br/festivaldolivro

 

SOBRE O CEAK

O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), instituição fundada em 1938, em Campinas, e filiada à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC), tem por finalidade o estudo e a prática do espiritismo. Possui três núcleos de trabalhos assistenciais e de estudos: Alvorada de Cristo, no Jardim Proença, Vila Nova, no bairro Vila Nova e o Núcleo Sousas, no mesmo Distrito. É responsável pelas creches Mãe Luiza, no Educandário Eurípedes e Gustavo Marcondes, em Sousas; pelo Instituto Popular Humberto de Campos, que oferece, desde a sua fundação, escolaridade básica a crianças e jovens, além de todo atendimento socioeducativo; e também pela Casa de Apoio à Vida, uma das entidades vencedoras do 4º ODM Brasil (Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio), em reconhecimento ao seu trabalho de atendimento às adolescentes grávidas.

Também faz parte da instituição a Panificadora Bambini, fundada em 1975, com a finalidade de fornecer parte dos recursos necessários para a manutenção das obras sociais. E para realizar a divulgação da doutrina espírita, através de obras selecionadas, em 1999, foram iniciadas as atividades da Editora Allan Kardec.

 

Como o CEAK se mantém?

Através da panificadora Bambini, sua maior mantenedora, da editora, com a venda de livros, doações, receitas provenientes de bazares beneficentes, artesanatos produzidos exclusivamente por voluntárias, eventos e campanhas, transferências de recursos de órgão públicos e também da contribuição mensal dos seus associados.

 

Trabalhos realizados pelo Centro Espírita Allan Kardec e seus Núcleos, em números!

·         270 gestantes/ano (adolescentes e adultas) recebendo orientações de uma equipe multidisciplinar sobre parto, pós-parto, aleitamento materno, cuidados com o bebê, métodos contraceptivos, noções de cidadania, além de oficinas para geração de renda;

 

·         490 crianças/ano, em período integral, com atendimento psicossocial, pedagógico, médico e odontológico e alimentação balanceada com acompanhamento nutricional;

 

·         400 adolescentes que contam com orientação psicossocial e educadores sociais. São orientados ainda em oficinas de cidadania, preparação de pães, doces e salgados, elétrica e introdução à robótica, trabalho, força e autonomia, esporte, cultura e lazer e comunicação digital. Além disso, são encaminhados ao mercado de trabalho através do Programa de Aprendizagem Profissional – “Jovem Aprendiz”;

·         200 alunos adultos em cursos de qualificação profissional, prioritariamente aos membros das famílias dos assistidos: panificação e pizzaiolo; NR10 (Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho); eletricista e instalador.

 

Conheça essas e outras atividades realizadas pelo CEAK e seus Núcleos. Faça-nos uma visita. Esperamos por você!

 

www.ceak.org.br

    http://ceak2010.entregadordecampanhas.net/messageimages/11037132511414396/150721669472078900/facebook.jpg/CEAKCampinas

 

(Informação recebida em email de CEAK Noticias [[email protected]])

 

 Seminário sobre O Evangelho Segundo o Espiritismo

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Jornal Terceiro Milênio. Solicite por email 

Assis, SP  

 

Escrever email solicitando  para:

 

 

 

 

 

 

 Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

Clicar aqui:

http://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

1º. Fórum de Ciência Espírita

Vitória, ES

 

banner_forum_ciencia_espirita_versao_reduzida

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

Programação do Portal Luz Espírita

Acesse no link

 

 

Portal Luz Espírita

 

Caro confrade,

 

Julgamos que esta obra seja de muita importância para o movimento espírita e solicitamos a gentileza de divulgar seu lançamento:

 

https://espiritismoemmovimento.blogspot.com.br/2017/10/sala-de-leitura-lancamento-de-muita-luz.html

 

Abraço fraterno de toda Equipe Luz Espírita

www.luzespirita.org.br

 

 

Joana D’Arc no teatro em

Osasco,SP

 

PEÇA TEATRAL ESPÍRITA - JOANA D'ARC - ALÉM DA VIDA

Será encenada no Teatro Municipal de Osasco - TMO, a Peça Teatral Espírita "JOANA D"ARC-ALÉM DA VIDA", baseada na obra de Leon Denis.

  -  DATA   - 22/Outubro/17 - domingo - 19:30h

  -  LOCAL-Teatro Municipal de Osasco-Av.dos Autonomistas,2.533-Campesina-Osasco 

  -  INGRESSOS - Antecipado R$ 25,00 - dia do Evento R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia entrada.

  -  AQUISIÇÃO - Livraria Espírita Mensageiros de Luz - 

                      R. José Cianciarulo, 89 - Centro - Osasco- tel. 3682 6767 

 www.mensageirosdeluz.com.br

            NOTA -  Aceitamos reservas e pagamento através de cartões de crédito/débito 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

 Tragédia no circo

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos). Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Cartas e Crônicas. Lição nº 06. Página 29.

