Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 03 de outubro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/03-10-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

02-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/02-10-2017.htm

30-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/30-09-2017.htm

29-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/29-09-2017.htm

28-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/28-09-2017.htm

27-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/27-09-2017.htm

 

 

Parabéns,  Allan Kardec!... Feliz aniversário!

(Lião, França, 03-10-1804 / Paris, França, 31-03-1869)

 

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard_Rivail2.jpg

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Planeta Júpiter.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jupiter#/media/File:Jupiter_and_its_shrunken_Great_Red_Spot.jpg

 

Esta imagem de disco completo de Jupiter foi tomada em 21 de abril de 2014 com o Wide Field Camera 3 do Hubble (WFC3). Wikipedia.

 Imagem mostrando posições e nomes de planetas no Sistema Solar .

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Planets2013.svg

 

Relembrando Kardec

 

Ismael Gobbo

PEQUENA SÍNTESE BIOGRÁFICA

Hippolyte-Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) nasceu em Lyon, França, em 3 de outubro de 1804, filho de Jean-Baptiste Antoine Rivail e Jeanne Louise Duhamel.

Em 1815, sua mãe o conduz ao Instituto Pestalozzi, em Yverdon, para os primeiros estudos. A escola de Pestalozzi era uma das mais famosas da época,  recebendo alunos de diversos países.

Ali,  os meninos estudavam disciplinas de ciências exatas e humanas, segundo o método Pestalozziano, que incluía a auto-avaliação, sem  atribuição de notas, recompensas ou lista de classificação, e os alunos que mais se destacavam eram aproveitados para lecionar, o que aconteceu com Denizard Rivail.

Em 1822, o jovem Rivail deixa  Yverdon e se estabelece em Paris, onde  se dedica ao magistério e escreve diversas obras de cunho educacional.

Seu primeiro livro - "COURS Pratique et Théorique D'ARITHMÉTIQUE" -, segundo o método de Pestalozzi, foi lançado em 1824, quando tinha apenas 18 anos.

Foi premiado em 1831 pela Academia Real de Arras, da qual era membro,  pelo seu trabalho sobre a questão: "Qual o sistema de estudos mais de harmonia com as necessidades da época?" 

Em 6 de fevereiro de 1832,  casa-se com  Amélie-Gabrielle Boudet, normalista e professora de Letras e Belas-Artes.Ministrou, no período de 1835 a 1840, em sua própria casa, diversos cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia comparada e Astronomia.

Escreveu, dentre outras obras importantes: "Plano proposto para melhoramento da Instrução pública" (1828), "Gramática francesa clássica"(1831), "Soluções racionais das questões e problemas de Aritmética e de Geometria"(1846), "Programa dos cursos usuais de Química, Física, Astronomia, Fisiologia", que lecionava no Liceu Polimático, "Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas" (1849).

O ESPIRITISMO

No final de 1854,  quando já tinha cinqüenta anos, o amigo Fortier lhe fala pela primeira vez dos fenômenos espiríticos que pululavam por Paris, sobretudo os fenômenos das mesas girantes. Responde ao amigo "Só acreditarei quando o vir e quando me provarem que uma mesa tem cérebro para pensar, nervos para sentir e que possa tornar-se sonâmbula. Até lá, permita que eu não veja no caso mais do que um conto da carochinha". Todavia, a partir daí começa a se interessar pelo assunto.

Entre 1855 e 1856, participou de muitas reuniões, analisou vários cadernos de mensagens que os amigos lhe apresentaram e, em 18 de abril de 1857, lança a obra básica da codificação "O Livro dos Espíritos", assinando-a, como já assinalamos, com o pseudônimo Allan Kardec.

O Livro dos Espíritos, que é dividido em  quatro livros: AS CAUSAS PRIMEIRAS; MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS; LEIS MORAIS E ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES, devidamente ampliados, fizeram surgir  as outras quatro obras do pentateuco kardequiano:  A GÊNESE( janeiro de 1868); O LIVRO DOS MÉDIUNS (janeiro de 1861); O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (1864) e O CÉU E O INFERNO (agosto de 1865).

Além disso, lançou o livro "O QUE É O ESPIRITISMO", em 1859;  a REVISTA ESPÍRITA,  em 1º de janeiro de 1858 e fundou em Paris, em 1º de abril de 1858, a SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS.

KARDEC, UM ESPÍRITO DE ESCOL

As reverências que devemos a Kardec não estão moldadas pelo fanatismo; ao contrário, o respeito que lhe devotamos estriba-se no  sincero apreço, consideração e estima que granjeou ao longo de sua existência imaculada, onde, segundo os historiadores e escritores sérios, jamais se vislumbrou um único arranhão, desde o nascimento, na famosa Lyon, até seu descenso, na celebrada Paris.

Foi um gênio  preparado desde a mais tenra idade em todos os ramos do conhecimento,  absorvendo brilhantemente os postulados da pedagogia de Pestalozzi,  base para o desempenho eficiente dos trabalhos da codificação do Espiritismo, uma empreitada árdua que lhe exigiu trabalho diuturno, paciência, abnegação, coragem e perseverança continua.

O Espiritismo não está personificado em nenhum homem. É obra dos Espíritos Superiores,  cuja falange, dirigida pelo Espírito de Verdade,  encontrou em  Allan Kardec o seu mais abnegado missionário, o esteio na Terra  para implementação da nova ordem prometida por Jesus.

Embora tenha contado com o concurso dos médiuns para recepção das mensagens, Kardec foi aquele que ordenou, de forma a tornar facilitado o estudo das verdades espirituais difundidas pelo Espiritismo, transformando em Código as dezenas de brochuras que recebeu dos amigos que o convidaram a participar das sessões espíritas em Paris. Isto significa dizer que Kardec não se prestou a mero papel de "office boy" dos espíritos, levando ao livreiro uma obra pronta para publicação.

Kardec usou seu talento para colocar em ordem as mensagens recebidas; elaborou as perguntas cujas respostas encontrava naquelas orientações superiores; refazia-as pacientemente até que se ajustassem ao comando superior; enfim, não seria para qualquer um a missão de codificar uma doutrina como o Espiritismo, lançando o "Livro dos Espíritos", sua obra basiliar, em apenas dois anos (1855-1857), dominando todo seu conteúdo por antecipação, justamente para poder, pelo método da codificação,  tornar a obra dos espíritos fácil e inteligível  a todos que buscam seus venerandos ensinos.

