Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 17 de fevereiro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/17-02-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

16-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/16-02-2018.htm

15-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/15-02-2018.htm

14-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/14-02-2018.htm

13-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/13-02-2018.htm

12-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/12-02-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

 

O famoso médium Daniel Dunglas Home. Imagem BNF/Gallica.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53050325z

Fachada da igreja São Roque à rua Saint-Honoré. Paris, França

Foto/imagem:

https://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89glise_Saint-Roch_de_Paris#/media/File:P1000338_Paris_I_Eglise_Saint-Roch_fa%C3%A7ade_reductwk.JPG

 

Nos dias difíceis

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: “Chico Xavier Pede Licença”. Lição nº 09. Página 54.

 

Nos dias difíceis, reflete nos outros dias difíceis que já se foram.

Depois de atravessados transes e lutas que supunhas insuperáveis, não soubeste explicar a ti mesmo de que modo os venceste e de que fontes hauriste as forças necessárias para te sustentares e refazeres, durante e depois das refregas sofridas.

Viste a doença no ente amado assumir gravidade estranha e sem que lograsses penetrar o fenômeno em todos os detalhes, surgiu a medicação ou a providência ideais que o arrebataram da morte.

Experimentaste a visitação do desânimo, à frente dos obstáculos que te gravaram a vida, mas sem que te desses conta do amparo recebido, largaste o desalento das trevas e regressaste à luz da esperança.

Crises do sentimento que se te afiguravam invencíveis, pelo teor de angústia com que te alcançaram o imo da alma, desapareceram como por encanto sem que conseguisses definir a intervenção libertadora que te restituiu à tranqüilidade.

Sofreste a ausência de seres imensamente queridos, chamados pela desencarnação, por tarefas inadiáveis a outras faixas de experiência, no entanto, sem que despendesses qualquer esforço, outras almas abençoadas apareceram, passando a nutrir-te o coração com edificante apoio efetivo.

Tudo isso, entretanto, sucedeu porque persististe na fé, aguardando e confiando, trabalhando e servindo, sem te entregares à deserção ou à derrota, ofertando ensejo à Bondade de Deus para agir em teu benefício.

Nas dificuldades em andamento, considera as dificuldades que já venceste e compreenderás que Deus, cujo infinito amor te sustentou ontem, sustentará também hoje.

Para isso, porém, é imperioso permanecermos fiéis ao cumprimento de nossas obrigações, de vez que a paciência, no centro delas, é o dom de esperar por Deus, cooperando com Deus sem atrapalhar.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

O mendigo cego. Óleo sobre madeira de mogno por Josephus Laurentius Dyckmans

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jozef_Laurent_Dyckmans_-_The_Blind_Beggar.jpg

 

Seminário: Expositor Espírita

Araraquara, SP

 

Boa tarde!! Lembrando que o Seminário de Expositor Espirita é neste sábado dia 17/02 às 14h. Se você ainda não fez sua inscrição gratuita, faça através do telefone :  16-3335-7191

Fraternalmente

Sandra

 

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore [[email protected]])

 

Evento Espírita programado para

Anaurilândia, SP

 



UNIÃO REGIONAL ESPÍRITA DE NOVA ANDRADINA

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

Estátua do Cristo em avenida de Anaurilândia, MS. Foto Ismael Gobbo.

 

Registro. Seminário auto-iluminação com

Divaldo Pereira Franco. Itumbiara, GO

14-02-2018

 

Texto: Djair de Souza Ribeiro - Fotos: Sandra Patrocínio

AUTO ILUMINAÇÃO
O teatro Maria Pires Perillo, da cidade de Itumbiara no estado de Goiás, recebeu um público de 1000 pessoas para participarem do seminário Auto Iluminação proferido pelo tribuno Divaldo Franco.
Desde os primórdios da conquista da razão, a Humanidade vem se questionando: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Por que sofremos?
Na busca das respostas se debruçaram filósofos, religiosos e na psique do Subconsciente e o Consciente vislumbrado por Jean-Martin Charcot (1825-1893) em suas pesquisar em La Salpêtrière em Paris.

Charcot teve uma influência muito especial sobre Freud, a tal ponto em que este decidiu homenageá-lo dando seu nome primeiro filho. Por cerca de 4 meses Freud esteve em Paris junto de Charcot o que lhe marcou profundamente. Vivamente interessado em hipnose, Freud estagiou junto ao mestre, objetivando aperfeiçoar a sua própria técnica.
Surge no cenário como discípulo de Freud o suíço Carl Gustav Jung aprofundando a sonda da pesquisa que o levou a ampliar o entendimento da psique humana o que permitiu-lhe concluir que a psique (alma) possui uma estrutura bem definida formada pelo Consciente, Inconsciente (Pessoal e coletivo), Arquétipos (padrões de comportamento herdados - marcas antigas) a Sombra (o oposto a aquilo que sou e que me recuso a reconhecer e agrupa tudo aquilo que desejamos ocultar dos outros).

