Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 06 de fevereiro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/06-02-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

05-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/05-02-2018.htm

03-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/03-02-2018.htm

02-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/02-02-2018.htm

01-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/01-02-2018.htm

31-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/31-01-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

(Conclui o email anterior)

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

A feiticeira em pintura de Salvator Rosa

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Salvator_Rosa_-_The_Witch_700dpi_scan.jpg

Objetos que os egípcios utilizavam em seus cultos religiosos.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

Protetores terrestres

                

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Intervalos. Lição nº 16. Página 74.

 

Em nos reportando aos benfeitores celestiais, não nos esqueçamos dos protetores terrestres.

Muita gente espera, levianamente, a proteção dos anjos, quando ainda não sabe nem mesmo apreciar o esforço enobrecente dos homens de bem.

Sem dúvida, mais tarde, alcançaremos o paraíso...

Todavia, por agora, é preciso vencer os degraus que nos separam da glória divina.

Esses degraus jazem colocados à disposição dos nossos impulsos de melhoria, de regeneração, de auto aprimoramento.

Aqui, permanece simbolizado num pai afetuoso, que nos convida ao altar da consciência reta; além, é um coração maternal, que nos induz à bênção da sublimação pelo amor e pelo sacrifício...

Acolá, é um diretor de trabalho, aparentemente austero, que nos conclama, pelo exemplo, ao soerguimento de nossa dignidade pessoal no dever bem cumprido; mais além, é um amigo supostamente áspero, que nos compele ao desempenho das obrigações contraídas...

Subir ao céu não representa caminhar sob chuvas de flores.

O trilho do próprio Cristo, para o Alto, terminou na cruz que lhe antecipou a imperecível ressurreição.

Não te imobilizes, desse modo, na oração ociosa ou na fé inoperante, acreditando que os Mensageiros do Amor te assinalem as rogativas nascidas, muitas vezes, do propósito de conforto prematuro ou de lamentável insubmissão.

Lembra-te de que as Leis do Senhor estão refletidas, tanto quanto nos permite a evolução já alcançada, nas Leis humanas que nos dirigem os movimentos, e aprendamos a reconhecer, nos lidadores do trabalho construtivo e nos missionários do bem, os respeitáveis instrutores que nos compete, não somente admirar, mas assimilar e seguir.

Recordemos que, na hierarquia real da vida, jamais inverteremos a ordem que nos rege os destinos.

Ouçamos atenciosamente os benfeitores terrestres, a fim de merecermos contato com os orientadores celestiais.

Sem dever corretamente atendido, não há direito consolidado.

Sem criaturas de bem, não há bem para as criaturas.

      O primeiro passo para a conquista do Céu, há de ser dado por nós, na Terra, e, por isso, antes de reclamar o socorro dos anjos, imitemos, cada dia, os grandes trabalhadores da prosperidade comum, que formam, na humanidade, os padrões vivos do bem, na vanguarda do progresso e da luz.    
  

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Visita aos pobres. Óleo sobre tela por Wladimir Jegorowitsch Makowskij

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wladimir_Jegorowitsch_Makowskij_001.jpg

 

Evolução: cooperação e comportamento de autocuidado

 

Almir Del Prette. São Carlos (SEOB)

 

                O autor do best-seller “Sapiens” (1) afirma que a sobrevivência de nossa espécie (sapiens), em detrimento das demais, teve como base um processo que foi chamado de revolução cognitiva. Nesse processo, possivelmente tanto como consequência, quanto “causa”, as habilidades sociais jogaram com papel preponderante. E dentre as habilidades sociais, o destaque maior é para o comportamento de cooperação. Dentre as diferentes espécies e organismos, incluindo, por exemplo, outros antropoides como macaco, gorila, chipanzé e outros, os sapiens foram e são capazes de colaborar mesmo com indivíduos que ele não conhece, nunca viu e provavelmente jamais verá. Embora outros animais possam colaborar, na grande maioria das vezes isso ocorre entre os membros da mesma espécie, à exceção dos animais treinados como, por exemplo, o cachorro. Possíveis comportamentos de colaboração entre diferentes espécies de animais seriam exceção à regra.

               Os comportamentos de colaboração para obter resultados efetivos estão relacionados e dependem dos comportamentos de autocuidado. O cuidar de si evita a dependência aos demais e capacita o indivíduo a participar da colaboração, no cuidar do outro. Também o comportamento de autocuidado foi sumamente importante para a evolução e sobrevivência. Esse é um atributo generalizado para todos os organismos vivos. Todos os indivíduos vivos se movimentam buscando sua preservação e de sua espécie. Por exemplo, uma gaivota é cuidada pela sua mãe que, por algum tempo, a prepara para sobreviver. Isso consiste em ensiná-la a voar, selecionar alimentos que pode e deve ingerir, reconhecer e fugir de predadores e lidar com êxito diante das intempéries da natureza. No homem, os comportamentos de autocuidado abrangem a alimentação, a higiene, o uso de recursos de saúde, o trabalho e a proteção de si e da prole. Mais recentemente preconiza-se, tanto quanto possível, a seleção cuidadosa de situações estressantes a serem vividas, incluindo o que se chama de cuidado com a saúde mental. Seleção do que se vê, ouve e fala em relação a programas de divertimentos ou informativos midiáticos, evitação de trânsito e frequência a lugares tidos como perigosos tanto para o físico como para a mente são, também comportamentos de autocuidado.

Não se trata de fugir do mundo, escondendo-se, mas de seguir a orientação de Paulo, o apóstolo dos gentios que disse judiciosamente: “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”(2). Nem abater o corpo como querem os ascetas, nem negar o espírito como defendem os materialistas(3), mas sim entender e praticar o autocuidado. O cuidar do próprio corpo e espírito e o cuidar do outro estão a serviço da evolução não apenas considerando a dimensão material mas, também, tendo como premissa o equilíbrio e a evolução espiritual.