O bom-senso é uma das características mais apreciadas em Allan Kardec. Sempre ponderado, disse tudo aquilo que era necessário e nada daquilo que não devia dizer, embora o soubesse, deferindo ao tempo o surgimento das informações adicionais que o amadurecimento estava a recomendar.

Foi humilde, usou o pseudônimo Allan Kardec para não ensejar dúvidas de que o Espiritismo é realmente obra dos Espíritos e não uma concepção humana de Hyppolyte Léon Denizard Rivail, o professor e homem de ciência respeitado, honrado e competente, pinçado pelos amigos de Paris como o estudioso melhor preparado ao estudo dos fundamentos desta doutrina que abalou o mundo, derrotando o materialismo e provando, de forma irretorquível e insofismável: a imortalidade da  alma;  a reencarnação; a comunicabilidade dos Espíritos; a sublimidade da lei de causa e efeito; a inexorável obrigatoriedade do palmilhar pelas sendas do progresso, sempre em marcha ascensional e a necessidade da prática reiterada  da lei de amor e caridade,  valioso passaporte à conquista da felicidade que nunca se acaba. 

Kardec, obrigado pelo seu exemplo. Que possamos, no dia a dia, lutar para seguir suas pegadas luminosas. Que Jesus, o Mestre de todos nós, o recompense por tudo.  Ajuda-nos, Kardec, a honrar a divisa de Cristãos-Espíritas que portamos no peito, inspira-nos na boa obra,  única forma que temos para homenagear convenientemente a ti e a Jesus. 

Obras consultadas:

OBRAS PÓSTUMAS (Allan Kardec);

ALLAN KARDEC (Zeus Wantuil e Francisco Thiesen);

"LES JARDINS DE PARIS" (Prefeitura de Paris);

"GUIDE DES CIMETIÈRES PARISI-ENS" (Jacques Barozzi).

 

*******************************

 

Recordando a Kardec

 

Ismael Gobbo

 

PEQUEÑA SÍNTESIS BIOGRÁFICA.

Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) nació en Lyon, Francia, el 3 de octubre de 1804, hijo de Jean Baptiste Antoine Rivail y Jeanne Louise Duhamel.

En 1815, su madre lo condujo al Instituto Pestalozzi, en Yverdun, para los primeros estudios. La escuela de Pestalozzi era una de las más famosas de la época, recibiendo alumnos de diversos países.
En esta escuela, los chicos estudiaban disciplinas de ciencias exactas y humanas, según el método Pestalozziano, que incluía la autoevaluación, sin atribución de notas, recompensas o lista de clasificaciones, y los alumnos que más se destacaban eran aprovechados para enseñar, cosa que aconteció con Denizard Rivail.

En 1822, el joven Rivail deja Yverdun y se establece en París, donde se dedica al magisterio y escribe diversas obras de temática educacional.
Su primer libro: "Curso Práctico y Teórico de Aritmética", según el método de Pestalozzi, fue lanzado en 1824, cuando tenía apenas 18 años.
Fue premiado en 1831 por la Academia Real de Arras, de la cual era miembro, por su trabajo sobre la cuestión:
"Cuál es el sistema de estudios más en armonía con las necesidades de la época ? 
El 6 de febrero de 1832, se casa con Amelia Garielle Boudet, normalista y profesora de Letras y Bellas Artes. Dió, en el período de 1835 a 1840, en su propia casa, diversos cursos gratuitos de Química, Física , Anatomía comparada y Astronomía.

Escribió, dentro de otras importantes obras:
"Plan propuesto para el mejoramiento de la Instrucción pública" -1818;
"Gramática Francesa Clásica" - 1831;
"Soluciones racionales a las cuestiones y problemas de Aritmética y de Geometría" - 1846;
"Programa de cursos usuales de Química, Física , Astronomía, Fisiología", que enseñaba en el Liceo Polimático, "Dictados especiales sobre las dificultades ortográficas" - 1849.

EL ESPIRITISMO.

En los finales de 1854, cuando ya tenía cincuenta años, el amigo Fortier le habla por primera vez de los fenómenos espíritas que pululaban por París, sobre todo los fenómenos de las mesas giratorias.
Responde al amigo "Sólo creeré cuando lo viera y cuando me probaran que una mesa tiene cerebro para pensar, nervios para sentir y que pueda tornarse sonámbula. Hasta esto ocurra, permíteme que vea en el caso, no más que un cuento de criaturas".

Es a partir de allí que comienza a interesarse por el asunto.

Entre 1855 y 1856, participó de muchas reuniones, analizó varios cuadernos de mensajes que los amigos le presentaron y, el 18 de abril de 1857, lanza la obra básica de la codificación: 
"El libro de los Espíritus", señalándose, como ya vimos, con el seudónimo de Allan Kardec.

El libro de los Espíritus está dividido en cuatro partes: Las causas primeras; Mundo Espírita o de los espíritus; Leyes Morales; y Esperanzas y consolaciones. Este primer libro con cada una de sus partes, debidamente ampliadas, favoreció el surgimiento de las otras cuatro obras del pentateuco Kardeciano: "La Génesis" (enero de 1868); "El Libro de los Médiums" (enero de 1861); 
"El Evangelio según el Espiritismo" (1864) y "El Cielo y el Infierno" (agosto de 1865).

Además , lanzó el libro "Qué es el Espiritismo?" , en 1859; la "Revista Espírita", el 1º de enero de 1858 y fundó en París, el 1º de abril de 1858, la SOCIEDAD PARISIENSE DE ESTUDIOS ESPÍRITAS.

KARDEC, UN ESPÍRITU DE ESCUELA.

Las reverencias que debemos a Kardec no están moldeadas en el fanatismo; al contrario, el respeto que tenemos estriba en el aprecio sincero, consideración y estima que se granjeó a lo largo de su existencia inmaculada, donde , según los historiadores y escritores serios, jamás se vislumbró falta alguna en su reputación, desde el nacimiento, en la famosa Lyon, hasta su deceso , en la celebrada París.
Fue un genio preparado desde la más temprana edad en todos los ramos del conocimiento, absorbiendo brillantemente los postulados de la pedagogía de Pestalozzi, base para el desempeño eficiente de los trabajos en la codificación del Espiritismo, una empresa ardua que le exigió trabajo interminable, paciencia, abnegación, coraje y perseverancia continua.