Dá-se conta Jung que somos compostos por uma duplicidade: O Self (aquilo que somos) e que agrega as experiências de todas as gerações, e que contém nosso inconsciente coletivo e que é denominado pelo Espiritismo de Perispírito. Já o Ego é a nossa personalidade, e que o Espiritismo esclarece serem as nossas paixões negativas.
Jung estabelece que a razão primordial da vida (psicologicamente falando) é dar ao indivíduo a oportunidade de encontrar o seu todo, no que ele denominou de estado Numinoso ocasião em que logrará obter a perfeita harmonia entre os 2 polos opostos (ego e self) que vivem em permanente luta interior do ser. O resultado dessa luta interna é a deterioração dos Sentimentos ou o seu oposto, a perturbação da Razão 


O Ego é consciente, atento e vamos encontra-lo na Razão, enquanto que o Self é Inconsciente – habitante do sentimento - vive “adormecido” aguardando que o despertemos.
Nosso desafio é obter a harmonização entre esses dois polos em uma totalidade, caso contrário nos tornamos vítimas das manifestações em desalinho dos sentimentos, geradoras de emoções muitas vezes descontroladas. Ilustrando essa dualidade Divaldo cita o livro do escritor escocês Robert Stevenson (1850-1894) com o nome de “O Médico e o Monstro” obra que narra a história do Dr. Jekyil que na busca por extirpar do ser humano o seu lado mau, ruim e negativo, desenvolve uma substância. O que ele consegue – ao ingerir ele próprio a substância - foi dissociar esses polos (o bem e o mal) dando surgimento ao cruel monstro Mr. Hyde (oculto, escondido em inglês).

Nossa tarefa não é separar ou anular, aniquilar uma ou outra polaridade, mas sim integrá-la em um ser completo e harmonioso.
Após muito tempo estacionados na Consciência de sono – sempre priorizando o Ego atendendo-lhe os comandos pelo ter, possuir, gozar - é muito natural (embora equivocado) que à semelhança do Dr. Jekyil queiramos compensar o tempo “perdido” forçando a transformação e tornando-nos “puros” artificialmente como se nossas imperfeições fossem alijadas por um processo qualquer.


De maneira alguma devemos encarar e rotular nossos conflitos – gerados pela “luta” entre o Ego e o Self (quando atendemos um em prejuízo do outro) – como inimigos e assim pensando combate-los como se com eles estivéssemos em guerra. A maneira correta e eficaz é a de considerarmos que esses conflitos foram por NÓS mesmos gerados, em função do nível de consciência que então possuíamos, são parte integrante do TODO que somos e por essa razão não devem ser hostilizados, odiados, mas sim orientados e receber o esclarecimento deles nos “libertando” pela transformação, similar ao que fazemos com um filho rebelde.

Assim, devemos centrar nossas energias na transformação do Egoísmo em Altruísmo mediante o contínuo trabalho e esforço para nos libertar da escravização do EGO e dos seus malefícios desenvolvendo a primazia do SELF (Ser profundo), mediante a INTEGRAÇÃO do Ego no Self.
“O Ego deve ser estruturado para adquirir consciência da sua realidade, não conflitando com o self que o direciona, única maneira de libertar a sombra”. Joanna de Ângelis, Em Busca da Verdade


Divaldo fala em seguida da Persona que é um complicado sistema de relação entre o Consciente e a Sociedade. É uma espécie de máscara com as funções de produzir um efeito sobre os outros e, ao mesmo tempo, ocultar a verdadeira natureza do indivíduo, dessa forma para cada papel social que uma criatura exerça há o desenvolvimento d uma persona específica “exigida” pela sociedade ou pela coletividade. Dessa forma adotamos uma persona para cada local ou situação de convivência. No lar e família temos uma Persona, enquanto temos outra para o ambiente profissional etc.
“Buscando enganar a sua realidade mediante a própria fantasia, o homem moderno procura a projeção da imagem SEM o apoio da consciência. Evita a reflexão esclarecedora, que o pode desalgemar dos problemas, e permanece em continuas tentativas de negar-se, mascarando a sua individualidade”. Joanna de Ângelis, O Homem Integral.

Para melhor entender as forças que nos dirigem – muitas vezes sem nos darmos conta – Divaldo nos fala das Emoções (Reações do organismo físico aos fatos que nos ocorrem) e que devemos aprender a controlar submetendo-as à Razão governando-as e não sendo por elas governados.
A conquista da auto iluminação exige tempo e esforço pessoal, e se configura o grande desafio existencial. 
Aprimorar os valores éticos e morais aprofundando-os está diretamente atrelado ao interesse (vontade), do empenho, da constância de propósito e das realizações de cada um.
Pode-se chegar a esse nível pela meditação, reflexào ou também pelo amor.
Nos dias atuais Amor é uma expressão muito desgastada e confundida com as sensações do sexo que, ao contrário do verdadeiro amor, entorpece e exaure a criatura por herança do instinto.

 

O amor não egóico é a base mais robusta para a construção sadia da personalidade por produzir comportamentos equilibrados e realizadores.
Encerrando o seminário Divaldo compartilha os passos ou etapas e padrões que podemos adotar para obtermos a iluminação interior resumidos aos seguintes tópicos: 
1. A vida é indestrutível e nascemos para amar a vida
2. Nascemos para poder superar-nos a nós mesmo.
3. O mal que me fazem não é o que me faz mal. O mal que me torna uma pessoa má é o mal que eu faço aos outros
4. Seja você quem tem a honra de servir. Nós nascemos para servir o local mais provável de se encontrar a felicidade de se amar.
5. Perdoe ao próximo como deve perdoar-se a si mesmo. Somos falíveis e, portanto, sujeitos a tropeços e erros. Ao constatar que errou, não permaneça no equívoco. Levante-se e recomece a caminhada sem recriminações e auto depreciação ou responsabilizando os outros. Assuma a responsabilidade.

