Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terca-feira, 14 de agosto de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/14-08-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

13-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/13-08-2018.htm

11-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/11-08-2018.htm

10-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/10-08-2018.htm

09-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/09-08-2018.htm

08-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/08-08-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

 

............................................

......................................

..........................

 

(Conclui a postagem anterior)

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

François de Pâris em oração.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4f/Diacre_Paris.png

Gravura da morte de François de Pâris.

Imagem/fonte:

 https://en.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_de_P%C3%A2ris#/media/File:Mort_du_diacre_P%C3%A2ris.png

 

Em 1731, uma série fenomenal de eventos começou a ser relatada no cemitério que supostamente produziu curas extraordinárias, aparentemente depois que as pessoas que visitavam experimentaram "violentos movimentos convulsivos que atingiram os pacientes logo após seus corpos tocarem o mármore da tumba, às vezes sem se aproximarem dele". engolindo em vinho ou água, uma pequena porção da terra reunida em torno dela. [10] Essas pessoas ficaram conhecidas como os " convulsionários de Saint-Médard ".  https://en.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_de_P%C3%A2ris

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b84087763.item

O túmulo de B. François de Paris, diácono da Igreja de Paris, morreu em 1 de maio de 1727, ilustrado por milagres e conversões:

 

Inimigos outros

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Alma e Coração. Lição nº 31. Página 71.

 

Mencionamos, com muita frequência que os inimigos exteriores são os piores expoentes de perturbação que operam em nosso prejuízo.

Urge, porém, olhar para dentro de nós, de modo a descobrir que os adversários mais difíceis são aqueles de que não nos podemos afastar facilmente, por se nos alojarem no cerne da própria alma.

Dentre eles, os mais implacáveis são:

- o egoísmo, que nos tolhe a visão espiritual, impedindo vejamos as necessidades daqueles que mais amamos;

- o orgulho, que não nos permite acolher a luz do entendimento, arrojando-nos a permanente desequilíbrio;

- a vaidade, que nos sugere a superestimação do próprio valor, induzindo-nos a desprezar o merecimento dos outros;

- o desânimo, que nos impele aos precipícios da inércia;

- a intemperança mental, que nos situa na indisciplina;

- o medo de sofrer, que nos subtrai as melhores oportunidades de progresso, e tantos outros agentes nocivos que se nos instalam no espírito, corroendo-nos as energias e depredando-nos a estabilidade mental.

Para a transformação dos adversários exteriores contamos, geralmente, com o amparo de amigos que nos ajudam a revisar relações, colaborando conosco na constituição de novos caminhos; entretanto, para extirpar os que moram em nós, vale tão-somente o auxílio de Deus, com o laborioso esforço de nós mesmos.

            Reportando-nos aos inimigos externos, advertiu-nos Jesus que é preciso perdoar as ofensas setenta vezes sete vezes, e decerto que para nos descartarmos dos inimigos internos - todos eles nascidos na trevas da ignorância - prometeu-nos o Senhor: “conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres”, o que equivale dizer que só estaremos a salvo de nossas calamidades interiores, através de árduo trabalho na oficina da educação.

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Cristo diante de Pilatos. Óleo sobre tela por Mihály Munkácsy 

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Munkacsy_-_Christ_in_front_of_Pilate.jpg

 

E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos.
E Pilatos lhe perguntou: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes.
E os principais dos sacerdotes o acusavam de muitas coisas; porém ele nada respondia.
E Pilatos o interrogou outra vez, dizendo: Nada respondes? Vê quantas coisas testificam contra ti.
Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se maravilhava.
Marcos 15:1-5

 

Outro amigo que retorna!

 

Orson Peter Carrara

 

O querido amigo ROMÁRIO DE ARAÚJO MELLO, de Campinas, retornou à Pátria de origem, deixando um legado de conhecimentos, de dedicação à ciência, de amor ao trabalho com que se dedicou com tanto afinco. 

Considerado um dos maiores embriologistas do país, atuou na UNICAMP com grande competência e reconhecimento, tendo publicado vários livros em sua área de pesquisa e trabalho, inclusive com a visão espírita.

Igualmente um orador de excelentes qualidades, proferiu diversas palestras em variadas instituições do país, sendo sempre muito requisitado e tendo conquistado amigos por toda parte.

Deixou marcas em todos nós... Conheço-o desde a adolescência... 

