Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

Postado em Córdoba, Argentina

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/27-09-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

26-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/26-09-2017.htm

25-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/25-09-2017.htm

23-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/23-09-2017.htm

22-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/22-09-2017.htm

21-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/21-09-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Santuário de Dodona.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dodona_sanctuary.jpg

Colossos de Memnon. É tudo o que resta do templo funerário de Amenófis III, em Tebas,

atual Luxor. As estátuas de vinte metros de altura guarneciam a entrada do templo que não mais existe. Foto Ismael Gobbo.

 

Publicação do jornal “Verdade e Luz”

Ribeirão Preto, SP

 

 

 

(Artigo publicado no jornal “Verdade e Luz”, Ribeirão Preto, SP. Recebido de Merhy Seba)

 

Palestra com Divaldo Pereira Franco

Buritama, SP

 

Quarta-feira, 27-09-2017, às 20 horas.

Local: Recinto de Exposições Odilon Ferreira de Almeida

Av. Daniel Luis Guerbas, s/no.

Buritama, SP

 

 

 

(Outdoor em Araçatuba, SP, Foto Ismael Gobbo)

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

Meus amigos,

Convidamos para palestra com:

 

ANDRÉ SOBREIRO,

 

de Severínia, nesta quarta-feira, 27 de Setembro, 20:00 h, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

 

(Recebido em emails de Antonio Carlos Navarro e de João Marchesi Neto)

 

Palestra no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Palestra no Núcleo Espírita Amor e Paz

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]]/Donizete Pinheiro)

 

Evento programado pela “Chico Xavier Spiritist Society”

São Francisco, CA, EUA

View Online

banner-cxss.jpg

CXSS NEWS and EVENTS

* In October, we will be open the following Saturdays: 7th and 21st. We are also open every Tuesday!

* Saturday, November 4th: 2nd Spiritist Conference for Parents and Educators

* Kardecpedia: free  interactive platform that facilitates the study of the works of Allan Kardec.

2nd-Spiritist-Conference-For-Parents-And-Educators-Of-California-copy.jpg

2nd Spiritist Conference for Parents and Educators
Saturday, Nov 4 - 9AM to 4:30PM
Tickets in advance $25. Click on the photo to buy.

Following the success of last year's 1st conference, we are bringing back the 2nd edition of the Spiritist Conference for Parents and Educators.
Let's join Claudia Akin, Daniel Assissi and Bernadete Leal, spiritist educators who will teach us techniques and strategies to apply in our lives as parents and/or educators of the new generations of children.

kardecpedia.jpg

KARDECPEDIA - the interactive platform that facilitates the study of the works of Allan Kardec.

Take advantage of this free study tool to learn more about Kardec's books and teachings. Available in Portuguese, English, French and Spanish.

Chico Xavier Spiritist Society
70 Skyview Terrace #C
San Rafael, CA 94903

 

Update your Email Preferences or Unsubscribe

 

(Informação repassada em email por Nazareno Feitosa)

 

Registro. Mini seminário com Divaldo Pereira Franco

Santo André, SP

 

Mini seminário realizado durante o 31° Encontro Fraternal com Divaldo Franco

A LUZ DA SOLIDARIEDADE SOBRE A SOMBRA DA AGRESSIVIDADE

Como ocorre desde 1986, ininterruptamente, o Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes da cidade de Santo André - SP , realizou, em 24.09.2017,  o 31º Encontro Fraternal com Divaldo Franco.

O evento realizou-se nas múltiplas e espaçosas instalações da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, que tornaram-se insuficientes para acomodar as mais de 3.000 pessoas que acorreram ao local para ouvir Divaldo Franco.

O tribuno iniciou relatando as pesquisas realizadas em múmias encontradas em Washington nos EUA que teria vivido há 9000 anos; uma outra identificada como  o Homem de Lindow no Reino Unido que teria morrido há 2000 anos e ainda outra identificada como  Otzi (Múmia de Similaun) encontrada em 1991 nos Alpes austríacos e que teria vivido nas proximidades do local onde foi encontrada há 5.300 anos.

Graças aos equipamentos e técnicas modernas, médicos, paleontólogos e legistas forenses lograram descobrir detalhadas informações a respeito dos hábitos sociais, idade, a última refeição realizada por eles e, evidentemente, a causa da morte.

Apesar da diferença da localização geográfica, bem como da idade cronológica de suas existências há um fator comum encontrado na exumação dessas múmias: todas elas foram vítimas de violência provocadas por golpe na cabeça, estrangulamento ou flechada que rompeu a principal artéria próxima ao ombro.

Após esse começo Divaldo formula uma pergunta retórica: Qual a razão de tanta agressividade que vem acompanhando a humanidade desde seu início? Diante do Universo infinito como pode o ser humano viver preso à sua pequenez? Como pode a humanidade que vem descobrindo as maravilhas do Universo, ainda deixar preponderar a agressividade em seu comportamento?

Divaldo passa a abordar as conquistas da Ciência que permite ao ser humano deslumbrar-se com as luzes do conhecimento e dos segredos da vida, da matéria e do Universo, mas nos perdemos nas Sombras da ignorância e da agressividade.

A Ciência vem logrando obter explicações sobre as questões que de há muito nos fazíamos: O que é o Universo, qual a sua origem e como tudo isso foi construído?

Com uma habilidade primada pela simplicidade, ilustrando profundo conhecimento, Divaldo nos fala do Big Bang quando – para a Ciência – teve início, há 14 bilhões de anos, o Universo, o espaço, o tempo, a matéria e a energia.

Em perfeito equilíbrio toda a matéria e energia existentes hoje no Universo, estavam compactadas em um único e minúsculo ponto chamado de Singularidade, até que em um momento qualquer – e por razões desconhecidas da Ciência – esse equilíbrio foi rompido produzindo uma “explosão” que gerou todo o Universo como o conhecemos hoje, no qual os Astrofísicos foram capazes de efetuar um cálculo tímido indicando que há 10 vezes mais estrelas no Universo de que todos os grãos de areia da Terra.

Mas antes da produção de qualquer matéria, o Big Bang produziu as 4 forças fundamentais que possibilitariam a criação da matéria: a gravidade, o eletromagnetismo, a força nuclear forte e a força nuclear fraca.

A seguir Divaldo aborda a questão do átomo informando sobre as descobertas dos cientistas que revelaram a existência de partículas subatômicas: os Prótons, os Nêutrons, Elétrons, Léptons, os Quarks e as partículas intermediárias (mediadoras) das forças atuantes entre os Quarks e Léptons: os Bósons (Fótons, Glúons e o mais recente de todos o de Higgs e que fornece massa à matéria).

Divaldo passa, então, a elaborar a evolução antropossociopsicológica da humanidade revelando que alimentar-se, abrigar-se e reproduzir-se compunham os instintos básicos que moviam as ações humanas.

Surge, então, a primeira emoção: o Medo que, por sua vez, gera a suspeita, a desconfiança, a ansiedade e a timidez.

Logo em seguida surge a segunda emoção: a Ira a se desdobrar em raiva, ódio, o desejo de vingança.

Logo mais desponta a terceira emoção: o Amor, sentimento do qual Jesus é o grande expoente por divulga-lo e principalmente vivenciá-lo. A parábola do Bom Samaritano ilustra com inigualável valor o o convite a amarmos até aos nossos inimigos.

