Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/11-10-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

10-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/10-10-2017.htm

09-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/09-10-2017.htm

07-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/07-10-2017.htm

06-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/06-10-2017.htm

05-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/05-10-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Daniel Dunglas Home.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Daniel_Dunglas_Home.jpg

Um dos experimentos pelo qual  Sir William Crookes atestou a mediunidade de Daniel Dunglas Home (c.1870)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Dunglas_Home#/media/File:William_Crookes_3.jpg

Porto de Bordéus em 1871. Óleo sobre tela por Edouard,

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Edouard_Manet_026.jpg

 

A visão espírita da sociedade

 

 “A vida social está em a Natureza?

Certamente, Deus fez o homem para viver em sociedade.

Não lhe deu inutilmente a palavra e todas as outras    faculdades necessárias à vida de relação”.   (Questão nº 766 de O Livro dos Espíritos). 1

 O livro dos Espíritos, em sua Parte Terceira, no capítulo VII – Da lei de sociedade informa que a vida social é condição da própria Natureza.

Esclarece e fundamenta porque o ser humano tem que viver em sociedade, apresentando os seguintes conceitos.

Deus criou o homem para viver em sociedade; por isso o homem é dotado dos meios de comunicação.

O homem não é um ser perfeito e completo, portanto ele precisa da união social a fim de que um possa ajudar o outro. Precisando uns dos outros, os homens foram feitos para viver em sociedade e não insulados.

Não se justifica o isolamento do homem, seja por pretenso fim religioso (asceta, ermitão, etc.), seja pelo fim egoístico de usufruir os bens materiais sem aborrecimento de ter que se relacionar com pessoas (residir em uma ilha isolada, por exemplo).

Aqueles que pretendem viver em absoluta reclusão, fugindo do pernicioso contacto com o mundo, advertiram os Espíritos que incorriam com duplo egoísmo.

Toda forma de insulamento que nada produza de bom é considerada   inútil pelo Espiritismo.

Já pudemos afirmar que: “toda pessoa tem compromisso com a sociedade em que vive. Nela deve participar, dando sua contribuição, de acordo com suas possibilidades intelectuais e sentimentais. O espírita, pelo conhecimento que tem da Doutrina Social Espírita, consubstanciada nas Leis Morais de O Livro dos espíritos, tem o dever de participar ativa e conscientemente na sociedade em que vive, agindo para que os princípios expressos em tais leis se efetivem na sociedade humana.” 2".

Há uma forma de insulamento que o Espiritismo admite: os que saem do mundo para se dedicarem ao trabalho de socorrer os necessitados. Aqueles que assim agem, na verdade se elevam em seu progresso espiritual, pois adquirem duplo mérito, superam o egoísmo no gozo material e praticam o bem, obedientes à lei do trabalho.

Nesse aspecto, os Espíritos valorizam duas situações importantes: fazer o bem e obedecer à lei do trabalho.

Conseqüentemente, a omissão e a ociosidade que venham alimentar qualquer tipo de isolamento social, produzirão sempre a inutilidade, o fanatismo ou o egoísmo rotulado de pureza ou santidade.

O homem tem necessidade de progredir, de desenvolver suas potencialidades e isso ele só pode fazer em sociedade e é necessário que a sociedade esteja estruturada a fim de que todos que a compõem tenham tal possibilidade.

O progresso do homem, tanto em seu aspecto da vida material quanto da vida espiritual, é uma imposição do Criador à Vida. Ele necessita relacionar-se com seu semelhante para criar os bens indispensáveis ao seu aprimoramento.

Esse relacionamento social, no entanto, deve ser inspirado pelo amor entre os seres, pela fraternidade que implica no exercício da justiça.

Desses bens necessários ao seu progresso, alguns ele colhe na própria família, outros, porém, ele precisa colher em outras agencias: a religião, a escola, as associações com fins culturais, artísticos, científicos, etc. Então ele poderá satisfazer suas necessidades de ordem econômica, social, cultural e espiritual.             

Por outro lado, o ser humano, a família, as instituições sociais precisam de paz, justiça e segurança a fim de que todos possam progredir, sem restrições ou discriminações.

Retirando da criatura humana a manifestação do amor em seu relacionamento, resta apenas o egoísmo, inclusive rebaixando a relação sexual ao puro instinto.

O amor faz com que haja a responsabilidade, o cuidado, o carinho e o zelo de uma pessoa para com a outra. A família é o precioso laboratório onde se exercita e se aprimora a sublime manifestação desse sentimento.

Conclui-se, assim, que o homem não é um ser independente. Pelo contrário, ele depende de seu semelhante ao mesmo tempo em que é impulsionado ao progresso; por isso impõe-se-lhe a necessidade de aprender a amar o seu próximo e não explorá-lo física, intelectual e sentimentalmente.

Esse amor deve ser traduzido de forma concreta.

Não apenas dar esmola ao pobre e pedir-lhe paciência, acolher o velho desamparado no asilo, agasalhar a criança órfã ou abandonada, mas agir para que o amai-vos uns aos outros se efetive através do direito que todo ser humano tem de possuir o necessário: alimentação, vestuário, casa, saúde, educação, lazer e desenvolvimento espiritual.