Na sua juventude e minha adolescência, pois temos uns dez anos de diferença na idade, foi figura marcante nos movimentos de mocidades espíritas em todo o Estado de São Paulo, influenciando gerações de jovens com sua presença carismática e sempre incentivadora da boa convivência e do conhecimento espírita. Viajamos juntos muitas vezes nessa finalidade, pois ele sempre coordenou movimento de mocidades, visitando inúmeras regiões.

Suas palestras, sempre marcantes e de expressiva sensibilidade, influenciaram e salvaram muitas vidas, especialmente no que se refere ao aborto e ao suicídio, pois sabia como ninguém a valorizar a vida e incentivar o respeito à oportunidade da reencarnação. 

Constituiu família, pai de vários filhos, amigo de muita gente. Residiu muitos anos em Campinas e atualmente residia em Sorocaba. Internado em virtude pneumonia, sua desencarnação ocorreu no último dia 1 de agosto, em Sorocaba.

Natural de Jaú, no interior do estado, onde teve acentuada atuação espírita na década de 70, seu sepultamento ocorreu naquela cidade, onde residem ainda alguns familiares.

Bom retorno meu amigo, leve nosso abraço de carinho e gratidão por tantas vidas que você beneficiou com seu imenso amor ao semelhante.


Romário de Araújo Mello

 

(Informações recebidas em email de Orson Peter Carrara)

 

Ao querido companheiro de ideal espírita Romário o nosso abraço de saudades. Aos familiares e amigos os nossos sentimentos.  Ismael Gobbo

 

 

Exposição Yvonne Pereira – amor perfeito

no Rio e em Curitiba

 

Neste mês de agosto a exposição Yvonne Pereira – amor Perfeito chega às cidades do Rio de Janeiro e Curitiba. A mostra conta a história da vida da médium Yvonne do Amaral Pereira, abordando a obra Memórias de um suicida. Contém textos autobiográficos, fotografias, cartas que fizeram parte desta história de vida e trabalho pautado na mediunidade e auxílio aos suicidas.

Dia 11 de agosto a exposição foi inaugurada na sede histórica da Federação Espírita Brasileira, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Já no dia 26 a mostra chega na Livraria Mundo Espírita (Praça Osório, 399 – Curitiba – PR).

A exposição tem entrada gratuita e está aberta ao público.

Informações:
Rio de Janeiro (RJ): (21) 3570-8950
Curitiba (PR): 
www.feparana.com.br

 

 

(Copiado do site http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/exposicao-yvonne-pereira-amor-perfeito-no-rio-e-em-curitiba/)

 

Divaldo Franco recebe homenagem no TST

 

Um dos mais importantes médiuns e oradores da atualidade, Divaldo P. Franco, receberá no próximo dia 14 de agosto (terça-feira) a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT), oferecida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A solenidade destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões. O evento será a partir das 17h.

Serviço:
Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT)
Dia: 14 de agosto, a partir das 17h
Local: Tribunal Superior do Trabalho – Setor de Administração Federal Sul (SAFS) Quadra 8 – Conjunto A – Brasília-DF

 

 

Programação da Sociedade Espírita “Nova Era”

Andradina, SP

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para o e-mail [email protected] , que muito agradeceremos.

-- 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

 Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/

 

 

 

 

IV EFEL- Semana do Encontro da Família Espírita de

Limeira, SP

 

(Recebido de Lúcia Rodrigues)

 

Brasileiros Espíritas na Austrália

Acesse no link

 

Clicar aqui:

https://www.facebook.com/groups/1208922355789777/permalink/2326126374069364/

 

 

 

 

1º. Encontro dos ECK’S no G.E.M.B.

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

Novos informes do EAC 2018

Matão, SP

 

No programa de palestras do EAC 2018, MATÃO, constam entre os palestrantes, abordagens de 45 minutos sobre as três obras clássicas de CAIRBAR SCHUTEL:

a) ARTUR VALADARES aborda conteúdo do livro O ESPIRITO DO CRISTIANISMO (no sábado)

b) JOAQUIM BUENO aborda conteúdo do livro VIDA E ATOS DOS APÓSTOLOS (no sábado) e

c) PAULO CEZAR FERNANDES aborda conteúdo do livro PARÁBOLAS E ENSINOS DE JESUS (no domingo)

Em outros momentos teremos HELOISA PIRES e IRVÊNIA PRADA. Imediatamente à abertura, teremos Suzana Amyuni (de São Carlos), que declamará trechos dos prefácios dos clássicos acima citados.