(1)   Ver “Uma breve história da humanidade: Sapiens” Yuval N. Harari. Editora L&PM

(2)   Paulo de Tarso – Primeira epístola aos coríntios, 10:23.;

(3)   Georges. Espírito Protetor . Evangelho segundo o espiritismo. (cuidar do corpo e do espírito). Allan Kardec, Instituto de Difusão Espírita, 1959

Gaivotas. Punta del Este, Uruguai. Fotos Ismael Gobbo.

 

VIII Jornada Espírita de Carnaval de

Itabaiana, SE

 

(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

16º edição do Encontro Amigos da Boa Nova

Guarulhos, SP

Encontro Amigos da Boa Nova Abordará A Reconexão com o Cristo

No dia 21 de abril acontece no Internacional Eventos, em Guarulhos a 16º edição do Encontro Amigos da Boa Nova, que abordará como tema central a Reconexão com o Cristo.

Esse dia de grande festa, aprendizado e espiritualidade que já entrou para o calendário do público que acompanha a programação da Rádio Boa Nova e da Tv Mundo Maior, contará com os palestrantes:

Alberto Almeida, Palestrante espírita diretor da Associação Médico-Espírita do Pará com formação em Terapia Regressiva a Vivências Passadas;

Manolo Quesada, Palestrante espírita, comunicador da Rádio Boa Nova e apresentador do programa “Se liga, Manolo” da Tv Mundo Maior;

Aldeniz Leite, Psiquiatra, palestrante espírita e comunicador da Rádio Boa Nova eapresentador do programa “Jesus e o Logos” da Tv Mundo Maior;

O evento contará com debates com os comunicadores André Marouço, Ildo Rosa, Deusa Samu e Del Mar Franco com temas como Traumas, Crenças Limitantes, e Influência do Meio sob à luz da Doutrina Espírita, além de apresentações musicais da dupla Ricardo e Eduardo e da cantora Paula Zamp, e também uma apresentação teatral com três atos criada exclusivamente para o evento.

Valor do convite: R$ 49,90 para Sócios do Clube Amigos da Boa Nova e R$ 59,90 para Não Sócios.

Sócios do Clube Amigos da Boa Nova têm direito a comprar até 4 ingressos com o desconto de sócio.

 

Serviço

16ª Encontro Amigos da Boa Nova

Dia: 21 de abril, das 9h às 17h

Internacional Eventos Guarulhos

Avenida João Cavalari, 133 – Ponte Grande – Guarulhos – SP

Informações e Convites pelo telefone: (11) 2458-3214

ou pelo site: www.mundomaior.com.br

 

 

 

(Informação recebida em email de Erika Silveira - FEAL [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


​Venha estudar a Doutrina, o Evangelho e a Mediunidade

 

--

Obs.: Se não deseja receber este Boletim Semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected] , pelo que muito agradeceremos.​

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em emails de CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Reunião de Monitores de Grupos de Estudo. ESDE

São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

Palestra com lançamento de livro

Curitiba, PR

Curitiba  -  Sábado 17 Fevereiro 2018

Horario: 17 hrs.

Local: Av 7 de Setembro, 4214

 

Palestra de Daniel Rossi

tema: "A Arte e seu potencial transformador".

 

Amostras da Facção Brazil do Intituto Multiirao

 

Lançamento do Livro

"VIVENDO A ESPIRITUALIDADE"

Autores: Daniel Rossi & Giovani Zilli

 

Evento beneficente em prol da ONG - Instituto Multiirao no Bairro Uberaba em Curitiba, atendendo 100 crianças e famílias da comunidade. Sua presença fraterna sempre faz a diferença.

Gratidao


​facebook - 
https://www.facebook.com/multiirao

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 Palestra no Grupo Espírita Jesus de Nazaré

Marília, SP

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro   Marilia Espirita [[email protected]])

 

 GEPE. Encontro Espírita Cristão. 20º. Evoluir

Fortaleza, CE

(Informação recebida em email de '[email protected]' via Divulgadores Brasil [[email protected]])

 

 Palestra no Centro Espírita “Joana D’Arc”

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Eventos Espíritas em

Vitória, ES

 

************************************

http://www.ameees.org.br/palestras/2018/convite-palestra-07-02.jpg

(Informações recebidas em emails de Giovana Campos)

 

 Palestra programada para o Centro e Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

O Homem de Bem: Desafio ou Utopia?

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “O Homem de Bem: Desafio ou Utopia?".

O que precisamos fazer para sermos homens de bem?   Como o Espiritismo nos poderá ajudar?

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 9 de Fevereiro de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).
As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

 Registro. Seminário “Vida e Plenitude” com Divaldo Franco

São Paulo, SP

 

Tarde e noite de 3/2/2018.

 

Dando continuidade à conferência do Seminário Vida e Plenitude, Divaldo inicia a abordagem do tema narrando os episódios envolvendo o mestre grego-armênio George Ivanovich Gurdjieff (1866-1949) e a psicologia muito especial conhecida como o 4º Caminho com a filosofia do autoconhecimento profundo através da lembrança de Si. Esses ensinamentos foram transmitidos para o Ocidente pelo matemático e filósofo Piotr Demianovitch Ouspensky (1878-1947) que editou as obras “Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido - Em Busca do Milagroso” onde expõe as ideias de Gurdjieff.

Pela mesma época surge o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) pai da Psicologia Analítica através da qual propôs os conceitos: Consciente Coletivo e Pessoal, o Self, os Arquétipos, os Complexos, Sincronicidade e os tipos psicológicos (Tipo Pensamento; Tipo Sentimento; Tipo Sensação e Tipo Intuição e dirigindo as esses 4 tipos há a tendência predominante do movimento da libido: Extroversão ou Introversão.

