Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/11-09-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/11-09-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

09-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/09-09-2017.htm

08-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/08-09-2017.htm

07-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/07-09-2017.htm

06-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/06-09-2017.htm

05-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/05-09-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Dois homens contemplando a lua. Óleo sobre tela por Caspar David Friedrich.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Caspar_David_Friedrich#/media/File:Two_Men_Contemplating_the_Moon_-_Caspar_David_Friedrich.jpg

 

Luz nas sombras

                                     

                                                                        Richard Simonetti

                                                                                     [email protected]

 

Mirradinho e feio, com oito anos aparentava seis... Socialmente, um desastre! Artur era um pro­blema na escola especializada em crianças especiais. Inquieto, agressivo… Tormento dos menores, perma­nente preocupação para professores e recreacionis­tas. Embutido em si mesmo, não se comunicava... Só agredia, habilidoso na arte de desferir pontapés.

Ana Rosa, inteligente orientadora pedagógi­ca da instituição, conversou com ele.

          — Oi! Tudo bem?...

O menino fitou-a, impassível. A jovem tocou-o de leve, ensaiando carinho. Ele se colocou na de­fensiva, armando o pé para o golpe certeiro.

— Não gosto de você! — falou, ameaçador, como fazia sempre que alguém tentava contato.

Pois eu gosto muito de você! — respondeu, sorridente.

            Surpreso, Artur afastou-se a correr.

           Ana Rosa estudou seu prontuário. Visitou sua residência. Consultou a vizinhança. Era filho de mãe solteira, que o abandonara recém-nascido. Quem cuidava dele era uma velha tia, alcoólatra, que, quando embriagada, divertia-se surrando-o. O garo­to nunca conhecera ternura, solicitude, atenção...

Ana Rosa emocionou-se. Dispôs-se a aju­dá-lo. O primeiro passo era ganhar-lhe a confiança. Sobrepondo-se à sua insociabilidade, repetia sem­pre:

Eu gosto de você!

Tornou-se refrão. Onde se encontravam, a saudação infalível:

           — Oi, Artur!... Não se esqueça: Eu gosto de você!...

O gelo começou a dissolver-se. Para surpre­sa geral, o menino permitiu uma aproximação. Brin­cavam juntos. Aos poucos, ela ganhou acesso ao seu mundo ínterior repleto de temores e angústias, sombras que afastava, uma a uma, com a luz infa­lível:

           — Eu gosto de você!

Artur começou a se modificar. Tornou-se comunicativo, aprendeu a sorrir... Ensarilhou as ar­mas escondidas nos pés. Já era capaz de conviver com outras crianças, sem atritos.

E veio a surpresa: revelou dotes pro­missores de inteligência e sensibilidade. Longe da excepcionalidade, era apenas um menino amedron­tado que se escondia num mundo de fantasia res­guardado pela agressividade.

Meses mais tarde, habilitou-se a ingressar numa escola para crianças de nível mental mais desenvolvido.

Abraçando-o, Ana Rosa despediu-se, dizen­do-lhe ternamente:

   Eu o verei sempre, Artur. E não se esque­ça: Eu gosto de você!

Emocionado, aquele Espírito que despertara para a vida graças a alguém capaz de amar incon­dicionalmente, respondeu, voz entrecortada de lá­grimas:

  Eu também gosto muito, muito mesmo, de você!

                                               

                                                         ***

Há algo de fundamental, sem o que, literal­mente, nossa alma definha, qual planta sem alimen­to. Chama-se Amor!

Particularmente na infância, quando o Espíri­to atravessa um período difícil de adaptação à nova existência, marcado por dúvidas e temores, o amor é fundamental.

Por isso, diante dos problemas que afetam a alma infantil, nenhum tratado de psicologia, por mais minucioso e erudito, terá a eficiência de qua­tro palavrinhas mágicas musicadas com ternura:

— Eu gosto de você!

 

Noturno em  preto e ouro. A queda do foguete. Óleo em painel por James Abbott McNeill Whistler

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Whistler-Nocturne_in_black_and_gold.jpg

A caminho da escola. Óleo sobre tela por Eliseu Visconti.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo.

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/

 

 

 

 Registro. Suely Caldas Schubert em

Novo Hamburgo, RS

 

Suely Caldas Schubert

Novo Hamburgo, 08 de setembro de 2017

 

Fora da Caridade não há Salvação. (Allan Kardec)

Suely Caldas Schubert retornou mais uma vez ao Rio Grande do Sul. Agora para atender compromissos doutrinários nas cidades de Novo Hamburgo, Porto Alegre, Tramandaí, Taquara e Santa Cruz do Sul no período de 08 a 13 de setembro. Em Novo Hamburgo esteve proferindo a conferência intitulada As Leis da Consciência, no Centro Espírita Fé, Luz e Caridade, que completamente lotado saudou carinhosamente a médium e escritora mineira de Juiz do Fora.

Suely destacou a importância da consciência para todos as criaturas humanas que, na medida em que evolui vai ampliando o seu nível. Para o ser não espiritualizado há muitos questionamentos, bem como aos homens de ciência. O que é? Para que serve? Como se expressa? São alguns questionamentos ainda sem respostas para muitos. Há muitas pesquisas sobre a consciência. Buscam ampliar a compreensão, aprofundando a investigação, porém, debatem-se por não levarem em conta o Espírito imortal, a sua preexistência e a reencarnação.

Apresentando os registros de Lucas, cap. 17: 20 e 21, onde fica evidente a mensagem de Jesus ao afirmar que seu reino não vem com aparências exteriores e que está dentro de cada criatura humana, Suely foi ambientando o tema. Com base em O Livro dos Espíritos, em sua Parte III, das leis morais, a palestrante destacou que a Lei Natural é a Lei de Deus, e que o homem só é infeliz ao afastar-se dela. É uma lei eterna, imaterial, regendo todas as leis do Universo.

O sábio, frisou, estuda a lei da natureza, o homem de bem estuda e pratica as leis da alma, fazendo isso em várias existências. Em um campo são as leis físicas, em outro são as leis morais. A compreensão da lei divina está intimamente ligada ao grau de perfeição que o ser humano haja atingido, guardando a sua intuição quando reencarnado, pois, que a Lei de Deus está escrita na consciência.