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)

 

Palestra com Yeda Hungria no N.E. Chico Xavier

Niterói, RJ

 


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Boletim Eletrônico da FEB- Federação Espírita Brasíleira

Brasília, DF

 

http://d-view.febnet.org.br/v/6784/458/17266/fd560

 

Site da FEB

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_02.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_03.png

Facebook

Twitter

G+

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_07.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_08.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/Noticia_1.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/Ator-de-Alan-Kardec-confirmado.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_11.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_12.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_13.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_17.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_18.png

FEB Editora

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_17.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_18.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_19.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_20.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_21.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_22.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/2º-Encontro-de-Comunicação-Social-Espírita.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_24.png

Noticia4

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_26.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_27.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_28.jpg

Efeméride do Mês

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_30.jpg

Coluna Espírita

FEB

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_33.png

Facebook

Twitter

G+

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_37.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/BOLETIM-ELETRÔNICO--2º-de-janeiro_38.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-02-15/images/spacer.gif

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

Seminário: 150 anos de A Gênese – O Resgate Histórico

 

NOVA SEDE

 A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP), em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro, Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) e Site Autores Clássicos Espíritas, promoverá um Seminário com a pesquisadora Simoni Privato Goidanich sobre o seu livro “El legado de Allan Kardec”, lançado recentemente na Argentina, que trata das alterações ocorridas nas edições francesas do livro A Gênese, de Allan Kardec. Haverá um painel para a discussão do tema.

A USE estará lançando a versão em português do livro "O Legado de Allan Kardec".

Em função do significativo número de inscritos e interessados, o evento tem novo local de realização. Será no CPOR – Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, rua Alfredo Pujol, 681, em Santana, na capital paulista, a 1.000 metros do Metrô Santana.

O seminário acontece no domingo, dia 4 de março de 2018, das 8h30 às 13 horas.

 

(Informação recebia em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Registro. Palestra com Dr. Juan Danilo Rodriguez

Itumbiara, GO

 

13-02-2018.

 

Texto: Djair de Souza Ribeiro - Fotos: Sandra Patrocínio

AS TRÊS VITÓRIAS
O Centro Espírita Cézaro Franco Ribeiro a cidade de Itumbiara, Goiás vestiu-se de muita alegria e emoção para receber na noite de 13 de fevereiro o Dr. Juan Danilo Rodriguez - médico e psicólogo – natural do Equador, fundador da Fundação Luz Fraterna (Fundación Luz Fraterna) que assiste terapeuticamente adolescentes autistas e também fundador do Centro Espírita Francisco de Assis (Francisco de Asís) em Quito, Equador.
Dr. Juan Danilo – além de conferencista – é autor das obras “Terapia Holística ALLIYANA” e também a sua mais recente obra “NOTAS DO CORAÇÃO”.
Sobrepujando as enormes dificuldades naturais em decorrência das diferenças linguísticas Juan Danilo inicia o desenvolvimento de sua conferência observando que – independentemente da condição socioeconômica – o ser humano enfrenta duas (2) experiências inevitáveis: O sofrimento e a morte.
Para emoldurar o tema central Juan Danilo ilustra a conferência com depoimentos e experiências obtidas das vivências de seu passado e que lhe fluem do coração para iluminar a todos nós.
Juan Danilo narra que ainda jovem atendia a população de uma cidade modesta no interior do Equador onde o frio era intenso. Uma mensagem chegou às suas mãos convocando-o para um atendimento emergencial a uma sua paciente – muito especial para o jovem médico - de 8 anos que sofria de uma cardiopatia grave.

Gravem bem o nome da menina: Maria Vitória.
Chegando à casa simples da enferma, o médico foi recebido à porta pela mãezinha com os olhos lavados e marcados de lágrimas novas e antigas demonstrando toda a sua angústia e sofrimento. Com a voz entrecortada ela segurou as mãos do Dr. Juan Danilo e lhe disse:
— Maria Vitória está somente aguardando a sua chegada para partir.
Em breves minutos Maria Vitória morria, deixando a todos presos de emoções distintas. Enquanto os pais choravam, Dr. Juan Danilo experimentava uma comoção que lhe oprimia o peito. Diante daquele corpo sem vida ele dera-se conta de que não há momento mais doloroso dentro da vida de um ser humano do que constatar a própria impotência e não ter a possibilidade de fazer algo por alguém.
Com o coração traspassado de tristeza o médico tomou o corpo da Maria Vitória entre seus braços apertando-a contra o peito e devolvendo, em seguida, aquele corpinho de bonequinha sem vida à sua mãe. Ato contínuo, deixou aquela casa impotente para fornecer conforto àqueles pais, pois – pensava ele consigo próprio - quem é que pode consolar a um pai e a uma mãe naquela situação tão dolorosa?
Agrava ainda mais o quadro o fato dele – naquela época – não acreditar em Deus e nem mesmo possuía o consolo de extravasar a dor e clamar aos céus: Deus por que fizestes isto? 
A carga da culpa pesava-lhe toda sobre os ombros sem lenitivo. Voltando ao Hospital o Dr. Juan Danilo, pensava nos pais desolados que teriam de sobreviver a essa tragédia pessoal.
Nesse ponto da narrativa Juan Danilo enfatiza a palavra sobreviver, expressão que ele considerava a mais apropriada para exprimir o sentimento que envolve as criaturas nessas circunstâncias.
Ele sabia muito bem o que aqueles pais estavam passando pois ele mesmo já havia atravessado essa aflição e enquanto voltava ao Hospital suas lembranças o levaram a recordar-se dos acontecimentos ocorrido seis anos antes da morte de Maria Vitória.