Felizmente esses direitos já  estão assegurados no artigo 203 da Constituição Federativa do Brasil e em  leis complementares.

Referência:

1. KARDEC, Allan. O Livro dos espíritos. Trad. Guillon Ribeiro.93 e.1 imp.(Edição Histórica) Brasília:FEB, 2013.

2. PAIVA, Aylton G.C. Espiritismo e política: contribuição para evolução do ser e da sociedade. 1. Im.Brasília: FEB, 2014, 2014.

 

Banhistas no Mar da Galiléia. Tiberiades, Israel. Foto Ismael Gobbozz

Tartarugas convivem com peixes em aquário da estação ferroviária Atocha. Madrid, Espanha . Foto Ismael Gobbo.

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

Meus amigos,

Convidamos para palestra com:

 

JEANINE BRIENZI,

 

de  Mirassol, nesta quarta-feira, 11 de outubro, 20:00 h, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no Movimento “Você e a Paz’

São Paulo, SP

 

A Associação de Desenvolvimento Espiritual Reencontro realizou, no dia 8 de outubro de 2017, a Terceira edição do Movimento Você e a Paz em São Paulo. O evento teve lugar no Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer (plateia externa), no Parque Ibirapuera.

A atriz, modelo e locutora Jacqueline Dalabona  - sob a direção do ator, autor e diretor de teatro Odilon Wagner - foi a encarregado das apresentações na condição de anfitriã do evento que contou com a presença de representantes diversas religiões, além de autoridades e personalidades de vários segmentos, como o prefeito de SP João Doria Junior.

O artista Nando do Cordel – autor da música composta especialmente para o Movimento Você e a Paz – entreteve o público que se aglomerava na expectativa do início do evento.

O evento foi oficialmente aberto por Jonas Pinheiros, presidente da A.D.E. Reencontro nomeando a todos os presentes como “embaixadores da Paz”.

A parte artística do evento foi abrilhantada pela Bachiana Filarmônica SESI de SP, sob as regência dos Maestros Roberto Minczuk e João Carlos Martins.

Na sequência foi efetuada a entrega do Troféu Você e a Paz às iniciativas, pessoas e empresas que promovem a paz, nas categorias:

Personalidade que se Doa:

·         João Doria Junior prefeito de São Paulo

·         Padre Rosalvino obra social Dom Bosco de amparo às crianças e adolescentes de Itaquera SP

Instituição que Realiza:

·         Plataforma Sinergia (reaproveitamento de alimentos);

·         Fraternidade Sem Fronteiras (amparo e solidariedade às comunidades pobres de países da África);

·         Instituto Passe de Mágica (foco no esporte educacional em comunidades de alta vulnerabilidade social);

·         Hospital Santa Marcelina (dedicado ao amparo hospitalar aos desvalidos da periferia de SP)

·         Heróis do Bem (Voluntários que visitam hospitais, orfanatos levando alegria e esperança).

Empresa que Viabiliza:

·         Química Amparo (Fabricante dos produtos de limpeza YPÊ pelos empreendimentos e obras assistenciais);

·         Escola Santa Marina da Vila Carrão na periferia de SP

As manifestações dos pensamentos dos religiosos, presentes ao evento, sobre a paz teve início com as palavras do Mestre Espiritual Sri Prem Baba da ancestral linhagem Sachcha, que observou termos tudo para nos unirmos, pois respiramos o mesmo ar, caminhamos sobre os mesmos caminhos sobre a superfície da Terra e bebemos da mesma água. Apesar disso, vamos buscar detalhes para fomentar e alimentar a desunião, o sectarismo e a discórdia. A paz passa pela União enquanto que a intolerância nos impede da União.

Devemos aprender a construir a harmonia, erradicando a violência e a agressividade. Para tanto basta despertar o AMOR.

O amor para ser despertado requer uma atitude simples. Mesmo diante da turbulência global, devemos cultivar a paz no microcosmo da Constelação Familiar que nos cerca (pai, mãe, irmãos, avós, tios, primos) agradecendo-lhes por “absolutamente tudo”.

O Cônego Jose Bizon, do Cabido Metropolitano da Arquidiocese de SP, diretor da Casa da Reconciliação, ponto de referência para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso em SP, deu início à sua prédica  citando Jesus “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5:9) para afirmar em seguida de que é possível a união e a vivência pacífica entre as diversas formas do pensamento religioso e das atividades humanas, bastando observar a diversidade da formação do povo brasileiro.

A intolerância não é choque de opinião, mas sim é um choque de ignorância e sensibilizando a todos repetiu a prece de São Francisco terminando com o pensamento de Nelson Mandela, premio Nobel da Paz de 1993:

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.

O Sheikh Jihad Hassan Hammadeh, Presidente do Conselho de Ética da União Nacional das Entidades Islâmicas e vice-presidente da União Nacional das Entidades Islâmicas (UNI) inicia sua apresentação com a saudação Salaam Aleikum – Que a Paz esteja sobre vós – expressão de cumprimento entre os Muçulmanos.