Encaminhando o tema Divaldo utiliza-se de Piotr Ouspensky (discípulo de George Gurdjieff) ambos filósofos do autoconhecimento  que apresentou nos EUA na década de 50 do Séc. XX uma série de conferência, apresentando o “Terceiro Caminho”: O Autodescobrimento.

O Autodescobrimento é a nossa prioridade: A viagem Interior que nos auxiliará no reconhecimento das múltiplas imperfeições que  aguardam serem, ainda, identificadas para depois, então, serem transformadas em virtudes como também daquelas outras que apesar de já reconhecidas aguardam nossa decisão firme para sublimá-las.

A eliminação da ignorância de nós mesmos passa pela aquisição do conhecimento e citando o sociólogo, médico psiquiatra e psicólogo o professor Emilio Mira y Lopez (1896-1964) que, do ponto de vista psicológico o ser humano é constituído de cinco (5) características:

1. Personalidade (É a “máscara” que afivelamos à face e que faz parte do nosso ser)

2. Conhecimento (São as aquisições intelectivas e formada pelas lições de aprendizagem)

3. Identificação (São as sintonias daquilo com o que temos afinidade e melhor nos identificamos)

Com sua habilidade e grande conhecimento Divaldo pormenoriza a questão da identificação\afinidade que vige em nossas vidas explicando com sua lucidez e conhecimento típico a identificação que o Espírito tem ao reencarnar atraindo por força dessa afinidade a célula sexual masculina (espermatozoide) que melhor corresponda à suas necessidades reencarnatórias1.

4. Consciência (Que atuando com o Conhecimento formam a base do discernimento – capacidade de distinguir o certo do errado . A consciência possui níveis diferenciados como será abordado a seguir)

5. Individualidade (O elemento que o egoísmo procura defender a todo custo)

Divaldo aborda a seguir os níveis de consciência que vamos galgando nas sucessões das vivências e ilustrou cada um desses níveis facultando a todos identificar aquele em que estagiamos, permitindo-nos, assim, estabelecer um programa pessoal de aperfeiçoamento.:

1. Consciência de sono SEM sonhos (Só pensa em si próprio: É meu)

2. Consciência de sono COM sonhos (Já somos capazes de ter ideais e não somente o desejo de acumular)

3. Consciência de sono ACORDADO (A consciência que não mais está sonolenta pelo egoísmo)

4. Consciência de Si mesmo. (Quando o Ego - a máscara que afivelamos à face e que luta por defender a qualquer preço nossa Individualidade - toma conhecimento dos conteúdos psíquicos. Quando eu sei o que DEVO fazer porque POSSO fazer). Nesse ponto Divaldo expande ainda mais as explicações e enumera as 7 (sete) funções que a Consciência vai permitir controlar na máquina orgânica: I) Função Emocional; II) Função Intelectiva; III) Função do Instinto; IV) Função ds Movimentos; V) Função Sexual (Polaridades Feminina e Masculina permitindo equilibrar a psicologia à anatomia).

Nesse momento, Divaldo com rara maestria e a segurança típica a ele conferida pelo cabedal de conhecimento e de vivência do amor do Cristo aborda a questão da homossexualidade, iniciando pela explicação dos conceitos de Anima e Animus da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung.

À luz da Lei de Ação e Reação, da Reencarnação e baseado nas questões 200. 201 e 202 de O Livro dos Espíritos Divaldo esclarece que a homossexualidade decorre de equívocos transatos produzidos pelas paixões desgovernadas levando ao malbaratamento da função sexual.2

Findo esse esclarecimento, Divaldo segue enumerando as funções que a Consciência controla:

 VI) Função Emoção Superior e VII) Função Intelectiva Superior

5. Consciência Cósmica. (Já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim. Gálatas 2:20)

Reassumindo a tribuna para dar continuidade ao tema Divaldo narra a tocante história de Moisés Mendelssohn (1729-1786) avô do célebre compositor, pianista e maestro alemão Felix Mendelssohn.

Moisés Mendelssohn era um homem feio, baixo e possuidor de uma grotesca corcunda.

Certa feita conheceu a lindíssima filha de um comerciante e por ela se apaixonou perdidamente, porém, a jovem ao lhe ser apresentada demonstrou profunda repulsa pela sua desagradável estética.

Mas Moisés não se deixou abater por ter sido repelido pela linda Frudge e num gesto de muita ousadia perguntou –lhe:

- Você acredita que os casamentos são combinados no céu, antes de nascermos?

Evitando olhar aquela figura tosca a jovem respondeu:

- Sim, acredito.

-Também, acredito – completou Mendelssohn.

E sem deixar que o silêncio constrangedor dominasse aquela conversa, ele emendou:

- Quando me preparava para nascer, Deus mostrou-me aquela que seria, mais tarde, a minha esposa.

- Ela era bela, muito bela. Deus, porém, anunciou:

-Sua mulher será bela, porém trará uma corcunda a lhe marcar a aparência física.

Diante dessa informação, ousei levantar os olhos ao Altíssimo e lhe suplicar:

- Senhor, uma mulher com corcunda será uma tragédia. Permita, por misericórdia, que eu seja corcunda e que ela seja perfeita.

E Deus, na sua infinita bondade resolveu atender minhas súplicas e me fez nascer encurvado.

Pela primeira vez Frudge olhou diretamente nos olhos de Mendelsshon e fitando-lhe os olhos apaixonados deu-se conta de que aquela fora a mais pungente declaração de amor que ela jamais havia imaginado receber.

Emocionada, tomou a mão do rapaz entre as suas e aceitou-o como noivo vindo, posteriormente, a se casar com ele.

Dessa forma, Divaldo nos adverte e recomenda para não nos afligirmos por esses acontecimentos e Quando algo desagradável nos acontecer devemos efetuar uma autoanálise e questionarmos nosso estado emocional. O convite maior é para mudarmos as nossas paisagens mentais e não reclamarmos mas buscar nos exemplos de Jesus a prática do amor e da solidariedade, buscando superar a agressividade que nos acompanha de tempos imemoriais.

Lembremo-nos das palavras do Amigo Jesus nos momentos em que a Ira, a raiva, a mágoas, alimentar o nosso contumaz inconformismo, fazendo brotar do nosso âmago a Agressividade. Nesses momentos NÃO devemos tomar nenhuma atitude até nos acalmarmos.

Não devemos valorizar o mal que pulula à nossa volta e nem permitir que nos tirem a alegria de viver.

Hoje, nesses dias tão atormentados e atormentadores, devemos buscar Jesus, refletir sobre Suas palavras e vivenciá-los mantendo nossas mentes a Ele vinculadas pelos pensamentos de teor elevado.

Busquemos aproveitar a nova oportunidade que tantos pedimos antes do retorno ao corpo físico. Esforcemo-nos por encontrar um sentido psicológico para nossas existências, pratiquemos o bem e a Solidariedade.

Mesmo nesses dias difíceis deixemos brilhar a luz de Jesus a iluminar os nossos dias e todos os nossos momentos e optemos por amarmo-nos uns aos outros como Ele nos ama.

Saiamos daqui com a certeza de que a vida é aquilo que dela fazemos.

 

1 Para aqueles que desejam aprofundar conhecimentos, tomamos a liberdade de sugerir a leitura do capítulo 2 (Sexo e Reencarnação) de o livro Sexo e Consciência, organizado por Luiz Fernando Lopes, LEAL.