Ele atendia a uma recém-nascida vinda à luz precocemente e portadora de uma cardiopatia cujos prognósticos de sobrevivência eram pessimistas. Ao buscar conversar com a mãe daquele bebezinho foi informado de que a mesma havia se evadido abandonando-a. Chocado com a atitude da mãe, decidiu preencher os papéis colocando seu nome como pai da criança. Sem uma razão específica deu-lhe o nome de Vitória dos Anjos. A essas ocorrências Carl Gustav Jung chama de “sincronicidade”.
O Dr. Juan Danilo sentia um amor intenso e verdadeiro por Vitória dos Anjos e o mais estranho sentia que ela igualmente o amava, porém, sua existência foi efêmera vindo a morrer em pouco tempo. A dor experimentada foi muito grande e ele não sabia como seguir adiante. Como viver sem Vitória dos Anjos? Restava-lhe somente sobreviver.
Comprou uma roupinha na loja do Hospital, mas não teve forças para trocá-la. O serviço funerário colocou o corpinho de Vitória dos Anjos em uma pequena urna funerária e após a missa de corpo presente levou-a para sua última moradia.
A dor era intensa e um grupo de amigos, em solidariedade, decidiram ficar com ele e naquela noite. Na madrugada, olhando pela janela o espírito de Vitória dos Anjos apareceu-lhe flutuando no ar, viva e trajando a roupinha com a qual ela fora sepultada. Sem entender o que ocorria, pois desconhecia possuir mediunidade, assustou-se e fugiu, acompanhado pelos 5 amigos que também haviam visto a mesma cena. Com o passar dos dias a tristeza foi sendo substituída pela gratificação com a vida por ter conhecido Vitória dos Anjos.
De volta ao Hospital, mergulhou nas atividades tentando diminuir a dor que sentia pela morte das duas (2) Vitórias que haviam entrado em sua vida, infelizmente por tempo muito breve.

Os anos se passaram e em um determinado dia o Dr. Juan Danilo, agora espírita, atendeu no consultório um casal de amigos.
O casal lhe revelou que esperavam um filho, o que surpreendeu o Dr. Juan Danilo pois eram materialistas mais preocupados em aproveitar a vida com viagens. Porém, o que eles falaram a seguir impactou profundamente.
A futura mamãe revelou que estavam ali por uma razão muito especial. Ocorre que ambos tiveram um sonho onde tiveram um sonho bastante peculiar. No sonho aquela que seria sua futura filha se apresentava e lhes pedia – especificamente – que deveríamos te procurar e lhe transmitir um recado dela.
— Ela – prossegue a futura mamãe – disse-nos que você já a conhece e que tratou dela em outra oportunidade. Além disso falou especialmente o teu nome e também o nome que ela escolhera para si própria.
Um pouco ansioso o Dr. Juan Danilo perguntou ao casal qual a doença que ela havia tido e a resposta foi surpreendente: Problema cardíaco. 
Respirando fundo o médico perguntou, então qual o nome escolhido por ela e a resposta o desconcertou: Vitória.Com o coração quase a sair pela boca ele pensava: Qual das duas - Vitória dos Anjos ou Maria Vitória? A futura mamãe afirmou: — Maria Vitória.
Passaram-se os meses e Maria Vitória vinha ao mundo e com a mesma problemática no coração, apesar de muito menos grave e com possibilidade de tratamento. Com o passar dos anos outras características do comportamento e da índole da Maria Vitória antiga, manifestava-se na “nova” Maria Vitória: o mau humor e o gosto pelo futebol.
A tristeza daquele dia na casa dos antigos pais, desapareceram agora com o retorno daquele espírito.
A partir desse depoimento pessoal e que emocionou a todos, Juan Danilo faz uma análise do que vem a ser um problema.
Problema é a diferença entre aquilo que aconteceu e o que deveria ter acontecido e que não posso compreender ou racionalizar. Todos temos problemas, mas se pensarmos melhor vamos constatar que – na imensa maioria das vezes – o que temos na realidade são contrariedades ou mais especificamente dificuldades.

E o que são dificuldades? São as ocorrências para as quais, ainda, não conseguimos supera, pois que superação é um fator muito importante. Superar significa que eu posso compreender, enquanto que “problema” eu não consigo compreender uma vez que ele permanece oculto em minha existência.
Para exemplificar suas afirmações, Juan Danilo mostra que os fatos ocorridos com as Vitórias - sincronicidades - que tocaram a sua vida lhes permitiram refletir sobre essas ocorrências. Pensando melhor ele não havia feito nem um favor ao registrar como sua filha Vitória dos Anjos pois, mais tarde, reconhecera que ele tinha uma profunda necessidade de sentir amor e de que alguém o amasse. Todavia, como não identificou isso, acabou sofrendo pela perda. Deu-se conta, ainda, que esses episódios foram os deflagradores da sua busca por resposta até encontrar o conhecimento e a iluminação no Espiritismo.
O Espiritismo vem nos dizer que nossas experiências, sejam aquelas que rotulamos de positivas ou as que – por ignorância – consideramos negativas, têm a proposta de nos fornecer oportunidades para desenvolvermos qualidades ainda dormentes em nossa alma.
Em seguida Juan Danilo compartilhou com o público como se deu sua iniciação na Doutrina e as dificuldades que foram surgindo e o conflito entre a sua lógica racional e o que lhes diziam um Espírito que mediunicamente com ele estabeleceu um diálogo.
Após agendar a primeira reunião – com 10 pessoas - Juan Danilo não sabia muito bem o que dizer-lhes. Nesse momento o Espírito lhe disse que se preparasse, pois aqueles 10 se tornariam 40 e na outra semana 80. Ao ouvir isso, Juan Danilo sorriu, pois, essa informação soou inverossímil o que levou a pensar que o Espírito estava confuso.
E o Espírito disse mais. Deu-lhe instruções precisas de como se dirigir às pessoas que ali estariam:
— Diga-lhes exatamente assim – falou o Espírito -: “Eu sou Espiritista e vocês também são Espiritistas. Benvindos à nossa Casa Espírita. ”.