Teremos ainda no sábado o lançamento dos livros O SOM DA NOVA ERA (de Cássio Carrara) e O IMORTAL CAIRBAR SCHUTEL (de David Liesenberg) em momento de mini entrevista. Também teremos a presença dos Presidentes das USEs Estadual, Regional e Local,, entre representas de outras regiões e PRESENÇA CONFIRMADA de Geraldo Campetti, Diretor da FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.

Isso tudo sem falar das homenagens musicais a Schutel.

E mais: crianças e jovens com programações específicas, simultãneas ao evento, em locais diferentes.

Um super evento. Para você não perder. E isso tudo sem falar das surpresas e da abertura para surpreender.

 

 

(Informações de Orson Peter Carrara)

A casa onde residiu Cairbar Schutel. Matão, SP. Foto Ismael Gobbo

 

Palestra no C.E. O Clarim

Matão, SP

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Palestra programada para o Grupo Socorrista Maria de Nazaré. Boituva, SP

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Palestra no C.E.E.  Nosso Lar

Campinas, SP

 

(Informação recebida em email de Clovis Lima [[email protected]])

 

137ª. Noite da Fraternidade

Campinas, SP

 

(Informação recebida em email de Clovis Lima [[email protected]])

 

     

 

Teatro: O Advogado de Deus

Mogi das Cruzes, SP

 

(Com informações de Claudio Palermo)

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 518

TRÊS LAGOAS/MS – 13 A 20/AGOSTO/2018

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected] 

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BALNEÁRIO MAR PAULISTA / CARANDIRU / CASA VERDE, CENTRO /

CHÁCARA KLABIN / INDIANÁPOLIS / IPIRANAGA / ITAQUERA / JABAQUARA /

JAÇANÃ / JARDIM BRASIL / JARDIM CAMELIA / JARDIM DA GLORIA /

PARADA INGLESA / PINHEIROS / SANTANA / SANTO AMARO / TATUAPÉ /

VILA ARICANDUVA / VILA AURORA / VILA FORMOSA / VILA GUARANI /

VILA MARIA / VILA MARIA ALTA / VILA MAZEEI / VILA MARIANA /

VILA MEDEIROS / VILA MUNHOZ / VILA RÉ

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/ 

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

AMERICANA / ARAÇATUBA / ARARAQUARA / ARUJÁ / AVANHANDAVA /

BAURU / BILAC / CAÇAPAVA / CAMPINAS / CARAPICUIBA / CATANDUVA /

COTIA / EMBU DAS ARTES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/
FERNANDÓPOLIS / FRANCA / GUARUJÁ / GUARULHOS / IGARAÇU DO TIETÊ /
ITANHAÉM / ITAPEVI / JABOTICABAL / JACAREÍ / JALES / JAÚ / JUNDIAÍ / LINS /
MARÍLIA / MARINÓPOLIS / MATÃO / MAUÁ / MOGI DAS CRUZES /
NEVES PAULISTA / NIPOÃ
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/
PEDERNEIRAS / PENÁPOLIS / PIRASSUNUNGA / PROMISSÃO / RIBEIRÃO PIRES /
RIBEIRÃO PRETO / RIO CLARO / SALTO / SANTO ANDRÉ / SANTOS
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/
SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CARLOS / SÃO JOSÉ DO RIO PARDO /
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / TABOÃO DA SERRA
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > BENTO RIBEIRO / BOTAFOGO / CENTRO / COLÉGIO / ESTÁCIO /

IRAJÁ / MARACANÃ / MEIER / PECHINCHA / TIJUCA / VILA VALQUEIRE

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ARARUAMA / BACAXÁ / NARRA MANSA / CABO FRIO /

CASIMIRO DE ABREU / ITABORAÍ / MESQUITA / NITERÓI / NOVA FRIBURGO /

RIO DAS OSTRAS / SAGUAREMA / SANTO ALEIXO / SÃO GONÇALO /

SÃO PEDRO DA ALDEIA / SEROPÉDICA / TERESÓPOLIS

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPIRITO SANTO > CASTELO / VILA VELHA / VITÓRIA

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE / CAMPANHA / CARMO DO RIO CLARO /

FRUTAL / GUARANI / PEDRO LEOPOLDO / SETE LAGOAS / UBERABA / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/ 

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > APUCARANA / BALSA NOVA / CURITIBA / JACAREZINHO /

LONDRINA / MARINGÁ

RIO GRANDE DO SUL > NOVO HAMBURGO / PIRATINI / PORTO ALEGRE /

SANTA MARIA / SANTO ÂNGELO

SANTA CATARINA > BALNEÁRIO DO CAMBORIU / BALNEÁRIO PIÇARRAS /

CAMBORIU / ITAJAÍ / PENHA / TUBARÃO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA

MATO GROSSO DO SUL > CAMPO GRANDE / MIRANDA /

SÃO GABRRIEL DO OESTE / TRÊS LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS > MACEIÓ

BAHIA > BARREIRAS / SALVADOR / SERRINHA

PERNAMBUCO > CAMARAGIBE / JABOATÃO DOS GUARARAPES /

OLINDA / RECIFE

SERGIPE > ARACAJU

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

 

CEARÁ > FORTALEZA

PARAÍBA > JOÃO PESSOA

PIAUÍ > TERESINA

RIO GRANDE DO NORTE > MOSSORÓ / NATAL

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

ACRE > RIO BRANCO

AMAPÁ > MACAPÁ

PARÁ > BELEM

TOCANTINS > PORTO NACIONAL

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA > BUENOS AIRES

DINAMARCA > COPENHAGUE

ESTADOS UNIDOS > ATLANTA / BRIGEPORT

URUGUAI > MONTEVIDEO

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música 

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA 

 http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

ESPIRITISMO COM KARDEC

https://www.facebook.com/groups/Espiritismo.COM.Kardec/

REVISTA O CONSOLADOR 

http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html
 
solicitar exclusão:
[email protected]
 
 

 

                                                           

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

                                                           

Informações do jornal Correio Espírita

 

 

Olá , Os destaques do Jornal Correio Espírita deste mês são:

- Brasil, acorda e levanta!

- Jesus e o Evangelho à luz da psicologia

- Diante da dor

- Neuroses, com Richard Simonetti

- Onde estão as mocidades de nossas casas espíritas?

- Prevenção do uso das drogas, e muito mais...

 

https://link.nndisparador.com/imagens_clientes/34961/Image/agosto2018artigo.jpg

 

Acesse: https://link.nndisparador.com/a/o.php?e=-HmQ&a=vKfMq&v=-TwKcB

 

 

 Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

Jornal Terceiro Milênio

Solicite por email

 

Envie email para Francisco Atilio Arcoleze

[email protected]

 

 

 

 

Publicação da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

 

Caso não esteja visualizando as imagens corretamente, clique aqui

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/mentomagnetismo/mentomagnetismo_01.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/mentomagnetismo/mentomagnetismo_02.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/mentomagnetismo/mentomagnetismo_03.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/mentomagnetismo/kindle.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/line.jpg

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/livros/mentomagnetismo.jpg

O exercício mediúnico resgata detalhes só percebidos no momento da atividade prática. Procuramos resumir algumas experiências no conteúdo desta obra, com o intuito de fornecer aos tarefeiros da mediunidade o estímulo para prosseguir neste trabalho. A atividade mediúnica, se exercida com critério evangélico, é das mais benéficas para a evolução do espírito encarnado.

Mentomagnetismo e Espiritismo
Vitor Ronaldo Costa e Gustavo Henrique de Lucena
Doutrinário | 224 pág | 14x21 cm | Cód: 05812

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/line.jpg

* Promoção, com desconto e frete grátis para todo o Brasil,
válida até 20 de agosto de 2018, ou enquanto durar o estoque.

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/line-3.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/logo-oclarim-2.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/whats.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/redes.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/line-end.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/_elementos/info-2.jpg

Para receber corretamente as nossas mensagens, adicione o e-mail [email protected] em seus contatos. Imagens meramente ilustrativas. Favor não responder esse email.

Televendas

Ligue (16) 3382-1066. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Dúvidas? Envie um e-mail para:
[email protected]

Casa Editora O Clarim

CNPJ: 52313780/0001-23 - Nosso endereço de postagem é Rua Rui Barbosa, 1070 - Centro - Cx. Postal 09 Cep.: 15990-903 Matão/SP. Para mais informações, ligue: (16) 3382-1066, ou acesse nosso site: www.oclarim.com.br

 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

 

 

A bênção do perdão

Uma nuvem espessa pairava sobre a alma daquela mãe sofrida...

O seu jovem filho, criado com amor e desvelo, fora assassinado por um amigo dominado pelas drogas.

O desespero e a amargura eram suas companhias permanentes.

Os olhos fundos e a palidez denunciavam as noites de insônia e a falta de alimentação.

Uma amiga a convidou, talvez inspirada pela Providência Divina, a buscar ajuda do orador e médium espírita de extrema seriedade e profunda dedicação ao bem, Divaldo Pereira Franco.