Do ponto de vista psicológico o ser humano é constituído de cinco (5) características:
1. Personalidade: É a “máscara” que afivelamos à face projetando como desejamos ser conhecido e que tem como objetivo evitar que os outros penetrem em nossa intimidade. Divaldo cita o livro “Porque Tenho Medo de lhe Dizer Quem Sou?” de autoria de John Powell cuja abordagem é: Eu não direi quem sou, porque você não me receberia.

“Em permanente representação dos conteúdos mentais, e dominada pela imposição das leis e costumes de cada época e cultura, a personalidade representa a aparência para ser conhecida, não raro, em distonia com o eu profundo e real, gerador de conflitos”. Joanna de Ângelis, O Ser Consciente

2. Conhecimento: São as aquisições intelectivas e formada pelas lições de aprendizagem podendo ser Cognitivas (Erro e acerto) ou Intuitivas (insight).

3. Identificação: São as sintonias daquilo com o que temos afinidade e melhor nos identificamos. “A identificação assinala o estágio de evolução de cada pessoa, fadada à elevação, que, para conseguir, deve liberar-se daqueles valores, desidentificando-se de hábitos milenários, fixados, alguns, atavicamente, aos painéis do ser, gerando falsas necessidades, que se tornam fundamentais, portanto responsáveis pelo sofrimento nas suas várias facetas”. Joanna de Ângelis, O Ser Consciente.

4. Consciência: Jung definiu a consciência como sendo a relação dos conteúdos psíquicos com o ego, na medida em que essa relação é percebida como tal pelo ego. “A consciência adquirida — a perfeita identificação do conhecimento e do fazer, do saber e do amar — faculta a ampliação das próprias possibilidades para penetrar em dimensões metafísicas, onde outras realidades são bases do ser pessoal”. Joanna de Ângelis, O Ser Consciente.
A Consciência, atuando com o Conhecimento, forma a base do discernimento.

5. Individualidade: A característica que o Ego procura defender a todo custo. “Somatório de todas as experiências, a individualidade é o ser pleno e potente, que alcançou a auto-realização. Imperecível, a individualidade é o Espírito em si mesmo, que reúne as demais dimensões e sabe conscientemente o que fazer, quando fazê-lo e como realizá-lo, para ser a pessoa integral, ideal. Enquanto a filosofia informava que a pessoa não é o indivíduo, na visão da psicologia profunda, este, que superou os condicionamentos e comportamentos pessoais de consciência livre, é o ser total, pessoa transitória, individualidade eterna”. Joanna de Ângelis, O Ser Consciente.

Posteriormente Divaldo cita a comovente história de Ananda relatada - em toda sua emoção e detalhes – no livro de Dominique Lapierre (1931), “Muito Além do Amor”.
Ananda, jovem hindu Pária (classe social inferior), que aos 13 anos foi expulsa de casa por manifestar a Hanseníase. Abandonada foi sequestrada violentada sexualmente e colocada em um prostibulo até o momento em que as feridas da Lepra tornaram-se evidentes resultando na sua expulsão daquele antro.

Uma vez mais abandonada e quase morta de fome foi acolhida por Madre Teresa de Calcutá que não só lhe salvou a vida física tratando-a da moléstia e alimentando-a como também, e principalmente, devolvendo-lhe a dignidade e a vontade de ser útil a seu próximo e inundada de felicidade adotou o Cristianismo passando a integrar a congregação religiosa das Missionárias da Caridade, ordem fundada por Madre Teresa.

Eclodia em todas as partes do Mundo o surto de AIDS fazendo-se acompanhar de terrível preconceito em virtude da ausência de tratamento e cura, o que relegava os aidéticos ao mais completo abandono.

Madre Teresa, fazendo-se acompanhar de outras 10 irmãs da Ordem – incluindo Ananda – que iniciaram, em Nova York, a assistência aos desvalidos, incluindo alguns prisioneiros homicidas e condenados à pena de morte

Um dos condenados afeiçoou-se por Ananda e ela esquivou-se. Um dia ele disse-lhe que era rejeitado por ser aidético. Ela lhe respondeu, tranquila, que não se tratava disso, mas porque era casada com Jesus, e afirmou:
— Perco a vida, mas não trairei Jesus.
O criminoso, tomado de um ódio covarde aplicou em Ananda , quando ela estava atendendo outro paciente, sangue retirado do próprio corpo que iria contaminá-la.
Ela sorriu para ele e afirmou sem medo, nem ódio ou raiva:
— Seja feita á vontade de Jesus - e seguiu naturalmente com as suas tarefas.
O condenado morreu poucas semanas depois. Ananda prosseguiu sua missão e nunca desenvolveu a doença.

A AIDS eclodiu na Humanidade na esteira da inversão de valores morais que vem ocorrendo desde os finais dos anos 1950 gerando como consequência a licenciosidade sexual, e o banimento de Deus e da religiosidade.
A humanidade empanturrada de tecnologia experimenta, porém, sofrimentos emocionais e morais a se refletir nas imensas multidões de depressivos.
Mas o comportamento pendular da sociedade humana desloca-se uma vez mais e tem início a volta dos cientistas e da ciência para Deus minimizando as crises passadas.

Fazendo contraponto ao ilusório império materialista-ateísta Divaldo cita o Químico americano e Presidente da Academia de Ciência de Nova York o Dr. Abraham Cressy Morrison (1864 – 1951) que publicou um artigo na imprensa americana intitulada “Sete Razões que um Cientista Acredita em Deus” (Seven Reasons a Scientist Believes in God).