Diante dessa “dica” Juan Danilo considerou que essas palavras levariam as pessoas – por preconceito - a considera-lo um bruxo. Incrédulo e receoso ele respondeu ao Espírito que não iria fazer isso por não acreditar.
Percebendo a incredulidade, o Espírito pediu a Juan Danilo que abrisse o computar e que digitasse no buscador somente as 3 primeiras palavras da pesquisa por sites na internet – www – e ele (o Espírito) preencheria o restante do endereço.
— Bem – pensou Juan Danilo – se ele realmente fizer isso aí então eu passo a acreditar. Assim pensando fez e deixou as 3 letras no buscador e esperou. As letras complementares do endereço eletrônico foram surgindo e após o “enter” surgiu na tela todas as obras da codificação.
Esse fato não só bastou para acabar com as dúvidas como também disponibilizou lhe toda as obras da Codificação solucionando uma grande dificuldade que ele vinha enfrentando para encontrar as obras da Codificação em seu país.
No momento da reunião um jovem que passava por ali deteve-se e colocando a cabeça pela porta perguntou- se ali era realmente uma Casa Espírita. Diante da resposta afirmativa ele então pediu licença e entrou. Em suas mãos o único exemplar da O Evangelho Segundo o Espiritismo disponível em Quito.
Frente a esses fatos, Juan Danilo entendeu que não existe acaso ou improvisação nos planos Divinos. Tudo é meticulosamente planejado. Com essa convicção e diante dessas eloquentes demonstrações Juan Danilo deu início à primeira reunião Doutrinária dirigindo-se às pessoas assim:
— Eu sou espiritista e vocês também são espiritistas. Benvindos à nossa Casa Espírita.


Após compartilhar conosco suas experiências pessoais, Juan Danilo concluiu sua emocionante e esclarecedora conferência convidando-nos a refletir sobre os nossos sofrimentos e principalmente que não devemos gastar nossas energias com banalidades. Eleja e priorize as dificuldades com as quais você empenhará suas energias.

Ilustrando suas palavras Juan Danilo divide com todos as situações curiosas envolvendo os primeiros contatos com Divaldo Franco quando o Semeador de Estrela ligou avisando que iria visita-lo em Quito, assim como o convite do Espírito Maria São Pedro (o mesmo Espírito que apareceu a Divaldo – nos tempos difíceis da Mansão do Caminho – ajudando-o com instruções “culinárias” para preparar alimentação simples e nutritiva) para que ele estudasse português. Fala-nos também dos convites de Divaldo Franco para que ambos estivessem juntos em um roteiro na cidade do RJ e fazer uma palestra no Centro Espirita Caminho da Redenção – em português – e finalmente o convite de Divaldo para que ele, acompanhado de sua esposa – deixasse o Equador e viesse residir na Mansão do Caminho integrando a equipe de trabalhadores daquela instituição.
Pudemos perceber – embora o tom alegre, divertido e descontraído utilizado por Juan Danilo – que todas essas dificuldades resultaram em uma recompensa gratificante, a qual não teria se concretizado caso ele – intimidado pelas “dificuldades” - tivesse recuado.
Independentemente da condição socioeconômica – o ser humano enfrenta duas (2) experiências inevitáveis: O sofrimento e a morte. Bem-aventurados os sofredores, pois que serão consolados nos ensina Jesus e esses ensinamentos são ampliados pelo Evangelho Segundo o Espiritismo que reitera: Não basta sofrer, pois que todos sofrem, mas saber sofrer. Com resignação.


Ao final da conferência Divaldo Franco detalhou as séries de “coincidências” – as sincronicidades entre ambos, como o caso narrado de Maria São Pedro e ainda o fato de Joanna de Ângelis ditar ao Juan Danilo mensagens em Quito e outra para Divaldo em Salvador sem que ambos estivessem em contato. Fatos que revelam os projetos da Espiritualidade.

Nota: A utilização do título Dr. Juan Danilo foi um recurso empregado para facilitar a identificação no enredo da história diferenciando do Juan Danilo o narrador delas

 

 (Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Workshop Expositores Espíritas

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Palestra mensal no LELA

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Evento programado para o C.E. Irmão Gerônimo

São José do Rio Preto, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Palestra na AEKI- Casa do Caminho

Ibiúna, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse aqui:

https://mailchi.mp/04521d53a44e/de-newsletter-132?e=bce6fbd28f

 

 

 

Restam poucas vagas para as

8as. Jornadas Espíritas do Mediterrâneo. Alicante, Espanha

 

Si aún no has hecho tu reserva, porfavor no te demores. Las plazas son limitadas, y en estos momentos ya se ha reservado el 75% del total.

            LOS VALORES MORALES  

 

Para ver, imprimir o  descargar el programa o los carteles,  seguir el link de cada imagen

  

Estos son los precios para el alojamiento en el hotel Rober Palas, en régimen de pensión completa:

 

Precio total del paquete de 2 noches de hotel en P/C: 72 € por persona en hab. Doble.                          Total hab: 144 €

Si el alojamiento se realiza en habitación individual, tiene un suplemento de +15€ por día.     Total hab: 102 €

 

LOS GASTOS DE SALAS, MEDIOS Y VARIOS, ESTÁN INCLUIDOS EN EL PAQUETE DE ESTANCIA.

 

Para realizar la reserva:

Contactar con el coordinador: Joaquín Huete, Indicando nombre y apellidos, número teléfono de contacto y tipo de habitación. Estos son los datos: [email protected]  Tél: 96 586 60 80

 

Sería recomendable que las inscripciones se realizaran con el tiempo suficiente, por cuestión de previsión, Las habitaciones así como el aforo son limitadas.

