Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 08 de janeiro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/08-01-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

06-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/06-01-2018.htm

05-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/05-01-2018.htm

04-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/04-01-2018.htm

03-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/03-01-2018.htm

02-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/02-01-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

(Conclui o email anterior)

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

O gênio precoce da música Mozart. Miniatura em marfim. Artista: Eusebius Johann Alphen

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e sua irmã mais velha Maria Anna Mozart (Nannerl) (1751-1829)

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wolfgang_amadeus_mozart_1756_j_hi.jpg

 

 

Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce. Chegando à adolescência, foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além de seu Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos. (Wikipedia).

 

 

Este é o momento

 

Quando a vida parece não ter sentido...

Quando não mais encontramos motivos para sorrir...

Quando ao nosso redor tudo fica apagado e triste...

Quando sentimos a respiração difícil e entrecortada... Todos esses são momentos de pararmos um pouco e refletirmos.

São convites para avaliarmos como estamos conduzindo a vida e os problemas que ela nos apresenta.

Sinalizam que é hora de atentarmos para uma maneira diferente de viver, longe de qualquer foco negativo, pessimista.

É hora de refletir que, apesar das dificuldades, estamos vivos e isto é maravilhoso!

Respiramos, andamos, falamos, ouvimos, pensamos. Sentimos, aprendemos, crescemos, evoluímos.

Os erros, os enganos não se encontram na vida, mas em nós, na nossa maneira equivocada de agir! E, se estamos vivos, temos a oportunidade de corrigi-los.

Nossas atitudes, por não serem as adequadas, não estão nos conduzindo a resultados positivos e é isso que está nos deixando sem ânimo.

Observemos. Muitas vezes, bem próximo de nós, o portador de alguma deficiência física encontra, em um trabalho no bem, sua força para viver e superar limitações.

Outro, de quem a vida afastou os entes queridos, mas que se doa a atender os desvalidos, encontra nessa atividade, motivos para se felicitar.

Quantos que não possuindo a visão, cantam, alegrando a si mesmos e ao próximo.

Outros, que mesmo apresentando limitações físicas, escrevem poemas, tecendo com sua inspiração, luzes de esperança nos corações alheios.

A vida é o maior bem que possuímos.

Viver na Terra é bênção que o Pai Celestial nos permite.

Façamos deste momento, o melhor de nossas vidas, reabilitando-nos e nos doando ao bem maior.

Superemos nossas dificuldades e estendamos nosso olhar ao redor com a alegria de quem tem o que oferecer, por mais desvalidos nos sintamos.

Afinal, não precisamos doar coisas, mas dar de nós mesmos àquele que nada tem.

Busquemos nossa alegria no sorriso que pudermos fazer brotar nos lábios de uma criança.

Encontremos forças na fé e na esperança que possamos compartilhar com um pai que traz um filho doente nos braços.

Sintamos o alento e a confiança de um idoso frente a um gesto ou uma palavra de carinho, ou diante de alguém que apenas o ouça, e permitamos a ele desabafar conosco as mágoas que traz no coração.

Sempre haverá algo a fazer por alguém, desde que tenhamos vontade de agir no sentido de socorrer, amparar e alentar corações.

*   *   *

A oportunidade de nos desvencilharmos de nossos pesares, muitas vezes está a poucos passos de nós, e nos deixamos cegar pela indiferença.

Acordemos para as necessidades alheias e veremos que não somos apenas mais um na caminhada.

Atentemos para nossas possibilidades interiores e descobriremos que temos muito para repartir com os que nada têm.

Não deixemos o vazio e o desalento tomar conta de nosso ser.

Encaremos o mundo vivendo intensamente e acima de qualquer dissabor, valorizando o momento presente.

Amemos a Deus, a nós mesmos e ao próximo, conforme ensinou Jesus, e nossos momentos serão preenchidos de vida abundante, de amor, de luz e de paz.