2 Para melhor compreender esse tema, tomamos a liberdade de sugerir a leitura do capítulo 7 (Homossexualidade) de o livro Sexo e Consciência, organizado por Luiz Fernando Lopes, LEAL. Adicionalmente os capítulos 5 (Sombras e Dores do Mundo), 6 (Destino e Sexo) e 15 (O Passado Elucida o Presente) de o livro Loucura e Obsessão e o capítulo 15 (Sexo e Obsessão) e também o 16 (O Reencontro) de o livro Sexo e Obsessão, ambos de autoria do espírito Manoel Philomeno de Miranda pela psicografia de Divaldo Franco, LEAL

* * * *

Palestra realizada no encerramento do 31° Encontro Fraternal com Divaldo Franco

PERDÃO, A CONCESSÃO DA SOLIDARIEDADE HUMANA.

Diante de um auditório expectante, Divaldo assumiu a tribuna e iniciou a conferência citando uma frase de Gandhi: ”Se um único homem atingir a plenitude do amor, neutralizará o ódio de milhões”. Este pensamento traduziu-se na prática quando o próprio Ghandhi pregando a não violência logrou libertar milhões de criaturas do controle militar, político e econômico exercido pela Inglaterra sobre o povo da Índia.

Em seguida Divaldo Franco cita o pensamento do psicólogo existencialista norte americano Rollo Reece May, (1909 —1994) que afirma ter a sociedade elegida como parâmetros para a felicidade:

Individualismo: Doutrina moral  e social cujo conceito é o de valoriza a autonomia individual na busca da liberdade e satisfação das inclinações naturais e que se traduz na liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade ou às pessoas

Sexualismo: Comportamento ligado à sociedade mercantilista e consumista, na qual o ato sexual é priorizado e banalizado, desvirtuando sua razão natural.

Consumismo. Compulsão e modo de vida que leva o indivíduo a consumir de forma ilimitada bens, mercadorias e/ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade).

O Individualismo produz como uma das consequências o medo de amar uma vez que AMAR significa “aprisionar-se” conflitando com o conceito individualista de liberdade, mas que na realidade não passa de libertinagem.

Para melhor ilustrar o pensamento Divaldo Franco recorre à obra do médico e novelista escocês Archibald Joseph Cronin (1896-1981) chamada “Pelos Caminhos da Minha Vida”. Entre as belas narrativas desse livro biográfico, Divaldo selecionou a comovente relato intitulado “O Anjo da Noite”.1

Na sua atividade de médico recém-formado, e desejando fazer o bem, o Dr. Cronin escolheu uma noite por semana para auxiliar as crianças órfãs e desafortunadas.

Em uma dessas ocasiões, deparou-se com uma criança de 7 anos à beira da morte vitimada pela difteria e para tentar salvá-la o médico escocês decidiu submetê-la a uma traqueotomia.

Diante da situação crítica o jovem e inexperiente médico decidiu orar o Pai Nosso e olhando o corpo da menina enfatizou na sua súplica ao Senhor da Vida: Pai perdoai as nossas dívidas...

Após procedimento cirúrgico coroado de êxito, o médico entregou à responsabilidade de uma jovem enfermeira vigiar a criança durante as primeiras horas do pós operatório.

Todavia a jovem enfermeira assistente adormecera, quando deveria vigiar a paciente. Durante o sono da assistente, a criança desperta e acabou por arrancar o tubo e que lhe permitia respirar vindo a morrer asfixiada.

A moça, trêmula, fitando o médico nos olhos lhe pediu:

— Perdoa-me e dá-me uma outra chance.

Tomado peça ira, o Dr. Cronin planejara denunciar a enfermeira, que por negligência, havia provocado a morte da criança. Para tanto o profissional fez um relatório ao órgão fiscalizador da profissão, responsabilizando a enfermeira.

Algo, porém, fez com que o médico não entregasse o seu relatório.

Os anos haviam passado, quando um artigo de jornal despertou-lhe a curiosidade.

A reportagem – intitulada O Anjo da Noite – falava de uma enfermeira de pouco mais de 50 anos que cuidava de crianças órfãs da Guerra velando pelo sono de seus pacientes. Uma particularidade chamava a atenção: Não dormia.

A veneranda enfermeira dedicava-se a resgatar vidas, por causa de uma criança que havia morrido sob seus cuidados, quando ela - vitimada pelo cansaço - dormira

 A enfermeira redimia-se perante a sua própria consciência. O escritor e médico pôde constatar que um gesto baseado na ira pode aniquilar uma existência, mas se o gesto for alicerçado no amor e no perdão pode salvar inúmeras vidas.

Valeu a pena o perdão do médico.

Em seguida Divaldo nos leva – pela força poderosa de seu verbo – a uma viagem pela intolerância religiosa e as perseguições, violência, crimes e guerras cometidas em nome da predominância dessa ou daquela denominação religiosa. Divaldo inicia nas perseguições que passaram a acompanhar os passos dos primeiros cristãos. Logo em seguida, o Cristianismo passa a ser religião de oficial do Império Romano.

Os cristãos – antes perseguidos – passam a perseguir e matar todos quanto não aceitem suas convicções.

Esquecidos da mensagem de Jesus, os cristãos entregam-se às Cruzadas e que até dos dias atuais continuam repercutindo na humanidade.

Logo mais é a noite medieval marcada pelas perseguições e crimes do Santo Ofício a temida Santa Inquisição infelicitando e matando em nome do Cristo.

Em nome da religião, crianças, mulheres e homens – protestantes - foram massacrados no cerco a La Rochelle.

Novamente pela predominância político-religiosa 25.000 protestantes foram assassinados no episódio conhecido como a Noite de São Bartolomeu.

E, ainda hoje, observamos a intolerância de religiosos alimentados pelo fanatismo e o nanismo moral, perseguindo e violentando – quando não fisicamente – o direito constitucional da liberdade de expressão religiosa.

Os Espíritos Luminares tomados de compaixão intercederam a Deus pela humanidade e lhe pediram:

— Senhor, perdoa-nos e dá-nos uma outra chance.

E Deus nos dá nova chance e pela metade do século XIX vem à luz da humanidade o Consolador prometido por Jesus em Seus dias na Galileia.

Um novo período desabrocha para a humanidade iluminando os corações e as mentes sombreadas pelas nuvens pesadas do obscurantismo religioso e do cinismo materialista do ateísmo.

O Espiritismo apresenta a imortalidade de forma inigualável, oferecendo ao homem o caminho mais suave para alcançar a plenitude. É necessário possuir coragem para amar.

Vivemos na atualidade momentos de crises.É importante não se deixar abater e muito menos contagiar-se com cargas energéticas negativas advindas das crises.

À semelhança da enfermeira que pediu ao Dr. Cronin que a perdoasse e lhe desse uma nova chance, nós também pedimos a Deus uma nova chance.

O Pai de Amor, Bondade e Justiça absoluta nô-la deu.

A decisão é nossa do que fazer com essa nova oportunidade. Aproveitá-la como a enfermeira o fez e multiplicando as bênçãos recebidas na forma de solidariedade, ou continuarmos a desperdiçar e malbaratar as chances recebidas.

 

 

Mensagem de Bezerra de Menezes

Pela psicofonia abençoada de Divaldo Franco, o Espírito Bezerra de Menezes deixou sua mensagem instrutiva e ao mesmo tempo acolhedora, estimulando-nos à prática do amor para auxiliar e redimir milhões que sofrem no desespero e no desencanto.