El Espiritismo no está personificado en ningún hombre. Es la obra de los Espíritus Superiores, cuya falange, dirigida por el Espíritu de Verdad, encontró en Allan Kardec su más abnegado misionero, el terreno en la Tierra para implementación de la nueva orden prometida por Jesús.
Aunque contó con el concurso de los médiums para la recepción de los mensajes, Kardec fue aquel que ordenó, de forma tal de facilitar el estudio de las verdades espirituales difundidas por el Espiritismo, transformando en Código las decenas de mensajes , que recibió de los amigos que lo invitaron a participar en las sesiones espíritas de París. Esto significa decir que Kardec no se prestó al mero papel de un "office boy" de los espíritus, llevando a la imprenta una obra lista para la publicación.

Kardec usó su talento para colocar en orden los mensajes recibidos, elaboró las preguntas cuyas respuestas encontraba en aquellas orientaciones superiores; las cuales rehacía pacientemente hasta que se ajustasen  al comando superior, en fin ..., no pudo ser para cualquiera la misión de codificar una Doctrina como el Espiritismo, lanzando el "Libro de los Espíritus", su obra básica, en apenas dos años (1855-1857), dominando todo su contenido con anticipación, justamente para poder, por el método de codificación, hacer que la obra de los Espíritus se fácil e inteligible para todos aquellos   que buscasen sus veneradas enseñanzas.

El buen sentido es una de las características más apreciadas en Allan Kardec. Siempre ponderado, dijo todo aquello que era necesario y nada de aquello que no debía decir, aunque lo supiese, dejándolo al tiempo o sugiriendo las informaciones adicionales que su madurez le indicaba recomendar.
Fue humilde, usó el seudónimo Allan Kardec para que no quedaran dudas de que el Espiritismo es realmente la obra de los Espíritus y no una concepción humana de Hyppolyte Léon Denizar Rivail, el profesor y hombre de ciencia respetado , honrado y competente, considerado por los amigos de París como el estudioso mejor preparado para el estudio de los fundamentos de esta doctrina que sacudió al mundo, derrotando el materialismo y probando, de forma ineludible e  insofismable: la inmortalidad del alma, la reencarnación, la comunicación de los Espíritus, la sublimidad de la Ley de Causas y Efectos, la inexorable obligatoriedad de transitar por las sendas del progreso, siempre en marcha ascencional y la necesidad de la práctica reiterada de la Ley del Amor y la Caridad, valioso pasaporte a la conquista de la felicidad que nunca se acaba.

Kardec, gracias por tu ejemplo. Que podamos, en el día a día, luchar para seguir tus huellas luminosas. Que Jesús, el Maestro de todos nosotros, te recompense por todo. Ayúdanos , Kardec, a honrar la divisa de "Cristianos Espíritas" que portamos en el pecho, inspíranos la buena obra, única forma que tenemos para homenajearte convenientemente a tí y a Jesús.

Obras consultadas:

"OBRAS PÓSTUMAS" - Allan Kardec;
"ALLAN KARDEC" - Zeus Wantuil y Francisco Thiesen;
"LOS JARDINES DE PARÍS" -Prefectura de París;
"GUÍA DE CEMENTERIOS PARISIENSES" - Jacques Barozzi).

Publicado en  " Folha Espírita", San Pablo, Marzo / 1999

 

 

(Parte de artigo publicado pela Folha Espírita copiado do site www.universoespirita.org.br)

Allan Kardec. Codificador do Espiritismo.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec#/media/File:Allan_Kardec_L%27Illustration_10_avril_1869.jpg

 

 

Retrato de Allan Kardec publicado na revista L'Illustration em 1869. Este artigo da imprensa comentou a morte do filósofo espírita. (Wikipedia).

Lião, França. Cidade natal de Hippolyte Léon Denizard Rivail “Allan Kardec.

Óleo sobre tela por Charles François Nivard. Perspectiva vista das margens do Rio Saône em Lyon. 1804.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Berges_de_la_Sa%C3%B4ne_1804_(Charles_Fran%C3%A7ois_Nivard_-_Gadagne).jpg

Certidão da nascimento de Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec)

Johann Heinrich Pestalozzi mestre de Kardec em Yverdum

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi#/media/File:Johann_Heinrich_Pestalozzi.jpg

Pestalozzi e os órfãos de Stans. Óleo sobre tela Konrad Grob.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi#/media/File:Pestalozzi_with_the_orphans_in_Stans.jpg

O Livro dos Espíritos em edição de 1860.

 Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos#/media/File:Le_Livre_des_Esprits_2.jpg

Turista orando no sempre florido túmulo de Allan Kardec e de sua esposa Amelie Gabrielle Boudet.

Cemitério Pére Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

Boletim Eletrônico da FEB

Brasília, DF

 

Site da FEB

Facebook

Twitter

G+

FEB Editora

Noticia4

Efeméride do Mês

Coluna Espírita

FEB

Facebook

Twitter

G+

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

 

Registro. Realizado o 1º. Encontro Ciência, Saúde e Espiritualidade. Vigo, Espanha

 

Aproximadamente 40 pessoas estiveram na cidade espanhola de Vigo, na região da Galicia, na Espanha, para acompanhar as palestras Médico-Espíritas que se realizaram no dia 30 de setembro.  O médico pediatra Victorio Turconi e a bioquímica Samira Turconi falaram sobre questões de saúde e espiritualidade para um público atento e interessado nesta relação, tão bem trabalhada em nossa Doutrina. As palestras continuarão durante a semana em mais três cidades espanholas: Lugo, Madri e Barcelona. 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

Buss. Homenagem a Allan Kardec

Londres, Reino Unido

 

 

Unifesp/Nuse. Ciclo de Palestras sobre Saúde e Espiritualidade

São Paulo, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

Agenda de Palestra eMúsica. Irmãos Zanoli

Outubro/2017

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de IRMÃOS ZANOLI [[email protected]])

 

Defesa da Vida. PEC 181/2015

Congresso Nacional

 

Mensagem encaminhada ----------

De: Defesa da Vida <[email protected]>
Data: 2 de outubro de 2017 12:56

Prezados companheiros de ideal,

 

No próximo dia 4 de outubro (quarta-feira) o Congresso Nacional pode dar um passo importante na defesa da vida intra-uterina.