Redação do Momento Espírita.
Em 6.1.2018.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Jerônimo Mendonça “O Gigante Deitado”.

Imagem/fonte: http://estreladamanhaespiritismo.blogspot.com.br/2014/02/jeronimo-mendonca-ribeiro.html

 

 

Jerônimo Mendonça Ribeiro (Ituiutaba, MG, 01/11/1939- 26/11/1989) foi um grande

trabalhador, palestrante e escritor espírita, que juntamente com Chico Xavier, seu

amigo, trabalhou pelas causas sociais e pela divulgação da doutrina espírita. Jerônimo

Mendonça, mesmo paralisado em uma cama ortopédica e cego trabalhava arduamente

pelo ideal espírita e, por isso, ficou conhecido como “O Gigante Deitado”.

http://estreladamanhaespiritismo.blogspot.com.br/2014/02/jeronimo-mendonca-ribeiro.html

 

 

 Há muitas moradas na casa de meu Pai

Aylton Paiva – [email protected]

 

 

“ Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos preparei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais”. Jesus  (João, cap. 14, vv. 1 a 3)

 

         Comentando essas palavras de Jesus esclarece Allan Kardec: “ A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos.

         Independente da diversidade dos mundos, essas palavras de Jesus também podem referir-se ao estado venturoso ou desgraçado do Espírito na erraticidade. Conforme se ache este mais ou menos depurado e desprendido dos laços materiais, variarão ao infinito o meio em que ele se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que experimente, as percepções  que tenha. Enquanto uns não se podem afastar da esfera onde viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos. Enquanto alguns Espíritos culpados erram nas trevas, os bem-aventurados gozam de resplendente claridade e do espetáculo sublime do Infinito; finalmente, enquanto o mau, atormentado de remorso e pesares, muitas vezes insulado, sem consolo, separado dos que constituíam objeto de suas afeições, pena sob o guante dos sofrimentos morais, o justo, em convívio com aqueles a quem ama, frui as delicias de uma felicidade indizível. Também nisso, portanto, há muitas moradas, embora não circunscritas, nem localizadas”. ( O Evangelho Segundo o Espiritismo, Ed. FEB, cap. III, itens 1 e 2).

         É muito interessante que  àquela época, em meio a pastores e pescadores, Jesus falasse sobre os diferentes mundos na Casa do Pai – o Universo.

         Para aquelas pessoas os sóis, os planetas, visíveis durante a noite eram apenas pontinhos luminosos colados numa abóbada, que era o céu.

         Muitos séculos passariam até que a Astronomia viesse revelar o que realmente eram aqueles pontinhos luminosos e que eles não estavam pregados em uma abóbada, porém,  eram sóis, planetas, satélites, cometas que se movimentam no infinito do Universo.

         Hoje se admite a possibilidade que nos milhares de planetas que cruzam o universo, em suas órbitas, ao redor de sóis, muitos deles sejam perfeitamente habitáveis, e, até mesmo,  a vida se organize em formas que sequer podemos imaginar.

         No entanto, outro aspecto que poderemos considerar na afirmação de |Jesus: “ Há muitas moradas na casa de meu pai” é que nós, seres humanos, temos muitas moradas em “nossa casa mental ou espiritual”.

         Conforme os nossos pensamentos ou sentimentos podemos estar habitando um mundo de paz ou de guerra; de alegria ou tristeza; de esperança ou desespero; de fé ou de incredulidade; de amor ou de ódio.

         A consequência de estarmos nesses mundos mentais ou espirituais é o bem estar ou o desespero, a ansiedade ou a serenidade.

         De maneira prática, em nosso dia a dia, precisamos estar atentos para habitar os “bons mundos mentais ou espirituais”.

         Essa “habitação” exige compreensão e treinamento.

         Por exemplo: um problema, uma dificuldade tendem a nos levar a “ mundos inferiores” das nossas emoções: ansiedade, medo, raiva, tristeza, desânimo e outras.