O Sheikh Hammadeh inicia a exposição de seus pensamentos afirmando que todos querem a paz, para logo em seguida formular uma questão retórica:

— Então por que não temos paz? Qual o caminho da paz?

Os maus têm um produto ruim (a maldade) enquanto a maioria de nós tem um bom produto (o bem). Então por que o mal prevalece?

Apesar de o produto ser bom (o bem), a propaganda que fazemos é sofrível. Nós não praticamos a paz, optando pela vivência individualista.

O mundo de paz que todos anelamos exige que não mais sejamos seguidores, mas sim lideres na propagação da paz, mediante a vivência e o comportamental pessoal afastando-nos dos conflitos da beligerância, da injustiça e da intolerância.

O profeta Mohammed (Maomé) questionado sobre como encontrar a paz ensina:

— Quem amanhecer seguro no seu lar, tendo saúde no corpo e com o pão de cada dia é como se ele tivesse conquistado o mundo todo. Ele é a pessoa mais rica da face da Terra?

E o profeta segue ensinando que o melhor do Islã – a religião da paz – é dar de comer aos famintos e falar de paz para as pessoas. Duas regras simples que todos – independente do credo religioso – podemos praticar, fazendo esse compromisso com Deus:

Alimentar os necessitados e ensine o caminho da paz.

O Pastor Davi Seiberth Arantes da Igreja Metodista Wesleyana inicia sua abordagem perguntando:

— O que é a paz?

A paz é muito mais do que um conceito filosófico. É necessário mudar profundamente o comportamento individual de que a paz é atribuição dos poderosos tornando-nos impotentes para alterar a situação de conflito que permeia toda a Sociedade.

Por certo não podemos resolver o problema global, mas temos o dever de mudar nossos comportamentos pois a qualidade da Sociedade é o resultado direto das somas das qualidades individuais dos cidadãos que a compõem.

Para encerrar sua participação o Pastor Arantes reflexiona em torno das palavras do Apóstolo Paulo na epístloa aos Romanos:

— “Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:2

O Juiz de Direito, autor e divulgador Espírita José Carlos De Lucca iniciou sua exposição observando que há muito mais semelhanças do que diferenças entre as diversas denominações religiosas. Há, contudo, uma semelhança fundamental e primordial: Todos nós, independente do rótulo religioso, somos Filhos de Deus e essa condição deve ser o caminho a nos conduzir a uma vivência mais harmônica e pacífica, respeitando as diversidades e acabando com a intolerância e o ódio sectário.

De Lucca narra o diálogo entre Leonardo Boff e o Dalai Lama ocorrido durante o intervalo de um encontro mundial sobre religião e a paz entre os povos:

Santidade – pergunta o teólogo, escritor e professor universitário brasileiro - qual é a melhor religião?

A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito. É aquela que te faz melhor – respondeu o líder religioso Budista.

O que me faz melhor? – continuou o teólogo brasileiro.

Aquilo que te faz mais compassivo, aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável e maais ético. A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião. - completou o Dalai Lama.

Equivocadamente, muitos consideram que para ser bom basta não praticar o mau, quando na realidade é preciso fazer o bem, no limite das próprias forças, pois cada um responderá por todo o mal que tiver tido como origem o bem que se tenha deixado de fazer.

Encerrando o evento, o médium e orador espírita Divaldo Franco, criador e idealizador do movimento, abordou a importância da cultura de paz e dos sentimentos, atitudes e valores em prol de um mundo mais justo e consequentemente pacífico.

Para emoldurar o tema Divaldo se utiliza da narrativa de uma jovem armênia e cuja história foi retratada em o livro Perdão Radical de autoria de Brian Zahnd.

Entre os anos de 1915 a 1917 ocorreu a guerra entre turcos e armênios. Como em toda a guerra a crueldade é soberana. A Armênia invadida pelos turcos viu seu povo ser dizimado em um genocídio.

Não foi diferente para aquela família modesta. Os soldados turcos  Invadiram a casa e de, imediato mataram os pais de duas jovens.

A mais moça, quase uma criança, foi estuprada até a morte, a outra, um pouco mais velha, foi transformada em escrava sexual do comandante daquela tropa.

Após fugir dessa situação a jovem refugiou-se em outro país e estudou até se formar enfermeira.

Muitos anos se passaram até que deu entrada no Hospital onde ela trabalhava o antigo comandante das tropas que havia destroçado suas esperanças.

Cristã, aplicou-se a cuidar do quase moribundo até a sua recuperação total.

Desejando agradecer à jovem que tanto havia se dedicado a lhe devolver a saúde, descobriu toda a verdade.

E envergonhado de suas ações pretéritas ousou perguntar à jovem, qual a razão de tê-lo perdoado, quando o normal teria sido um comportamento oposto.

A jovem olhou profundamente nos olhos do algoz de sua felicidade e lhe respondeu:

— Teus crimes contra mim, minha família e meu povo foi por sermos cristãos. Perdoo-te porque Jesus nos ensinou: “Aquele que crê em mim, faz também as obras que faço”.