Era início da noite na cidade de Salvador, no Estado da Bahia, quando as duas senhoras adentraram a casa espírita singela, onde o médium atende aqueles que o procuram em busca de consolo e esperança.

Divaldo percebeu que se tratava de um caso grave e atendeu aquela mãe prontamente, com grande ternura.

Aos poucos, a senhora ia contando o drama ocorrido, falando que um amigo do filho o havia alvejado por motivos banais, de ligeiro desentendimento entre ambos.

Enquanto a genitora narrava o seu drama, aproxima-se do médium a benfeitora espiritual Joanna de Ângelis, trazendo o jovem assassinado, ainda convalescente, e diz a Divaldo para transmitir à mãe sofrida, algumas palavras do filho.

Naquele momento o filho, tomando emprestada a aparelhagem fonadora do médium, fala à mãezinha palavras de conforto.

Disse para que não cometesse o suicídio, como estava pretendendo, pois esse crime a afastaria ainda mais dele, e por mais tempo.

Pediu à mãe que se lembrasse da mãe do amigo que cometera o crime e agora estava detido pelas grades da justiça humana, numa cadeia, entre criminosos comuns.

Aquela mãe, sim, era muito infeliz, pois seu filho era o verdadeiro desgraçado e não ele, que agora estava sob o amparo de amigos espirituais atenciosos e fraternos.

Ao ouvir a voz inconfundível do filho querido, que julgava ter desaparecido para sempre, a mulher abraça com ternura o médium, por cuja boca se podiam ouvir as palavras amáveis e lúcidas do jovem assassinado.

Sob a inspiração da benfeitora do Além, Divaldo aconselha a mulher a considerar o estado de alma da outra mãe, da mãe do assassino, e pensar na possibilidade do perdão.

Na semana seguinte, quando o médium baiano se preparava para atender aqueles que o buscavam na singeleza da casa espírita, vê adentrarem a sala duas senhoras, pálidas e de aspecto sofrido.

Uma ele já conhecia, a outra lhe era estranha.

Quando chegou a vez de atendê-las, a mulher, que estivera ali na semana anterior, lhe apresentou a companheira, dizendo ser a mãe do amigo do seu filho.

O médium entendeu que ela havia seguido os conselhos ali recebidos e buscava ajudar aquela mãe mais infeliz que ela própria.

Conversaram por longo tempo.

Ao se despedir das duas senhoras, Divaldo percebeu que um raio de luz penetrava suavemente aquelas almas doloridas.

A luz do perdão se fazia bênção de paz e gerava serena harmonia naqueles corações dilacerados pela dor da separação dos filhos bem-amados, embora por motivos diversos.

Na medida em que o tempo foi passando, as duas mães encontraram motivos para voltar a sorrir, e juntas visitavam o jovem no cárcere.

Fundaram uma casa de recuperação de toxicômanos para ajudar outros tantos jovens a se libertar das cadeias infelizes das drogas.

*   *   *

O perdão é uma das mais belas provas de confiança nas soberanas Leis de Deus.

Quem perdoa, sabe que Deus é justiça e, por isso mesmo, Suas leis jamais se enganam.

Perdoar é receber com resignação os fatos que não se pode evitar ou mudar, com a certeza de que a Justiça Divina não se equivoca e nada acontece conosco se o Criador não permitir.

Redação do Momento Espírita, com base em fato
narrado por Divaldo Pereira Franco, na cidade de
Videira-SC, no dia 22.09.2003.
Em 13.8.2018.
 

 (Copiado do site Feparana)

O Papa João Paulo II visita seu agressor Mehmet Ali Agca na prisão romana de Rebibbia

Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/File:Giovanni_Paolo_II_e_Mehmet_Ali_A%C4%9Fca_a_Rebibbia_(1983).jpg

 

O Papa João Paulo II sofreu um atentado na tarde de 13 de maio de 1981, na Praça São Pedro, por Mehmet Ali Agca e o perdoou no mesmo dia da agressão.

O saudoso Papa João Paulo II em seu giro público pela  Praça de São Pedro no Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

Quando entrou na Praça de São Pedro para discursar para uma audiência em 13 de maio de 1981, João Paulo II foi baleado e gravemente ferido por Mehmet Ali Ağca,[5][12][214] um perito atirador turco que era membro do grupo militante fascista Lobos Cinzentos.[215]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Jo%C3%A3o_Paulo_II

Pedro decepa a orelha do soldado Malco. Obra de Aleijadinho, Congonhas, MG. Foto Ismael Gobbo

Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu?”. João 18: 11

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]