   Texto: Djair de Souza Ribeiro

   Fotos: Sandra Patrocínio

 

 

 Eventos Espíritas programados para

Campinas, SP

 

 

*****************************

 

 

 

*****************************

 

 

*****************************

 

 

(Informações recebidas em email de Cristina Helena Neves Bertuzzi [[email protected]])

 

 28ª. Feira do Livro Espírita de

Paulinia, SP

 

(Informações recebidas em email de Cristina Helena Neves Bertuzzi [[email protected]])

 

Teatro com Renato Prieto

Limeira, SP

 

(Informações recebidas em email de Cristina Helena Neves Bertuzzi [[email protected]])

 

 2º. Encontro Regional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra. Torres, RS

 

 

Assista o vídeo com programação:

https://www.youtube.com/watch?v=K2Nf4D83WF0&list=PLPIhIU8ZrAb4O58pZQTfSi76RXA0AaYSn

 


http://www.amigosdechicoxavier.org

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/16-09-2017_arquivos/image070.jpg


Imagem inline 1

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/16-09-2017_arquivos/image072.jpg

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 Programação do C.E. Bênção de Paz

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP  

 

 

 

***************************************

 

 

 

***************************************

 

 

***************************************

 

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 Jornal “Ação Espírita”

Marília, SP

 

 

Olá, amigos.

 

A edição 121 do Ação Espírita já foi distribuída nos centros espíritas.

 

Quem não teve acesso à versão impressa, pode ver a  digital 

clicando no link abaixo

 

http://www.mariliaespirita.jor.br/acaoespirita/acao121.pdf

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

 

--

www.mariliaespirita.jor.br

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS  

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 473

TRÊS LAGOAS/MS – 25 A 30/SETEMBRO/2017

INFO PAN 473 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BELA VISTA (peça: “Maria de Nazaré” – Lurimar Vianna) /  (Encontro Reflexivo)  / (palestra/lançamento/livro: Wanderley de Oliveira) ..............BELENZINHO (Eduardo Marigo Marques) / (Deusa Samu)..........BUTANTÃ (Deusa Samu).........CAMPO BELO (Manolo Quesada)...........CHÁCARA MAFALDA (Marisol Camarinha / Luciano Crisólia Minozzo).........CIDADE PATRIARCA (palestra/lançamento/livro: Wanderley de Oliveira) .........FREQUESIA DO Ó (/filme: “Humberto de Campos – o imortal da Boa Nova”  e ÁudioSérie: Boa Nova de Humberto de Campos / Chico Xavier)........ITAIM PAULISTA (Neide Guerra)..........JAÇANÃ (Juvêncio M. Carvalho / Neje A. Hueb).........JARDIM IMPERADOR (palestra/lançamento/livro: Wanderley de Oliveira) ....... JARDIM PREVIDÊNCIA (Manolo Quesada)....... LIBERDADE (Cleuza Paranhos).........MORUMBI (Inês J. Gonçalves / Marcos Zanardi / Maria N. Vieira)..........PARADA INGLESA (Eulina Santos).........PARQUE VITÓRIA (Gislene Pogetti /  Valdeniza Sire /  Leontina Ferreira) / (Curso de Palestrante).......... SANTA INÊS (Manolo Quesada)...........SANTANA (Plínio Penteado Junior).......... SAÚDE (Fabio Dionisi) ........TATUAPÉ (Dr. João Lourenço) ............VILA AMÉLIA (palestra/lançamento/livro: Wanderley de Oliveira) ........ VILA CARRÃO (Manolo Quesada) /  (palestra/lançamento/livro: Wanderley de Oliveira)..........VILA CLEMENTINO (VII Simpósio de Saúde e Espiritualidade).......... VILA EMA (Manolo Quesada)..........VILA GUSTAVO (Neje A. Hueb / Antonio Freire)..........VILA INDUSTRIAL (Joelson Pessoa)...........VILA MAFRA (Dr. Aldeniz Leite) ........... VILA MATILDE (Lolita Deamo & Robson Monteiro) ..........VILA RÉ (Plínio Penteado Junior)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

                                                        

SÃO PAULO INTERIOR

 AMERICANA (Divaldo Pereira Franco) .......ARUJÁ (Neide Guerra)..........ASSIS (5º Encontro de Corais)........BAURU (palestras)..........BAURU (Divaldo Pereira Franco).........BOITUVA (José Luiz Barbieri)........BOTUCATU (I Jornada Médico Espírita) ........ BURITAMA (Divaldo Pereira Franco)........CAFELÂNDIA (USE Intermunicipal de Lins)........CAMPINAS (Diálogos com o Espiritismo) / (Sonia Pereira) ......... CARDOSO (Francisco Ortolan)..........CRISTAIS PAULISTA (43º Mês de Kardec)..........CUBATÃO (Roda de Conversas: Wladimir e Amanda).......... DRACENA (irmãos Zanoli)............EMBU DAS ARTES (Moacir Costa Lima) /  (11º Encontro Espírita da Família / 3º Encontrinho Espírita da Família para Crianças e Jovens)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

 FLOREAL (Francisco Ortolan)........FRANCA (33ª Semana Sebastiana Barbosa Ferreira) / (43º Mês de Kardec) / (Wanderley Oliveira) ........ GETULINA (Imagem & Som) / (USE Intermunicipal de Lins – Ciclo de Palestras).........GUAIMBÊ (USE Intermunicipal de Lins – Ciclo de Palestras)........GUARANTÃ (USE Intermunicipal de Lins – Ciclo de Palestras)...........GUARARAPES (palestras/ aula teatro: Ofélia Guilherme Candil).........GUARAREMA (Ciclo de Palestras).........GUARULHOS (12ª Feira do Livro Espírita) / (Fabio Fadel) / (Neide Guerra).........INDAIATUBA (Divaldo Pereira Franco).........ITANHAEM (2ª Semana Nacional de Arte Espírita)..........ITAPETININGA (Fabio Dionisi)........ ITATIBA (Atendimento Espiritual: Dr. Fritz)  /  (Lolita Deamo & Robson Monteiro)...........ITUVERAVA (André Sobreiro)......... JALES (Sergio Thiesen) / (Antonio Carlos Navarro) / (Jantar Beneficente)........ JUNQUEIRÓPOLIS (Juraci Altino de Souza)...........LIMEIRA (peça: “A Morte é uma Piada  2”).........LINS (USE Intermunicipal de Lins – Ciclo de Palestras)........MARÍLIA (Valci Silva) / (Bruno Costa)..........MATÃO (Dr. Tácito Elias Sgorlon).........MENDONÇA (Francisco Ortolan)........MOGI DAS CRUZES (Dra. Flavia Cavalcante)........NIPOÃ (Francisco Ortolan)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