Está para ser apreciada a Proposta de Emenda Constitucional - PEC 181/2015, que trata da extensão da licença maternidade no caso de nascimentos prematuros e propõe que no artigo 1º que fala da dignidade da pessoa humana e no artigo 5º da nossa Constituição Federal, que trata da inviolabilidade do direito à vida, sejam incluídos a expressão "desde a concepção".

Esta é uma clara resposta dos deputados à tentativas de se aprovar o aborto via STF (Supremo Tribunal Federal), considerando que a competência de criar ou alterar leis cabe exclusivamente ao Poder Legislativo, composto por representantes eleitos pelo povo, diferente do Puder Judiciário, composto por poucos magistrados indicados pelo governo.

 

Manifeste seu apoio à PEC 181/2015, enviando um e-mail com suas próprias palavras aos deputados que compõe a Comissão Especial que está analisando a proposta, para que aprovem na íntegra o relatório do Dep. Jorge Tadeu Mudalen, que pode ser lido no link abaixo:

 

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1586817&filename=Tramitacao-PEC+181/2015

 

Eis a lista dos deputados:

 

Dep. Antônio Jácome <[email protected]>; 

Dep. Aureo <[email protected]>; 

Dep. Diego Garcia <[email protected]>; 

Dep. Franklin <[email protected]>; 

Dep. Leonardo Quintão <[email protected]>; 

Dep. Joaquim Passarinho <[email protected]>; 

Dep. Marcos Soares <[email protected]>; 

Dep. Pastor Eurico <[email protected]>; 

Dep. Pr. Marco Feliciano <[email protected]>; 

Dep. Jorge Tadeu Mudalen <[email protected]>; 

Dep. Eros Biondini <[email protected]>; 

Dep. Jefferson Campos <[email protected]>; 

Dep. Paulo Freire <[email protected]>; 

Dep. Pastor Luciano Braga <[email protected]>; 

Dep. Sóstenes Cavalcante <[email protected]>; 

Dep. Missionário José Olimpio <[email protected]>; 

Dep. Marcos Rogério <[email protected]>; 

Dep. Givaldo Carimbão <[email protected]>;

Dep. Alan Rick <[email protected]>;

Dep. Dr. Jorge Silva <[email protected]>; 

Dep. Elizeu Dionizio <[email protected]>; 

Dep. Evandro Gussi <[email protected]>; 

Dep. Flavinho <[email protected]>; 

Dep. Geovania de Sá <[email protected]>; 

Dep. Luiz Carlos Hauly <[email protected]>; 

Dep. Keiko Ota <[email protected]>; 

Dep. Flávia Morais <[email protected]>

 

​​

 

Amemos a vida!

Defesa da Vida - RJ

 

 

(Repassada em email por [email protected]; em nome de; [email protected])

 

Agenda de Palestras com Manolo Quesada

Outubro/2017

 

(Informação recebida em email em Décio Bressanin)

 

Registro. Divaldo Franco homenageado na

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Em sessão solene realizada na manhã do dia 2 de outubro, na Assembleia Legislativa de São Paulo Divaldo Pereira Franco recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. A cerimônia foi presidida pelo deputado estadual Ramalho da Construção. Houve execução do Hino Nacional pela Camerata da Polícia Militar de São Paulo. Ocorreram saudações pelo deputado Ramalho, outorgante da honraria; Zulmira da Conceição, presidente da FEESP; Rosana Gaspar, vice-presidente da USE-SP, representando a presidente; e a vereadora da Capital Adriana Ramalho. Divaldo proferiu palestra de agradecimento, transferindo a homenagem à Doutrina Espírita e abordou tema sobre perdão. Entre os presentes, estavam Washinton Nogueira Fernandes, Miguel de Jesus Sardano, Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da FEB, e a ex-presidente da FEESP Sílvia Puglia. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela web TV da Assembleia e será retransmitida pela TV da Assembleia no próximo final de semana. 

(ALESP- Divaldo franco; César Perri, Divaldo, Deputado Ramalho; Vereadora Adriana, Rosana Gaspar, Divaldo, Cesar Perri, Zulmira Conceição, Deputado Ramalho; mesa; Divaldo receber colar da ALESP)

 

Congresso de Medicina e Espiritualidade

Bruxelas, Bélgica

     Centre d'études Spirites Allan Kardec, asbl         

     Rue Louis Hap, 134

     1040 Bruxelles
     0491/74 92 34
     
http://bruxelles.cesak.org/

 

INVITATION 
 

« La médecine évolue sans cesse. Chaque année nous découvrons de nouveaux traitements, de nouveaux médicaments, de nouvelles techniques chirurgicales, de nouveaux vaccins... . Tout est basé sur la guérison des maladies ou des troubles d’origines diverses.

Les causes d’un grand nombre de maladies existantes sont déjà connues, d’autres sont encore à découvrir.  Nous connaissons le rôle de l’alimentation, du stress et des aspects environnementaux sur notre santé.  Mais la médecine ne prend pas  encore en compte un aspect très important, parfois même nié, de la cause des maladies,  l’aspect spirituel de l’être humain… »


Voir la suite et plus d’infos sur
 https://congres.lmsf.org/
 

 

 

Copyright © 2017 Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL, All rights reserved.
 

 

 

 

 Registro. Divaldo Pereira Franco em

Indaiatuba, SP

 

Os dirigentes do Centro Espírita Padre Zabeu Kauffman escolheram as instalações do Indaiatuba Clube da cidade de Indaiatuba - SP para acolher as mais de 2.000 pessoas que se reuniram na noite do dia 29.09.2017 para acompanhar a conferência de Divaldo Franco.

Assomando à tribuna Divaldo inicia a conferência abordando a necessidade de adotarmos um sentido à vida adotando objetivos superiores, uma vez que nossa existência não pode transcorrer impulsionada exclusivamente pelos instintos básicos – alimentação, abrigo e reprodução – ou ainda motivada pelos objetivos materialistas imediatistas exacerbando o individualismo, o consumismo e o sexualismo.

A criatura humana não pode continuar sendo um ser cuja preocupação básica é a de satisfazer impulsos e atender aos instintos. Assim pensando e agindo chegamos a um estranho paradoxo onde cada vez mais, as pessoas têm os meios para viver, mas não têm uma razão pela qual viver.