         É necessário, então, sobrepor a tais energias negativas, os “mundos mentais ou espirituais superiores”.

         Estabelecer o controle do fluxo de pensamentos que  arrastam para o negativismo.

         Criar pensamentos positivos de compreensão do fato ou ocorrência.

         Dimensionar o problema no seu real significado.

         Com  a serenidade possível objetivar a solução desejada ou possível.

         Produzir pensamentos de coragem, otimismo, confiança e fé.

         Consequentemente, morar nos mundos superiores da Casa do Pai começa por morarmos nos mundos superiores do nosso universo mental ou espiritual.

         Para atingir o topo da escada é necessário começar pelos primeiros degraus.

         Aceitemos o desafio!

 

Escada do “Cabildo”. Assunção, Paraguai. Foto Ismael Gobbo

João-de-Barro. Mãos à obra na construção da casa própria. Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

joão-de-barro ou forneiro (Furnarius rufus) é uma ave Passeriforme da família Furnariidae. É conhecido por seu característico ninhode barro em forma de forno (característica compartilhada com muitas espécies dessa família). É a ave símbolo da Argentina, onde é chamado de hornero e tido como "Ave de la Patria", desde 1928. (Wikipedia)

 

 

Comemoração dos 15 anos do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

15º ANIVERSÁRIO - CENTRO DE CULTURA ESPÍRITA (C. RAINHA)

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, sito na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas), Caldas da Rainha, Portugal, está a comemorar o seu 15º aniversário durante o mês de Janeiro de 2018, com palestrantes convidados:

- 12 de Janeiro - Jorge Gomes (Jornalista e escritor) - "Reuniões mediúnicas: uma análise multifacetada"
- 19 de Janeiro - Reinaldo Barros (Professor) - "Uma viagem do Espírito no Tempo"
- 26 de Janeiro - Francisco Curado (Cientista) - "Inteligência e evolução no Universo"


Todas estas actividades são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita (C. Rainha)
www.cceespirita.wordpress.com 

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

Câmara Municipal de Caldas da Rainha. Portugal. Foto Cidinha Michelin.

 

 12º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Washington, DC, EUA

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/a2af0060-6bc2-486d-a654-d3b25a255fa1.jpg

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/08993694-e87d-4f7c-aefb-7744e906adf2.png

 

Registration for the 12th U. S. Spiritist Symposium is open!

Please visit: spiritistsymposium.org for more information.

 

 

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/_compresseds/040774f7-5554-4181-8348-f9bf6db1b353.jpg

 

 

Revista Espírita (The Spiritist Magazine)

Edição em inglês - Janeiro-Março/2018

 

 

Latest issue of the Spiritist Magazine (Issue 40)

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_left.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_fb.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_twit.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_linked.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_divider.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_more.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_right.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_btn_like_sm.png

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

http://r20.rs6.net/on.jsp?a=1106449308061&r=3&c=84589150-617d-11e3-87fd-d4ae527b8053&d=1129765258642&ch=85852a70-617d-11e3-8829-d4ae527b8053&ca=0c80b6da-0203-496c-8ab3-de33a9ae8ce4&o=https://imgssl.constantcontact.com/ui/images1/s.gif

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

http://files.constantcontact.com/d99948d9101/d39e1674-c00a-406b-9a74-16b16123434e.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

http://files.constantcontact.com/d99948d9101/a9ff7fcb-e659-4e9f-ac7e-64c92b395d33.jpg

 

STAY CONNECTED:

Facebook

Twitter

LinkedIn

Pinterest

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

Spiritist Magazine, 4280 Henninger Court, Suite I, Chantilly, VA 20151

 

 

Sent by [email protected] in collaboration with

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

 

 

Programação no C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Bom dia, Amigos do Seara do Mestre!!
Um feliz 2018 a todos!! 