 

Tras realizar la reserva, habrá que abonar 20€ antes del 20 de febrero para formalizar la reserva. El resto del importe antes del 16 de marzo, mediante  transferencias bancarias, o ingresos en cuenta a nombre de Viajes Hispania s.a. Nº cuenta del Banco Popular Español, IBAN: ES42 0075 0165 31 0601218879  Indicando el nombre del ordenante.

 


Viajes Hispania S.A.  - 
C/. Gambo, 6. 2º - 6H Ed. Nuevo Astoria  -  03503 Benidorm – Alicante

Teléfono: 96 586 60 80  Fax: 96 680 40 00  -  E-mail: [email protected]

(Informações recebidas em email de Solveig Nordstrom [[email protected]])

 

Palestra com Edson Sardano

Mogi das Cruzes, SP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Margarete Aquila em

Mogi das Cruzes, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Evento Espírita programado para

Marília, SP

 

 



 



(Informações recebidas em email de Marilia Espirita [[email protected]]     Donizete Pinheiro)

 

Palestras no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de João Batista [[email protected]])

 

Palestra no SEJA- Seara Espírita “Joanna de Ângelis”

Campinas, SP

 

 

 

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço. 



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:

www.searajoannadeangelis.org.br

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Cairbar Schutel

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

*****************************

 

 

 

*****************************

 

 

 

*****************************

 

 

 

 

*****************************

 

 

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151880450308916200/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 272 - 16 de fevereiro de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151880450308916200/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151880450308916200/luizhivas.jpg

Luiz Hu Rivas apresenta a palestra Nova Literatura dia 16 (sexta)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151880450308916200/criancas.jpg

Matrículas para evangelização infantil começam dia 17

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151880450308916200/coralelosdeluz2.jpg

Coral Elos de Luz se apresenta domingo (18)

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151880450308916200/amesaudeintegral.jpg

AME realiza palestra sobre mediunidade na infância dia 17 (sábado)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151880450308916200/aulainaugural.jpg

ESDE tem aula inaugural dia 18 (domingo)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151880450308916200/elosdeluz_busca_integrante.jpg

Elos de Luz busca novos integrantes

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 

 

 

Revista Espírita Joseph Gleber. Acesse nos links abaixo

Vila Velha, ES.

 

Olá, amigos.

 

É com muito orgulho que lançamos nesse mês mais uma edição bimestral da revista Espírita Joseph Gleber. Os artigos autorais trazem uma visão sobre o espiritismo de forma detalhada para acalentar e responder algumas dúvidas de corações aflitos e curiosos por respostas. 

 

Além disso, você vai ficar maravilhado com a belíssima entrevista do palestrante André Luis sobre a "Prece do Entardecer", um novo evento que está acontecendo nas tardes de sexta-feira na Fraternidade Espírita Joseph Gleber - FEJOG;

 

Ainda, vai ficar sabendo tudo sobre apoio espiritual aos hospitalizados no artigo sobre “Capelania Espírita”. 

 

A colaboradora Juliana traz no Iluminando Horizontes um poema chamado "Tempo de Amadurecer" que nos faz refletir sobre o nosso cotidiano e o que precisamos aprender a amar.

 

Esperamos que seu coração transborde de amor, alegria, compreensão, harmonia com as palavras da revista que foram feitas especialmente para você. Desejamos-lhes boa leitura! 

 

Clique e acesse a revista: http://pt.calameo.com/read/005034717609ced058315  ou baixe o PDF anexo

 

Curta nossa página https://www.facebook.com/revista.josephgleber e siga no Insta https://www.instagram.com/revista.josephgleber/

 

 

 Mensagens Gotas de paz

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

 

 

 

(Colaboração recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Temas que tratam do Suicídio

“Suicide – Ce que vous avez besoin de savoir”. Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec (Cesak). Paris. 

Citado em Katutura e Suicidio

http://www.redeamigoespirita.com.br/group/artigosespiritas/forum/topics/suicidios-e-tiranos-disfarcados

As expiações contidas na sentença variam com a natureza das faltas. Um suicida sofre, mas aquele que o induziu ao ato estúpido sofre muito também. O arrependimento não basta por si só, não havendo a “delação premiada”, é necessário passar pela expiação das faltas e ainda reparar o mal realizado. Para cada suicídio há, em média, 5 ou 6 pessoas próximas ao falecido que sofrem consequências emocionais, sociais e econômicas.

Como prevenir o suicídio? Questão importante, especialmente para aqueles que já tiveram amigos ou parentes que colocaram fim à vida sem ao menos deixar uma justificativa, uma explicação para o ato extremo. Especialistas dizem que é difícil responder resumidamente, porque esta pergunta pode ter muitas respostas. A Organização Mundial da Saúde preconiza quatro medidas básicas de prevenção.

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2014/09/juntos-e-misturados-ceu-katutura-e.html

http://www.forumespirita.net/fe/outros-temas/dia-mundial-da-prevencao-do-suicidio/msg364172/#msg364172

 

(Recebido em email de Luiz Carlos Formiga)

 

Fazendo a nossa parte

 

Sofia era uma mulher dinâmica, dividida entre os afazeres da casa, os cuidados com a família e a profissão.

Saía bem cedo, deixava o filho na escola e seguia para a empresa.

Numa manhã fria, quando levava o menino para a escola, viu um grupo de moradores de rua dormindo sob uma marquise.

Aquilo lhe causou um certo mal estar. Ela não queria que seu filho visse aquela cena. Mas ele vira e fez uma pergunta que ela não estava preparada para responder:

Mamãe, por que há pessoas que moram nas ruas? Por que elas não têm casa?

A mãe, com o coração apertado, lembrou de quando, ainda menina, havia feito pergunta semelhante. E a resposta que ouvira não era a que desejava dar ao filho.