Para emoldurar o conteúdo moral da conferência, Divaldo recorre aos acontecimentos reais envolvendo o  Bispo James Albert Pike (1913-1969), da Igreja Episcopal Americana pertencente à Comunhão Internacional da Religião Anglicana, cuja trajetória existencial sofreu uma brusca mudança.

Seu filho de 17 anos, Jim Pike fora encontrado morto em um hotel na cidade de Nova York, vitimado por suicídio, conforme avaliado pela autoridade policial novaiorquina.

O impacto devastador desse inesperado acontecimento levou-o a refletir sobre os recentes acontecimentos envolvendo o relacionamento com o filho, agora morto.

Lembrou-se de ter sido informado pela escola de que seu filho era um usuário de droga.

O Bispo Pike, mergulhando nas reminiscências, reviveu aquela ocorrência e se recordava da indisfarçável surpresa e constrangimento de que fora tomado.

No diálogo com o filho, esse admitiu o consumo da droga, mas – ao contrário do que informavam – ele era somente um usuário eventual.

Refletindo, agora, sobre esse acontecimento o Bispo Pike dera-se conta de que preferira confiar nas palavras do filho, quando o correto teria sido o de aprofundar as análises. Na verdade, meses mais tarde, ficou comprovado que Jim era um toxicômano carecendo, imediatamente, de desintoxicação.

A maioria dos pais – adverte Divaldo - busca não refletir com profundidade sobre os riscos envolvendo os filhos no uso das drogas. Pesquisas realizadas com os pais de jovens em tratamento de desintoxicação pelo uso de drogas, revelam um dado assustador e revelador desse comportamento que beira a omissão: Cerca de 80% tinham a firme convicção de que seus filhos JAMAIS usariam drogas.

Os pais devem ficar atentos aos sinais indicativos - físicos e comportamentais - de que seus filhos são usuários de droga: diferenciando do seu comportamento habitual ele se torna ou silencioso ou rebelde; tremores nas mãos; sudorese fria e viscosa; ligeira palidez na face. Na medida em que a dependência aumenta há uma dilatação dos vasos sanguíneos dos olhos e para disfarçar esse sintoma eloquente o dependente passa a utilizar de forma constante óculos de sol mesmo à noite pela fotofobia produzida uma das consequências do uso da droga.

No lar começa a construção moral dos filhos diante dos comportamentos dos pais, a lhes dar exemplos do valor do conhecimento, do caráter, da honra, da convivência doméstica e essa é uma tarefa indispensável, nunca devendo ser transferida totalmente para a escola, encarregada da instrução, na qual se devem induzir os hábitos saudáveis através da conduta dos mestres.

Infelizmente, a criança não é devidamente valorizada, tornando-se mais um objeto de exibição dos pais, que não lhes dão a atenção indispensável, o carinho e a assistência no lar, pois estão mais preocupados em dar coisas, ocultando-se no egoísmo de não se darem a si próprios, mesmo que isso resultasse em menos conforto e maior esforço na manutenção da família. O pensamento materialista, favorece o surgimento de uma sociedade imediatista, agressiva, cruel e indiferente ao sofrimento dos excluídos na miséria social, moral e espiritual.

Pais e mães não se iludam de que o seu lar será poupado desse flagelo. Observem o comportamento dos filhos. Caso, todavia, o drama das drogas já penetrou em seu lar, não fujam coniventemente ignorando. Da mesma forma não se revoltem, nem sejam hostil. Conversem, esclareçam, orientem e assistam as frágeis vítimas. Busquem o auxílio dos recursos médicos, mas não se esqueçam do amor e da moral e do apoio fornecida pela Doutrina Espírita, a fim de obterem a reeducação e a felicidade daqueles que a Lei Divina nos confiou para a felicidade nossa e a deles.

Após essas considerações Divaldo retorna ao drama do Bispo Pike, que se mudara dos EUA para a Inglaterra, habitando o mesmo apartamento onde por muitos anos seu filho residira.

Diante de fatos inusitados envolvendo ocorrências paranormais, o Bispo Pike busco o auxílio de uma médium inglesa – a Sra. Ena Twigg (1914 – 1984) - por cuja mediunidade psicofônica (“incorporação”) manifestou-se o filho desencarnado revelando-lhe de que sua morte não fora por suicídio. Na verdade ele morrera após ingerir, inadvertidamente, uma grande dose de remédios e calmantes para poder vencer a insônia e diante da ineficácia da medicação passou – em um gesto automático – a tomar vários até que sobreveio a desencarnação. Ele era sim um Suicida indireto por ter sido um toxicômano.

O depoimento do filho amado que se fez acompanhar pela comunicação de um amigo de infância, também já falecido, deram-lhe as provas da imortalidade da alma e da comunicabilidade dos Espíritos. Diante dessas evidências incontestáveis o Bispo Pike readquiriu a fé, agora iluminada pela Razão, levando-o narrar todos os pormenores dessa redescoberta em suas conferências, sermões e entrevistas pela Mídia, além de publicar o livro “The Other Side” (O Outro Lado).

Baseados na narrativa dos fatos que envolveram o Bispo Pike, Divaldo reitera nos fala sobre a majestade do pensamento Espírita, o Consolador prometido por Jesus.

Divaldo chega ao Espiritismo e a base sólida em que ele foi edificado citando os pilares que o sustentam.

1. Existência de Deus: Investigador emérito Kardec pergunta aos Bons Espíritos conforme O Livro dos Espíritos, questão 4 : Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? E a resposta é sublime, pois é tirada do pensamento lógico advogado pelos cientistas: “Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.”

2. Imortalidade da alma: Ninguém morre somente o corpo físico.

3 Comunicabilidade dos Espíritos: A mediunidade abençoada que – à semelhança do que aconteceu com o Bispo Pike - instrui, consola e restabelece a esperança e revigora a fé.

4. Reencarnação: Que vem responder Por que eu sofro? A Reencarnação vem nos dizer que somos o que fazemos de nós e o nosso destino está em nossas mãos.

5. Pluralidade dos Mundos Habitados.

6. O Evangelho de Jesus: O Espiritismo tem por base o tratado mais notável de princípios éticos de que a Humanidade jamais teve a glória de conceber: O Evangelho de Jesus.