 

·         Volta às aulas:

Dia 19 de Fevereiro (segunda-feira) – Curso para Trabalhadores – Livro: Diretrizes de Segurança.

Dia 17 de Fevereiro (Sábado) e Dia 21 de Fevereiro (Quarta-feira).
Cursos: Básico, O Evangelho Segundo o Espiritismo I e II, O Livro dos Médiuns I e II, O Livro dos Espíritos I, II e III.

Inscrições até Março. Curso Básico até o final de Abril.

·         Deixe suas sugestões, dúvidas, críticas e elogios.

Há uma caixinha próxima a Recepção para que possa deixá-las possibilitando assim a nossa melhora nos serviços prestados a todos vocês.

 

·         Esse ano o Departamento de Doutrina está com o projeto de Cursos de Custa Duração. O primeiro curso a ser exposto será “Capacitação do Trabalhador Espírita” – dias 17 e 24 de fevereiro e 03 de março (sábado às 12h30). Temos maiores informações nos murais ou procure a secretaria do Seara.

PALESTRAS SEMANAIS

 



--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita
 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

Informações do GEPAR

Niterói, RJ

 

Acesse:

https://shoutout.wix.com/so/dM396mZh?cid=3d2110bb-3c29-4437-85d9-877d112e9827#/main

 

 

 

 

 Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA

            COM

LUÍS GUILHERME GALANTE MARCHESI

DA CIDADE DE PENÁPOLIS

 

 

NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 10-01-2018

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " LIVRE "

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e de João Marchesi Neto)

 

Palestra programada para a “Casa dos Espíritas”

Lins,  SP

 

 

 

(Informação recebida em email de José Roberto [[email protected]])

 

Programação de palestras na ASEB

Casimiro de Abreu, RJ

 

Atualizando os dias vagos para palestra na ASEB (Casimiro de Abreu, RJ), sempre aos domingos, 19h. Agradecemos aos amigos que solidariamente nos presenteiam com sua palestra.

 

JANEIRO - dias: 14

FEVEREIRO - dias: 4, 11, 18

MAIO - dias: 20, 27

JUNHO - 10, 17

JULHO - dias: 1, 8, 22, 29

AGOSTO - dias: 5, 12

SETEMBRO - dias: 9

OUTUBRO - dias: 7, 28

NOVEMBRO - dias: 4, 11, 18

DEZEMBRO - dias: 2, 9, 23, 30

 

Para falar diretamente com o responsável

(22) 99936.0872

Luiz Azevedo


Atenciosamente

Comunicação Social Aseb

 

https://docs.google.com/uc?export=download&id=0B2qdUHLAWbH7cGRLbVp0Szg3blU&revid=0B2qdUHLAWbH7akJYMjY2TGp3Z1Exb2NqbCtOemxEZGpITXVNPQVISITE NOSSO SITE

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Casa Espírita Aseb [[email protected]])

 

Programação do Núcleo Espírita Chico Xavier

Niteroi, RJ


​​​Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

O Pão de Açucar, ao fundo, visto da cidade de Niterói, RJ. Foto Ismael Gobbo

 

Cursos no IEEF- Instituto Espírita de Estudos Filosóficos

São Paulo, SP

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/72/original_CARTAZ_2018_CursosRegulares.jpg?1515108075

 

 

(Informações recebidas em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP


 

 

(Informação recebida em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Programação da APES- Associação Parisiense

de Estudos Espíritas. Paris, França

 

 

Chère Madame,  Cher Monsieur,

 

C'est avec un grand plaisir que l'Equipe de direction de notre centre spirite - APES vous présente son programme d'activités pour le mois de JANVIER 2018. 

 

Pour ce mois de JANVIER 2018 nous vous invitons à la conférence du vendredi - 12 janvier 2018, présentée par Wellerson dos SANTOS dont le thème est " SEXE ET CONSCIENCE. La recherche de l’équilibre psychique à la lumière de l’Esprit immortel ". Cette invitation est extensive à votre famille et à vos amis.