 OSASCO (Manolo Quesada).......PENÁPOLIS (Luzia Korin).........PERUIBE (Helio Menandro /  Célia Tomboly / Magali Freitas) ........PIRACICABA (VI Jornada de Saúde e Espiritualidade) ......... POÁ (Fabiano Macchia Rezende)..........PONGAÍ (USE Intermunicipal de Lins – Ciclo de Palestras)......... PRESIDENTE PRUDENTE (Divaldo Pereira Franco)..........RANCHARIA (29ª Jornada de Confraternização Espírita).........REGISTRO (Davidson Lemela)........RIBEIRÃO PIRES (Eduardo Marigo Marques)..........RIBEIRÃO PIRES (Cura Espiritual)..........RIO CLARO (Izaías Claro) / (Roda de Conversa)...........SABINO (USE Intermunicipal de Lins – Ciclo de Palestras)......... SALTO (Ariette Leão)........SANTA FÉ DO SUL (Paulo Ricardo Santana)..........SANTANA DE PARNAÍBA (lançamento/filme: “Humberto de Campos – o imortal da Boa Nova”  e ÁudioSérie: Boa Nova de Humberto de Campos / Chico Xavier)...........SANTO ANDRÉ (Luzia Lomazi Rubens Soares / Deusa Samú) /  (Neide Guerra) / (Fabio Dionisi) / (Flavio Ottolini /  Andrea Bien) / (1º Simpósio de Medicina, Saúde e Espiritualidade).........SANTOS (Mauricio Zomignani / Rodolfo Calcabrini) / (Integrados Infância e Mocidade) / (Davidson Lemela) / (lançamento/filme: “Humberto de Campos – o imortal da Boa Nova”  e ÁudioSérie: Boa Nova de Humberto de Campos / Chico Xavier)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO (Neide Guerra) / (Eduardo Marigo Marques) / (Manolo Quesada) / (1º EDABC) ..........SÃO CAETANO DO SUL (Jim Ihara) /  (53ª Semana Espírita)......... SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (Divaldo Pereira Franco) .......SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (André Trigueiro) .........SÃO MANUEL (Dilson Azevedo Lima).......... SÃO VICENTE (Deusa Samu) /  (Roosevelt A. Tiago)......... SOROCABA (Heleno Pires /Jane M. M. Bassi / Maria Cristina de Camargo) / (Dra. Jane Bassi) / (Fabio Dionisi).........TAPIRATIBA (Vania (Tapiratiba/SP) / Arlete (SJ Rio Pardo/SP)...........TAUBATÉ (Antonio Braga) /  (IV Encontro Nacional dos Amigos Yvonne A. Pereira) / (palestra/lançamento/livro: Wanderley de Oliveira) ..........TUPÃ (irmãos Zanoli)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL

ANDARAÍ (Arlindo Ribeiro / Alberto leitão Rosa)...........BOTAFOGO (Alexandre Burburan)  ..........CENTRO (Escola de Lideranças) / (XXXIX COMEERJ)........COLÉGIO (Solange Linhares)...... DEL CASTILHO (Lea e Adelino)...... FLAMENGO (IX Congresso Espírita Brasileiro de Magistrados)........GRAJAU (lançamento/livro: Carlos Assis)......... ILHA DE PAQUETÁ (Mirian Maia)........JACAREPAGUÁ (Paulo Henrique Figueiredo / Deusa Rufino / Henrique).........MEIER (Marcelo Daimon)........ PAVUNA (Thiago Brito) .......... TIJUCA (peça: “Irmã Scheilla)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR

   ARARUAMA (Magaly Andrade) / (Mabel Lima).......BELFORD ROXO (Thiago Brito) .......CAMPO DOS GOYTACAZES (Dr. Carlos Roberto Pessanha)..........DUQUE DE CAXIAS (Marcus de Mário /  Helio Ribeiro /  Eredinéa Cordeiro)......... NOVA FRIBURGO (Dr. José Henrique Rubim de Carvalho)...........NOVA IGUAÇU (Thiago Brito).........VALENÇA (Manoel Coelho / Carlos Santana)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO

ESPIRITO SANTO (Junior Vidal).......VILA VELHA (2ª Semana Nacional de Arte Espírita)......... VITÓRIA (Cruzada dos Militares Espíritas)

MINAS GERAIS

ASTOLFO DUTRA (XIII COJEADS).......... BELO HORIZONTE (Ibraim Filogônio Neto / Henrique Kemper) / (Jaider Rodrigues de Paula)..........DORES DO CAMPO (Danilo Oliveira / Cristiane Braz)..........PAPAGAIOS (Davi Santos)........RODEIRO (CERDI: Confraternização Espírita de Rodeiro e Diamante)..........SACRAMENTO (Dra. Denise Barcellos)............TEÓFILO OTONI (XXVIII Semana Espírita)..........UBERABA (lançamento/filme: “Humberto de Campos – o imortal da Boa Nova”  e ÁudioSérie: Boa Nova de Humberto de Campos / Chico Xavier)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA

BELA VISTA DO PARAÍSO (Oceano Vieira de Melo)........CAMBÉ (Oceano Vieira de Melo)........... CAMPO MOURÃO (Maria Rabel, Vitor Hugo Freitas de Almeida, Wilson Reis, Osvaldo Monteiro, Danilo Arruda da Luz, Sérgio Castelão Pinheiro, Ana Flávia Sipoli Cól, Adriano Lino Greca e Zenaide Simões – Grupo Encanto) /  (Zenaide Simões – “Nossos pais”) / (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)........ CASCAVEL (Reuniões)  ..........CIANORTE (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)............CURITIBA (Cosme Massi) / (Estudos de Espiritismo) / (Pedro Paulo Silva Legey Junior / Raul Teixeira / Jorge Alberto Elarrat / Maria Helena Marcon / Noeval de Quadros) / (palestras) / (show: Alma Sonora) / (Reunião das Coordenadorias das UREs da Inter-Regional Metropolitana) / (Visita guiada à Sede Histórica) / (Curso de Qualificação do Trabalhador da Área da Mediunidade) /  (Curso de Qualificação do Trabalhador da Mediunidade).........FÊNIX (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)...........GOIOERÊ (Curso de Qualificação do Trabalhador do Estudo da Doutrina Espírita)/ .............IBIPORÃ (Oceano Vieira de Melo) .......... JACAREZINHO (José Aparecido Sanches / José Lázaro Boberg) / (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita).......... LONDRINA (Oceano Vieira de Melo) / (curso: Ulisses Fernando da Cruz Oliveira) / (lançamento/filme: “Humberto de Campos – o imortal da Boa Nova”  e ÁudioSérie: Boa Nova de Humberto de Campos / Chico Xavier) / (Haroldo Dutra Dias)..........PALOTINA (Curso de Qualificação do Trabalhador Espírita da Mediunidade).........PARANAVAÍ (Seminário: “Caminho para a transformação moral”)..........PEABIRU (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita).........PONTA GROSSA (Encontro Regional de Jovens Espíritas 2. URE).........ROLÂNDIA (peça teatral: “A Morte é uma piada 2”)........SÃO MIGUEL DO IGUAÇU (Seminário: “Caminho para a transformação moral”)........TERRA BOA (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)........UBIRATÃ (Curso de Qualificação do Trabalhador do Estudo da Doutrina Espírita)

RIO GRANDE DO SUL

 BENTO GONÇALVES (Carlos Durgante)......... GARIBALDI (pintura mediúnica: Orlando Padovan)......... GIRUÁ (Dr. Edson Cardos).......... OSÓRIO (18º Semana Espírita)........PELOTAS (Sergio Lopes)........PORTO ALEGRE (Sheila Simões e Cesar Geremia) /  (Dr. Sergio Lopes, Dr. Roberto Lucio, Dr. Alexandre Anéfalos, Dr. Paulo Batistuta, Dr. Carlos Eduardo Durgante, Dr. Paulo Rogério de Aguiar, Dr. Cesar Geremia).......... TAQUARA (Carlos Durgante)........TORRES (I Encontro Sulbrasileiro dos Amigos de Chico Xavier)........TRÊS PASSOS (Gabriel Salum / Maria Elizabeth Barbieri)

SANTA CATARINA

ANTONIO CARLOS (John Harley)........ FLORIANÓPOLIS (Rose Kodama) / (John Harley) / (Claudia Marques da Silva)...........ITAJAÍ (John Harley)……..PENHA (Wilson Aguilan / Juvan Souza Neto)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL

 BRASÍLIA (Dra. Denise Brito / Dra. Denise Franco / Dra. Fabíola Zanetti) / (Vinicius Perez dos Santos)........CEILÂNDIA NORTE (Projeto plenitude – visitas domiciliares)......... CEILÂNDIA SUL (Dra. Antônia Marilene da Silva)

GOIÁS

GOIÂNIA (Fabíola Zanetti / Andrei / Marlon Reikdal / Wesley Assis)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA

ILHÉUS (Sebastião Camargo) ...........SALVADOR (Isabella de Esmeralda) / (II Colóquio sobre Mediunidade) / (Encontro Fraterno com Divaldo Pereira Franco)

PERNAMBUCO

CABO (Santtos Edson)..........JABOATÃO DOS GUARARAPES (comemoração: Aniversário Mocidade Luiz Sérgio) /  (Santtos Edson)........... OLINDA (João Luiz / Adsson Santana) /  (Santtos Edson)............PAULISTA (Santtos Edson)......... RECIFE (SMEP: Semana da Mulher Espírita Pernambucana) / (Ana Carolina) / (Nadja Naira) / (Jantar Beneficente Musical)

SERGIPE

ARACAJU (Luzi Mary) / (Encontro Bimensal para Reflexão Conjunta)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

CEARÁ

FORTALEZA (Luiz Gonzaga Pinheiro)..........JUAZEIRO DO NORTE (Dr. Hermilo Borba)........ MARACANAÚ (Elis Paixão)

PARAÍBA

JOÃO PESSOA (Denise Lino / Lizst Rangel) / (DIJ/CEIJ) / (Semana Nacional de Arte Espírita

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ

BELÉM (Diandro Mota)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA

BUENOS AIRES (Daniel Serra / Simoni Privato)

AUSTRALIA

ADELAIDE (Giuliano Negrelli)

ESTADOS UNIDOS

 ASTORIA (Celso Dal Secco)..........ESTADOS UNIDOS (Debora Beldowicz) /  (André Luis Chiarini Villar)........NEWARK (NJ) (Reunião de Capacitação de Palestrantes da Doutrina Espírita)

PORTUGAL

ANGRA DO HEROISMO (palestra)..... ÍLHAVO (Dr. Lutênio Faria)........LISBOA (Geraldo Campetti Sobrinho) / (Miriam Masotti Dusi) /  (V Seminário de Medicina e Espiritualidade)........OLHÃO (Reinaldo Barros e Lúcia Lu)........VALE DE CAMBRA (II Jornadas Culturais Espíritas)

ROMÊNIA

BUCARESTE (4ª Reunião Filosófica da Vida Espírita Espiritual 2017)

SUIÇA

BADEN (Carolina Grimm).........GENEBRA (Martina Vaz)........ZURIQUE (Marta Antunes de Moura)

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

 Informativo “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

 

Edição 254 - 23 de setembro de 2017 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...


Domingo acontece o seminário sobre dependência química


Doutrina Espírita une jovens na Mocidade da Comunhão



Filme “Chico Xavier, um amigo” pode ser assistido na internet

 


Fala Mocidade vai abordar o jovem e a depressão neste sábado


Adeilson Salles lança o livro Game Over


AME-DF debate o poder em palestra semanal

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Homenagens- 170 anos do nascimento

 

Cosme Mariño – O Kardec Argentino

(27-09-1847 / 18-08-1927)

Cosme Mariño

 

(1847 – 1927) Argentina – el Kardec argentino

Cosme Mariño

Fue un hombre clave para la divulgación del Espiritismo en el Río de la Plata, especialmente en la Argentina. Se lo denominó "El Kardec Argentino". Su lucha fue más prolongada y más violenta que la de Kardec. Tuvo que trabajar medio siglo para conquistar y consolidar las posiciones que nos legó. Fue agredido no solamente de palabra y por escrito, sino también con un arma de fuego. Sin embargo, nada lo hizo desanimar, nada lo intimidó, porque fue un gran misionero consciente de su poder, seguro del valor inmenso de la idea que defendía con riesgo de su propia vida.

Nació en Buenos Aires, capital de la República Argentina, el día 27 de septiembre de 1847, y desencarnó el 18 de agosto de 1927. El padre era militar (oficial de artillería) y la madre atendía el hogar, realizando en ocasiones tareas de costura. En un “hogar pobre, pero honrado”, según sus propias palabras, fue educado dentro de los principios de la Religión Católica y, ya desde temprana edad, se sintió inclinado hacia la vida sacerdotal. Pensó que ese sería el camino para ejercer su necesidad de servir al prójimo. Cursó sus primeros estudios en la iglesia de San Nicolás y luego un año de latín en el Convento de San Francisco. Comprendió entonces que su vocación no pasaba por la formación sacerdotal. De segundo a cuarto año continuó con los Estudios Preparatorios de la Universidad (actual ciclo secundario) y en 5º año pasó al Colegio Nacional, recién fundado por el presidente Bartolomé Mitre. Ingresó seguidamente a la Facultad de Derecho.

Alrededor de los 20 años de edad escribió sus primeros ensayos y artículos literarios, publicados en periódicos de la época, tales como “El Inválido Argentino”, órgano de la Sociedad Protectora de Inválidos, centro nuevo de atracción para sus inquietudes espirituales. Allí inició el contacto con otro joven, José C. Paz, lo que selló su inclinación hacia el periodismo.

En el año 1869, la Argentina estaba en un proceso de evolución. Domingo Faustino Sarmiento era el presidente de la República. Mariño, junto con su amigo José C. Paz, fundan el diario “La Prensa”. Paz tenía 27 años de edad y Mariño 22. No tenían dinero para afrontar esta empresa, por lo que emitieron acciones entre sus amigos y se lanzaron a un periodismo sano, informando con claridad y altura de miras. Digamos de paso que el diario “La Prensa” de aquella época inaugural, en poco se parecía a la empresa editorial que fue después. Mariño se dedicó en cuerpo y alma a esta actividad, y no tenía tiempo ni para dormir en su casa. Lo hacía en cualquier rincón de la imprenta. Al año siguiente, su hermano mayor, Gervasio, viendo que la situación era insostenible, pagó la deuda y le pidió a Cosme que abandone la actividad. Comenzó así a desempeñarse como procurador en un estudio de Buenos Aires.

En 1871 participa activamente en la lucha para vencer la epidemia de fiebre amarilla que asoló a la ciudad de Buenos Aires. Se contagió, pero logró sobrevivir. Fue condecorado con la Cruz de Hierro, junto con la impresión de carteles con su nombre y el agradecimiento de todos los porteños. Recibió también una medalla de oro por su valor y espíritu de servicio. Por el renombre adquirido y lo avanzado de su carrera universitaria fue obteniendo una importante clientela en asuntos judiciales (estancieros del sur de la provincia de Buenos Aires), lo cual incidiría favorablemente en su profesión de allí en adelante.

En 1872, con veinticinco años, Cosme se suma como secretario en el Comité de Ayuda a Chile, presidido por el rector de la Universidad Nacional. Chile sufría una terrible epidemia de viruela. Con la dinámica que le impone consigue mandar mucho dinero al país vecino. La Municipalidad de Santiago de Chile y la Junta de Lazaretos de dicho país le otorgaron medallas de oro, en reconocimiento a su desinteresado apoyo. Cursaba el último año de Derecho, mas el examen de la última materia no fue nunca rendido porque de allí en más sus múltiples actividades, profesionales y después también espíritas, lo absorberían totalmente.