Nesse artigo o Dr. Morrison – baseado na lógica das descobertas científicas – enumera as razões que comprovam cientificamente a existência de Deus.

Utilizando-se do conhecimento da velocidade de rotação da Terra, da distância da Terra em relação ao Sol, da espessura da camada da atmosfera que circunda a Terra, do ângulo de inclinação do eixo vertical da Terra, da existência da Lua etc, o Dr. Morrison conclui que tudo foi cuidadosamente pensado e construído para que a vida na Terra fosse possível e, dessa maneira, ALGUÉM se preocupou com isso e cuidou de todos os detalhes. Se não foi Deus – pergunta o cientista – quem teria sido?

Deus retorna a pauta das considerações científicas e o homem deixa de ser apenas um amontoado de átomos, moléculas e células fadado ao túmulo após uma breve existência para se transformar em herdeiro do Universo.
Mas para sentirmos a presença de Deus é necessária uma condição: amar. 
Amar, como nos convidou Jesus - o tipo mais perfeito que Deus deu aos homens para lhes servir de Modelo e Guia – e anotada pelo evangelista Marcos no capítulo 12:29 e 30: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

A tecnologia e a ciência auxiliam, mas somente o amor edifica permanentemente.
Divaldo Franco, conclui sua palestra emocionando a todos os presentes com a narrativa da página de autoria de Felício Terra em torno da vida de Leland Stanford Senior, sua esposa Jane Stanford e do filho Leland Stanford Junior (1868-1884) cuja morte – por tifo - durante uma viagem pela Europa, despertou nos pais a motivação para as preocupações transcendentais da vida.

Tocada pelos exemplos de amor do filho Leland pelas crianças desassistidas e excluídas de um orfanato que um dia visitara junto com a mãe, o casal Stanford passou a considerar a ideia de fazer das crianças da California as crianças da família Stanford.
Com essa motivação o casal fundou a Universidade Stanford (oficialmente o nome é Leland Stanford Junior University).

Nessa emocionante história vemos retratado, uma vez mais, a aplicação das recomendações do Mestre Jesus o amor incondicional a Deus, ao próximo e a nós próprios e as do Evangelista João: “Amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. 1 João 4:7 e 8

Divaldo encerrou a conferência luarizando a todos com poema da gratidão. Gratidão a Deus por tudo que temos e somos.

                           Texto: Djair de Souza Ribeiro
                           Fotos: Sandra Patrocínio

 

 

********************************

04/02/2018

A manhã de domingo desponta radiante. Os sentimentos dos participantes do Seminário Vida e Plenitude, contudo, é uma mescla de alegria e de antecipação das saudades dos momentos e da psicosfera experimentada nesses dias de muito esclarecimento, amor, paz, serenidade e harmonia.

Divaldo inicia o derradeiro módulo desenvolvendo o tema em torno dos ensinamentos de Jesus exarados em Mateus 16:25: “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á”. E para tanto narra fatos envolvendo a vida do médico psiquiatra austríaco Dr.Viktor Emil Frankl (1905-1997) fundador da escola da Logoterapia, que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Dr. Frankl assume a função de diretor do Departamento de Neurologia do Rothschild Hospital, erguido para atender pacientes judeus. Intimado pelos nazistas a emitir falsos diagnósticos que lhes permitissem aplicar a eutanásia nos pacientes considerados mentalmente incapazes, o Dr. Frankl desafia as ordens – mesmo colocando sua vida em risco – e se nega a cunprí-las, salvando incontáveis judeus da morte certa.

Em 1941 o Dr. Frankl casa-se com Tilly Grosser.

No ano de 1942, os nazistas forçam sua esposa Tilly a abortar aquele que lhes seria o primeiro filho e em seguida prende a ambos e aos pais, deportando-os para a cidade de Praga para viverem em um gueto onde viria a morrer seu pai devido a exaustão provocada pela escassez de alimento e de cuidados.

Quando inicia o ano de 1944, Dr. Frankl, sua esposa e a mãe são transportados para o temível e terrível campo de concentração em Auschwitz, na Polônia. Ao desembarcarem sua mãe é executada na câmara de gás enquanto sua esposa é enviada para o campo de Bergen-Belsen, onde vem a morrer com apenas 24 anos de idade.

Escolhido para ser enviado a outro campo de concentração, com condições mais amenas e portanto com maiores chances de sobrevivência, foi procurado por um prisioneiro que deveria permanecer em Auschwitz pedindo-lhe que trocasse de lugar com ele.

Tocado de compaixão por aquele estranho que desejava somente rever a família, aquiesceu e cedeu o seu lugar no trem permanecendo em Auschwitz certo de que seria executado nas próximas horas.

No dia seguinte o Dr. Frankl recebeu a informação de que o trem – ao contrário do que afirmavam os soldados nazistas – não se dirigia a um campo de concentração, mas sim para o extermínio. Ao sacrificar-se o Dr. Frankl havia preservado a sua vida.

Após longos anos de subalimentação e maus tratos o Dr. Frankl adoece, o que representava uma sentença de morte, pois os nazistas encaminhavam os incapazes para as câmaras de extermínio. Para evitar que isso ocorresse o Dr. Frankl se mantém consciente e em pé e ocupando a sua mente e escrevendo – com papéis roubados do escritório do administrador nazista -  seu livro que pretendia publicar um dia para testemunhar os horrores do Holocausto.

No dia 27 de Abril o campo de concentração é libertado pelas tropas Aliadas. Em Agosto Viktor Frankl volta para Viena, onde vem a saber que mãe, um irmão que tentara fugir para a Itália haviam sido assassinados.

De retorno a Viena, o Dr. Viktor Frankl volta a clinicar e publica uma obra autobiográfica intitulada Em busca de Sentido: Um Psicólogo no Campo de Concentração. Alguns anos mais tarde publica o livro “O Homem em Busca de Sentido”.