Em tendo o homem a liberdade de pensar, é importante manter os pensamentos sob vigilância. Assim, quando há qualquer transtorno das faculdades, o livre-arbítrio se expressa com maiores limitações. Na medida em que o homem vai evoluindo sentir-se-á como uma individualidade, percebendo-se imortal, Espírito.

Com Joanna de Ângelis, a expositora colheu ensinamentos em o livro Jesus e o Evangelho – À Luz da Psicologia Profunda -, destacando que mesmo diante de leis injustas e imposições apaixonadas, aquele que já alcançou lucidez não deve criar embaraços ou temer injunções negativas, pois que, livre intimamente, nada de fora o atinge, exceto a sabedoria da Lei Natural que está na sua consciência.

Em outro ponto da mesma obra, Suely aponta que o ser aprimora seus conteúdos íntimos no processo de crescimento moral através das reencarnações, libertando-se de suas inferioridades, descondicionando-se e impulsionando-se para alcançar a consciência da razão e do discernimento, até atingir a Consciência Cósmica.

Comentando a questão 621 de O Livro dos Espíritos, que desvenda onde se encontra escrita a lei de Deus, Suely ressaltou, do livro Leis Morais e Saúde Mental, de Sérgio Lopes: “...na consciência a matriz da Lei Divina, essa colocação retira de qualquer livro, pessoa ou lugar, a pose privilegiada da verdade. Termina com as disputas religiosas e os conflitos de poder acerca das coisas divinas e situa a Doutrina Espírita como norte sinalizador para qualquer área do conhecimento apontando no próprio homem sua natureza essencial”.

Voltando ao abrigo de O Livro dos Espíritos, as informações foram brotando com destaque para o modelo e guia do homem – Jesus -, a Lei de Justiça, Amor e Caridade, sendo que esta deve ser observada em seu sentido verdadeiro, ou seja, benevolência para com todos, indulgência para as imperfeiçoes dos outros, e perdão das ofensas. O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que seja possível, como ensinou Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos. O verdadeiro homem de bem é o que pratica a lei de justiça, amor e caridade na sua maior pureza.

Emmanuel, em Missionários da Luz, destaca que: “Ao Espiritismo cristão cabe, atualmente, no mundo, grandiosa e sublime tarefa. Não basta definir-lhe as características veneráveis de Consolador da Humanidade, é preciso, também revelar-lhe a feição de movimento libertador de consciências e corações”.

Estudiosa e profundamente comprometida com o bem, a eloquente expositora incentivou ao estudo sério das obras fundamentais do Espiritismo, codificadas por Allan Kardec, bem como as subsidiárias e complementares. Finalizando com a mensagem Amorterapia, de Joanna de Ângelis, contida em o livro Desperta e Seja Feliz, Suely Caldas Schubert encerrou seu profícuo trabalho, contribuindo para o enriquecimento de tantos que a acompanharam com atenção. Reconhecido, o público, de pé, saudou-a com forte salva de palmas.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke [[email protected]])

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

 

1 - PALESTRA: TUDO MUDA QUANDO DECIDO MUDAR

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Tudo muda quando decido mudar” que se realiza no dia 15 de Setembro de 2017, pelas 21h00.

 

Este evento, com entrada livre e gratuita, terá lugar na sede desta Associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, Bairro das Morenas, Caldas da Rainha  (www.cceespirita.wordpress.com)

 

 

 

2 - INSCRIÇÕES ABERTAS

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, informa que se encontram abertas as inscrições para as novas activiaddes que terão lugar a partir de 23 de Setembro de 2017:

 

- Curso Básico de Espiritismo (Sábados, 16h / 17h30)

- Educação Espírita Juvenil (Sábados, 15h / 16h30)

- Estudando Kardec (4ª feira, 20h / 21h)

 

As inscrições poderão ser efectuadas na sede do CCE ou via e-mail para [email protected]

Estes eventos, com entrada livre e gratuita, terão lugar na sede desta Associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, Bairro das Morenas, Caldas da Rainha  (www.cceespirita.wordpress.com)

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita (C. Rainha)

 

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

Sugestões:

https://cceespirita.wordpress.com/

http://adeportugal.org

 

"Começa, aceitando a própria vida, tal qual é, procurando melhorá-la com paciência" - Emmanuel

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 Site do CEERJ- Conselho Espírita do Estado do

Rio de Janeiro

 

Acesse:

http://www.ceerj.org.br/portal/

 

 

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Imagem inline 1

Obs.: Se não deseja receber este Boletim Semanal envia a palavra "CANCELAR" para e-mail: [email protected] que muito se agradecerá.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Foreblu

Blumenau, SC

 

 

Acesse:

https://shoutout.wix.com/so/7LviIDNj?cid=5be35d06-aea5-4039-81bd-5279947eadba#/main

 

 

 

É essa semana!

Rua Engenheiro Odebrecht, 87 - Garcia, Blumenau - SC, Brasil

(47)33362204/997298311

Compartilhar

Mais informações e inscrições

 

 

 

Ciclo de palestras da AME-Serra Gaúcha

Gramado, Canela, Novo Hamburgo, RS

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 Encontro de Cine-Debate

Poá,  RS

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

XVIII Jornada de Saúde e Espiritualidade do GEME

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giiovana Campos)

 

Comemoração de 70 anos. Programação da

Comunidade Espírita Cairbar Schutel. Matão, SP

 

(Informação recebida de Astolfo Olegário Oliveira Filho)

 

65ª. Semana Espírita de Santos

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Teatro: Maria de Nazaré

São Paulo, SP

 

 



Paz e Luz! 