Ela havia crescido ouvindo coisas ruins sobre aquelas pessoas. No entanto, sabia que eram pessoas como ela, que haviam feito escolhas equivocadas, ou sofrido traumas dos quais não conseguiram se recuperar. E acabaram nas ruas.

Foi isso que ela tentou explicar ao filho, que olhava para ela muito sério.

Mãe, como podemos ajudar essas pessoas a se recuperarem?

Sofia engoliu seco.

Filho, existem programas e projetos que cuidam disso. Eles recolhem as pessoas em abrigos e cuidam delas.

Mãe, se eles recolhem essas pessoas, por que elas ainda estão nas ruas? Não entendo. Não está funcionando!

E a conversa foi se intensificando e aprofundando, pois o amor que aquele menino sentia não aceitava explicações que não faziam sentido para ele, nem o convenciam de que aquilo fosse normal.

A mãe se viu encurralada e apelou para outra explicação que havia escutado na infância.

Deus protege essas pessoas. Ele cuida delas e ampara. Dá forças, e até inspira pessoas a ajudá-las.

Então, mamãe, Deus quer que a gente ajude também, não é? Por isso Ele nos colocou no caminho delas hoje.

Sofia sentiu-se sem ar. Emudeceu. Parou o carro e começou a chorar. Havia se dado conta de que nada fizera em sua vida para ajudar os que precisavam.

Usava sempre o discurso de que havia pessoas dedicadas a isso. A pergunta do filho rasgara a carapaça que ela usara durante anos para não se envolver.

Mamãe, por que você está chorando?

Porque percebi que pouco fiz para ajudar, meu filho. E Deus quer que eu ajude. Ele conta conosco para fazer a nossa parte.

Eu posso ajudar também?

Você já começou a ajudar, meu anjo. Já começou...

*   *   *

Depois dessa manhã, algo se transformou em Sofia. Ela buscou grupos de voluntários e instituições que se dedicavam a recolher alimentos, roupas, cobertores para os moradores de rua.

E que igualmente ofertavam oportunidades de emprego e moradia para que deixassem as ruas.

O filho a incentivava e vibrava a cada vez que iam ajudar a fazer entregas e visitar os que estavam reabilitados.

O questionamento de um coração cheio de amor, em sintonia com o amor do Pai, a havia feito se lembrar de que Deus conta conosco para ajudar o nosso próximo.

Ele aguarda que façamos a nossa parte.

 Redação do Momento Espírita.
Em 16.2.2018.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Morador de rua. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

Homenagem

 

Inácio Bittencourt

(19-04-1862 / 18-02-1943)

 