“Se percebemos que a vida realmente tem um sentido, percebemos também que somos úteis uns aos outros. Ser um ser humano, é trabalhar por algo além de si mesmo. A vida para ser digna tem que ter um objetivo”. Viktor Frankl

Discorrendo ainda sobre o sacrifício individual Divaldo narra os acontecimentos em torno do padre missionário franciscano polonês Maximiliano Maria Kolbe (1894-1941), morto como mártir no campo de Auschwitz, como voluntário para morrer de fome em substituição a Franciszek Gajowniczek como castigo pela fuga de um outro prisioneiro.

Em função desse ato humanitário e sacrificial, o padre Kolbe foi canonizado – 10 de Outubro de 1982 - pelo Papa João Paulo II, estando presente o Sr. Franciszek, que sobreviveu aos horrores de Auschwitz.

A atmosfera emocional e espiritual do ambiente atinge seu ponto culminante. Corações enternecidos pelas narrativas de exemplos vivos de que é possível – quando assim se deseja – atender ao apelo de Jesus, Mestre e Guia de todos nós: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros”. (João 13:34).

Hoje, nesses dias tão atormentados e atormentadores, devemos buscar Jesus, refletir sobre Suas palavras e vivenciá-los mantendo nossas mentes a Ele vinculadas pelos pensamentos de teor elevado.

Busquemos encontrar um sentido psicológico para nossas existências, praticando o bem.

Mesmo nesses dias difíceis deixemos brilhar a luz de Jesus a iluminar os nossos dias e todos os nossos momentos e optemos pela alegria de viver e, principalmente, de nos amarmo-nos a nós próprios.

Saiamos daqui com a certeza de que a vida é aquilo que dela fazemos.

As emoções repercutiam traduzindo o reconhecimento de todos pela mensagem de consolação e de esperança como luzes a balizar nossos passos nas sombras que buscam envolver a humanidade nos dias atuais.

Um pensamento repercutia no recôndito das almas, luarizadas pelas bênçãos que a todos envolviam:

— Não vos deixarei órfãos. Voltarei para vós.

 

                           Texto: Djair de Souza Ribeiro
                           Fotos: Sandra Patrocínio

 

(Informações recebidas em emails de Jorge Moehlecke)

 

 Inauguração do “Núcleo de Estudo Espírita Divina Luz”. Anaurilândia, MS

 

 

 

UNIÃO REGIONAL ESPÍRITA DE NOVA ANDRADINA

 

 

 

Of. nº02/2018                                             Nova Andradina, 03 de Fevereiro de 2018.

 

Prezado (a) Presidente e Companheiros.

 

 

 

A coordenadora da URE de Nova Andradina Altair Flores Aquino convida para a inauguração do “Núcleo de Estudo Espírita Divina Luz” que ocorrerá no dia 18 de fevereiro de 2018, às 9 horas (horário Brasília) no endereço R. Ciriaco González, s/n esquina com a rua Barão do Rio Branco, Anaurilandia – MS.

Teremos a presença dos palestrantes Claudemir Desto da cidade de Cascavel PR, Fernando Balbino da cidade de Nova Andradina e Luciano Montalli da cidade de Campo Grande MS.

Pedimos para confirmar sua presença e de demais companheiros até o dia 13/02.

Ficaremos honrados com sua presença.

 

Altair Flores Aquino

Coordenadora

********************************

 

Programação Inauguração “Núcleo de Estudo Espírita Divina Luz” – Anaurilandia-MS.

 

Recepção/Café 08h30min

Harmonização 08h50min às 9h

Prece inicial 9h

Apresentação do centro e dirigentes e outras considerações.

Primeira palestra: das 09h30min às 10h15min

Claudemir Desto: (Convidado) “História do Espiritismo: dos fenômenos de Hydesville ao surgimento de O Livro dos Espíritos"

Intervalo

Segunda palestra: das 10h30min às 11h15min

Fernando Cesar Balbino: (URE) “O bom ânimo segundo Maria de Nazaré”

Intervalo

Terceira palestra: das 11h25min às 12h15min.

Luciano Montalli: (FEMS) “O tesouro do evangelho”

Olavo Conconi: 12h20min. (URE) poesia

Prece final: 12h30min

Almoço: 12h40min

HORÁRIO BRASÍLIA.

Endereço do centro, Rua Ciriaco González, s/n esquina com a Barão do Rio Branco.

Para quem estiver chegando de Nova Andradina, passar o Obelisco entrar a primeira rua a esquerda, rua Barão do Rio Branco

Para quem estiver chegando de Bataguassu, primeiro quebra mola entra a direita rua Barão do Rio Branco.

 

 

(Informação recebida em email de Adriana Bittencourt [[email protected]])

 

 USE/SP. Seminário 150 anos de “A Gênese”

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de

 

Programação da XX Conferência Estadual Espírita

Interior e capital. Paraná.

Para sua ciência e divulgação.

 

 

Caso queira, poderá ainda encontrá-la em http://conferenciaespirita.com.br/programacao.

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Momento Espirita [[email protected]])

 

 Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA QUE

JOÃO MARCHESI NETO DA CIDADE DE PENÁPOLIS

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 07-02-2018 ÀS 20,00 HORAS

 

TEMA: " DOENÇAS E CURA "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

Programação do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP  

 

Bom dia, amigos do Seara do Mestre. 

 

·         Aniversário do Seara:

 

Terça-feira, 06/02 às 20h—

Palestrante: MONICA ALVES.

TEMA LIVRE

 

Sexta-feira, 09/02 às 20h— A Paula Zamp NÃO FARÁ MAIS A PALESTRA.  Estamos aguardando nova confirmação de palestrante.