 

Lurimar Vianna

 

Companhia Teatral Áquila Prisca

(11) 3399 4492 / 99173 7955 / 94364 1954

 

 

(Informação recebida em emails  de Ademir Mendes e de Norberto Fátima [[email protected]] )

 

Teatro Espírita

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 471

TRÊS LAGOAS/MS – 11 A 18/SETEMBRO/2017

INFO PAN 471 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

MUITOS EVENTOS EM UM SÓ SITE...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

AGUA RASA (palestra: Deusa Samu)......... BELA VISTA (palestra: Amanda Acosta, Lima Duarte / Maria de Nazaré Marques / musical: Coral e Orquestra Carlos Gomes) / (Seminário: Setembro Amarelo) / (13ª Festa Kardec)............CENTRO (Caminhada Noturna pela Valorização da Vida)..........CHÁCARA MAFALDA (palestra: Fabio Simões) /  (2ª Feira do Livro Espírita).........IBIRAPUERA (Seminário: Setembro Amarelo)..........IPIRANGA (palestra: Neide Guerra) / (palestra: Manolo Quesada)..........ITAQUERA (palestra: Neide Guerra).........JABAQUARA (pintura mediúnica: Claudia Rosa…..palestra: Adriano Calsone….harmonização: Rogério Temporim) /  (apresentação: Canal Amigos da Luz)...........JAÇANÃ (palestra: Hélio Zampoli / Juvêncio M. Carvalho / Neje A. Hueb)..........JARDIM BRASÍLIA (palestra: Manolo Quesada)........... LAPA (palestra: Deusa Samu)...........LIBERDADE (palestra: Cleuza Paranhos)............MANDAQUI (apresentação: Lolita Deamo & Robson Monteiro)............MORUMBI (palestra: Luciana Rocha / Camila Pedroso / Fabio Levi) ...........PARADA INGLESA (palestra: Edmar Galves /  Eulina Santos).........PARQUE EDU CHAVES (palestra: Leontina Ferreira) / (III Encontro da Família)...........PARQUE VITÓRIA (palestra: Adriana Fukuda) / (palestra: Gislene Pogetti / Valdeniza Sire /  Leontina Ferreira)........SANTANA (palestra: Reinaldo Papeshi) / (Encontro Estadual do APSE: Assistência e Promoção Social Espírita)..........SAÚDE (palestra: Neide Guerra) / (palestra: Jairo de Paula / Juselma Coelho / harmonização: Maria & Valdir)...........SÉ (expositor: Tadeu de Araxá)...........VILA AURORA (palestra: Neje A. Hueb / Cosme Ferreira)............VILA CONSTANÇA (palestra: Antonio Freire).......... VILA DO CASTELO (palestra: Manolo Quesada)..........VILA FORMOSA (palestra: Neide Guerra) /   (Noite da Pizza Amiga) / (palestra: Plínio Penteado Junior).............VILA GUSTAVO (palestra: Neje A. Hueb / Antonio Freire).........VILA MARIANA (palestra: Deusa Samu)........... VILA MATILDE (palestra: cantada: Ricardo e Eduardo /  Fabio Fadel /  harmonização musical: Pedro Gonzalez / cantada: Nelson e Vilma / José Alberto Pongeluppe /  harmonização musical: Ronaldo da Silva / Cia 3º Elenco – “Lunares” / pintura mediúnica: Gaeta / harmonização musical: Grupo Reencontro) ...........VILA PRIMAVERA (palestra: Manolo Quesada)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

                                                        

 

SÃO PAULO INTERIOR

ARARAQUARA (EMEARA 2017) / (Seminário: Léa Waldivia Canutti Fazan)..........                                                               ARIRANHA (palestra: Francisco Ortolan).........ASSIS (40ª Jornada de Confraternização Espírita de Assis) / (Reunião Bimestral / palestra: Renato e André Zanoli).........AVANHANDAVA (palestra: Dra. Wilda Nogueira Bajo)........BAURU (palestras) .......BARIRI (palestra: Dilson Azevedo Lima)........ BOITUVA (palestra: Cássio Branco de Araújo)........ CACONDE (palestra: Manolo Quesada)...... CAMPINAS (Diálogos com o Espirito) / (10º Festival do Livro Espírita) ..........CARDOSO (mini seminário: Francisco Ortolan)..........CASTILHO (4º Yakissoba)..........COTIA (seminário: Dra. Adriana Mavalli Freitas).........DIADEMA (19ª Semana Espírita).......EMBÚ DAS ARTES (palestra: Manolo Quesada)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FERNANDÓPOLIS (palestra: Francisco Ortolan).........FLOREAL (palestra: Francisco Ortolan).........FRANCA (Palestra: Dr. Mário Martinez).........GETULINA (palestra: Leudimila Rodrigues Tempeste / Grace Queli Santos Oliveira /  Reinaldo Trombini Junior) .............GUARARAPES (palestra: Ivana Nobre Modena).........GUARULHOS (palestra: Luis Gouveia / Fabio Fadel) / (apresentação: Lolita Deamo & Robson Monteiro) / (palestra: Neide Guerra)  /  (44ª Semana Espírita de Guarulhos e região)........... ITAPIRA (palestra: Manolo Quesada)...........ITATIBA (palestra: Rodrigo Miranda /  André Luiz Rosa)......... ITUVERAVA (seminário: André Sobreiro)..........JABOTICABAL (2º mini curso: André Sobreiro)........... JACAREÍ (Médium Edson Barbosa de Souza / harmonização: Ed Moreno)..........JALES (palestra: Jane Maiolo / Luiz Antonio / Sergio Thiesen / Antonio Carlos Navarro)...........JAU (seminário: Roosevelt A. Tiago)..........JOSÉ BONIFÁCIO (palestra: Francisco Ortolan).........JUNQUEIRÓPOLIS (palestra: Dario Bonfim / André e Renato Zanoli / Altino de Souza).............LINS (Ciclo de Palestras).........LUCÉLIA (palestra: Dr. Valci Silva)..........MATÃO (palestra: Sonia Pavanelli / Grupo Teatral André Luiz / Serginho Grande / Dr. Tácito Elias Sgorlon)..........MENDONÇA (palestra: Francisco Ortolan)...........MOGI DAS CRUZES (palestra: Dra. Flavia Cavalcante)......... MONGAGUÁ (palestra: Walteno Silva)..........NIPOÃ (palestra: Francisco Ortolan)............NOVA ODESSA (palestra: Dermeval Carinhana)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSVALDO CRUZ (expositoras: Simone Braga e Rosângela Aguiar).........PALMITAL (palestra: Alessandro Viana Vieira de Paula).......... PEDREIRA (palestra: Manolo Quesada)........... PENÁPOLIS (palestra: Jandira Egídio Sarmento Brunhara / Victor Silva Crossati / Wilda Bajo Chacon / Sandra Aparecida P. Oberg) / (palestra: Christian Mori)/ (Atendimento Cirurgias Espirituais)............PIRACICABA (VI Jornada de Saúde e Espiritualidade)..........PIRATININGA (apresentação: Banda Back)......... POÁ (Palestras)..........PROMISSÃO (palestra: Margarete Áquila)........SANTA ADÉLIA (palestra: Francisco Ortolan).........SANTA FÉ DO SUL (palestra: Francisco Ortolan / Luciana Correa / Aldevair David / Ticko / Paulo Ricardo Santana)..........SANTO ANDRÉ (palestras….Dia 12 – Antonio Coelho Ronaldo Oliveiros Rita De Cássia Eduardo) / (Edson de Jesus Sardano / Feira do Livro Usado) ..........SANTOS (palestra: Luiz Alberto Rodrigues / Luiz Carlos Pereira)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO (Palestra: Eduardo Marigo Marques) /  (Projeto Voar: O Amor a si mesmo – Vigiar, Orar, Amparar, Resistir) .......... SÃO CAETANO DO SUL (palestra: Manolo Quesada) /   (musicoterapia: Jim Ihara) ......... SÃO JOSÉ DO RIO PARDO (psicografia: Ed Marcio Reys e Danieli  Santos)...........SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (palestra: Francisco Ortolan)..........SÃO MANUEL (palestra: Sidney Fernandes) ............SÃO VICENTE (palestra: Plínio Penteado Junior) /  (palestra: Manolo Quesada)........... SOROCABA (apresentação de bandas espíritas) / (III Festival de Pizzas) / (palestras: Dr. Ricardo Alcolea / Dra. Jane Bassi) / (COMESO)..........TAPIRATIBA (palestras: Eurípedes / André Guilherme / Tadeu / Eveline / Vania / Arlete)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL

ANDARAÍ (palestras: Maria Fernanda Barbosa / Denise Duarte / Eduardo Henrique Barros Silva / Jayme Lobato / Arlindo Ribeiro / Alberto leitão Rosa).............BOTAFOGO (palestras: Waldemar Magnavita / Ângela Sales / Telma Brilhante / Fernando Albuquerque / Alexandre Burburan) ..........BRÁS DE PINA (Ciclo de Palestra: Clotilde Wergles / Gilberto Lepenisck / Paulo Ramos / Mozart Leite).......... CAMPO GRANDE (3º Seminário Evangelização de Espíritos).........CENTRO (Escola de Lideranças)..........COLÉGIO (palestra: Roberto Almeida)..........DEL CASTILHO (palestra)........ ILHA DE PAQUETÁ (palestra: Tereza Quintas) .........JACAREPAGUÁ (palestra: Gilberto Bordallo / Eliane Brandão / Gilnei Martinez / Anna Paula Oliveira / Elza Salek / Lucia Maria Barbosa / Paulo Henrique Figueiredo / Deusa Rufino / Eduardo Henrique) /  (palestra: Wagner Assis)............MADUREIRA (MOVE: Encontro das Mocidades Espíritas 14º CEU)........MARACANÃ (Médium Nilton Cesar Stuqui)..........MEIER (seminário: Alexandre Bulhões)...........PECHINCHA (lançamento/filme: “A Menina Índigo”)..........PENHA CIRCULAR (2º Seminário Espírita sobre as obras de Manoel Philomeno de Miranda).......... RIO DE JANEIRO (palestra: Deusa Samu)........TIJUCA (palestra: Fabio Dionisi) /  (peça: “Irmã Scheilla – a enfermeira do alto”)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR

   ARARUAMA (palestra: Luis Celso) / (palestra:  Hélio Tinoco) / (palestra: Ademar Faria Junior / Eulália Bueno)........BELFORD ROXO (palestra: Gilberto Barbosa / Coral Vozes de Assis / Eduardo Henrique / arte: Marta) .........ITAGUAÍ (palestra: Gilberto Barbosa / Benizard Custódio / Alfredo Luiz / Alan Souza / Gutemberg Paschoal) /  (apresentação: Anatasha Mackenna)........... MESQUITA (palestra: Julio Furtado / Maria Isabel Valte / Josué Santos de Souza / Mauricio Mancini)......... NITERÓI (expositora: Lucia Moyses).........NOVA FRIBURGO (Palestra: Dr. José Henrique Rubim de Carvalho)........... NOVA IGUAÇU (palestra: Ana Rosa Airão) /  (palestra: Ronaldo Frazão / Thiago Brito)............PETRÓPOLIS (palestra: Mauro Henrique).........SEPETIBA (apresentações: Banda Dom Maior, do Cores, Valda Domingues, Grupo Teatro FAME).........TERESÓPOLIS (Palestra: Dr. Fernando Lopes)..........VALENÇA (Ciclo de Palestra: Neldalia Fort / Roni Ricardo / Rogerio Fort).............VOLTA REDONDA (Palestra: Dr. Sergio Lopes) /  (palestra: André Sobreiro / Roda de Conversa: Ary Dourado, André Sobreiro, José Antonio da Cruz, Roni Ricardo)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO

PIÚMA (2º Viradão Espírita)..........VILA VELHA (Almoço Primavera)....... VITÓRIA (palestra: Maria Rufina)