Divaldo passa, então, a elaborar os comentários de cunho moral em torno da narrativa que a todos emocionou.

Perdoar não é esquecer, pois o esquecimento depende da memória física. Perdoar no conceito amplo ensinado por Jesus é não devolver o mal recebido e nem mesmo desejar a infelicidade daqueles que nos prejudicam e infelicitam.

Perdoar não significa estar de acordo com o erro. Todo crime merece repúdio. O criminoso, porém, merece compaixão.

O perdão, antes teológico, adquiriu a condição de terapia, por nos devolver a harmonia pacificando nossos corações e sentimentos.

A crise que se abate toda a Humanidade é, na realidade, crise INDIVIDUAL que se propaga envolvendo toda a Sociedade, que centraliza seus objetivos existenciais no individualismo, consumismo e na busca do prazer, por confundi-lo com a felicidade. A Sociedade carece de objetivos existências profundos e transcendentais, preferindo permanecer na superfície das ilusões que passam e se esgotam em si mesmas, levando o ser à perda do objetivo existencial resultando no inconformismo, na depressão, na revolta e, por conseguinte produzindo a violência.

Divaldo encerra seus comentários, lembrando-nos das palavras de Jesus:

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. Jesus       (João 14:27)

O evento foi encerrado com uma apresentação da música Paz pela Paz, de Nando do Cordel, composta especialmente para este movimento.

   Texto: Djair de Souza Ribeiro,    Fotos: Edgar Patrocinio

 

 

54ª. COMETRIM

Uberlândia, MG

 

 

 

54ª COMMETRIM

UBERLÂNDIA/MG – 2017

INSCRIÇÕES: www.triangulomineiroespirita.com.br

 

ABERTURA:  3 de novembro às 20:00 – Local: C. E. Joana d’Arc – Rua Ituiutaba, 633 – B. Aparecida

CONFRATERNIZAÇÃO: 4 de novembro, a partir das 7:00 – Local: CDL – Av: Belo Horizonte, 1290 – B. Martins

 

P R O G R A M A Ç Ã O    G E R A L

DIA

ESPAÇO

A T I V I D A D E

03/11/17

Sexta-feira

 

PLENÁRIA

C. E. Joana d’Arc
 Rua Ituiutaba, 633
B. Aparecida

. 17:00 – início do credenciamento

. 19:30 – apresentação artística

. 20:00 – abertura da 54ª COMMETRIM – palestra: “O Livro dos Espíritos: 160 anos de Esclarecimento e Consolação” – expositor: Manoel Tibúrcio Nogueira (CRE Pontal – Ituiutaba)

04/11/17

sábado

PLENÁRIA

CDL
Av: Belo Horizonte, 1290 – B. Martins

 

 

PLENÁRIA

. 7:00 às 8:30 – credenciamento e café

. 8:30 – apresentação artística

. 9:00 – palestra com Afonso Chagas (Conselheiro UEM – BH)

. 10:00 – CONJUV – Conselho da Juventude Espírita da AME/Uberlândia

. 10:30 – palestra com Marta Antunes Moura (FEB)

. 12:00 – almoço

. 18:00 – momento artístico e encerramento da 54ª COMMETRIM

04/11/17

sábado

DEPARTAMENTOS

DIJ:

1- INFÂNCIA

 

 

 

 

 

 

 

 

. 8:30 às 10:30 – sala 1 – (6 a 8 anos) – Equipe de Uberlândia

. 10:30 às 12:00 – Equipe de Uberlândia

. 13:30 às 16:00 – Equipe de Ituiutaba

. 16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – Equipe de Uberaba

. 8:30 às 10:30 – sala 2 – (9 a 12 anos) – Equipe de Uberaba

. 10:30 às 12:00 – Equipe de Ituiutaba

. 13:30 às 16:00 – Equipe de Tupaciguara

. 16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – Equipe de Uberlândia

. 18:00 – momento artístico e encerramento da 54ª COMMETRIM.

04/11/17

sábado

 

 

2- JUVENTUDE

 

 

 

 

 

. 8:30 às 10:30 – oficina coordenada pelo Departamento Família – Tema: “Jovem espírita: do crush ao casar”

. 10:30 às 12:00 – Bate-papo com Afonso Chagas – Tema: “Lei de Conservação: Necessário e supérfluo”

. 12:00 – almoço

. 13:30 às 16:00 – oficina Equipe Santa Vitória – Tema: “Lei de Sociedade: laços de família”

. 16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – oficina Equipe de Uberlândia e Uberaba – Tema: “Por que os pais não escutam direito?”

. 18:00 – momento artístico e encerramento da 54ª COMMETRIM na Plenária

04/11/17

sábado

 

3- EVANGELIZADORES

 

 

. 13:30 às 16:00 – Equipe DIJ/AME/CRE Uberlândia

. 16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – Equipe DIJ/AME/CRE Uberaba

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

04/11/17

sábado

ASSISTÊNCIA FRATERNA

. 13:30 às 15:00 – Colaborador de Uberlândia: Eurípedes José de Moura – Tema: “As causas primeiras e o mundo dos Espíritos – Esclarecendo e consolando”

. 15:00 às 16:00 – APSE/AME/Uberlândia – Tema: Amor à vida – consolações e esperanças.