Wellerson Santos est un médium spirite qui pratique sa médiumnité dans le centre spirite “Fraternité Spirite Sœur Sheila” situé dans la ville de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brésil). Il a écrit et publié 25 livres spirites. Depuis 24 ans, il réalise des conférences au Brésil et à l’international.Il coordonne l’action humanitaire “Caravane de l’Education” auprès de l’ONG “Fraternité sans frontières” qui actuellement s’occupe de 9000 enfants orphelins et en situation de fragilité sociale, à Madagascar et au Mozambique.

Pour plus d'information sur la conférence consulter notre site www.apes-asso.fr

Lors de nos réunions publiques de ce mois de JANVIER 2018, les exposés qui seront présentés nous inviterons à porter un nouveau regard intime sur nous mêmes : ce regard nécessaire, et bienveillant, qui pourrait nous faire avancer sur la connaissance de notre essence spirituelle. Voici en bref le programme de ces exposés  : la loi d'Adoration, la prière : pourquoi et comment, les paroles et le sens de la prière "Notre Père", la vision spirite "espérances et consolations" et la réforme intime.

 

Le RDV du 3e samedi du mois, de 11 à 13 heures, le 20 janvier 2018 : Si vous avez des questions sur le Spiritisme et la Médiumnité, des médiums de l’APES sont à la disposition de personnes présentes pour échanger de vive voix et pour répondre à leurs interrogations. 

 

Veuillez trouver en pièce jointe le programme de l'APES pour le mois de JANVIER 2018.

 

Un grand merci, à tous ceux et celles que, d'une façon ou d'autre ont contribué, ou vont contribuer encore, que les portes de notre centre spirite restent ouvertes pour accueillir à tous tout au long de ce mois de JANVIER 2018.  

 

La direction de l’Association Parisienne d’Etudes Spirites – A.P.E.S. vous remercie de la confiance que vous lui avez accordée en 2017 et vous présente ses meilleurs vœux pour la nouvelle année 2018, sous le symbole de la paix et de l’espoir pour tous.

 

Au plaisir de vous accueillir nombreux lors de réunions publique de notre centre spirite - APES

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

 

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.


Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet 
http://www.apes-asso.fr

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 Boletim Eletrônico da FEB

Brasília, DF

 

http://d-view.febnet.org.br/v/6784/453/17266/6c196

 

Site da FEB

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_02.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_03.png

Facebook

Twitter

G+

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_07.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_08.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/Noticia_1.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/Noticia2.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_11.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_12.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_13.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_17.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_18.png

FEB Editora

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_17.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_18.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_19.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_20.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_21.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_22.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/Noticia3.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_24.png

Noticia4

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_26.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_27.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_28.jpg

Efeméride do Mês

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_30.png

Coluna Espírita

FEB

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_33.png

Facebook

Twitter

G+

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_37.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_38.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

 Ciclo de Palestras no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

 Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de Brasília

Brasília, DF

Edição 266 - 06 de janeiro de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/brasil30.jpg

Cantando a Doutrina comemora 134 anos da FEB neste sábado (6)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/voluntario.jpg

Conheça as atividades para voluntários oferecidas pela Comunhão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/inscricoesesde2018.jpg

Saiba quando se matricular para os cursos 2018 da Comunhão

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/mocidadeestudo.jpg

Venha fazer parte da Mocidade Espírita da Comunhão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/ead_2018(1).jpg

Inscrições para o Estudo do Evangelho a distancia vão até 10 de fevereiro

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/assembleia.jpg

Comunhão realiza Assembleia Geral Ordinária em março

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

Acesse:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol77.pdf

 

 

 

Jornal “Terceiro Milênio”

Assis, SP

 

Solicite o envio por email para:

[email protected]

 

 

Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

A lição do discernimento  

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Contos e Apólogos. Lição nº 14. Página 65.