MINAS GERAIS

 ARAXÁ (XIV EMEAR: Encontro de Mocidade Espíritas de Araxá).......... BELO HORIZONTE (Semana de Amor à vida) /  (Mini cursos: Roberto Lucio / Jaider Rodrigues de Paula)...........DIVINÓPOLIS (IV SETESP: Seminário de Ética e Espiritualidade)........ GUARANÉSIA (palestra: Manolo Quesada)........... GUAXUPÉ (palestra: Manolo Quesada) / (1º Encontro Regional de Mocidades Espíritas) / (Oficina: Guilherme Fraenkel)...........PAPAGAIOS (palestra: Raquel Bahia / Sergito de Souza Cavalcanti)..........SACRAMENTO (Projeto Educação, Saúde e Acolhimento)........UBERLÂNDIA (2º Cantando entre amigos)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA

BELA VISTA DO PARAÍSO (palestra: Oceano Vieira de Melo)......... CAMBÉ (palestra: Antônio Saviani / Oceano Vieira de Melo)...........CAMPO MOURÃO (palestra: Maria Rabel, Vitor Hugo Freitas de Almeida, Wilson Reis, Osvaldo Monteiro, Danilo Arruda da Luz, Sérgio Castelão Pinheiro, Ana Flávia Sipoli Cól, Adriano Lino Greca e Zenaide Simões – Grupo Encanto) /  (Curso de Qualificação do Trabalhador do Estudo da Doutrina Espírita)........... CIANORTE (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita).........CURITIBA  (Reunião com as Especializadas / Palestra: Edson Gomes Tristão)  / (Curso de Qualificação do Trabalhador da Área da Mediunidade)........ FÊNIX (Curso de Qualificação do Trabalhador do Estudo da Doutrina Espírita)........GOIOERÊ (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)..........IBIPORÃ (palestra: Oceano Vieira de Melo)........JACAREZINHO (palestra: José Lázaro Boberg / Aparecido Paulo Simões / Marcos Coelho / Marco Aurélio Bento / José Aparecido Sanches) /  (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)...........JAGUAPITÃ (palestra: Dorotéia Ziel Silveira).........LONDRINA (palestra: Maria Neuza Migliorini) / (Chá com Livros – “Os Mensageiros”) / (palestra: Oceano Vieira de Melo)......... PALOTINA (Curso de Qualificação do Trabalhador Espírita da Mediunidade)...........PEABIRU (palestra: Wandrey Mundin Ferreira) /  (Curso de Qualificação do Trabalhador do Estudo da Doutrina Espírita).........TERRA BOA (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)............ UBIRATÃ (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita).........UMUARAMA (Seminário: Miriam Feuerharmel)..........UNIÃO DA VITÓRIA (Seminário: Maria Helena Marcon)

RIO GRANDE DO SUL

(pintura mediúnica: Orlando Padovan – BENTO GONÇALVES / GARIBALDI / MONTENERGRO) / (Palestra: Samira Turconi - CANELA / GIRUÁ / GRAMADO / NOVO HAMBURGO)  ........PELOTAS (palestra: Dr. Sergio Lopes)............ PORTO ALEGRE (Bate-papo: Dr. Carlos Durgante)/  (palestra: Guilherme Del Valle) /  (palestrantes: Roberto Lucio Vieira de Souza, Sergio Lopes, Paulo Batistuta Novaes, Alexandre Anefalos, Edson Luis Cardoso)...........SANTO ÂNGELO (palestra: Ilce Hentoux / Zenir Hentges / Tânia Rocha)

SANTA CATARINA

BLUMENAU (5º Foreblu)............FLORIANÓPOLIS (seminário: Sidney Lourenço)........PENHA (palestra: Elcio Kulcheski / Roque Foresti) / (seminário: Oduvaldo Mansani de Mello / Edson Gomes Tristão)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL

BRASÍLIA (Dra. Denise Brito / Dra. Denise Franco / Dra. Katia Carrijo / Dra. Fabíola Zanetti) / (palestra: Dra. Marcia Leon/ . Miriam Leal) / (Capacitação dos trabalhadores da área da Mediunidade) .............CEILÂNDIA NORTE (Projeto plenitude – visitas domiciliares)........(Palestra: Nazareno Feitosa CEILÂNDIA / CRUZEIRO / GUARÁ) ..........CEILÂNDIA SUL (Dra. Antônia Marilene da Silva)

GOIÁS

GOIÂNIA (Estudo: Dr. André Pena) /  (8ª Olímpiadas Mocizade)

MATO GROSSO DO SUL

APARECIDA DO TABOADO (palestra: André Gandolfo / Francisco Ortolan / Agnaldo Paviani / Elerson Gaetti / Antonio Carlos Navarro ............DOURADOS (XIV CONJURE) / (Campanha de Prevenção ao Suicídio Camilo Castelo Branco)............MARACAJU (Feira do Livro Espírita)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA

LAURO DE FREITAS (Dra. Eleonora Peixinho)...........SALVADOR (Palestra: Dra. Tânia Regis) / (II Encontro O Autismo e a Família)

PERNAMBUCO

JABOATÃO DOS GUARARAPES (Alisson Guedes) / (Grupo de Estudos em Medicina Veterinária e Espiritualidade) / (seminário: Rinaldo Soares)..........OLINDA (palestra: Iracema Lins / Alexandre Torres) / (Curso de Magnetismo) / (seminário: Fabio Barros)............ PAULISTA (palestra: Glauco Guedes /  musical: faraó Filho, Edwaldo e Wanderleia / poesia: Edimilson Azevedo  / palestra: Sonia Damasceno / atração: Michel (voz e violão) / Faraó Filho. Packamo / palestra: Frederico / Silvia Fidelis)........... RECIFE (palestra cantada: Santtos Edson / palestra: Anderson Santiago / Luiz Lira / Sergio Ramos / Ana Carolina / palestra: Inaldo Nery /  VIII EFNN: Encontro de Filosofia da Educação do Norte e Nordeste / palestra: Salomão Ismael Filho / Humberto Vasconcelos Junior / Stanley Marx / Roberto Albuquerque  / Estudos: Eduardo Gomes – “Perispírito” / Jantar Beneficente Musical)

SERGIPE

ARACAJU (palestra: Carlos Alberto / Rener Cunha (MG) e Vânia Reis (PI) .........CAMPO DE BRITO (6ª Edição Campo de Brito Espirita)...........ITABAIANA (palestra: Rener Cunha e Vânia Reis (PI)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