 

Naquela noite, da época recuada de 177, o “concilium” de Lião regurgitava de povo.

Não se tratava de nenhuma das assembléias tradicionais da Gália, junto ao altar do Imperador, e sim de compacto ajuntamento.

Marco Aurélio reinava, piedoso, e embora não houvesse lavrado qualquer rescrito em prejuízo maior dos cristãos, permitira se aplicassem na cidade, com o máximo rigor, todas as leis existentes contra eles.

A matança, por isso, perdurava terrível.

Ninguém examinava necessidades ou condições.

Mulheres e crianças, velhos e doentes, tanto quanto homens válidos e personalidades prestigiosas, que se declarassem fiéis ao Nazareno, eram detidos, torturados e eliminados sumariamente.

Através do espesso casario, a montante da confluência do Ródano e do Saône, multiplicavam-se prisões, e no sopé da encosta, mais tarde conhecida como colina de Fourvière, improvisara-se grande circo, levantando-se altas paliçadas em torno de enorme arena.

As pessoas representativas do mundo lionês eram sacrificadas no lar ou barbaramente espancadas no campo, enviando-se os desfavorecidos da fortuna, inclusive grande massa de escravos, ao regozijo público.

As feras pareciam agora entorpecidas, após massacrarem milhares de vítimas, nas mandíbulas sanguissedentas.

Em razão disso, inventavam-se tormentos novos.

Verdugos inconscientes ideavam estranhos suplícios.

Senhoras cultas e meninas ingênuas eram desrespeitadas antes que lhes decepassem a cabeça, anciães indefesos viam-se chicoteados até a morte. Meninos apartados do reduto familiar eram vendidos a mercadores em trânsito, para servirem de alimárias domésticas em províncias distantes, e nobres senhores tombavam assassinados nas próprias vinhas.

Mais de vinte mil pessoas já haviam sido mortas.

Naquela noite, a que acima nos referimos, anunciou-se para o dia seguinte a chegada de Lúcio Galo, famoso cabo de guerra, que desfrutava atenções especiais do Imperador por se haver distinguido contra a usurpação do general Avídio Cássio, e que se inclinava agora a merecido repouso.

Imaginaram-se, para logo, comemorações a caráter.

Por esse motivo, enquanto lá fora se acotovelavam gladiadores e jograis, o patrício Álcio Plancus, que se dizia descendente do fundador da cidade, presidia a reunião, a pedido do Propretor, programando os festejos.

- Além das saudações, diante dos carros que chegarão de Viena - dizia, algo tocado pelo vinho abundante -, é preciso que o circo nos dê alguma cena de exceção...

O lutador Setímio poderia arregimentar os melhores homens; contudo, não bastaria renovar o quadro de atletas...

- A equipe de dançarinas nunca esteve melhor – aventou Caio Marcelino, antigo legionário da Bretanha que se enriquecera no saque.

- Sim, sim... - concordou Álcio - instruiremos Musônia para que os bailados permaneçam à altura...

- Providenciaremos um encontro de auroques - lembrou Pérsio Níger.

- Auroques! Auroques!... - clamou a turba em aprovação.

- Excelente lembrança! - falou Plancus em voz mais alta - mas, em consideração ao visitante, é imperioso acrescentar alguma novidade que Roma não conheça...

Um grito horrível nasceu da assembléia;

- Cristãos às feras! Cristãos às feras!

Asserenado o vozerio, tornou o chefe do conselho:

- Isso não constitui novidade! E há circunstâncias desfavoráveis. Os leões recém-chegados da África estão preguiçosos...

Sorriu com malícia e chasqueou:

- Claro que surpreenderam, nos últimos dias, tentações e viandas que o própio Lúculo jamais encontrou no conforto de sua casa...

Depois das gargalhadas gerais, Álcio continuou, irônico:

- Ouvi, porém, alguns companheiros, ainda hoje, e apresentaremos um plano que espero resulte certo.

Poderíamos reunir, nesta noite, aproximadamente mil crianças e mulheres cristãs, guardando-as nos cárceres...

E, amanhã, coroando as homenagens, ajuntá-las-emos na arena, molhada de resinas e devidamente cercada de farpas embebidas em óleo, deixando apenas passagem estreita para a liberação das mais fortes.

Depois de mostradas festivamente em público, incendiaremos toda a área, deitando sobre elas os velhos cavalos que já não sirvam aos nossos jogos... Realmente, as chamas e as patas dos animais formarão muitos lances inéditos...

- Muito bem! Muito bem! - reuniu a multidão, de ponta a ponta do átrio.

- Urge o tempo - gritou Plancus - e precisamos do concurso de todos... Não possuímos guardas suficientes.

E erguendo ainda mais o tom de voz:

- Levante a mão direita quem esteja disposto a cooperar.

Centenas de circunstantes, incluindo mulheres robustas, mostraram destra ao alto, aplaudindo em delírio.