Allan Kardec, através da questão 625 de O Livro dos Espíritos, indaga aos Espíritos Superiores: Qual o ser mais perfeito que Deus ofereceu aos homens, para lhe servir de modelo e guia?

Os numes tutelares da humanidade respondem sinteticamente: Jesus.

Divaldo, fala então da interpretação da Doutrina Espírita sobre a felicidade ao nos ensinar que o ser humano deve aprender a ser feliz de acordo com as circunstâncias, incorporando e vivendo a certeza da transitoriedade do seu corpo físico e da sua eternidade espiritual. Filosofia esta, sintetizada no pensamento de Allan Kardec: “A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não da situação material em que ele vive”.

Estamos na Terra para construir um mundo melhor. E nesse momento de crise onde as dores se tornam mais acerbas e os convites para eleger a Mamon se intensificam, paira a doce figura do Mestre Jesus indicando-nos o caminho e servindo de referência para as nossas ações e pensamentos.

“Tenho-vos dito essas palavras para que a minha alegria permaneça em vós e a vossa felicidade seja completa. E o meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei”. João 15:11

           Texto: Djair de Souza Ribeiro;  Fotos: Sandra Patrocínio

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 I Conferência Espírita Catarinense

São José, SC

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; CEECAL CEECAL [[email protected]])

 

Programação de palestras no Maria Dolores

Jales, SP

 

É com alegria que anunciamos os

 

 

 

 

 

Copyright © 2017 Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, All rights reserved.
Por que recebeu este e-mail? Você recebe este e-mail por ter se cadastrado em nosso site ou junto ao nosso Departamento de Comunicação. Caso queira se descadastrar, fique à vontade para fazer o procedimento indicado no rodapé deste e-mail.

Localização:

Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

Rua Dezenove, 768, Jales - São Paulo, República Federativa do Brasil

Jales, São Paulo 15700-666

Brazil


Add us to your address book



Quer mudar a forma que recebe estes e-mails?
Você pode 
atualizar suas preferências ou sair desta lista

Email Marketing Powered by MailChimp

 

 Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE 0

 

 ROGÉRIO COSTA.

 DA CIDADE DE

ARAÇATUBA 

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 04-10-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " LIVRE "

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva [[email protected]])

 

Palestras no C.E. Cairbar Schutel

Guarulhos, SP

C.E. CAIRBAR SCHUTEL - PALESTRAS: OUTUBRO DE 2017

Horário: Dom, às 19h00, Seg, às 20h00 e Qua, às 15h30min.

Rua Antonieta Aguirre de Moraes Barros, 360, V. Augusta, Fone: 2422.2043

                                                           PARTICIPEM!

DIA

PALESTRANTE

TEMA

01 – DOM

NEIDE GUERRA

O QUE BUSCAMOS NA CASA ESPÍRITA?

02 – SEG

TARCISIO BAZILIO

TEMA LIVRE

04 – QUA

SILVIO  CAMARGO

A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

08 – DOM

MANOLO QUESADA

OUVISTES O QUE FOI DITO

09 – SEG

CLAUDIO PALERMO

DEUS E A CRIAÇÃO

11 – QUA

PATRICIA AP. CAVALCANTI

A ESPERANÇA

15 – DOM

CELINA SOBRAL (PARTICIPAÇÃO MUSICAL: RAÍ)

COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO?

16 – SEG

NIVA

BEM-AVENTURADOS OS QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA

18 – QUA

GLORIA EGYDIO

RESPEITO E SOLIDARIEDADE

22 – DOM

AMARILIS DE OLIVEIRA

DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS

23 – SEG

MARA SUCENA

TEMA LIVRE

25 – QUA

PALESTRANTE DA USE

TEMA LIVRE

29 – DOM

DEUSA SAMU

TEMA LIVRE

30 – SEG

PATRICIA AP. CAVALCANTI

TEMA LIVRE

Curta FaceBook do C.E. Cairbar Schutel - www.facebook.com/cecairbar

 

Visite o site: http://cecairbar.org.br

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Programação no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Imagem inline 1

Obs.: Se não deseja receber este Boletim Semanal envia a palavra "CANCELAR" para e-mail: [email protected] , pois muito agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

 Jornada vai comemorar os 160 anos de “O Livro dos Espíritos”

Aracaju, SE

 

 

(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

43º. Mês de Kardec 2017

Franca, SP 

 

 

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

Curso Introdutório de Filosofia Espírita no IEEF

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

 Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 474

TRÊS LAGOAS/MS – 1º A 9/OUTUBRO/2017

INFO PAN 474 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BELA VISTA / CAMPO BELO / CENTRO / CHACÁRA MAFALDA / ITAIM BIBI / JABAQUARA / JAGUARÉ / JARDIM AEROPORTO / JARDIM CELESTE / JARDIM DA GLÓRIA / JARDIM HELENA / JARDIM IMPERADOR / JARDIM PREVIDÊNCIA / JARDIM SÃO JORGE / MOOCA / MORUMBI / PARQUE DO IBIRAPUERA / PARQUE EDU CHAVES / PARQUE SÃO LUIZ / SANTANA / TUCURUVI / VILA CARRÃO / VILA FORMOSA / VILA GUSTAVO / VILA MARIA ALTA / VILA MARIANA / VILA MATILDE / VILA PAULISTANA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

                                                        

SÃO PAULO INTERIOR

ARAÇATUBA / ARARAQUARA / ARARAS / ASSIS / BAURU / BEBEDOURO / BERTIOGA / CAÇAPAVA / CAMPINAS / CRISTAIS PAULISTA / DIADEMA / EMBU DAS ARTES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FRANCA / GETULINA / GUARANTÃ / GUARAREMA / GUARULHOS / INDAIATUBA / ITANHAEM / ITAPETININGA / ITATIBA / JACAREÍ / JUNDIAÍ / LINS / LORENA / MARÍLIA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / PAULÍNIA / PERUÍBE / PINDAMONHANGABA / POÁ / PRAIA GRANDE / REGISTRO / RIBEIRÃO PIRES / RIBEIRÃO PRETO / RIO CLARO / SANTA FÉ DO SUL / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CAETANO DO SUL / SÃO JOÁO DA BOA VISTA / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO VICENTE / SOROCABA / TABOÃO DA SERRA / TAUBATÉ / VALINHOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > BENTO RIBEIRO / CACHAMBI / CENTRO / COLÉGIO / GRAJAU /  ILHA DE PAQUETÁ