 . 16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – Colaboradoras: Nara Lemos (Ituiutaba) e Ana Augusta (Prata) – Tema: “As leis morais na Assistência Fraterna”

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

04/11/17

sábado

MEDIUNIDADE

. 13:30 às 14:00 – Colaboradores: Nereu Nice Sousa (AME/Uberaba), José Eustáquio (AME/Uberlândia), Virgílio Cândido (AME/Araguari) - Dinâmica – Tema: Mundo Espírita ou dos Espíritos

. 14:00 às 16:00 – Marta Antunes Moura – Tema: “Mediunidade, Obsessão e Desobsessão”

.  16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – Marta Antunes Moura - continua

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

04/11/17

sábado

COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA

. 13:30 às 14:45 – Colaborador Wilmar Divino (Ituiutaba) – Tema: “Novas Fronteiras da Divulgação”

. 14:45 às 16:00 – Colaborador Fausto Calábria (AME/Uberlândia) – Tema: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará – (Jesus)”

.  16:00 às 16:30 – lanche

16:30 às 18:00 – Colaboradora  Leonel Varanda (Uberaba) – Tema: “Estrutura Pedagógica e conteúdo de O Livro dos Espíritos”

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

04/11/17

sábado

ÁREA DE ESTUDOS DO ESPIRITISMO

(ESDE)

. 13:30 às 15:00 – Colaboradores: Equipe Área de Estudos do Espiritismo das AME/Uberaba e AME/Uberlândia – Tema: “Atividade prática sobre O Livro dos Espíritos”

. 15:00 às 16:00 – Tema: “Dinâmica relacionando O Livro dos Espíritos, às demais Obras Básicas e obras subsidiárias que a ele se referem”

.  16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 – Tema: “Momento de sensibilização sobre estudo, esclarecimento e consolação”

. 17:00 – Apresentação da Caravana Espírita de Sensibilização para o Estudo Doutrinário

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

04/11/17

sábado

FAMÍLIA

. 8:30 às 10:30 – Colaborador Joamar Zanolini (Uberaba) – apresentação do Deptº de Família junto à Juventude – Tema: “Do crush ao casar”

. 13:30 às 14:45 – Colaboradora Marina Baduy (Ituiutaba) – Tema: “A visão da família em O Livro dos Espíritos”

. 14:45 às 15:45 – Colaboradores Jesusmar Cândido e Lívia Nogueira (Ituiutaba) – Tema: “A responsabilidade da Casa Espírita na assistência à família”

.  16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – Apresentação pelo DIJ – Setor Juventude – Tema: “Por que os pais não nos escutam direito?”

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

04/11/17

sábado

DIRIGENTES

. 13:30 às 16:00 – Colaborador Paulo Eugênio Brumano (Ubá) – Seminário – Tema: Capacitação de Trabalhadores

.  16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – continuação do seminário

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

 

Todas as quintas

19h30 – 21h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi:,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

PROXIMAS PALESTRAS

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

10/out

Terça

20h

Fabiana Tófoli

CE Seara de Jesus

Abandonai a Ilusão antes que a Ilusão vos abandone

11/out

Quarta

20h

André Marouço

TV Mundo Maior

Prosperidade

14/out

Sábado

15h

Manolo Quesada

Seara Bendita

Marta, Maria e Lázaro

11/out

Terça

9h

Elisabeth Mendonça

CE Irmãos da Nova Era

No Pão Espiritual

17/out

Terça

20h

André Luis Carvalho

CE Zilda Gama

Tema Evangélico

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

4º. Encontro Amigos da Boa Nova

Guarulhos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Assessoria - Feal [[email protected]])

 

Programação do IEEF- Instituto Espírita de Estudos Filosóficos

São Paulo, SP

 

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/71/original_Cartaz_-_Filosofia_Esp%C3%ADritra_-_Introdu%C3%A7%C3%A3o_-_2017_-_2%C2%BA_SEM.jpg?1504795682

 

 

 

(Informação recebida em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Joana D’Arc

Assis, SP

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Mário Ferreira Barreira

Cândido Mota, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Projeto Yvonne Pereira  - cinema

Prezados amigos, 

 

Segue para conhecimento o link sobre o projeto Ivonne Pereira, para colaborarem, divulgarem e indicarem aqueles que podem colaborar . 

 

A Mapa Filmes tem 39 dias para realizar esse projeto COLABORATIVO que está disponível na plataforma Kickante , o filme "Além da Paixão, um amor mais forte que a vida". 

 

Se conseguirmos arrecadar o mínimo de 20,00 de cada uma das pessoas que AMARIA ver a vida de Ivonne Pereira na tela dos cinemas, em poucos dias bateremos a meta do projeto que está na fase de pré produção.

 

O filme traz a proposta de contar nos cinemas em forma de romance, a linda história de Amor que atravessou o tempo e as reencarnações. Quem nunca leu uma obra psicografada por ela? Quem nunca ouviu falar da sua história com a mediunidade e sua luta para manter a firmeza no compromisso com Cristo? 