Encorajado pelo entusiasmo geral, e desejando distribuir a tarefa com todos os voluntários, o dirigente da noite enunciou, sarcástico e inflexível:

- Cada um de nós traga um... Essas pragas jazem escondidas por toda a parte... Caçá-las e exterminá-las é o serviço da hora...

Durante a noite inteira, mais de mil pessoas, ávidas de crueldade, vasculharam residências humildes e, no dia subsequente, ao sol vivo da tarde, largas filas de mulheres e criancinhas, em gritos e lágrimas, no fim de soberbo espetáculo, encontraram a morte, queimadas nas chamas alteadas ao sopro do vento, ou despedaçadas pelos cavalos em correria.

Quase dezoito séculos passaram sobre o tenebroso acontecimento...

Entretanto, a justiça da Lei, através da reencarnação, reaproximou todos os responsáveis, que, em diversas posições de idade física, se reuniram de novo para dolorosa expiação, a 17 de dezembro de 1961, na cidade brasileira de Niterói, em comovedora tragédia num circo.
 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 Teatro romano na Colina de Fourviére, em Lião, França. Foto: Ismael Gobbo

Representação de um gladiador Trácio. Manequim no Museu Galo-Romano. Lião, França. Foto Ismael Gobbo

 

A cidade de Lião, França, vista da  Colina de Fourvière. Em Lião nasceu Allan Kardec. Foto Ismael Gobbo

 

Sobre a tragédia do Gran Circus Norte-Americano em Niterói, RJ

Acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trag%C3%A9dia_do_Gran_Circus_Norte-Americano

 

 

Praticando a gentileza

 

Naquela manhã, como na maioria das outras, o ônibus estava lotado.

Muita gente impaciente, reclamando de tudo e de todos, tornava o clima além de abafado, irrespirável.

Foi quando, com muita dificuldade, entrou no veículo uma senhora idosa que foi se apoiando nas poltronas conforme podia.

Aconteceu o previsível. Aquilo que normalmente observamos nos ônibus, quando adentra uma pessoa idosa: um sono geral se abateu sobre os que estavam sentados.

No entanto, um menino de seis anos, aproximadamente, cutucou seu pai pedindo licença para sair do lugar onde estava.

O pai, indiferente, disse-lhe para ficar sentado. Mas o menino, em voz alta, convidou-a para que viesse se sentar em seu lugar.

Um silêncio constrangedor se estabeleceu no coletivo, enquanto a senhora, agradecida, ocupava o assento que lhe fora oferecido.

*   *   *

Temos observado que, em meio às inúmeras possibilidades de escolha, aqueles que optam pela cooperação e pela ética constroem relações mais saudáveis e duradouras.

Sendo a gentileza uma amabilidade, uma delicadeza, uma forma de amor, alguns estudos demonstram que pessoas gentis têm aumentado o seu grau de felicidade, porque essa virtude está ligada ao gene que libera o hormônio responsável pelo bem-estar, a dopamina.

Um ditado popular diz que gentileza gera gentileza.

De fato são muito comentados os fatos sequentes de atitudes generosas, comprovando que, quando se é gentil com os outros contribuímos para tornar melhor o ambiente em que vivemos.

A gentileza acaba por ser contagiante, e outros são motivados a serem, igualmente, gentis.

Sendo uma forma de atenção, de deferência, que torna os relacionamentos mais humanos, é decorrência natural do respeito e do amor, do prazer de servir, apenas pela alegria de ser útil.

Uma pessoa gentil demonstra cortesia, é educada e atenciosa.

Quando, habitualmente, auxiliamos as pessoas, quando  conseguimos ser gentis para com todos, temos igualmente aumentadas nossas probabilidades de gozo de saúde mental.

Nosso sistema imunológico tende a ser melhor, porque existe uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde.

Quando nos dispomos à gentileza, nos tornamos pessoas cuidadosas e delicadas não apenas com os de fora, mas também dentro do próprio lar.

Sempre atentos para perceber as necessidades do outro, conquistamos a consciência de que aquilo que nos alegra, pode igualmente alegrar a outrem e o que nos entristece, pode da mesma forma entristecê-lo.

Colocamo-nos no lugar do outro para escolher a melhor forma de agir e nos felicitamos.

Dessa forma, sejamos gentis, doemo-nos e veremos como nos sentiremos mais completos e felizes.

Como a gentileza decorre do despertar da consciência, quando nos dispomos a compreender os valores reais da vida, juntamente com essa virtude, conquistamos alegria, amorosidade, afabilidade, amizade, brandura, gratidão, respeito, ternura, tolerância.

O gesto de gentileza é, sem dúvida, um grande passo para modificarmos uma situação de descaso, de indelicadeza ou de indiferença.

Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita.
Em 7.10.2017.

 

(Copiado do site Feparana)

Onibus urbano em Assunção, Paraguai. Fotos Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]