 

Sábado, 10/02 às 9h -

GRUPO ESPÍRITA AMOR E LUZ

TEMA: NÓS E ELES

 

·         Volta às aulas:

INÍCIO DAS AULAS DA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL:

SEXTA-FEIRA, ÀS 19H50: 02/02/2018

SÁBADO, ÀS 14H50: 10/02/2018

MOCIDADE, ÀS 17H: 17/02/2017

Dia 17 E 19 de Fevereiro (sábado e segunda-feira) – Curso para Trabalhadores – Livro: Diretrizes de Segurança.

Dia 17 de Fevereiro (Sábado) e Dia 21 de Fevereiro (Quarta-feira).
Cursos Básicos.

Inscrições até Março. Curso Básico até o final de Abril.

         Deixe suas sugestões, dúvidas, críticas e elogios.

Há uma caixinha próxima a Recepção para que possa deixá-las possibilitando assim a nossa melhora nos serviços prestados a todos vocês.

·        Esse ano o Departamento de Doutrina está com o projeto de Cursos de Curta Duração. O primeiro curso a ser exposto será “Capacitação do Trabalhador Espírita” – dias 17 e 24 de fevereiro e 03 de março (sábado às 12h30). Temos maiores informações nos murais, ou procure a secretaria do Seara.

 Obr
-

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita
 

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 Seminário no período de Carnaval

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 2º. Simpósio da AME-BR. 11º. CONDAME

Uberlândia, MG

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

XIII Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha

Caxias do Sul, RS

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 AME-BA/GEPEC. Seminário “Enigmas da Desobsessão”

Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 Palestra no C.E. Chico Xavier

Jundiaí, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]] )

 

Teatro: “Entre dois Mundos”

São Pedro da Aldeia, RJ  

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 Palestra com Kau Mascarenhas

Salvador, BA

Palestra Gratuita:
O PODER DO DESAPEGO:
A Arte de Deixar Ir!
Nesta 4ª feira, 07 de fevereiro às 19h

COM KAU MASCARENHAS EM SALVADOR!

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/sombra.jpg

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/foto01.jpg

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/foto02.jpg

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/foto03.jpg

 

Palestra Introdutória Gratuita:

O Poder do Desapego: A Arte de Deixar Ir!

Abençoe os seus tristes finais, eles podem ser fabulosos recomeços

Data: 07 de fevereiro de 2018, 4ª feira às 19 horas.

Local: Rua Artur Gomes de Carvalho, Nº 421 -  Pituba Salvador- Ba (ponto de referência: rua atrás da panificadora Super Pão da Paulo VI, casa amarela com portão lilás e jardim, em frente à Lanchonete Ácidos Naturais).

Para participar da palestra é preciso fazer reserva por email ou telefone, fornecendo nome completo e email dos participantes, pois as vagas são limitadas pela capacidade do local. Aceitamos leite em pó em pacotes ou latas que serão doados às Obras Sociais Irmã Dulce. Sugerimos que garanta a sua vaga com antecedência devido ao grande número de reservas. 

A PALESTRA GRATUITA É INTRODUTÓRIA AO CURSO BÁSICO DE PNL:

 

 

 

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/fig_tit01.gif

Curso Básico de PNL

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/fig_tit01.gif

 

Esta é uma excelente oportunidade para você ampliar sua capacidade profissional e pessoal. A Programação Neurolinguística possui técnicas comprovadamente eficazes para o alcance dos grandes objetivos da vida.

Devido a sua grande abrangência, participar do Curso Básico de PNL pode ser o ponto disparador de um processo de crescimento bastante significativo.

PÚBLICO ALVO: Empresários, terapeutas, líderes, educadores, advogados, profissionais de vendas e de saúde, e todo aquele que busca maiores resultados e mais Qualidade de Vida.

CARGA HORÁRIA: 60 horas.

 

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/foto_lat1.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/fig_tit01.gif

CALENDÁRIO CURSO BÁSICO de PNL 2018

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/fig_tit01.gif

 

 

 

 

CALENDÁRIO TURMA 1: BÁSICO 4ª TARDE, das 14 às 19 horas. Em três meses, você conclui sua Formação PRACTITIONER Fase I. Duração de 28 de março a 13 de junho de 2018 (todas as 4ª às tardes).

 

CALENDÁRIO TURMA 2: BÁSICO 02 FINAIS DE SEMANA COM FERIADOS, das 8 às 19 horas. Em apenas 2 finais de semana com feriados, de 30 de março a 22 de abril de 2018, você conclui sua Formação PRACTITIONER Fase I. Ideal para pessoas de outras localidades e para quem não tem disponibilidade durante a semana.

 

 

  • FINAL DE SEMANA I: 30 e 31 de março e 01 de abril, (de sexta a domingo, das 8 às 19h, sendo 30 de março feriado de Sexta Feira da Paixão).
  • FINAL DE SEMANA II: 20, 21 e 22 de abril (de sexta a domingo, das 8 às 19h, sendo 21 de abril sábado, feriado de Tiradentes).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/fig_esq.gif

INSTRUTORES:
Kau Mascarenhas e equipe

 

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/fig_dir.gif

 

 

 

 

 

 

 

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/fig_tit01.gif

Temas do programa

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/fig_tit01.gif

 