 

Ela é um grande exemplo em um período que a mulher não tinha muito espaço.
A sua vida não pode ser esquecida, precisamos nos unir para propagar a sua história em tempos tão difíceis, lembrando da magistral obra que ela psicografou com muito sacrifício " Memórias de um Suicida", conta uma história muito importante e que foi amparo para muitos e ainda é nos dias de hoje.

Um grande alerta para todos que estão passando por momentos graves e que pensam em desistir da vida. 

 

Nos ajudem divulgando em sua Casa espírita, grupos e redes sociais.

 

Juntos somos mais fortes! 

 

http://www.zookcomunicacao.com/YvonnePereira/um-amor-mais-forte-que-a-vida.html

 

https://www.facebook.com/alemdapaixaofilme/

 

 

 

--


zookcomunicacao.com

Comunicação

Magali Bischoff

Diretora de Comunicação

(11)98912-9798 WhatsApp

[email protected]

zookcomunicacao.com

 

 

(Informação recebida em email de Magali Bischoff [[email protected]])

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/

 

 

 

 

 

 

Projeto: “Arte além da vida”

Jacareí, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Mês Espírita de

Santa Fé do Sul, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Programação do Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec

Bruxelas, Bélgica

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/9ec77aed-1ea8-48d5-b4ab-8f89c5f7c93a.jpg

     Centre d'études Spirites Allan Kardec, asbl         

     Rue Louis Hap, 134

     1040 Bruxelles
     0491/74 92 34
     
http://bruxelles.cesak.org/

 

7ème Rencontre Spirite pour les enfants
 

Dimanche 5 novembre 2017
de 14h00 à 17h00


Les centre spirites CESAK, NEECAFLA et FSPL  ont le plaisir de vous inviter,
vos enfants et vous
à 

La 7ème rencontre spirite pour les enfants

Depuis 7 ans, nous organisons des journées inoubliables pour tous les enfants. Des sujets moraux profonds y sont abordés avec joie, jeux et amusements.


Cette année, le thème abordé sera: 
DIEU

Entrée gratuite
réservation jusqu’au 31 octobre
Nombre de places limitées



Lieu de la Rencontre:  Fédération Spirite de la Province de Liège
Rue Maghin, 43 - 4000 Liège
Info et réservation : 
[email protected] ou 0491 / 749 234

Avec le soutien de
l'UNION SPIRITE BELGE
 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/2de9402f-d9e8-404d-8056-4538cf952161.jpg

 

 

Copyright © 2017 Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL, All rights reserved.
 

 

1o. Encontro Medicina e Espiritismo

Madrid, Espanha

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

XI Seminário -Médico-Espírita de

Ribeirão Preto, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Palestra programada para o

SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis. Campinas, SP

 

 

 

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:

www.searajoannadeangelis.org.br

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

17º. Congresso Espírita da Bahia

Salvador

 

Olá amigos queridos

 

Abaixo vamos deixar o vídeo convite ao 17º Congresso Espírita da Bahia

 

Amigos, ao clicar na figura abaixo abrirá outra página da internet para assistir o vídeo

 

Esperamos vocês

 

Deus abençoe

 

 


 

(Informações recebidas em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

 10º. Festival do Livro do C.E. Allan Kardec

Campinas, SP

http://ceak2010.entregadordecampanhas.net/messageimages/11037132511414396/150721669472078900/cabecalho.jpg

 

Campinas sedia 10º Festival do Livro do Centro Espírita Allan Kardec

 

Livros, CDs e DVDs terão descontos de até 60%, com mais de 1.800 títulos à venda

 

O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), de Campinas, promove, no dia 7 de outubro, o tradicional Festival do Livro Espírita. Em sua décima edição e com o tema “Ler para conhecer, estudar para transformar”, o evento traz mais de 1.800 títulos divididos entre livros, CDs e DVDs com até 60% de desconto.

A grande atração dessa edição é a banca de saldão com promoções bem atrativas, e as oficinas com grandes nomes já confirmados, como Régis de Morais, que vai abordar o tema Sexo e Sexualidade na Visão Espírita, Orson Peter Carrara, com o tema Preparando-se para uma Vida de Paz, Lincoln Vieira Tavares, que vai falar sobre a Casa Espírita e muitos outros. Serão no total oito oficinas que acontecerão ao longo do dia.

Entre os objetivos do festival estão a divulgação da doutrina espírita, promoção do encontro entre trabalhadores e frequentadores do CEAK e de outras casas espíritas, visando fortalecer o movimento espírita, além de incentivar o trabalho voluntário e, assim, desenvolver o espírito de equipe e de solidariedade.

Haverá programação especial para as crianças, sorteios de brindes, praça de alimentação e o espaço “Café Literário”, destinado para uma pausa e encontros com os amigos.

Os resultados obtidos com a venda dos produtos serão destinados às obras assistenciais do CEAK e seus departamentos. O evento é bienal, sua última edição aconteceu em 2015, atraiu mais de 3 mil pessoas e atingiu a marca de 8 mil exemplares vendidos.