Nascido a 19 de abril de 1862, na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, Freguesia da Sé de Angra do Heroísmo (Portugal), e desencarnado no Rio de Janeiro a 18 de fevereiro de 1943. Em plena juventude, emigrou para o Brasil, sem alimentar idéia de enriquecimento, mas buscando um ideal que sua intuição afirmava poder encontrar em sua segunda pátria. Sem qualquer proteção ou amparo, desembarcou no Rio de Janeiro, sozinho e com irrisória quantia no bolso. Entretanto, já era um jovem de caráter sério e de grandes dotes morais. Inácio Bittencourt foi um desses abnegados, que só se alegravam com a alegria do seu semelhante. Por isso foi aquinhoado com a mediunidade natural, que geralmente depende da evolução espiritual do indivíduo. Ela surgiu espontaneamente, sem qualquer esforço de planejamento, como um imperativo da essência de sua alma boa e sempre disposta à prática do bem. Aos vinte anos de idade inteirou- se da verdade espírita. Bastante enfermo e desesperançado, foi levado à presença de um médium chamado Cordeiro, residente na Rua da Misericórdia, no Rio de Janeiro, e, graças ao auxílio espiritual recebido, teve a sua saúde completamente restabelecida. Inconformado com a rapidez da cura, voltou e indagou do médium: "Não sendo o senhor médico, não indagando quais eram os meus padecimentos e não me tendo auscultado ou apalpado qualquer um dos órgãos, como pôde curar- me?" E a resposta veio incontinenti: "Leia "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e "O Livro dos Espíritos". Medite bastante e neles encontrará a resposta para a sua indagação". Bittencourt seguiu o conselho e, desde logo, com grande surpresa e naturalidade, se apresentaram nele algumas faculdades mediúnicas. Descortinando novos horizontes, rompido o véu que impedia que conhecesse novas verdades, integrou- se resolutamente na tarefa de divulgação evangélica e de assistência espiritual aos mais necessitados. Bem cedo, com trinta anos de idade, sua personalidade alcançou grande destaque nos meios espíritas e mesmo fora deles. Poderia ter alcançado culminância na política, desde que aceitasse a indicação de seu nome para uma chapa de deputado, uma vez que era apoiado por vários senadores da República. Sua vitória na eleição não sofreria dúvida. Porém, sempre humilde, fugindo aos movimentos alheios à caridade, preferiu viver no seu mundo, no qual reinava a figura exponencial e amorosa de Jesus Cristo. Fundou a 1º de maio de 1912, e dirigiu- o durante mais de trinta anos, o semanário "Aurora", que se tornou conhecido e apreciado veículo de divulgação doutrinária. Sob sua presidência foi fundado em 1919 o "Abrigo Tereza de Jesus", tradicional obra assistencial até hoje em pleno funcionamento, com larga soma de benefícios a crianças desamparadas, de ambos os sexos. Fundou o Centro Cáritas, juntamente com Samuel Caldas e Viana de Carvalho, presidindo- o até a data da sua desencarnação. Tomou parte ativa na fundação da "União Espírita Suburbana" e do "Asilo Legião do Bem", que acolhe vovozinhas desamparadas. Durante alguns anos exerceu também a Vice- Presidência da Federação Espírita Brasileira, presidiu o "Centro Humildade e Fé", onde nasceu a "Tribuna Espírita", por ele dirigida durante alguns anos. A mediunidade receitista e curadora de Inácio Bittencourt mereceu diversas opiniões. Algumas vezes chegou a ser processado "por exercício ilegal da medicina", mas sempre foi absolvido. Em 1923 houve um acórdão importante do Supremo Tribunal Federal, a respeito. Certa vez, no Centro Cáritas, ao ensejo de uma prece, ouviram- se na sala, de forma bastante nítida, acordes de um violino. O artista invisível executava estranha e belíssima melodia, envolvendo a todos em profunda emoção. Bittencourt, então, salientou que aquela audição representava magnânima manifestação da graça de Jesus Cristo, permitindo que chegasse ao grupo o de que mais ele necessitava, para compreender a ressonância de uma prece sincera no plano divino. Manifestações dessa natureza não eram raras no Centro Cáritas, possibilitando sempre vibrações amorosas dos encarnados, protegidas pelos Mentores Espirituais, de maneira que essas forças ali chegavam para as sensibilizantes demonstrações de afeto e carinho. Não foi somente como médium receitista e curador que Inácio Bittencourt grangeou a notoriedade, a estima e a admiração de todos, mas igualmente como médium apto a receber do Alto maravilhosa inspiração que, durante larga fase do seu mediunato, se manifestou notória e admirável, sempre que ele assomava às tribunas doutrinárias, principalmente à da Federação Espírita Brasileira, a cujas sessões de estudos comparecia com bastante assiduidade. Embora não fosse dotado de cultura acadêmica, escrevia artigos doutrinários de forma surpreendente, e fazia uso da palavra em auditórios espíritas de forma bastante eloqüente. O simples fato de dirigir um jornal de grande penetração como o foi "Aurora", demonstra a fibra e o valor desse seareiro incomparável e incansável. Com 80 anos de idade, retornou à patria espiritual, após lenta agonia. Dias antes da sua desencarnação, com a coragem e a serenidade de um justo, ditara para os seus familiares os termos do convite para os seus funerais: "A família Inácio Bittencourt comunica o seu falecimento. A pedido do morto, dispensam- se flores". Dona Rosa, sua bondosa companheira, ponderou: "Você amontoou flores na vida terrena, e essas flores virão agora engalanar a sua vida espiritual". O velho seareiro, dando, mais uma vez, prova admirável da capacidade de transigência do seu Espírito altamente evoluído, aquiesceu: "Está bem. Concordo com você e aceito as flores. Elas significarão a simpatia e o afeto de bondosos amigos para com o meu Espírito. Mas desejo que se transformem na derradeira homenagem que presto a você, nesta encarnação, ofertando- lhas logo após recebê-las. Nosso filho Israel se encarregará de proceder à oferenda". Inácio Bittencourt foi um exemplo vivo de virtudes santificantes. A todos os golpes de malquerença e a todos os gestos de ofensa, sempre replicava com sorriso e perdão. Soube sempre ser tolerante e compreensivo para com aqueles que o criticavam. Levou sempre a assistência material e espiritual a todos aqueles que dela necessitavam, fazendo com que sua ação fecunda e benfazeja se baseasse sempre nos lídimos preceitos evangélicos, pois, como poucos, ele soube viver e praticar os ensinamentos do Meigo Rabi da Galiléia. Falando com clareza e simplicidade, esforçou- se sempre em desvendar, para os seus semelhantes, o véu que oculta as verdades eternas que os homens chamam de mistérios divinos. Caminhou sempre sem protestos ou lamentações. Que a vida bem vivida desse grande propagador do Espiritismo possa nos servir de bússola a fim de nos orientar nos momentos de vacilações e de tribulações. Fonte: site: www.espirito.org.br/portal/biografias

 

 

(Texto copiado de http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Inacio-Bittencourt.pdf)

Inacio Bittencourt.

Imagem/fonte: http://bvespirita.com/Inacio%20Bittencourt%20-%20O%20Apostolo%20da%20Caridade%20(CELD).pdf

"Ilha Terceira - Porto e cidade de Angra do Heroísmo", in Álbum Açoriano, fascículo nº 40, 1903, p. 318.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ilha_terceira_porto_e_cidade_de_angra_do_heroismo.jpg

Vista da Avenida Rio Branco em 1909. À esquerda, vê-se a Praça Floriano Peixoto e o Teatro Municipal

do Rio de Janeiro, e, à direita, a Escola Nacional de Belas Artes. Foto de Marc Ferrez.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_Rio_Branco_(Rio_de_Janeiro)

Sede histórica da FEB- Federação Espírita Brasileira. Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

VISITE A HOME PAGE DO ABRIGO TERESA DE JESUS

DO QUAL INÁCIO BITTENCOURT FOI O PRIMEIRO PRESIDENTE.

ACESSE: http://www.abrigoteresadejesus.org.br/historia/

 

 

Túmulo de Inácio Bittencourt e da esposa Rosa no Cemitério São João Batista. Rio de Janeiro, Brasil. Fotos Ismael Gobbo.

Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em primeiro plano, aos pés do morro do  Corcovado e do Cristo Redentor  o bairro de Botafogo; no centro o Cemitério São João Batista e Morro São João;  no alto a Praia de Copacabana. Foto Ismael Gobbo

Dona Cidália * oferecendo uma rosa de seu jardim para o irmão Chico Xavier. Foto Ismael Gobbo. Pedro Leopoldo 09-01-2009.

 

 (*) D. Cidália Xavier Carvalho  desencarnou aos 01-05-2015.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]