En 1873 viajó a Chascomús - ciudad que se encuentra a cien kilómetros de la Capital Federal- a pedir en matrimonio a Mercedes Milani. Vuelve a Buenos Aires para los preparativos. Regresa a esa ciudad, se casa en 1874 y se muda a Dolores.

Mercedes Milani era descendiente de fundadores de Chascomús. Cosme Mariño la conoció cuando ella apenas tenía 16 años de edad. Una circunstancia fortuita hizo que la pareja, tiempo después, se encontrara de nuevo en Buenos Aires, iniciándose un breve idilio que concluyó con el casamiento. Tuvieron seis hijos. La unión duró sólo 18 años, hasta la desencarnación de Mercedes en 1892.

Además de criar a sus hijos, este matrimonio bien avenido, en forma bondadosa y desinteresada, tomó a su cargo seis niños más, huérfanos y abandonados, que vivieron bajo el techo de su hogar, como hijos propios.

El día previo a su partida se despide de su amigo de la infancia, el Dr. Aristóbulo del Valle, entonces Ministro de Gobierno de la provincia de Buenos Aires, quien lo designa representante del gobierno ante los Tribunales del Sur de la provincia de Buenos Aires, con sede en Dolores, que acababan de ser creados. Integra una comisión para inspeccionar las obras de la Casa de Justicia y Cárceles y le otorga Del Valle igualmente el cargo de Juez de Paz, a ejercer desde 1875. Llevaba Mariño, además, cartas de recomendación de destacados estudios jurídicos de la Capital. Instaló en Dolores su propio estudio de procurador (período 1874-1879) y, de esta manera, consiguió asegurar su situación económica.

Tomó a su cargo ad honorem la presidencia de la Comisión del Hospital San Roque, que se hallaba entre las más precarias. Con su dinamismo, carisma y capacidad puso el hospital en condiciones de funcionamiento y sin deudas.

También, en dicho plazo, fue nombrado miembro de la Comisión del Consejo Escolar, que ocupó desinteresadamente, aportando ideas y recursos. Donó incluso unos terrenos propios, para que se estableciera una escuela.

En cierta ocasión, Cosme Mariño llama al ingeniero Rafael Hernández, para una mensura de campos. Terminan hablando de Espiritismo. Así es como Rafael inicia a Cosme en la lectura de los textos de Allan Kardec, iniciándose una amistad que perdura por muchos años, convirtiéndose en decididos y valiosos compañeros en sonadas actuaciones a favor del Espiritismo.

Las reuniones espíritas se realizaban en casa del Dr. Pedro Bourel. Se vinculaban a este hecho, los nombres de Justo Ortiz, Enrique Becker, Felipe Aristegui, Alejandro Villabrile. Pero quien representaba un papel preponderante en este grupo era, ni más ni menos que el ingeniero Rafael Hernández, el fundador de varias ciudades de la provincia de Buenos Aires, político de nota, senador, diputado; además, hermano del ilustre autor del “Martín Fierro”, don José Hernández.

En 1879, Mariño regresa a Buenos Aires, para trabajar en uno de los estudios jurídicos más importantes de la Capital, con los doctores Aristóbulo del Valle y Mariano Demaría. En 1895, ingresa al Banco Nacional de Préstamos como jefe de la Oficina Jurídica.

Volviendo al año 1879, Mariño ingresa a la Sociedad Constancia, la primera sociedad espírita fundada en Buenos Aires en 1877. En poco tiempo forma parte del cuadro directivo y se convierte en el director de la Revista Constancia, pionera dentro de los periódicos espíritas, (período 1881-1927). En 1881 fue nombrado vicepresidente y, al hacerse cargo del puesto, propone la realización de conferencias públicas e internas, convirtiéndose en su principal gestor y organizador. También funda una biblioteca social, para brindar adecuada ilustración a los adeptos que sólo ingresaban atraídos por el fenómeno. En 1883, la Asamblea General lo confirma en el puesto de presidente y la Sociedad empieza a adquirir un nuevo ritmo.

Desde su lugar de periodista se enfrentó a grandes polémicas a favor de las ideas espíritas. Hizo campañas contra curanderos y falsos médiums, que asumían indebidamente el título de espiritistas. Fue perseguido y desacreditado por ello. Los jesuitas fueron sus más violentos enemigos, difamándolo en público. Él siempre respondió con altura, elegancia y sobre todo, con mucho conocimiento.

En 1892 fue víctima de un atentado. Una fanática religiosa lo atacó con un arma de fuego, hiriéndolo, pero sin mayores consecuencias. Era una época de mucho fanatismo e intolerancia religiosa.

Escribió varios libros y muchos artículos periodísticos, todos de gran valor:

• Espiritismo (1881)
• El Espiritismo ante la Ciencia (1882)
• Catecismo de moral y religión (1883)
• Lo ideal es lo real (1893) drama.
• Guía para la formación y sostenimiento de grupos y sociedades espiritistas. (1894)
• Bases que podrían servir para fundar una asociación y partido liberal (1895).
• El Espiritismo al alcance de todos (1902)
• Instantáneas (1907)
• Pruebas concluyentes de la existencia del alma (1909)
• Cartas de Julia (1911) (Traducción)
• Concepto espírita del socialismo (1913)
• Memorias de un hombre mediocre (1918) (1924)
• Las Primeras Golondrinas (1922) novela
• El Espiritismo en la Argentina (1924) publicado en 1932.

El 14 de junio de 1900, se funda la Confederación Espiritista Argentina (CEA), que agrupa a la mayoría de las sociedades espíritas de la Argentina hasta nuestros días, y Cosme Mariño asume la presidencia.

Fue vicepresidente de la Sociedad Protectora de Niños Desvalidos, actuó para derogar la pena de muerte, y en 1925 inauguró El Asilo Centenario, en la localidad de Villa Lynch (prov. de Buenos Aires), destinado a niños huérfanos.

Cosme Mariño tuvo una actuación de casi 50 años en el Espiritismo. Fue presidente de la C.E.A., presidente permanente de la sociedad “Constancia” (1883-1927), director de la Revista de esa institución, escritor, periodista, orador y director de sesiones mediúmnicas. Sus amistades íntimas fueron grandes personajes de la política, el arte y la literatura. Se relacionó con don Pancho Sierra, quien de paso por la Capital se acercó hasta la Sociedad Constancia, asistiendo a algunas sesiones y posteriormente haciéndose socio. Se escribía con Amalia Domingo Soler y con espíritas de todo el mundo. Era afable, sencillo en su forma de ser, tanto como enérgico y decidido cuando había que defender una posición en la que se apoyaba por su saber y su moral.

“El móvil de cuanto he hecho y podido exteriorizar, fue siempre altruista. Cuando he creído que una idea era buena, he tratado siempre de prestigiarla y propagarla dentro de mis limitadas aptitudes. Jamás me detuve ante una consideración egoísta o de mero interés personal, cuando con la sinceridad que me caracterizaba he llegado a descubrir una idea o una doctrina que pudiese servir para el progreso moral de la humanidad. Como es público y notorio, he sacrificado toda consideración personal y utilitaria, y hasta el buen concepto que pudiese inspirar a los demás, cuando he vislumbrado un camino más recto y seguro de llegar a la verdad, porque considero que la verdad, sinceramente sentida y practicada, es lo único que hace amar la vida, por su dedicación al propio progreso individual y colectivo” (Cosme Mariño – “Memorias de un hombre mediocre”).