A décima edição do festival do livro espírita acontece das 9h às 18h, no ginásio de esportes do Educandário Eurípedes, anexo à Panificadora Bambini, no bairro Vila Nova. A entrada é franca e haverá estacionamento gratuito no local.

 

Mais Informações: (19) 2514-8763 ou www.ceak.org.br/festivaldolivro

 

SOBRE O CEAK

O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), instituição fundada em 1938, em Campinas, e filiada à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC), tem por finalidade o estudo e a prática do espiritismo. Possui três núcleos de trabalhos assistenciais e de estudos: Alvorada de Cristo, no Jardim Proença, Vila Nova, no bairro Vila Nova e o Núcleo Sousas, no mesmo Distrito. É responsável pelas creches Mãe Luiza, no Educandário Eurípedes e Gustavo Marcondes, em Sousas; pelo Instituto Popular Humberto de Campos, que oferece, desde a sua fundação, escolaridade básica a crianças e jovens, além de todo atendimento socioeducativo; e também pela Casa de Apoio à Vida, uma das entidades vencedoras do 4º ODM Brasil (Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio), em reconhecimento ao seu trabalho de atendimento às adolescentes grávidas.

Também faz parte da instituição a Panificadora Bambini, fundada em 1975, com a finalidade de fornecer parte dos recursos necessários para a manutenção das obras sociais. E para realizar a divulgação da doutrina espírita, através de obras selecionadas, em 1999, foram iniciadas as atividades da Editora Allan Kardec.

 

Como o CEAK se mantém?

Através da panificadora Bambini, sua maior mantenedora, da editora, com a venda de livros, doações, receitas provenientes de bazares beneficentes, artesanatos produzidos exclusivamente por voluntárias, eventos e campanhas, transferências de recursos de órgão públicos e também da contribuição mensal dos seus associados.

 

Trabalhos realizados pelo Centro Espírita Allan Kardec e seus Núcleos, em números!

·         270 gestantes/ano (adolescentes e adultas) recebendo orientações de uma equipe multidisciplinar sobre parto, pós-parto, aleitamento materno, cuidados com o bebê, métodos contraceptivos, noções de cidadania, além de oficinas para geração de renda;

 

·         490 crianças/ano, em período integral, com atendimento psicossocial, pedagógico, médico e odontológico e alimentação balanceada com acompanhamento nutricional;

 

·         400 adolescentes que contam com orientação psicossocial e educadores sociais. São orientados ainda em oficinas de cidadania, preparação de pães, doces e salgados, elétrica e introdução à robótica, trabalho, força e autonomia, esporte, cultura e lazer e comunicação digital. Além disso, são encaminhados ao mercado de trabalho através do Programa de Aprendizagem Profissional – “Jovem Aprendiz”;

·         200 alunos adultos em cursos de qualificação profissional, prioritariamente aos membros das famílias dos assistidos: panificação e pizzaiolo; NR10 (Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho); eletricista e instalador.

 

Conheça essas e outras atividades realizadas pelo CEAK e seus Núcleos. Faça-nos uma visita. Esperamos por você!

 

www.ceak.org.br

    http://ceak2010.entregadordecampanhas.net/messageimages/11037132511414396/150721669472078900/facebook.jpg/CEAKCampinas

 

(Informação recebida em email de CEAK Noticias [[email protected]])

 

 Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

 

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

As estações em nós.

Quando chega a primavera, ela se veste de flores, cores e perfumes.

 

(

 

1º. Fórum de Ciência Espírita

Vitória, ES

 

banner_forum_ciencia_espirita_versao_reduzida

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

Teatro: A Vida de Maria de Nazaré

São Paulo, SP  

 

O emocionante espetáculo A Vida de Maria de Nazaré está em cartaz em São Paulo no Teatro Ruth Escobar, aos sábados, às 19h. São Paulo - SP

 

Conheça a história de Maria que foi escolhida para ser a mãe de Jesus e, através de sua fé inabalável, se tornou a Redentora da Humanidade.

 


Lurimar Vianna

 

11 3399 4492 / 99173 7955

 

 

(Informação recebida em email de Lurimar Vianna [[email protected]])

 

Editora “O Clarim”

Matão, SP

 

Caso não esteja visualizando as imagens, acesse aqui.

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/vidaatos/vidaatos_01.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/vidaatos/vidaatos_02.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/vidaatos/vidaatos_03.jpg

 

oclarim@oclarim.com.br

www.facebook.com/casaeditoraoclarim

 

Para receber corretamente nossas mensagens, adicione nosso e-mail, [email protected] em seus contatos. Imagens meramente ilustrativas. Favor não responder esse email.

Televendas

Ligue (16) 3382-1066. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Dúvidas? Envie um e-mail para:
[email protected].

Casa Editora O Clarim

CNPJ: 52313780/0001-23 - Nosso endereço de postagem é Rua Rui Barbosa, 1070 - Centro - Cx. Postal 09 Cep.: 15990-903 Matão/SP. Para mais informações, ligue: (16) 3382-1066/3382-1471 ou acesse nosso site: www.oclarim.com.br.