 

CEARÁ

FORTALEZA (expositores: Francisco Cajazeiras (CE),  Heloisa Pira (SP), Luciano Klein, Orson Peter Carrara) ........... MARACANAÚ (Raimundo Neto / Nilton Sousa)

MARANHÃO

 SÃO LUIS (Em Defesa da Vida – um debate sobre o suicídio)

PARAÍBA

CAMPINA GRANDE (IX JAMEC: Jornada Médico Espírita Campinense)............JOÃO PESSOA (palestra: Eulália Bueno / Ivana Raisky / Grupo Viana de Carvalho / Marilurdes Queiroz / Rosemere Kiss  / Giseuda Carneiro)

RIO GRANDE DO NORTE

MOSSORÓ (Neurofisiologia da Mediunidade)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ

BELÉM (palestra: Fabio Araújo)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA

BUENOS AIRES (palestra: Fabián Lazzaro)........ RAFAELA (SANTA FÉ) (4º Encuentro de Cepa en Argentina)

DINAMARCA

COPENHAGEN (seminar: Roberto Barbosa)

ESTADOS UNIDOS

ASTORIA (Andrei Moreira /  Rosana Lashley / Vanessa Godoy)...........ATLANTA (Suzana Simões / Kirsten de Melo / Julio Carvalho / Marcia Trajano / Korngold) ..............ESTADOS UNIDOS (Dr. Andrei Moreira)........MOUNT VERNON (NY) (Fernando Flores / Yone Chagas).........POMPANO BEACH (FL) (Oficina do Sentimento)

PORTUGAL

Palestra: Aloisio Silva ÁGUEDA / AVEIRO / COIMBRA /  ÍLHAVO / LEIRIA ..........LEIRIA (XXIV Fórum Nacional de Ciência Espírita)..........SANTARÉM (Projeto Geo)

SUIÇA

KLOTEN (Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, Sandra Borba, Raul Teixeira, Jorge Godinho, Charles Kempf)........... ZURIQUE (Divaldo Franco, Jorge Godinho, Alberto Almeida, Sandra Borba e Charles Kempf e artistas)

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

Revista semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Editora “O Clarim”

Matão, SP

 

Caso não esteja visualizando as imagens, acesse aqui.

 

 

oclarim@oclarim.com.br

www.facebook.com/casaeditoraoclarim

 

Para receber corretamente nossas mensagens, adicione nosso e-mail, [email protected] em seus contatos. Imagens meramente ilustrativas. Favor não responder esse email.

Televendas

Ligue (16) 3382-1066. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Dúvidas? Envie um e-mail para:
[email protected].

Casa Editora O Clarim

CNPJ: 52313780/0001-23 - Nosso endereço de postagem é Rua Rui Barbosa, 1070 - Centro - Cx. Postal 09 Cep.: 15990-903 Matão/SP. Para mais informações, ligue: (16) 3382-1066/3382-1471 ou acesse nosso site: www.oclarim.com.br.

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

 

 

 

 

 

Agenda Espírita FEDE

Rio de Janeiro, RJ

 

Solicite por email para André Gadelha

[email protected]

 

Artigo: A proposta de amar e servir de Mário Barbosa (*)

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

Conhecemos Mário da Costa Barbosa na segunda metade da década de 1970, oportunidade em que ele atuava no Departamento de Serviço Assistencial Espírita da União das Sociedades do Estado de São Paulo. Em 1977, juntamente com a esposa Célia, assistimos a um Seminário sobre Família, por ele coordenado, nas dependências da Instituição Beneficente Nosso Lar, no bairro Jardim da Glória, em São Paulo. Esta, uma notável obra, então dirigida por Nancy Puhlmann Di Girolamo.

Nas apresentações de Mário sobre Serviço Assistencial Espírita, havia fundamentação no Evangelho, e sempre citava a metodologia de estudo do Evangelho realizada por Honório Onofre de Abreu, de Belo Horizonte. Apreciamos também o seminário sobre família. A partir daquele momento convidamos inúmeras vezes para eventos na cidade de Araçatuba (SP), onde residíamos e dirigíamos o Órgão Municipal da USE-SP.

Em nossa terra natal aconteceram alguns fatos marcantes, pois Mário se interessou muito pelas informações sobre Benedita Fernandes - vulto pioneiro da assistência social espírita em nossa região -, e mensagens sobre ela, como “Num domingo de calor” (de Hilário Silva, psicografia de Francisco Cândido Xavier, de 1964) e, outras de autoria dela, a começar por “Emergência para a Criança” (psicografada por Divaldo Pereira Franco, na residência de nossos pais, em Araçatuba, em abril de 1973). Logo depois Mário ficou cativado pela figura e pensamentos espirituais de Benedita Fernandes, principalmente pela mensagem “Cruzada de Amor” (psicografada por Divaldo Pereira Franco, em nossa residência, em Araçatuba, em novembro de 1979). (1)       A partir daquela época, Mário sempre citava ou trabalhava nos seus Seminários, notadamente as mensagens mencionadas de Benedita Fernandes. No ano de 1982 lançamos uma edição local do livro Dama da caridade, focalizando Benedita Fernandes e incluímos as aludidas mensagens. A nosso convite, Mário compareceu dezenas de vezes em Araçatuba, para palestras e seminários, inclusive no histórico 1o Encontro de Delegados de Polícia Espíritas do Estado de São Paulo, realizado em Araçatuba de 23 a 25 de maio de 1980, que contou também com a presença de Deolindo Amorim (RJ).

O Seminário sobre Família, com Mário, e, depois a “Campanha Integração da Família”, efetivada pela USE-SP em 1980, motivou-nos para que montássemos um Curso sobre Família, no Centro Espírita Luz e Fraternidade, em Araçatuba. Tempos depois, já como presidente da USE-SP, juntamente com Célia, implantamos o mesmo Curso na sede da USE, em São Paulo, no ano de 1991. O conjunto dessas experiências gerou o livro Família e Espiritismo e serviu de base para que a USE-SP apresentasse ao Conselho Federativo Nacional da FEB a proposta de uma Campanha sobre Família, ao ensejo do “Ano Internacional da Família” da ONU (1994). Assim, surgiu a Campanha “Viver em Família”, promovida pelo CFN da FEB.