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ARARUAMA / ARMAÇÃO DOS BUZIOS / ARRAIAL DO CABO /  BACAXA / CABO FRIO / DUQUE DE CAXIAS / MESQUITA / NITERÓI / NOVA IGUAÇU / RIO BONITO / RIO DAS OSTRAS / SAGUAREMA / SÃO PEDRO DA ALDEIA / VOLTA REDONDA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > CARIACICA / ESPIRITO SANTO / VILA VELHA / VITÓRIA

MINAS GERAIS > ASTOLFO DUTRA / BELO HORIZONTE / CARMO DO RIO CLARO / CONSELHEIRO LAFAIETE / JUIZ DE FORA / OURO BRANCO / SACRAMENTO / SANTA LUZIA / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > CASCAVEL / CURITIBA / FOZ DE IGUAÇU / LONDRINA / PARANAVAÍ / PONTA GROSSA

RIO GRANDE DO SUL > CACHOEIRINHA/ CAMAQUÃ / DOM FELICIANO / GRAVATAÍ / ITAQUI / NOVO HAMBURGO / PORTO ALEGRE / TORRES / TRÊS PASSOS

SANTA CATARINA > BIGUAÇU / BLUMENAU / BRUSQUE / CAMPO ALEGRE / FLORIANÓPOLIS / PALHOÇA / SÃO JOSÉ / TIMBÓ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA / CANDANGOLÂNDIA / NÚCLEO BANDEIRANTES / TAGUATINGA SUL

GOIÁS > APARECIDA DE GOIÂNIA / GOIÂNIA / TRINDADE

MATO GROSSO > RONDONÓPOLIS E REGIÃO

MATO GROSSO DO SUL > APARECIDA DO TABOADO / CAMPO GRANDE / DOURADOS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > BAIXA GRANDE / BARRA DA ESTIVA / LAURO DE FREITAS / PORTO SEGURO / SALVADOR

PERNAMBUCO > CAMARAGIBE / GARANHUNS / JABOATÃO DOS GUARARAPES / OLINDA / PAULISTA / RECIFE / SÃO LOURENÇO DA MATA / TEOFILÂNDIA

SERGIPE > ARACAJU

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

CEARÁ > FORTALEZA / MARACANAÚ

MARANHÃO > SÃO LUIZ

PARAÍBA > JOÃO PESSOA

PIAUÍ > FLORIANO / PARNAIBA

RIO GRANDE DO NORTE > MOSSORÓ / PARNAMIRIM

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAZONAS > MANAUS

PARÁ > ANANINDEUA / BELÉM / CASTANHAL / TAILÂNDIA / TUCURUÍ / VIGIA

RORAIMA > BOA VISTA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA > BUENOS AIRES

ESPANHA > LUGO / MADRID

ESTADOS UNIDOS > BETHESDA (MARYLAND) / DANBURY (CT) / FLORIDA /  MALDEN /  MARYLAND / MOUNT VERNON (NY) / NEWARK / SÃO FRANCISCO (CA)

PORTUGAL > LISBOA

ROMÊNIA > BUCARESTE

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um e -mail solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

         

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO

COMPLEMENTO 374

2/OUTUBRO/2017

 - Envie eventos: [email protected]

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM: 

http://www2.quatromaosdeluz.com.br/  

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL
BELA VISTA (21/outubro) / CHÁCARA MAFALDA (26/outubro) / JARDIM IMPERADOR (6/outubro) / MOOCA (19/outubro) / MORUMBI (14/outubro) / PARQUE BRISTOL (21/outubro) / PENHA (22/outubro) / POMPÉIA (30/outubro) / SANTANA (14 e 15/outubro) / SANTO AMARO (31/outubro) / TATUAPÉ (22/outubro) / TUCURUVI (6/outubro) / VILA CARRÃO (23/outubro)  / VILA EMA (13/outubro) / VILA FORMOSA (16/outubro) / VILA INDUSTRIAL (4/outubro) / VILA MATILDE (11/outubro) / VILA MORAES (29/outubro)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

INTERIOR

AMERICANA (17/outubro) / ANDRADINA (18/outubro) / ARAÇATUBA (outubro) / ARARAS (29/outubro) / ARUJÁ (12, 19/outubro)  / AURIFLAMA (15/outubro) / AVANHANDAVA (4/outubro) / BRAGANÇA PAULISTA (31/outubro) / CARDOSO (18/outubro) / COTIA (20, 22/outubro)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FERNANDÓPOLIS (2, 10/outubro) / GUARULHOS (16, 29, 30/outubro) / ILHA SOLTEIRA (20/outubro) / ITÁPOLIS (25/outubro) / ITATIBA (28/outubro) / ITU (8/outubro) / ITUPEVA (7, 21, 28/outubro) / JOSÉ BONIFÁCIO (23/outubro) / JUNDIAI (22/outubro) / LORENA (10, 17, 18, 24, 25 e 31/outubro) / MAIRIPORÃ (7/outubro)  / MIRASSOL (26/outubro) / MOGI DAS CRUZES (11, 12, 27/novembro)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

PALMEIRA D’OESTE (8/outubro) / PEDRANÓPOLIS (16/outubro) / PENAPÓLIS (2, 3, 5, 6, 7, 11, 13, 20, 25, 27/outubro) / PRESIDENTE PRUDENTE E REGIÃO (23 a 29/outubro) / RIBEIRÃO PIRES (25/outubro) / RIOLÂNDIA (17/outubro) / SANTA FÉ DO SUL (9, 11/outubro) / SANTO ANDRÉ (5,15, 18, 28/outubro)) / SANTOS (15, 22, 28/outubro)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO (3, 10, 31/outubro) / SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (24/outubro) / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (10/novembro) / SOROCABA (14, 19, 22, 23/outubro) / TABOÃO DA SERRA (17/outubro) / VALENTIN GENTIL (11/outubro) / VOTUPORANGA (4, 31/outubro)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

RIO DE JANEIRO

CAPITAL > GÁVEA (18/outubro) / MARACANÃ (21/outubro) / PECHINCHA (9, 21/outubro)  / VISTA ALEGRE (21/outubro)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ALEM PARAIBA (14/outubro) / ARARUAMA (outubro) / ARMAÇÃO DE BUZIOS (16/outubro) / ARRAIAL DO CABO (15/outubro) / CAMPOS DOS GOYTACAZES (28/outubro) / NOVA FRIBURGO (outubro) / PETRÓPOLIS (7/outubro) / RIO DAS OSTRAS (14/outubro) / SÃO PEDRO DA ALDEIA (6, 15/outubro) / VOLTA REDONDA (14 e 15/outubro)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