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

http://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/29946/messages/315/openings/12492?envelope_id=104

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânis, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

Bazar do Vini

Salvador, BA

 

 

Olá amigos queridos

 

Ajuda em nome de Deus!!!

 

Projeto Mobilidade 100% para Vini, através do amoroso Bazar do Vini

 

Deus abençoe com bálsamos divinos

 


(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Quando o amor supera a morte

A jovem chegou na pacata localidade litorânea praticamente sem bagagens. Arrumou um emprego na lanchonete local e alugou uma casa longe de tudo e de todos.

O seu objetivo era não criar laços afetivos para que ninguém, eventualmente, lhe pudesse descobrir a origem e os motivos que a haviam conduzido até ali.

Apesar disso, uma pretensa vizinha, que dizia morar um pouco mais distante do que ela mesma, se aproximou.

Demonstrou-se amiga, aparecendo nas horas de solidão, acompanhando-a nas idas e vindas do emprego para casa e vice-versa; aconselhando-a a ser menos rigorosa, nos seus posicionamentos e aceitar a ajuda que lhe oferecia o charmoso e gentil viúvo Alex, pai de dois filhos.

A convivência com as duas crianças, que sentem, naturalmente, a ausência da mãe, que morrera, vitimada por um câncer, e as gentilezas de Alex acabam por fazer com que o coração de Katie se entregue à afeição.

Então, em uma manhã radiosa, de forma inesperada, ele lhe entrega uma carta deixada pela esposa. Estava endereçada: Para ela.

A letra é caprichada e as palavras surpreendentes, escritas com alma e coração:

Para a mulher que meu marido ama.

Se você está lendo está carta, então deve ser verdade: ele ama você, sem sombra de dúvida.

Eu só espero que você sinta por ele o mesmo que ele sente por você.

Mas, eu quis lhe escrever uma carta porque queria que você soubesse uma coisa muito, muito importante: estou feliz por ele tê-la encontrado.

Eu só queria poder estar aí, de algum modo, para conhecer você.

Talvez, de alguma forma, eu esteja.

Depois de meu marido e meus dois filhos lindos, você é a pessoa mais importante do mundo para mim porque eu parti e eles são seus agora.

Está tudo bem.

Você precisa cuidar deles, fazê-los rir, abraçá-los quando eles chorarem, defendê-los, ensiná-los a distinguir o bem do mal.

Pensar que você está aí, me dá esperança.

Esperança de que Alex se lembre de como é ser jovem e estar apaixonado.

Esperança de que meu filho tenha de novo com quem pescar.

Esperança de que minha filha tenha alguém para ajudá-la, no dia do casamento.

Espero que um dia minha família esteja novamente completa mas, sobretudo, eu espero que um dia, eu esteja aí, com todos vocês, zelando por vocês.

A carta é emocionante. Carta de uma esposa e mãe, que, sabendo-se prestes a partir, pensou no marido jovem, na vida que poderia reconstruir, numa mulher que poderia surgir em sua vida para lhe ser a companheira, mulher que também deveria ser mãe para os seus filhos.

O mais interessante, no entanto, é que, graças a uma foto encontrada junto à carta, Katie descobre que a sua amiga especial, aquela que, praticamente, a colocou no seio da família, era a esposa desencarnada.

*   *   *

Sim, nossos amores prosseguem a se interessar pelos que permanecemos sobre a face da Terra, preocupam-se com o que nos ocorre, e, quando possível, por autorização da Bondade Divina, podem estar próximos.

Pensemos nisso: a morte não mata o amor, nem a esperança, nem a saudade.

Redação do Momento Espírita, com
base no filme 
Um porto seguro.
Em 10.10.2017.

 

(Copiado do site Feparana)

Praia em São Mateus, Espírito Santo. Foto Ismael Gobbo.

 

Começos de tarefa

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Aulas da Vida. Lição nº 02. Página 16.

 

Diz você que deseja iniciar-se nos serviços do bem.

Não perca tempo na indecisão. Eis aqui alguns modelos para começar:

- Experimente suportar sempre com paciência e carinho algum familiar de trato áspero;

- Nos recintos onde surjam atividades de natureza coletiva, ampare espontaneamente a algum enfermo ou a essa ou àquela criança incomodada que requisitem atenção;

- Procure, no campo do próprio dever, ofertar ao seu próprio trabalho alguns momentos de cooperação extra, sem a preocupação de obter gratificações ou elogios;

- Busque tornar menos pesado o dia de algum companheiro que você saiba em provação;

- Se você é o centro, mesmo involuntário, de algum fato desagradável, seja a primeira pessoa a sorrir, desfazendo tensões ou aborrecimentos capazes de aparecer;

- Não reclame;

- Não grite;

- Não condene;

- Não tema servir;

- Não se queixe.

Aqui ficam algumas indicações para os companheiros que aspirem a matricular-se na Seara do Bem.

Depois de iniciado semelhante trabalho, do ponto de vista externo, então passaremos às tarefas da renovação íntima, que são muito mais complexas e mais difíceis, é claro. 



(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Cristo limpando o leproso. Pintura de Jean-Marie Melchior Doze.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/53/ChristCleansing.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]