Em função dos contatos e intercâmbios doutrinários desenvolvidos em Araçatuba, Mário cultivou intensa amizade com nossa genitora, conhecida pelo apelido Bebé, e com nosso irmão Paulo Sérgio. Passou a ser um hóspede da família, frequentando algumas festividades familiares, inclusive, de Natal e Ano Novo, e, mais ao final, acompanhado do filho adotivo, um garoto chamado Paulo.

Além das contribuições que nos propiciou nos eventos espíritas, tivemos o privilégio de dialogar com ele sobre temas gerais da sociedade. Como eram agradáveis e frutíferos os bate papos com Mário!

Após permanecer um longo período em São Paulo quando cursou Mestrado em Serviço Social na PUC e foi diretor do Departamento de Assistência Social da USE-SP, Mário retornou a Belém, onde assumiu encargos junto ao governo do Estado do Pará em função predecessora para a criação de uma Secretaria de Serviço Social.

Repentinamente, no ano de 1989, transferimo-nos para a cidade de São Paulo, onde assumimos o cargo de Pró-Reitor de Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e se articulava nossa eleição para a presidência da USE-SP. Mário se preparava para retornar a São Paulo, depois de uma atuação profissional e espírita em Belém. Exultamos com seu projeto pessoal e ele se tornou nosso assessor na UNESP. Nos meses iniciais de 1990 trocamos muitas ideias sobre as propostas para as ações acadêmicas e do movimento espírita. Inclusive havia o projeto para Mário colaborar conosco na USE-SP, após a eleição programada para julho de 1990.

Todavia, repentinamente fomos colhidos pela surpresa da sua enfermidade, o inesperado retorno a Belém e a sua rápida desencarnação. Até hoje, ecoam na nossa memória a sua voz ao telefone, já lenta, com palavras amigas, poucos dias antes de sua libertação espiritual.

Em 1992, como Pró-Reitor de Graduação da UNESP e amigo de Mário fomos convidados e comparecemos à inauguração do Centro de Educação Infantil Prof. Mário da Costa Barbosa, no bairro Parque Novo Mundo, em São Paulo (Escola Pública Municipal), em cerimônia presidida pela prefeita de São Paulo Luiza Erundina. Esta autoridade foi professora da PUC de São Paulo, onde Mário cursou o mestrado em Serviço Social.

Já na condição de presidente interino da FEB fomos contatados por companheiros e colegas de profissão de Mário, que estavam preparando a elaboração de livro sobre as propostas e experiências do amigo. 

Assim surgiu o livro Conviver para amar e servir que registra a memória das propostas e do trabalho de Mário da Costa Barbosa (2), que contou com nosso Prefácio.  Este livro foi lançado em Encontro da Área Nacional de Assistência e Promoção Social Espírita, realizado em Belo Horizonte, em 2013.

Em atividades por ocasião de seminário realizado na União Espírita Paraense, sobre a proposta de trabalho citada e o lançamento do livro editado pela FEB, visitamos juntamente com a esposa Célia, as instituições fundadas por Mário da Costa Barbosa e outros pioneiros, em outubro de 2013, como a cinquentenária instituição "Vinha de Luz". O centro adota a metodologia do fundador, conhecida como Espaço de Convivência e Educação pelo Trabalho, explicitada no livro Conviver para amar e servir, editado pela FEB. Ali funcionam vários tipos de ações que se caracterizam como espaço de convivência, entre elas atividades doutrinárias, lúdicas, trabalho artesanal e a escola “Humberto de Campos”. Em bairros próximos também há o Lar Fabiano de Cristo, que homenageia o também um de seus fundadores, com seu nome no Auditório; e, também há uma Escola Estadual Mário Barbosa.

O livro com as propostas e a vivência de Mário da Costa Barbosa está muito bem fundamentado nas Obras Básicas do Codificador e outras complementares respeitadas e deve ser entendido como uma sugestão de linha mestra para o conjunto de atividades dos centros espíritas. A nosso ver, o referido livro deve merecer estudos e reflexões por parte do movimento espírita.

 

Referências:

1) Vide capítulo anterior: "Os remendos enormes de Benedita Fernandes".

2) Sarmento, Helder Boska de Moraes et al (Orgs.) Conviver para amar e servir. Brasília: FEB. 2013.

(*) Capitulo de:

Carvalho, Antonio Cesar Perri. Em ações espíritas. Cap. A proposta de amar e servir. Araçatuba: Ed. Cocriação. 2017.

 

 

César Perri, Armando Pagan, Mario Barbosa, Nestor Masotti. C.E. Luz e Fraternidade, Araçatuba, SP.

 

A necessária convivência familiar

 

A paixão daquela avó era se ver rodeada pelos netos atentos, contando-lhes histórias e histórias.

E os pequenos adoravam fazer perguntas e mais perguntas.

Certa tarde, ela começou a falar sobre sua infância, tão diferente da vivida por eles. Confessou que sentia saudades de muitas coisas e situações que não se repetiam na atualidade:

O fogão, em minha casa, era feito de tijolos e barro, para queimar lenha. Todas as manhãs, fazia tanta fumaça até acender, que dava vontade de chorar.

Enquanto a água fervia para fazer o café, o leiteiro anunciava sua chegada, no portão de casa, com os galões de leite fresquinho, recém tirado das vacas.

O pão era feito por minha mãe e assado no forno de lenha. Ficava delicioso com manteiga purinha. Nunca mais comi pão igual.

Sentávamos todos ao redor da mesa grande. Mamãe ia nos servindo e meu pai fazia uma oração. Depois que nos alimentávamos, cada qual seguia seu rumo.

Papai saía para o trabalho, os maiores iam para a escola. Mamãe ficava em casa, cuidando dos pequenos, limpando, cozinhando.

O encontro seguinte era no horário do almoço em família. E, depois da tarefa escolar realizada, podíamos brincar no quintal.