MINAS GERAIS > MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE (outubro) / CONTAGEM (11/outubro) / SACRAMENTO (25/outubro)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANÁ > CURITIBA (11/outubro) / LONDRINA (3 e 7/outubro)

RIO GRANDE DO SUL > CACHOEIRA DO SUL (12/outubro) / GRAMADO (13/outubro) / LAVRAS DO SUL (14/outubro) / PELOTAS (outubro) / PORTO ALEGRE (14, 16, 18, 21, 24/outubro) / SANTO ÂNGELO (outubro)

SANTA CATARINA > TUBARÃO (20 e 21/outubro)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA (7/outubro - 24/outubro) /  CEILÂNDIA NORTE (7, 14, 21 e 28/ outubro)

GOIÁS > ANÁPOLIS (9 e 10/dezembro)

MATO GROSSO DO SUL > APARECIDA DO TABOADO (3/outubro) /  CAMPO GRANDE (19 a 25/outubro) / DOURADOS (28/outubro) / PONTA PORÃ (29/outubro)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > ILHA DE ITAPARICA (21 e 22/outubro) / SALVADOR (7, 17, 21/outubro)

PERNAMBUCO > PAULISTA (29/outubro) / RECIFE (27/outubro)

SERGIPE > ARACAJU (14/outubro)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

CEARÁ > ARACATI (15/outubro)  / FORTALEZA (outubro)

MARANHÃO > SÃO LUIZ (3/outubro)

PARAIBA > CAMPINA GRANDE (21/outubro) / JOÃO PESSOA (17/dezembro)

RIO GRANDE DO NORTE > MOSSORÓ (27 a 29/outubro)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/

=INTERNACIONAL=

PARAGUAY > CONCEPCION (13 y 14/outubro)

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um

 

O topo da montanha se chama Felicidade.

 

 

Wellington Balbo – Salvador BA.

 

 

 

A reforma íntima é sempre abordada nos centros espíritas. Sendo a missão do Espiritismo, segundo Allan Kardec, melhorar moralmente e intelectualmente o homem é natural que o tema seja constantemente debatido.

O que vem, porém, a ser esta reforma íntima? Alguns a consideram como praticar o bem, fazer trabalho voluntário, suportar o cônjuge, almoçar com a sogra todos os domingos sem reclamar... a lista é extensa...

Pode ser que algumas dessas ações constituam-se, de fato, uma melhora interior, porquanto demandam enorme esforço de nossa parte e, relembrando Kardec, aquele que empreende esforço para domar suas más inclinações é alguém que pode ser considerado um autêntico espírita, logo, um ser que iniciou este trabalho de modificação interior.

Mas... seria apenas isto? Ou a tão propalada reforma íntima vai além disto? O quê entender por reformar-se intimamente e, mais: como executar tão delicada tarefa, haja vista que orgulho, vaidade, egoísmo, misturam-se com alguns “pedaços” de virtudes que já conquistamos, como generosidade, humildade e paciência.

Sim, porque limitações e virtudes misturam-se em nós neste estágio evolutivo de espíritos ainda imperfeitos, conforme classificação de Allan Kardec na escala espírita.

Em algumas ocasiões exercitamos a humildade, mas 30 minutos depois caímos na prepotência. Ou seja, ainda não conquistamos as virtudes em sistema aboluto, porém, se assim podemos dizer temos algumas virtudes em modo relativo.

Se já sabemos o que fazer para sermos felizes, porquanto toda infelicidade é decorrente de nossa imperfeição, melhorando-nos moralmente estaremos, portanto, mais próximos da real felicidade.

 

O rio Paraná na aprazível cidade de Rosário, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

Perante a Codificação Kardequiana

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina de Luz. Lição nº 06. Página 32.

 

A Codificação Kardequiana orienta o homem para o “construir-se”, de dentro para fora.

Com semelhante afirmativa numerosas legendas repontam do plano individual, ampliando os distritos do mundo interior para a reestruturação da personalidade, ante o continuísmo da vida.

Edificação íntima, em cujo levantamento a criatura pode concluir de maneira instintiva:

- Deus é nosso Pai, mas a certeza disso não me exonera da responsabilidade de burilar-me, trabalhar e viver;

- moro presentemente na Terra, com a obrigação de compartilhar-lhe o progresso; entretanto, na essência, sou um espírito eterno, evoluindo na direção da Imortalidade;

- atravesso atualmente caminhos determinados pela Lei da causa e efeito; contudo, já sei que desfruto o privilégio de renovar o próprio destino pelo uso sensato da liberdade de escolha;

- travo duras batalhas no campo externo, mas compreendo que a maior de todas elas é a que sustento, dia por dia, no campo íntimo, procurando a vitória sobre mim mesmo;

- possuo a família do coração; todavia em todos os seres da estrada, encontro irmãos verdadeiros, componentes da família maior a que todos pertencemos - a Humanidade;

- sofro desafios e obstáculos, nas vias planetárias, porém guardo a certeza de que a alegria imperecível é a meta que me cabe atingir;

- desilusões de provas me assaltam comumente a senda diária; no entanto, reconheço que preciso aceitá-las por lições valiosas, necessárias, aliás, à minha própria formação espiritual, na academia da experiência;

- o mundo por vezes passa por transições inesperadas e rudes, todavia, tenho a paz imutável, no âmago do ser;

- o tempo é a minha herança incorruptível;

- a morte ser-me-á simplesmente estreito corredor para o outro lado da vida.

           Revela-nos Jesus que o Reino de Deus está dentro de nós, e Allan Kardec complementa-lhe a obra ensinando-nos a desentranhá-lo, através de ação e discernimento, serviço e amor, a fim de que o homem sublimado consiga sublimar a Terra para que a Terra, por fora e por dentro, se incorpore, em espírito e verdade, ao Reino dos Céus. 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Obras básicas da Doutrina Espírita

Imagem/fonte: http://espiritismoparainiciantes.blogspot.com.br/2015/07/o-nascimento-da-doutrina-espirita.html

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]