 

Finda a cena brutal, em que o povo pretendia apedrejar a mulher infeliz, na praça pública, Pedro, que seguia o Senhor, de perto, interpelou-o, zelosamente:

- Mestre, desculpando os erros das mulheres que fogem ao ministério do lar, não estaremos oferecendo apoio à devassidão? Abrir os braços no espetáculo deprimente que acabamos de ver não será proteger o pecado?

Jesus meditou, meditou... e respondeu:

- Simão, seremos sempre julgados pela medida com que julgarmos os nosso semelhantes.

- Sim - clamou o apóstolo, irritado -, compreendo a caridade que nos deve afastar dos juízos errôneos, mas porventura conseguiremos viver sem discernir? Uma pecadora, trazida ao apedrejamento, não perturbará a tranquilidade das famílias? Não representará um quadro de lama para as crianças e para os jovens? Não será uma excitação à prática do mal?

Ante as duas interrogações, o Messias observou, sereno:

- Quem poderá examinar agora o acontecimento, em toda a extensão dele? Sabemos, acaso, quantas lágrimas terá vertido essa desventurada mulher até a queda fatal no grande infortúnio? Quem terá dado a esse pobre coração feminino o primeiro impulso para o despenhadeiro? E quem sabe, Pedro, essa desditosa irmã terá sido arrastada à loucura, atendendo a desesperadoras necessidades?

O discípulo, contudo, no propósito de exalçar a justiça, acrescentou:

- De qualquer modo, a corrigenda é inadiável imperativo, Se ela nos merece compaixão e bondade, há então, noutros setores, o culpado ou os culpados que precisamos punir. Quem terá provocado a cena desagradável a que assistimos? Geralmente, as mulheres desse naipe são reservadas e fogem à multidão... Que motivos teriam trazido essa infeliz ao clamor da praça?

Jesus sorriu, complacente, e tornou:

- Quem sabe a pobrezinha andaria à procura de assistência?

O pescador de Cafarnaum acentuou, contrariado:

- O responsável devia expiar semelhante delito. Sou contra a desordem e na gritaria que presenciamos estou convencido de que o cárcere e os açoites deveriam funcionar...

Nesse ponto do entendimento, velha mendiga que ouvia a conversação, caminhando vagarosamente, quase junto deles, exclamou para Simão, surpreendido:

- Galileu bondoso, herdeiro da fé vitoriosa de nossos pais, graças sejam dadas a Deus, nosso Poderoso Senhor! A mulher apedrejada é filha de minha irmã paralítica e cega. Moramos nas vizinhanças e vínhamos ao mercado em busca de alimento. Abeirávamos-nos daqui, quando fomos assaltadas por um rapaz que, depois de repelido por ela, em luta corpo a corpo, saiu a indicá-la ao povo para a lapidação, simplesmente porque minha infeliz sobrinha, digna de melhor sorte, não tem tido até hoje uma vida regular... Ambas estamos feridas e, com dificuldade, tornaremos para a casa... Se é possível, Galileu generoso, restabelece a verdade e faze a justiça!

- E onde está o miserável? - gritou Simão, enérgico, diante do Mestre, que o seguia, bondoso.

- Ali!... Ali!... - informou a velhinha, com o júbilo de uma criança reconduzida repentinamente à alegria. E apontou uma casa de peregrinos, para onde o apóstolo se dirigiu, acompanhado de Jesus que o observava, sereno.

Por trás de antiga porta, escondia-se um homem, trêmulo de vergonha.

Pedro avançou de punhos cerrados, mas, a breves segundos, estacou, pálido e abatido.

O autor da cena triste era Efraim, filho de Jafar, pupilo de sua sogra e comensal de sua própria mesa.

Seguira o Messias com piedosa atitude, mas Pedro bem reconhecia agora que o irmão adotivo de sua mulher guardava intenção diferente.