Um balde de água era posto no fogão para aquecer o banho de caneca, que tomávamos ao anoitecer.

Depois do jantar, à luz do lampião, ficávamos sentados ao redor de meu pai, ouvindo as histórias fantásticas, com que nos alimentava a imaginação.

À medida que o sono ia nos alcançando, éramos recebidos pelos colchões de palha de milho, desfiada. E dormíamos, entre brancos lençóis.

Parece conto de fadas, diziam sorrindo, as crianças...

*   *   *

A transformação da vida se fez muito grande na última metade de século.

Fogões a gás, elétricos, micro-ondas substituíram o fogão a lenha, que tanto trabalho e sujeira causava.

O leite ordenhado e entregue no portão, todas as manhãs, agora é encontrado em várias formulações nos supermercados.

Pães das mais variadas composições satisfazem a todos os gostos.

A mesa grande, onde a família se reunia, orava, conversava e se alimentava, é pouco utilizada, considerando-se a correria e os horários desencontrados.

Brincar no quintal é praticamente impossível, pois os espaços diminuíram sensivelmente.

E o banho é com chuveiros e duchas modernas.

Colchões de espuma, de mola, de ar ocupam as camas da atualidade.

De fato, foi grande a mudança.

Desde que a eletricidade foi alcançando todas as regiões, a tecnologia nos presenteou com centenas de máquinas e artefatos para facilitar nossas vidas.

O tempo, antes apenas voltado para a sobrevida, hoje nos é oferecido largamente.

E, são exatamente essas horas que a modernidade nos oferece as que devemos melhor investir. De um modo geral, ocupamos esse tempo nos vinculando a atividades de variada espécie.

É nesse pormenor que, por vezes, nos equivocamos, esquecendo da importância da convivência familiar.

Esquecemos do tempo para conversar, dizer do que nos aconteceu, do que nos aborreceu ou nos alegrou.

Esquecemos das horas de estarmos juntos, de oferecermos abraços sem pressa, de nos perdermos nos braços uns dos outros, em doce e familiar aconchego.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 9.9.2017.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Cozinha caipira. Quadro de Almeida Júnior, exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil.

Foto Ismael Gobbo

Fogão Caipira. Bichinho (Tiradentes), MG. Foto Ismael Gobbo.

Criação da Vovó. Óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva

Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

As três orações

 

Pelo Espírito Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Cartas e Crônicas. Lição nº 02. Página 13.

 

Instado pela assembléia de amigos a falar sobre a resposta do Criador às preces das criaturas, respondeu o velho Simão Abileno, instrutor cristão, considerado no Plano Espiritual por mestre do apólogo e da síntese:

- “Repetirei para vocês, a nosso modo, antiga lenda que corre mundo nos contos populares de numerosos países...

Em grande bosque da Ásia Menor, três árvores ainda jovens pediram a Deus lhes concedesse destinos gloriosos e diferentes.

A primeira explicou que aspirava a ser empregada no trono do mais alto soberano da Terra; após ouvi-la, a segunda declarou que desejava ser utilizada na construção do carro que transportasse os tesouros desse rei poderoso, e a terceira, por último, disse então que almejava transformar-se numa torre, nos domínios desse potentado, para indicar o caminho do Céu.

Depois das preces formuladas, um Mensageiro Angélico desceu à mata e avisou que o Todo-Misericordioso lhes recebera as rogativas e lhes atenderia às petições.

Decorrido muito tempo, lenhadores invadiram o horto selvagem e as árvores, com grande pesar de todas as plantas circunvizinhas, foram reduzidas a troncos, despidos por mãos cruéis.

Arrastadas para fora do ambiente familiar, ainda mesmo com os braços decepados, elas confiaram nas promessas do Supremo Senhor e se deixaram conduzir com paciência e humildade.

Qual não lhes foi, porém, a aflitiva surpresa!...

Depois de muitas viagens, a primeira caiu sob o poder de um criador de animais que, de imediato, mandou convertê-la num grande cocho destinado à alimentação de carneiros; a segunda foi adquirida por um velho praiano que construía barcos por encomenda; e a terceira foi comprada e recolhida para servir, em momento oportuno, numa cela de malfeitores.

As árvores amigas, conquanto separadas e sofredoras, não deixaram de acreditar na mensagem do Eterno e obedeceram sem queixas às ordens inesperadas que as leis da vida lhes impunham...

No bosque, contudo, as outras plantas tinham perdido a fé no valor da oração, quando, transcorridos muitos anos, vieram a saber que as três árvores haviam obtido as concessões gloriosas solicitadas...

A primeira, forrada de panos singelos, recebera Jesus das mãos de Maria de Nazaré, servindo de berço ao Dirigente Mais Alto do Mundo; a segunda, trabalhando com pescadores, na forma de uma barca valente e pobre, fora o veículo de que Jesus se utilizou para transmitir sobre as águas muitos dos seus mais belos ensinamentos; e a terceira, convertida apressadamente numa cruz em Jerusalém, seguira com Ele, o Senhor, para o monte e, ali, ereta e valorosa, guardara-lhe o coração torturado, mas repleto de amor no extremo sacrifício, indicando o verdadeiro caminho do Reino Celestial”...

Simão Abileno silenciou, comovido.

E, depois de longa pausa, terminou, a entremostrar os olhos marejados de pranto:

- Em verdade, meus amigos, todos nós podemos endereçar a Deus, em qualquer parte e em qualquer tempo, as mais variadas preces; no entanto, nós todos precisamos cultivar paciência e humildade, para esperar e compreender as respostas de Deus.

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Presépio em St. Magnus The Martyr. Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

A tempestade no Mar da Galiléia. Óleo sobre tela por Rembrandt.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f3/Rembrandt_Christ_in_the_Storm_on_the_Lake_of_Galilee.jpg/823px-Rembrandt_Christ_in_the_Storm_on_the_Lake_of_Galilee.jpg

Cristo na cruz. Óleo sobre tela por Eugène Delacroix.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Eug%C3%A8ne_Delacroix_-_Christ_on_the_Cross_-_Walters_3762_%282%29.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]