- O que é PNL - Mapas Mentais e Construção Interna da Realidade
- Definição de Problema / Formulação de Objetivos
- T.O.T.S – Estrutura Primária da Excelência
- Sistemas Representacionais: Visual, Auditivo e Cinestésico
- Ampliação dos Canais Perceptivos
- Desejar / Querer / Planejar / Fazer / Ter
- Níveis de Aprendizagem e Transformação
- Abertura e Flexibilidade para Transformações
- Círculo da Excelência
- Rapport: Criando Harmonia e Sucesso nas Relações Interpessoais
- Persuasão e Influência / O Poder da Comunicação
- Separando Intenção de Comportamento
- Padrões de PNL para Transformações
- Ancoragem / Utilização dos Recursos Internos e Estados Úteis
- Mudança de História Pessoal
- Conversando com as Partes Internas ou Subpersonalidades
- Ressignificando: Transformando Dificuldades / Reestruturações Úteis
- Metamodelo de Linguagem: Precisão e Qualidade na Comunicação

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/fig01.jpg

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/fig02.jpg

http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/fig03.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

REALIZAÇÃO
http://www.proserinstituto.com.br/e-mail/ago_11/images/marca.gif

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TELEFONES:

(71) 3347-3939 / 99636-8839 Vivo /  98330-4079 Claro

(71) 99144-8765 Tim WhatsApp / 98835-9090 Oi WhatsApp

 

 

 

 

 

 

 Jornal Terceiro Milênio

Assis, SP

 

Solicite por email para:

[email protected]

 

 

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFO PAN ESPÍRITA – 3/FEVEREIRO/2018

NOVAS POSTAGENS

https://infopanespirita.wordpress.com/

ENVIE EVENTOS: [email protected]

 

 

SÃO PAULO CAPITAL

CHÁCARA MAFALDA (Centro Espírita Casa Branca do Caminho) / 

JARDIM POPULAR (Núcleo Assistencial Espírita Joana de Angelis) /

 MIRANDÓPOLIS (Casa do Consolado) /

 VILA MATILDE (Centro Espírita Josefa Olímpia de Oliveira)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

SÃO PAULO INTERIOR

ARAÇATUBA (Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes /

 Centro Espírita Allan Kardec) / 

ARARAGUARA (União Espírita Paschoal Grossi)  / 

ARIRANHA (Centro Espírita) /

 AVANHANDAVA (Centro Espírita Francisco de Assis) / 

CARDOSO (Centro Espírita)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

 FERNANDÓPOLIS (Centro Espírita Am. Verdd Jesus e Kardec /

 Centro Espírita André Luiz / C.E.C.E.) /

 FRANCA (45º COMENESP) / GUARULHOS (USE/Guarulhos / 

Centro Espírita Fé Perseverança e Caridade) / 

IBIUNA (AEKI Casa do Caminho) / 

JUNDIAÍ (Centro Espírita João Batista) / 

MACAUBAL (Centro Espírita) / MENDONÇA (Centro Espírita)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/  

 OSASCO (Morada Ismael) / 

PALMEIRA D’OESTE (Centro Espírita Maria de Nazaré) /

PROMISSÃO (Centro Espírita Casa do Caminho) / 

RIOLÂNDIA (Centro Espírita Francisco de Assis) /

RUBINÉIA (Centro Espírita) / SANTA ADÉLIA (Centro Espírita) / 

SANTOS (CEC Luiz Monteiro de Barros / Grupo Espírita  João Cabete)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO (Grupo Fraternal Francisco de Assis)  / 

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (41ª Feira do Livro Espírita de Rio Preto e Região) /

 SOROCABA (SEFIF)  / SUMARÉ (médium Rogério H. Leite e Marli Mansini)  /

URÂNIA (Centro Espírita Jesus de Nazaré) / 

VALENTIN GENTIL (Centro Espírita Caminho da Luz) / 

VOTUPORANGA (Centro Espírita Caminho de Damasco)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

RIO DE JANEIRO CAPITAL

JACAREPAGUÁ (Centro de Cultura e Centro Educacional MAP) /

 MARACANÃ (Grupo Espírita André Luiz)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

 

RIO DE JANEIRO INTERIOR

ARARUAMA (GRAAAL: Grupo Acolhedor Aniceto André Luiz) / 

CABO FRIO (Centro Espírita Leon Denis / 

Centro Espírita Trabalhadores de Jesus) / 

FRAGOSO (Grupo Espírita Joana D’arc) / 

GUAPIMIRIM (Sociedade Espírita de Assistência e Estudo) / 

MAGÉ (Grupo Espírita Cristão André Luiz / 

Centro Espírita Luz e Caridade / 

Sociedade Espírita Amor e Luz) / 

NITERÓI (Núcleo Espírita Chico Xavier)  /

 NOVA FRIBURGO (Centro Espírita Luz e Fraternidade / 

Grupo Espírita Rio de Luz /

 Grupo Espírita Legionários do Bem / Grupo Espírita Legionários da Luz) / 

NOVA IGUAÇU (Centro Espírita Humildade e Caridade) / 

PIABETÁ (Grupo Espírita Allan Kardec) / 

RAIZ DA SERRA (Centro Espírita Cultivadores do Evangelho) / 

SANTO ALEIXO (Centro Espírita União, Amor e Caridade) / 

SÃO PEDRO DA ALDEIA (peça: “Entre dois mundos) / 

SURUI (Casa Espírita de Surui) / 

TERESÓPOLIS (Sede da AME/Teresópolis)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

ESPÍRITO SANTO

VITÓRIA (Federação Espírita do Estado do Espírito Santo)

MINAS GERAIS

SACRAMENTO (Palestra)  / SANTOS DUMONT (CEIFA) /

 UBERLÂNDIA (Grupo Espírita Leon Denis)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

PARANÁ

CASCAVEL (Sociedade Espírita Caminho da Luz) / 

LONDRINA (Núcleo Espírita Chico Xavier)

RIO GRANDE DO SUL

CAPÃO DA CANOA (Casa da Cultura Érico Veríssimo) / 

PORTO ALEGRE (Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul /

 PUC) / SANTO ÂNGELO (Centro Espírita Chico Xavier / 

Grupo Espírita Seara do Mestre)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