Angustiado, em lágrimas de cólera e amargura, Simão adiantou-se para o Cristo, à maneira do menino necessitado de proteção, e bradou:

- Mestre, Mestre!... Que fazer?...

Jesus, porém, acolheu-o amorosamente nos braços e murmurou:

- Pedro, não julguemos para não sermos julgados. Aprendamos, contudo a discernir.
 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Cristo e a mulher acusada de adultério. Pintura a óleo sobre madeira por Pieter Bruegel the Elder.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_e_a_Acusada_de_Adult%C3%A9rio_(Bruegel)#/media/File:Christ_and_the_Woman_Taken_in_Adultery_Bruegel.jpg

 

Artigo do Jornal de Estudos Espíritas (JEE)

Acesse nos links abaixo

 

Olá Todos,

 

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar seu primeiro artigo do ano, junto com o seu editorial. O artigo, de autoria de Alexandre F. da Fonseca, é intitulado "Parábola do Semeador: Revisitando Reflexões sobre o “Semeador”", e traz uma interessante reflexão sobre o papel do expositor espírita, baseada em uma aparente redundância numa das frases de Jesus dessa parábola. O artigo também serve de exemplo de como um tema de natureza religiosa pode ser desenvolvido através de um trabalho simples de pesquisa. O artigo pode ser baixado gratuitamente através do link:

http://dx.doi.org/10.22568/jee.v6.artn.010201     ou

https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-6---2018 .

Clique em PDF para abrir uma nova janela do browser onde o artigo será carregado. O Leitor pode baixá-lo no seu computador para ler mais tarde ou simplesmente lê-lo no browser. Apenas lembramos que os direitos autorais pertencem aos Autores e por isso os artigos só podem ser reproduzidos por outros meios, digital ou impresso, em parte ou em todo, com a autorização deles. 

 

Em seu editorial "Novidades do JEE, 150 anos de A Gênese, e o que a Pesquisa Espírita Tem a Ver com a Simplicidade", falamos a respeito de algumas novidades (que resumo logo abaixo), lembramos o aniversário de 150 anos de lançamento de A Gênese (a ocorrer daqui a dois dias), e tecemos comentários a respeito da estreita ligação entre um trabalho de pesquisa e simplicidade. Isto é, tentamos transmitir a ideia de que para fazer um bom trabalho de pesquisa espírita, não é necessário aguardar condições extraordinárias, nem ter expectativas de grandes descobertas. O que precisa então? Confira no link de acesso:

https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-6---2018 

Daí, procure por "Editorial 2018" e depois clique em PDF.

 

O JEE iniciou seu 6o volume, trazendo algumas novidades. Uma delas é uma pequena modificação na sua página inicial [https://sites.google.com/site/jeespiritas/]. Ela trará informações e os links de até três artigos mais recentes. Mas a novidade mesmo é a possibilidade dos artigos poderem apresentar, junto ao resumo, uma figura ilustrativa da mensagem do artigo. Também chamada de "resumo gráfico", essa figura ajuda a despertar e atrair a atenção do Leitor para o artigo, bem como ajuda a memorizar o tema do mesmo. Isso é uma tendência atual em muitas revistas científicas internacionais. Uma pequena mudança no layout das páginas a partir do volume 6 também vai ocorrer para abrigar melhor o "resumo gráfico".

Aproveito para agradecer a atenção de todos vocês nesses últimos anos (este é o 6o ano de JEE) no recebimento de notícias sobre novas publicações. Na medida do possível, ajudem a divulgar o JEE, divulgando seus links e sugerindo a pessoas que possam ter interesse, delas escreverem para [email protected] solicitando cadastro do email para recebimento de notícias sobre novas publicações.

Desejo a todos um ano de 2018 de muita paz, saúde, amor, estudo e trabalho no bem ao próximo!

Qualquer dúvida, escrevam.

Um abraço fraterno,

Alexandre F. da Fonseca

--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

ISSN: 2525-8753

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]