Fuente consultada:
CESAR BOGO, “El Líder” Cosme Mariño: su vida – su obra.
SCHULTE, Etel. “Espiritismo, Sendero de luz”
MARIÑO, COSME. “Memorias de un hombre mediocre”.

 

 

(Texto copiado do site da Confederação Espírita Argentina http://www.ceanet.com.ar/cosme-marino/)

Imagem/fonte: https://pt.scribd.com/document/97615050/Cosme-Marino-El-Espiritismo-en-La-Argentina

Rio da Prata e Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

Árvores. Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo.

 

Lesões afetivas

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Momentos de Ouro. Lição nº 31 Página 135.

 

Um tipo de auxílio raramente lembrado: o respeito que devemos uns aos outros na vida particular.

Caro é o preço que pagamos pelas lesões afetivas que provocamos nos outros.

Nas ocorrências da Terra de hoje, quando se escreve e se fala tanto, em torno de amor livre e de sexo liberado, muitos poucos são os companheiros encarnados que meditam nas consequências amargas dos votos não cumpridos.

Se habitas um corpo masculino, conforme as tarefas que foram assinaladas, se encontraste essa ou aquela irmã que se te afinou com o modo de ser, não lhe desarticules os sentimentos, a pretexto de amá-la, se não estás em condição de cumprir com à própria palavra, no que tange a promessas de amor.

E se moras presentemente num corpo feminino, para o desempenho de atividades determinadas, se surpreendestes esse ou aquele irmão que se harmonizou com as tuas preferências, não lhe perturbes a sensibilidade sob a desculpa de desejar-lhe a proteção, caso não estejas na posição de quem desfruta a possibilidade de honorificar os próprios compromissos.

Não comeces um romance de carinho a dois, quando não possas e nem queiras manter-lhe a continuidade.

O amor, sem dúvida, é Lei da vida, mas não será lícito esquecer os suicídios e homicídios, os abortos e crimes na sombra, as retaliações e as injúrias que dilapidam ou arrasam a existência das vítimas, espoliados do afeto que lhes nutria as forças, cujas lágrimas e aflições clamam, perante a Divina Justiça, porque ninguém no mundo pode medir a resistência de um coração quando abandonado por outro e nem sabe a qualidade das reações que virão daqueles que enlouquecem, na dor da afeição incompreendida, quando isso acontece por nossa causa.

Certamente que muito desses delitos não estão catalogados nos estatutos da sociedade humana; entretanto, não passam despercebidos nas Leis de Deus que nos exigem, quando na condição de responsáveis, o resgate justo.

Tangendo este assunto, lembramo-nos automaticamente de Jesus, perante a multidão e a mulher sofredora, quando afirmou peremptório: -"aquele que estiver isento de culpa, atire a primeira pedra".

           Todos nós, os espíritos vinculados à evolução da Terra, estamos altamente compromissados em matéria de amor e sexo, e, em matéria de amor e sexo irresponsáveis, não podemos estranhar os estudos respeitáveis nesse sentido, porque, um dia, todos seremos chamados a examinar semelhantes realidades, especialmente as que se relacionem conosco, que podem efetivamente ser muito amargas, mas que devem ser ditas.

 

(Texto recebido em email de Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 

Cristo e a mulher flagrada em adultério. Óleo sobre tela por Jacopo Tintoretto.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jacopo_Tintoretto_-_Christ_and_the_Woman_Taken_in_Adultery_-_WGA22436.jpg

 

As árvores amigas

 

Tudo teve início quando aquele amante das árvores contratou a ação de um expert para realizar a poda da laranjeira.

A árvore era como um membro da família. Ela vira os filhos de Laertes crescerem e os netos chegarem.

Uns e outros a escalaram mais de uma vez para apanhar os frutos, sempre abundantes.

Ela era também lar para alguns pássaros que, no cair da tarde, promoviam uma grande algazarra, disputando os lugares mais acolhedores entre suas ramagens.

O profissional, indicado e recomendado, revelou-se alguém absolutamente desconhecedor da tarefa delicada. Ele foi cortando galhos e mais galhos e deixou a pobre árvore despida.

Laertes conseguiu salvar um galho, um único galho, mandando parar tudo quando se deu conta do desastre ecológico.

E esse único sobrevivente da sanha destruidora de quem se dissera bom podador, ficou ali, solitário, como um ponteiro apontando os céus.

Os meses passaram e, chegada a época propícia, o vegetal cumpriu sua função.  Primeiro, surgiram as flores, depois os frutos.

Foram tantos que o galho foi vergando, com o peso, até se apoiar no pé de café, ao lado.

O cafeeiro, por sua vez, também se inundou de flores brancas, parecendo ter sido atingido por uma nevasca.

Quando lhe chegaram os frutos, ficou ele suportando ambas as cargas: a dos seus frutos e a dos frutos da laranjeira.

Então, chegaram os tempos frios. Vinda do sul, uma massa polar alcançou a cidade. A temperatura baixou para zero grau.

Com os ventos soprando, a sensação era de três graus negativos. Quem pôde, protegeu as flores mais delicadas para que não fossem queimadas, destruídas pela onda fria.

A noite se fez gélida, alcançando a madrugada com temperaturas mínimas.

Quando a manhã despertou, uma fina camada de gelo cobria os telhados, os campos, os jardins.

O sol se apresentou um pouco depois. Chegou lindo, brilhante, aquecendo tudo com o toque mágico dos seus raios dourados.

Olhando aqueles cristais minúsculos de gelo cobrindo toda a relva, Laertes pensou no pé de café, tão sensível às baixas temperaturas.

Qual não foi a sua surpresa ao verificar que ele estava ileso, em pé. A geada sequer o alcançara.

Tudo porque o galho de laranjeira, cujo peso ele suportara, corajosamente, estendera como que um toldo protetor, impedindo que o gelo lhe crestasse as folhas e os frutos.

Ali estava ele são e salvo, recebendo a gratidão do galho generoso.

*   *   *

Ouvimos muitas vezes referências de que o bem faz bem a quem o pratica.

Quase sempre, não levamos isso em conta porque nos parece irreal. Afinal, tantos se esmeram em atender ao próximo e nem sempre são gratificados com bons sentimentos por aqueles mesmos a quem se dedicam.

Isso porque a preciosa pérola da gratidão ainda não se aloja no coração de certos homens.

No entanto, a verdade é incontestável. Logo ou mais tarde, o bem alcança aquele que semeia benefícios por onde passa.

Trata-se de uma lei da vida que estabelece que se colhe aquilo que se semeia.

Por isso e pela satisfação de fazer o bem, imitemos as árvores amigas, auxiliando-nos mutuamente, não esquecendo jamais de espalhar o delicado perfume da gratidão por onde transitemos.

Redação do Momento Espírita, com base
em fato narrado por Laércio Furlan.
Em 26.9.2017.

 

 

(Texto  copiado do site Feparana)

 

Laranjeira no pátio de “Los naranjos” no Museo de Arte Religioso Juan de Tejeda. Ao fundo a Catedral.

Córdoba, Argentina. Foto Ismael Gobbo

Monumento ao Indio do Sol Nascente também conhecida como Hino ao Sol. Córdoba, Argentina.

Escultura em bronze do polaco Alejandro Perekrest está localizada no canteiro central da Av. San Juan Fotos Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]