DISTRITO FEDERAL

BRASÍLIA (Auditório da FEDF Sudoeste /

 Sociedade Assistencial São Francisco de Assis /

 Comunhão Espírita de Brasília)

GOIÁS

GOIÂNIA (Federação Espírita do Estado de Goiás)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

PERNAMBUCO

JABOATÃO DOS GUARARAPES (GEFA) / 

RECIFE (Federação Espírita Pernambucana / Sede da Uniluz / 

Recife Praia Hotel / Centro Espírita Moacir)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

MARANHÃO

SÃO LUIS (Auditório Central da Reitoria da UFMA)

PIAUI

TERESINA (Divaldo Pereira Franco)

RIO GRANDE DO NORTE

MOSSORÓ (Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

PARÁ

BELÉM (Palestra)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

FRANÇA

PARIS (Association Parisienne d’Etudes Spirites)

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

(Com informações por Décio Bressanin)

 

 Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 Mensagens Gotas de paz

 

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

 

(Colaboração recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Informativo “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 270 - 03 de fevereiro de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/57anosmayse2.jpg

Fim de semana tem Mayse Braga e os músicos Aldo Motelevicz e Luiz Gonzaga

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/ead_2018(2).jpg

Inscrições para o Estudo do Evangelho a distancia vão até 10 de fevereiro

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/atorallankardec.jpg

Em maio começam as gravações do filme Allan Kardec

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/encontrovilamenor.jpg

Vila Cristã acolhe estudo reflexivo sobre a Parábola do Filho Pródigo

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/aldomotelevich.jpg

Cantando a Doutrina traz Aldo Motelevicz hoje

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/voluntariocomunicacao1.jpg

Quer ser voluntário na Comunicação Social da Comunhão Espírita?

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 

Jornal Espírita “O Farol”. Acesse pelo link

Getulina, SP

 

Bom Dia!

 

Enviando o nosso "O Farol" de Fevereiro.

Repassem!

Divulguem!

Leiam!

 

Endereços 

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

Fevereiro: https://dabunjr.files.wordpress.com/2018/01/jornal-espc3adrita116.pdf

Vai anexo também.

 

Lembre-se: A maior caridade que fazemos pela doutrina é sua divulgação!

 

Bom Carnaval!

 

Beijos no coração!

 

 

 

(Com informações de Reinaldo Trombini Junior    [email protected] )

 

Lavar a alma

 

Naquela manhã, a caminho do trabalho, Marcela ouviu uma conversa no ônibus: Eu disse a ela tudo o que estava entalado na minha garganta. Não tive compaixão.

E como foi que ela reagiu?

Ficou chorando, pedindo desculpas, mas eu não perdoei. Lavei a alma.

Marcela se recordou de uma briga que tivera com a irmã, há alguns anos. E de como dissera palavras duras e pesadas.

Ao ser confrontada pela avó, dissera essa mesma frase que acabara de ouvir: Lavei a alma!

Recorda que a avó perguntara o que significava lavar a alma.

Ora, é botar pra fora tudo o que incomoda.

Entendi. – Falara a sábia senhora. Então, seu coração deve ter ficado em paz depois de ter dito coisas tão duras. A raiva passou e você e sua irmã ficaram bem, certo?

Na verdade, não. Ainda estou magoada e continuamos brigadas. Mas eu disse tudo o que estava entalado.

Quer dizer que você lavou a alma mas não perdoou.

Não perdoei, nem esqueci.

Então você não lavou a alma, minha menina. Quando lavamos algo, como uma roupa, por exemplo, tiramos dela toda a sujeira. Quando nos propomos a lavar a alma é para tirar dela tudo o que nos faz mal: raiva, rancor, mágoa, orgulho, egoísmo.

E somente conseguimos isso quando compreendemos o outro, quando conseguimos não nos sentir afetados pelo mal recebido e perdoamos.

Marcela tivera um choque ao ouvir aquelas palavras. Nunca havia pensado no termo lavar a alma sob aquela perspectiva.

*   *   *

Há uma ideia muito antiga que diz que devemos reagir, rebater as ofensas, pagar na mesma moeda. Isso ainda é resquício do olho por olho, dente por dente, praticado nos tempos de Moisés.

O Mestre Jesus, contudo, ensinou: Tendes ouvido o que se disse: olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas se alguém vos ferir na face direita, oferecei-lhe também a outra.

Nesta exortação reside a chave para compreender e praticar o perdão.

O que nos move a revidar uma ofensa geralmente é nosso orgulho ferido. Não conseguimos perceber que quem ofende muitas vezes se encontra doente, precisando de ajuda.

Ao devolvermos a injúria, alimentamos sentimentos e energias ruins em ambos os lados.

Perdoar uma ofensa exige coragem e integridade, ainda mal compreendidas pelos que nos deixamos arrastar pelo orgulho e pelo egoísmo.

Uma alma lavada é uma alma livre de sentimentos negativos.

Mas... como se limpa a alma?

O segredo está em amar o próximo como a nós mesmos. Ver em quem nos magoa um irmão carente de amor tanto quanto nós.

Lavar a alma de sentimentos negativos implica no maior ato de coragem de todos, que é deixar de nos colocarmos em primeiro lugar para compreender o que está provocando a atitude do outro.

É fazer por ele o que gostaríamos que fizessem a nós, quando também nos sentirmos magoados e feridos.

É compreender e ajudar.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. XII,
itens 7 e 8  de 
O Evangelho segundo o Espiritismo, de
Allan Kardec, ed. FEB.
Em 5.2.2018.

 

São Pedro arrependido. Óleo sobre tela por Francisco José de Goya.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Francisco_Jos%C3%A9_de_Goya_-_The_Repentant_St._Peter_-_Google_Art_Project.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]